Caldeiras de aquecimento a gás de parede: tipos, como escolher, análise dos melhores modelos do mercado

Estatísticas imparciais afirmam que mais da metade das caldeiras de aquecimento vendidas no mundo são a gás.E isso não é por acaso, porque o gás é considerado o mais econômico dos combustíveis populares.

Ao escolher um aquecedor para sua casa, os proprietários desejam encontrar a opção mais eficiente e prática. Freqüentemente, é exatamente isso que as caldeiras de aquecimento a gás montadas na parede acabam sendo. Vamos conversar sobre como escolher o melhor modelo.

Características das caldeiras montadas

As caldeiras de parede surgiram como uma espécie de dispositivo de aquecimento depois de seu análogos de piso. Isso se deve ao fato de que foi necessário minimizar a principal desvantagem das estruturas de piso - dimensões e peso significativos.

Após extensa pesquisa e desenvolvimento, os engenheiros criaram uma versão compacta e montada. Como o nome indica, este desenho está pendurado na parede. Portanto, é compacto e leve.

Isto é verdade. A principal vantagem dos modelos de parede é o peso de até 50 kg e dimensões convenientes. Graças a isso, podem ser colocados em qualquer local não residencial, não havendo necessidade de equipar sala de fornalha.

Esta é uma vantagem das caldeiras montadas, mas também uma desvantagem significativa. Os modelos compactos não podem ser poderosos. Em média, podem ser utilizados para aquecer um edifício com área não superior a 100 metros quadrados. m.Portanto, os dispositivos são especialmente populares entre os proprietários de apartamentos.

Outra característica distintiva dos modelos montados é a complexidade do design. Via de regra, a unidade contém sistema de pressurização, tanque de expansão, bomba de circulação, controle automático, etc.

Todos estes equipamentos constituem um sistema único e estão encerrados sob o corpo da caldeira. Por um lado, isto é muito cómodo, pois permite não pensar em problemas com a disposição do circuito e o seu posterior funcionamento.

Caldeira a gás de parede
A principal característica das caldeiras montadas é a sua compacidade e baixo peso com potência suficiente. Graças a isso, eles podem ser montados na parede

O dispositivo só precisa ser ligado e configurado para funcionar sozinho. No entanto, se ele quebrar, e isso pode acontecer, serão necessários reparos qualificados e muitas vezes caros. O que se tornará uma despesa adicional para o orçamento familiar.

Deve-se admitir que devido à complexidade do projeto e à presença de um grande número de peças que podem falhar, a vida útil dos modelos de parede é menor do que a dos modelos de piso.

Caldeira montada
Uma caldeira a gás montada requer tubulação adequada. É melhor fazer isso com especialistas

Tipos de dispositivos de aquecimento

A variedade da loja é um pouco assustadora e desorientadora. É difícil decidir imediatamente sobre o modelo certo. Para facilitar, vamos conhecer as principais características dos dispositivos que determinam suas características de desempenho.

Tipo de queimador de gás

Dois tipos de queimadores podem ser instalados em acessórios. O mais simples é o chamado atmosférico. O princípio de seu funcionamento é muito simples: o gás combustível queima dentro da unidade. Isto requer ar que entra no dispositivo a partir da sala onde a caldeira está localizada.Para garantir um fluxo contínuo de massas de ar e ao mesmo tempo eliminar os gases tóxicos de combustão, é necessária a instalação de uma chaminé.

Neste caso, apenas a vertical tradicional chaminé alta, calculado corretamente e instalado corretamente. A tiragem é fornecida pela diferença de temperatura entre a sala e a rua. Via de regra, com cálculo adequado, é suficiente para o funcionamento normal da caldeira. Um queimador atmosférico tem vantagens significativas.

O princípio de funcionamento de uma caldeira a gás
Uma caldeira com queimador fechado é mais eficiente e econômica, mas equipamentos com queimador atmosférico podem funcionar em condições de falta de energia elétrica

Em primeiro lugar, não requer eletricidade para ser utilizado. A caldeira pode funcionar na ausência total de alimentação eléctrica, o que é muito importante para locais onde a electricidade nem sempre está disponível. Além disso, o custo das caldeiras equipadas com esse queimador é significativamente inferior ao dos seus análogos. Porém, é preciso entender que para o uso seguro de tal equipamento, será necessário instalar uma ventilação eficaz no ambiente onde ele está instalado.

