Bomba de circulação para aquecimento: dez melhores modelos e dicas para compradores
Para aquecer pequenas instalações domésticas e casas particulares, geralmente é usado um circuito de água autônomo testado pelo tempo.Se o movimento natural do líquido na velocidade necessária for impossível, uma bomba de circulação será adicionada ao sistema - a unidade fornece pressão normal do líquido refrigerante.
Entre os diversos modelos, é necessário escolher um dispositivo que seja adequado em termos de parâmetros técnicos, que também seja confiável e de preferência com um preço adequado.
Oferecemos para consideração uma análise dos melhores modelos de equipamentos de bombeamento domésticos, que são muito procurados pelos consumidores e ganharam reputação por suas unidades de qualidade. Para facilitar a tarefa de escolha, descrevemos as principais características e parâmetros que devem ser levados em consideração na hora da compra.
Quem gosta de fazer tudo com as próprias mãos achará úteis os conselhos dos nossos especialistas sobre a integração da bomba no circuito de aquecimento.
O conteúdo do artigo:
- Classificação dos melhores modelos domésticos
- 1º lugar - Grundfos Alpha2 25-60 180
- 2º lugar – Wilo Star-RS 25/4 180
- 3º lugar - Grundfos UPS 32-80 180
- 4º lugar - Gilex Compass 32-60
- 5º lugar - Grundfos UPS 25-40 180
- 6º lugar - Wilo Top-S 25/10 DM
- 7º lugar – Wilo Star-RS 25/2
- 8º lugar - Wester WCP 25-60G (opção 180 mm)
- 9º lugar - Gilex Compass 32-40
- 10º lugar - Leberg GRS 25/4 180
- Critérios básicos para escolher uma bomba
- Nuances de instalação de equipamentos
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Classificação dos melhores modelos domésticos
A classificação das bombas de aquecimento doméstico abaixo inclui dispositivos na faixa de preço de 2 a 17 mil rublos. Todos os modelos apresentados possuem 3 níveis de velocidade, comprimento padrão de instalação de 180 mm e limite de pressão de trabalho de 10 bar.
1º lugar - Grundfos Alpha2 25-60 180
Um dos novos modelos da famosa empresa dinamarquesa, que se comprovou durante a operação em condições reais.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 6 m;
- vazão - até 2,8 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/2″;
- ruído declarado - 43 dB.
Entre as vantagens do modelo, destacam-se a confiabilidade, o baixo nível de ruído e a eficiência já familiares aos produtos da empresa. Portanto, pode ser instalado em uma sala.
Além disso, além do clássico controle manual de energia, o dispositivo está equipado com um sistema inteligente Autoadaptação para ajustar automaticamente os parâmetros às condições do sistema de aquecimento. Isso permite responder rapidamente, por exemplo, à conexão ou desconexão de um elemento de circuito e à alteração da taxa de fornecimento de refrigerante.
Existem muitas opções adicionais, como modos noturno e verão.
A única desvantagem deste modelo é o preço relativamente alto das bombas com tais características. No entanto, dado o longo período de serviço sem problemas e a garantia do fabricante de 5 anos, o pagamento a maior não parece irracional.
Geração mais nova Alfa3 foi lançado recentemente e ainda é difícil avaliar a confiabilidade dos equipamentos desta linha.
2º lugar – Wilo Star-RS 25/4 180
Bombas confiáveis e populares de um conhecido fabricante alemão também se distinguem pela montagem de alta qualidade e pelo prático silêncio.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 4 m;
- vazão - até 3,0 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/2″;
- ruído declarado - 44 dB.
Este modelo é produzido há mais de 10 anos. Durante um período tão longo de operação, ficou claro que este é um dos dispositivos mais confiáveis do mercado.
Difere na qualidade de construção e facilidade de instalação. Existe uma solução de muito sucesso que simplifica a instalação elétrica: 4 posições de caixa de terminais e um cabo removível.
3º lugar - Grundfos UPS 32-80 180
Não muito novo, mas um modelo comprovado e bastante poderoso para uma bomba doméstica.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 8 m;
- vazão até - 11,0 m3/h;
- diâmetro da rosca – 2″;
- ruído declarado - 43 dB.
É caracterizado por operação silenciosa e durabilidade. Os usuários observam sua resistência a situações extremas, como baixa tensão ou interrupção do fluxo de refrigerante.
Ao contrário de muitos análogos baratos, corresponde exatamente às características de pressão declaradas.
4º lugar - Gilex Compass 32-60
Um modelo russo com parâmetros populares entre os usuários e um custo bastante baixo em comparação com seus concorrentes.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 6 m;
- vazão - até 3,8 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/4″;
- ruído declarado - 65 dB.
O dispositivo está equipado com um sistema mecânico simples de controle de vazão. Aumentou o ruído operacional, especialmente na terceira (mais alta) velocidade.
5º lugar - Grundfos UPS 25-40 180
Um modelo popular que é frequentemente usado para edifícios de um andar.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 4 m;
- vazão - até 2,9 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/2″;
- ruído declarado - 43 dB.
Uma das bombas de circulação de aquecimento mais adquiridas. Podemos dizer que este modelo está desatualizado, pois a sua produção na Sérvia já dura mais de 15 anos. Possui sistema de ajuste mecânico, simplicidade e confiabilidade.
Recentemente, vendedores e consumidores notaram um aumento no número de clones falsos de baixa qualidade. Portanto, no momento da compra, é necessário verificar o número de série do produto em relação ao banco de dados divulgado no site oficial da empresa.
6º lugar - Wilo Top-S 25/10 DM
A bomba mais potente entre os modelos apresentados na classificação.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 10 m;
- vazão - até 11,2 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/2″;
- ruído declarado - 45 dB.
Geralmente é usado quando é necessário aquecer grandes ambientes de dois andares. Possui boa confiabilidade, longa vida útil e nível de ruído muito baixo para um dispositivo tão potente.
7º lugar – Wilo Star-RS 25/2
O dispositivo mais fraco em potência e mais econômico nesta classificação.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 2 m;
- vazão - até 2,2 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/2″;
- ruído declarado - 44 dB.
É frequentemente usado para contornos geométricos curtos e simples de edifícios térreos. Distingue-se pela confiabilidade, baixo ruído e eficiência.
As desvantagens incluem o alto custo de um dispositivo de baixo consumo de energia, especialmente em comparação com dispositivos fabricados na Rússia ou na China.
8º lugar - Wester WCP 25-60G (opção 180 mm)
Uma bomba fabricada na China é muito barata pelas características declaradas.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 6 m;
- vazão - até 2,7 m3/h;
- diâmetro da rosca – 1″;
- ruído declarado - 56 dB.
A bomba possui parâmetros padrão de consumo de energia. O nível de ruído na primeira e segunda velocidades é bastante baixo e na terceira é significativo. Portanto, é melhor não colocá-lo próximo aos quartos.
9º lugar - Gilex Compass 32-40
Bomba russa barata com parâmetros padrão e populares.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 4 m;
- vazão - até 3 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/4″;
- ruído declarado - 65 dB.
Uma bomba comum típica com controle de potência mecânica sem quaisquer prós ou contras significativos. Os usuários relatam ruído na terceira velocidade mais alta.
10º lugar - Leberg GRS 25/4 180
Modelo circular de produção chinesa sob marca norueguesa.
Especificações:
- pressão no modo máximo - 4 m;
- vazão - até 3 m3/h;
- diâmetro da rosca - 1 1/2″;
- ruído declarado - 52 dB.
Um modelo de bastante alta qualidade com haste de cerâmica. A empresa fabricante não é muito conhecida, o que, aliado à bomba fabricada na China, determinou seu baixo preço.
Critérios básicos para escolher uma bomba
Para que uma bomba de circulação possa ser utilizada para aquecimento de uma residência privada, é necessário primeiro determinar os valores exigidos dos seus principais indicadores. E só então escolha o fabricante e o modelo com base em parâmetros como marca, qualidade e preço.
Pressão e fluxo máximos
Cada bomba possui duas características principais:
- pressão máxima - quantos metros a unidade pode levantar uma coluna de água;
- vazão máxima - quantos metros cúbicos por hora a bomba fluirá sob a condição de um circuito totalmente horizontal sem resistência.
Esses dois valores são “ideais” e inatingíveis em condições reais. Eles servem como pontos extremos na curva pressão-fluxo. Esta função em forma gráfica para diferentes modos de operação da bomba está no manual do usuário.
Para o circuito por onde flui o refrigerante, são utilizadas fórmulas complexas para traçar uma curva da relação entre o fluxo de água e a perda de pressão devido à resistência hidráulica dos elementos da rede.
A interseção dessas duas curvas é chamada de “ponto de operação da bomba”.Ele mostrará o fluxo do refrigerante que este dispositivo fornecerá para um sistema hidráulico específico.
Conhecendo este valor e seção transversal tubos de aquecimento, você pode calcular a velocidade do movimento da água através deles. O valor ideal está na faixa de 0,3 a 0,7 m/s.
É desejável que, segundo os cálculos, a operação da bomba na segunda velocidade (média) seja suficiente.
Isto se deve aos seguintes motivos:
- Erro nos cálculos. Os valores reais da resistência do circuito de aquecimento podem diferir dos valores calculados. Neste caso, para atingir a velocidade normal, pode ser necessário mudar para um modo mais ou menos potente.
- Probabilidade de adicionar novos elementos, como radiadores, dispositivos de controle, etc. Neste caso, a resistência aumentará, o que levará a uma diminuição na velocidade do fluxo. Para resolver este problema, pode ser necessário mudar para a terceira velocidade.
- Aumento do desgaste do equipamento em carga máxima. Operar em potência média amplia significativamente a operação sem problemas de dispositivos mecânicos. Esta regra também se aplica a bombas.
Hoje em dia, os modernos dispositivos de circulação forçada estão equipados com sistemas automatizados para manter parâmetros operacionais ideais. Com a sua utilização, ficou muito mais fácil atingir a temperatura desejada nas instalações.
Informações adicionais sobre o cálculo e seleção de uma bomba de aquecimento são fornecidas em Este artigo.
Outras características importantes
A bomba deve ser selecionada levando em consideração o parâmetro “diâmetro da rosca”. Deve corresponder ao tamanho interno dos tubos de aquecimento.
Outro parâmetro importante é o ruído de funcionamento do dispositivo. Como muitas vezes a tarefa é escolher uma bomba de circulação silenciosa para um sistema de aquecimento residencial, quase todos os fabricantes indicam este indicador juntamente com os dados técnicos.
Para não se enganar quanto à finalidade da bomba, é necessário estar atento à faixa de temperatura permitida que é determinada para o líquido bombeado. O limite superior deve ser de pelo menos 110°C, uma vez que a ebulição da água em sistema fechado ocorre aproximadamente a esta temperatura.
Se o valor inferior for inferior a 0°C, é permitido ligar a bomba em temperatura negativa do anticongelante circulando no sistema. Se a água estiver congelada, mesmo que o circuito tenha mantido a sua integridade, o dispositivo não pode ser iniciado. Primeiro você precisará descongelar o sistema.
Nuances de instalação de equipamentos
Os aparelhos domésticos para circulação forçada de água não consomem muita eletricidade - as bombas convencionais requerem até 200 W, mas as potentes, com pressão máxima superior a 10 m, podem consumir mais de 1 kW de energia.
Portanto, a sua contribuição para a corrente total do circuito deve ser levada em consideração. Deve ser lembrado que para tais dispositivos a potência nominal excede a potência ativa (consumida).
Além disso, bombas grandes podem operar a partir de 380 V. Mas geralmente aquecem grandes áreas às quais estão conectadas linhas de energia trifásicas e não há problemas com sua conexão.
Como o refrigerante, ao passar pelo sistema, libera energia e esfria, sua temperatura no final do circuito é menor do que no início. Portanto, é melhor integrar a bomba nas tubulações mais próximas da entrada do trocador de calor, ou seja, na linha de retorno. Isso aumentará a vida útil do dispositivo, pois a água muito quente é pior para as peças metálicas do que a água parcialmente resfriada.
O local de inserção deve ser selecionado de acordo com as regras instalação de equipamentos de bombeamentoque são fornecidos no manual de instalação. Para cada modelo, existem opções permitidas de orientação do motor que devem ser respeitadas.
O circuito de aquecimento, em regra, é concebido tendo em conta as leis físicas que justificam a circulação natural, devendo a bomba introduzida “ajudar” o fluxo a atingir a velocidade pretendida. Para não se confundir com a orientação do aparelho, há uma seta em seu corpo mostrando a direção da pressão.
Às vezes surgem situações imprevistas devido a quedas de energia. Neste caso, a bomba se tornará um obstáculo ao fluxo, e uma desaceleração acentuada da velocidade ou uma parada completa provavelmente causará ebulição e danos ao sistema de aquecimento. Para evitar que isso aconteça, é instalado um tubo bypass no ponto de inserção da bomba.
Outra maneira de evitar problemas durante uma queda de energia é adquirir uma fonte de energia reserva para a bomba.Se a potência do dispositivo for pequena e não ultrapassar 0,5 kW, então a melhor solução seria um conjunto de bateria e UPS com estabilizador embutido.
Com bateria de 200 Ah, um aparelho com motor de 100 W pode operar de forma autônoma por cerca de 20 horas.
Para bombas mais potentes, se precisar manter seu funcionamento por muito tempo na falta de energia elétrica, será necessário adquirir um gerador. Se você precisar ligar automaticamente um sistema de energia de backup, ele deverá suportar a função de inicialização automática e funcionar em conjunto com uma máquina de seleção de backup.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Cálculo das características necessárias da bomba em função dos parâmetros do circuito de aquecimento:
Instruções detalhadas em vídeo para montar um bypass a partir de tubos de polipropileno:
Para qualquer circuito hidráulico, você pode selecionar uma bomba que ajude a atingir a pressão necessária. Em primeiro lugar, é necessário prestar atenção às características de pressão e vazão do dispositivo e depois a outros dados técnicos: eficiência, ruído, confiabilidade e método de conexão.
Compartilhe com os leitores sua experiência no uso de uma bomba de circulação. Conte-nos em que se baseou a escolha do aparelho e se você está satisfeito com a compra. Deixe comentários sobre o artigo, tire dúvidas e participe das discussões. O formulário de contato está localizado abaixo.
Quanto à bomba Vilovsky, que ficou em segundo lugar, direi isso. Esta é apenas uma super bomba, tenho-a há mais de 10 anos num campo quente, nomeadamente um de 4 metros.
Possui rotor úmido, o que agrega confiabilidade. Funciona muito silenciosamente. Se você não colocar a mão no corpo para captar as vibrações do motor, não ouvirá no ouvido.
Definitivamente, nunca fiz uma auditoria da coisa o tempo todo.