Como fazer a fiação de um apartamento com as próprias mãos a partir do painel: diagramas e regras básicas + etapas de instalação

A eletricidade é um recurso energético integrante dos projetos de construção moderna, destinados, em particular, à habitação. É difícil imaginar uma casa moderna sem eletricidade.

Tradicionalmente, uma rede doméstica é instalada por padrão por eletricistas durante o processo de construção. No entanto, em algumas situações, você mesmo terá que lidar com a eletrificação. É possível realizar o trabalho sem experiência relevante?

Diremos como fazer a fiação de um apartamento com as próprias mãos a partir do painel, quais esquemas e opções de disposição são melhores a seguir e descreveremos as regras e requisitos para a instalação elétrica. Além disso, descreveremos as etapas da obra - desde a seleção e tração do fio, até a instalação de tomadas, interruptores e medidor.

Como realizar a fiação do apartamento?

Suponha que haja uma casa particular construída ou um apartamento novo com acabamento áspero que exija equipamentos de engenharia - fiação elétrica e todos os apetrechos incluídos.

Obviamente, é aconselhável confiar a instalação da rede elétrica no interior de uma casa (apartamento) particular a profissionais.

No entanto, o serviço profissional acarreta custos sérios e inevitáveis. Além disso, há regiões onde os eletricistas profissionais são realmente escassos.

Fiação doméstica profissional
Instalar uma rede elétrica para uso residencial com ajuda de eletricistas profissionais não é barato. No entanto, esta abordagem elimina muitos problemas de instalação elétrica.

Existe uma saída clara para esta situação - eletrificação independente do seu próprio apartamento/casa. Mas como instalar a fiação elétrica em um apartamento com as próprias mãos, sem nenhuma experiência?

Talvez, apenas com a ajuda das informações necessárias - compreensíveis, consistentes com as normas e regras vigentes.

Revisão de diagramas e opções de instalação

A construção séria sempre começa com um plano. A eletrificação do seu próprio apartamento (casa) também envolve inicialmente a criação de uma solução de circuito.

Os apartamentos urbanos são geralmente construídos de forma padronizada. Ou seja, um diagrama padrão de fonte de alimentação já deve estar anexado a um projeto padrão.

Diagrama de fiação do apartamento
Um exemplo de diagrama de circuito para fiação de apartamento. Este é o esquema de projeto padrão fornecido para a maioria dos edifícios urbanos clássicos (+)

O acabamento bruto dos apartamentos inclui a colocação de canais para o circuito elétrico. Os canais são equipados com fio de tração específico para puxar fios.

Esta parece ser uma vantagem definitiva para um potencial proprietário de um espaço residencial que planeja realizar a fiação elétrica de um novo apartamento por conta própria.

Você só precisa estudar o layout dos canais e depois começar a colocar (puxar) os condutores.

É mais difícil resolver a questão da instalação da fiação elétrica em um apartamento quando faltam canais do sistema na estrutura do edifício.

Nesta versão do projeto de apartamento (casa), você terá que realizar trabalhos adicionais:

É verdade que não se pode excluir uma versão exclusiva do esquema - fiação "aberta". Esta opção está tecnológica e tecnicamente desatualizada, mas do ponto de vista do design “retro” hoje tem um certo nível de popularidade, especialmente em casas de campo.

Fiação elétrica exposta na casa
Fragmento da instalação de uma linha elétrica de tipo aberto com um cunho “retrô” em termos de design. Via de regra, essas soluções são mais utilizadas para condições imobiliárias suburbanas.

Assim, assumiremos que o potencial proprietário do apartamento se deparou com o esquema habitual de instalação fechada (feita no interior das paredes) de caixas para condutores eléctricos e decidiu fazer ele próprio a cablagem.

Então, na próxima etapa, você definitivamente deve estudar as regras e requisitos.

Seguindo as regras e requisitos do PES

A eletricidade não perdoa erros. Essa verdade deveria se tornar um truísmo para o próprio eletricista.

As regras e requisitos de instalação elétrica afetam muitos detalhes da execução do trabalho, desde a correta seleção de seções transversais de condutores e finalizando com a instalação de estruturas de aterramento.

Núcleos de fio de alumínio
Um exemplo mostrando condutores à base de alumínio isolados com um material polimérico. Esta é uma opção econômica para fiação residencial, mas não garante alta confiabilidade e segurança.

Não se deve economizar na segurança e, se possível, é sempre recomendável escolher fio de cobre em vez de fio de alumínio.

O cobre para a fiação dos apartamentos geralmente é trançado e macio. Dependendo da carga esperada, a seção transversal dos condutores (não o diâmetro!) é calculada.

A carga total (kW) para a opção de apartamento é calculada simplesmente somando a potência de todos os aparelhos elétricos que devem ser utilizados no dia a dia, levando em consideração o coeficiente:

P = (P1+P2+…Pn)*0,8,

Onde:

  • P1…Pn — a potência de cada consumidor de eletricidade do apartamento (eletrodomésticos);
  • 0,8 - fator de correção - acredita-se que apenas 80% de todos os equipamentos possam funcionar no apartamento ao mesmo tempo.

Conhecendo a potência total, utilizando a tabela da versão doméstica é fácil selecionar a seção transversal necessária (diâmetro dos fios).

Seção, mm2Diâmetro do fio, mmCobre / potência, kWAlumínio / potência, kW
1,51,383,32,2
2,01,604,23,1
2,51,784,63,5
4,02,265,94,6
6,02,767,55,7
10,03,5711,08,4

Como a potência dos aparelhos elétricos para uso doméstico é relativamente pequena, o diâmetro dos fios sem levar em conta o isolamento para instalação do forro do painel é em média não superior a 2,5-3 mm para alumínio e 2,0-2,5 mm para cobre.

A exceção são os apartamentos equipados com fogões elétricos e outros equipamentos potentes. Em qualquer caso, é necessário calcular com precisão a seção transversal sob carga com uma pequena margem.

A tabela mostra claramente a diferença na seção transversal dos condutores em relação ao tipo de condutor (cobre/alumínio), o que novamente se nota pela vantagem de escolher um fio de cobre. Quanto menor a seção transversal, mais fino o condutor e mais fácil é puxá-lo através do canal.

Informações adicionais sobre a escolha de cabos e fios para organizar a fiação em um apartamento são apresentadas em Este artigo.

Como esticar um fio em um canal?

Cada seção do canal para fiação elétrica contém, por padrão, um fio de tração - um fio de metal com diâmetro de 0,5-1 mm. As pontas deste fio são retiradas através dos orifícios de entrada e saída do canal.

Basta amarrar a fiação elétrica ao fio de tração na entrada e depois puxar cuidadosamente os condutores ao longo do canal usando um pull-up da extremidade oposta do canal.

Se não houver fio de tração no canal, na verdade não é difícil passá-lo por você mesmo, dado o pequeno diâmetro e a elasticidade suficiente do fio de aço.

Puxando o fio no canal
Um exemplo de fixação de um cabo com um cordão de metal para posterior tração dentro do canal do cabo. Este é um método comum para instalar a fiação elétrica de um apartamento - puxando canais de cabo para dentro

Desta forma, a fiação elétrica é “carregada” em cada seção individual do circuito do apartamento, incluindo canais de alimentação para pontos elétricos tradicionais:

  • medidor de consumo de eletricidade;
  • tomadas elétricas;
  • interruptores;
  • chamadas residenciais, etc.

A seguir, resta montar todos os pontos elétricos no lugar e conectar as pontas removidas do fio aos terminais apropriados.

Deve-se observar que as regulamentações atuais exigem que o cabo do barramento de aterramento seja conectado junto com os fios terminais. Recomenda-se conectar os terminais em uma determinada ordem.

O procedimento para realizar trabalhos com fiação elétrica

Recomenda-se iniciar os trabalhos de instalação dos produtos de instalação elétrica e de ligação das unidades terminais a partir do ponto mais afastado da caixa de distribuição central.

Normalmente, esse ponto é a(s) tomada(s) elétrica(s) na sala mais distante.

Conectando uma tomada doméstica
O trabalho de conexão dos pontos elétricos dos apartamentos tradicionalmente começa nas tomadas do cômodo mais remoto. Os requisitos modernos de instalação para tais produtos de instalação elétrica exigem uma configuração de três fios

Etapa 1 - conectando tomadas de apartamentos

Os terminais da tomada são conectados aos condutores da linha elétrica (fase - zero), além disso, de acordo com as normas, cada uma das tomadas deve ser conectada ao terminal de aterramento ao condutor de aterramento.

Condutores - fase, neutro, aterramento, via de regra, diferem na cor:

  • Estágio - marrom;
  • zero - azul;
  • Terra - amarelo verde.

Além disso, o condutor de aterramento, novamente conforme as normas, sempre apresenta diâmetro aumentado em relação aos outros dois condutores.

Concluída a instalação e conexão, deve-se verificar a integridade das linhas do trecho de corrente da fiação do apartamento com um testador de eletricista.

Teste de linha de canal
Teste de pontos terminais conectados usando um testador. A verificação é simples - através da função de medir a resistência para um “curto-circuito” do circuito

Para executar o teste:

  1. Na outra extremidade do canal na caixa de junção, conecte os fios de fase e neutro.
  2. Conecte as pontas de prova do dispositivo de medição que está ligado para medir a resistência.
  3. Certifique-se de que o testador indique "curto-circuito".

Uma verificação semelhante também é realizada para a linha de aterramento, conectando-a a qualquer um dos fios lineares. Uma das pontas de prova do dispositivo é movida para o barramento de terra.

Assim, aproximando-se do ponto de entrada principal, todos os terminais de tomada incluídos no circuito do apartamento são desligados sequencialmente.

Neste caso, após testar cada uma das duas seções, são feitas as conexões dos fios dentro das caixas de junção. Depois de concluir o trabalho com os soquetes, eles passam para os interruptores - dispositivos de comunicação.

Etapa 2 - instalação de interruptores de iluminação de apartamentos

Este tipo de instalação em geral não difere muito do trabalho com tomadas de apartamentos. No entanto, seus aspectos técnicos quando instalando um interruptor de luz.

Portanto, se os soquetes fornecem conexão paralela direta ao circuito, o circuito da chave cria um circuito aberto através de um fio (fase) - ou seja, conexão em série.

Conectando um dispositivo de comunicação
Um exemplo de projeto de unidade de comutação que consiste em dois interruptores do mesmo tipo (único). Normalmente, esse arranjo de eletrodomésticos é típico de um banheiro de apartamento.

Os interruptores também são montados em nichos de painéis de parede, mas leva-se em consideração que cada dispositivo de comunicação funciona com um dispositivo de iluminação específico. A partir daqui você pode escolher o design do switch - tecla única, duas teclas.

Também é recomendado testar o funcionamento dos interruptores da fiação elétrica residencial. Isso é feito de forma simples. Os condutores destinados ao dispositivo de iluminação são conectados ao testador no modo de medição de resistência, após o qual a chave é manipulada.

No estado fechado, o testador mostrará um “curto-circuito”; no estado aberto, nenhum contato.

A parte do circuito com interruptores e lâmpadas também pressupõe a presença de caixas de distribuição, onde, após testar os trechos individuais, são feitas as conexões com o restante da fiação elétrica.

Etapa #3 – trabalho no local de instalação do medidor

A maioria das opções de instalação envolve a instalação de um medidor de eletricidade dentro do apartamento. Normalmente, este dispositivo de controle é montado próximo ao ponto de entrada dos condutores que emanam do painel.

Isto requer a instalação não apenas do medidor em si, mas também instalação de disjuntores, calculado de acordo com a carga, - teoricamente, comutando cada seção funcional da fiação elétrica do apartamento, conforme exemplo abaixo:

Circuito de entrada com máquinas
Esquema de fiação elétrica residencial efetivamente protegida através da instalação de disjuntores em cada segmento individual (+)

Este esquema garante o funcionamento fiável da cablagem eléctrica do apartamento e permite eliminar possíveis avarias sem retirar a tensão de toda a rede doméstica.

Além disso, torna-se conveniente testar a fiação elétrica do apartamento na primeira vez que ele é ligado, ligando sequencialmente cada segmento individual.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para informações mais completas sobre a instalação da fiação elétrica na área do apartamento, é recomendável assistir a um vídeo que descreve os processos.

A familiarização com o vídeo enriquecerá a experiência existente, o que só terá um impacto positivo na qualidade do trabalho.

A fiação elétrica feita manualmente em um apartamento na cidade é uma opção totalmente aceitável. No entanto, existem alguns “mas” em resolver o problema desta forma.

Em primeiro lugar, você não deve abordar este assunto se não tiver a menor experiência em instalação elétrica. Em segundo lugar, ao planejar a realização de um trabalho de forma independente, você precisa primeiro pensar na sua própria segurança e apenas secundariamente no seu próprio benefício.

Compartilhe com os leitores sua experiência de instalação independente de fiação em seu apartamento, conectando tomadas e interruptores. Deixe comentários, tire dúvidas sobre o tema do artigo e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Sergei

    Claro, você precisa pensar bem no esquema, mas a chave para a segurança ainda é a qualidade dos materiais e equipamentos.Você não deve dividir muito a fiação em segmentos. Passei os cabos separadamente apenas até o banheiro. Lá a máquina de lavar e o tanque de água quase sempre estão incluídos. Existe apenas um interruptor para o resto da casa. Eu acho que isso é suficiente. Se a potência dos dispositivos ligados exceder o máximo permitido, o switch simplesmente desligará. Se os cabos estiverem bons e as conexões entre eles forem feitas de maneira consciente, não haverá incêndio.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Bom dia, Sérgio.

      Você está certo com o banheiro - mesmo de acordo com o PUE é necessária uma linha separada, porém o motivo é diferente: um RCD (veja a imagem no final do comentário).

      A única opção para o restante dos equipamentos elétricos da casa é a “eficiência” excessiva. Para não descrever os requisitos de “SP 31-110-2003” “INSTALAÇÕES ELÉTRICAS DE PROJETO E REGRAS DE INSTALAÇÃO DE EDIFÍCIOS RESIDENCIAIS E PÚBLICOS”, anexei uma captura de tela do parágrafo correspondente.

      Seu esquema no espírito do minimalismo criará muitos inconvenientes na operação - você precisará, por exemplo, consertar uma tomada, substituir uma lâmpada ou desligar todo o apartamento.

      Fotos anexadas:
  2. Vladimir

    Um apartamento na cidade não pode evitar a fiação. Isso está fora de questão. Outra coisa é que no parque habitacional antigo os fios já cumpriram sua vida útil há muito tempo e sua substituição é necessária. Anteriormente, os fios eram colocados sob gesso sem qualquer proteção. Portanto, para não perfurar as paredes, basta desconectar o fio antigo e colocar um novo no canal de cabo externo. Ou toda a rede é colocada em rodapés especiais.

  3. Eugênio

    Olá, diga-me, é possível usar, por exemplo, um fio VVG ng 4 * 2,5 para a caixa de distribuição e depois alimentar as tomadas de cada fio de acordo, digamos que uma parede tenha um fio (no painel é um disjuntor separado), na parede oposta, as tomadas são conectadas de outro núcleo (portanto, também sua própria máquina no quadro), para não puxar vários ramais, mas para sobreviver com apenas um fio do quadro para a distribuição caixa, isso não seria uma violação das regras?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica