O que fazer se o exaustor do banheiro e do vaso sanitário não funcionar bem: causas do problema e métodos para resolvê-lo

Na concepção das casas leva-se em consideração a presença obrigatória de ventilação nas despensas, cozinhas e, claro, nas casas de banho e WC. Isso é necessário para garantir a troca natural de ar nessas salas.

Quanto à casa de banho e WC, é graças à ventilação que se garante a manutenção da humidade normal do ar, a evacuação atempada do ar de exaustão e a sua substituição por ar limpo.

Se o exaustor da casa de banho e da sanita não funcionar bem, a estagnação do ar é inevitável, o que num futuro próximo resultará no aparecimento de bolor e bolor, e também afectará negativamente a decoração destes quartos. Uma situação extremamente desagradável, não é? Mas o que fazer neste caso e como evitá-lo?

Neste artigo falaremos sobre as causas dos problemas de ventilação no banheiro e no lavabo, e também veremos as melhores formas de resolvê-los.

Como é organizada a ventilação do banheiro e do lavabo?

A ventilação é, antes de tudo, um sistema completo composto por canais e dutos de ar. Ao projetá-lo em privado ou um prédio de apartamentos, o desempenho estável é calculado com operação adequada.

O dispositivo de ventilação inclui:

  • Duto de ventilação (eixo de ventilação), que é um conjunto de canais de ar retos e sólidos e eixos verticais.O eixo e o canal podem ser redondos ou quadrados. Um pré-requisito para o movimento estável do ar é a sua limpeza e integridade. Existem também dutos de ventilação horizontais, mas seu comprimento não deve ultrapassar dois metros, caso contrário a movimentação do ar será difícil.
  • Saída de ventilação - trata-se de um orifício na parede de um banheiro ou vaso sanitário conectado a um duto de ventilação. O tamanho da abertura de saída de ventilação não corresponde necessariamente à seção transversal do duto e é calculado com base na criação do fluxo do máximo volume de ar possível.
  • Grelha de ventilação — necessário para proteger o duto de ventilação da entrada de detritos, bem como da possível penetração de insetos e roedores no ambiente. Feito de plástico ou metal. Tem um aspecto decorativo, pois a sua parte frontal deve caber no interior da divisão.

Vale ressaltar que a ventilação pode ser naturalmenteo e forçado. A diferença está no uso de dispositivos adicionais para criar mecanicamente mais impulso.

Capuz no banheiro
O cômodo mais úmido do apartamento é o banheiro. O bom funcionamento do exaustor não permitirá o aumento da umidade e, consequentemente, a formação de mofo, umidade ou ferrugem.

Dispositivos adicionais são instalados nos casos em que a corrente de ar natural não proporciona ventilação eficaz do ambiente.

Características de funcionamento dos sistemas de ventilação

A ventilação das instalações em prédios de apartamentos e edifícios do setor privado pode ser garantida pelo arranjo adequado de ventilação natural e forçada. Vejamos esses dois tipos de sistemas com mais detalhes.

Tipo #1 – ventilação natural

Natural é a ventilação realizada de acordo com as normas gerais. É usado em todos os edifícios de apartamentos padrão.

O princípio de funcionamento baseia-se na lei da convecção, cuja essência é que devido à diferença entre a temperatura dentro da sala e a temperatura externa, bem como devido à diferença de pressão, que é diferente fora e dentro do sala, o ar é aspirado de forma independente para o duto de ventilação.

A força com a qual o fluxo de ar entra no canal é chamada de empuxo. O ar que entra na ventilação abre espaço para ar fresco.

Tipo #2 – ventilação forçada

A principal diferença entre a ventilação forçada, conforme mencionado acima, é que são utilizados equipamentos adicionais, nomeadamente domésticos fãs vários tipos (axiais, canal ou radiais).

O princípio de funcionamento baseia-se no aumento adicional da tração devido à rotação das pás desses dispositivos. O equipamento de ventilação é instalado de forma independente.

A ventilação forçada, na maioria dos casos, é uma melhoria independente da ventilação natural. Deve ser efectuada de acordo com as normas (nomeadamente no que diz respeito à potência dos ventiladores), caso contrário tal instalação pode perturbar o sistema de ventilação natural da divisão de um edifício de apartamentos.

Sistema de ventilação de abastecimento e exaustão
É estritamente proibido bloquear a abertura de ventilação do banheiro ou toalete. A sobreposição pode ser justificada na instalação de alimentação forçada e ventilação de exaustão

Dependendo das funções desempenhadas, a ventilação forçada é:

  • escapequando o fluxo de ar é puxado para fora por um ventilador;
  • fornecerquando o ventilador, ao contrário, fornece ar ao ambiente, e o ciclo completo de ventilação é garantido pelo ar que sai naturalmente pelos poços e dutos de ventilação;
  • alimentação e exaustão, quando existe a possibilidade tanto de injeção forçada de ar na sala quanto de sua retirada.

O fornecimento de ar forçado e a ventilação de exaustão existentes são usados ​​para salas grandes quando o movimento natural de ar mutuamente regulado na sala não é suficiente.

Que tipo de ventilação é necessária no banheiro e no toalete?

Segundo os projetistas, a ventilação natural deve lidar sozinha com a circulação do ar. No entanto, a circulação normal do ar na sala muitas vezes não é garantida pela ventilação natural.

Isso acontece por três motivos:

  • com ventilação natural, deve ser garantido um fluxo constante de ar externo para a sala - a porta deve estar aberta, uma janela interna especial deve ser instalada, válvula de alimentação para a parede;
  • ocorre contaminação das paredes internas dos dutos de ventilação - poeira, sujeira, detritos e teias de aranha aparecem na ventilação ao longo do tempo e na ausência de limpeza;
  • As saídas de ventilação externas ficam obstruídas.

Assim, para organizar uma ventilação eficaz do vaso sanitário e do banheiro, é mais aconselhável utilizar ventilação forçada. Irá garantir uma rápida troca de ar do ambiente, remover odores e reduzir a umidade no menor tempo possível.

Capô acima do teto
A ventilação total do ar não pode ser fornecida por um duto de exaustão ou ventilador se não houver fluxo de ar suficiente na sala.É a quantidade equilibrada de ar que entra e sai que afeta a intensidade normal da troca de ar

Vale ressaltar que para determinar o estado da ventilação basta utilizar uma folha de papel ou um fósforo aceso levado até a grade de ventilação. Para um funcionamento ideal do sistema de ventilação, a chama deve desviar-se significativamente em direção ao canal e a folha de papel deve ser atraída para a grelha.

Se isso não acontecer, podemos falar de um problema de ventilação. Uma das razões para a tração insuficiente é a ausência ou fraco fluxo de ar. O que pode ser consequência do aperto das portas instaladas na casa de banho/sanitário. Esta obstrução ao fluxo de ar fresco é a razão pela qual o ar úmido de exaustão não pode ser retirado da sala, mesmo com um exaustor funcionando corretamente e com o ventilador ligado.

Ao selecionar e instalar dispositivos de exaustão, você deve ser guiado pelas seguintes diretrizes básicas: SNiP 41-01-2003 (“Aquecimento, ventilação e ar condicionado”) e SNiP 2.08.01-89* (“Edifícios residenciais”), que, ao introduzir algumas alterações, foram atualizados a partir de 2019. Em particular, no banheiro e no lavabo deve haver uma troca de ar de pelo menos 25 metros cúbicos por hora. Se o banheiro for combinado, pelo menos 50 metros cúbicos por hora.

Razões para o mau desempenho do capô

O mau desempenho da ventilação exaustora não pode ser causado apenas pela contaminação dos dutos e saídas de ventilação ou pela criação de obstáculo artificial à ocorrência de correntes de ar.

Toalheiro aquecido no banheiro
Para se livrar da alta umidade e do mofo no banheiro, é prudente instalar pisos aquecidos ou trocar toalheiros aquecidos por outros mais modernos.Isso, sem dúvida, acelera o processo de secagem da umidade liberada, mas não será possível eliminar completamente o mofo e o bolor se houver problemas óbvios de ventilação.

Existem vários outros motivos pelos quais o exaustor da sanita e/ou casa de banho deixa de funcionar.

Entre eles estão os seguintes:

  1. Alta temperatura externa. A circulação de ar ocorre de forma mais eficiente durante os períodos do ano em que a temperatura fora da janela cai abaixo de +5 graus.
  2. Instalação de ventilador axial. Pelas características do projeto, quando desligado, esse tipo de ventilador interfere na livre penetração do ar. O motor e as pás do ventilador axial não se movem sem corrente elétrica.
  3. Dispositivos de exaustão excessivamente potentes. Usar um ventilador muito potente interromperá o movimento de ar projetado em todo o sistema de ventilação. Como resultado, o ar disperso não sai, mas entra em outros cômodos do prédio.
  4. Redesenvolvimento e interferência ilegal no sistema de ventilação geral. Como resultado das alterações efetuadas, a estanqueidade do sistema de ventilação pode ficar comprometida ou um dos canais pode ficar completamente bloqueado. É por isso que qualquer remodelação requer aprovação de agências governamentais.
  5. Instalação incorreta da porta do banheiro ou toalete. Normalmente o problema ocorre quando não existem orifícios de ventilação especiais na folha da porta (típico de portas baratas) e não existe espaço entre o chão e a porta.
  6. Aparência impulso reverso. Este problema é típico dos andares superiores de edifícios de apartamentos devido ao aparecimento de pressão excessiva no sistema de ventilação.

Quando surge um dos motivos que afetam a circulação normal do ar, a umidade no banheiro e no vaso sanitário aumenta imediatamente.

Condensação nas paredes e teto do banheiro
A condensação nas paredes, no teto ou no espelho do banheiro é o primeiro sinal de problema no exaustor. Se a condensação desaparecer ao abrir a porta, a ventilação está funcionando normalmente, vale a pena alargar a abertura entre a porta e o chão. Se não desaparecer quando a porta estiver aberta, há um problema de ventilação

A propósito, a condensação não só sinaliza problemas de ventilação, mas também pode causar danos ao equipamento de ventilação. Por exemplo, como resultado instalação incorreta de equipamento adicional forma-se uma lacuna entre o ventilador e o teto áspero do sistema de ventilação. Devido ao resfriamento do ar quente, forma-se condensação nesta lacuna, que é parcialmente absorvida e parcialmente flui para baixo. A condensação resultante pode danificar o ventilador com o tempo.

Também recomendamos que você se familiarize com as razões pelas quais um exaustor pode não funciona de jeito nenhum, bem como maneiras de eliminá-los.

Métodos para determinar o mau funcionamento do exaustor

Não deve haver má ventilação no banheiro. Caso contrário, o nível de umidade do ar aumenta, o que é um indicador condição ambiental das instalações. O ar úmido pode fazer com que as pessoas se sintam mal, abafadas e pesadas e também causem exacerbação de doenças crônicas.

É por isso que existe um conceito de umidade do ar interno ideal e admissível, que está indicado em GOST 30494-2011. Para um banheiro, os valores ideais são de 30 a 45%, os valores aceitáveis ​​são de até 60%.

Você pode evitar que o nível de umidade suba para níveis críticos se detectar um mau funcionamento no exaustor em tempo hábil e corrigi-lo. Portanto, se você começar a notar que depois de ir ao banheiro a umidade permanece por muito tempo nas paredes e nos espelhos, é aconselhável verificar a força de tração. Para o efeito, pode utilizar uma folha de papel (encostá-la na grelha de ventilação) ou um fósforo aceso (a chama desvia-se para a grelha), que lhe permitirá determinar a intensidade do fluxo de ar de exaustão. Se estiver muito fraco, você deve ligar para um representante da sociedade gestora.

Um especialista, por meio de um medidor especial de velocidade do ar - um anemômetro, medirá a vazão de ar por hora e dará uma conclusão sobre o não cumprimento das normas. Também pode determinar a permeabilidade ao ar de todo o espelho de um prédio de apartamentos.

Capuz autoprojetado
Ao projetar você mesmo um exaustor, você deve considerar a instalação de um ventilador, especialmente em situações onde o duto de ventilação é curvo. Caso contrário, o rascunho não será criado e o exaustor não funcionará.
Instalando um ventilador no capô
Ao instalar um exaustor, você deve considerar sua localização. Deve estar localizado mais longe da entrada e o mais alto possível. A localização ideal é na parede oposta à entrada, logo abaixo do teto. É então que o ar que entra na sala tem tempo de passar por toda a sala antes de entrar no exaustor

Vale ressaltar que um especialista da concessionária pode não conseguir identificar o problema se ele estiver relacionado a um vizinho que utiliza um ventilador excessivamente potente – durante o estudo da força de tiragem no sistema, o dispositivo de exaustão pode ser desligado.

No inverno, você também pode verificar o exaustor do banheiro e do vaso sanitário.Para isso, é necessário abrir bem as janelas e portas do ambiente onde está localizada a saída de ventilação. Isso acelerará a tiragem de exaustão, deslocando o ar quente pelo ar frio. Basta prender uma folha de papel na grade de exaustão. Se o sistema de ventilação estiver funcionando bem, ele deverá aderir à grade.

Melhores maneiras de resolver o problema

Agora vamos falar sobre o que fazer se o exaustor do vaso sanitário ou do banheiro não funcionar. Assim, a forma padrão e mais eficaz de resolver um problema relacionado com um mau funcionamento da ventilação é contactar a sociedade gestora, que deverá tomar medidas eficazes para restabelecer o funcionamento normal do exaustor. Suas responsabilidades incluem verificar limpeza e restauração de dutos de ventilação.

Eles também são obrigados a forçar os moradores de um prédio de apartamentos, que desmontaram ou alteraram independentemente os dutos de ventilação durante a reforma, a restaurar sua condição original.

Ventilador de exaustor de banheiro
Os principais requisitos para um ventilador de banheiro são: potência, operação silenciosa e proteção contra umidade (IP). O indicador ideal para este último é IP 25. Para manter a audibilidade normal, o nível de ruído não deve exceder 48 dB. Bem, a potência do ventilador não deve exceder a troca de ar criada de 25 metros cúbicos por hora para um banheiro e banheiro e 50 metros cúbicos por hora para um banheiro combinado

No entanto, contratar uma empresa de gestão é um processo bastante demorado.

Portanto, alguns problemas podem ser resolvidos de forma independente:

  1. Se houver um problema com o efeito “back draft”, quando o ar do exaustor entra na sala, então pode ser resolvido de duas maneiras: ou instalando um ventilador, que aumenta a pressão do ar na sala, ou por instalando uma grade decorativa com válvula de retenção em um orifício padrão para um exaustor, o que criará um obstáculo à penetração de ar do sistema de exaustão na sala.
  2. Aumentar a altura do duto na extremidade do duto de ventilação ajudará a melhorar o desempenho do exaustor nos andares superiores de um prédio de apartamentos. Ele está localizado no telhado da casa e você mesmo pode aumentar seu comprimento usando um tubo corrugado. Você também pode instalar defletor, que, sob a influência do vento, criará tiragem adicional no sistema.
  3. O problema do exaustor em uma casa particular pode ser resolvido com a instalação de um duto de ar separado. Fornecerá fluxo de ar adicional e, portanto, aumentará a pressão na sala, o que criará um processo de circulação de ar. Um canal vertical com acesso ao telhado funcionará de forma mais eficaz.
  4. Quando o exaustor não funciona num dos quartos o problema está resolvido instalação de ventilador. Somente esta instalação deve ser realizada estritamente de acordo com os requisitos regulamentares para evitar consequências. Atualmente, você pode adquirir ventiladores equipados com sensor de umidade, relé de tempo e sensor de movimento, o que permite utilizá-los de forma mais eficiente e economizando energia.

Deve-se ter cuidado com a limpeza da grade de ventilação decorativa.Há casos de entupimento de poeira em uma malha especial, necessária para evitar a entrada de insetos no apartamento, fazendo com que o ar não consiga fluir normalmente para o duto de ventilação.

Também é necessário regularmente limpe o ventilador no banheiro e no lavabo, levando em consideração as recomendações do fabricante para o cuidado de um modelo específico.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O princípio da ventilação natural é mostrado em detalhes neste vídeo:

Para deixar mais claro como você pode limpar o duto de ventilação com as próprias mãos, assista a este vídeo:

Este vídeo mostra por que e como instalar dispositivos adicionais para ventilação forçada no banheiro:

O bom funcionamento do exaustor da casa de banho e WC é uma garantia, antes de mais, da saúde dos residentes do apartamento ou casa. O funcionamento do exaustor determina a ausência de umidade, umidade e mofo, e a regulação do frescor do ar no ambiente. A umidade afeta negativamente a decoração interior das instalações e pode levar à destruição dos azulejos e à formação de ferrugem nas superfícies metálicas.

Se identificar problemas com o funcionamento normal do exaustor, deverá tomar imediatamente medidas para corrigir a situação e, se não conseguir resolver sozinho, deverá contactar a sociedade gestora para obter ajuda.

Você tem alguma dúvida, acréscimos úteis ou deseja compartilhar sua experiência pessoal na solução de problemas do sistema de ventilação do banheiro? Você pode deixar suas recomendações e outras informações como comentário ao artigo no formulário especial abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica