Normas para instalação de chaminé coaxial: requisitos básicos de instalação
Escolher a chaminé ideal para uma caldeira a gás não é uma tarefa fácil, mas totalmente realizável.Afinal, você quer que ele tenha um design extremamente simples de instalar e operar, e também com alta eficiência. O tipo coaxial atende a todos os requisitos, cuja instalação pode se tornar um pouco “empecilho”. Você concorda?
Nós o ajudaremos a entender questões bastante complexas. Fornecemos aos visitantes do site ampla informação sobre as regras para a construção de uma chaminé coaxial, sobre a seleção e disposição da melhor opção. Aqui você encontrará dicas valiosas sobre como decorar trechos de canais colocados no interior de casas.
O artigo que propomos descreve detalhadamente as normas para a instalação de uma chaminé coaxial. São fornecidos diagramas úteis para sua montagem e instalação adequadas. As informações são confirmadas e complementadas por coleções de fotos e tutoriais em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Princípio de funcionamento e dispositivo
Na família de dispositivos para remoção de produtos de combustão, a chaminé coaxial se destaca. Este design moderno é muito mais eficiente e seguro do que uma chaminé convencional. Este sistema é ideal para caldeiras com câmara de combustão fechada.
Para fazer uma chaminé coaxial, é necessário pegar dois tubos de diâmetros diferentes e colocar o tubo estreito dentro do tubo largo. Você também precisa conectar a parte interna do tubo largo e a parte externa do tubo estreito com jumpers especiais para que os eixos centrais de ambos os tubos coincidam. Bem, a chaminé coaxial está pronta.
Na prática, tal projeto é, obviamente, mais fácil e confiável de comprar do que de fabricar.O custo de uma chaminé coaxial será superior ao preço de um tubo comum de aço inoxidável, mas os custos serão totalmente recuperados.
Um tubo duplo é necessário para executar duas funções simultaneamente. Os produtos da combustão são removidos do forno da caldeira através de um tubo estreito interno. E através do espaço entre os tubos interno e externo, o ar entra na câmara de combustão, ou seja, oxigênio necessário para a combustão do combustível.
Esta solução tem uma série de vantagens. Uma alternativa à chaminé coaxial é uma chaminé tradicional combinada com injeção forçada de ar na câmara de combustão.
Neste caso, o ar normalmente é retirado do ambiente onde a caldeira está instalada. Uma chaminé coaxial permite retirar o ar da rua e fornecê-lo diretamente para a fornalha.
O que acontece nessa chaminé durante o funcionamento da caldeira? Os produtos de combustão quentes se movem para fora através do tubo interno e na direção oposta há um fluxo paralelo de ar fresco e frio. Como resultado, ocorre uma troca de calor completamente natural: gases quentes liberam calor para o fluxo frio adjacente.
O ar entra na câmara de combustão já aquecido, o que aumenta a eficiência geral da caldeira, pois não há necessidade de desperdiçar preciosos quilojoules no aquecimento das massas de ar. Ao mesmo tempo, a temperatura da superfície externa da chaminé coaxial é visivelmente mais baixa do que quando se utiliza um tubo de chaminé padrão. Esta circunstância torna o design mais seguro.
Outra vantagem de uma chaminé coaxial é que é mais simples instalação de caldeiraporque você não precisa instalar o sistema ventilação forçada. Além disso, essas estruturas têm requisitos diferentes daqueles chaminés tradicionais. Como resultado, o sistema de remoção de produtos de combustão ocupa menos espaço.
As chaminés coaxiais são universais, podendo ser instaladas com caldeiras a gás e com dispositivos que funcionam com combustível líquido ou sólido. Estão disponíveis para venda chaminés com diferentes diâmetros, o que permite selecionar tubos adequados para uma determinada caldeira.
Instalar uma chaminé tradicional num edifício já construído é uma tarefa bastante difícil. Se instalação de chaminé não foi previsto no projeto, é necessário passar pelos pisos e telhado ou levar a chaminé para fora.
Uma estrutura volumosa pode criar problemas tanto dentro como fora do edifício. Mas os projetos coaxiais são mais simples e compactos. A instalação dessa chaminé na parede externa parece lacônica e não prejudica a aparência da casa.
Características de instalação de chaminés coaxiais
Chaminés deste tipo podem ser instaladas na horizontal ou na vertical. É preferível a primeira opção, considerada mais simples e que ocupa menos espaço. Neste caso, vários requisitos devem ser observados:
- a distância da tubulação ao nível do solo na parte externa da casa deve ser de pelo menos 2 m;
- o tubo deve estar localizado a pelo menos meio metro horizontalmente de janelas, portas, aberturas de ventilação, etc.;
- a mesma distância desses objetos deve ser mantida verticalmente;
- se houver janela acima do duto de ventilação, a distância até sua borda inferior deve ser de pelo menos um metro;
- o espaço livre na frente do tubo coaxial deve ser de pelo menos um metro e meio, ou seja, não deve haver paredes, cercas, pilares ou outros obstáculos semelhantes nas proximidades;
- se não houver dispositivo especial para coleta de condensado, o tubo coaxial da chaminé deve ser colocado em declive em relação ao solo;
- o tamanho dessa inclinação pode variar entre 3 e 12 graus;
- não é permitido conduzir a conduta da chaminé não para a rua, mas sim para outra divisão ou estrutura: entrada, cave, túnel, arco, etc.;
- deve ser mantida uma distância de pelo menos 20 cm entre os elementos da chaminé e os tubos de gás, caso estes passem nas proximidades.
Separadamente, vale a pena considerar a situação em que a saída do tubo coaxial da chaminé está localizada sob uma varanda ou algum tipo de cobertura. Esta é uma situação completamente aceitável, mas o seguinte ponto deve ser levado em consideração.
Você precisa desenhar mentalmente um círculo em um plano perpendicular à parede. O centro do círculo será a junção da copa e da parede, e o raio será o comprimento da copa ou varanda.
O tubo da chaminé deve sobressair além deste limite condicional. Acontece que quanto mais próximo da copa estiver o furo da chaminé, mais comprida deve ser a parte externa do tubo.
Acredita-se que o comprimento de uma chaminé coaxial quando se utiliza um esquema de instalação horizontal não pode ser superior a três metros. Esta é uma regra geral à qual há exceções. Por exemplo, alguns modelos de chaminés Ferroli podem ter quatro ou cinco metros de comprimento.
O conjunto de materiais para instalação de uma chaminé coaxial depende do tipo de sua localização, mas em geral a lista de elementos pode ser assim:
- o próprio cano da chaminé;
- adaptador para ligação da caldeira à estrutura da chaminé;
- cotovelo, tee, etc.;
- grampos de crimpagem para conexão confiável de elementos.
Normalmente, o kit de entrega de uma chaminé coaxial inclui todos os elementos necessários à sua instalação. Para passar um tubo através de uma parede, teto ou telhado, é necessário utilizar juntas resistentes ao fogo. Eles evitarão o superaquecimento e o incêndio dos materiais ao redor da chaminé.
Aqui está uma opção: é feito um furo na parede e uma manga de um tubo de cimento-amianto é inserida nele. Em seguida, o espaço entre a superfície do tubo coaxial e a manga é preenchido com cordão de amianto. Todos os elementos de uma chaminé coaxial devem ser fabricados em ambiente industrial e atender aos padrões estabelecidos.
Não é recomendado usar designs caseiros mesmo para o adaptador. Alguns artesãos amadores tentam aumentar o comprimento dos tubos usando fita de vedação e selante de alta temperatura. Mas esta opção não resiste às críticas do ponto de vista da segurança.
Requisitos básicos de instalação
O tipo de instalação - horizontal ou vertical - depende das características do ambiente onde será colocada a caldeira. Não devem existir corpos estranhos no espaço entre a caldeira e a parede onde será instalada a chaminé coaxial, este é um importante requisito de segurança.
Neste caso, o local onde o tubo da chaminé sai da parede e o tubo da caldeira ao qual está ligado devem estar separados verticalmente por pelo menos 1,5 m. O tubo também deve ter uma ligeira inclinação - cerca de 3 graus, para garantir o escoamento da umidade condensada na superfície das comunicações.
O próximo parâmetro importante é o diâmetro do tubo e do bico da caldeira. Eles devem corresponder em tamanho. Em nenhuma circunstância deve ser permitida a instalação de um tubo cujo diâmetro seja mais estreito que as dimensões do tubo de saída do dispositivo de aquecimento.
Antes de iniciar a instalação, você deve estudar cuidadosamente a ficha técnica e dispositivo de caldeiragarantir que as dimensões do tubo e da chaminé cumpram as normas estabelecidas. O tubo da caldeira pode estar localizado na parte superior ou lateral. Acredita-se que a localização superior do tubo simplifique a instalação.
Para conectar um tubo de chaminé, geralmente é usado um adaptador em forma de T, cotovelo ou seção de um tubo normal. Ao mesmo tempo, dentro do adaptador não deve haver obstáculos ao movimento de gases e massas de ar.
Se o comprimento do tubo coaxial tiver que ser aumentado, deve-se ter cuidado para garantir a estanqueidade da conexão. Para este propósito, são utilizados grampos de crimpagem. Adaptadores, cotovelos e outros elementos da chaminé são conectados da mesma forma.
Não é recomendado realizar um projeto que inclua mais de dois cotovelos. O comprimento total de uma chaminé coaxial, composta por vários troços multidirecionais, não deve ultrapassar três metros.
Durante a instalação de uma chaminé coaxial, os seus elementos inferiores são inseridos nos superiores e firmemente fixado com grampos. Este método de conexão permite uma boa tração. Os elementos individuais devem encaixar-se uns nos outros a uma profundidade de pelo menos metade do diâmetro da estrutura, de acordo com os requisitos para chaminés coaxiais.
Para maior confiabilidade, o local onde o tubo sai da parede externa é soprado com espuma. Grades decorativas especiais são instaladas na parte superior para tornar o local de instalação atraente. A grade pode ser colada com um adesivo adequado, por exemplo, pregos líquidos.
A parte da chaminé coaxial colocada no interior pode ser disfarçada, por exemplo, com uma caixa de gesso cartonado:
Problema de inclinação incorreta
Em relação à inclinação do tubo coaxial da chaminé, pode surgir a questão: para onde exatamente deve ser direcionado? Alguns especialistas argumentam que o condensado deve fluir em direção à caldeira. Segundo outros artesãos, a inclinação deve ser feita no sentido oposto para que a umidade flua pelo tubo até o solo. Em ambos os casos, são apresentados argumentos razoáveis.
A opção em que as gotas de condensado se movem o mais longe possível da caldeira parece bastante lógica. A fornalha fica protegida da umidade desnecessária, que fica fora da casa e se dissolve naturalmente no ambiente. Tudo fica exatamente assim até que a temperatura ambiente caia abaixo de zero.
Quando a geada se instala em um tubo coaxial instalado com inclinação em direção ao solo, as gotas de condensado congelam, formando uma crosta de gelo. A formação de gelo pode ser observada tanto na parte externa da chaminé quanto no espaço entre dois tubos de estrutura coaxial.
Isto acontece porque a temperatura do circuito externo deste tipo de chaminé é baixa, não sendo suficiente para derreter rapidamente o gelo. Como resultado, os depósitos de gelo criam obstáculos ao fluxo normal de ar para a fornalha, bem como à remoção eficaz dos produtos de combustão.
E isso reduz a eficiência do dispositivo. O funcionamento prolongado da caldeira com uma chaminé coaxial gelada pode até levar a avarias significativas do equipamento.Acontece que em regiões quentes, onde praticamente não há geadas mesmo no inverno, pode-se instalar uma chaminé coaxial com inclinação em direção ao solo.
Em todos os outros casos, recomenda-se inclinar o tubo em direção à caldeira, o que normalmente corresponde às recomendações dos fabricantes destas estruturas. O que fazer com o condensado que, com tal instalação, fluirá para o aquecedor?
É simples, você precisa instalar e usar um recipiente especial para coletar o condensado. Esse coletor de condensado é um pequeno dispositivo que cumpre suas tarefas de maneira bastante satisfatória. O problema do congelamento da chaminé pode ser parcialmente resolvido isolando-a, mas esta medida não oferece cem por cento de garantia.
Alguns artesãos acreditam que o congelamento do condensado em uma chaminé coaxial com inclinação em direção ao solo pode ser evitado encurtando o tubo interno, mas os especialistas não recomendam alterar o projeto por conta própria.
Há também outra opinião interessante sobre a questão da formação de gelo em uma chaminé coaxial: quanto maior o diâmetro do tubo, menor a probabilidade de congelamento do condensado. Enquanto os artesãos debatiam a inclinação ideal de uma chaminé coaxial, os fabricantes se encarregaram de criar um kit especial.
Este design é resistente à formação de gelo e foi projetado para operação no rigoroso inverno russo. Este dispositivo está equipado com um bocal de extensão para o tubo de saída de gás (ou seja, interno). Uma estreita espiral protetora é instalada dentro do bico. Neste caso, os orifícios para entrada de ar ao longo da borda do tubo externo estão localizados abaixo.
Noções básicas de escolha do tipo horizontal ou vertical
Nem sempre é possível cumprir todos os requisitos para a instalação horizontal de uma chaminé coaxial. Podem surgir dificuldades se o ambiente onde a caldeira está instalada for muito pequeno. A parte externa do edifício também pode ser problemática. Por exemplo, se houver janelas próximas umas das outras.
Acontece também que a distância aos edifícios vizinhos é demasiado pequena para garantir a tiragem normal de uma chaminé coaxial. Caso não seja possível cumprir todas as condições para a instalação horizontal da estrutura, deve-se dar preferência à instalação vertical, ou seja, passe o cano pelo telhado.
Ao instalar uma chaminé coaxial verticalmente, como acontece com instalando um tubo tradicional, colchetes são usados. Eles permitem manter a estrutura na posição correta e distante das paredes.
Ao ventilar uma chaminé coaxial através de uma torta, atenção especial deve ser dada às questões de segurança contra incêndio. Tubos isolantes devem ser usados aqui, e recomenda-se o uso de isolamento resistente ao fogo.
Tampas protetoras também são utilizadas para isolar a chaminé do contato com outros objetos e materiais. Deve ser deixado um pequeno espaço de ar entre o tubo coaxial e a área de sobreposição, mas o telhado por onde sai o tubo é vedado com muito cuidado. A junção do tubo e do telhado é coberta por uma espessa caixa protetora.
Bom dispositivo de ventilação
Pode parecer que um dispositivo de aquecimento com câmara de combustão fechada e a presença de uma chaminé coaxial dispensa os proprietários da necessidade de fornecer ventilação normal à sala da caldeira. Na verdade, o ar entra na fornalha vindo de fora e os produtos da combustão são removidos através de um canal selado confiável.
No entanto, ainda é necessário ventilar o ambiente onde a caldeira está instalada. Para começar, a troca normal de ar permitirá manter um nível ideal de umidade no ambiente, o que evita o desenvolvimento de processos de corrosão e protege a carcaça do equipamento contra destruição.
Também deve ser levado em consideração que qualquer sistema pode falhar com o tempo. Se a sala da caldeira estiver configurada boa ventilação, então, em caso de avaria, uma pequena quantidade de monóxido de carbono será removida naturalmente da sala. Como resultado, o risco de envenenamento acidental por monóxido de carbono é significativamente menor.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. O desenho de uma chaminé coaxial, seu princípio de funcionamento e características de instalação são apresentados no vídeo a seguir:
Vídeo nº 2. O conjunto completo de uma chaminé coaxial industrial é mostrado aqui em detalhes:
Vídeo nº 3. Visão geral do kit anti-gelo coaxial:
Uma chaminé coaxial é um dispositivo conveniente e fácil de instalar que pode melhorar significativamente a vida doméstica.Mas para que tal chaminé funcione de forma eficaz, é importante cumprir as normas e requisitos ao instalá-la.
Você teve alguma dúvida ao se familiarizar com o material, encontrou alguma deficiência ou gostaria de falar sobre sua própria experiência na montagem e utilização de uma chaminé coaxial? Por favor, poste comentários no bloco localizado abaixo do artigo. Deixe posts com sua opinião e fotos sobre o tema.
As distâncias de instalação da chaminé coaxial horizontal indicadas na figura estão incorretas e não cumprem o SNIP. Por exemplo, sob uma janela: 1,0 m verticalmente em relação às janelas ao fazer furos sob elas (até a borda inferior). Você desenhou 40 cm.
Temos uma lareira de chão 23, a chaminé apaga. Como se proteger contra o sopro? E mais uma coisa: a condensação está escorrendo para a sala da caldeira, montei um balde, não sei o que fazer, embora os operários do gás soubessem.
Olá. Teremos todo o gosto em ajudá-lo se definir o problema com mais detalhe, informando-nos nos comentários que tipo de “lareira de chão 23” tem (tive imediatamente muitas opções) e que tipo de sistema de chaminé tem. Estamos aguardando informações.
Pretendo instalar uma caldeira WBN 6000-2B com potência de 35 kW, a sala da caldeira fica na cave, não tem chaminé, se for descarregada pela parede a distância do solo à tubagem é de 1 m Mas não entendo que a distância do solo deva ser de 2 metros antes da tubulação sair pelas paredes ou do solo até o local por onde saem os gases? É possível retirar a chaminé conforme diagrama anexo do passaporte da caldeira com correção em vermelho?
Pretendo instalar uma caldeira WBN 6000-2B com potência de 35 kW, a sala da caldeira fica na cave, não tem chaminé, se for descarregada pela parede a distância do solo à tubagem é de 1 m Mas não entendo que a distância do solo deva ser de 2 metros antes da tubulação sair pelas paredes ou do solo até o local por onde saem os gases? E se você colocar uma chaminé ao longo da fachada de um edifício?
Eu mesmo fiz uma chaminé coaxial e deu tudo certo. Eu não poderia estar mais feliz! Mas com um arranjo horizontal, a saída ficava embaixo da janela, e isso é simplesmente nojento - eu não consegui descobrir outra opção de instalação, então tive que entrar em contato com um especialista. Ele desmontou completamente toda a estrutura coaxial e fez uma chaminé tradicional. Custou um bom dinheiro, é claro.
O comprimento da chaminé horizontal não é superior a 3 m, e então qual é o melhor comprimento mínimo ideal? Obrigado.
Olá. O comprimento ideal de uma chaminé coaxial é calculado tendo em conta as recomendações do fabricante da chaminé, parâmetros da superfície de instalação, edifícios próximos, árvores, ficha técnica da caldeira a gás e códigos/recomendações de construção, bem como geopesquisas.
E se a distância da minha casa até a divisa for 1,3, da divisa até a cozinha de verão dos vizinhos, onde as janelas sempre abrem cerca de 3 m, posso construir uma estrutura tão maravilhosa? Ou haverá problemas com violação dos SNIPs e das normas sanitárias?...
Olá, Ksenia. Por “estrutura maravilhosa” você quer dizer uma chaminé coaxial?
Ainda estou surpreso que existam tão poucas leis sobre chaminés coaxiais e as que existem reflitam muito vagamente os padrões para sua instalação.Existe um conjunto de recomendações de altura e distância da sua estrutura, é verdade, mas precisamos de outros parâmetros.
Na verdade, não existem distâncias legais e os especialistas aconselham instalá-los de acordo com a ficha técnica do dispositivo e recomendam não violar as normas sanitárias para dispersão de substâncias nocivas na atmosfera: “O cálculo da concentração de emissões nocivas deve ser efectuado quando a sala das caldeiras estiver a funcionar com cargas térmicas correspondentes à temperatura média do mês mais frio e ao regime de verão, e verificado face às condições de dispersão de substâncias nocivas na atmosfera, de acordo com os requisitos fornecidos em [18] e acordados de acordo com as condições fornecidas em [19]«.
Ao mesmo tempo, é muito difícil fazer cálculos aerodinâmicos agora, porque não sabemos que tipo de terreno, estruturas, etc. Você ainda precisará entrar em contato com especialistas em gás para substituição; consulte-os e deixe-os fazer cálculos de acordo com seus parâmetros e normas legais locais.
A propósito, existem recomendações padrão que podem ser úteis para você - de edifícios vizinhos - a partir de 2 metros, desde que não haja outros dispositivos de exaustão de fumaça dentro de 3 metros, se houver, então a partir de 3 metros.
Um engenheiro de gás me disse ao telefone que o tubo coaxial deveria ficar a pelo menos 10 metros da casa vizinha, mas não encontrei essa informação, o que fazer? Voronezh
Boa tarde. Tenho uma dúvida - qual a distância mínima que posso instalar um exaustor externo na parede da rua até o tubo coaxial da caldeira? Tenho 26 cm na horizontal e 17 cm na vertical, o exaustor do banheiro é 17 cm mais alto.
Olá!
Distância do tubo a portas, janelas, dutos de ventilação, etc. verticalmente e horizontalmente deve ter pelo menos 0,5 metros. Se houver janela acima da abertura de ventilação, a distância até sua área inferior deve ser de pelo menos um metro.
0,5m até a parte de abertura da janela!?
Pavel, como nos explicaram os bombeiros, estamos a falar de uma janela ABERTA - não de uma moldura, de um vidro, de uma janela... mas de uma janela que se abre. E mesmo uma janela cega é considerada uma janela da qual deve ser mantida uma distância de 0,5. Não há links para as Regras e ainda não os procurei. Também houve propostas para tapar metade da janela, mas em privado (não na recepção) aconselharam a não o fazer. A menos que esta metade da janela seja removida para acabamento.
Olá! Moro em um prédio de apartamentos, meus vizinhos do prédio instalaram aquecimento individual em seus apartamentos em 2014. Foi instalada uma chaminé externa vertical comum em cinco andares.
Agora estou fazendo ind. aquecimento, dei dinheiro aos meus vizinhos para a chaminé e o projeto, e me deparei com o seguinte problema: no meu pedaço de chaminé não há T para ligar o tubo da caldeira. Ou seja, apenas um pedaço uniforme de cano.
Liguei para o capataz que instala chaminés, ele disse que colocar uma camiseta custaria 7.000 rublos. Fui aconselhado a contratar um funileiro que simplesmente faria um furo na chaminé e inseriria ali um cano que se conectaria ao cano da caldeira. É possível fazer isso?
Olá. Como o vizinho instalou uma chaminé comum para todos, você pode simplesmente bater nela. Por que instalar um tee se você só precisa conectar a caldeira à chaminé! Isto é apenas um desperdício de dinheiro, ou os “mestres” querem poupar dinheiro, como dizem.Você recebeu o conselho certo: chame um funileiro e corte a chaminé, até porque ela foi instalada pensando nisso.
Olá! Instalou uma chaminé coaxial na dacha. Acontece que o comprimento total é de 2m, e a localização principal do tubo de 1,5m corre ao longo da rua. Instalei na primavera, ainda não havia geada. Como a chaminé se comportará no frio? Pretendo fazer uma caixa tipo drywall, isolando a parte externa do tubo com lã mineral. Você também pode passar o cabo de aquecimento ao longo do tubo. É possível fazer isso? O que você acha?
Descarto imediatamente a ideia de um cabo de aquecimento, não é seguro. A temperatura na chaminé atingirá 120-160 °C, as paredes externas também ficarão muito quentes, podendo o cabo derreter.
Mas em relação à caixa e ao isolamento com lã mineral, é uma ótima ideia. Só como material para a caixa, ao invés do drywall, recomendo usar metal, mesmo da menor espessura. É mais prático, mais confiável e mais durável. O drywall ficará rapidamente inutilizável devido à condensação e à chuva; o material simplesmente não foi projetado para isso.
Uma caldeira Ferroli de parede...uma chaminé da mesma empresa...ao instalar uma chaminé, a ligação entre o ângulo de 90° e a parte horizontal fica dentro da parede do edifício...pelo que entendi, isso não é seguro... o que devo fazer?
Boa noite, por favor me fale sobre esta questão: Quero instalar um turbo aquecedor a gás com chaminé coaxial em uma casa de dois andares. Há muita vontade de instalar na cave, mas a saída da chaminé fica a uma altura de 1400 mm, o que é inaceitável.Ainda posso instalar a coluna na cave, mas conduzir a chaminé do primeiro andar até à cozinha e da cozinha, através de uma curva de 90 graus, passar pela parede exterior de suporte até à rua? Obrigado.
Olá. A chaminé coaxial sai da parede a uma distância de 40 cm da janela e é empurrada para a frente a uma distância de 80 cm.Os trabalhadores do gás exigem que a chaminé seja girada ao longo da casa e assim garantam a distância necessária conforme SP 402.1325800. 2018 - 50 cm. Supostamente, se estiver ao longo da casa, então é horizontal, mas se o tubo ficar perpendicular à casa na mesma altura, então não será mais o horizonte. Você pode ajudar em alguma coisa?
Boa noite, tenho uma dúvida, o que devemos fazer, por favor avise. Nossos vizinhos construíram uma garagem antes de nós. A garagem fica a apenas 60 cm da nossa fronteira, os anteriores proprietários deram-lhes sinal verde, ou seja, Assinaram um acordo para a fronteira e venderam-nos a casa.
Agora esses vizinhos decidiram usar o espaço da garagem como balneário. Instalaram caldeira, piso aquecido e, claro, o tubo coaxial foi puxado para o nosso quintal na área por onde caminhamos todos os dias. A distância entre o balneário e as nossas cercas é de 60 cm, o que devemos fazer? Tem cheiro chegando, é impossível! Eles não querem remover esse cano e movê-lo para o outro lado. Por favor me ajude, para onde ir e o que fazer?
Olá! Gostei, mas tenho muitas dúvidas - trabalho no SVDGO, o que devo fazer com a zona de pressão do vento e a rosa dos ventos? Como se comporta a chaminé nestes casos? Obrigado.
Boa tarde, Wladimir. A chaminé coaxial é instalada apenas em caldeiras com câmara de combustão fechada.
1.Fundamental para todas as caldeiras deste tipo, ao contrário de uma câmara aberta, é a remoção forçada dos produtos da combustão e o isolamento completo do sistema do usuário - esta, Vladimir, é a resposta em relação à pressão do vento.
2. Sobre a questão dos ventos predominantes. Se você olhar do ponto de vista do usuário, o enfraquecimento e desligamento da caldeira devido à ocorrência de tiragem reversa é resolvido com a instalação de uma proteção contra vento. Na maioria dos casos, trata-se de uma barreira de estanho, instalada perpendicularmente à fachada a uma distância de pelo menos 40 cm da saída, criando um “semi-espaço”. Nas instruções do produto, o fabricante fornece recomendações específicas sobre os efeitos adversos dos ventos predominantes.
Em todo o mundo, os tubos coaxiais são facilmente instalados em altura a partir do nível da cintura de uma pessoa e não surgem problemas durante a operação. Como sabem, ainda não temos normas claramente definidas para chaminés coaxiais e todas as referências são feitas a disposições gerais.
Boa tarde Caldeira baxi eco life 24f câmara fechada. É possível fazer uma chaminé coaxial através de um tubo de tijolo existente h-5m, como resolver o problema da condensação ou é melhor mudar para uma cerca + chaminé de 80 mm
Olá! Artigo muito útil. É possível instalar uma chaminé coaxial para caldeira de condensação a gás numa chaminé existente em alvenaria? Como fazer isso?
Olá. Não podemos responder porque não vemos a sua chaminé “existente” e não podemos determinar o que existe e como funciona a sua.
Olá! Tenho uma caldeira Baxi Duo Tec Compact 1.24.Em todos os diagramas de instalação de chaminés coaxiais, são desenhados um pequeno troço vertical (ou sem ele) e uma saída horizontal na parede até 3 metros de comprimento.
É permitido ou não fazer um trecho vertical de 2 a 2,5 metros, seguido de um cotovelo de 87 graus e uma saída horizontal na parede de 75 cm?
SP 280.1325800.2016 - o ângulo de rotação não pode ser inferior a 90 graus. A natureza da joint venture é consultiva.
Aqui instruções para sua caldeira. Sobre chaminés começa no ponto 10.
Quanto às demais nuances, o passaporte da chaminé deve conter instruções para sua instalação. Se você estiver interessado em um design faça você mesmo, e não em um produto existente, então, conforme mencionado acima no artigo, não recomendamos fazer você mesmo e, mesmo que algumas opções sejam possíveis, não damos conselhos sobre organizando sistemas caseiros, já que não queremos incorrer nem mesmo em responsabilidade indireta pela sua segurança.
Você está enganando as pessoas em vão. E o que você faz com a inclinação? Talvez você pendure a caldeira em ângulo? 87⁰ é exatamente a inclinação em direção à rua e acho que são TRÊS! Os graus não são críticos.
Olá! Antes da gaseificação da casa, a conselho de um representante da Gorgaz, instalaram uma turbo caldeira na cave. Após a gaseificação da rua, projetistas da mesma empresa de gás da cidade recusam-se a aceitar a obra anteriormente concluída, alegando que a saída do tubo coaxial está a 1 m 20 cm do solo.
Casa particular, saída para o jardim. Eles não conseguem explicar os requisitos para uma altura de instalação de tubo de 2 metros. Não é possível deslocar a caldeira, todas as comunicações encontram-se na cave. O que devo fazer? Obrigado.
Olá.SP 42-101-2003 Disposições gerais para projeto e construção de sistemas de distribuição de gás feitos de tubos metálicos e de polietileno, Apêndice D (recomendado):
«D. 21 As aberturas dos dutos de fumaça na fachada de um edifício residencial ao remover produtos de combustão de equipamentos de aquecimento a gás através de uma parede externa sem instalação de canal vertical devem ser colocadas de acordo com as instruções de instalação para equipamentos a gás do fabricante, mas a uma distância de pelo menos: - 2,0 m do nível do solo«.
SP 60.13330.2016: “7.3.3 A parte inferior da abertura para o dispositivo externo de entrada de ar deve ser colocada a uma altura superior a 1 m do nível de cobertura de neve estável, determinado de acordo com dados de estações hidrometeorológicas ou cálculos, mas não inferior a 2 m de o nível do solo«.
Olá. Por favor, diga-me, uma chaminé coaxial pode entrar na sala adjacente à sala da fornalha e já nela realizar uma subida vertical através do teto e depois através do telhado?
Olá, Zakhar. Uma chaminé coaxial é a única solução possível e testada na prática para garantir a remoção dos gases de combustão das câmaras de combustão fechadas das caldeiras a gás turboalimentadas. Emparelhado com equipamento atmosférico tubos coaxiais não são usados. Eles não são necessários para o arranjo combustível líquido E unidades de combustível sólido, porque Sua câmara de combustão é do tipo aberta.
Os produtos da combustão são retirados pela chaminé coaxial e é injetado oxigênio, que de outra forma não teria acesso à câmara fechada.
Os requisitos básicos para o projeto e instalação de todos os tipos de chaminés estão contidos nos documentos: GOST R 53321-2009 “Dispositivos geradores de calor operando com vários tipos de combustível” e SP) 60.13330.2012 “Aquecimento, ventilação e ar condicionado” .
1) Um canal de fumaça com comprimento superior a 6 metros ou com desvio da vertical superior a 30 graus deve possuir elementos de limpeza.
2) A parte inferior da conduta de fumos deve terminar numa bolsa estrutural de pelo menos 250 mm, que serve para recolher e remover cinzas e condensados.
3) O comprimento da conduta de fumos desde a grelha até à entrada deve ser de pelo menos 5 metros. Este requisito não se aplica de forma alguma a sistemas coaxiais, porque eles podem ser conduzidos através da parede diretamente para a rua.
4) É aceita a altura dos tubos comuns, instalados a uma distância igual ou superior à altura da estrutura saliente acima do telhado:
- a partir de 50 cm - acima de um telhado plano;
- a partir de 50 cm - acima da cumeeira da cobertura, bem como acima do parapeito na instalação de tubo até 1,5 m da cumeeira ou deste parapeito;
- não inferior ao telhado, parapeito ao instalar o tubo a uma distância de 1,5-3 metros da cumeeira;
5) É possível prever saídas de chaminé em ângulo de até 30 graus com a vertical e distância não superior a 1 metro. Neste caso, as áreas inclinadas devem ser lisas e ter a mesma seção transversal.
6) A distância dos planos externos das chaminés aos elementos do sistema de caibros feitos de materiais combustíveis deve ser de pelo menos 250 mm.
Se as condições acima forem atendidas, a chaminé não pode entrar na fornalha, mas na sala adjacente. As chaminés convencionais e coaxiais devem ser instaladas de forma que não atravessem as instalações residenciais.A foto mostra um exemplo de conexão a um tubo raiz instalado em uma fundação separada.
Boa tarde. Pelo que entendi, os requisitos para a localização das chaminés na cobertura também se aplicam às coaxiais verticais?
Boa tarde Pergunta sobre um conjunto de tubos coaxiais. Neste momento está prevista a instalação do Baxi Ecofor para aquecimento. Estou anexando o diagrama. Estou preocupado com o comprimento do tubo, parece que as normas estão sendo violadas.
Faz sentido incluir um adaptador de 60/100 a 80/125 no circuito para estender o tubo?
Olá. Qual deve ser o comprimento mínimo de uma chaminé coaxial na saída da parede para o exterior?
Damir. Surpreendentemente, uma pergunta tão simples não tem uma resposta clara. O comprimento mínimo de uma chaminé coaxial não é limitado por regulamentos. Quanto menor for o comprimento da saída, maior será o impacto dos gases de combustão na parede (o vento soprará periodicamente). A condensação se formará na parede. Por outro lado, quanto mais longa a tubulação na rua, maior o risco de congelamento da área externa. Na prática, recomendamos aproximadamente 30 cm da parede até o ponto de entrada de ar.
No nosso edifício de vários andares, no 6º andar, um tubo coaxial de uma caldeira a gás é encaminhado para uma chaminé comum, diâmetro. 500 em plástico especial. Desenvolvemos um projeto de cozinha que envolve mover a caldeira a gás para cima. É impossível deslocar o inserto.. É possível que um tubo coaxial vá da caldeira à conduta da chaminé com contra-inclinação de 45 graus? Obrigado
Olá! Temos uma caldeira Navien com câmara fechada e chaminé coaxial, a chaminé está embutida num canal de tijolo por onde o ar entra na caldeira. Um cinzeiro com tampa encontra-se por baixo da caldeira na chaminé. Aqui vai uma dúvida: quando você fecha o cinzeiro com tampa, a parede ao redor do buraco do cinzeiro começa a ficar muito molhada, se você abrir não molha, mas nem sempre deve ficar aberto e, além disso, pelo cinzeiro, se esticar a mão, o cano da chaminé fica todo molhado. Você precisa de um dreno de condensado, pelo que entendi?
No meu caso, e moro em prédio de apartamentos, no 2º andar, o vizinho de baixo instalou um tubo coaxial um metro abaixo da minha janela. Durante a instalação ele não me perguntou se eu teria algum incômodo e agora os produtos da combustão estão entrando direto na minha janela me causando grande desconforto e os ventos predominantes também estão na minha direção. O que devo fazer?
Como o condensado congela nas grades do cabeçote de plástico, evitando maior escoamento do condensado e a formação de gelo no interior entre as paredes dos tubos, é possível retirar o cabeçote, pelo menos no inverno? E operar a caldeira sem cabeçote?
Bom dia. Tenho instalada uma caldeira de parede Immergas eolo mitos 24. A chaminé é horizontal, mas o ângulo é de 90 graus. Não foi instalado imediatamente na saída da caldeira, mas primeiro um trecho vertical de 40 cm, depois um ângulo de 90 e depois um trecho reto de cerca de 1,5 m até a rua. Neste inverno a caldeira começou a apagar dando erro E27, ao desmontá-la descobriu-se que o tubo do pressostato ao ventilador estava entupido, limparam, funcionou tudo, mas depois de 2 horas apaga novamente, o que poderia ser?
A chaminé é instalada ao longo da parede
Preciso fazer uma subida de 0,5 m da caldeira e um trecho horizontal de cerca de 2 metros dentro da sala até a saída pela parede de uma casa particular. Esta instalação é possível?
Moro em um prédio de apartamentos, no 2º andar, o vizinho de baixo instalou um tubo coaxial a menos de 05 metros embaixo da minha janela.
Agora os produtos da combustão estão saindo direto pela minha janela, causando-me um grande desconforto. O que devo fazer?
Entre em contato com o serviço de gás, isso é uma violação grave.
Gostaria de saber o comprimento máximo da chaminé de um aquecedor a gás coaxial
Vologda Mezhregiongaz não aprova o uso de chaminé coaxial, refere-se à cláusula 11.2.5 do SP 281 e obriga o uso de chaminé vertical convencional. Caldeira para aquecimento de armazém industrial com câmara de combustão fechada. Como derrotá-los?
Olá! Quero acrescentar uma varanda à cozinha de uma casa particular, o escapamento dos gases da caldeira atrapalha.
É possível mover este tubo para cima de modo que saia pela empena do telhado?
Boa tarde. Não há proibições aqui. Saia da chaminé onde for conveniente para você. Afinal, antes disso a saída era pela parede. Basta fazer furos no teto e levar o cano até o sótão. E já pela empena para a rua. O principal aqui é cumprir as normas de segurança contra incêndio, principalmente na passagem pelo teto.
Diga-me, por favor, esta é a altura normal da saída da chaminé?
Olá, peço um conselho, numa casa particular foi instalada uma caldeira a gás de ferro fundido de estilo antigo, de chão, os produtos da combustão eram descarregados através de uma chaminé até ao telhado.Agora estou instalando uma caldeira de 2 circuitos, com sistema coaxial de exaustão dos produtos da combustão e entrada de ar, a dúvida é: posso colocar o tubo coaxial na chaminé existente, ou preciso fazer furos na parede e conduzir o tubo horizontal para a rua?
Olá. Uma caldeira a gás Baxi montada na parede está instalada em uma casa particular. A chaminé coaxial estende-se aproximadamente 40 cm da parede, é anti-gelo e à prova de vento. O problema é que se forma condensação no tubo que sai da caldeira e vai para a parede e liga à chaminé. Como resolver isso? O ângulo de inclinação da chaminé é mantido. E há condensação dentro da visita, não fora.
Olá! Quero mudar o AOGV normal para uma caldeira com câmara de combustão fechada. É possível inserir uma chaminé coaxial num sanduíche existente?
Olá. Tenho uma casa particular de madeira. O tamanho da abertura para um tubo coaxial é fornecido de acordo com o padrão na parede.