Instalação faça você mesmo de caldeira a gás de piso: normas técnicas e algoritmo de trabalho

Um sistema de aquecimento autônomo é o sonho de muitos proprietários.A maioria opta pelo aquecimento a gás, cuja desvantagem significativa é a instalação obrigatória de equipamentos por especialistas certificados. Porém, o controle sobre as ações dos trabalhadores convidados ainda é necessário, não concorda?

Aqui você aprenderá como, de acordo com os regulamentos de construção, deve ser instalada uma caldeira a gás de piso. Diremos como preparar uma sala para a instalação de um gerador de calor e como organizar adequadamente a retirada dos produtos da combustão. Nossos conselhos o ajudarão a construir um sistema seguro e eficaz.

As informações apresentadas para revisão são baseadas em documentos regulatórios. Para otimizar a percepção de um tema difícil, o texto é complementado com ilustrações úteis e instruções em vídeo.

Preparação para instalação de equipamentos de gás

Aqueles que têm certeza de que a instalação dispositivo de aquecimento a gás começa com a compra, eles estão muito enganados.

Começamos com a coleta de licenças. Simultaneamente à obtenção da documentação necessária, deve-se começar a selecionar e preparar o local para instalação da unidade de aquecimento, tendo em consideração os seguintes requisitos regulamentares:

Para obter autorização para instalação de equipamentos de aquecimento, é necessário passar por várias etapas:

Etapa nº 1: Obtenção de especificações técnicas e licenças.

É necessário saber se é, em princípio, possível instalar uma caldeira a gás num determinado apartamento ou casa. Para tal, é apresentado ao serviço de gás um requerimento com o pedido de realização desse procedimento. Deve indicar o volume anual estimado de consumo de gás.

O documento será analisado e como resultado o requerente receberá a autorização de instalação juntamente com as Especificações Técnicas ou uma recusa justificada.

Passo #2: Criando um projeto para a instalação futura.

Para começar, é aconselhável decidir a marca do medidor e da caldeira, mas não deve adquiri-los ainda. Após o qual um projeto de instalação é solicitado. É realizado com base em licença previamente obtida para equipamentos específicos.

O documento deve indicar os diagramas de ligação dos equipamentos e a colocação da linha principal no interior do edifício a partir do ponto de ligação das comunicações de gás. Somente uma empresa licenciada tem o direito de participar do projeto.

Instalação de caldeira a gás de piso
As caldeiras a gás são a opção mais prática e económica para o aquecimento de ambientes. Pode ser usado tanto em apartamentos quanto em residências particulares

Etapa nº 3: Obtenção da aprovação do serviço de gás.

O novo projecto deverá ser acordado com o serviço de gás que atende a zona onde se encontra a casa. O procedimento geralmente leva no máximo três meses e no mínimo uma semana.

Nesta fase, você já pode adquirir equipamentos de gás, pois além do projeto, deverá fornecer os seguintes documentos para aprovação:

  • passaporte técnico da caldeira a gás;
  • certificados de conformidade e higiênico-sanitário;
  • instruções de operação do dispositivo de aquecimento;
  • opinião de especialistas sobre a conformidade do dispositivo com todos os requisitos técnicos.

É muito fácil obter esses documentos. O fabricante deve incluí-los em seus produtos. Ao final do procedimento de verificação, o candidato recebe um projeto aprovado, que neste caso será carimbado com um carimbo especial.

Caso o documento não seja pactuado, deverá ser elaborada uma lista de atividades para adequação do projeto. Depois de concluídos, é realizada a reaprovação.

Instalação de caldeira a gás de piso
Para instalar uma caldeira de piso, deve ser alocada uma sala de combustão especial, decorada com materiais incombustíveis

Regras para organizar uma sala de combustão

De acordo com os SNiPs atuais, uma caldeira a gás é instalada apenas em uma sala especialmente equipada chamada sala de fornalha.

Esta regra não pode ser ignorada, porque uma caldeira a gás Este é classificado como equipamento potencialmente perigoso e deve ser manuseado com extremo cuidado. Caso contrário, inevitavelmente ocorrerão penalidades e poderão surgir situações de emergência.

