Tubos de cobre para aquecimento: tipos, marcações específicas + características de aplicação
Os tubos de cobre não são muito utilizados na montagem de circuitos de aquecimento.Seu custo não é muito atrativo para proprietários de casas particulares e proprietários de apartamentos. Porém, se a instalação for feita corretamente, o alto custo do duto de cobre será recuperado ao longo de muitos anos de operação sem custos de reparo.
Diremos como escolher os tubos de cobre certos para aquecimento. O artigo que apresentamos mostra os recursos de marcação e descreve como conectar componentes. Proprietários independentes encontrarão aqui instruções para montagem de sistemas de aquecimento.
O conteúdo do artigo:
Tipos de tubo de cobre
Existem dois grandes grupos de tubos de cobre: de paredes espessas e de paredes finas. Os tubos incluídos no primeiro grupo apresentam características de resistência aumentadas. Eles são produzidos usando métodos sem costura e soldados.
Os tubos do segundo grupo encontraram aplicação na construção naval, indústria automotiva, aviação, ou seja, onde os sistemas de comunicação devem ser leves e altamente duráveis. A seção transversal dos tubos de cobre pode ser redonda, retangular ou quadrada. Via de regra, os tubos perfilados não são utilizados em sistemas de aquecimento.
Os tubos de paredes espessas têm seção transversal redonda, a espessura da parede varia na faixa de 0,8 a 10 mm. Diferentes graus de cobre são utilizados em sua produção: M1, MP3, MP1 e outros. O índice digital aqui indica o grau de pureza da liga. Isso não afeta de forma alguma as características do tubo em si. Tubos de paredes finas têm espessura de parede de 0,15 a 0,7 mm.
A norma estadual permite a medição de tubos de cobre tanto no sistema métrico quanto em polegadas.A designação do primeiro indica o diâmetro externo e o último indica o diâmetro interno. A marcação dos tubos utilizados na instalação de sistemas de aquecimento é feita em polegadas.
Para a fabricação de trocadores de calor internos, são utilizados tubos de cobre com diâmetro de até 10 mm. Este diâmetro, combinado com uma transferência de energia altamente eficiente, garante o máximo desempenho deste dispositivo.
Tubos de 3/8 de polegada ou maiores são usados nos próprios sistemas de aquecimento. Proporcionam aquecimento eficiente com baixo consumo de energia.
Especificações das marcações de decodificação
O documento regulamentar que define os padrões para tubos de cobre utilizados para aquecimento é GOST 617-2006. Ele especifica os requisitos para o tipo de cobre, faixa de seções e espessura da parede.
Os produtos de cobre possuem marcações próprias, decifrando as quais você poderá conhecer as características do tubo:
- Método de preparação. É designado pelas letras D e G. A primeira indica que o tubo é estirado a frio. São feitos em comprimentos de 1,5 a 6 M. Em segundo lugar, o produto é feito por prensagem. De acordo com as exigências regulamentares, são fabricados em comprimentos de 1 a 6 m.
- Geometria da seção do tubo. KR - seção em forma de círculo.
- Fabricação de precisão. Letras N e P. N - normal, P - aumentado.
- Estado. M, P, T, L, R, Ch. Esses índices indicam macio, semiduro, duro, macio com maior ductilidade, semiduro com maior resistência, duro com maior resistência, respectivamente.
- Comprimento. ND - o índice indica que o tubo não é medido, MD - significa um tubo medido, KD - medido múltiplo, BT - em bobinas.
- Condições especiais. Y - o comprimento do tubo em bobinas aumenta, B - o tubo aumenta a precisão em termos de comprimento, K - o tubo aumenta a precisão na curvatura.
Para maior clareza, um exemplo: digamos que haja uma marcação no tubo no formato DKRNM 32 x 3 x 3000 M2 B.
Pode ser decifrado da seguinte forma: um tubo deformado a frio com seção redonda de precisão normal, feito de cobre macio, com seção externa de 32 mm e espessura de parede de 3 mm. É uma peça medida de 3000 mm de comprimento, feita de cobre grau M2.
Durante o processo de produção, os tubos de cobre podem ser submetidos a tratamento térmico e são então chamados de recozidos. Quando esta etapa é excluída do processo, a saída são tubos não recozidos.
Todos os três tipos de tubos de cobre são adequados para mobiliar residências particulares, uma vez que a pressão nos circuitos de aquecimento dos mesmos nunca excede os valores especificados, mesmo para variedades suaves.
A marcação fica assim:
No primeiro caso, os produtos adquirem plasticidade, mas perdem resistência à deformação. Tubos feitos sem recozimento apresentam características de resistência aumentadas, mas é quase impossível dobrá-los.
Vantagens dos dutos de cobre
Todas as vantagens dos tubos de cobre decorrem das propriedades únicas deste material, cujos produtos:
- Eles são inofensivos e possuem propriedades bactericidas.
- Não envelhecem por muito tempo e não perdem suas características de desempenho.
- Resistente à corrosão e à radiação ultravioleta. Eles operam em uma ampla faixa de temperatura - de -200 a +350⁰С.
- Imune aos efeitos do cloro na água da torneira.
- Possuem alta condutividade térmica, o que aumenta a eficiência do sistema de aquecimento.
- A placa não se forma na superfície de tubos de cobre com baixo coeficiente de rugosidade.
- Resistente ao congelamento. O gasoduto não entra em colapso e não perde suas características originais, sendo submetido a congelamentos até quatro vezes.
- Capaz de manter propriedades de resistência sob pressão atingindo 200 – 400 atmosferas.
- Resistente à vibração.
- Eles têm uma ampla gama de produtos.
- 100% reciclável.
Muitas pessoas são frequentemente impedidas de escolher tubos de cobre para aquecimento, tanto pelo alto preço do próprio gasoduto quanto pelos consumíveis.
Os tubos de cobre são leves e podem ser cortados, dobrados e soldados. O método de conexão mais popular gasoduto de cobre - soldagem em altas temperaturas com solda prata-bronze. A instalação mais rápida é realizada com acessórios.
Recursos de escolha para aquecimento
O cobre possui características próprias, que impõem restrições operacionais e técnicas ao seu uso. Esses pontos devem ser levados em conta quando instalação de sistema de aquecimento.
Embora os tubos de cobre sejam conhecidos por sua resistência, eles podem suportar facilmente picos de pressão, mudanças de temperatura e congelamentos repetidos; eles não suportam bem o estresse mecânico. Portanto, ao instalar uma tubulação, deve ser fornecida proteção contra impactos.
Um refrigerante como a água contém areia e outras partículas suspensas. O resultado do seu impacto no cobre macio é a erosão. Para evitar este fenômeno, é necessário incluir filtros purificadores de água no sistema.
A vida útil dos tubos também é afetada pela dureza da água. O valor deste indicador em miligramas abaixo de 1,42 e acima de 3,1 reduz significativamente sua longevidade. Isso se explica pelo fato do cloro dissolvido na água reagir com a película de óxido presente nas paredes da tubulação. O resultado é uma armadura protetora durável.
Se a dureza da água não atender aos padrões, essa camada protetora começa a se deteriorar e, devido à presença de cloro, ela é regenerada. Se este processo for repetido muitas vezes, os recursos de cobre esgotam-se.
Conectando pipeline método de soldagem, o superaquecimento, que afeta negativamente a resistência, deve ser evitado. O fluxo que permanece após a soldagem deve ser removido, pois pode causar corrosão.
Se você precisar dobrar um tubo de cobre, precisará usar uma ferramenta especial para isso. Um tubo dobrado sem sucesso pode ser corrigido uma vez e então tudo o que resta é remover a seção amassada.
A opção ideal é instalar um sistema de aquecimento a partir das mesmas tubulações. Se por algum motivo isso não funcionar, você precisará usar acessórios de transição - latão ou bronze. Adaptadores feitos de outros materiais podem não oferecer compatibilidade eletroquímica.
Para evitar que tubos feitos de outros materiais corroam sob a influência do cobre, é necessária uma certa sequência de conexão de tal tubulação combinada em relação ao vetor de movimento do fluxo de água. Os tubos de cobre devem ser instalados após elementos feitos de outros metais.
Se planejado dispositivo de sistema de aquecimento Ao colocar tubos dentro da parede, você precisa usar tubos de cobre em uma bainha de plástico. Não servirá apenas como isolamento térmico, mas também protegerá o metal da destruição. Tubos de cobre e correntes parasitas têm um efeito prejudicial.
Unindo tubos de cobre
Os tubos de cobre são conectados usando diferentes métodos. As duas abordagens mais populares para esse problema são soldagem e montagem usando acessórios de compressão ou de pressão. São feitas principalmente conexões permanentes e condicionalmente destacáveis.
Praticamente não há peças adicionais em tal tubulação, exceto os elementos com os quais os dispositivos estão conectados à tubulação. Para instalar o sistema usando este método, são necessárias ferramentas especiais. Sem as qualificações adequadas, é difícil fazer uma conexão por soldagem ou soldagem.
O uso de acessórios facilita a instalação, exige menos esforço e reduz o tempo de montagem da tubulação. Este tipo de conexão pode ser removível ou permanente.
A conexão destacável é feita por meio de acessórios autotravantes, roscados e de compressão. Este método complica o projeto, as conexões devem ser verificadas periodicamente, mas mesmo uma pessoa sem experiência pode realizar a instalação.
Conexões de crimpagem permanentes
A fim de juntar tubos de cobre Os fabricantes produzem acessórios especiais que diferem em finalidade, métodos de instalação e material de que são feitos.
Com base na sua finalidade, existem os seguintes acessórios:
- Curvas necessárias para unir tubos de diferentes seções para conexões de canto.
- Cruzes, também chamadas de tees e utilizadas na instalação de ramais da tubulação principal.
- Acoplamentos utilizados em rotas retas para conectar tubos de cobre de diferentes diâmetros.
- Acessórios push-in, que são utilizados na instalação de automação em um sistema de aquecimento.
Para tubos de cobre, os acessórios de compressão feitos de cobre, latão e bronze são os mais escolhidos. Às vezes, os acessórios de latão são tratados com níquel para lhes dar resistência extra.
Os elementos de latão para conectar tubos de cobre são mais baratos que os de cobre e não são inferiores em resistência ao aço inoxidável. Todas as ferragens, independente do fabricante, possuem dimensões regulamentadas por normas internacionais e são intercambiáveis.
Permanente é uma conexão usando o método de prensagem. Como o cobre é muito dúctil, a instalação é realizada com acessórios de pressão e mangas de crimpagem. Em termos de estanqueidade e resistência, tal conexão pode ser comparada à soldagem e é mais forte que a de compressão.
Visualmente, os acessórios de pressão são semelhantes aos conectores para soldagem capilar. A diferença é a presença de um O-ring feito de polímero de alta qualidade.
Ao instalar um sistema de aquecimento com tubos de cobre de pequeno e médio diâmetro, utiliza-se principalmente a soldagem de baixa temperatura. A soldagem é usada quando tubos de grande seção transversal são usados. O método de prensagem é muito procurado na instalação de pisos aquecidos.
Conectores de compressão
Para instalar conexões de compressão, não há necessidade de equipamentos especiais ou uso de chama aberta. Tudo que você precisa são chaves inglesas, um mandril calibrador e uma fresa. Para fazer essas conexões, são necessários acessórios push-in ou de compressão.
Existem 2 tipos de acessórios de compressão - alguns, com índice A, conectam tubos duros e semiduros, outros, designados com índice B, conectam tubos macios e semiduros. A conexão inclui um corpo, uma porca de crimpagem e um anel de crimpagem de cobre, que é achatado quando é aplicada pressão sobre ela.
Isso torna a conexão vedada e resistente à fadiga por vibração. A ligação é feita de acordo com o mesmo esquema da instalação de acessórios de pressão.
As extremidades de união dos segmentos de tubo de cobre são limpas, a geometria da seção é verificada com um medidor, um anel de crimpagem é colocado e as extremidades do tubo são inseridas na conexão até parar. A porca é primeiro apertada manualmente e, quando o tubo fica imóvel em relação ao conector, eles pegam a ferramenta e apertam.
Para força conexões de tubos de cobre Com a ajuda de acessórios, a instabilidade de temperatura e os picos de pressão têm um efeito enfraquecedor.Depois de um certo tempo, as vedações se desgastam. Para monitorar esse elo fraco no sistema, os conectores devem estar localizados de forma que sejam facilmente acessíveis.
Os tubos de cobre não podem ser rosqueados. Para conectá-los com peças roscadas, são produzidos adaptadores especiais. Seu design prevê a presença de um soquete que conecta a conexão ao tubo por meio de crimpagem ou soldagem e rosqueamento no lado oposto.
Situações de emergência em um sistema de aquecimento montado a partir de tubos de cobre são extremamente raras, mas se isso acontecer, tubos de igual diâmetro são temporariamente conectados com esticadores. Você deve saber que todos os tipos de conexões não reduzem as características de resistência do sistema de aquecimento.
As conexões aumentam a espessura das paredes do tubo e, no local da soldagem, com o tempo, a conexão fica mais forte, ultrapassando a resistência da própria tubulação.
Acessórios para solda de cobre
Esses acessórios são chamados de capilares. A conexão com a ajuda deles requer a presença de solda.A chave é acertar escolhendo um acessório para um tubo de cobre. Sua seção transversal interna deve ser 0,1 - 0,15 mm maior que o diâmetro externo do tubo.
A tecnologia é simples:
- corte o tamanho de tubo necessário;
- proteger;
- remova o chanfro por fora e por dentro usando um removedor de chanfro;
- limpe o tubo, bem como o interior da conexão, novamente até aparecer um brilho fosco;
- cubra a extremidade do tubo. Projetado para ser colocado na conexão e na própria conexão por dentro com uma pasta especial;
- insira o tubo no elemento de conexão e gire-o;
- limpe a pasta saliente, caso contrário ela irá interagir com o metal;
- aqueça a conexão com queimador de gás ou secador de cabelo;
- traga a solda para a lacuna depois que o fluxo começar a derreter e clarear;
- O processo é concluído quando a solda flui por toda a superfície e preenche a lacuna uniformemente.
Para não desperdiçar o excesso de solda, você pode enrolá-lo no tubo antes de soldar e cortar o excesso. Após a conclusão soldar tubos de cobre o composto é deixado esfriar à temperatura ambiente.
Depois de instalar todo o sistema de aquecimento, lave-o com água quente. Este procedimento ajudará a eliminar qualquer pasta restante dos canos. Os pontos de conexão são inspecionados do lado de fora da tubulação. Se o fluxo ou a solda permanecerem em algum lugar, remova-os com um pano úmido.
Irá familiarizá-lo com as orientações para escolha de tubos de cobre para a construção de um sistema de abastecimento de água próximo artigo, dedicado às suas características técnicas e especificidades de marcação.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Sobre os prós e contras dos tubos de cobre:
Vídeo nº 2. Treinamento para trabalhar com tubos de cobre:
Se compararmos tubos de cobre com tubos de polímero e aço, os primeiros se distinguem pela maior qualidade e confiabilidade. Apesar do alto custo, eles encontram seus consumidores e sua popularidade está crescendo.
O principal é escolher os consumíveis adequados e, se você mesmo fizer a instalação, um sistema de aquecimento feito de tubos de cobre custará muito menos.
Gostaria de nos contar como comprou tubos de cobre para a construção de um circuito de aquecimento? Você conhece as nuances tecnológicas da montagem de dutos de cobre que não são abordadas no artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.