Caldeiras a gás de circuito duplo: tipos, princípio de funcionamento, critérios de seleção + avaliação das melhores marcas
Para aquecimento de residências particulares e preparação de água quente, as caldeiras a gás de circuito duplo são ideais.Eles funcionam com base na transferência para o refrigerante da energia gerada durante a combustão do tipo de combustível mais acessível e popular. Porém, devido à extensa gama de equipamentos, pode ser difícil escolher. Você concorda?
Diremos como decidir o modelo de caldeira a gás mais adequado. O artigo que propomos fornece todas as orientações para a escolha de uma unidade com a maior eficiência possível e que possa suportar cargas operacionais intensas. Estão listados modelos líderes de mercado e fabricantes confiáveis.
O conteúdo do artigo:
- Recursos de design da unidade
- O que considerar na hora de escolher?
- Classificação por local de instalação
- Diferenças de modelo no poder
- Tipos de queimadores a gás funcionais
- Tipos de função de ignição
- Opções de tração do equipamento
- Características distintivas dos trocadores de calor
- Vantagens e desvantagens dos sistemas de gás
- Revisão de fabricantes e modelos populares
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Recursos de design da unidade
Um aparelho doméstico a gás é composto por uma carcaça, dois circuitos de comunicação, um queimador embutido, um trocador de calor, um tanque de expansão, uma unidade de exaustão de produtos de combustão, uma válvula de gás e uma unidade de controle.
O circuito principal está conectado ao sistema de aquecimento comum em circuito fechado. Quando a unidade está operando ativamente em modo de aquecimento, o refrigerante circula pelas tubulações do circuito primário, mas não entra no sistema de comunicação de abastecimento de água quente (AQS), pois o caminho até lá está bloqueado por uma válvula especial.
Quando o usuário abre a torneira de água quente da cozinha ou do banheiro, a válvula é acionada, fecha a entrada das tubulações de aquecimento e direciona o refrigerante para o circuito AQS para aquecer a água do trocador de calor.
A partir daí, o líquido entra na torneira e é utilizado para o fim a que se destina. Quando não há mais necessidade de água quente e a torneira é fechada, ocorre uma inversão e a válvula redireciona novamente o líquido refrigerante para o circuito de aquecimento.
O que considerar na hora de escolher?
Todas as caldeiras a gás de circuito duplo executam o mesmo conjunto de tarefas básicas, mas diferem umas das outras em parâmetros como:
- localização;
- nível de poder;
- tipo de queimador;
- princípio de ignição;
- tipo de tração;
- material do trocador de calor.
Todos os critérios acima são de igual importância e requerem consideração obrigatória na escolha e compra de equipamentos de aquecimento.
Classificação por local de instalação
De acordo com o princípio de instalação, as caldeiras que servem dois circuitos de comunicação são montadas no chão, na parede e no parapeito. Cada opção possui características próprias.
Com base neles, o cliente poderá escolher o método de instalação mais adequado para si, no qual o equipamento ficará convenientemente localizado, não “consumirá” a área útil e não causará problemas durante a operação.
Caldeiras de chão
As unidades de piso são dispositivos de alta potência que podem aquecer e fornecer água quente não apenas para um apartamento padrão ou edifício residencial, mas também para grandes instalações industriais, edifícios públicos ou estruturas.
Devido ao grande tamanho e peso significativo (até 100 kg para alguns modelos) caldeiras a gás de chão Eles não são colocados na cozinha, mas em uma sala separada diretamente na fundação ou no chão.
Características do equipamento de parede
Um aparelho montado é um tipo progressivo de equipamento de aquecimento doméstico. Graças ao seu tamanho compacto instalação de gêiser pode ser feito na cozinha ou em outros espaços pequenos. Pode ser combinado com qualquer tipo de solução interior e adapta-se organicamente ao design geral.
Apesar de seu pequeno tamanho, caldeira montada na parede tem a mesma funcionalidade de um dispositivo de chão, mas tem menos potência. É composto por queimador, tanque de expansão, bomba para movimentação forçada do líquido refrigerante, manômetro e sensores automáticos, possibilitando a utilização do recurso combustível com máxima eficiência.
Todos os elementos de comunicação ficam “escondidos” sob um case bonito e moderno e não prejudicam a aparência do produto.
A unidade de controle automático permite definir no dispositivo quaisquer parâmetros operacionais mais adequados para o usuário. É possível definir suas próprias condições de temperatura para diferentes horários do dia, garantindo assim um consumo econômico de recursos de combustível.
Nuances de dispositivos de parapeito
Uma caldeira de parapeito é um cruzamento entre uma unidade montada no chão e uma unidade montada na parede. Possui câmara de combustão fechada e não gera emissões nocivas. Não requer instalação de chaminé adicional. Os produtos da combustão são removidos através chaminé coaxial, colocado na parede externa.
O dispositivo é utilizado principalmente para fornecer água quente e aquecimento total a pequenas casas e apartamentos em edifícios altos onde não é possível instalar uma chaminé vertical clássica. A potência básica varia de 7 a 15 kW, mas apesar desses valores baixos, a unidade cumpre com sucesso as tarefas atribuídas.
A principal vantagem do equipamento de parapeito é a capacidade de conectar comunicações de aquecimento e abastecimento de água ao sistema central de gás e tubulações de qualquer lado conveniente para o usuário.
Diferenças de modelo no poder
As caldeiras de circuito duplo são divididas de acordo com a potência em monofásica e bifásica. Os dispositivos de estágio único sempre operam em um nível de potência constante e usam a mesma quantidade de recursos de combustível durante todo o ano.
Isto não é eficaz e implica um consumo excessivo de gás, porque uma casa ou apartamento necessita de aquecimento de alta qualidade durante, no máximo, 5 meses por ano. Em todos os outros momentos, operar o equipamento com potência máxima não é razoável nem economicamente rentável.
A funcionalidade dos dispositivos de dois estágios é mais ampla.
Com ele você pode:
- regular o regime de fluxo de gás e consumir combustível de forma racional;
- reduzir o número de chaves liga/desliga, reduzindo o desgaste do equipamento e prolongando sua vida útil;
- reduzir ao mínimo o volume de emissões nocivas para a atmosfera.
Além disso, o dispositivo está equipado com um módulo de comutação suave, que reduz o consumo de energia e permite operar simultaneamente uma caldeira e uma caldeira de qualquer capacidade, instaladas separadamente.
Tipos de queimadores a gás funcionais
Um queimador de gás pode ser atmosférico ou pressurizado. O primeiro tipo possui design simples e não produz ruído durante a operação. O módulo é barato e, via de regra, vem incluso no pacote básico da caldeira.
O princípio de funcionamento de um queimador atmosférico lembra o funcionamento de modelos de lareiras industriais. O recurso combustível é fornecido através de um ejetor e, devido à tiragem, absorve o ar da atmosfera circundante. Através de um orifício especial, a mistura entra na câmara de combustão e acende imediatamente.
Como resultado, línguas de chama ardentes com temperatura real muito baixa aparecem acima dos orifícios de saída, cuja tarefa é aquecer o refrigerante até o nível necessário.
Os queimadores pressurizados (montados) demonstram um alto nível de eficiência, mantendo constantemente a temperatura definida tanto no próprio refrigerante quanto no sistema de abastecimento de água quente, mas são muito mais caros que os atmosféricos.
Porém, esses custos são justificados, uma vez que os módulos possuem funcionalidade ampliada e permitem utilizar os recursos de combustível da forma mais racional possível, sem reduzir o nível de conforto do lar.
Durante o pleno funcionamento em queimadores pressurizados, o fornecimento de ar é forçado e seu volume é controlado de forma muito clara pela automação interna. O módulo é instalado em dispositivos equipados com câmara de combustão fechada operando com sobrealimentação.
O combustível e o ar não são misturados dentro do sistema, mas na saída. O processo operacional do dispositivo é quase totalmente automatizado e não requer controle humano.
Os queimadores atmosféricos são instalados em dispositivos de aquecimento de circuito duplo com potência de até 80 kW.Módulos sobrealimentados (montados) estão sendo implementados em unidades de grande porte com capacidade de até vários milhares.
Tipos de função de ignição
Uma caldeira doméstica de duplo circuito é acionada manualmente (com fósforos ou isqueiro) ou com elementos embutidos (ignição elétrica ou ignição piezo). O primeiro método é o mais simples e acessível. A segunda permite economizar combustível azul ao não deixar o pavio do acendedor queimar constantemente.
Existe apenas uma desvantagem desta opção - dependência da disponibilidade de eletricidade na rede. Se por algum motivo a energia parar de fluir, o equipamento desliga imediatamente e é reativado automaticamente quando a alimentação elétrica for restaurada.
A ignição piezoelétrica é absolutamente segura e permite ligar a caldeira pressionando apenas um botão. O elemento não depende do fornecimento de corrente e você pode utilizar o equipamento mesmo na falta de energia elétrica.
Opções de tração do equipamento
Durante a operação da unidade, são geradas queimaduras de combustível e gases de combustão. Para retirá-los de uma área residencial, é necessária uma tiragem natural ou forçada. Isso garantirá a remoção oportuna de todos os produtos de combustão e substâncias nocivas liberadas do apartamento ou casa.
Módulos de rascunho natural
As caldeiras que funcionam com tiragem natural têm um design simples e retiram o ar necessário à boa combustão do ambiente onde estão inseridas. Durante o uso intensivo, uma certa quantidade de vapor e vários produtos químicos são liberados. As emissões são removidas através chaminé vertical.
Em geral, dispositivos com tiragem natural são convenientes e bons, porém, quando a pressão no gasoduto cai, a qualidade do seu trabalho diminui significativamente. Ao mesmo tempo, aumenta o risco de queima rápida do queimador, uma vez que o fogo com nível de pressão reduzido se extingue ou entra no dispositivo do queimador.
A pressão desigual nas principais redes provoca um grave consumo excessivo de combustível, o que acarreta um aumento no valor das contas de serviços públicos.
Dispositivos de tiragem forçada
Caldeiras com tiragem forçada são às vezes chamadas de ar forçado ou tipo ventilador. Eles retiram o ar não do ambiente onde estão, mas da rua. Os módulos possuem câmaras de combustão fechadas e os resíduos são emitidos através de uma saída horizontal coaxial por meio de um potente ventilador embutido no sistema.
Os produtos com tiragem forçada são fáceis de instalar, não exigem nenhuma localização, não “consomem” oxigênio em instalações residenciais, funcionam de forma estável e precisa mesmo com pressão de gás reduzida nas redes principais centrais e não requerem a instalação de uma chaminé vertical adicional.
Os dispositivos são criticados pelo funcionamento ruidoso dos elementos do ventilador, maior custo e dependência da fonte de alimentação.
Características distintivas dos trocadores de calor
A unidade de troca de calor do dispositivo de aquecimento pode ser de ferro fundido, aço ou cobre.A versão em ferro fundido retém o calor por muito tempo, quase não está sujeita à corrosão devido à alta espessura da parede e é resistente a refrigerantes agressivos. É pesado e, portanto, integrado principalmente em caldeiras de chão.
Requer muito cuidado durante a instalação, pois quaisquer impactos violam a integridade estrutural do material e levam à formação de microfissuras.
A estrutura de aço pesa pouco, não tem medo de esforços mecânicos, suporta facilmente mudanças de temperatura no refrigerante e é facilmente transportada e instalada. Tem alguma tendência à corrosão. O sistema de controle da caldeira ajuda a evitá-lo, evitando que a temperatura do líquido refrigerante caia abaixo do ponto crítico.
Os elementos de cobre são muito mais caros do que os de ferro fundido e aço, mas compensam o custo substancial com um grande número de vantagens. Dentro do trocador de calor de cobre, sedimentos e incrustações são formados ao mínimo e não interferem na circulação normal do fluido de trabalho. As paredes do dispositivo aquecem uniformemente e não causam superaquecimento local do refrigerante.
Vantagens e desvantagens dos sistemas de gás
Em locais onde são instaladas comunicações centrais de gás, as caldeiras de circuito duplo são muito populares. São adquiridos para aquecimento e fornecimento ininterrupto de água quente a apartamentos, edifícios residenciais e chalés de campo.
As principais vantagens dos dispositivos
O sistema de gás demonstra um alto nível de eficiência, fornece várias vezes mais energia do que consome, dura muito tempo e funciona sem problemas. Não requer supervisão humana constante.
O recurso de combustível é fornecido continuamente à instalação e o controlador integrado monitora de forma independente a presença de fogo no queimador. Se a chama se extinguir, o sensor envia um sinal para a unidade de ignição e o fornecimento automático de uma faísca restaura instantaneamente o fogo. O controlo da caldeira é simples e não apresenta qualquer dificuldade.
Desvantagens do equipamento de circuito duplo
As principais desvantagens estão associadas não tanto ao dispositivo em si, mas ao processo de sua legalização e instalação. Você não pode simplesmente comprar uma caldeira, trazê-la para casa e instalá-la você mesmo de acordo com Diagrama de conexão. Em primeiro lugar, você terá que cumprir uma série de nuances técnicas, elaborar documentação e coordenar todas as ações subsequentes com a empresa fornecedora de gás local.
Lá você precisará fornecer:
- projeto instalação de equipamento, elaborado de acordo com as normas adotadas em lei;
- contrato de instalação com entidade especializada;
- cópia da licença do organismo especializado comprovando o direito à execução dos trabalhos.
Além disso, você precisará organizar a remoção dos gases de exaustão da área residencial, instalar uma chaminé adicional para isso ou usar uma antiga existente e instalar equipamentos adicionais para controlar possíveis vazamentos de gás.
As principais atividades de instalação só podem começar quando a documentação do projeto estiver completa. organização de aquecimento a gás passará por todas as etapas de homologação e o cliente receberá autorização carimbada para instalação do sistema.
Revisão de fabricantes e modelos populares
O mercado de equipamentos modernos a gás oferece aos clientes um grande número de aparelhos de alta qualidade projetados para aquecimento de instalações residenciais e fornecimento de água quente.
Entre as unidades montadas, as mais populares são:
- Navien DELUXE 24K (Coréia do Sul) - eficiência, boa funcionalidade e custo razoável;
- Baxi MAIN 5 24 F (Itália) – preço acessível, alto nível de eficiência, longa vida útil;
- Vaillant turboTEC pro VUW 242/5-3 (Alemanha) – confiabilidade, transferência de calor de alta qualidade.
Além das qualidades acima, os modelos se diferenciam pela aparência atraente, dimensões compactas, cabem em uma variedade de interiores e podem ser facilmente colocados mesmo em salas pequenas com layouts complexos.
Das unidades de chão, as mais populares são o ATON Atmo 30E de alta potência (30 kW), o prático Lemax Premium-25B e o mais caro, mas muito funcional, Navien GA 17KN.
Baxi SLIM 2.300 Fi e Protherm Bear 40 KLZ fazem parte da linha premium de equipamentos. Eles têm funcionalidade avançada e funcionam de forma confiável por muitos anos. Em todos os parâmetros e características físicas cumprem as mais rigorosas normas europeias (confirmadas pelo certificado de certificação CSQ e UNI EN ISO 9001).
Unidades fracas simplesmente não conseguem fornecer aquecimento total a um apartamento ou casa grande.
Comprar caldeiras a gás de chão E modelos de parede necessário apenas em lojas de marca ou escritórios de representação oficial de empresas fabricantes. Lá, o cliente será informado detalhadamente sobre os princípios de funcionamento desta ou daquela unidade e será auxiliado a fazer a escolha ideal.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Uma descrição simples e compreensível dos princípios básicos de funcionamento das caldeiras domésticas a gás de circuito duplo. Visão geral das funções “início rápido” e “funcionamento da bomba”:
Opinião de especialistas e vários pontos interessantes que você deve prestar atenção na hora de escolher uma caldeira:
Como funcionam as caldeiras montadas na parede e com que princípio funcionam:
A escolha direcionada de uma caldeira doméstica a gás de circuito duplo para aquecimento e abastecimento de água quente é um momento importante e crucial. Não há necessidade de pressa aqui. É melhor pensar tudo com antecedência, decidir a marca e o tipo de equipamento e calcular os custos de produção.
É preciso levar em consideração os custos das atividades de compra e instalação e depois fazer a compra em uma loja especializada. O gestor elaborará os documentos de garantia e, ao mesmo tempo, aconselhará detalhadamente o cliente sobre o princípio de funcionamento do dispositivo e as regras de operação segura.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos como você selecionou um modelo de caldeira a gás para instalação em sua própria casa ou casa de campo.Compartilhe informações úteis e diretrizes de seleção que serão úteis para os visitantes do site.
Acho que a melhor opção para a sua casa de campo seriam os equipamentos de parede. Agora muitas pessoas instalam caldeiras a gás em suas casas, é claro que todo o sistema não é barato, mas vai durar muitas décadas. Também é necessário consultar um especialista experiente, para que tudo seja feito corretamente. Se tudo for bem feito, o sistema terá muito mais vantagens do que desvantagens.
Denis, isso nem sempre funciona. Quem tem casa de até 240 m2 pode instalar caldeira a gás de parede, deve ser suficiente.
Mas se a cabana tiver 300 metros de comprimento, tiver vários banheiros, além de garagem, instalações não residenciais, então o suporte de parede não vai funcionar, nunca vi um tão potente, na minha opinião o máximo é 36 kW.
Uma caldeira de chão será melhor, tem muitas vantagens e alguma reserva de energia não fará mal. Para isso, é necessária a construção de uma sala de caldeira completa, sendo desejável um gerador. Mas para uma casa grande não é um problema criar um cômodo assim.