Diagrama da sala da caldeira baseado em uma caldeira a gás de piso
A melhor opção para a instalação de uma caldeira a gás de piso é organizar uma sala de caldeiras, isolada das instalações residenciais, equipada com sistema de alimentação e exaustão

Primeiro você precisa calcular potência da caldeira a gás, a seguir determine o local de instalação da caldeira.As instruções permitem a colocação de dispositivos de aquecimento de circuito único com potência não superior a 60 kW em qualquer divisão do edifício. A maioria das unidades de gás de chão são de circuito único, porque... Projetado apenas para manutenção de sistemas de aquecimento.

Modelos de circuito duplo de qualquer potência não podem ser instalados na cozinha. São caldeiras em miniatura com grupo de segurança integrado e tanque de expansão próprio. Uma sala de fornalha foi preparada para eles. Caso a potência total do equipamento não ultrapasse 150 kW, ele pode ser instalado em qualquer andar.

Instalações ou grupos de dispositivos mais potentes só podem ser instalados no piso térreo ou na cave. Em qualquer caso, é proibida a instalação de caldeiras de aquecimento a gás em salas, casas de banho e sanitários.

A sala destinada ao forno deve ter determinadas dimensões. Seu volume mínimo pode ser calculado pela fórmula: 0,2 m³ multiplicado por 1 kW de potência do dispositivo, mas não inferior a 15 m³.

Instalação de caldeira a gás de piso
Se as paredes da sala de combustão forem feitas de materiais inflamáveis, elas serão cobertas com revestimentos especiais resistentes ao fogo

Além disso, existem vários requisitos para as instalações:

  • a largura mínima da porta deve ser de 80 cm;
  • altura mínima do teto – 2,5 m;
  • o grau de resistência ao fogo não é inferior a 0,75 horas;
  • a presença de luz natural, que é calculada da seguinte forma: 0,03 m2. m de área de janela para cada 1 metro cúbico de volume de combustão;
  • a presença de um analisador de gases conectado a uma válvula automática que interromperá o fornecimento de gás em caso de vazamento;
  • arranjo de ventilação eficaz;
  • a porta ou parede que dá acesso ao cômodo vizinho deve ser dotada de grelha de ventilação, cuja área é determinada pela fórmula: para cada quilowatt de potência do aquecedor são 8 metros quadrados. veja desenhos;
  • garantir o livre acesso ao dispositivo de aquecimento e equipamentos auxiliares para trabalhos de reparação e manutenção.

Estes requisitos são estritamente obrigatórios no caso de instalação de uma sala de combustão para uma caldeira com câmara de combustão aberta. Para unidades com câmara fechada, a área da sala não é importante e os requisitos de ventilação são menos rigorosos, pois para o seu funcionamento não utilizam ar da sala, mas sim da rua.

Um duto de gás é instalado na câmara de combustão. A sua secção horizontal dentro das instalações não deve ultrapassar 3 m.

Esquema de uma caldeira a gás de piso em ferro fundido
O processo de instalação de uma caldeira a gás depende em grande parte do seu design. A figura mostra um diagrama geral do projeto de tais equipamentos (+)

Neste caso, o número de voltas não pode ser superior a três. A saída vertical da chaminé é elevada acima do nível de um telhado plano ou de uma cumeeira inclinada em pelo menos um metro. Os materiais com os quais a estrutura é feita devem ser resistentes às agressivas influências térmicas e químicas.

Materiais multicamadas, por exemplo, tubos de cimento-amianto, só podem ser utilizados em áreas a mais de 5 m do tubo de escape.

Não deve haver cavidades ou nichos formados por superfícies horizontais na sala de combustão. Os produtos da combustão podem acumular-se aqui, o que é muito perigoso para os seres humanos.

O espaço em frente ao aquecedor deve estar livre. O piso à sua frente é revestido por uma chapa metálica cujo tamanho mínimo é de 1x1 m.É proibido o uso de cimento-amianto para esses fins, pois se desgasta rapidamente e é prejudicial à saúde humana.

Diagrama de um sistema de aquecimento com caldeira a gás de piso
O número predominante de unidades de gás de piso é projetado para aquecer o refrigerante em sistemas de aquecimento com tipos de circulação natural e artificial

Preparando as instalações para instalação

Antes de iniciar a instalação do dispositivo de aquecimento, é necessário concluir todos os trabalhos relacionados com a disposição do sistema de aquecimento, instalação de radiadores, distribuição de abastecimento de água e pisos de água quente, se houver. Além disso, a parte elétrica e hidráulica deve estar totalmente instalada.

A sala da caldeira também deve estar pronta. Sob a caldeira a gás é colocado um piso resistente à base de betonilha de cimento ou é preparada uma fundação separada.

A última opção não é considerada a melhor. Tetos, pisos e paredes, se decorados com revestimentos inflamáveis, devem ser protegidos adicionalmente de possíveis incêndios.

Para tanto, são utilizados revestimentos incombustíveis, feitos de chapa de aço para cobertura, assentados sobre uma camada resistente ao fogo, por exemplo, amianto. A espessura desta última folha não pode ser inferior a 3 mm.

Instalação de caldeira a gás de piso
Dependendo do tipo de caldeira de piso, a quantidade e o tipo de equipamento auxiliar variam. A figura mostra um possível diagrama de instalação do sistema emparelhado com uma unidade de parede

Neste caso, o isolamento deve sobressair das dimensões do corpo do dispositivo ao longo de todo o perímetro em pelo menos 100 mm. A distância mínima do dispositivo de aquecimento a uma parede de materiais incombustíveis deve ser de 100 mm.

A distância das peças salientes das ferragens, queimadores e dispositivos de controle automático até a parede oposta também é regulada.Deve ter pelo menos 1 m.

Se o piso for de material inflamável, deve ser protegido de possível incêndio. Para tanto, é utilizada uma plataforma feita de blocos de concreto. Sua altura deve ser de no mínimo 100 mm.

O topo do alçado é coberto por uma chapa de aço com espessura de pelo menos 0,8 mm. É possível organizar um local para instalação do dispositivo a partir de lajes especiais resistentes ao fogo.

Além disso, é aconselhável instalar equipamentos auxiliares, caso contrário a caldeira interferirá nisso. O ideal é concluir com antecedência o layout de sua colocação para pensar em todas as nuances do arranjo.

De acordo com este diagrama, os furos de montagem são marcados nas paredes e no piso, após os quais são instalados os dispositivos necessários. O dispositivo de aquecimento é instalado e conectado por último.

Instalação de caldeira a gás de piso
Opções para organizar uma chaminé para caldeiras a gás de diferentes tipos

Chaminé: requisitos para arranjo

Antes de instalar uma caldeira a gás de chão com as próprias mãos, deve-se preparar uma chaminé. É aconselhável colocar o aquecedor sobre a base preparada de forma que a distância entre o seu corpo e a parede seja suficiente para inspeção e manutenção do aparelho. Em seguida, marque a localização da chaminé.

Não é necessário instalar a caldeira, mas sim realizar as marcações com base em cálculos. Nesse caso, diversas nuances precisam ser levadas em consideração.

Em primeiro lugar, chaminé de uma unidade de gás e o furo deve corresponder exatamente ao tipo de caldeira de piso. Assim, para modificações com câmara de combustão aberta, é instalada uma chaminé de tipo separado com seção transversal correspondente à potência do dispositivo.

Por exemplo, para dispositivos com potência inferior a 30 kW, o diâmetro do tubo deve ser de pelo menos 140 mm, para dispositivos mais potentes a partir de 40 kW, é selecionada uma chaminé com seção transversal de 160 mm.

Os dispositivos com câmara de combustão fechada estão equipados com chaminés especiais do tipo coaxial. Na documentação técnica do dispositivo, o fabricante indica sempre o diâmetro necessário da chaminé.

Além disso, é necessário lembrar que o tubo que conectará a caldeira de aquecimento à chaminé não deve ultrapassar 0,25 m, sendo também obrigatória a instalação de um orifício de fechamento por onde será feita a limpeza da estrutura.

Instalação de caldeira a gás de piso
Na instalação de uma chaminé é obrigatório o cumprimento estrito de todas as normas de segurança contra incêndio.

A chaminé de uma caldeira instalada num dos apartamentos de um edifício de vários pisos deve ser desviada para uma chaminé comum. Se não existir tal sistema, os serviços de gás não emitirão autorização para instalação da caldeira. Numa casa particular tudo é muito mais simples. Uma chaminé de quase qualquer configuração pode ser instalada aqui. É importante que seja seguro e eficaz.

De acordo com a regulamentação em vigor, o tubo da chaminé não pode ser instalado perto de uma abertura de janela. A distância mínima entre eles é de 0,6 m, o que é necessário para excluir a possibilidade de retorno dos gases de exaustão para o ambiente.

Na prática, às vezes os serviços de supervisão permitem a instalação de equipamentos diretamente sob as janelas. Neste caso, é necessário garantir que o tubo de escape esteja o mais distante possível do respiradouro ou do caixilho da janela que se abre.

A seleção de fotos apresentará as características do uso de chaminés de aço:

Tecnologia de instalação de caldeira a gás de piso

Em primeiro lugar, deve-se retirar o aparelho da embalagem e verificar novamente o seu conteúdo. Para saber o que deve estar na caixa, é preciso pegar o manual de instruções, que o fabricante deve incluir na embalagem, e conferir tudo de acordo com ele.

Se for detectada uma escassez, você deve entrar em contato imediatamente com o vendedor. O mesmo deve ser feito se houver vestígios de reparos, amassados, etc.

Outro ponto importante é a verificação dos dados técnicos. As aplicadas pelo fabricante no corpo do dispositivo devem corresponder exatamente às constantes do passaporte técnico. Se for encontrada alguma discrepância, entre em contato com o vendedor.

Todos os plugues são removidos do dispositivo e os tubos são lavados, se necessário.Dessa forma, você pode ter certeza de que não há detritos aleatórios que possam ter entrado durante a montagem.

Instalação de caldeira a gás de piso
A caldeira a gás de piso é instalada em um pódio durável feito de material resistente ao fogo

Processo instalação de equipamentos de piso pode variar significativamente dependendo do tipo e modificação do equipamento. Em termos gerais, envolve a instalação do dispositivo no local pretendido, posterior ligação das comunicações e disposição de uma chaminé. Vejamos cada etapa em detalhes.

#1. Trabalhos de instalação de aquecimento

Primeiramente é necessário colocar o equipamento no local preparado para isso. Pode ser uma base de concreto, um pequeno pódio feito de laje resistente ao fogo, etc. O piso maciço de madeira é revestido por uma chapa metálica, que deve ultrapassar o corpo da caldeira em aproximadamente 30 cm em todo o perímetro.

Para residências particulares, é utilizada uma opção diferente. Aqui é preparado um recesso para dispositivos de aquecimento, localizado 0,3 m abaixo do nível do chão.

O fundo desse bolsão é preenchido com concreto e as paredes são acabadas com qualquer material incombustível. Principalmente azulejos. Uma caldeira a gás de chão é geralmente um equipamento bastante grande.

Para transportá-lo, são utilizadas rodas, que na maioria das vezes são fornecidas pelo fabricante do dispositivo. O dispositivo é instalado sobre uma base preparada e cuidadosamente nivelado.

Instalação de caldeira a gás de piso
A figura mostra um diagrama de uma das opções de instalação de uma caldeira a gás de piso

Você deve entender que o bom funcionamento do dispositivo depende em grande parte da precisão de seu alinhamento. Portanto, a instalação horizontal deve ser verificada através de um nível de edifício.

O equipamento é nivelado no local por meio de pés reguláveis. Caso não existam, pequenos pedaços de qualquer material incombustível, por exemplo, uma chapa metálica, são colocados sob os suportes.

#2. Instalação de chaminé

Primeiro você precisa fazer furos para a chaminé. Mais uma vez verificamos o diâmetro das peças pretendidas, deve ser ligeiramente maior que a secção transversal do tubo da chaminé. Fazemos furos no teto e no telhado.

Em seguida, colocamos um adaptador no tubo de saída da caldeira, que será conectado à chaminé. Uma nuance importante. A ondulação, como na instalação de dispositivos de parede, é estritamente proibida neste caso.

O adaptador deve ser feito apenas de chapa metálica. Após a instalação da peça, instalamos um T e a chamada inspeção, através da qual será inspecionada e limpa a chaminé.

A seguir, são fixados os demais elementos: seções retas de tubo e cotovelo. Peças especiais são utilizadas para passar a chaminé pelo teto e telhado. Atenção especial deve ser dada aqui à segurança contra incêndio.

Instalação de caldeira a gás de piso
Um bocal especial é instalado no topo da chaminé para proteger a estrutura da precipitação, detritos e vento.

Portanto, as áreas de passagem pelos tetos devem ser equipadas com materiais incombustíveis. A chaminé deve ser instalada ligeiramente inclinada para a rua. A quantidade exata de inclinação pode ser encontrada na documentação técnica da caldeira. Isso é necessário para a remoção suave do condensado, que inevitavelmente se acumula no tubo devido às diferenças de temperatura.

A estrutura montada é fixada com segurança à parede ou teto com grampos e suportes. O degrau de fixação do primeiro é de 2 m, o segundo é de 4 m.Recomenda-se reforçar as ligações dos elementos, para isso são apertados com pinças fixadas com parafusos ou arame.

O tubo colocado no telhado ou na parede é elevado até a altura desejada, após o que é instalada uma ponta que protegerá a chaminé de precipitações, detritos e vento.

Você pode se familiarizar com a tecnologia de montagem e instalação de chaminé coaxial em artigo popular nosso site.

#3. Conexão do sistema de aquecimento

Nesta fase, é necessário ligar a caldeira às tubagens de drenagem e alimentação do sistema de aquecimento. Para um dispositivo de circuito único, é aqui que o trabalho termina. Para circuito duplo, você também precisará conectar-se ao abastecimento de água.

Primeiro conectamos os tubos de aquecimento. Dependendo da corrente aquecedor, que pode ser dois ou um tubo, o número de tubos para conexão pode ser diferente.

Instalação de caldeira a gás de piso
Todas as ligações devem ser feitas estritamente de acordo com as normas e regulamentos, bem como com vedação obrigatória

Em qualquer caso, os especialistas recomendam fortemente a instalação de um filtro de malha grossa para proteger a caldeira de incrustações e partículas de sujeira que possam entrar nela pela rede de aquecimento.

O dispositivo de aquecimento não é muito sensível à qualidade do refrigerante, mas se seus parâmetros diferirem muito dos recomendados pelo fabricante, deverá ser instalado equipamento de limpeza adicional.

Este poderia ser, por exemplo, um dispensador de polifosfato ou outro sistema semelhante. É aconselhável instalar válvulas de corte nas linhas de retorno e alimentação, o que ajudará a evitar a ventilação dos radiadores e tornará mais cómoda a reparação do aquecedor.

Todas as ligações dos elementos são realizadas estritamente de acordo com as normas com vedação obrigatória. Para selar os fios, pode-se usar estopa e tinta convencionais ou meios mais modernos.

Procedimento conexões de caldeira para a rede de água é realizada quase da mesma maneira. Também é altamente recomendável instalar um filtro para evitar a entrada de contaminantes desnecessários no dispositivo. Também é aconselhável instalar válvulas de corte nas tubulações de água.

É melhor usar os chamados “americanos” com conexões destacáveis, o que permite substituir rapidamente uma unidade desgastada se necessário e facilita muito a instalação.

Instalação de caldeira a gás de piso
Somente reboque pode ser usado para vedar as conexões da tubulação de gás.

#4. Conexão à rede de gás

É necessário saber que de acordo com as normas de instalação de caldeiras de piso a gás, apenas um especialista qualificado pode realizar esta operação. Você mesmo pode fazer o trabalho, mas um profissional convidado ainda verificará a montagem e fará o primeiro start-up.

O trabalho de conexão é realizado com extremo cuidado e precisão. Começar com conexões de tubulação de gás com o elemento correspondente da caldeira de aquecimento.

Apenas o reboque pode ser usado como selante. Nenhum outro material fornecerá o aperto necessário da conexão. É necessária a instalação de uma válvula de corte, que também é equipada com filtro.

Ao mesmo tempo, os trabalhadores do gás recomendam fortemente a instalação de um sistema de alta qualidade aqui. Um filtro insuficientemente eficiente pode causar falha na caldeira.

Para conexão é recomendado usar Tubos de cobre, cujo diâmetro pode variar de 1,5 a 3,2 cm, ou mangueiras corrugadas especiais.Em qualquer caso, atenção especial deve ser dada à qualidade da vedação das conexões. Porque o gás tende a vazar de conexões soltas e se acumular no ambiente, o que pode criar uma situação explosiva.

Deve haver uma conexão flexível atrás do filtro, o que só pode ser feito com mangueira corrugada. As peças de borracha são estritamente proibidas porque com o tempo desenvolvem fissuras, criando canais para vazamento de gases.

As peças corrugadas são fixadas ao tubo da caldeira por meio de uma porca de capa. Um elemento obrigatório de tal conexão é uma junta de paronita.

Instalação de caldeira a gás de piso
Após instalar e conectar a unidade de aquecimento a gás, é necessário verificar a qualidade das conexões e componentes. A maneira mais simples de controlar é aplicar uma solução de sabão na conexão. Se borbulhar, há um vazamento.

#5. Conduzindo um teste

Neste ponto, os principais trabalhos de ligação da caldeira a gás estão concluídos. A exceção são os aparelhos com fornalha fechada. Eles exigem uma conexão à rede elétrica. É melhor fazer isso através de um estabilizador.

Depois disso, o sistema pode ser abastecido com líquido refrigerante. Isso é feito o mais lentamente possível para deslocar a maior parte do ar presente nele. O líquido é bombeado até atingir uma pressão de 2 atm.

Todas as conexões são cuidadosamente verificadas quanto a possíveis vazamentos. Depois que um representante do serviço de gás inspecionar a conexão e permitir o fluxo do gás, você também deverá inspecionar cuidadosamente todas as conexões nesta tubulação. Eles precisam ser revestidos com água e sabão e garantir que não haja bolhas. Agora você pode realizar o primeiro start-up do equipamento.

Deverá concluir com o representante da empresa de gás que instalou o equipamento contrato de serviçoe, segundo o qual a organização se compromete a realizar inspeções regulares para estudar o estado técnico e reparar a unidade conforme necessário.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como instalar corretamente uma caldeira de piso:

Vídeo nº 2. Como evitar erros durante a instalação de um dispositivo de piso:

Vídeo nº 3. Um exemplo de instalação e conexão de caldeira a gás:

A auto-instalação e ligação de uma caldeira a gás de piso é uma das operações de extrema importância, pois a segurança de todos os residentes depende diretamente da correcção da sua implementação.

Você não deve começar a trabalhar se não tiver experiência na realização desse tipo de trabalho. É melhor convidar especialistas. A arrogância e a frivolidade podem custar muito caro.

Você pode compartilhar sua experiência pessoal na área de instalação e conexão de caldeira a gás, tirar dúvidas para esclarecer questões polêmicas e dar conselhos úteis no bloco localizado abaixo do texto do artigo. Estamos interessados ​​na sua opinião sobre a informação apresentada. Por favor comente.

Comentários dos visitantes
  1. Uma caldeira a gás foi instalada na cave desde o lançamento da fundação (nós próprios a construímos). Não foi possível colocá-lo no banheiro, como costuma acontecer em edifícios privados construídos desde a época soviética sem níveis inferiores. Temos pisos de madeira. Direi desde já que a casa é grande, por isso nos primeiros anos fazia frio no inverno. Resolvi esse problema instalando uma bomba automática e soldando uma tubulação adicional em dois lugares. Agora está no pavio e bem quente.

  2. Com o aumento dos preços do aquecimento, decidi fazer um individual para poupar dinheiro. Comprei uma caldeira de parapeito a gás montada no chão. Descobri o preço da instalação e resolvi instalar sozinho, pois o dinheiro estava curto. Depois de ler muita literatura, comecei a edição propriamente dita. É verdade que antes disso visitei todos os serviços e paguei todos os recibos das licenças. Para mim deu tudo certo, instalei o aparelho, está funcionando há três anos, não houve problemas. Portanto, instalar você mesmo uma caldeira a gás é realista e, o mais importante, econômico.

  3. Tatiana

    A casa foi construída há 15 anos, existe um projecto de gás, o serviço de gás ligou e equipou a sala da caldeira, e todos os anos faziam manutenções regulares. Este ano, um “espertinho” veio fazer manutenção e disse que o duto de ventilação não foi feito corretamente (segundo ele deveria ter um cano do lado de fora e ao longo da cobertura), mas só tenho uma saída de ar natural - Acabei de fazer um furo na parede da rua e coloquei um cano - O serviço de gás fez o projeto. E durante 15 anos tudo correu bem, existem certificados de aceitação da sala das caldeiras.
    Não tenho ideia do que fazer... esse cachimbo custa 100 mil rublos. Quem puder, ajude com conselhos. Processe eles?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica