Qual cabo usar para fiação em um apartamento: visão geral dos fios e escolha da melhor opção

Há uma variedade de fios à venda, diferindo em material, seção transversal, marcação, design e cor.

Ao instalar sistemas elétricos, é necessário resolver a questão principal - qual cabo usar para a fiação do apartamento, a fim de garantir a segurança e confiabilidade das comunicações elétricas instaladas.

Concordo, escolher um condutor adequado não é uma tarefa fácil. Tentaremos ajudá-lo e sugerimos que você se familiarize com a classificação detalhada dos cabos e as especificidades da conexão de equipamentos elétricos.

Razões para substituir cabos

A substituição total ou parcial das redes elétricas geralmente precisa ser realizada em dois casos:

  1. Idade da fiação. Recomenda-se que grandes reformas sejam realizadas 15 a 20 anos após a mudança para um novo apartamento. Durante este período, as comunicações instaladas desgastam-se, tornando-se uma fonte de perigo potencial para os residentes.
  2. Remodelação e renovação de instalações (especialmente com a adição de eletrodomésticos potentes). Fogões elétricos modernos, máquinas de lavar e lava-louças exigem cada vez mais fiação. Não é aconselhável conectá-los a redes elétricas antigas devido à incompatibilidade de características.Ao planejar a compra dessas unidades, é melhor atualizar as comunicações em cômodos individuais, por exemplo, na cozinha ou no banheiro.

Independentemente do motivo da substituição das redes elétricas, os trabalhos devem começar pela elaboração diagramas de fiação elétrica e seleção de produtos de cabo.

Diferenças entre cabos e fios

Os artesãos novatos costumam se perguntar o que comprar para instalar comunicações elétricas - cabos ou fios.

Para resolver este problema, você precisa descobrir a diferença entre estes produtos:

  • De acordo com o GOST 15845-80 adotado na URSS, o cabo consiste em um ou mais condutores (núcleos) revestidos com material isolante. Tais elementos, por sua vez, são envoltos em uma carcaça de plástico, polietileno, metal ou borracha, sobre a qual pode ser instalada uma capa protetora adicional, inclusive blindada.
  • Graças ao isolamento duplo, o cabo é protegido de forma confiável contra umidade, luz, exposição a substâncias agressivas e danos mecânicos. As características de maior resistência e confiabilidade permitem o uso de tais produtos nas condições mais difíceis, por exemplo, debaixo d'água e subterrâneos.
  • O fio consiste em um ou mais fios torcidos, que podem ser isolados ou desencapados. Geralmente são envoltos em uma bainha não metálica (PVC, polietileno reticulado) ou em uma trança/enrolamento feita de tecido ou arame. A segurança de um fio é muito menor que a de um cabo, portanto seu escopo de uso é bastante limitado.

Segundo os profissionais, para instalar uma rede elétrica estacionária em um apartamento é necessário utilizar apenas cabos. Os fios podem ser utilizados em equipamentos elétricos portáteis, bem como em sistemas de baixa corrente com tensão não superior a 24V.

Diferenças entre cabo e fio
Os fios diferem dos cabos por terem núcleos desencapados e uma capa protetora mais leve. Eles podem ser usados ​​para criar sistemas elétricos que não possuem requisitos elevados

Na escolha de materiais para instalação de redes elétricas em instalações residenciais, deve-se dar preferência a produtos de qualidade impecável. Somente neste caso você poderá instalar uma fiação segura, resistente ao fogo e confiável que garantirá o fornecimento de corrente elétrica a todos os cantos do apartamento.

As características mais importantes dos produtos de cabo

Ao adquirir produtos utilizados para instalação de comunicações elétricas, é importante considerar os recursos listados abaixo.

Material e design do cabo

O sortimento inclui elementos de fiação com condutores de cobre e alumínio. Embora estes últimos sejam mais baratos, os produtos de cobre são mais confiáveis: possuem maior condutividade de corrente e menor resistência e, além disso, os condutores feitos desse metal aquecem mais lentamente.

O cobre também é mais dúctil e não está sujeito à oxidação rápida, por isso os fios feitos com ele duram muito tempo.

Com base nessas características, os documentos atuais (PUE 7.1.34 E SP 31-110-2003, cláusula 14.3) prescrevem o uso exclusivamente de cabos e fios de cobre para fiação em apartamentos.

Cabo de alumínio
Embora os produtos de alumínio sejam amplamente utilizados na indústria, seu uso para fiação elétrica em instalações residenciais é proibido pelas normas de instalação elétrica.

Por design, os fios podem ter um ou mais núcleos. Um elemento de fio único é um condutor monolítico cercado por uma bainha isolante. Este produto é conveniente e fácil de instalar e custa menos que os multifios.

Ao mesmo tempo, cabos deste projeto, especialmente aqueles com seção transversal grande, são mais rígidos e freqüentemente quebram quando dobrados. Devido a essas características, os especialistas dão preferência aos produtos plásticos multinúcleos.

Esses modelos toleram bem torções, flexões e giros, tornando-os adequados para a instalação de qualquer rede elétrica.

Processamento adicional de extremidades de cabos
Para conectar fios com condutores trançados a equipamentos elétricos (blocos de terminais de interruptores, tomadas), é necessária terminação ou crimpagem adicional com terminais

Porém, caso haja necessidade urgente de fiação sob gesso, é permitida a utilização de produto monopolar de cobre, pois o material de acabamento proporciona proteção adicional.

Mais informações sobre a seção transversal do cabo

Este indicador, medido em milímetros quadrados, reflete a capacidade de carga atual. Um produto de cabo de cobre tem um mm2 capaz de passar uma corrente de 8 a 10 amperes, enquanto o alumínio tem uma classificação máxima de apenas 8A.

Medição do diâmetro do fio
A seção transversal do cabo não deve ser confundida com o seu diâmetro. Se a última característica puder ser medida com um paquímetro ou mesmo uma régua, então a área da seção transversal é calculada usando uma fórmula especial, uma das variáveis ​​​​da qual é o diâmetro

Para garantir a operação segura da rede elétrica, é melhor selecionar condutores com maior rendimento.

Graças a isso, o núcleo não aquece acima da norma permitida, o que protege o isolamento do derretimento. A reserva transversal também é importante, pois a fiação escondida sob o gesso não resfria bem.

Ao mesmo tempo, não é recomendado usar um cabo cuja classificação seja muito superior ao valor calculado (por exemplo, 4 em vez de 2,5 mm2).Neste caso, é necessário aplicar proteção de fiação calculada com base neste indicador, ou seja, são necessários disjuntores automáticos e RCDs de maior potência.

Cabos de diferentes seções
Para a fiação elétrica de um apartamento, normalmente são usados ​​​​vários tipos de cabos. Os mais finos são usados ​​para iluminação, os do meio são adequados para tomadas e os mais grossos são usados ​​para conectar fogões elétricos.

Idealmente, a seção transversal deve corresponder à marcação indicada na etiqueta do produto do cabo, mas o indicador real costuma ser menor.

Pequenas discrepâncias são aceitáveis, uma vez que a certificação se concentra na resistência e não na secção transversal. Discrepâncias significativas nos números indicam casamento.

Ao escolher e calculando a seção transversal de cabos elétricos precisa ser guiado PUE 7.1.34, e cada linha de fiação deve ser calculada separadamente, levando em consideração a carga esperada.

Contudo, na maioria dos casos é aceitável guiar-se pela experiência prática em fiação elétrica. Com base em inúmeras observações e cálculos, os dispositivos de fiação elétrica geralmente usam cabos com a seguinte seção transversal:

Espessura do isolamento do núcleo

Qualquer condutor utilizado em um cabo multipolar ou unipolar é circundado por isolamento, para o qual se utiliza PVC ou outros tipos de plástico (podem ser comuns ou ter inflamabilidade e produção de fumaça reduzidas).

A espessura do isolamento é regulada pelos GOSTs relevantes: para cabos domésticos projetados para tensões de até 660 V, com seção transversal de 1,5 e 2,5 milímetros quadrados, a norma exige o uso de uma camada isolante de 0,6 mm.

Para evitar erros, é melhor comprar cabos de marcas conhecidas, oferecidos em lojas especializadas de renome.

Espessura da bainha do cabo

A bainha externa forma um cabo integral, fixando e protegendo os condutores isolados em seu interior.

Assim como o isolamento do núcleo, geralmente é feito de vários tipos de plástico (PVC, polietileno reticulado, polímero de baixa inflamabilidade), mas é mais espesso.

De acordo com as regras aceitas, a camada protetora dos cabos unipolares é de 1,4 mm e dos cabos multipolares é de 1,8 mm; na prática, a espessura de tais produtos pode variar ligeiramente para baixo.

Todos os componentes da fiação residencial, mesmo que se destinem ao uso em áreas com potência mínima, devem ser feitos de cabos que possuam fios protegidos e bainha integral.

O isolamento duplo permite a máxima proteção da rede elétrica contra danos e garante a segurança das pessoas, ajudando a evitar choques elétricos.

Regras para leitura de marcações de cabos

A bainha do cabo utilizado para instalação elétrica em área residencial contém todas as informações necessárias para a escolha de um produto. A inscrição, que deve ser clara e de fácil leitura, é impressa ou gravada durante o processo de fabricação do produto.

Marcações de cabos
As informações básicas sobre um determinado tipo de cabo são impressas ao longo de todo o comprimento do produto, a uma curta distância umas das outras.

Aqui estão algumas notações.

A primeira letra utilizada na marcação indica o material da bainha isolante:

  • P – isolamento de fio ou polietileno;
  • EM – isolamento de cloreto de polivinila (PVC);
  • PARA – cabo de controle;
  • R – isolamento de borracha.

A segunda letra indica o material do qual a bainha do núcleo é feita:

  • EM – Isolamento em PVC;
  • R – concha de borracha;
  • P – isolamento de polietileno.

Além disso, a marcação pode conter outras letras que reflitam outras características do cabo elétrico:

  • ng – o isolamento do cabo reduziu a inflamabilidade;
  • Shv — fio protetor selado; Mangueira de PVC;
  • L.S. – quando o fio derrete, sai pouca fumaça;
  • BB – um invólucro protetor composto por duas tiras de aço;
  • E - cabo blindado;
  • B — fio blindado;
  • h - cabo com espaços preenchidos entre condutores;
  • P – fio plano;
  • G - cabo com maior flexibilidade;
  • refrigerante - núcleo de fio único.

A letra que indica o material de que é feito o cabo está presente apenas para produtos de alumínio (A). Para fios de cobre, a letra não é especificada porque este é o metal padrão.

A marcação também pode conter as seguintes informações importantes:

  • nome do fabricante;
  • ano de emissão;
  • Número de núcleos;
  • seção;
  • tensão (nominal).

Catálogos e etiquetas de preços geralmente não indicam o fabricante e a data de fabricação. Neste caso, a marcação parece VVGng(ozh)-0,66 kV 3x1,5.

Que significa cabo de cobre flexível (G) de três núcleos não inflamável (ng) com três condutores de fio único (ozh), cuja seção transversal é de 1,5 mm². O cabo foi projetado para uma tensão nominal de 660 V e possui isolamento e bainha de plástico PVC (PV).

Informações adicionais sobre marcação de cabos e fios são apresentadas em Este artigo.

Cores dos cabos

Os fios podem ser de cor uniforme ou ter uma faixa de um milímetro na bainha ao longo do fio.

Fios de cores diferentes
Os condutores do cabo possuem cores diferentes. Isso simplifica muito o processo de conexão de elementos, o que é importante na execução de trabalhos elétricos.

Decodificação cores dos fios:

  • Fios vermelhos, marrons e brancos são geralmente usados ​​​​como fase (denotados nos diagramas como eu).
  • Fios azuis indicam zero (N).
  • Veias verdes ou verde-amarelas, marcadas na planta com letras educaçao Fisica., sempre correspondem ao aterramento.

Esta especificidade de cor facilita muito os trabalhos de instalação elétrica.

Embalagem e certificados de conformidade

Existem dois tipos de embalagens padrão para fiação elétrica. Os cabos destinados à venda a retalho na construção e outras lojas especializadas são enrolados em bobinas.

Os produtos oferecidos a atacadistas, construtoras e outros grandes consumidores são embalados em tambores.

Etiqueta de cabo
Qualquer embalagem de produtos de cabo deve vir acompanhada de uma etiqueta, que pode ter cor, formato e opção de montagem diferentes.

Independentemente da embalagem, uma etiqueta com a descrição é anexada ao produto, que inclui:

  • nome da planta ou marca;
  • marca de produtos de cabo;
  • data de fabricação;
  • GOST ou TU, segundo o qual o produto de cabo foi fabricado;
  • número de segmentos com designação de comprimento;
  • número do tambor;
  • peso do condutor;
  • marca de conformidade;
  • marca do controlador.

Na compra de um cabo em bobina inteira medindo 100 m, é fornecida uma etiqueta junto com o produto. Na compra de fiação elétrica inteira, uma etiqueta é fornecida pelo vendedor para visualização.

A qualidade do cabo é confirmada por documentos especiais. O produto deve possuir certificado de segurança contra incêndio e certificado de conformidade que comprove a possibilidade de utilização deste tipo de cabo para determinados trabalhos de instalação elétrica.

O documento relativo a um determinado tipo de produto deve indicar GOST ou TU, bem como o prazo de validade. Os vendedores são obrigados a apresentar o certificado para revisão na primeira solicitação do comprador.

Condição externa de produtos de cabo

Ao adquirir fiação elétrica, você também deve prestar atenção à aparência dos produtos. É melhor evitar produtos que apresentem danos externos: dobras pronunciadas, compressão, hematomas.

Tais falhas podem indicar problemas internos: condutores com defeitos externos podem apresentar rupturas ou estar em curto entre si.Para não se enganar na escolha, é aconselhável inspecionar cuidadosamente a fiação elétrica na loja e só depois efetuar o pagamento da compra.

Tipos de produtos existentes

É difícil responder de forma inequívoca à questão de quais fios e cabos são necessários para a fiação nas instalações residenciais de um apartamento, uma vez que esse trabalho requer vários tipos de produtos similares.

Cabo de três núcleos
De acordo com as normas de segurança em vigor, todos os eletrodomésticos e tomadas devem ser aterrados. Portanto, nos apartamentos, é instalado em todos os lugares um cabo de três núcleos, tendo “fase”, “zero” e “terra”

Para o circuito de iluminação, que recebe a menor carga da rede elétrica, é adequado um cabo com seção transversal de 1,5 mm2. Para isso, basta fornecer um disjuntor de 10 A (2,3 kW).

Para tomadas cuja carga pode atingir até 3-4 kW, é necessário levar produtos com seção transversal de 2,5 metros quadrados. mm, capaz de suportar corrente de até 27 A e potência de 5,9 kW.

Porém, não se deve carregar a linha até tais limites: para o correto funcionamento é necessária uma reserva de um terço da carga planejada. Neste caso, você precisará de um switch com potência nominal de 16 A (3,6 kW).

Se planejado instalação de tomada para fogão elétrico (placa), é necessário instalar um cabo com seção transversal de 6 m2. mm para potência de até 10,1 kW.

Neste caso é importante selecione a máquina apropriada, projetado para uma corrente elétrica de 32 A (tensão 7,3 kW).

Ao escolher os parâmetros do cabo de entrada para o apartamento, é importante levar em consideração a potência alocada ao apartamento. Via de regra, neste caso é necessário utilizar um produto com seção transversal de 6 a 10 metros quadrados. milímetros.

Tipos populares de fiação elétrica

Entre os tipos de produtos frequentemente utilizados para instalações elétricas, podem ser distinguidos dois modelos comuns: VVG e NYM.

Opção nº 1 – cabo VVG

O produto mais popular de produção nacional, frequentemente utilizado para realizar trabalhos elétricos em apartamentos. O cabo pertence a fios de alimentação flexíveis não blindados.

Pode consistir de 1 a 5 núcleos de cobre, cujas seções transversais variam de 1,5 a 240 metros quadrados. milímetros. Os condutores, que podem ser redondos, triangulares ou planos, são circundados por isolamento de policloreto de vinila e bainha comum.

O cabo VVG possui várias modificações:

  • VVG – o tipo principal, cujas características são apresentadas acima.
  • VVGng – um cabo de alimentação com revestimento externo e isolamento do núcleo feito de cloreto de polivinila não inflamável.
  • VVGng-LS – fiação cujos condutores possuam isolamento autoextinguível não inflamável e a carcaça tenha baixo índice de emissão de fumaça.
  • VVGng FR-LS – cabo não inflamável e com baixo teor de fumaça, possuindo proteção adicional contra fogo em fita de mica.

Embora o VVG normal seja mais barato, seu invólucro não possui propriedades resistentes ao fogo e emite muita fumaça durante a queima. Estes produtos também não são adequados para colocação em feixes, enquanto os produtos não inflamáveis ​​são montados em feixes, de modo que várias linhas de cabos podem ser colocadas simultaneamente em corrugações, tubos ou poços.

Tipos de cabo VVGng
O mesmo tipo de produto (por exemplo, cabo VVGng) produzido por empresas diferentes pode apresentar pequenas diferenças na aparência e nas características técnicas

Pelos motivos listados acima, para a fiação de redes elétricas em um apartamento, é preferível levar produtos confiáveis ​​​​e práticos das marcas PPGng-HF e VVGng-LS, que são os mais seguros em condições de operação doméstica:

Opção nº 1 – cabo NYM

São produtos de cobre fabricados em fábricas russas sob licença alemã. O cabo está em conformidade com os padrões GOST domésticos e europeus.

Em termos de características principais, o modelo coincide com os indicadores do cabo VVGng; também é classificado para uma tensão nominal de 0,66 kW.

O cabo multicore de fio único NYM com seção transversal de 1,5-10 mm está disponível para venda2 e multifios, cuja seção transversal excede 16 mm2.

Para garantir a não inflamabilidade do produto, um enchimento de borracha é colocado entre o invólucro de policloreto de vinila do produto e os núcleos (1-5) isolados com o mesmo plástico.

Estrutura de fio NYM
Os fios NYM e VVGng possuem uma bainha feita de um polímero de baixa combustão, devido ao qual o isolamento é propenso a autoextinguir-se. Outra vantagem: quando a casca queima, é liberada uma pequena quantidade de fumaça que não contém componentes perigosos

Os cabos VVGng e NYM possuem características semelhantes.

Suas vantagens incluem:

  1. Desempenho de alta qualidade. Todos os componentes da fiação (isolamento, núcleos, invólucros) atendem aos padrões GOST aceitos, tornando os produtos confiáveis ​​e duráveis.
  2. Alta resistência ao fogo e segurança. Os cabos que atendem a todos os requisitos funcionam perfeitamente sob a carga prescrita e o isolamento especialmente forte permite a colocação de feixes sem risco de incêndio quando os núcleos interagem.
  3. Corte fácil e instalação conveniente. A embalagem redonda dos cabos permite uma instalação confortável, evitando torções na colocação das redes. Neste caso, a fiação pode ser vedada no terminal.

Outra vantagem é a grande variedade de modelos semelhantes, diferenciando-se tanto nas características técnicas quanto no preço.

Sutilezas de conectar equipamentos elétricos

Os proprietários de apartamentos muitas vezes precisam conectar grandes eletrodomésticos, como um fogão elétrico ou máquina de lavar.

Os fios flexíveis são destinados a estes fins; deve-se levar em conta cláusula 2.1.48 PUE 7, segundo o qual só podem ser levados produtos cuja finalidade esteja indicada nas normas e especificações técnicas.

Por exemplo, para conectar uma placa, você deve selecionar um fio cujo certificado contenha uma menção ao uso deste produto.

Quais fios não são adequados?

Existem opções de produtos que são estritamente proibidas de serem utilizadas na instalação de redes elétricas, mesmo nos casos mais extremos. Isso inclui os seguintes tipos de produtos.

Produto nº 1 - fio PVS

Elemento de conexão em cobre com revestimento e isolamento em PVC. Possui um design trançado com 2 a 5 condutores com seção transversal de 0,75 a 10 m². milímetros.

O fio, projetado para uma tensão nominal de 0,38 kW, pode ser usado para conectar eletrodomésticos à rede elétrica e para fazer cabos de extensão.

O PVA não é adequado para instalação de fiação pelos seguintes motivos:

  1. Possui estrutura central multifios, por isso requer estanhamento e soldagem para conectar as pontas, o que requer muito tempo e muita experiência.
  2. O produto representa risco de incêndio: os fios do fio fazem com que o cabo aqueça mais, fazendo com que o isolamento se desgaste mais rapidamente, o que pode causar um curto-circuito.
  3. O PVA não pode ser colocado em feixe, enquanto quase todos os modelos de cabos são adequados para isso. Devido ao fato de que as linhas de fiação devem estar a uma certa distância umas das outras, será necessário fazer ranhuras na parede para cada uma delas.

Assim, mesmo o baixo preço desses fios não compensará os altos custos de instalação, e a qualidade da rede elétrica instalada não será muito alta.

Produto nº 2 - fios SHVVP, PVVP

Cabos ou cabos com núcleos de cobre simples ou múltiplos podem ser usados ​​para conectar eletrodomésticos e equipamentos elétricos.

No entanto, não são adequados para comunicações elétricas fixas porque estes produtos não possuem isolamento incombustível.

Fio elétrico ShVVP
Embora um cabo plano com bainhas de cloreto de polivinilo (SHVVP) não seja recomendado para a colocação de redes eléctricas, é bastante adequado para organizar iluminação de baixa corrente até 24V, nomeadamente para colocar a cablagem de um transformador a LEDs

Além disso, a vida útil do SHVVP e VPPV é bastante curta e o design multinúcleo requer processamento das extremidades e soldagem durante a instalação.

Vale citar também o PUNP (fio plano universal), que era proibido para colocando redes elétricas no apartamento em 2007.

Este produto desatualizado tem isolamento deficiente e baixo consumo de energia, tornando-o incapaz de suportar cargas modernas

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Este vídeo fornece informações detalhadas sobre a seleção de produtos para organização da fiação elétrica em instalações residenciais:

Apesar da grande variedade de produtos, é bastante fácil selecionar o material necessário para a instalação de comunicações elétricas. É necessário ler atentamente as marcações, etiquetas e certificados do produto, prestar atenção às características técnicas e qualidade do cabo.

Compartilhe com os leitores sua experiência de fiação em um apartamento, conte-nos qual cabo você usou. Deixe comentários sobre o artigo e faça perguntas de seu interesse. O formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Me deparei com uma situação em que foi necessário substituir a fiação da dacha. O antigo já era bastante antigo e foi necessário arranjá-lo para um novo layout. Tendo me perguntado o que há de melhor na realidade moderna, fui pesquisar na Internet. Ao me deparar com este artigo e estudá-lo, percebi que tudo é simples, basta escolher o modelo certo de acordo com as características adequadas lendo o rótulo. Agora você pode fazer compras no próximo fim de semana.

  2. Leia-o. E eu ainda não entendi. qual fio escolher...

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      A escolha dos fios e cabos para a rede elétrica doméstica envolve dois parâmetros: confiabilidade e custo. A confiabilidade implica o comprimento da rede e a seção transversal dos fios. Quanto mais grosso, mais caro! Ao escolher o tamanho ideal, não jogaremos dinheiro fora.

      Realizamos cálculos com base na disponibilidade de equipamentos elétricos, iluminação desejada, equipamentos de cozinha e banheiro. É aconselhável fazer a fiação com cabos, todos os fios são coloridos, para não se confundir.

      As tomadas e interruptores também são selecionados de acordo com a potência nominal dos dispositivos conectados, sendo um para cada, para não arrancar ou afrouxar os contatos.Se você sabe o que é uma chave de fenda, você consegue!

  3. Valéry

    Há muita informação, mas não há ajuda concreta para instalar você mesmo a fiação, muita água!

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Valery, com todo o respeito, este é um artigo sobre como escolher um cabo para fiação, e não sobre como fazer essa fiação.

  4. Também ainda não entendo que marca de cabo preciso escolher para a fiação.

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Boa tarde, Oleg.

      Quando o texto é volumoso, é preciso trabalhar seus blocos principais. Aqui fiz capturas de tela das principais reflexões do autor (o material está anexado no final do meu comentário).

      Sobre a escolha de um cabo - o texto fornece um exemplo de decifração da marcação de letras de um cabo usado na fiação de apartamentos - VVGng(ozh)-0,66 kV 3x1,5. O último valor, lembro, é determinado pelo cálculo da rede. Este é o tipo de cabo que você pode escolher.

      Se você encontrar um analógico com tensão mais alta, poderá dar preferência. A propósito, o artigo contém uma seção “Tipos populares de fiação elétrica”, que lista as principais marcas de cabos e fios utilizados.

      E mais uma vez - todas as seções são determinadas por cálculo. A seguir, você deve se orientar pela situação específica (umidade, temperatura, ambiente químico, outras características da sala), para a qual são selecionados isolamentos, bainhas de proteção e outros revestimentos de cabos.

      Preste atenção na seção “Quais fios não são adequados”.

      Fotos anexadas:
  5. Damir

    Obrigado pelo artigo. Achei útil.

  6. Arthur

    Deixe-me dizer brevemente, as tomadas são cabo 3x2,5, automática 16A
    luz - 3x1,5 automática 10A
    todos os VVGng-ls

  7. Anônimo

    Cheguei na loja e perguntei se precisava de cabo ou fios para substituir a fiação elétrica, os vendedores me olharam sem expressão e saí sem nada.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica