Composto tubos de cobre: instruções e comparação de várias tecnologias de instalação
Os tubos de cobre são utilizados na instalação de sistemas de abastecimento de água quente, abastecimento de água quente, ar condicionado, aquecimento e abastecimento de gás.Eles são caros, mas duráveis, flexíveis e resistentes à corrosão. Mas para que as comunicações de engenharia deles durem décadas, a conexão dos tubos de cobre deve ser feita corretamente.
Diremos como instalar tubulações de cobre que garantem a estanqueidade do meio transportado ou do refrigerante circulante. O artigo apresentado para revisão descreve detalhadamente as tecnologias de instalação. Tendo em conta os nossos conselhos, a construção dos sistemas será concluída na perfeição.
O conteúdo do artigo:
As nuances de trabalhar com tubos de cobre
Para instalar tubulações internas na casa, você pode escolher uma tubulação de plástico, metal-plástico ou aço inoxidável. Mas apenas o análogo de cobre pode durar mais de meio século sem problemas ou grandes reparos.
Na prática, os sistemas de tubulação de cobre instalados corretamente funcionam corretamente durante toda a vida útil de uma casa de campo ou prédio de apartamentos.
Os tubos de cobre não têm medo de cargas térmicas prolongadas, cloro e radiação ultravioleta. Quando congelam, não racham e quando a temperatura do ambiente interno (água, esgoto, gás) muda, não alteram sua geometria.
Ao contrário dos análogos de plástico, dutos de cobre não ceda. Este plástico está sujeito à expansão a altas temperaturas; isto não acontece com o cobre por definição.
Os produtos de tubos de cobre têm duas desvantagens - alto preço e maciez do metal. Porém, o alto custo do material compensa com uma longa vida útil.
E para evitar que as paredes das tubulações sejam danificadas por dentro pela erosão, devem ser instalados filtros no sistema. Se não houver contaminantes na forma de partículas sólidas na água, não haverá problemas com a destruição de tubulações.
Requisitos para processamento e soldagem de tubos
Ao trabalhar com tubos de cobre, devem ser observadas as seguintes regras:
- Ao instalar o abastecimento de água quente ou o abastecimento de água quente por soldagem, você deve evitar o uso de solda de chumbo - o chumbo é muito tóxico.
- A velocidade do fluxo de água não deve ser superior a 2 m/s, caso contrário, as menores partículas de areia ou outra substância sólida começarão gradualmente a destruir as paredes do tubo.
- Ao usar fluxos, após a conclusão da instalação, o sistema de tubulação deve ser lavado - o fluxo é uma substância agressiva e contribuirá para a corrosão das paredes dos tubos de cobre.
- Ao soldar, não permita o superaquecimento da junta - isso pode levar não apenas à formação de uma junta com vazamento, mas também à perda de resistência do produto de cobre.
- Recomenda-se que as transições de tubos de cobre para outros metais (aço e alumínio) sejam feitas usando acessórios adaptadores de latão ou bronze - caso contrário, os tubos de aço e alumínio começarão a corroer rapidamente.
- Rebarbas (depósitos metálicos) e rebarbas nos locais de corte devem ser removidas - sua presença leva à formação de turbulência turbulenta no fluxo de água, o que contribui para a erosão e reduz a vida útil da tubulação de cobre.
- Ao preparar tubos de cobre para conexão, é estritamente proibido o uso de abrasivos - as partículas que permanecem no interior após a instalação podem causar danos ao metal e formação de fístula.
Se no sistema de encanamento ou aquecimento de uma casa, além do cobre, também houver tubos ou elementos feitos de outros metais, o fluxo de água deve ir deles para o cobre, e não vice-versa. O fluxo de água do cobre para o aço, zinco ou alumínio levará à rápida corrosão eletroquímica das últimas seções da tubulação.
Devido à ductilidade e resistência do metal, os tubos de cobre podem ser cortados e dobrados sem problemas. A rotação da tubulação pode ser feita usando um dobrador de tubos ou acessórios. E para a instalação de ramais e conexões com diversos dispositivos, existem muitas peças feitas de plásticos resistentes ao calor, latão, aço inoxidável e bronze.
Sobre a interação do cobre com outros metais
Na maioria das residências particulares, as tubulações de água doméstica são montadas com tubos de aço e alumínio. Os sistemas de aquecimento também contêm radiadores de aço ou alumínio. A inserção incorreta em tal roteamento de tubos de cobre está repleta de problemas consideráveis.
A melhor opção de instalação é utilizar tubos e dispositivos feitos exclusivamente de cobre e suas ligas. Hoje em dia você pode encontrar facilmente radiadores bimetálicos de alumínio-cobre, bem como acessórios e válvulas de corte correspondentes. Vale a pena combinar metais diferentes apenas em casos extremos.
Se a combinação for inevitável, então o cobre deverá ser o elemento final na cadeia de elementos do gasoduto. É impossível livrar-se de sua capacidade de conduzir corrente elétrica.
E mesmo na presença de uma corrente fraca, esse metal cria pares galvânicos com aço, alumínio e zinco, o que inevitavelmente leva à sua corrosão prematura. Ao instalar um sistema de abastecimento de água, devem ser inseridos adaptadores de bronze entre eles.
Outro problema potencial é o oxigênio na água. Quanto maior o seu conteúdo, mais rapidamente os tubos corroem. Isso se aplica a tubulações feitas do mesmo metal e de metais diferentes.
Freqüentemente, os proprietários de casas cometem um erro grave ao trocar frequentemente o líquido refrigerante no sistema de aquecimento. Isso só leva à adição de porções de oxigênio completamente desnecessárias. É melhor não trocar completamente a água, mas adicioná-la quando for necessário.
Escolha de montagem: destacável vs permanente
Para conectar tubos de cobre em um único sistema de pipeline, você pode usar várias maneiras de conectá-los. Vários encanadores usam acessórios de crimpagem e pressão, soldagem ou soldagem. Mas antes de começar a trabalhar, você precisa decidir se o pipeline deve ser permanente ou destacável.
Existem três tecnologias de instalação para conectar tubos de cobre:
- soldagem elétrica;
- soldar com maçarico ou ferro de solda elétrico;
- pressionando.
Todas essas tecnologias podem ser utilizadas na formação de sistemas destacáveis e de peça única. Aqui é mais uma questão de usar uma variedade de acessórios e adaptadores ou recusá-los.
Se o sistema de tubulação precisar ser destacável e também mais fácil de reparar e adicionar novos elementos, então as conexões deverão ser destacáveis.
Acessórios são usados para isso:
- compressão;
- rosqueado;
- auto-fixação.
É mais fácil fazer você mesmo conexões destacáveis, você pode até fazer isso sem soldar. Eles não exigem qualificações excessivamente altas do mestre.
No entanto, tais unidades requerem inspeção e aperto constantes das porcas para evitar vazamentos. Mudanças na pressão e temperatura no sistema levam ao enfraquecimento dos fixadores. E de vez em quando é recomendável apertá-los.
Se o acesso aos tubos de cobre for planejado para ser hermeticamente fechado com acabamento ou betonilha, então é melhor conectá-los em uma estrutura integral por meio de soldagem ou soldagem. Este sistema é mais confiável, durável e resistente à abrasão.
Esculturas são proibidas em produtos de cobre. Este metal é muito macio em sua estrutura. Ao instalar uma tubulação destacável, todas as conexões roscadas devem ser feitas com acessórios. Este último pode ser conectado a um tubo de cobre por prensagem ou soldagem.
Antes de fazer as conexões, os tubos de cobre são preparados de forma especial:
Três métodos principais de conexão
Antes de conectar seções de tubos de cobre, elas devem ser cortadas de acordo com o diagrama de fiação e preparadas. Você precisará de um cortador de tubos ou serra, um dobrador de tubos e uma lima. E para limpar as pontas, uma lixa de grão fino não faz mal.
Somente tendo em mãos um diagrama do futuro sistema de dutos você pode calcular a quantidade necessária de consumíveis. É necessário decidir com antecedência onde e com que diâmetro serão instalados os tubos. Também é necessário entender claramente quantos elementos de conexão são necessários para isso.
Opção nº 1: Soldar tubos de cobre
Para realizar soldagem automatizada ou manual de tubos de cobre, são necessários eletrodos e gás para criar um ambiente protetor (nitrogênio, argônio ou hélio). Você também precisará de uma máquina de solda DC e, em alguns casos, de uma tocha. O eletrodo pode ser de grafite, tungstênio, cobre ou carbono.
A principal desvantagem desta tecnologia de instalação são as diferenças significativas nas características da costura resultante e do metal do tubo. Eles diferem na composição química, estrutura interna, condutividade elétrica e térmica. Se a soldagem for realizada incorretamente, a junta poderá até se separar posteriormente.
Somente um artesão qualificado pode soldar tubos de cobre adequadamente. Isso requer certos conhecimentos e habilidades.
Esta opção de instalação possui muitas nuances tecnológicas. Se você planeja fazer tudo sozinho, mas não tem experiência em trabalhar com uma máquina de solda, é melhor usar um método de conexão diferente.
Opção nº 2: Soldagem capilar
Em condições domésticas, os tubos de cobre raramente são conectados por soldagem de acessórios de encanamento. É muito complexo, requer habilidades especializadas e consome muito tempo. É mais fácil usar o método de soldagem capilar com maçarico a gás ou maçarico.
A soldagem de tubos de cobre acontece:
- baixa temperatura - são utilizadas soldas macias e maçarico;
- alta temperatura - são utilizadas ligas refratárias e uma tocha de propano ou acetileno.
Não há nenhuma diferença particular no resultado final destes métodos de soldagem de tubos de cobre Não tenho. A conexão em ambos os casos é confiável e resistente a rasgos. A costura com o método de alta temperatura é um pouco mais resistente.Porém, devido à alta temperatura do fluxo de gás do queimador, aumenta o risco de queimadura no metal da parede do tubo.
São utilizadas soldas à base de estanho ou chumbo com adição de bismuto, selênio, cobre e prata. No entanto, se forem soldados tubos para um sistema de abastecimento de água potável, é melhor evitar a opção de chumbo devido à sua toxicidade.
Existem dois métodos para soldar tubulações de cobre:
- em forma de sino;
- usando acessórios.
A primeira opção envolve expandir a extremidade de um dos tubos conectados com um expansor especial. Em seguida, este soquete é colocado no segundo tubo e a junta é soldada com solda.
A extremidade é expandida para que haja um espaço de 0,1–0,2 mm entre as paredes externa e interna dos produtos conectados. Não é necessário mais nada. A solda, devido ao efeito capilar, ainda preencherá toda a lacuna disponível.
Nesta tecnologia, é importante não danificar o tubo durante a expansão. Se for de cobre maciço (R 290), deverá ser pré-queimado. Neste caso, o metal na junta adquire as propriedades de um análogo macio. É importante não esquecer essas mudanças ao calcular os parâmetros de pressão operacional na tubulação.
Para simplificar a soldagem de elementos de tubulação de cobre com as próprias mãos, basta adquirir acoplamentos, voltas, tês e plugues prontos. Eles já têm a campainha necessária. O uso dessas peças aumenta o custo do trabalho de instalação, mas o simplifica bastante.
Para limpar o metal no local da soldagem e lubrificar a solda, as extremidades dos tubos conectados são revestidas com fluxo. Deve ser aplicado apenas na parte externa das paredes dos tubos. Não trata tomadas e acessórios por dentro. Isto simplesmente não é necessário.
Para realizar a soldagem, os tubos são inseridos no soquete e aquecidos com queimador. Quando a temperatura desejada é atingida, a solda é aplicada na lacuna. Começa a derreter e fluir para dentro.
Se entrar muito na junta, vazará de dentro da tubulação, o que levará ao estreitamento do diâmetro interno do tubo. E se a vazão for baixa, a conexão não será suficientemente soldada.
Se surgirem problemas com o uso de solda, você poderá usar acessórios que já a possuam nos volumes necessários. Para simplificar o trabalho, uma correia capilar feita da liga apropriada é agora inserida de dentro para fora nesses elementos de conexão na fábrica. Esta parte só precisa ser colocada no cano e aquecida com queimador.
Opção nº 3: conexões push-in e acoplamentos de pressão
Uma pedaço conexão de tubo de cobre também pode ser feito usando acoplamentos de pressão ou acessórios de compressão (pinça). Eles usam um O-ring em vez de solda. A primeira opção é fixada no tubo com um alicate especial, e a segunda - com porcas de capa e chave inglesa.
Quando a porca é apertada, a extremidade de um tubo de cobre é pressionada contra a outra. Como resultado, o cobre é aterrado, criando uma conexão forte e sem lacunas. Vazamentos ao usar tais acoplamentos são praticamente eliminados.
Para montar e instalar uma tubulação de cobre você precisará cortador de tubos especializado, projetado para dividir esse tipo específico de material em segmentos. Nosso artigo apresentará as diretrizes para a escolha desta ferramenta.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Você pode ver como é trabalhar com tubos na prática nos vídeos a seguir.
Vídeo nº 1. Tudo sobre soldar tubos de cobre com maçarico a gás:
Vídeo nº 2.Análise de erros típicos na conexão de tubos de cobre com solda macia:
Vídeo nº 3. Sobre os recursos de instalação de acessórios de pressão:
Existem várias maneiras de conectar tubos de cobre com acessórios. Alguns deles são mais fáceis de fazer sozinho, enquanto outros são mais baratos, mas requerem ferramentas especiais. Não há nada particularmente complicado nessa instalação.
Porém, antes de começar a soldar diretamente a tubulação, vale a pena praticar o uso da tocha. Durante o trabalho, o cobre não deve ser queimado.
Você conhece as nuances tecnológicas da conexão de tubos de cobre que não são mencionadas no artigo? Gostaria de nos contar como montou um duto de cobre com suas próprias mãos? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, compartilhe suas impressões e fotos sobre o tema.
Percebi que onde quer que encontrasse tubos de cobre, eles preferiam conectá-los por soldagem. Embora, em princípio, você possa usar acessórios, isso só demorará um pouco mais. Mas de alguma forma os adaptadores nunca foram encontrados ainda. Eu nem sei por que isso acontece. Talvez porque sem eles as juntas ficam praticamente invisíveis e podem ser facilmente pintadas com tinta de cor adequada. Eu provavelmente também usaria solda para conectá-lo sozinho.