Instalação de tubos de aquecimento de cobre: características da tecnologia de execução da obra
Apesar do surgimento no mercado de materiais práticos e baratos, os tubos de cobre ainda são utilizados com sucesso para a montagem da fiação interna de circuitos de aquecimento.Mas o cobre é um material caro, portanto a instalação de tubos de aquecimento de cobre deve ser realizada após estudo cuidadoso das regras e regulamentos.
A eficiência do sistema acabado depende tanto da qualidade do equipamento quanto da habilidade de fazer as conexões.
Vejamos juntos as características dos dutos de aquecimento de cobre e sua tecnologia de instalação.
O conteúdo do artigo:
Diferenças entre tubulações de cobre para aquecimento
O cobre possui toda uma gama de qualidades positivas que o diferenciam de outros materiais. Se o projeto de construção permitir a utilização de elementos tão caros, deverá ser adquirido um kit para a fiação interna do sistema de aquecimento tubos e acessórios de cobre na quantidade incluída na estimativa.
Prós dos dutos de cobre:
- a capacidade de expansão do metal facilita a resistência a altas temperaturas do refrigerante, mudanças bruscas de temperatura e até mesmo congelamento da água;
- pelo mesmo motivo, o cobre resiste perfeitamente às quedas de pressão na rede, tanto quanto possível martelo hidráulico;
- o metal avermelhado é resistente à água dura contendo impurezas estranhas - cal, cloro, etc.;
- o material não possui lisura ideal das paredes internas, porém, o baixo grau de rugosidade protege contra a formação de calcário e cria pouca resistência à movimentação do refrigerante;
- o cobre é conhecido por resistir ao desenvolvimento de bactérias patogênicas e à formação de mofo;
- a combinação de resistência e suavidade permite criar dutos de vários designs;
- em alguns casos, a fiação de aquecimento tem uma função decorativa, embora circuitos mais seguros de cobre para água fria ou gasoduto sejam recomendados para decoração de ambientes.
Para evitar que inclusões estranhas se depositem nas tubulações e reduzam a funcionalidade, são impostos requisitos especiais ao refrigerante: a água deve ser limpa e filtrada.
Mas os tubos de cobre também têm suas desvantagens, sendo a principal delas o alto custo. Se tomarmos para comparação dois tubos de um metro de comprimento e 26 mm de diâmetro feitos de metal-plástico e cobre, o primeiro custará 147 rublos e o segundo – 486 rublos. Acontece que a fiação de cobre custará mais de 3 vezes mais.
O cobre é seletivo em relação a outros metais, portanto as conexões devem ser selecionadas com cuidado. Peças de alumínio, duralumínio ou aço causam uma reação eletroquímica e corrosão rápida.
Portanto, eles geralmente usam elementos de conexão de cobre “nativo” ou latão, bronze, cromado ou niquelado. A solda de estanho ou PIC é usada apenas durante o processo de soldagem.
Requisitos regulamentares para tubos
Se você está totalmente satisfeito com o cobre como material e o custo dos produtos não o incomoda, é necessário verificar a conformidade de todos os componentes do sistema com os padrões estaduais.
Documentos que regulamentam a instalação da fiação também serão úteis - STO NP "AVOK" 6.3.1–2007 “Dutos feitos de tubos de cobre...” e SP 40–108–2004 “Projeto e instalação…”. Requerimentos para Gama de Produtos, composição do refrigerante, características do tubo.
Dados de tabelas e gráficos ajudarão na escolha das soldas. Material sobre proteção anticorrosiva, trabalhos de reparo e métodos de cálculo pode ser útil.
Tecnologias e regras de instalação
Primeiro, vejamos as regras gerais relativas à instalação de dutos de cobre. Como você sabe, o metal é um excelente condutor. Para fornecer proteção contra correntes parasitas, bem como reduzir o risco de corrosão, você pode usar produtos em um invólucro de polímero.
Na prática privada é bastante raro, mas na indústria ainda é utilizada a montagem de dutos de aço e cobre. Neste caso, recomenda-se a utilização de aço para risers e cobre para fiação, ou seja, os produtos siderúrgicos devem estar na primeira posição em termos de corrente de refrigeração. Conectores de magnésio são necessários.
Existem várias formas de conectar produtos, a escolha de cada uma delas depende da situação específica:
- soldagem capilar com solda;
- acessórios de compressão;
- acessórios prensados;
- instalação rosqueada.
O último método praticamente não é utilizado porque perdeu relevância. Soldagem e crimpagem diferem no grau de intensidade de trabalho, técnica de execução e presença de ferramentas diferentes, mas são igualmente procuradas. Vejamos três tecnologias populares de construção de dutos.
Como conectar tubos usando solda capilar?
A soldagem leva mais tempo, mas as conexões feitas são duráveis e firmes. A melhor opção para resolver os problemas do dia a dia é usar solda macia. A temperatura operacional não excede 250 °C.
O uso de solda dura aumenta a resistência, mas o trabalho exigirá equipamentos caros e condições especiais, já que o processo de soldagem ocorre em temperaturas superiores a 700°C.
Com a ajuda da soldagem, são criadas conexões permanentes, que são feitas pelo método de soquete ou por meio de acessórios.Com a tecnologia de soquete, uma extremidade do tubo deve ser expandida para que, quando os elementos forem unidos, se forme um vão de 0,2-0,3 mm de largura entre suas paredes.
Ele é preenchido com solda, após o que é criada uma conexão selada. Mas vamos dar uma olhada mais de perto na soldagem com acessórios, a mais popular entre os instaladores.
Materiais e ferramentas para trabalho
É necessário preparar tubos e conexões de cobre, mas não o primeiro tipo que aparece, mas aqueles especialmente projetados para soldagem.
Ferramentas para realizar o trabalho:
- queimador de gás – propano suficiente;
- expansor de tubo (calibrador);
- cortador de Tubos, uma vez que tesouras de metal deformam o formato do tubo;
- chanfro;
- equipamentos para limpeza e polimento (lixa fina, pincéis, panos).
Na hora de escolher a solda, é melhor escolher a opção com base de estanho. Além do estanho, a solda pode conter bismuto ou prata. Esse tipo é bom porque seu ponto de fusão é muito inferior ao dos produtos de cobre.
Você pode ler mais sobre soldas para soldar tubos de cobre em este material.
Durante o processo de soldagem, a solda assumirá o estado líquido e poderá preencher hermeticamente a lacuna de conexão, enquanto os elementos de cobre não reagirão a altas temperaturas.
Para facilitar o trabalho de instalação, você pode usar acessórios especiais para soldagem em baixa temperatura.Eles diferem porque nas extremidades possuem uma ranhura estreita preenchida com solda.
A soldagem de baixa temperatura (suave) é típica para trabalhos domésticos, enquanto a soldagem de alta temperatura (dura) é usada na produção. O tipo rígido também é utilizado na conexão de tubulações de sistemas de ar condicionado e unidades de refrigeração.
Descrição do processo de soldagem
O cobre é um material maleável, não é difícil trabalhar com ele, mas se você não tem experiência, é melhor praticar primeiro em seções desnecessárias de tubos.
A conexão deve esfriar e depois enxaguar completamente a junta com água limpa. Se a solda restante não for removida, causará corrosão com o tempo. Não é recomendado acelerar o processo de resfriamento com ar frio ou água, em condições naturais a conexão esfria em 7 a 10 minutos.
Também recomendamos que você leia as instruções passo a passo para soldar tubos de cobre. Leia mais - leia Avançar.
Tomando precauções
A soldagem, diferentemente dos métodos de conexão por crimpagem, é uma atividade perigosa que requer o uso de equipamento de proteção. Além das roupas de trabalho de material grosso, é necessário usar luvas, além de óculos com óculos especiais ou plásticos.
Alguns tipos de soldas contêm flúor e cádmio e, quando o fluxo é aquecido, também são liberados compostos nocivos, por isso é necessário manter a janela aberta durante a operação.
Instruções de instalação usando acessórios
Existem dois tipos de acessórios de compressão - os chamados acessórios de compressão e compressão. Eles criam conexões completamente diferentes, portanto, antes de começar a trabalhar, você precisa decidir que tipo de conexões gostaria de ver: permanentes ou condicionalmente destacáveis.
Os acessórios de pressão são semelhantes aos acessórios de solda, mas possuem reentrâncias rasas nas bordas com juntas de vedação. Com alicates de prensa especiais, que possuem um conjunto de bicos para diferentes diâmetros, é realizada a crimpagem.
