Instalação de fiação elétrica aberta: revisão da tecnologia de trabalho + análise dos principais erros
A fiação elétrica é instalada de duas maneiras - fechada e aberta. No primeiro caso, as comunicações são disfarçadas e a probabilidade de danos é mínima.A instalação de fiação elétrica aberta é mais simples, barata e menos trabalhosa, mas é necessária para proteger os cabos contra umidade e danos mecânicos.
Neste artigo, veremos os métodos existentes de colocação de fios elétricos, focaremos nos recursos da instalação externa e forneceremos recomendações sobre como escolher a opção apropriada.
O conteúdo do artigo:
O que os eletricistas pensam sobre a fiação exposta?
A fiação elétrica aberta (externa) tem muito mais desvantagens do que a fiação oculta (interna).
Os cabos revestidos com gesso não são danificados, não atrapalham os reparos e são totalmente invisíveis. A fiação aberta não tem essas vantagens e, em caso de curto-circuito, é mais provável que pegue fogo do que a fiação oculta. O método aberto de instalação de fiação elétrica é frequentemente escolhido para casas de madeira.
O método de instalação aberto ainda apresenta algumas vantagens:
- Simplifique a instalação. Ao instalar cabos elétricos, não é necessário cortar paredes. Isso reduz os custos trabalhistas e a quantidade de trabalho. Após a instalação praticamente não sobra nenhum resíduo de construção.
- Redução no preço. Aqui estamos falando sobre economia nas tarifas de eletricista.
- Possibilidade de alterar o layout do cabo. Se seus planos futuros incluem redesenhar a fiação, é melhor escolher um método de instalação aberto.
Ao escolher um método aberto para colocação de fios elétricos, deve-se levar em consideração que eles deverão ser mascarados e protegidos de influências externas. Sempre há uma chance de umidade ou danos acidentais.
Se a casa for residencial, é preciso pesar tudo três vezes. É aconselhável consultar um eletricista experiente, e durante a instalação é necessário levar em consideração os riscos aumentados e monitorar com especial atenção o cumprimento das medidas de segurança.
Características de colocação externa de cabos elétricos
A instalação externa é adequada se for necessário colocar cabos elétricos nos cantos da sala, na junção do teto e das paredes ou ao longo do rodapé.
Na maioria das vezes, surgem dificuldades ao instalar fiação aberta em casas com tetos falsos. Os cabos não podem ser passados ao longo desses tetos; eles devem ser fixados nas paredes.
Se houver muitos fios, é melhor colocá-los em canais de transferência. Ao desenvolver um diagrama de instalação, você precisa selecionar cuidadosamente os locais onde a ramificação e as conexões de conexão serão conectadas caixas. Deve ser mantido livre acesso para inspeções e possíveis reparos nas comunicações.
Métodos de fiação aberta
Inicialmente, o único método de instalação aberto era colocar fios elétricos torcidos ao longo das paredes e do teto. Eles foram montados em isoladores cerâmicos.
Algumas casas construídas há cerca de um século ainda estão ligadas desta forma. Há relativamente pouco tempo, uma montagem semelhante ganhou popularidade novamente. Isso se deve à moda das antiguidades.
Ao decorar instalações em estilo retro, muitas vezes surgem problemas com a localização de materiais. Alguns fabricantes produzem isoladores de cerâmica, tomadas e interruptores antigos, mas esse luxo é muito caro.
Materiais adequados para decorar a fiação em estilo retrô não podem ser encontrados apenas em lojas caras. Muitas vezes são comprados de negociantes de sucata, adquiridos de proprietários de casas construídas no início do século passado, e os cabos são feitos de forma independente, torcendo fios de cobre trançados.
A moda interior é mutável, então você deve considerar seriamente se precisa projetar a fiação em estilo retrô. É melhor escolher uma opção mais popular e confiável. Assim, em caso de reparo, você não terá que se preocupar novamente com trabalhos de instalação elétrica.
Oferecemos uma visão detalhada dos métodos populares de instalação de fiação aberta e escolhemos a tecnologia mais adequada para sua casa.
Método 1 - montagem de fios em suportes
Para conectar tomadas e interruptores escolha fios elétricos seção transversal de 2,5 mm.sq., e para dispositivos de iluminação - 1,5 mm.sq. Às vezes são necessários cabos mais grossos. Se a espessura do fio for de 1,5 a 6 mm2, eles podem simplesmente ser fixados nas superfícies das paredes e tetos com grampos.
Na hora de adquirir cabos, você deve dar preferência a produtos de qualidade. Se a escolha for por fios baratos, serão instaladas juntas não inflamáveis sob eles para reduzir o risco de incêndio em caso de curto-circuito.
A sua escolha deve ser feita com muito cuidado, pois deles depende a futura funcionalidade e segurança da rede eléctrica doméstica. Recomendamos que você consulte as informações sobre como calcular a seção transversal do fio para fiação doméstica.
Na maioria das vezes, são usadas tiras de metal ou amianto.Eles são fixados de forma que a gaxeta não inflamável se projete além do cabo em pelo menos 1 cm de cada lado. Quanto ao material, é melhor escolher o metal, porque... o amianto é prejudicial à saúde humana: a sua ligação com o cancro está comprovada.
A montagem em suporte é uma maneira fácil e barata de instalar a fiação elétrica. A desvantagem é que é inseguro e feio. Se forem colocados vários cabos, eles ficam visíveis e prejudicam a impressão do interior. Em um edifício residencial, é melhor colocar os fios em canais a cabo.
Método 2 - características de instalação em tubulações
A indústria moderna produz tubos elétricos especiais. Eles podem ser feitos de metal ou plástico e oferecem boa proteção contra incêndio, danos mecânicos acidentais e choques elétricos.
Para instalação é mais conveniente usar tubos corrugados. São flexíveis, portanto, ao montá-los em paredes, não há necessidade de nivelar ainda mais as superfícies. A fiação em tubo corrugado é uma opção ideal para casas de toras de madeira. É conveniente e parece muito mais limpo do que fios separados.
Devido à estética duvidosa da corrugação, ela não é muito utilizada em edifícios residenciais, mas é perfeita para a colocação de cabos de linhas elétricas aéreas. Às vezes, para melhorar a aparência da fiação elétrica exposta dentro dos ambientes, são utilizados tubos corrugados coloridos.
No cálculo do diâmetro das ondulações, eles se orientam pela espessura total de todos os fios que nela serão colocados. Este valor é multiplicado por 2, pois com uma seção transversal menor do tubo será difícil colocar cabos nele.
Para facilitar a instalação, são utilizados tubos corrugados com sonda especial (fio utilizado para puxar cabos). Os fios são presos à sonda e puxados pelo tubo, segurando-o firmemente nas mãos.
Se você precisar colocar um pedaço de fio relativamente pequeno, poderá ficar sem sonda, mas para seções grandes é melhor usar dispositivos especiais.
A disposição da fiação na corrugação de polímero é realizada na seguinte ordem:
Tubos elétricos corrugados são fixados às paredes com parafusos, pregos ou clipes de plástico. A distância entre os pontos de fixação é calculada em função do diâmetro e, consequentemente, do peso esperado. Se o diâmetro do tubo corrugado for 16 mm, os fixadores serão colocados a uma distância de 30–40 cm, e para tubos de 32–40 mm essa distância já é menor – 20–30 cm.
Os clipes são montados nas paredes e, em seguida, o tubo corrugado é simplesmente inserido neles. Este método de fixação é conveniente porque, ao desmontar, basta puxar o tubo em sua direção e os clipes se soltarão facilmente.
Método 3 - colocação em caixas
Caixas elétricas rígidas são usadas para colocar fios, canais a cabo, rodapés. Esses dispositivos são feitos de metal ou plástico não inflamável. Ao contrário dos tubos corrugados, as estruturas rígidas não podem ser instaladas em paredes irregulares, pois os defeitos superficiais apenas se tornam mais visíveis.
Caixas, canais e rodapés são equipados com tampas de encaixe que podem ser facilmente removidas, o que é conveniente para a instalação de fios adicionais. Se você precisar atualizar sua fiação, todo o processo levará alguns minutos.
Existem outras vantagens:
- Projeto. Caixas, canais a cabo e rodapés estão disponíveis em diversas cores, o que permite decorar o ambiente. Você sempre pode escolher a opção apropriada.
- Instalação fácil. Colocar cabos em caixas não requer muito esforço. O principal é proteger adequadamente as próprias estruturas de proteção.
- Instalação conveniente de tomadas e interruptores. Você pode montar soquetes nas caixas e eles não prejudicarão a aparência geral.
O trabalho de instalação começa com a elaboração de um desenho diagrama com o contorno das paredes. É necessário calcular com precisão os materiais necessários, o número de fixadores e acessórios.
Para selecionar um canal de acordo com seu tamanho padrão, você deve determinar antecipadamente a seção transversal e a quantidade de cabos. O plano finalizado deve ser preciso, sem erros de medidas e cálculos.
Tecnologia para instalação de fiação elétrica externa em dutos de cabos:
- Rascunho. É necessário determinar o número, tipos e localização das tomadas, interruptores, caixas e pensar bem diagrama de layout de cabo contornando as tubulações de gás e água e o sistema de esgoto.
- Seleção de materiais. Depois de projetar, você pode começar a selecionar e comprar materiais. Se você planeja instalar vários cabos, deve escolher uma caixa com divisórias. Os acessórios devem corresponder ao canal em cor e tamanho. Faz sentido comprar caixas de proteção com dispositivos para instalação de tomadas.
- Caixas de fixação. As estruturas plásticas podem rachar se forem fixadas imediatamente na parede, por isso primeiro faça furos nas molduras das caixas e só depois parafuse-as na base. Os canais de cabos são unidos e o excesso de material é cortado.
- Fiação. Os cabos são colocados em caixas de canal, cobertos com tampas e encaixados no lugar. Resta verificar a fixação das tampas - e a estrutura está pronta.
Os eletricistas aconselham prestar atenção ao material de base, porque... A escolha dos fixadores depende disso. Assim, as caixas são fixadas a uma parede de madeira com parafusos comuns. Cavilhas são usadas para superfícies de tijolo, concreto e pedra. E para painéis, lajes de materiais compósitos e compensados, é melhor escolher fixadores borboleta.
Cada método de instalação tem suas próprias vantagens e raramente um método é suficiente. Muitas vezes é necessário combinar dutos de cabos com tubos corrugados e/ou metálicos e fixações com suportes.
A construção da fiação elétrica usando canais a cabo inclui uma série de etapas padrão:
Ao desenvolver um projeto de fiação elétrica, você deve levar em consideração o layout do ambiente e as características da passagem dos cabos em cada área - seja no quarto, cozinha ou banheiro.
10 erros comuns cometidos por eletricistas
O método aberto de colocação de cabos elétricos é mais simples que o método fechado, mas ainda existem nuances que não podem ser levadas em consideração até que haja alguma prática.
Oferecemos uma visão geral dos erros típicos cometidos ao instalar a fiação:
- Falta de esquema. A fiação geralmente é instalada de acordo com o princípio do projetista: primeiro eles fazem a fiação em cada sala e depois combinam os cabos. Isso reduz drasticamente a confiabilidade de todo o sistema como um todo.
- Economizando em materiais. Fios, dispositivos e acessórios de baixa qualidade são um caminho direto e curto para o incêndio. É melhor pagar a mais por produtos de uma marca confiável do que resolver problemas com curtos-circuitos e incêndios.
- Cálculo de lançamento sem reserva. A seção transversal dos cabos e sua quantidade devem ser 20% maiores que a calculada. Caso contrário, não será possível evitar torções desnecessárias e o risco de a rede não suportar a carga.
- Conectando dispositivos poderosos através de uma tomada, em vez de usar um cabo separado do quadro de distribuição. Mesmo uma tomada de alta potência não resolve este problema, porque... Sempre existe o risco de o cabo não suportar cargas adicionais graves.
- Conexão de cabos de alta e baixa tensão em uma caixa. Neste caso, são quase garantidos problemas com o funcionamento dos equipamentos em toda a casa.
- Reviravoltas extras. Para conectar os fios é melhor usar especial terminais.
- Conexão de núcleos de cobre e alumínio. Os pontos de contato ficam superaquecidos, o que pode causar problemas. Para conexões, deve-se usar terminais, sendo melhor evitar totalmente os fios de alumínio e colocar apenas os de cobre.
- Negligência das precauções de segurança. As regras de segurança foram escritas com base na amarga experiência de muitos eletricistas malsucedidos, mas ainda existem almas corajosas que trabalham sob tensão.
- Colocação incorreta de caixas de junção. Eles devem ficar 20 cm abaixo do teto. Caso contrário, existe o risco de danos acidentais. As caixas devem estar acessíveis para inspeção e reparo.
- Erros ao instalar o circuito de aterramento e conectando o RCD. Esses dispositivos protegem a rede elétrica, por isso você deve ter um cuidado especial ao instalá-los.
Eletricistas novatos cometem outros erros. Listamos apenas os mais comuns.
É importante lembrar que a instalação da fiação elétrica envolve muitos riscos, por isso você deve estudar cuidadosamente a tecnologia antes de iniciar o trabalho.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Selecionamos materiais de vídeo úteis que o ajudarão a evitar erros comuns de instalação e a organizar corretamente a fiação elétrica externa em sua casa.
Instruções para instalar a fiação elétrica em um canal a cabo:
Dicas úteis para instalação de soquetes:
Os principais erros cometidos ao conectar um RCD:
Em teoria, a tecnologia para organizar a fiação aberta parece simples e direta. Mas quando se trata de prática, muitos proprietários cometem muitos erros.
Somente realize a autoinstalação se possuir os conhecimentos necessários para desenvolver e implementar o projeto. Caso contrário, não arrisque sua vida e confie esse trabalho a eletricistas.
Você está bem versado na teoria da instalação de fiação aberta e tem experiência prática na execução de trabalhos elétricos? Talvez você queira complementar o material que apresentamos com esclarecimentos ou recomendações úteis? Escreva comentários no bloco abaixo do artigo, compartilhe sua experiência com iniciantes - muitos usuários ficarão gratos a você.
Cometi um erro na hora, confesso, decidi não trocar a fiação dos proprietários anteriores durante o reparo. Agora tenho certeza de que pisos, fiação e esgoto não confiáveis são os primeiros itens a serem verificados e substituídos. O problema de ter tomadas adicionais na cozinha e linhas de energia para o exaustor tornou-se urgente. Pretendo complementar o circuito elétrico existente instalando um cabo da caixa no corredor até a cozinha usando um método aberto.
Quero esconder a seção 2,5 em uma pequena caixa protetora de plástico, que será fixada no canto da junção do teto com a parede, acho que vou cobrir a própria caixa com um pedestal de teto. A descida até às tomadas pode ser conseguida através da realização de um canal no revestimento cerâmico de uma das paredes da cozinha com posterior vedação. Na minha opinião, este é o método de instalação mais fácil e seguro se houver um reparo pronto. Não considero a instalação através do rodapé devido ao risco de entrada de umidade.
Eles escrevem aqui que a fiação exposta corre maior risco de incêndio. Mas, quando a fiação está fechada na parede, em caso de incêndio, seu local específico não fica visível, podendo quebrar metade da parede até encontrar o dano.Eu tive um caso assim. Agora só há fiação aberta para que possa ser substituída rapidamente se algo acontecer. Naturalmente, não vou montá-lo sozinho em caixas. Sim, haverá dificuldades durante os reparos, etc., mas todos esses problemas podem ser resolvidos - quero que toda a fiação esteja visível e que tudo seja de fácil acesso.
Foi necessário instalar uma tomada adicional. Conectei a fiação a uma tomada existente, passei-a até o rodapé na ranhura e, em seguida, coloquei-a abertamente ao longo do rodapé.
Quais são as vantagens gerais da fiação aberta? Você precisa de alguma licença especial para isso? Também deveria haver fios especiais?