Como limpar a fuligem de uma chaminé: como limpar adequadamente um duto de fumaça
Dispositivos de aquecimento que queimam madeira ou outros combustíveis sólidos requerem limpeza periódica.Os depósitos nas paredes da chaminé são perigosos não só pelo estreitamento dos canais, colapsos e bloqueios de passagens, mas também pela ignição dos depósitos, que podem provocar um incêndio na casa. O perigo deve ser eliminado imediatamente. Você concorda?
Diremos como fazer a manutenção do duto de fumaça para que não represente uma ameaça para você e sua propriedade. O artigo apresentado para sua revisão descreve detalhadamente como limpar a fuligem de uma chaminé, com que freqüência e quando isso deve ser feito. Medidas preventivas eficazes são fornecidas para proprietários cuidadosos.
O conteúdo do artigo:
Limpeza de chaminés: química e mecânica
A realização da limpeza mecânica é um processo bastante complexo e trabalhoso. Portanto, via de regra, não é realizado mais do que 1 a 2 vezes por ano. Mas com o uso intensivo de dispositivos de aquecimento, muitas vezes isso não é suficiente.
Além disso, quanto mais depósitos se formam nas paredes do canal, mais a eficiência diminui - a eficiência do combustível diminui.
Limpeza mecânica de dutos de fumaça
O objetivo da limpeza mecânica é eliminar a fuligem e a fuligem e realizar uma inspeção preventiva. Mesmo que tenham sido tomadas medidas ao longo da estação de aquecimento para minimizar as acumulações nas paredes da chaminé, ainda existe a possibilidade de avarias na chaminé.
Trabalho preparatório antes de remover a fuligem
Se a limpeza começar a partir de um trecho do tubo da chaminé localizado acima da cobertura, deve-se ter cuidado para garantir a segurança. Uma corda de segurança é usada para isso.
Se não houver, uma corda é amarrada ao cinto, cuja segunda extremidade é fixada em torno de um suporte confiável - um cano de chaminé ou uma árvore crescendo no lado oposto à localização da chaminé.
Para minimizar a entrada de fuligem na casa, e será muito difícil limpá-la posteriormente, feche bem as portas da fornalha e os recipientes de fuligem. A lareira está coberta com um pano húmido.
Sequência de limpeza
Antes de começar, você precisa descobrir como limpar a chaminé por baixo, sem subir no telhado. E somente se isso não for possível, eles iniciam a limpeza. Comece com uma secção de tubo saliente acima do telhado, tendo primeiro removido supressor de faíscas e/ou defletor.
Se a limpeza começar pelo telhado, o trabalho será realizado na seguinte ordem:
- Depois de colocar todos os dispositivos em um balde, eles sobem no telhado e prendem a corda de segurança.
- Remova o fungo ou defletor, se houver, da cabeça do tubo.
- Eles limpam o canal de fumaça, tentando retirar todos os depósitos - segurando-o pelo cabo, baixando e levantando a escova com um peso.
- Após a limpeza do canal, coloque as ferramentas em um balde e instale o defletor no lugar. Depois de desamarrar a corda de segurança, eles descem.
- Na casa ou sótão, abra as portas de limpeza (recipientes de fuligem) e retire a fuligem esfarelada.
Continuando a passar dos canais superiores para os inferiores, procede-se à limpeza, após a qual se seleciona a fuligem polvilhada e se fecham as portas.
Todas as operações de limpeza são realizadas com cuidado. Cubra o chão com jornal, oleado ou tecido grosso. A fuligem que caiu no chão é primeiro coletada com um aspirador de pó ou uma vassoura ou pano seco. Depois de tudo montado, lave as superfícies.
Como fazer um babado com as próprias mãos?
Para não comprar escova, você pode fazer seu próprio dispositivo para limpar a chaminé com garrafas plásticas ou cabo de metal.
O plástico é mais versátil e adequado para todos os tipos de chaminés.Já uma escova de metal pode danificar o revestimento protetor das chaminés de aço galvanizado ou arrancar a camada de argila aplicada para alisar as superfícies internas.
Para fazer um pincel a partir de uma garrafa plástica, você precisará de um cabo de aço com cerca de 2 mm de diâmetro, uma pinça e duas garrafas plásticas de um litro e meio. Os frascos são cortados ao meio (transversalmente), dissolvidos em tiras, deixando a parte superior intacta.
Furos de pequeno diâmetro são feitos no fundo usando um objeto de metal quente (arame, chave de fenda). O mesmo furo é feito nas tampas.
As metades são conectadas entre si colocando-as em um gancho com rosca na seguinte sequência: fundo, gargalo com tampa, gargalo com tampa, fundo. Fixe a conexão usando duas porcas e duas arruelas.
Em seguida, um conector é colocado na extremidade do gancho e uma haste roscada (haste) de diâmetro apropriado é aparafusada nele. Você também pode usar uma corda de encanamento para limpar canos de esgoto. O comprimento do cabo pode ser de cerca de 2 m.
Para limpar o entupimento da chaminé, pode-se usar uma escova presa a um cabo, ao qual é preso um objeto pesado por baixo. Uma bola de metal pode ser usada como agente de ponderação. Não é aconselhável utilizar objetos com centro de gravidade deslocado, pois podem tombar e ficar presos na chaminé.
Limpeza química
Ajudarão a prevenir eficazmente a acumulação de fuligem na chaminé. meios especiais. Eles se destinam à prevenção e são projetados para serem usados regularmente.
Esses aditivos são utilizados durante a combustão da madeira. Como resultado, a fuligem é destruída durante a fase de combustão. São utilizados antes da limpeza mecânica da chaminé e também periodicamente durante a estação de aquecimento.
Usando produtos em pó
Um limpador químico em pó é projetado para queimar depósitos formados nas paredes de canais de fumaça e fornalhas. O produto é queimado junto com combustíveis sólidos e evita a deposição de fuligem e alcatrão.
O uso de um catalisador permite queimar parcialmente depósitos moles e soltar depósitos duros. O uso sistemático do produto permite manter a eficiência dos sistemas de aquecimento e fornos.
A taxa de adição de pó é de aproximadamente 1-2 kg por tonelada de combustível ou 1-2 colheres de sopa para cada 10 kg. Ao usar lenha de árvores resinosas, um catalisador é usado a cada três cargas. Um catalisador usado corretamente deve produzir fumaça branca com tonalidade amarelada.
Limpando a chaminé com um limpador de chaminés
Um dos meios eficazes de combate aos depósitos de creosoto é uma tora especial. É um produto absolutamente atóxico que pode ser utilizado para limpar fogões, lareiras, caldeiras que queimam lenha ou carvão.
aproveitar registro "Varredor de chaminés" muito simples. Para fazer isso, você precisa colocar fogo e deixar queimar. À medida que queima, a fumaça, enriquecida com o sal mineral, penetra no creosoto, secando-o e tornando-o fluido. Assim, é possível limpar quase completamente os depósitos das paredes do canal.
Remédios populares para combater o acúmulo de fuligem
A maneira antiga mais famosa de lidar com entupimentos em chaminés é queimar cascas de batata. Seu uso é mais eficaz durante combustão intensa.
Sob a influência da alta temperatura, forma-se vapor com alto teor de amido, que solta e amolece os depósitos. A fuligem descama e cai. Este método é adequado para prevenir o bloqueio do canal e como preparação para limpeza mecânica.
A queima de madeira de álamo tremedor em grandes quantidades como método de limpeza de fuligem de uma chaminé, embora considerada eficaz, pode levar a consequências negativas.
As altas temperaturas, que provocam a ignição de fuligem nos canais da chaminé, podem causar incêndio se apresentarem fissuras ou danos. Além disso, nem todas as chaminés sanduíche de metal podem funcionar em temperaturas muito altas.
Como reduzir a poluição das chaminés?
É comum que diferentes tipos de dispositivos de aquecimento acumulem fuligem nos dutos de fumaça em taxas diferentes.Assim, quanto mais saliências, rugosidades e irregularidades, mais fuligem se deposita nas paredes. Numerosas voltas ou canais de fumaça mal colocados também evitam que a fuligem escape para a atmosfera.
Mas se o recuperador, a lareira, a caldeira já estiverem instalados, não há como alterar o seu design. Mas você pode minimizar outros fatores negativos que levam à contaminação grave da chaminé.
Escolhendo o combustível ideal
Quando qualquer combustível queima em uma chaminé, forma-se um depósito de fuligem e fuligem. Mas um tipo pode formar mais depósitos do que outros. A intensidade da poluição pode ser reduzida se utilizar o combustível “certo”.
Madeira de diferentes espécies de árvores tem composição química diferente. Diferentes conteúdos de resina, óleos, alcatrão e creosoto afetam o grau de formação de sedimentos nos tubos da chaminé. Quanto menos essas substâncias estiverem na madeira, menos fuligem se formará durante o processo de combustão. Outros tipos de combustíveis sólidos também contribuem para a poluição em graus variados.
Qual combustível produz fuligem com mais força do que outros:
- lenha de espécies coníferas - abetos, pinheiros;
- lenha de bétula, com alto teor de alcatrão;
- Briquetes e pellets feitos de cascas de sementes, devido ao seu alto teor de óleo, produzem intensa formação de fuligem.
Vale dizer também que a queima de lixo doméstico, principalmente plástico, no fogão também contribui para a formação de placa bacteriana.
Em contraste com esses tipos de combustível, destaca-se a lenha de carvalho, carpa, faia, nogueira, sicômoro, pêra e maçã. Essas rochas duras têm muito menos probabilidade de causar contaminação dos dutos de fumaça.
Queima bem e deixa um pouco de fuligem. briquetes de serragem, também chamado de Eurowood. Ao queimar, não emitem faíscas e absorvem fracamente a umidade, podendo ser guardados em cozinhas próximas ao fogão.
Dependência da umidade e temperatura de combustão
É altamente aconselhável utilizar lenha seca para aquecimento de ambientes - quanto mais seca melhor. O fato é que quando o combustível úmido é queimado, as cinzas, sob a influência do vapor, sobem com ele e se aglomeram em pedaços. Fica mais pesado e não consegue sair da chaminé. Como resultado, acumula-se no interior da chaminé em forma de fuligem.
Portanto, precisam ser preparados com antecedência e armazenados sob uma cobertura, em locais especiais cobertos, galpões. Nessas condições, será possível atingir 15-20% de umidade. Neste caso, o grau de secura sempre oscilará dependendo da umidade do ar interno e externo.
A quantidade de formação de fuligem também é afetada pela temperatura de combustão. Quanto pior a lenha queima, maior o grau de contaminação, mais vezes você terá que limpeza de chaminé.
Isso se deve ao fato de que em baixas temperaturas se forma um excesso de partículas de carbono, que se depositam na forma de fuligem e fuligem. Este fenômeno é especialmente típico da combustão inicial, quando a madeira está apenas começando a queimar.
Portanto, ao acender um fogão ou lareira, é preciso se esforçar para aumentar a temperatura da fornalha o mais rápido possível - aqueça o fogão com lenha seca, use lascas de madeira mais finas e secas.
Além disso, após o apagamento do fogo, é necessário manter o calor. Para isso, assim que acabar todo o combustível do fogão, feche o portão.E então, no próximo acendimento, a temperatura dentro do fogão será muito mais alta do que se não estivesse fechado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeo nº 1. Uso de produtos químicos:
Vídeo nº 2. Limpeza de dutos de fumaça com cascas de batata:
Vídeo nº 3. Como fazer uma escova com uma garrafa de plástico e usá-la para limpar uma chaminé:
Você pode verificar como conseguiu limpar a fuligem da chaminé usando um jornal. É incendiado e levado à fornalha e às portas de limpeza.
Se não houver tração em qualquer seção, provavelmente o bloqueio nos canais localizados acima não poderá ser removido. Neste caso, é melhor convidar um limpador de chaminés que o ajudará a determinar com precisão a causa e a lidar com a tiragem insuficiente.
Conte-nos como você limpou a chaminé de sua dacha ou de uma casa de campo. Por favor, escreva comentários no bloco abaixo do texto do artigo. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis aos visitantes do site, deixe fotos sobre o tema.
Limpar chaminés e lareiras não é a tarefa mais agradável, nem a mais limpa. E não muito saudável! Mas pelo menos uma vez por ano tenho que lidar com isso. Limpo a lareira, o fogão e a fornalha do balneário. Tentei quase todos os métodos listados, mas nem cheguei ao aspirador :) Mas ainda assim, o método de limpeza mais eficaz, na minha opinião, é mecânico, com escova, à moda antiga.
Olá. Observo que não é aconselhável limpar a fuligem com um aspirador comum. Você precisa de uma lareira especializada.O normal irá entupir e falhar 100%.
Visitamos a nossa casa de aldeia apenas no verão, no final da primavera e início do outono. Mas não aquecemos um fogão russo de boa qualidade, mesmo quando está frio, porque temos medo de queimar a casa por causa de uma chaminé há muito suja. A tia afirma que a chaminé pode entupir sozinha mesmo com o fogão desligado. Isso é possível? Talvez algum dia os pássaros tenham voado de cima para dentro da chaminé?
É aqui que os fogões russos ficam doloridos se não forem aquecidos por muito tempo. E em geral, se o recuperador não for utilizado durante muito tempo para o fim a que se destina, deve ser verificado cuidadosamente antes de aquecer, para não queimar.
Voltemos ao fogão russo de alta qualidade. Há uma seção tão complicada neste design, chamada de porco, que está localizada horizontalmente. Na verdade, é preciso verificar se não há rachaduras, se houver é preciso tapar e depois ligar o fogão. A chaminé também pode ficar entupida se não for aquecida por muito tempo; ninhos de pássaros, poeira e outros detritos podem entrar.
Após o acendimento, verifique a tiragem e ajuste os amortecedores, embora após um longo período de inatividade a tiragem possa estar completamente ausente. E pela primeira vez não aqueça o fogão muito ativamente, não o deixe sem vigilância.