Convectores para aquecimento de água: tipos, como escolher + análise de modelos e marcas populares

Convectores de água funcionais e práticos são utilizados se você precisar criar um sistema de aquecimento eficaz e econômico em qualquer ambiente. Esse equipamento é confiável e pode funcionar por décadas sem o menor problema. Porém, para sentir os benefícios, é preciso conhecer as regras de escolha dos dispositivos. Você concorda?

Você aprenderá tudo sobre a escolha de convectores do tipo água para a construção ou modernização de sistemas de aquecimento no artigo que apresentamos. Descrevemos detalhadamente as especificidades do tipo de aquecimento do convector e listamos os tipos de equipamentos existentes. Eles forneceram critérios com base nos quais você pode fazer uma escolha informada.

Como os convectores aquecem?

Todos os dispositivos de aquecimento de água são tradicionalmente projetados para aquecer todos os tipos de ambientes por convecção - este é um fenômeno físico no qual o ar aquecido sobe e massas frias tomam seu lugar.

Este processo ocorre continuamente até que a temperatura se equalize em todas as camadas de algum volume fechado. Para garantir a máxima eficiência, os convetores possuem um design especial.

Eles consistem nos seguintes elementos:

  • um tubo por onde flui o refrigerante (é assim que se chama a água quente);
  • trocador de calor, que consiste em placas de metal (aletas) colocadas em um tubo.

Todas as partes principais são cobertas por uma caixa, ranhuras especiais (grade) permitem que o ar circule livremente. Esta parte do dispositivo foi projetada sem cantos afiados ou peças salientes para evitar ferimentos.

Classificação de convectores de água

Os modernos convetores de água para aquecimento são divididos em tipos, indicando as características técnicas. Além disso, não é difícil compreender todas as características, pois diferem apenas em dois parâmetros: o tipo de convecção e o método de instalação.

Para dispositivos de aquecimento do tipo água, a convecção pode ser:

  • forçado;
  • natural.

Todos os equipamentos de convecção natural têm menor potência, menor custo e são adequados para aquecer uma variedade de salas pequenas com tetos baixos.

Além disso, é frequentemente utilizado como sistema auxiliar de aquecimento para grandes instalações, como lojas, ou com uma área envidraçada significativa. Para resolver esses problemas, os convectores são instalados próximos a portas e janelas.

Convector com convecção natural
O convetor de parede com convecção natural é o tipo mais popular para instalação em salas e escritórios

A presença de uma convenção forçada significa que o dispositivo de aquecimento está equipado com um ventilador, que acelera o processo de circulação do ar e, consequentemente, a taxa de seu aquecimento, o que garante um aquecimento rápido mesmo de grandes instalações comerciais e industriais.

Produtos deste tipo também são utilizados com sucesso para aquecimento de restaurantes, escritórios, piscinas e diversas habitações com configurações complexas.Eles criam um sistema de aquecimento eficaz nos casos em que isso é difícil de fazer com outros tipos de equipamentos, por exemplo, na instalação de radiadores tradicionais.

Além disso, os convectores são divididos de acordo com o método de instalação. Neste caso, distinguem-se os seguintes tipos:

  • montado na parede, recentemente uma variedade deles é frequentemente usada - luminárias montadas no teto;
  • chão;
  • embutido no chão, às vezes o equipamento é montado em vez de rodapés.

Em qualquer caso, os produtos podem ser utilizados em sistemas de aquecimento centralizados e autônomos, sendo o refrigerante exclusivamente líquido. E também todo dispositivo moderno pode ser usado na rede principal ou auxiliar.

Tipos de equipamentos existentes

Além da função de aquecimento total do ambiente, convectores adicionais são frequentemente instalados perto de locais onde um microclima confortável é especialmente importante, por exemplo, perto de um berço.

Equipamentos adicionais devem ser ligados quando os dispositivos de aquecimento principais não conseguem lidar com o aquecimento do ar em tempo hábil. Esta situação pode surgir devido a fortes geadas ou trabalho de má qualidade dos serviços públicos.

Características dos modelos de parede

Os mais populares são os convectores de parede. Existem várias razões para isso - eles são acessíveis e fáceis de instalar. E esses equipamentos podem ser colocados em qualquer lugar.

Convector no interior
O tipo de convector de piso pode ser instalado em qualquer lugar da sala para proporcionar condições de conforto na área selecionada

Essa oportunidade é proporcionada pelo baixo peso, que permite montar equipamentos mesmo em divisórias leves, e por uma grande variedade de modelos.Na maioria das vezes, esse produto é projetado para aquecimento por convecção natural.

Para uma operação mais eficiente, os dispositivos são frequentemente equipados com caixas que possuem canais de ar direcionados na direção certa, o que aumenta significativamente a produtividade e a velocidade de aquecimento.

Descrição dos convectores de piso

As unidades de piso são utilizadas para aquecer objetos onde a instalação de modelos montados na parede não é possível, por exemplo, quando o envidraçamento começa no nível do chão ou quando grandes áreas precisam ser aquecidas em edifícios industriais.

Freqüentemente, produtos pertencentes à classe convetores de água de piso, são equipados com ventiladores, o que aumenta a produtividade e a velocidade de aquecimento, mas torna o funcionamento um tanto barulhento.

Tipo de água do convetor de piso
Um convector de piso tipo água é fácil de instalar, mas ocupa espaço útil. Isso deve ser lembrado na fase de escolha do modelo adequado.

Produtos de aquecimento embutidos

Assim chamado modelos embutidos no chão caberá em qualquer interior. Eles não ocupam espaço útil e podem aquecer uma sala de qualquer tamanho.

Mas a instalação desse equipamento é a mais cara, o motivo: esse procedimento requer um nicho onde seja instalado o convector. Para fixá-lo, você deve primeiro fazer uma betonilha ou instalar um piso elevado confiável.

Caso o modelo não possua ventilador, deverá ser utilizado isolamento térmico. Isso eliminará a perda de calor que irá aquecer o piso. Se negligenciarmos este requisito, a eficiência do dispositivo será uma ordem de grandeza menor.

Há outra característica importante: uma quantidade suficiente de poeira se acumula na caixa desses dispositivos, e rapidamente, o que precisa ser eliminado, mas isso não é difícil de fazer.

As vantagens adicionais do equipamento embutido são a vida útil mais longa entre todos os tipos e uma variedade de tamanhos padrão. As altas qualidades decorativas são consideradas uma vantagem importante. Embora o dispositivo em si esteja localizado em um nicho, a grade protetora é claramente visível contra o fundo do piso, por isso recebe todos os tipos de cores e tonalidades.

convetor-chactnii-dom
O convetor de água é uma barreira térmica eficaz e pode servir como um elegante detalhe interior

Ainda assim, vale lembrar que é mais conveniente instalar tais dispositivos durante a reforma ou construção de um edifício. Já a desmontagem especial de pisos para colocação de tubos e instalação de produtos de piso será um prazer caro.

Vantagens dos convetores sobre radiadores

Embora os residentes do CEI, em sua maioria, por hábito, usem os tradicionais baterias de ferro fundido ou mais moderno radiadores bimetálicos, mas esta tendência está agora a mudar. Os convectores apresentam uma lista de vantagens significativas, o que os torna uma solução mais prática em diversas situações.

Suas principais vantagens são:

  1. Econômico — para aquecer salas idênticas, esses dispositivos gastam apenas um quarto da energia térmica que os radiadores necessitam.
  2. Alta eficiência — em muitos casos, os produtos são capazes de fornecer aquecimento total de todos os tipos de ambientes a uma temperatura do líquido refrigerante (água) de 50°C. De acordo com as normas, os radiadores convencionais na temperatura da água especificada podem aquecer bem o ambiente quando está apenas 5 °C no exterior, e a -5 °C será necessário aquecer o refrigerante a 78 °C.
  3. Aquecimento rápido de ambientes - graças à convenção, o aquecimento de qualquer ambiente ocorre uma ordem de grandeza mais rápida do que no aquecimento com baterias.Porque eles simplesmente emitem calor. Além disso, a velocidade de propagação do calor é facilitada pelo rápido aquecimento do trocador de calor (tubos, aletas). Por exemplo, tal procedimento com esses dispositivos ocorre muitas vezes mais rapidamente do que com produtos de ferro fundido familiares a todos.

Além disso, todos os convectores são fáceis de manter, leves, compactos e famosos por sua alta segurança contra incêndio. Tenha uma ideia dos benefícios convector versus aquecedor com ventilador Nosso artigo recomendado ajudará.

A única fonte de possível perigo pode ser o ventilador. Mas não está instalado em todos os modelos e também é de baixa tensão. Esses equipamentos raramente se tornam uma fonte de problemas. A superfície do seu invólucro está sempre fria, o que evita queimaduras.

Convectores no apartamento
Os convectores são cada vez mais utilizados em apartamentos como dispositivos de aquecimento principal ou adicional. Na foto, o dispositivo embutido serve como barreira térmica na entrada da varanda

O produto tem suas deficiências, mas a lista delas é bastante curta. Assim, a convenção cria correntes de ar que contribuem para maior poeira nas instalações.

E as massas de ar em movimento podem criar uma leve corrente de ar. Este fenômeno não é crítico, mas indesejável para pessoas que sofrem de vários tipos de resfriados. Estas desvantagens são compensadas por uma vantagem importante - os convectores nunca secam o ar.

A maior desvantagem é o aquecimento desigual de divisões com tectos muito altos. A razão reside no fato de que, sob a influência da convenção, o ar quente se acumula sob os tetos, podendo descer apenas quando resfriado, o que não contribui para a criação de uma temperatura confortável.

A mesma situação surgirá se a sala aquecida tiver tetos de altura moderada, mas ao mesmo tempo for utilizado aquecimento ventilação forçada.

Como fazer a escolha certa?

Para obter o resultado esperado, o potencial comprador deve saber se é possível instalar convectores na sala selecionada. É necessário levar em consideração se será utilizada ventilação forçada para criar o microclima desejado e se a altura do teto é aceitável.

Deve também certificar-se de que é tecnologicamente possível fornecer o equipamento necessário. Por exemplo, em muitos casos não é prático colocar dispositivos incorporados em instalações residenciais devido à complexidade da instalação.

O cálculo da potência é um procedimento obrigatório

Se os convectores puderem ser instalados em ambientes internos, a potência precisará ser calculada. Este procedimento não pode ser ignorado - caso contrário será impossível criar o microclima desejado. Ou seja, não aquecerá uma casa, escritório ou qualquer outro objeto. Outro extremo é frequentemente encontrado - o calor, que também não agradará o comprador.

Para realizar o cálculo sozinho, a seguinte fórmula é adequada: para cada 10 metros quadrados de qualquer ambiente deve haver pelo menos um quilowatt de energia térmica. Mas é preciso entender que nem tudo é tão simples - esta fórmula só permitirá determinar o valor médio.

Projeto de convectores de água
O design dos convectores de água é simples e confiável, o que garante sua vida útil por décadas

Os convetores de água devem ser selecionados com uma margem de vinte por cento. Melhor ainda, convide um especialista que fará um exame preciso cálculo levando em consideração as perdas de calor edifícios, instalações. Ou seja, todas as características do objeto a ser aquecido serão levadas em consideração.Isso inclui área envidraçada, altura do teto, etc.

O especialista também poderá indicar a localização exata dos dispositivos e sugerir onde é melhor instalar equipamentos adicionais.

O material de fabricação é sempre importante

Na hora de escolher deve-se prestar atenção ao material de fabricação - ele afeta a eficiência, o custo, a durabilidade e até as qualidades decorativas. Além disso, o último ponto tornou-se um dos mais importantes da atualidade.

Por exemplo, os dispositivos podem ser:

  • aço;
  • alumínio;
  • bimetálico - neste caso, dois tipos de metais são utilizados na fabricação.

O cobre também é frequentemente usado. Dispositivos bimetálicos e de alumínio são considerados os mais eficazes atualmente. Mas os dispositivos de aço também têm uma vantagem significativa - seu custo é o mais acessível.

Convector embutido pode caber no interior
O convector integrado cabe perfeitamente em qualquer interior graças à rica paleta de cores disponível na maioria dos fabricantes de equipamentos

Vale atentar para os elementos decorativos do equipamento, pois podem ser diferentes: metal, madeira. E para a pintura são utilizadas tintas em pó de diversas cores, o que torna a oferta ainda mais diversificada.

O que mais prestar atenção

Cada sistema de aquecimento (centralizado, autônomo) possui pressão de operaçãoAlém disso, há outra característica - a pressão de teste, portanto os convectores devem ser adquiridos levando em consideração tais valores.

Atenção especial deve ser dada à pressão de teste, o motivo: é uma ordem de grandeza maior que a pressão de trabalho. O ponto importante é que em diferentes sistemas tais características variam significativamente.

Por exemplo, os antigos sistemas Khrushchev são testados sob pressão de 5 a 7 atmosferas.Este parâmetro em novos sistemas de construção, ao testar o desempenho, pode atingir impressionantes 12-15 atmosferas. Conseqüentemente, as capacidades dos convetores devem atender aos valores especificados.

Se isso não for previsto, os danos ao equipamento não poderão ser evitados. Como resultado, você terá que gastar dinheiro na compra de um novo, no conserto de um ambiente aquecido e, na pior das hipóteses, na indenização por danos aos vizinhos.

Temperatura operacional e dimensões

Você também deve prestar atenção à temperatura máxima refrigerante, que o convetor pode suportar. Por exemplo, se uma caldeira de aquecimento autónoma é capaz de aquecer água até 95 °C, então não há necessidade de comprar produtos que só possam funcionar a 70 °C.

Uma característica importante é o tamanho dos aparelhos, e sua seleção correta permitirá aquecer o ambiente com mais eficiência, evitar embaçamento dos vidros e outros problemas. Por conveniência, a indústria produz convectores de diferentes profundidades, comprimentos e alturas.

O equipamento também pode ser vertical ou horizontal, o que permite sua colocação em praticamente qualquer lugar, mas o tamanho deve ser decidido pelo comprador.

Instalação do convetor
O tamanho do convetor pode ser qualquer, o principal é escolhê-lo corretamente, caso contrário a instalação será difícil

As válvulas de corte aumentarão a eficiência e criarão o microclima mais confortável, termostatos. Este equipamento permite desligar parte do aparelho em altas temperaturas em uma sala aquecida. Além disso, isso acontece em modo automático ou manual. Mas também há uma desvantagem: todos os tipos de equipamentos adicionais podem aumentar significativamente o custo do próprio produto.

Como não se confundir com as especificações técnicas?

Embora todos os fabricantes incluam passaportes em seus dispositivos, que indicam seus nomes e poder, muitas vezes as pessoas cometem erros na escolha. A razão reside no fato de que uma linha inteira de produtos composta por várias dezenas de produtos pode ser vendida quase com a mesma abreviatura.

Uma clara confirmação disso é a família de convectores populares KSK-20, onde são produzidas mais de 40 unidades com o mesmo nome, diferindo apenas no tamanho.

Além disso, existem produtos do mesmo tamanho, nos quais as placas (nervuras) destinadas à troca de calor são colocadas a uma distância maior umas das outras, o que reduz significativamente a produtividade. E essas sutilezas às vezes confundem potenciais compradores, que podem fazer escolhas erradas na variedade de produtos.

[the_ad_placement id=”desktop-vstavka-v-tekste-7″]

Você também precisa lembrar que dispositivos da mesma potência e tamanho podem ser de fluxo contínuo ou de fim de linha. Os convetores pertencentes à primeira opção podem funcionar em qualquer sistema de aquecimento (autônomo, centralizado), e os produtos classificados no segundo grupo são integrados apenas em sistemas autônomos.

Tudo o que foi dito acima indica que o comprador precisará de algum conhecimento teórico para fazer a escolha certa.

Revisão de modelos populares

O mercado oferece um número impressionante de modelos de todos os tipos de convectores de diversos fabricantes. Além disso, as empresas nacionais operam ativamente nesta área. Por exemplo, no nicho de equipamentos de aquecimento baratos, eles são líderes tradicionais.

Portanto, se o comprador precisa de dispositivos de parede confiáveis ​​​​e acessíveis, ele deve comprar os produtos KSK-20, comprovados pelo tempo e por um grande número de usuários, produzidos pela famosa fábrica de Tolyatti. Ele fabrica unidades de aquecimento populares e baratas há décadas.

Convetor KSK-20
O convector KSK-20 é um dispositivo de aquecimento eficiente, confiável e barato

Esses convectores podem atender às necessidades de todas as categorias de usuários, pois possuem diferentes capacidades, tamanhos e configurações. Por exemplo, o comprimento dos dispositivos está na faixa de 60-160 cm, e o peso começa em insignificantes 8 kg, o que permite colocar os dispositivos em qualquer parede ou divisória sem risco de danos.

A potência desse equipamento de aquecimento varia de 0,4 a 2 kW, o que permite aquecer tanto uma pequena sala de estar quanto grandes instalações industriais ou comerciais. Na fabricação é utilizado aço de alta qualidade, o que garante que o aparelho tenha uma vida útil de pelo menos 25 anos.

Esses convectores podem ser utilizados em qualquer sistema de aquecimento, pois podem suportar temperaturas de exposição de até 150 °C e pressões de operação de até 10 atmosferas. A tinta em pó de alta qualidade que cobre todos os produtos protege o aparelho de pequenos danos e confere-lhe um aspecto moderno e agradável.

A única pequena desvantagem do KSK-20 é a ausência de suportes no kit que são usados ​​para fixá-lo em uma parede ou outra superfície vertical. Alguns compradores prestam atenção à pobreza da paleta de cores - os equipamentos de aquecimento, na maioria das vezes, só podem ser adquiridos nas tradicionais cores branco ou cinza, por isso nem sempre se adaptam perfeitamente ao interior.

Se você precisa de um aparelho mais bonito, então deve recorrer à linha de produtos de outro fabricante nacional - Techno. Assim, em sua fábrica em Moscou, várias cores são utilizadas para decoração e os produtos são decorados com diversos elementos estruturais. Por exemplo, o modelo Vita Bench KBZ é muito procurado pelos compradores.

Sua principal característica é a execução. O móvel de chão é um banco, e os elementos de madeira podem até ser feitos de madeiras populares e valiosas, o que o torna uma decoração.

Ao mesmo tempo, Vita Bench é um convector durável e eficiente, que o fabricante equipa com válvula termostática. Mas a desvantagem do modelo apresentado é o preço - é significativamente superior ao KSK-20, que tem potência semelhante.

Covetores em forma de banco
Os covetores podem ter qualidades decorativas e servir como decoração em hotéis, escritórios e residências.

Nos últimos anos, outro fabricante russo de convetores tornou-se conhecido - Varmann. Motivo: seus produtos se diferenciam pela funcionalidade, praticidade e altas qualidades decorativas.

Assim, sua linha de dispositivos Qterm HK embutidos é equipada com canais de ar e ventiladores tangenciais que permitem a aspiração do ar apenas pelo lado desejado. Esta função aumenta significativamente a eficiência e a economia.

A velocidade do ventilador é regulada por um microprocessador e, se necessário, o convetor pode ser conectado a um sistema doméstico inteligente ou por meio de um painel de controle. A razão para isso é simples – a potência térmica depende do desempenho do ventilador

Os materiais de alta qualidade utilizados na fabricação tornam possível suportar pressões impressionantes durante o período de teste de pressão, atingindo até 16 atmosferas, e trabalhar de forma estável com líquido refrigerante aquecido a 90 °C.

Irá familiarizá-lo com as diretrizes para a escolha de um aquecedor tipo convetor próximo artigodedicado a esta questão interessante.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Neste material, um especialista compartilha informações sobre como calcular a potência dos dispositivos de aquecimento:

Este vídeo mostra claramente como instalar convectores embutidos e o que deve ser levado em consideração:

Os convectores são uma alternativa rentável e prática aos radiadores convencionais e, não menos importante, acessíveis. Mas o comprador deve compreender que a possibilidade de criar um microclima confortável numa casa, escritório ou local de trabalho depende da sua escolha, que pode ser feita com conhecimentos teóricos sobre aparelhos de aquecimento.

Se você não quer perder tempo adquirindo-os, pode recorrer a especialistas, isso o ajudará a evitar despesas financeiras inúteis.

Teremos o maior prazer em ler sua história sobre a escolha de um convetor de água. Compartilhe os critérios com base nos quais você fez a compra pessoalmente. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Vitya

    Olá! Pretendo instalar um convetor de água montado na parede em uma casa particular. Sinto-me atraído pela sua eficiência e durabilidade. Temos tetos altos. 3,5 M. Um convetor de água normal aguenta? Qual é melhor escolher no nosso caso? Qual a melhor forma de organizar o aquecimento para uma divisão com tectos altos? Eu ficaria muito grato por sua resposta detalhada.

    • O pé-direito da nossa casa tem pouco mais de 3 metros, mas não creio que a diferença seja tão grande. Assim, antes do inverno, adquirimos 4 convetores de parede de água e o resultado superou nossas expectativas. Em comparação com os invernos anteriores, a temperatura na casa estava vários graus mais alta do que o normal.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica