Corrugação para fiação elétrica: como escolher e instalar uma manga de cabo corrugado

Você deseja proteger os fios elétricos colocando uma capa corrugada neles durante a instalação? O cabo deve ser protegido de danos externos, certo? Mas você não sabe como instalar corretamente a corrugação flexível para fiação elétrica?

Mostraremos como instalar a mangueira corrugada. Aqui você descobrirá quais tipos de canais flexíveis são usados ​​para esses fins. O artigo examina seus prós e contras e destaca as complexidades da instalação das opções existentes para tubos elétricos feitos de diferentes materiais.

O artigo traz fotos temáticas, dicas sobre como escolher mangueiras corrugadas e recomendações em vídeo para colocar você mesmo os fios. Ilustrações visuais simplificarão muito o trabalho de instalação e desmontagem.

Por que você precisa de uma mangueira corrugada?

A instalação da fiação elétrica é uma questão responsável e que não tolera erros. A segurança de permanecer em instalações eletrificadas depende diretamente da sua qualidade.

Os benefícios da civilização na forma de lâmpadas incandescentes e numerosos eletrodomésticos, por definição, não podem funcionar sem estarem conectados à rede elétrica. E qualquer cabo elétrico energizado é uma fonte de corrente prejudicial que é perigosa para os humanos.

Corrugação para fios elétricos
Recomenda-se o uso de cabos corrugados para fios elétricos em todos os lugares (para métodos de instalação ocultos e abertos, para instalação externa e interna). Se isso não for possível por razões estéticas, deve ser substituído por um canal de cabo decorativo

A primeira proteção contra choques elétricos é a trança isolante do próprio cabo. Independentemente do material utilizado, ele protege uma pessoa de forma confiável da corrente que flui pelas veias.

No entanto, o isolamento não dura muito. Esses fios de alumínio ou cobre podem durar de 15 a 25 anos, mas a trança externa deles costuma ser danificada dentro de 3 a 4 anos após a fiação ser colocada em operação.

A vida útil do isolamento dos fios elétricos é bastante reduzida devido a:

  • alta umidade (externa ou ambiente);
  • superaquecimento sob cargas aumentadas;
  • radiação ultravioleta e outros fatores.

O resultado é uma avaria, curto-circuito, incêndio e choque elétrico para uma pessoa. Para minimizar os riscos, os eletricistas colocam os fios em estruturas rígidas canais a cabo ou mangueiras corrugadas flexíveis. Por um lado, serve como barreira adicional entre a corrente elétrica e uma pessoa e, por outro lado, serve como proteção para o cabo.

Conveniência de corrugação de instalação elétrica
Caso haja necessidade de substituir o fio antigo na corrugação, ele é simplesmente puxado para fora da manga e um novo é inserido em seu lugar - e não importa se este canal está localizado sob o acabamento ou em uma mesa de concreto

Um cabo colocado em um tubo corrugado recebe proteção contra:

  • compressão e outros danos mecânicos;
  • radiação ultravioleta e precipitação (ao colocar fios ao ar livre);
  • exposição à umidade.

E a última coisa é a segurança contra incêndio. Esta qualidade é especialmente importante se eles estiverem colocando fiação em uma casa de madeira. Todas as mangueiras corrugadas para cabos elétricos são feitas de materiais não inflamáveis ​​ou autoextinguíveis.

Isso reduz a probabilidade de exposição a uma chama aberta no fio dentro da corrugação e também evita a propagação do fogo durante curtos-circuitos e incêndios na trança plástica do cabo.

Tipos de corrugações para cabos elétricos

Mangueiras corrugadas para fiação elétrica são usadas quando dispositivo de fiação aberta, ao colocar linhas na rua ou em canal formado em parede de madeira. Os tubos corrugados são produzidos a partir de vários plásticos e metais. Existem também opções de compósitos de ferro envoltos em uma camada de PVC.

Recomenda-se escolher uma manga para a rua, outra para instalação em betonilha ou solo e uma terceira para instalação atrás do revestimento interior.

Selagem de insumos
Se a fiação for colocada em uma sala empoeirada e o canal para ela exigir uma vedação, é melhor usar uma luva de plástico - as juntas entre ela e os painéis e caixas de distribuição são muito mais fáceis de vedar

Todas as ondulações com base na resistência, espessura da parede e design são divididas em:

  • pulmões (suportar cargas de até 320 N/5 cm2) – paredes finas, flexíveis e frágeis, projetadas para instalação sob revestimentos de tetos e paredes;
  • média (projetado para cargas de até 750 N/ 5 cm2) – recomendado para instalação em ranhuras de parede;
  • pesado (suportar até 1250 N/ 5 cm2) – paredes espessas e rígidas, utilizadas na instalação de fios em betonilhas de piso;
  • super pesado reforçado (projetado para 4000 N/ 5 cm2 e acima) - mangas feitas de fio de aço torcido e bainha de plástico, necessárias para a colocação de cabos no subsolo e nas ruas por enforcamento.

Quanto mais finas forem as paredes da ondulação, mais macia e flexível ela será. No entanto, à medida que a flexibilidade de uma mangueira corrugada aumenta, a sua resistência a danos mecânicos diminui. Ao mesmo tempo, é difícil dobrar um tubo muito grosso em ângulo reto, pois ele pode simplesmente quebrar.

Mas essas mangueiras corrugadas pesadas fornecem proteção mais confiável contra umidade e poeira. Isto é especialmente verdadeiro ao colocar cabos no solo.

Tipo #1 – mangueira metálica

Quando comparado aos plásticos, o metal é obviamente uma opção mais vantajosa em termos de resistência. Protege perfeitamente o cabo contra produtos químicos, umidade, radiação ultravioleta, choque e compressão. E em caso de incêndio, uma mangueira de metal durará muito mais tempo do que sua contraparte de plástico.

Mangueira de metal enferrujada
Uma mangueira de metal corrugado é mais à prova de fogo e confiável do que seu concorrente de plástico, mas não deve ser colocada no solo - a ferrugem inevitavelmente fará seu trabalho sujo

As corrugações metálicas para colocação de cabos são divididas em vários tipos:

  1. RZ-Ts, RZ-TSH, RZ-CA – fabricado em aço galvanizado.
  2. RZ-SL e RZ-SL-X – de fita de aço estanhado (estanhado com estanho).
  3. RZ-CP – com isolamento de PVC.

Carta "X" nas duas primeiras opções indica a presença de algodão, e "A" vedação de cimento-amianto. "P" neste último tipo, a ondulação indica a camada externa de PVC.

Além disso, existem mangueiras metálicas para fios com flanges nas extremidades e extremidades soldadas. Além disso, existem variações de mangueiras de alta pressão em versões à prova de explosão e para alta pressão.

No entanto, esses tubos corrugados são mais destinados a condições industriais. Não são utilizados para instalação de fiação elétrica em casa devido ao seu alto preço e fundamental inutilidade.

As mangueiras de metal convencionais são feitas de fita de aço enrolada em espiral. Ao mesmo tempo, a ondulação resultante não é hermética. Quando pressionada com firmeza, as juntas da fita se separam imediatamente e a manga simplesmente se desfaz.

Manga metálica
A mangueira metálica é ideal para instalação de fiação elétrica em casa de madeira e ao ar livre; aqui sua principal vantagem (não inflamabilidade) é útil

Se precisar de uma luva metálica selada, deve-se levar um produto com isolamento adicional feito de cloreto de polivinila. Neste caso, a camada superior de plástico autoextinguível evitará definitivamente que a umidade e a poeira cheguem à base de aço.

Somente essas ondulações são recomendadas para uso em banheiros e anexos, onde as constantes mudanças de umidade e temperatura são a norma.

Tipo #2 - cloreto de polivinila (PVC)

As corrugações elétricas cinzentas em PVC caracterizam-se pelo baixo preço e autoextinguíveis. Em caso de incêndio, não só não queimam, mas graças aos aditivos do plástico, apagam-se por conta própria.

A principal desvantagem de qualquer produto de cloreto de polivinila é sua baixa tolerância aos raios UV. Sob a influência do sol, esse material começa a simplesmente “deteriorar-se”, o que reduz drasticamente sua vida útil real.

Tubo de PVC corrugado
Tubos corrugados de PVC devem ser usados ​​​​exclusivamente em ambientes internos para fiação de fios elétricos com tecnologia oculta, colocando-os atrás de revestimento ou outra decoração.

Outra desvantagem das chapas onduladas de PVC é a intolerância a temperaturas baixas e muito altas, bem como ao excesso de umidade. Quando congelado, este plástico torna-se quebradiço. No frio, ele é destruído mesmo com um leve golpe.

E no calor extremo (e mesmo ao sol), a manga corrugada de policloreto de vinila começa a amolecer levemente e a “fluir”. Isto não leva à sua destruição ou dano imediato, mas sua vida útil é drasticamente reduzida devido a tais condições de operação.

A situação é semelhante com a água. Com a exposição constante à umidade, as paredes dessas ondulações começam a desmoronar gradualmente. Esses tubos de PVC para abastecimento de água são inicialmente projetados para tal impacto, mas as mangueiras corrugadas têm características ligeiramente diferentes.

Se a fiação precisar ser instalada no banheiro ou ao ar livre sob luz solar direta, é melhor procurar outra opção de canal a cabo.

Os tubos corrugados de PVC são ideais para instalação de fios em ambientes secos e aquecidos. Eles são baratos e flexíveis e a instalação não deve ser difícil. Mas sua aparência cinza francamente não agrada pela sua apresentabilidade e estética.

O melhor é cobrir essas ondulações por cima com acabamento (painéis de parede, gesso com papel de parede por cima ou ripa).

Tipo #3 – polietileno e polipropileno

As corrugações feitas de polietileno HDPE (ou LDPE) e polipropileno PPR são aproximadamente iguais em custo e características. Eles são resistentes à forte umidade, temperaturas extremas e raios ultravioleta. Essas mangas corrugadas são universais.

Eles podem ser usados ​​tanto em ambientes internos quanto externos. Por exemplo, ao instalar uma linha de conexão cabo de aquecimento, quadro elétrico na entrada no local, ramais de iluminação externa, acionamento do sistema de irrigação, etc.

As corrugações PP e PE têm parâmetros semelhantes
Em muitas propriedades, o polipropileno e o polietileno são semelhantes, a principal diferença é que as mangas dos cabos PP são autoextinguíveis, enquanto as mangas PE são inflamáveis

Ambas as versões dessas mangueiras elétricas corrugadas são confortáveis ​​em temperaturas do ar na faixa de -40...+45 graus Celsius. Ao mesmo tempo, o HDPE é famoso pela sua resistência a óleos, ácidos e solventes.

Recomenda-se a utilização de papelão ondulado feito com ele em garagens, despensas e nas ruas - ou seja, em qualquer lugar onde líquidos técnicos agressivos possam entrar nos fios.

Nuances na escolha e instalação de canais corrugados

As corrugações plásticas para cabos estão disponíveis em várias cores. Os cinzas geralmente são feitos de PVC, os pretos são de polietileno e os azuis são de polipropileno. Mas não existem regras rígidas em termos de cor.

Cada fabricante adiciona corante ao polímero ao fazer tubos corrugados a seu critério. Porém, existe um padrão internacional para a coloração desses produtos e dos fios neles contidos, que prevê a escolha da cor de acordo com a finalidade do percurso do cabo.

Recomenda-se o uso de fios e corrugados brancos para redes de computadores, cinza e preto para uso geral, verde para linhas telefônicas e vermelho - exclusivamente para instalação externa em ruas.

Seguir essas recomendações simplifica muito a vida dos eletricistas quando eles realizam reparos em um local desconhecido. Assim, a direção de cada linha fica imediatamente clara.

A seguinte galeria de fotos passo a passo apresentará claramente o procedimento para colocar cabos em um tubo corrugado:

Depois de puxar o cabo para dentro do canal corrugado, começamos a fixar as linhas nas estruturas do edifício:

Para instalar um cabo com seção transversal de 3×2,5 mm², costuma-se adquirir um tubo corrugado com diâmetro de 16 mm e clipes de montagem de tamanho adequado.

Manga ondulada no chão
É estritamente proibido colocar vários tipos de cabos com finalidades diferentes em uma mangueira corrugada, é melhor usar um tubo separado para cada fio

A instalação de corrugações e fiação elétrica nas mesmas é realizada em cinco etapas:

  1. A manga corrugada e o cabo são cortados em pedaços do comprimento necessário.
  2. Usando uma meia de cabo, um broche embutido ou um fio simplesmente inserido no tubo, o fio é puxado para dentro da corrugação.
  3. As mangas com cabo no interior são fixadas em uma ranhura, no chão ou na parede.
  4. As corrugações colocadas e fixadas são conectadas aos orifícios de entrada nos corpos das caixas, painéis e caixas de encaixe, ou simplesmente inseridas neles, e os fios são conduzidos para fora.
  5. A seguir vem a instalação elétrica usual dos dispositivos conectados à rede elétrica.

Para tornar mais fácil para você instalação de fiação elétrica, à venda você deve procurar uma mangueira corrugada com um arnês especial (brocha) em seu interior. Este é um fio comum que foi pré-amarrado em um tubo corrugado na fábrica.

Somente na hora de cortar a ondulação é preciso ter cuidado para que esse broche não entre. O cabo para puxar para dentro da manga é preso com fita isolante comum.

Colocando a ondulação no cabo
Você consegue puxar o cabo para dentro do canal corrugado mesmo sozinho, mas fazer esse procedimento com duas pessoas é muito mais fácil.

A corrugação metálica deve ser aterrada. E isso deve ser feito nos dois lados da manga. O diâmetro interno do tubo corrugado é selecionado duplicando a seção transversal total de todos os cabos nele colocados. Isso é necessário tanto para simplificar a instalação quanto para evitar o superaquecimento dos fios internos.

A ondulação deve caber nivelada no corpo da tomada, interruptor ou painel.Qualquer “espreitadela” do cabo ou ruptura entre a extremidade do tubo e o corpo da instalação ou dispositivo de distribuição são inaceitáveis.

Nesse caso, você pode esquecer de proteger a fiação com uma luva corrugada. Essa instalação incorreta só levará tempo e dinheiro, será inútil.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para que você possa entender em todas as nuances os tipos de corrugações para cabos elétricos e de baixa corrente, fizemos para você uma seleção de materiais de vídeo sobre esse tema.

Depois de ler os comentários e as descrições de instalação abaixo, você definitivamente não terá dúvidas sobre a necessidade, tipos e características de execução de trabalhos de instalação elétrica com mangueiras corrugadas.

Vídeo nº 1. A importância de instalar isolamento adicional na fiação elétrica na forma de uma ondulação especial:

Vídeo nº 2. Puxando os fios através de uma mangueira corrugada em detalhes:

Vídeo nº 3. Visão geral dos diferentes tipos de corrugações de instalação elétrica:

Os dutos de cabos em forma de mangas corrugadas são extremamente fáceis de instalar. Eles são baratos e os benefícios dessa proteção adicional para a fiação são enormes..

O custo das reparações em caso de incêndio causado por curto-circuito será obviamente superior. Puxar um cabo através de uma manga de instalação elétrica parece complicado apenas à primeira vista. Tudo pode ser feito de forma independente.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como você construiu ou reparou a fiação usando fio corrugado como duto de cabos. Talvez você tenha alguma dúvida, tem informações e fotos úteis sobre o tema do artigo?

Comentários dos visitantes
  1. É claro que há muito tempo ninguém coloca cabos na parede sem corrugações.Realmente vale a pena se livrar das ondulações metálicas, mas o PVC não é ótimo apenas para ambientes aquecidos. Eles próprios os instalaram em porões. Ao mesmo tempo, a sua vida útil é bastante satisfatória. Para trabalhos externos, não se deve levar PVC, mas sim corrugações de polipropileno ou polietileno justamente pela resistência às intempéries.

  2. Arthur

    Resolvi substituir a fiação elétrica da casa, já que a construção da casa é de um parque habitacional antigo, a fiação é toda de alumínio. Procurei ajuda online - não sou eletricista e não entendo bem isso. Bom, eu li e entendi como usar o papelão ondulado corretamente, como escolher a opção adequada para arrumar a linha. Acabou muito bem. É conveniente ter aprendido todas as informações sobre o tema da instalação adequada: agora posso trabalhar com papelão ondulado com segurança.

  3. Anatólia

    A corrugação permite que os cabos sejam colocados sobre quaisquer materiais de construção com diferentes resistências térmicas, mantendo a corrente nominal do cabo. No entanto, a bainha do cabo, comparada a um fio com isolamento único, reduz a corrente nominal do cabo, mesmo quando aberto, em aproximadamente 10%.

    Ao colocar um cabo em um tubo (e um tubo corrugado é um tubo de PVC flexível), a influência da bainha do cabo em sua corrente nominal é ainda mais pronunciada. A corrente nominal de um cabo quando colocado em corrugado é reduzida em 22%, e de um fio unipolar com isolamento único em apenas 10%.

    Em geral, um cabo corrugado tem uma corrente nominal 22% menor que um fio de núcleo único com isolamento único quando a seção transversal dos núcleos do cabo e do fio é igual. Ou seja, a bainha do cabo e a proximidade dos núcleos do cabo devido à resistência térmica de sua bainha levam a uma diminuição da potência útil transmitida através do cabo em aproximadamente 1,3 quilowatts.

    Além disso, isso também aumenta o custo da fiação em aproximadamente 27%. Portanto, os cabos devem ser usados ​​para a finalidade pretendida - para fiação aberta ou oculta. E na corrugação é necessário puxar fios de cobre unipolares em isolamento único. Mas os cabos também não são adequados para ranhuras sob gesso, claro, se você colocá-los sobre concreto armado, sob uma camada de gesso areia-cimento, então, segundo a PUE, tal esquema é permitido, mas é impossível colocar cabos em ranhuras em materiais com alta resistência térmica.

    Nestes casos, a fiação deve ser feita apenas na corrugação. Por exemplo, para concreto aerado leve ou espuma de concreto em ranhuras sob uma camada de gesso, a corrente nominal do cabo já foi reduzida cerca de metade em comparação com sua colocação em um cabo corrugado. E esta corrente nominal é aproximadamente 2,7 vezes menor que a corrente de fios unipolares em isolamento único da mesma seção transversal ao colocar fios unipolares em isolamento único em corrugado nas mesmas ranhuras em concreto aerado sob uma camada de gesso . Claro, estamos falando exclusivamente de condutores de cabos e fios de cobre, enquanto suas correntes nominais são retiradas das tabelas PUE.

    • Costa

      Obrigado pela informação!

    • Especialista
      Vasily Borutsky
      Especialista

      Boa tarde, Anatólia. Vou dividir seu comentário parágrafo por parágrafo.

      Primeiro parágrafo - digamos que a entrada da casa é feita pela cave. Lá é mais conveniente traçar a rota ao longo das prateleiras de cabos. Eles preservam melhor a capacidade de condução de corrente do cabo do que as corrugações.

      Segundo parágrafo - o tubo não afeta o revestimento do cabo. Corrugação também. Eles pioram a transferência de calor entre o cabo e o meio ambiente.

      O terceiro parágrafo é que é incorreto comparar um cabo de quatro núcleos com um único fio.

      O quarto parágrafo - aqui você, finalizado o raciocínio geral, responde por si mesmo quando usar fios e quando usar cabos. O PUE 2.1.4, claro, permite colocar o cabo sob o gesso, mas em termos de viabilidade esta opção está em quinto lugar.

      O quinto parágrafo - a exclusividade do papelão ondulado que você proclamou, contradiz o parágrafo 2.1.4 da PUE.

      Conclusão - seus cálculos não têm valor prático - os engenheiros são guiados pelas condições em que os fios e cabos serão utilizados.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica