Instalando uma bomba de aquecimento: como instalar corretamente o equipamento de bombeamento

A bomba de circulação aumenta a eficiência do sistema de aquecimento autônomo e permite o aproveitamento de 100% de todos os circuitos de aquecimento.

A instalação profissional de uma bomba de aquecimento garante alto desempenho, reduz o ruído de funcionamento e reduz os custos de manutenção e reparação. A instalação do dispositivo não causa nenhuma dificuldade particular, mas há uma série de nuances que devem ser consideradas.

Diremos como escolher uma bomba de circulação, ajudaremos você a decidir sobre o esquema ideal para inserir o equipamento no sistema, descreveremos os requisitos de instalação e também forneceremos instruções passo a passo para a instalação do dispositivo.

Finalidade da bomba para aquecimento

Anteriormente, as bombas de circulação eram utilizadas apenas em sistemas de aquecimento centralizado e, para a construção de habitações privadas, o movimento natural do refrigerante causado pelas diferenças de temperatura era a norma.

Agora a circulação forçada é utilizada em todos os lugares graças ao surgimento de modelos compactos e baratos projetados para atender as redes de aquecimento de pequenas casas e chalés.

Bomba de circulação na rede de aquecimento
Com o advento das bombas de circulação, o número de soluções de circuito aumentou. Tornou-se possível construir longas rodovias de complexidade variada, enquanto a dependência da inclinação praticamente desapareceu

Devido ao aumento da velocidade de movimento do refrigerante na tubulação, a energia térmica flui mais rapidamente para os radiadores de aquecimento e, consequentemente, os ambientes aquecem mais rapidamente. A carga da caldeira diminuiu porque a água também aquece mais rapidamente.

A necessidade de instalar tubulações volumosas e inconvenientes de grande diâmetro desapareceu; os contornos tornaram-se mais fáceis de camuflar sob revestimentos de piso ou de serem enterrados em paredes.

Bomba de aquecimento com sistema de piso radiante
Tornou-se possível instalar um sistema de “piso quente” em qualquer andar de uma casa particular, que funciona efetivamente apenas com uma determinada pressão na rede

A principal desvantagem das bombas para sistemas de aquecimento é a sua dependência da eletricidade. Se o fornecimento de energia for intermitente ou houver risco de queda total de energia por algum período, é necessário instalar um gerador de energia de reserva ou pelo menos uma fonte de alimentação ininterrupta.

As desvantagens restantes estão relacionadas ao design e à funcionalidade de vários tipos de dispositivos. Por exemplo, unidades monobloco e dispositivos com rotor seco são mais barulhentos e requerem manutenção constante, enquanto uma bomba com rotor úmido exige qualidade do refrigerante e tem limitação de pressão.

Critérios para seleção adequada de equipamentos

Todos os esforços de instalação serão reduzidos a zero se o equipamento for selecionado incorretamente. Para não se enganar, é necessário primeiro analisar todos os aspectos de um determinado sistema de aquecimento e fazer os cálculos necessários.

Principais tipos de bombas

De acordo com suas características de design, todos os dispositivos são divididos em 2 categorias: com rotor úmido e seco.

Bombas molhadas. Esta opção é adequada para residências particulares.A unidade é compacta, quase silenciosa e possui uma estrutura modular conveniente para manutenção e reparos.

Mas, infelizmente, não possui alta produtividade - a eficiência máxima dos modelos modernos chega a 52-54%.

Bomba de aquecimento
Os dispositivos de circulação para redes de aquecimento não devem ser confundidos com dispositivos semelhantes para abastecimento de água quente. A bomba de aquecimento não requer caixa anticorrosiva de bronze ou aço inoxidável e proteção adicional contra incrustações - respectivamente, é mais barata

Bombas de rotor seco produtivos, despretensiosos quanto à qualidade do refrigerante, capazes de trabalhar sob alta pressão e não requerem localização estritamente horizontal na tubulação. Porém, são mais barulhentos e seu funcionamento é acompanhado de vibração. Muitos modelos são instalados em uma fundação ou estrutura de suporte de metal.

Para instalar modelos console, monobloco ou “In-line” é necessário sala separada - sala da caldeira. É aconselhável utilizá-los quando for necessária uma vazão superior a 100 m³/h, ou seja, para atender grupos de chalés ou prédios de apartamentos.

Breve visão geral das características técnicas

Ao escolher uma bomba, você deve definitivamente estudar as características técnicas e compará-las com os requisitos do sistema de aquecimento.

Os seguintes indicadores são importantes:

  • pressão, que cobre as perdas hidráulicas no circuito;
  • desempenho – volume de água ou abastecimento durante um determinado intervalo de tempo;
  • temperatura operacional do líquido refrigerante, máximo e mínimo – para modelos modernos em média +2 ºС… +110 ºС;
  • poder – tendo em conta as perdas hidráulicas, a potência mecânica prevalece sobre a potência útil.

Os detalhes estruturais também são importantes, por exemplo, o diâmetro de entrada/saída dos tubos. Para sistemas de aquecimento, os parâmetros médios são 25 mm e 32 mm.

Número necessário de bombas
O número de bombas elétricas é selecionado com base no comprimento da rede de aquecimento. Se o comprimento total dos circuitos for de até 80 m, um dispositivo é suficiente; se mais, serão necessários dispositivos adicionais

Um exemplo de unidade para equipar uma rede de aquecimento residencial com área de 100 m² é uma bomba UPS Grundfos com ligação de tubo de 32 mm, capacidade de 62 l/s e peso de 3,65 kg. O dispositivo compacto e de baixo ruído em ferro fundido é inaudível mesmo atrás de uma divisória fina e sua potência é suficiente para transportar líquido até o 2º andar.

As bombas com eletrônica integrada permitem alternar rapidamente o equipamento para um modo mais conveniente, dependendo das mudanças de temperatura ou pressão na rede. Os dispositivos automáticos são equipados com displays digitais que fornecem o máximo de informações sobre o funcionamento da bomba: temperatura, resistência, pressão, etc.

Informações adicionais sobre o cálculo e seleção de uma bomba de circulação para aquecimento são apresentadas nos artigos:

  1. Como calcular uma bomba de aquecimento: exemplos de cálculos e regras para seleção de equipamentos
  2. Seleção de bomba de circulação: dispositivo, tipos e regras para escolha de bomba de aquecimento
  3. Bomba de circulação para aquecimento: dez melhores modelos e dicas para compradores

Requisitos para instalação de bomba de circulação

Existem várias normas que regulamentam a nível legislativo a instalação de uma bomba de circulação num sistema de aquecimento. Algumas das regras estão definidas no SNiP 2.04.05 “Aquecimento...”. Por exemplo, fala sobre prioridade circuitos de circulação forçada em redes de aquecimento.

Quase todos os requisitos são justificados pela eficiência operacional do sistema como um todo e do dispositivo de circulação em particular.Por exemplo, o eixo de um dispositivo com rotor úmido deve ser instalado no tubo estritamente horizontalmente em nível, para que não haja bolsas de ar no interior e as peças da bomba não se desgastem prematuramente.

Tanque de expansão no sistema de aquecimento
Um elemento obrigatório do sistema é um tanque de expansão que compensa as alterações no volume do líquido refrigerante durante o aquecimento/resfriamento. Seu lugar em sistema fechado é na linha de retorno, em frente à bomba de circulação

Em qualquer caso, é necessário um filtro para sujeira e partículas abrasivas, mesmo na instalação de modelos monolíticos. O líquido refrigerante filtrado causará muito menos danos às peças da bomba do que o líquido com areia e matéria suspensa.

O guarda-lamas é instalado com o bujão voltado para baixo na direção do movimento da água para reduzir a resistência e facilitar a manutenção do sistema.

Algumas regras são ditadas pelos fabricantes. Por exemplo, era costume instalar modelos antigos de determinadas marcas exclusivamente na linha de retorno, pois não suportavam altas temperaturas.

Agora as bombas tornaram-se mais versáteis e podem ser instaladas em qualquer local adequado, mas sujeitas a parâmetros de potência.

Análise da tecnologia de instalação

O processo de instalação em si é rápido, para fixar a caixa é necessário fixar duas porcas de capa. Isto é muito conveniente para trabalhos adicionais de manutenção e reparo. Porém, antes da instalação, é necessário escolher o local de instalação correto, caso contrário a bomba funcionará de forma intermitente ou falhará em breve.

Esquemas para inserir uma bomba na rede

Na escolha de um dos esquemas é necessário ter em consideração o tipo de sistema de aquecimento, modelo da caldeira e facilidade de manutenção.

Opção 1. Esta é a solução mais comum: a bomba é montada no “retorno”, através da qual o refrigerante resfriado retorna à caldeira.A água morna não tem um efeito tão agressivo nas partes do aparelho, por isso dura mais tempo.

Instalação da bomba de retorno
Um bom local para instalação é entre o tanque de membrana e a caldeira de aquecimento. Este circuito é universal, é igualmente bom para sistemas abertos e fechados, bem como para conectar dispositivos pelo método coletor (+)

opção 2. Esta solução é relevante se por algum motivo não for possível instalar uma bomba na linha de retorno. Depois é fixado no início do circuito, na alimentação, mas não perto da caldeira, mas depois grupos de segurança.

Dispositivos modernos suportam facilmente altas temperaturas, mas ainda existem especialistas que rejeitam tal esquema.

Diagrama de instalação da bomba de abastecimento
As válvulas de corte são itens auxiliares e são necessárias para uma manutenção rápida. Para retirar a bomba de circulação é necessário desparafusar as torneiras localizadas em ambos os lados da carcaça (+)

Existe uma opção de rede de aquecimento como sistema aberto com tanque de expansão instalado no ponto mais alto do circuito.

Se instalar uma bomba de circulação, poderá operá-la em dois modos: natural e forçado. A circulação natural será útil se houver falta de energia.

Instalação de bomba em sistema aberto
Para poder mudar o sistema de um modo para outro, o dispositivo de circulação não é instalado no tubo, mas no bypass - uma saída especial. Quando a bomba é ligada, o tubo é fechado com uma torneira

O último esquema aplica-se apenas a redes com caldeira a combustível sólido. A bomba de alimentação não está instalada devido ao risco de explosão. O ponto é que caldeiras de combustível sólido É impossível interromper rapidamente o processo de aquecimento, fazendo com que a água ferva.

Água fervente com vapor entra na bomba, reduz a produtividade, a água resfriada do circuito não tem tempo de voltar para a caldeira na quantidade necessária - e esquenta ainda mais. O resultado do superaquecimento é uma explosão.

Instalação de bomba em rede com caldeira a combustível sólido
Uma válvula misturadora térmica torna-se um elemento adicional da rede. Serve para mudar a circulação do refrigerante de um círculo pequeno (com bypass) para um grande (+)

Se você colocar água resfriada do circuito em uma caldeira de aquecimento, formar-se-á condensação. Para evitar que isto aconteça, a água é primeiro aquecida no circuito pequeno até +55°C e depois a válvula termostática muda suavemente para o circuito grande.

Como resultado, a água fria se mistura com a água já aquecida e não ocorre “choque de temperatura” para a caldeira.

Como é feita a tubulação

A tubagem da bomba de circulação é o equipamento necessário ao seu bom funcionamento, bem como ao bom funcionamento de todo o sistema de aquecimento.

Primeiro você precisa finalmente decidir quantas bombas haverá. Para um circuito simples basta um dispositivo, mas com fiação complexa é possível instalar dois ou mais.

Se você planeja usar um sistema de “piso quente” em sua casa ou instalar caldeira de aquecimento indireto, então é melhor aumentar o número de dispositivos para dois. Se forem instaladas duas caldeiras - combustível sólido e elétrica - você também precisará de uma bomba separada para cada unidade.

Como instalar a bomba corretamente
Opções de instalação correta (superior) e incorreta (inferior) da bomba. Se você escolher a posição errada e mover o eixo do rotor da horizontal, poderá ocorrer arejamento ou superaquecimento (+)

Conforme mencionado acima, as válvulas de esfera são elementos obrigatórios.Eles são montados junto com a bomba e em caso de emergência deverão ser utilizados.

Necessário e válvula de retenção feito de latão ou ferro fundido para que o refrigerante se mova em uma determinada direção. É montado na tubulação imediatamente após a bomba, no sentido do movimento da água.

Será necessário um “filtro de sujeira” para evitar que partículas sólidas entrem na caixa do dispositivo. Filtros finos não são instalados em circuitos de aquecimento. Se for necessária água limpa, ela é pré-purificada antes de ser despejada no sistema.

Existe o risco de entrada de ar na rede, por isso é necessária a instalação de uma válvula de ar. Pode ligar automaticamente, mas também existem modelos manuais.

Manômetro para bomba de circulação
Usando uma conexão, um manômetro é instalado a uma curta distância da bomba; às vezes, dois dispositivos idênticos são instalados em ambos os lados. Com a ajuda deles, monitoram o correto funcionamento da unidade de circulação

Depois de instalar todos os dispositivos, a bomba é conectada à energia. Um grande erro é usar uma tomada comum sem aterramento. Esta é uma violação de segurança e pode custar vidas em caso de acidente.

Existem maneiras mais inteligentes de aumentar o poder:

A maneira mais fácil é usar um disjuntor: você precisará de uma chave de 8 A, contatos e fios. Mas para uso prático, uma solução com termostato é muito conveniente.

Diagrama de conexão com termostato
Diagrama de conexão com termostato. Quando a temperatura do líquido refrigerante na rede cai abaixo de um determinado valor, o termostato funciona e desliga a fonte de alimentação (+)

Se você planeja instalar um UPS, você pode conectar uma fonte de alimentação ininterrupta à bomba e à caldeira ao mesmo tempo.

Breves instruções de instalação

Uma opção comum é instalar a bomba em bypass. Isso se deve a dois bons motivos: torna-se possível desmontar rapidamente ou desconectar temporariamente o aparelho da rede, por exemplo, caso surjam problemas de energia elétrica.

Diagrama de fiação de bypass
Tubulação de bypass: 1 – estação central; 2 – “Americano”; 3 – filtro; 4 – válvulas de corte; 5 – tubulação principal, “retorno” ou alimentação; 6 – válvula que redireciona o refrigerante para o bypass

Estão disponíveis para venda diversas modificações de unidades elevatórias prontas: para soldagem ou conexão de flange, com locais para instalação de torneiras ou válvulas, com área especial reservada para a bomba.

Mas se você não puder adquirir uma unidade pronta ou não houver espaço suficiente para sua instalação, você pode organizar de forma independente a tubulação de bypass e fixar todas as peças nos locais destinados a elas.

As seguintes ferramentas e materiais são necessários para o trabalho:

  • um conjunto de chaves de boca ou ajustáveis ​​para montagem;
  • alicate:
  • fio ou estopa de linho;
  • Selante Unipak.

As porcas americanas geralmente são fornecidas com a bomba, mas também será necessário preparar torneiras, adaptadores ou conexões. Atenção deve ser dada aos materiais mais confiáveis ​​​​para a confecção das conexões e ao diâmetro dos produtos.

Procedimento:

  1. Montagem de unidades com torneiras. Dois ficarão localizados nas bordas da bomba, o terceiro fará parte de um tubo reto. É importante medir a seção de “retorno” para soldar com precisão o fragmento com o macho.
  2. Montagem do circuito da bomba. O aperto das porcas deve ser adiado até a fase final da instalação, mas por enquanto elas só precisam ser aparafusadas.
  3. Experimentando um loop de bypass. Marque os locais onde as unidades são soldadas no tubo.
  4. Soldagem, que deve ser deixado para um soldador qualificado.
  5. Montagem da unidade inferior - no “retorno”
  6. Conexão bomba para fonte de alimentação.

Por exemplo, instalar uma bomba GRUNDFOS.

A manutenção da bomba instalada é realizada no modo operacional. É necessário limpar o filtro com mais frequência e verificar as leituras do manômetro.

Caso os valores não correspondam à norma, o dispositivo deve ser retirado e ajustado. É melhor fazer isso em uma oficina especializada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

O conhecimento teórico é rapidamente absorvido quando acompanhado por um interessante vídeo que revela a sequência e as características do trabalho de instalação do instrumento.

Revisão em vídeo da bomba WILO – configuração e instalação:

A prática mostra que os entusiastas avançados de reformas residenciais podem instalar uma bomba de circulação por conta própria.

Porém, se surgirem dificuldades, é melhor recorrer a especialistas: só artesãos qualificados sabem amarrar e instalar corretamente uma bomba de aquecimento, observando todas as nuances do esquema escolhido.

Você tem experiência pessoal na instalação de uma bomba de circulação? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Irina

    É melhor instalar duas bombas ao mesmo tempo. Mesmo dispositivos caros são muito frágeis; às vezes param de bombear ao menor toque ou vibração do chão. Ao instalar uma bomba, é melhor fazer uma linha de fiação separada com seu próprio interruptor no painel. Eles consomem uma boa quantidade de eletricidade. Se a casa estiver quente e não houver criança pequena, é melhor ficar sem bomba. Os custos do próprio equipamento, instalação e manutenção prejudicaram muito o nosso orçamento familiar. Agora lamentamos ter começado isso.

  2. Sergei

    Infelizmente, descobrimos na prática que não é necessária uma bomba no sistema - ela circula a água e esfria mais rápido. E o gás aquece novamente e o consumo continua. Portanto, neste momento a bomba é desligada e a fornalha avança. Diante disso, o consumo de lenha da caldeira a lenha KORDI diminuiu, e muito! Fechei mais uma volta o amortecedor da chaminé, o manômetro marca 70 graus, os quartos estão quentes e somos vencedores. Quem quiser experimente, porque a indústria do gás inventou a bomba para roubar dinheiro.

    • As bombas são necessárias para pisos aquecidos; também são necessárias onde a circulação natural não é possível.

  3. Vladimir

    Se o manômetro mostrar 70 graus, tudo estará claro.

  4. Vladimir

    Tenho 3 circuitos de piso radiante de 30,40 e 60 metros, cada circuito tem uma bomba.Passei muito tempo e um monte de opções de conexão só para não instalar bomba. Não dê ouvidos a quem reclama que o tubo de aquecimento de piso se mantém aquecido sem bomba.

  5. Marginal

    Do meu ponto de vista prático, o vídeo de instalação da bomba mostra uma demonstração demonstrativa de apertar as porcas de união da bomba quase com luvas de pelica sem mostrar talvez os principais pontos que levam a vazamentos nas conexões após tal habilidade durante a instalação, que são difíceis de consertar quando já está tudo instalado.
    Primeiramente, a instalação do diagrama de ligação deve começar pela própria bomba e pelas válvulas de corte de água, pois as porcas de união da bomba possuem juntas de vedação, que então não podem ser firmemente comprimidas com as porcas e, como resultado, haverá haver um vazamento sob uma das juntas, que você veda próximo à primeira porca de união da bomba.
    Em segundo lugar, na minha opinião, a bomba deve ser montada em um tubo de fluxo direto, e não em um tubo de desvio ou no chamado compensador, pois isso cria resistência adicional, transformando fluxos laminares de refrigerante em turbulentos, o que afeta o desempenho de a bomba, etc
    A recomendação que descrevi acima é uma consequência da dispendiosa e repetida alteração independente do diagrama de fiação da bomba de circulação antes de alcançar o sucesso racional de mãos devidamente crescidas.
    Peço aos comentaristas que não sejam rudes e não ensinem ortografia, já tenho 70 anos e como vocês sabem o ovo não ensina a galinha.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica