Tipos de cabos e fios e sua finalidade: descrição e classificação + explicação das marcações
A variedade existente de cabos e fios equivale, em sua maior parte, a números de três dígitos.Portanto, não é possível descrever toda a gama em um artigo.
Enquanto isso, não é necessário descrever todos os tipos de cabos e fios e sua finalidade. Basta ter uma ideia dos padrões de rotulagem e poder extrair das características as informações necessárias para selecionar a opção adequada entre a variedade de produtos de cabos de acordo com sua finalidade.
Vamos considerar os principais pontos sobre como você pode aprender a distinguir fios elétricos entre uma variedade desses produtos e também fornecer descrições dos fios e cabos mais populares.
O conteúdo do artigo:
- Base estrutural do produto de cabo
- Componente isolante de fios e cabos
- Características distintivas de cabo e condutor
- Tipos básicos de fios elétricos
- Tipo #1 - fio PBPP (plano)
- Tipo #2 - modificação de PBPPg
- Tipo #3 - condutor de alumínio APUNP
- Tipo #4 - PPV de dois e três fios
- Tipo #5 - variedade da marca APPV
- Tipo #6 - Alumínio APV com isolamento de PVC
- Tipo #7 - modificação PV1 - PV5
- Tipo #8 - Patch cord de PVC com isolamento de PVC
- Tipo #9 - cabo plano SHVVP em bainha de PVC
- Tipos de cabos elétricos
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Base estrutural do produto de cabo
O desenho do cabo ou fios elétricos determina as características técnicas e operacionais do produto. Na verdade, o projeto de produtos de cabos ou fios é, na maioria das variações de projeto, uma abordagem tecnológica bastante simples.
Versão clássica:
- Isolamento de cabos.
- Isolamento do núcleo.
- Núcleo metálico – sólido/agrupado.
Um núcleo de metal é a base de um cabo/fio através do qual flui a corrente elétrica. A principal característica, neste caso, é o rendimento, determinado pela transversal seção transversal do núcleo. Este parâmetro é influenciado pela estrutura - sólida ou agrupada.
Uma propriedade como a flexibilidade também depende da estrutura. Em termos do grau de “suavidade” de flexão, os condutores trançados (feixes) são caracterizados por melhores propriedades do que os fios de núcleo único.
Os núcleos de cabos e fios na prática elétrica, via de regra, apresentam formato cilíndrico. Ao mesmo tempo, é raro, mas existem várias formas modificadas: quadrada, oval.
Os principais materiais para a fabricação de núcleos metálicos condutores são o cobre e o alumínio. No entanto, a prática elétrica não exclui condutores cuja estrutura contém núcleos de aço, por exemplo, um fio de “campo”.
Embora um único fio elétrico seja tradicionalmente construído em um único condutor, um cabo é um produto onde vários desses condutores estão concentrados.
Componente isolante de fios e cabos
Uma parte integrante dos produtos de cabos e fios é o isolamento da base metálica de transporte de corrente. O objetivo do isolamento é bastante claro - garantir um estado isolado para cada núcleo condutor de corrente, evitando o efeito de um curto-circuito.
Dependendo da finalidade dos produtos de cabo (fio), a parte isolante pode ter designs diferentes.
O material dielétrico pode ser:
- cerâmica;
- vidro;
- cloreto de polivinila;
- celulóide;
- polímeros, etc.
Além da proteção puramente elétrica, o material isolante também oferece proteção mecânica, protegendo o fio elétrico (cabo) da umidade e outros fatores destrutivos.
Existe também uma construção isolante especial aplicada aos fios e cabos elétricos, conferindo aos produtos propriedades “blindadas” ou “antiquímicas”.
Características distintivas de cabo e condutor
Muitas vezes, na prática não profissional, o termo “cabo” é equiparado a qualquer tipo de fio elétrico. Entretanto, os conceitos de “cabo” e “fio” devem ser distinguidos. E, antes de mais nada, a separação envolve o fator da potência transmitida.
Cabo - produto cuja estrutura combina pelo menos três condutores isolados, adicionalmente protegidos no interior da carcaça com um material especial - pergaminho, borracha, chumbo, etc.
O fio - produto constituído por um, no máximo, cinco condutores (cabo), neste último caso, unidos por um invólucro comum.
O uso prioritário de cabos são instalações industriais e econômicas. Os fios são usados ativamente na vida cotidiana, bem como em outras áreas.
Separadamente, devem ser destacados os fios desencapados que não possuem isolamento. A principal utilização desses produtos é na instalação de linhas de energia centralizadas.
Tipos básicos de fios elétricos
Os fios da rede elétrica são classificados com base na potência da carga e nas condições de aplicação. Para o uso diário, é típico o uso dos seguintes tipos de fios: PBPP, PBPPg, APUNP, PPV, APPV, APV, PV1 - PV3, PVS, ShVVP.
Tipo #1 - fio PBPP (plano)
Produto com bainha isolante de cloreto de polivinila, sob a qual se esconde um núcleo sólido de cobre. Este material elétrico é fabricado com condutores com seção transversal de 1,5 - 6,0 mm2.
É permitido usar fio PBPP em temperaturas ambientes de -15°C a +50°C. O fio é projetado para a instalação de redes com tensão não superior a 250 V. O uso tradicional do PBPP é a instalação de linhas de tomadas no setor doméstico. Este tipo de fio é frequentemente usado para organizando a fiação no apartamento.
Tipo #2 - modificação de PBPPg
Na verdade, o produto é apresentado com o mesmo design descrito para o PPPP, com exceção de uma nuance, que é indicada pela letra “g” da marcação padrão.
Essa nuance reside nas propriedades de flexibilidade mais pronunciadas. Por sua vez, propriedades de flexibilidade melhoradas são proporcionadas pela estrutura central deste tipo de fio, que é “agrupado” e não sólido.
Tipo #3 - condutor de alumínio APUNP
A presença de condutor de alumínio sob o isolamento é indicada diretamente pela marcação do produto - o primeiro símbolo “A”. Este produto é produzido na faixa de seção transversal do núcleo de 2,5-6,0 mm2.
Este tipo de condutor não é recomendado para uso por eletricistas profissionais. A única vantagem desta marca é o seu baixo custo. No entanto, para a construção de circuitos temporários de baixa carga, é bastante aceitável utilizá-lo.
Tipo #4 - PPV de dois e três fios
Produto com configuração de dois ou três condutores, onde os condutores condutores de corrente são colocados sob isolamento de PVC e mantidos próximos uns dos outros por meio de um jumper isolante à base do mesmo cloreto de polivinila.
Os fios de fio (cobre) podem ter uma seção transversal na faixa de 0,75-6,0 mm.
De acordo com as especificações técnicas, o funcionamento é mantido em frequências de até 400 Hz em tensões de até 450 V. Limite de temperatura -50/+70°C.
Tipo #5 - variedade da marca APPV
Na verdade, o mesmo tipo de desempenho demonstrado pela marca PPV, com exceção da presença de condutores de alumínio em vez de condutores de cobre. Fabricado em diferentes seções, a partir de uma seção de 2,5 mm2.
Este tipo de fio elétrico é amplamente utilizado em uma ampla variedade de casos de instalação. É permitido usar APPV para o dispositivo fiação de tipo aberto.
Tipo #6 - Alumínio APV com isolamento de PVC
É produzido em duas configurações de núcleos - single-cast ou empacotado (multi-core).
Ao mesmo tempo, a versão única é representada por produtos onde a faixa de seções é de 2,5-16 mm2, e a versão multi-core está disponível na faixa de 25-95 mm2.
Esta é uma daquelas modificações que podem ser utilizadas em condições de alta umidade. Uma ampla faixa de temperatura é suportada - de -50°C a +70°C.
Tipo #7 - modificação PV1 - PV5
Na verdade, é um análogo do religamento automático, mas é produzido exclusivamente com condutores de cobre. A diferença entre os índices 1 e 5 é que a primeira opção é um produto com núcleo sólido, e a segunda opção é, portanto, multi-core.
Essa variedade é frequentemente usada na montagem de circuitos de gabinete de controle. Vem com isolamento multicolorido.
Tipo #8 - Patch cord de PVC com isolamento de PVC
Um tipo de condutor que representa a configuração de um cabo elétrico. Disponível com vários núcleos de 2 a 5 na faixa de seção transversal de 0,75 a 16 mm. A estrutura dos núcleos é multifios (empacotada).
Projetado para operação em redes com tensões de até 380 V na frequência de 50 Hz.
Uma característica especial do design do PVS é um alto grau de flexibilidade. No entanto, o regime de temperatura é um tanto limitado - de -25°C a +40°C.
Tipo #9 - cabo plano SHVVP em bainha de PVC
Outra variedade em design “com fio”. É suportada uma variação no número de fios unidos por uma bainha de PVC, na quantidade de dois ou três.
A principal aplicação é a esfera doméstica, fiação externa. Tensão operacional até 380 V, estrutura central – agrupada, seção transversal máxima 0,75 mm2.
Tipos de cabos elétricos
Se considerarmos exclusivamente cabos para circuitos elétricos de potência, os principais tipos aqui são os seguintes cabos de potência:
- VVG;
- KG;
- VBBShv.
Obviamente, esta não é uma lista completa de todos os produtos de cabos existentes.Porém, usando as características técnicas como exemplo, você pode ter uma ideia geral do cabo elétrico.
Execução sob a marca VVG
Marca amplamente utilizada, popular e confiável. O cabo VVG foi projetado para transmitir corrente com tensão de 600 - 1000 volts (máximo 3000 V).
O produto é fabricado em duas modificações, com condutores condutores de corrente de estrutura sólida ou estrutura em feixe.
De acordo com a especificação do produto, a faixa de seções do núcleo é de 1,5 a 50 mm. O isolamento em PVC permite que o cabo seja utilizado a temperaturas de -40…+50°C.
Existem várias modificações neste tipo de produtos de cabo:
- AVVG
- VVGng
- VVGP
- VVGz
As modificações se distinguem por um design de isolamento ligeiramente diferente, pelo uso de condutores de alumínio em vez de condutores de cobre e pelo formato do cabo.
Cabo flexível de potência tipo KG
O projeto de outro cabo popular, caracterizado por um alto grau de flexibilidade devido ao uso de uma estrutura de feixe de condutores condutores de corrente.
O design deste tipo prevê a presença de até seis fios condutores de corrente dentro do invólucro. Faixa de temperatura operacional -60…+50°С. Principalmente, a variedade KG é usada para conectar equipamentos de energia.
Cabo blindado VBBShv
Um exemplo de design de produtos de cabos especiais na forma de um produto da marca VBBShV. Os elementos condutores podem ser condutores agrupados ou sólidos.No primeiro caso, a faixa de seções é de 50-240 mm2, no segundo 16-50 mm2.
O isolamento do cabo é construído por uma estrutura complexa, incluindo isolamento de correia, tela de fita, armadura de aço, betume e PVC.
Existem várias modificações deste tipo:
- VBBShvng — isolamento não combustível;
- VBBShvng-LS — quando a queima não emite substâncias nocivas;
- AVBbShv – presença de condutores de alumínio.
A capacidade de ler marcações de produtos de cabos é útil ao selecionar produtos e conectar redes elétricas.
Características do tipo de material central - Carta 1: "A" – núcleo de alumínio. Em qualquer outro caso, o veio era de cobre.
Quanto à finalidade (Literatura 2), a decodificação aqui é a seguinte:
- "M" – para instalação;
- "P(U)", "MG" – flexível para instalação;
- "SH" – instalação; "PARA" - para controle.
A designação do isolamento (Litro 3) e sua interpretação é a seguinte:
- "В(ВР)" – PVC;
- "D" – enrolamento duplo;
- "N (NR)" – borracha não inflamável;
- "P" – polietileno;
- "R" - borracha;
- "COM" - fibra de vidro;
- "PARA" – náilon;
- "SH" – poliamida de seda;
- "E" – blindado.
As características indicadas pela Carta 4 têm interpretação própria:
- "B" – blindado;
- "G" – flexível;
- "PARA" - trança de arame;
- "SOBRE" – a trança é diferente;
- "T" – para colocação de tubos.
A classificação também prevê o uso de letras minúsculas e letras latinas:
- "ng" - não inflamável,
- "z" - preenchido,
- "LS" - sem produtos químicos emissões de combustão,
- "AF" – sem fumaça durante a queima.
As marcações, via de regra, são aplicadas diretamente na casca externa e ao longo de todo o comprimento do produto em intervalos regulares.
Em nosso site existem artigos dedicados à escolha de produtos de cabos para a disposição de redes elétricas em apartamentos e casas, recomendamos que você leia:
- Qual cabo usar para fiação em um apartamento: visão geral dos fios e escolha da melhor opção
- Qual fio usar para a fiação da casa: recomendações para escolha
- Qual cabo usar para fiação em uma casa de madeira: tipos de cabos não inflamáveis e sua instalação segura
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo abaixo demonstra uma aula de “eletricista iniciante”.
É mostrado um material de vídeo bastante útil, recomendado para visualização como aquisição de conhecimentos gerais sobre fios e cabos:
Dada a existência de uma ampla gama de produtos de fios e cabos, um potencial eletricista tem muitas opções para solucionar quaisquer problemas na área elétrica.
Porém, mesmo com tanta diversidade, é bastante difícil escolher o produto certo para finalidades específicas se você não tiver o conhecimento adequado. Esperamos que este artigo o ajude a fazer a escolha certa.
Você tem algo a acrescentar ou tem dúvidas sobre a escolha de cabos e fios elétricos? Você pode deixar comentários na publicação, participar de discussões e compartilhar sua própria experiência no uso de produtos a cabo. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.