Como escolher um UPS para caldeira a gás - conselhos de profissionais

Moderno caldeiras a gás, que são instalados em sistemas de aquecimento de residências particulares, não são apenas tanques com queimadores a gás localizados abaixo deles. Este é um equipamento sério que queima combustível com alta eficiência de transferência de calor. Portanto, diversos componentes e equipamentos são introduzidos no sistema com a unidade caldeira, que são responsáveis ​​especificamente por aumentar a eficiência da unidade como um todo. Uma dessas unidades é uma fonte de alimentação ininterrupta para caldeira a gás.

A necessidade de um UPS para aquecimento de caldeiras a gás

Uma caldeira a gás moderna inclui os seguintes blocos e componentes dependentes de energia:

  • Bomba de circulação;
  • Bloco de controle;
  • sistema de proteção automático;
  • fã;
  • Módulos GMS, com os quais se regula à distância o funcionamento de uma caldeira a gás.

Se por algum motivo o fornecimento de eletricidade à caldeira for interrompido ou houver uma diminuição da tensão, estes componentes param de funcionar. A eficiência de todos os equipamentos da caldeira diminui ou para completamente.

Para evitar que isso aconteça, a caldeira a gás vem com fonte de alimentação ininterrupta. Em outras palavras, uma fonte de alimentação ininterrupta. Abreviado como UPS.

Princípio de funcionamento da fonte de alimentação ininterrupta

Antes de entender o princípio de operação, você precisa descobrir em que partes consiste uma fonte de alimentação ininterrupta:

  1. Corpo de aço.
  2. Bateria acumuladora.É a fonte de energia em situações de emergência.
  3. Inversor.
  4. Unidade de controle e configuração de opções de equipamentos.

Princípio de funcionamento da fonte de alimentação ininterrupta

A função do inversor é converter a corrente contínua produzida pela bateria em corrente alternada. Quando a caldeira a gás é alimentada pela rede, o inversor desempenha as funções de recarga da bateria. – converte corrente alternada em corrente contínua. Neste caso, a transição para um lado ou outro ocorre numa fração de segundo, para que a caldeira não reaja de forma alguma a uma mudança na fonte de alimentação e continue a funcionar normalmente.

Uma caldeira a gás.
90.91%
Caldeira de combustível sólido.
0%
Aquecimento elétrico.
9.09%
Caldeira de combustível líquido.
0%
Aquecimento por fogão.
0%
Caldeira universal.
0%
Votado: 11

Como escolher profissionalmente um UPS para caldeira a gás

Devido à variedade de modelos de fontes de alimentação ininterruptas existentes no mercado, nem sempre é fácil fazer a escolha certa.

Portanto, é recomendável ficar atento às seguintes características:

  1. Poder. Unidades de controle e proteção, automação, inversor são componentes que consomem muita energia (consomem energia mínima). A bomba de circulação e o ventilador também não requerem muita eletricidade. Mas você precisa ser guiado por eles ao escolher uma fonte de alimentação ininterrupta. Normalmente o consumo de energia da caldeira está indicado no seu passaporte ou na placa de identificação.
  2. Através de zero. Hoje, os fabricantes oferecem dois tipos de UPS: dependentes de fase e independentes de fase. A diferença é que no primeiro a fase e o neutro da rede são conectados aos terminais da fonte de alimentação ininterrupta, onde estão indicados esses dois indicadores. Esses dispositivos são chamados - de zero a zero. Em segundo lugar, não faz diferença a qual terminal você conecta qual fio. Portanto, no momento da compra, você precisa saber a qual grupo o aparelho pertence e fazer a conexão corretamente.
  3. Velocidade de mudança da rede elétrica para a bateria. Quanto mais rápido, melhor.
  4. Capacidade elétrica da bateria. Quanto maior for esta característica, mais tempo a bateria manterá a caldeira em funcionamento.
  5. Tensão sinusoidal. Nem em todos os modelos de fonte de alimentação ininterrupta o inversor pode produzir a onda senoidal de tensão correta. E para caldeiras a gás é necessário um indicador padrão desta característica. Portanto, é necessário escolher dispositivos exatamente com este indicador de tensão.

Critérios de escolha

O melhor kit UPS + bateria

Muitos fabricantes equipam sistemas de alimentação ininterrupta com baterias de chumbo-ácido, designadas como SLA. Eles são maiores em tamanho que os de lítio e muito mais pesados.

Mas o SLA tem suas vantagens:
O preço é mais baixo.
Cem por cento de estanqueidade é a chave para uma operação segura. não há necessidade de manutenção regular.

A maioria dos modelos de fontes de alimentação ininterruptas leva em consideração a possibilidade de conectar baterias adicionais. Caso surja tal necessidade, é necessário levar em consideração que as baterias conectadas devem corresponder às características técnicas daquelas instaladas na fonte de alimentação ininterrupta. Esta é a única maneira de garantir que todas as baterias sejam carregadas e descarregadas igualmente. Isso permite prolongar a vida útil da fonte de alimentação ininterrupta.

Hoje para UPS Eles oferecem dois tipos de baterias:

  • gel;
  • feito de tapete de fibra de vidro.

Os primeiros são designados GEL, os últimos – AMG.

As baterias de gel são consideradas as mais seguras porque o silício é adicionado ao seu eletrólito. Este mineral torna o eletrólito espesso, o que significa que ele não vaza quando a bateria é virada.

O hidrogênio e o oxigênio liberados durante a operação da bateria são absorvidos pelo enchimento espesso, onde se combinam para formar água comum. E esta é mais uma vantagem para o funcionamento seguro do aparelho.

Aconselhamento profissional na escolha de um UPS para caldeiras a gás

A principal característica de uma fonte de alimentação ininterrupta é a potência. Portanto, antes de escolher um dispositivo, é necessário correlacionar sua potência de saída com as características consumidas da caldeira a gás. Para fazer isso, eles fazem um cálculo.

Por exemplo, poder:

  • caldeira - 200 W;
  • bomba de circulação – 40 W;
  • ventilador – 30 W.

A soma deles é a potência total da caldeira. Mas existe a eficiência energética, que é denotada pelas letras do alfabeto latino de “A” a “G”. Ao calcular a potência de uma fonte de alimentação ininterrupta, é necessário levar isso em consideração. Para a categoria “A” é considerado um fator crescente de 1,3. Para todas as outras categorias é igual a “5”.

Caso a bomba de circulação possua categoria de eficiência energética “C” e o ventilador “A”, a potência da fonte de alimentação ininterrupta será calculada pela seguinte fórmula:

200+(5x40)+(1,3x30)=403 W

Recomenda-se fazer uma pequena reserva de energia dentro de 20%. Aquilo é:

403x1,2=484 W - esta será a diretriz para a escolha de uma fonte de alimentação ininterrupta.

É possível instalar um UPS On-line para alimentar uma caldeira a gás?

Tipos de UPS que os fabricantes oferecem hoje:

  1. Linear interativo.
  2. Desligada.
  3. On-line.

Os primeiros dispositivos estão equipados com um estabilizador que mantém uma tensão estável de 220±10%. E está ativo se a tensão da rede estiver dentro das faixas padrão. Se a tensão cair ou aumentar, o estabilizador desliga o UPS.

Em segundo lugar, não há estabilizador. O terceiro modelo difere significativamente dos dois primeiros. Nele, o inversor está sempre em estado ativo. Um retificador de entrada é instalado adicionalmente nele. Com isso, o inversor já recebe corrente contínua, transferindo-a para a bateria. E mesmo que a tensão na rede mude, a corrente será sempre de alta qualidade.

A conexão retificador-bateria está no mesmo circuito.Não há comutação entre eles. Isso significa que a mudança ocorre instantaneamente.

A única desvantagem do UPS On-line é o preço alto em comparação com outros.

Mas todos os modelos das três categorias podem ser instalados com segurança em caldeiras a gás.

Linear interativo.
0%
Desligada.
50%
On-line.
50%
Votado: 4

Por que é inaceitável usar um UPS de computador para fornecimento de energia de emergência para caldeiras a gás

Para equipamentos domésticos e industriais, é necessária tensão senoidal. Mas nem todo inversor em uma fonte de alimentação ininterrupta pode produzir uma onda senoidal pura. Muitas vezes é formado um modelo escalonado, que também é aproximado. A foto abaixo mostra claramente como eles diferem um do outro.

Diferença entre sinusóides

Todos os motores elétricos só podem operar em onda senoidal pura. Motores elétricos são instalados na bomba de circulação e no ventilador.

Não se pode garantir que onda senoidal será o mais suave possível, mas há erros que são considerados aceitáveis. Normalmente, esse número não excede 8%. Portanto, ao adquirir um UPS, você deve definitivamente prestar atenção a este coeficiente. Normalmente o fabricante indica isso após as palavras: Distorção Harmônica Total.

Para computadores, você pode usar fontes de alimentação ininterruptas que produzem uma onda senoidal escalonada. Isto é inaceitável para caldeiras a gás.

A instalação de fontes de alimentação ininterruptas com onda senoidal escalonada em aparelhos elétricos que geram correntes reativas provavelmente resultará em muitos problemas:

Incapacidade de começar.
Queda de energia.
Vida útil reduzida.

Classificação dos melhores UPS online para caldeiras de aquecimento a gás

Uma das melhores opções é Stark Country 1000 Online. Este modelo de UPS é atraente porque qualquer pessoa pode utilizá-lo para configurar de forma independente os parâmetros do sistema de alimentação elétrica da caldeira.Em primeiro lugar, trata-se da intensidade da corrente no primeiro estágio de carregamento da bateria. Bem como ajustes de tensão no segundo e terceiro estágios.

Em primeiro lugar, permite aumentar a velocidade de carregamento da bateria. Em segundo lugar, esta é a única forma de aumentar o seu ciclo de vida.

A segunda vantagem é que a fonte de alimentação ininterrupta desta marca possui dois limites de sensibilidade, que se referem ao desvio da frequência da corrente elétrica.

Existem dois intervalos aqui:

  • 45-55Hz;
  • 50 Hz.

Na primeira frequência, pode-se garantir que o dispositivo de alimentação ininterrupta será combinado com geradores. O segundo proporciona maior eficiência, assim como a potência do aparelho.

A terceira vantagem é o modo de segmentação de carga. A fonte de alimentação ininterrupta pode desconectar de forma independente, se necessário, consumidores que não sejam classificados como importantes.

O dispositivo tem uma desvantagem - o ventilador faz muito barulho.

Stark País 1000 Online

O segundo UPS na classificação é o ELTENA (INELT) Monolith E1000LT. Devemos prestar homenagem a este modelo não apenas pelo seu grande poder. Embora seja precisamente esta característica que ajuda a ligar não só uma bomba à caldeira, mas também um sistema de aquecimento para pisos aquecidos.

Mas esse aparelho tem um aspecto positivo, que o levou ao segundo lugar na classificação. Esta é a capacidade de conectar uma ou duas baterias a ele. Estes últimos estão conectados em série. A primeira posição é utilizada se a fonte de alimentação ininterrupta estiver conectada a uma caldeira a gás, que contém apenas uma bomba e um ventilador. A segunda é se consumidores adicionais de eletricidade estiverem conectados à caldeira.

E outras vantagens:

  • partida a frio;
  • desviar;
  • contato seco, com o qual o relé de tensão é regulado.

Desvantagens:

  • o ventilador faz barulho;
  • falta de neutro.

ELTENA (INELT) Monólito E1000LT

A terceira no ranking de fonte de alimentação ininterrupta para caldeiras a gás é a Energy PN-500. Suas qualidades positivas:

  • controle automático de tensão na entrada do UPS;
  • Eficiência – 98%;
  • carregamento rápido da bateria;
  • lida facilmente com picos de energia.

Energia PN-500

Classificação do melhor UPS on-line de engineering-pt.techinfus.com:
Stark País 1000 Online
1
ELTENA (INELT) Monólito E1000LT
1
Energia PN-500
-1

A produção de energia térmica pelas modernas caldeiras a gás exige a disponibilidade constante de corrente elétrica. Ainda não houve outra opção senão instalar uma fonte de alimentação ininterrupta junto à caldeira. O dispositivo de pequeno porte resolve quase todos os problemas de falha de energia da rede ou deterioração das características de tensão. Hoje esta simples necessidade é ter um UPS próximo à caldeira a gás.

UPS para caldeiras a gás: como escolher: vídeo.

Como o UPS é instalado em sua casa? Por quais critérios você escolheu? Escreva nos comentários. Salve o artigo nos favoritos e compartilhe-o nas redes sociais.

Comentários dos visitantes
  1. Stépan

    Hoje é difícil sem um UPS. No sector privado, os picos de energia são uma ocorrência quase constante. Mas o que foi dito é verdade - você precisa escolher o dispositivo certo. Atenção especial não é apenas ao poder. É importante não cometer erros aqui. Compre-o com uma onda senoidal escalonada e você o deixará ocioso.

  2. Vladimir

    E ainda assim a potência é o principal indicador. Portanto, você precisa calculá-lo antes de comprar.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica