Como instalar você mesmo uma trava em uma porta interna: instruções passo a passo com fotos
Você encontrou um problema como uma maçaneta quebrada ou fechadura em uma porta interna? Tudo tende a quebrar quando chega ao limite de trabalho, não concorda? Mas tal pane sempre ocorre na hora errada, e chamar um técnico para consertar o defeito exige custos financeiros e tempo, e esses dois fatores nem sempre são abundantes.
Você pode resolver esse problema sozinho. Diremos em detalhes por onde começar e como fazê-lo em nosso artigo. Explicaremos como instalar de forma rápida e fácil uma trava em uma porta interna, usando as ferramentas mais comuns e gastando no máximo algumas horas do seu tempo. Essa experiência e habilidade serão úteis para todos os proprietários e, graças às instruções detalhadas passo a passo fornecidas em nosso artigo, até a dona de casa pode fazer a instalação.
O conteúdo do artigo:
Tipos e funções de travas de portas
Primeiro, vejamos a função e as propriedades da própria trava. Por que é tão necessário? Esta ferragem para porta destina-se, em primeiro lugar, a fixar a porta na posição fechada, evitando a sua abertura em caso de correntes de ar ou ligeira pressão na folha da porta.
Existem três tipos principais de travas no mercado, pois são comumente chamadas de “botões”:
- estacionário;
- rotativo;
- empurrar.
você estacionário Não há sistema de travamento principal. você rotativo o cabo é redondo e o movimento da língua leva à sua rotação no sentido horário.
Empurrar – uma das variações padrão de maçanetas em portas internas, onde a fechadura funciona pressionando a maçaneta para baixo.
As próprias travas também são divididas em vários tipos:
- com lingueta metálica;
- com plástico;
- magnético - fixação da porta devido à adesão de ímãs;
- rolo - a porta abre devido a uma leve pressão.
A principal vantagem da lingueta de plástico é o baixo nível de ruído ao abrir/fechar.
Instruções de instalação da trava
Assim, tendo examinado os tipos existentes e uma breve visão geral das funções de cada uma das travas, tendo decidido a opção de instalação necessária, passemos às instruções detalhadas de instalação.
Primeiro, vale a pena coletar o conjunto de ferramentas necessárias para este trabalho:
- Furadeira ou chave de fenda.
- Conjunto com brocas de penas.
- Coroa de madeira, diâmetro 25-50 mm.
- Formão.
- Martelo ou martelo.
- Lápis.
- Quadrado.
- Roleta.
Como você pode ver, a lista de ferramentas necessárias é bastante simples e cotidiana. Todas essas ferramentas podem ser encontradas em todos os proprietários e em todas as casas.
Passo #1 – marcando o espaço para a trava
Primeiro você precisa decidir a altura da maçaneta da porta. É claro que existem padrões geralmente aceitos que variam de 800 mm a 950 mm em relação à linha do piso, mas alterações são possíveis para maior comodidade para um determinado proprietário.
É preferível efectuar a marcação propriamente dita numa folha fixa da porta. Para fazer isso, você pode remover a porta das dobradiças e fazê-la no chão ou fixá-la com segurança.
Recomendamos que você leia as instruções detalhadas para instalando uma porta interior.
Com um simples lápis e um esquadro, fazemos marcações na altura selecionada em uma das laterais da porta e na extremidade da folha da porta, onde marcamos adicionalmente o meio para posterior perfuração do próprio mecanismo de trava.
Na linha horizontal que traçamos num dos lados da folha da porta, medimos a distância necessária, contando e tendo em conta o comprimento do trinco. Medimos esta distância colocando o mecanismo na lateral da porta, conforme mostra a figura.
Aplique a trava e marque o meio do furo quadrado com um lápis. Este será o ponto central para perfurar com a broca para madeira.
Passo #2 - Furos
Após a marcação, procedemos diretamente à perfuração dos furos. É melhor começar pelo lado.
Para fazer um furo na lateral da lâmina de maneira correta e eficiente, você precisará colocar uma coroa de madeira em uma broca.O ponto de intersecção das linhas marcadas será o centro de perfuração.
Mas vale a pena considerar um ponto importante - você não precisa furar até o fim de um lado, mas assim que a coroa atingir o lado oposto, você precisa mudar o lado da furação. Isso é feito para que na saída os dentes da coroa não lasquem o revestimento da superfície da folha da porta.
Para alguns modelos de travas, existe outra opção de furar pela lateral da lâmina. Neste método, fazemos furos não com uma coroa de madeira, mas com penas ou uma coroa de menor diâmetro, que é suficiente para uma haste quadrada. Seu tamanho é 8 por 8 mm. E também fazemos dois furos, cada um deles destinado ao aperto dos parafusos. Estes dois furos podem ser identificados aplicando a base da maçaneta adjacente à lateral da porta na folha da porta.
O primeiro furo está aí, agora passamos a fazer um furo para o mecanismo de trava na extremidade da porta. Para isso, trocamos a coroa por uma broca tipo pena, cujo tamanho depende do diâmetro do mecanismo. O diâmetro padrão da trava é 22 mm.
Começamos a perfurar no ponto onde as linhas se cruzam. Também não nos esquecemos da correta técnica de furação, na qual é imprescindível segurar a broca estritamente na horizontal, e em nenhum caso dobrá-la, para evitar no futuro um trabalho de má qualidade da fechadura, ou, na melhor das hipóteses, quebra da broca.
Ao final da perfuração, é necessário soprar bem todos os furos para que lascas ou poeira remanescentes após a perfuração não entrem nos mecanismos de travamento. O que pode levar ainda mais ao seu mau funcionamento ou até mesmo travar o mecanismo.
Depois de pronto o furo para a trava, inserimos o próprio mecanismo até o limite para que sua parte externa (placa vertical) encoste firmemente na extremidade da porta. Você precisa colocá-lo exatamente na vertical em relação aos lados e contorná-lo cuidadosamente com um lápis - você obterá um retângulo invertido. O objetivo desta operação é fazer um recesso na extremidade para a parte externa da trava. Para fazer isso você precisará de um cinzel e um pequeno martelo. A profundidade da ranhura depende da espessura da placa de trava. Os furos finalizados ficarão como nas fotos abaixo.
Passo #3 - instalando a trava
Vamos começar a instalar a própria trava.
Instalação da própria trava
A primeira coisa a fazer é instalar o mecanismo (trava) na extremidade da folha da porta.
Aconselhamos não apertar os parafusos imediatamente, mas primeiro usar um lápis para marcar pontos nos furos da placa e usar uma broca para madeira de pequeno diâmetro, de preferência 1 mm, para fazer imediatamente os furos para os próprios parafusos. Isso é feito para facilitar a entrada deles na árvore. Acontece que os parafusos auto-roscantes que acompanham o kit são feitos de metal macio e possuem um revestimento que combina com a cor da fechadura e são facilmente lambidos quando aparafusados com força.
Instalando maçanetas em ambos os lados da porta
Depois de instalado o mecanismo, passamos para a própria alça. Primeiramente é necessário desmontá-lo, na maioria dos casos isso é feito por meio de uma chave especial incluída no kit.Mas se por algum motivo não estiver lá, então isso pode ser feito com algo estreito e direto.
O buraco da fechadura está localizado abaixo da alça. Ao pressionar no orifício, removemos as próprias alças e, em seguida, as placas decorativas, sob as quais existem orifícios para apertar parafusos e porcas. Mas aqui também existem opções de diferentes fabricantes, alguns não instalam placas decorativas, possuem parafusos auto-roscantes localizados na parte externa, o que simplifica o próprio processo.
Agora você pode iniciar a instalação. Para começar, inserimos o esquadro no orifício da trava, depois colocamos a maçaneta de um lado e do outro e, com a ajuda de parafusos de aperto, apertamos os dois lados à folha da porta. Depois disso, colocamos as placas decorativas e encaixamos as alças. Se não houver placas, use parafusos auto-roscantes para aparafusar as maçanetas na porta.
Fazendo um recesso para a lingueta da trava
A parte principal do trabalho de instalação foi concluída. Resta fazer uma reentrância para a lingueta do trinco no batente da porta. Para isso, será necessário fechar totalmente a porta e marcar o local onde a língua toca o batente da porta.
Onde fizemos a marca, aplicamos uma placa de metal e contornamos o retângulo interno. Agora você precisa fazer um buraco com um cinzel ou com a mesma caneta. Normalmente a embalagem inclui um chamado bolso de plástico, que é inserido nesta reentrância para fins de melhoria, pois o orifício para a lingueta ficará visível quando a porta estiver aberta.
Em seguida, perfuramos novamente os parafusos e os apertamos.A própria placa pode ser aplicada diretamente na moldura da porta sem fazer uma reentrância para encaixá-la.
É importante ressaltar que todos os procedimentos associados a cortes ou reentrâncias com cinzel nem sempre são perfeitos para todos e, como resultado, permanecem pequenas lacunas ou cortes. Aqui recomendamos comprar silicone com a cor o mais próxima possível da porta e passar por esses locais para esconder os defeitos.
Agora sua alça de trava está instalada e pronta para uso. O processo de instalação é bastante simples e não requer grandes conhecimentos. Agora sua trava funcionará corretamente e por muito tempo.
O manuseio cuidadoso e cuidadoso da fechadura levará à sua operação estável e de longo prazo. E se bater acidentalmente, você não deve recorrer imediatamente a medidas radicais - você pode abra a porta sem chave de maneira segura.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Instruções em vídeo para instalar a trava:
Em nosso artigo, revisamos instruções detalhadas para instalar uma maçaneta em uma porta interna. Com sua ajuda, você pode fazer isso sozinho sem problemas. A tarefa é simples mesmo para pessoas sem habilidades e prática especiais.
Você tem alguma dúvida sobre a instalação da trava? Ou você gostaria de compartilhar sua experiência pessoal na instalação de uma alça de trava? Escreva suas recomendações, faça perguntas aos nossos especialistas, adicione uma foto do trabalho finalizado - o bloco de comentários está localizado abaixo.
Nós lemos: Instalação de fecho de porta faça você mesmo.
Comprei aqui Construção » Fechaduras e ferragens e acessórios » Fechaduras » Fechaduras de garagem tovaromania.rf/index.php?cat=106254 entregue gratuitamente
Depois de colocar a faixa decorativa, a alça não trava. O que devo fazer?