Como resultado, cria uma ligação selada e permanente que não pode ser reparada e, em caso de acidente, só pode ser substituída.
A prensagem cria uma conexão forte e confiável das peças, mantendo a geometria dos tubos e não deformando os elementos de conexão. Há uma nuance na prensagem de produtos de cobre “macios”: antes da operação, uma luva de suporte é inserida no tubo, que resiste à deformação do material flexível
O processo de prensagem é simples e não leva muito tempo. As ferramentas necessárias são um conjunto padrão para corte e processamento de tubos, bem como um alicate de pressão com o acessório necessário.
A prensagem é considerada um método confiável. Se você planeja isolar termicamente tubos de cobre, pode usar tubos isolantes, que são fáceis de colocar mesmo em estruturas curvas. Após a prensagem, a rede de aquecimento acabada pode ser mascarada em ranhuras, coberta com revestimento decorativo e preenchida com betonilha.
O segundo tipo de acessórios é a compressão. Eles diferem no design e no processo de instalação.
O procedimento de crimpagem é o seguinte:
- uma porca é colocada frouxamente na extremidade preparada do tubo;
- então a pinça é colocada;
- por último, o corpo do encaixe é colocado até parar;
- a porca é aparafusada manualmente ao longo da rosca, pressionando simultaneamente o anel bipartido;
- A conexão é apertada com uma chave ajustável ou dimensionada.
Durante o processo de crimpagem por compressão, o anel de corte segura firmemente o tubo, criando uma conexão forte e hermética. A porca pode se soltar com o tempo, portanto as tubulações com este tipo de instalação devem passar por manutenção regular.
As conexões são condicionalmente destacáveis, pois podem ser desmontadas, porém, se necessário, o fragmento com o anel preso deverá ser removido e um novo encaixe instalado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Dependendo da localização da tubulação, do diâmetro dos produtos e das condições de instalação, você pode escolher um método ou outro. Dicas úteis para usá-los são apresentadas nos vídeos a seguir.
Recomendações para prensagem de tubos de pequeno e grande diâmetro:
Como é feita a soldagem:
Visão geral de todos os tipos de acessórios:
Nuances de soldagem - aplicação prática:
Todo método de conexão de tubo possui características próprias que devem ser levadas em consideração na fase de projeto. As tecnologias de crimpagem parecem mais simples, enquanto a soldagem requer experiência e habilidade profissional.
Se a montagem independente de um gasoduto parecer difícil, recomendamos convidar um especialista para ajudá-lo e, sob sua orientação, instalar uma rede de aquecimento a partir de tubos de cobre.
Se você possui a experiência e o conhecimento necessários na instalação de tubulações de cobre, compartilhe com nossos leitores. Talvez você conheça algumas sutilezas de instalação que não mencionamos neste artigo? Por favor, deixe seus comentários no bloco abaixo.
Os tubos de aquecimento de cobre são um belo luxo. Material muito caro e custo de instalação bastante elevado. Se você montar um sistema usando acessórios de compressão, precisará usar ferramentas caras que nem todos podem oferecer para alugar.
Quanto à vida útil, os próprios fornecedores de instalação não lhe darão garantia de 100 anos, conforme está escrito no artigo.Devemos lembrar que os tubos de aquecimento de cobre não são compatíveis com radiadores de alumínio e o ferro fundido e o aço não podem ser conectados diretamente ao cobre.
Também é aconselhável não drenar o sistema com frequência, o que é difícil de controlar em edifícios altos. Além disso, as paredes de cobre são apagadas fácil e rapidamente, especialmente nas “curvas”, por impurezas no refrigerante.
Se instalar um sistema de aquecimento de cobre na sua própria casa, poderá facilmente cumprir todas as restrições, mas isto é difícil de conseguir em edifícios de apartamentos - nestes casos, outros materiais são preferíveis.
Boa sorte.
Provavelmente alguém pode comprar tubos de aquecimento feitos de prata, você nunca conhece os excêntricos ricos? Gostaria de observar mais uma nuance. Nas fotos vemos canos novos e lindos. Depois de algum tempo, eles ficarão pretos, cobertos por uma camada de óxido e deverão ser polidos periodicamente para brilhar. Quem precisa disso e por quê? Aliás, provavelmente será do interesse dos amantes do estilo vintage.