É aconselhável que tais dispositivos sejam instalados em uma sala separada. Um pré-requisito para o funcionamento do dispositivo é a presença de exaustão de fumaça. E outra desvantagem é a eficiência relativamente baixa.

A presença de um queimador fechado implica que o ar seja forçado para dentro dele. Para isso, é instalado um sistema adicional equipado com bomba. Ele capta o ar externo e o fornece à câmara de combustão e, ao mesmo tempo, remove os gases de combustão.

Este equipamento está equipado com exaustor de fumaça tipo coaxial. Estas são estruturas compactas que consistem em tubos encaixados uns nos outros.A fumaça é removida pela parte interna e o ar é aspirado pela parte externa.

Esta chaminé é muito eficaz, ocupa pouco espaço e é bastante fácil de instalar. Pode ser instalado não apenas verticalmente, mas também horizontalmente com um ligeiro ângulo. Neste último caso, a passagem para a rua é feita directamente na parede.

Caldeira montada
Uma caldeira com queimador fechado tem maior rendimento, o que permite ao seu proprietário economizar combustível

As vantagens dos queimadores fechados incluem alta eficiência e total segurança durante a operação. Não retiram ar da divisão, pelo que podem ser instalados em casas de banho ou cozinhas. No entanto, necessitam de eletricidade para funcionar, caso contrário a caldeira simplesmente irá parar. O custo dos aparelhos com queimadores fechados é muito superior ao dos equipamentos com queimadores atmosféricos.

Número de circuitos de dispositivos

As caldeiras montadas podem ter um ou dois circuitos de aquecimento. Na primeira opção, o equipamento é equipado com um trocador de calor, que serve apenas para aquecer o fluido refrigerante. Assim, o aparelho destina-se exclusivamente ao aquecimento. Caso também seja necessário o abastecimento de água quente, são instalados equipamentos adicionais, que certamente ocuparão algum espaço livre.

A principal vantagem dos modelos de circuito único é a simplicidade de design, o que simplifica sua instalação e operação, além de maior potência em comparação aos análogos de circuito duplo. Estes últimos possuem dois circuitos térmicos integrados. Em um, o refrigerante é aquecido, no segundo - água para abastecimento de água quente. Isso torna seu design mais complexo e vulnerável. São produzidas caldeiras com o chamado trocador de calor bitérmico.

Caldeira a gás de circuito único
Uma caldeira montada em circuito único fornece apenas aquecimento do refrigerante.O número de radiadores que atende é determinado pela potência do dispositivo

Está dividido em dois segmentos, um para refrigerante e outro para água quente. Assim, um dispositivo de circuito duplo funciona com apenas um trocador de calor. Como mostra a prática, os dispositivos bitérmicos não são suficientemente confiáveis ​​​​e não são muito convenientes de usar.

Se necessário, é ideal adquirir uma unidade com dois trocadores de calor separados. Caldeiras tipo de circuito duplo Gastam a sua energia não só no aquecimento, mas também no abastecimento de água quente, por isso é um pouco menor.

Esses dispositivos são ideais para pequenos apartamentos ou casas. Você precisa entender que os equipamentos de circuito duplo geralmente não são capazes de fornecer uma grande quantidade de água quente. Se as suas necessidades de AQS ultrapassam os 15 litros por minuto, vale a pena adquirir um modelo de circuito único e equipamento de aquecimento adicional.

Você deve fazer o mesmo se tiver água muito dura. Neste caso, o trocador de calor secundário ficará rapidamente coberto de depósitos e falhará.

Uso de calor condensado

As unidades condensadoras surgiram no mercado nacional há pouco tempo, embora sejam amplamente utilizadas em todo o mundo. Sua característica distintiva é a capacidade de utilizar o calor do vapor d'água gerado durante a combustão de uma mistura gasosa. Este último é coletado na forma de condensado em um trocador de calor adicional. Aqui ele libera seu calor para o líquido refrigerante.

Caldeira a gás de condensação
Uma caldeira a gás do tipo condensação tem uma eficiência superior a 100% devido ao aproveitamento do calor obtido dos gases de combustão

Desta forma, é possível obter energia térmica adicional, o que torna a utilização de uma caldeira de condensação o mais eficiente possível.Segundo especialistas, a eficiência desses aparelhos está acima de 100%, o que pode parecer fantástico. No entanto, esta é a realidade. O dispositivo ganha uma eficiência adicional de 9 a 11% usando o calor dos gases de exaustão. A eficiência média dessas caldeiras chega a 105-111%.

As vantagens do equipamento de condensação incluem o consumo econômico de combustível. Comparado aos aparelhos de convecção tradicionais, é cerca de um terço menor. Os gases descarregados da caldeira têm baixa temperatura, o que permite a instalação de chaminés de plástico mais baratas e fáceis de instalar. A quantidade de emissões tóxicas de uma caldeira de condensação é mínima e o nível de ruído durante a operação também é baixo.

As desvantagens de tais equipamentos incluem uma pequena diferença de temperatura entre o retorno e a alimentação. Para dispositivos de convecção tradicionais a média é de 55° a 75°, para dispositivos de condensação é de 35° a 55°. Assim, para aquecer o ambiente, será necessário instalar radiadores adicionais ou instalar sistemas de aquecimento por piso radiante. Além disso, a condensação formada na caldeira deve ser eliminada.

Caldeira a gás de condensação
Externamente, as caldeiras de condensação não diferem das suas contrapartes de convecção. Eles são apenas um pouco maiores devido ao fato de um trocador de calor adicional estar instalado na carcaça

Isto é bastante problemático porque contém ácido. É inaceitável que acabe, por exemplo, numa fossa séptica. É aconselhável instalar um sistema especial de coleta de condensado. Porém, para caldeiras de baixa potência localizadas em residências com esgoto centralizado, isso não é necessário.

Outra desvantagem significativa do equipamento de condensação é o seu alto custo. Comparado aos análogos tradicionais, é 20-35% maior.

Critérios para escolher uma caldeira montada

Depois de decidir o tipo de dispositivo de aquecimento necessário, você pode começar a selecionar um modelo específico. Vale a pena considerar os principais critérios.

Potência operacional do dispositivo

Você pode determinar a potência necessária de uma caldeira a gás montada com base no volume da sala aquecida e na quantidade necessária de água aquecida se planeja comprar um modelo de circuito duplo.

É muito bom que todos os cálculos sejam feitos por um especialista que possa levar em consideração todas as perdas de calor do edifício, o seu volume e muitos outros fatores. A potência calculada neste caso será tão precisa quanto possível. Se isso não for possível, o dispositivo é selecionado na proporção de 1 kW de potência gerada por 10 m². m área.

Por se tratarem de valores muito aproximados, recomenda-se adicionar 15-20% ao valor resultante como “margem”. Não deve ser muito grande, caso contrário a caldeira não funcionará de forma eficiente e irá falhar rapidamente.

Uma boa opção são equipamentos com queimador modulante ou pelo menos de dois estágios. Eles permitem regular a potência do aparelho, o que permite economizar combustível significativamente.

Material para fabricação de trocador de calor

Em termos de características de desempenho, o melhor material para trocadores de calor é o cobre. Não está sujeito à corrosão, conduz bem o calor e é leve. Os componentes de cobre podem falhar rapidamente ao trabalhar em caldeiras potentes, mas funcionam bem em modelos montados na parede. O aço inoxidável é outro material com o qual são feitos os trocadores de calor.

Trocador de calor de aço
Um trocador de calor de aço inoxidável é a solução mais popular para caldeiras montadas na parede. Ele falha rapidamente, mas se necessário a unidade pode ser substituída

Essas peças são de baixo custo, leves e possuem boa condutividade térmica. Mas, ao mesmo tempo, são propensos à corrosão e podem queimar. Como resultado, duram relativamente pouco tempo. As peças de ferro fundido praticamente não são utilizadas em caldeiras de parede porque pesam muito. Seria uma boa escolha. Considerando a resistência à corrosão e durabilidade do material.

Sistema de controle de caldeira

O equipamento mais conveniente para usar com controle automático. Esses dispositivos requerem configuração inicial, após a qual não requerem controle humano. A automação monitora de forma independente todas as possíveis alterações no ambiente e faz ajustes no funcionamento da caldeira. Seria muito bom se o dispositivo tivesse um maior grau de proteção.

O equipamento a gás é potencialmente perigoso, portanto não será desnecessário. O controle automático só é possível para caldeiras voláteis. Para dispositivos não conectados à eletricidade, resta apenas o controle manual. Se for este o caso, é importante compreender o esquema de funcionamento da caldeira e determinar em que caso e que tipo de intervenção humana será necessária. É melhor verificar isso antes de comprar.

Queimador modulante
Para utilizar a caldeira da forma mais eficiente possível, vale a pena adquirir um modelo com queimador modulante. Permite regular a potência do dispositivo de aquecimento

Além disso, vale atentar para a forma de acendimento da caldeira. A ignição piezoelétrica mais comum e barata tem uma desvantagem significativa. Sua presença acarreta consumo excessivo de combustível, pois o queimador piloto deve estar constantemente aceso. A ignição eletrônica é mais econômica, mas depende da disponibilidade de energia elétrica.

Fabricantes com sólida reputação

Entre os muitos fabricantes, usuários e especialistas identificam diversas marcas nas quais realmente podemos confiar.

Empresa alemã Vaillant

Apresenta equipamentos de aquecimento de alta qualidade em uma ampla variedade de designs. São equipamentos de circuito simples e duplo do tipo condensação e convecção.

A potência das unidades varia de 4 a 280 kW. As vantagens do Vaillant incluem equipamentos de alta tecnologia, o que torna sua operação extremamente simples e confortável. O fabricante se preocupa com o mais alto nível de segurança de seus produtos.

As unidades são equipadas com sistemas de controle de fornecimento de gás, autodiagnóstico e diversos tipos de proteção. O equipamento possui alta eficiência. Para modelos de condensação é cerca de 109%, para modelos de convecção – 94%. As caldeiras Vaillant podem funcionar com diversos tipos de gás, são ecologicamente corretas e muito econômicas. Para comodidade dos consumidores, a empresa implantou uma ampla rede de serviços.

Uma caldeira a gás
As caldeiras a gás da Vaillant estão equipadas com os mais modernos sistemas de proteção

As desvantagens gerais do equipamento incluem a falta dos estabilizadores de tensão necessários no pacote do equipamento e manutenção bastante cara. Em alguns casos, pode não ser totalmente rápido. Os usuários avaliam muito os equipamentos da marca Vaillant e os consideram excelentes.

Marca Buderus da Alemanha

Representa diversas linhas de dispositivos de aquecimento. Logamax plus de parede – unidades condensadoras com potência de 14 a 100 kW, Logamax – unidades de convecção de 7,8 a 35 kW. O equipamento de piso está disponível em duas linhas. Logano plus – unidades condensadoras com potência de 16 a 1200 kW, unidades de convecção Logano de 20 a 1200 kW.A gama de equipamentos é muito ampla e inclui todas as modificações conhecidas.

As caldeiras da Buderus caracterizam-se pela alta eficiência energética, controle automático de alta qualidade, facilitando a operação. Eles podem ser integrados ao sistema de controle remoto e controlados remotamente. Os dispositivos combinam bem com outros equipamentos de marca, são equipados com isolamento acústico e térmico eficaz, são altamente ecológicos e econômicos e têm uma aparência atraente.

Uma caldeira a gás
As caldeiras a gás Buderus são facilmente integradas ao sistema inteligente Smart Home. Eles também podem ser controlados remotamente usando um dispositivo móvel

Os equipamentos da Buderus são confiáveis, de alta qualidade, econômicos, versáteis e despretensiosos. Eles raramente falham. Entre as desvantagens, vale destacar as torneiras totalmente plásticas e a falta de proteção contra possíveis picos de energia.

Marca italiana Baxi

Produz uma ampla gama de equipamentos de aquecimento. Uma característica distintiva deste equipamento é a presença de um sistema de proteção total contra diversas ameaças: congelamento e superaquecimento do refrigerante, falta de pressão, etc.

Os dispositivos são equipados com sistemas de ajuste e controle manuais e eletrônicos, displays LCD altamente informativos e automação integrada capaz de responder às mudanças climáticas.

As caldeiras Baxi são econômicas e equipadas com queimadores modulantes. Eles podem operar em duas faixas de temperatura. As unidades são fáceis de instalar e fáceis de usar. Entre as deficiências significativas, vale destacar alguns caprichos da eletrônica e a possibilidade de funcionamento incorreto dos sensores de temperatura.

Fábrica de construção de máquinas Zhukovsky

O maior fabricante nacional de equipamentos para aquecimento a gás de alta qualidade.Existem três linhas principais de produção: “Conforto”, “Fusca” e “Universal”, dentro das quais são produzidos mais de 30 modelos de caldeiras para diversos fins. Suas vantagens incluem automação aprimorada, o que levou a um aumento na eficiência de até 89% e a uma diminuição na toxicidade dos gases de combustão.

Caldeira montada
As caldeiras de parede da Baksi adaptam-se perfeitamente a qualquer interior. Eles são econômicos e seguros de usar

O equipamento é capaz de trabalhar com dois tipos de gás, possui ignição não volátil, é equipado com proteção contra superaquecimento e controle de pressão da mistura de gases. As caldeiras são baratas e não há problemas com peças de reposição para elas. As desvantagens incluem leve ruído durante a operação do equipamento e baixa qualidade da soldagem manual realizada na fábrica. Considerando que não há reclamações sobre automático.

Conselhos importantes. Não economize na qualidade. É melhor pagar um pouco mais e adquirir um aparelho de uma marca com boa reputação. Durará muito mais do que uma falsificação de qualidade desconhecida, atraente apenas pelo baixo custo.

Também recomendamos a leitura de nosso artigo sobre como conduzir seu próprio instalação de caldeira mural.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Caldeira a gás montada: características dos modelos:

Um circuito ou dois: qual preferir:

As melhores caldeiras montadas:

As caldeiras a gás montadas na parede são uma excelente escolha para pequenas casas e apartamentos. Dispositivos compactos e ao mesmo tempo bastante potentes aquecem as instalações e, se necessário, fornecem água quente. Na escolha do equipamento vale a pena levar em consideração todos os critérios significativos e selecionar a caldeira mais adequada às condições de funcionamento existentes.

Por favor, escreva comentários no bloco localizado abaixo do artigo.Talvez você tenha conseguido adquirir um novo modelo de caldeira a gás de parede? Compartilhe suas impressões sobre o uso, conte-nos sobre as nuances do uso do aparelho, você está satisfeito com seu desempenho?

Comentários dos visitantes
  1. Catarina

    Há cerca de cinco anos existe uma caldeira a gás de circuito duplo montada na parede, escolhida para economizar espaço. Cumpre perfeitamente as suas funções de aquecimento de uma casa com cerca de 100 m2, apesar de o aquecimento se desligar quando utilizado para aquecer água. A única coisa é que encontrei modelos apenas com ignição elétrica, em caso de falta de energia é melhor ter no-break ou gerador, mas não são baratos.

  2. Ruslan

    Para minha casa particular, escolhi uma caldeira de parede de circuito único a gás. Como não há muito espaço na sala da caldeira, a opção de parede foi a mais adequada. Optei por uma caldeira com queimador fechado, pois o rendimento dessas caldeiras é alto. Embora tenham um custo mais elevado, proporcionam total segurança durante o uso. Em termos de potência, escolhi uma caldeira na proporção de 1 kW de potência por 10 metros quadrados de área da casa.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica