Lâmpadas fluorescentes compactas: variedades + análise dos melhores fabricantes

Com o advento das fontes de luz fluorescente, os consumidores reduziram os custos de energia em até 75%.As economias financeiras de organizações individuais totalizaram cerca de 3-4 mil rublos por ano.

Nem todos podiam usar os produtos: uma falha de projeto na forma de dimensões volumosas limitava a área de operação. Logo o problema foi resolvido - os fabricantes lançaram lâmpadas fluorescentes compactas compatíveis com qualquer equipamento de iluminação.

Sugerimos que você entenda a estrutura e o princípio de funcionamento dos frascos miniatura. Essas informações o ajudarão a identificar os pontos fortes e fracos das lâmpadas fluorescentes e a tomar uma decisão sobre a conveniência de adquiri-las.

Para não se enganar na escolha, é necessário prestar atenção a uma série de características da lâmpada e comparar esses parâmetros com as próximas condições de operação. A operação ininterrupta e segura de uma lâmpada fluorescente depende em grande parte do fabricante - uma análise de marcas confiáveis ​​​​é apresentada no artigo.

Como funcionam os dispositivos em miniatura

As lâmpadas economizadoras de energia, de tamanho muito menor que as convencionais, foram criadas graças a uma reformulação radical do design. Eles aprenderam a enrolar o próprio tubo luminoso em espiral, dobrá-lo em várias dobras como um acordeão e torná-lo em um clássico formato redondo ou em forma de pêra.

Características da estrutura do frasco

Foi a capacidade de dar a forma desejada que se tornou a principal conquista para o desenvolvimento de lâmpadas fluorescentes compactas (LFC). Todos os outros obstáculos menores foram superados eletronicamente.

O projeto desse equipamento inclui três componentes principais: um frasco de vidro, um reator e uma base.

O interior do frasco do produto é revestido com fósforo. Ele converte os raios ultravioleta gerados pelo aparelho em um fluxo luminoso que será visível ao olho humano.

O desempenho, a cor da iluminação e outros parâmetros técnicos de iluminação da lâmpada dependem da qualidade da composição desta substância.

Construção de lâmpadas fluorescentes compactas
Eletrodos de tungstênio são montados na lâmpada, em cuja superfície é aplicada uma mistura de um complexo ativo de produtos químicos - cálcio, bário e estrôncio. O espaço é preenchido com um gás inerte suplementado com cerca de 3-8 mg de mercúrio

Os fósforos utilizados na produção de lâmpadas fluorescentes compactas são baseados em elementos de terras raras. Eles diferem daqueles utilizados no processo de fabricação de dispositivos fluorescentes lineares.

O seu custo é várias dezenas de vezes superior, mas isto é plenamente justificado pelo facto de as substâncias deste grupo serem capazes de funcionar em condições de elevada densidade de irradiação superficial.

Esse recurso permitiu reduzir significativamente o diâmetro do tubo de descarga.

Variações nos formatos de lâmpadas compactas
A gama de lâmpadas compactas inclui vários formatos: em forma de U com um certo número de tubos, tipo F, espiral, anel, velas

Tipos de reatores

Como as fontes de luz fluorescente não podem operar diretamente da rede, seu design inclui um dispositivo auxiliar para conexão - embutido ou externo reatores.

Dispositivo de controle de lastro na lâmpada
Os reatores eletrônicos são alimentados por tensão de alta frequência, o que aumenta o fluxo luminoso e a saída, além de reduzir o nível de cintilação das lâmpadas. Quanto melhor e mais confiável for o mecanismo, mais tempo durará a lâmpada

Durante o período de inicialização, o componente eletrônico aquece os eletrodos e então mantém os parâmetros normais de potência da corrente, independentemente de surtos na tensão de alimentação.

Lâmpadas com equipamento eletromagnético externo são chamadas de não integradas. Eles são equipados com uma base incomum, um afogador conectado em série e uma partida.

Tipos de bases CFL

Mini-representantes de lâmpadas fluorescentes estão equipados com um dos dois tipos de socos: pino ou rosca.

Bases roscadas indicado pela marcação “E”. Este é o tipo de conexão mais comum, idêntico a uma simples lâmpada incandescente.

Tipos de bases de lâmpadas compactas
Para luminárias pequenas, são fornecidos minions E14. O soquete E27 é adequado para cartuchos domésticos padrão e o soquete E40 é adequado para soquetes maiores e mais potentes. O diâmetro da rosca dos produtos em milímetros é determinado pelo número indicado na marcação

Soquetes G Eles conectam a lâmpada ao soquete de acordo com um circuito especial por meio de um sistema de pinos - geralmente são dois ou quatro. Os mais populares entre eles são G23 e G27. Eles são principalmente aparafusados ​​em candeeiros de mesa.

Em instalações industriais e pontos de venda, as lâmpadas com base G24 são comuns. A base G53 é ideal para instalação em sistemas de gesso cartonado e tetos falsos.

Sobre quais princípios o equipamento opera?

As lâmpadas fluorescentes compactas operam de forma semelhante às lâmpadas fluorescentes lineares, mas em uma área menor. O frasco-tubo luminoso é preenchido com gás inerte e vapor de mercúrio. Existem filamentos em ambos os lados.

A lâmpada é acionada por meio de um reator eletrônico encerrado em uma caixa de plástico.

No momento do acendimento ocorre uma descarga elétrica no espaço interno da lâmpada. Depois disso, a luz ultravioleta é emitida. O fósforo presente nas paredes do tubo o transforma em raios visíveis.

Pontos fortes e fracos dos produtos

Como qualquer outra fonte de luz, as pequenas lâmpadas fluorescentes apresentam uma série de vantagens e desvantagens.

Temperatura de cor da lâmpada
Pequenos dispositivos fluorescentes emitem luz em uma ampla gama de cores. O seu âmbito de aplicação é muito amplo: desde escritórios e edifícios residenciais até edifícios industriais e comerciais

Numerosas análises de usuários de tais equipamentos de iluminação indicam muitas nuances positivas:

  1. Alta performance. Em valores iguais de consumo de energia, o fluxo luminoso de uma lâmpada fluorescente compacta excede os parâmetros de uma lâmpada incandescente em 5 a 6 vezes.
  2. Economias de energia tangíveis. A julgar pelos cálculos médios, uma fonte de luz fluorescente dedica até 80% dos recursos à iluminação e até 20% ao calor. A este respeito, a saída de luz de um dispositivo de 20 W será semelhante a uma lâmpada convencional de 100 W.
  3. Longa vida útil. A duração da operação estável das lâmpadas fluorescentes compactas é de 6 a 12 mil horas. Valores mais específicos dependem do fabricante, da conformidade com os padrões operacionais e da frequência de ativação/desativação do dispositivo.
  4. Baixa temperatura do frasco. As lâmpadas emitem uma quantidade mínima de calor e, portanto, podem ser aparafusadas com segurança em dispositivos cujas instruções fornecem restrições de temperatura.

As lâmpadas compactas proporcionam uma emissão de luz correta e potente. Os raios de luz neles são refletidos em toda a superfície da lâmpada, iluminando a sala de maneira brilhante e uniforme.

Intervalos entre ciclos liga/desliga
Os dispositivos não suportam ciclos curtos de ligar e desligar. De acordo com os padrões estabelecidos pelos fabricantes, o intervalo entre eles não deve ser inferior a 2-3 minutos

Os dispositivos também têm muitas desvantagens.

Os pontos negativos incluem:

  1. Um começo bastante longo. A luz acende 0,5-1 segundo após ligar. Alguns modelos requerem tempo para definir o fluxo luminoso completo dentro de 10 a 15 minutos.
  2. Alto nível de ondulação, ruído, cintilação para produtos equipados com reatores externos. Isso causa fadiga rápida e tem um efeito negativo no bem-estar geral das pessoas na sala.
  3. Pisca. Este fenômeno ocorre devido a uma descarga brusca do capacitor e pode reduzir sua vida útil.
  4. Sensibilidade à umidade e baixas temperaturas. As lâmpadas fluorescentes compactas não funcionam depois que as temperaturas caem abaixo de zero.

Deve-se notar também que as lâmpadas não são compatíveis com o padrão dimmers de controle de luz. Existem no mercado modificações distintas com a função de ajustar os valores de brilho, dimmers que são conectados de acordo com um circuito especial.

Se as fontes de luz forem destruídas acidentalmente, existe uma grande probabilidade de contaminação química. O envenenamento grave pode ser causado pelo vapor de mercúrio contido no frasco.

Descarte de lâmpadas fluorescentes
As lâmpadas queimadas não podem ser descartadas de forma independente e jogadas em lixeiras comuns. Para o efeito, é preferível contactar pontos de recolha especializados de resíduos que contenham mercúrio.

Para evitar sintomas desagradáveis, é necessário coletar rapidamente o frasco quebrado em um recipiente com água e, em seguida, enxaguar bem o chão com permanganato de potássio e ventilar o ambiente.

Informações detalhadas sobre as regras para reciclagem de lâmpadas fluorescentes são apresentadas em Este artigo.

Especificações principais

Além de uma ligeira diferença de design, as lâmpadas fluorescentes compactas também diferem nas características técnicas. Para informar claramente o comprador, todos eles são marcados pelo fabricante na embalagem do produto.

Entre eles:

  • Temperatura colorida;
  • índice de reprodução de cores;
  • tensão;
  • fluxo luminoso e eficiência luminosa;
  • vida.

A potência das minilâmpadas economizadoras de energia começa em 5 W. Com os mesmos valores de potência dos representantes clássicos, sua eficiência luminosa é aproximadamente cinco vezes maior. Ao escolher este parâmetro, você deve focar na proporção equivalente.

Por exemplo, uma lâmpada doméstica de 9 W corresponderá a uma lâmpada convencional de 45 W, 13 W - 65 W, 22 W - 110 W, 26 W - 130 W.

Marcação de fontes de luz compactas
Na embalagem você pode ver todas as informações necessárias sobre o tipo de produto em questão: tipo de base e lâmpada, índice de reprodução de cor (Ra), temperatura de cor (K), potência equivalente (W), fluxo luminoso (Lm), energia classe de eficiência (+)

Conforme já observado na lista de vantagens, as lâmpadas fluorescentes compactas cobrem uma ampla gama de temperaturas de cor. Entre os diferentes tipos de modelos, cada um pode escolher facilmente o tom certo para si.

A temperatura da cor em dispositivos fluorescentes é calculada em Kelvin (K). O tom de iluminação é ajustado alterando a composição do fósforo.

Os seguintes intervalos de cores são diferenciados:

  • 2700-3300 K – luz suave e quente com tonalidade amarela, ideal para cozinhas e quartos;
  • 4200-5400 K – iluminação natural branca, muito utilizada em corredores e salas;
  • 6.000-6.500 K – raios de luz branca fria com brilho azulado, recomendados para salas de trabalho e escritórios.

Em diferentes áreas também são utilizadas lâmpadas compactas verdes, vermelhas, lilases com diferentes faixas de temperatura (até 25.000 K). Eles participam da iluminação de letreiros publicitários, vitrines e prédios à noite.

A correspondência do nível de naturalidade da cor da lâmpada é mostrada pelo índice de reprodução de cores. O valor máximo está mais próximo da luz solar - 100 Ra. O mínimo representa a tonalidade escura e é igual a 0 Ra.

Opções de índice de renderização de cores
Quanto maior o índice de reprodução de cores, menor será o grau de distorção das cores das coisas e itens internos iluminados pela luz. Para lâmpadas fluorescentes compactas, este parâmetro é 60-98 Ra

A vida útil nominal do produto, que está escrita na embalagem, é a menor duração de operação, desde que observadas todas as regras de operação. O parâmetro é influenciado por muitos fatores.

Picos de tensão na rede, temperaturas operacionais baixas ou altas, contaminação com detritos e poeira e ligações e desligamentos frequentes podem reduzir significativamente o tempo esperado.

Classificação de fabricantes populares

No escolhendo lâmpadas economizadoras de energia os especialistas aconselham não economizar e comprar apenas modelos de alta qualidade de marcas confiáveis ​​​​que ofereçam garantia para seus produtos. Isso servirá como chave para uma operação longa e estável. De acordo com as últimas estatísticas, cinco empresas tornaram-se líderes no ranking dos melhores fabricantes de lâmpadas fluorescentes compactas.

Produtos funcionais da General Electric

As lâmpadas compactas de um fabricante americano são produzidas na linha Biax. O nome implica uma estrutura multiaxial dos dispositivos - um tubo dobrado 2, 4 ou 6 vezes em comparação com um elemento padrão.

Lâmpada borboleta compacta
Os compradores observam especificamente o modelo “borboleta”, cujo formato lembra as letras D, dispostas simetricamente.Fornece fluxo luminoso uniforme em equipamentos de iluminação plana

Os dispositivos da marca têm potência de 5 a 55 W. Eles são caracterizados por um alto índice de reprodução de cores - mais de 82 Ra. As modificações padrão são equipadas com duas e quatro saídas.

Estes últimos têm a capacidade de ajustar o fluxo dos raios de luz. O sortimento inclui versões decorativas de lâmpadas, feitas em formato de globo e vela.

A série merece atenção especial Ar livre, cobrindo uma ampla faixa de temperatura operacional - de -35°C a +65°C. A vida útil média dos produtos da empresa é de 10 a 12 mil horas.

Lâmpadas PHILIPS seguras e confiáveis

Uma conhecida marca holandesa de eletrodomésticos fabrica pequenas lâmpadas economizadoras de energia com teor mínimo de mercúrio.

Segundo o fabricante, graças ao uso de novas tecnologias Nova geração a quantidade de produtos químicos nos dispositivos é totalmente segura para os seres humanos. As lâmpadas fluorescentes compactas da marca possuem o logotipo “amigas do meio ambiente”.

Parâmetros das lâmpadas PHILIPS
Em condições ideais de operação, as lâmpadas PHILIPS operam de 10 a 12 mil horas. Eles suportam consistentemente até 10 mil ciclos de comutação. O índice de reprodução de cores dos produtos é de 80 Ra.

Modelos de diversos formatos com base roscada ou de pino são apresentados em série Tornado, Mestre P. L..

A gama inclui modelos especiais concebidos para iluminação profissional de montras. Eles emitem luz branca cintilante e conferem ao produto um brilho único.

Fontes de luz OSRAM de alta tecnologia

Aparelhos compactos de economia de energia da empresa alemã são oferecidos aos clientes em uma série DULUX. Os produtos atingem rapidamente o fluxo luminoso nominal, distribuem perfeitamente sua intensidade e emitem uma luz agradável e não ofuscante.

O design de plástico durável com ranhuras proporciona maior resistência ao impacto aos dispositivos.

Durante inúmeros testes de laboratório, foi comprovado que o efeito de cintilação nos aparelhos da marca é quase ausente. A vida útil média das modificações realizadas é de cerca de 12 a 15 mil horas.

Lâmpadas compactas da OSRAM
As lâmpadas OSRAM estão equipadas com diversas inovações tecnológicas. A empresa alemã utiliza ativamente uma função de dimerização integrada em seus produtos, uma tecnologia inovadora sem eletrodo que reduz o tempo de ativação do dispositivo

A linha de produtos da empresa inclui opções CFL para fontes de luz abertas, decoração e criação de design de iluminação criativo. Modelos SENSOR equipados com sensor de luz: acendem de forma independente no escuro e desligam à luz do dia.

Equilíbrio entre preço e qualidade do Navigator

Pequenas lâmpadas fluorescentes da marca russa com tamanhos padrão de bases são vendidas na série NCL.

As modificações destinam-se a instalações públicas, de escritórios e residenciais. As dimensões são consideradas uma das mais compactas desta classe entre os concorrentes.

Tubos luminescentes da empresa Navigator
O diâmetro dos tubos fluorescentes no equipamento Navigator é de 7 a 9 mm. As lâmpadas podem ser facilmente aparafusadas em qualquer lâmpada, incluindo aquelas com cortinas estreitas e curtas

Os produtos da marca são produzidos em diversos formatos interessantes: formato de U com 2, 4, 6 arcos, formato de pêra, espiral e semiespiral, cilíndrico, em forma de vela.

O equipamento possui um bom índice de reprodução de cores (>82Ra). Os dispositivos são projetados para uma vida útil de aproximadamente 8 a 10 mil horas.

Para garantir a temperatura correta de funcionamento do circuito eletrônico, é necessário deixar pelo menos 15 mm de folga entre o abajur do equipamento de iluminação e a carcaça plástica da base.

O fabricante alerta ainda que dispositivos economizadores de energia não podem ser instalados em estruturas com sensores de luz, sensores de tempo ou controladores de luminosidade.

Dispositivos econômicos COSMOS

Os produtos da empresa russa são caracterizados por um funcionamento silencioso. Os aparelhos utilizam reator eletrônico que opera em altas frequências não perceptíveis à audição humana.

O corpo das lâmpadas é feito de um plástico especial resistente, que não amarela com o tempo devido à radiação ultravioleta.

Variedade de lâmpadas do Cosmos
As lâmpadas adaptam-se a qualquer posição de trabalho na luminária. A gama de produtos Cosmos distingue-se por uma enorme variedade de variações de lâmpadas: lâmpadas de quatro arcos (4U), espelho, espiral (SP), em forma de globo (GL), lâmpadas em forma de lótus (LT)

O interior do frasco do produto é revestido com fósforo trifósforo, que apresenta a melhor reprodução de cores. A luz das lâmpadas não distorce as tonalidades reais dos objetos na sala.

Desde que o aparelho fique ativo por até 2,7 horas por dia com frequência normal de ligar/desligar, ele dura de 8 a 10 mil horas.

Dicas úteis para escolher lâmpadas fluorescentes compactas

Na hora de escolher uma lâmpada fluorescente compacta para sua casa é preciso levar em consideração todos os critérios que são de fundamental importância. Para começar, vale a pena analisar detalhadamente os principais parâmetros técnicos.

Além disso, os especialistas recomendam prestar atenção aos seguintes pontos:

  1. É aconselhável comprar lâmpadas fluorescentes compactas apenas em departamentos especializados de iluminação.
  2. Para cada ambiente, as características da lâmpada devem ser selecionadas individualmente.A combinação ideal de fluxo luminoso, temperatura de cor e brilho é determinada dependendo da finalidade específica da sala.
  3. Antes de comprar é importante certificar-se de que as dimensões da lâmpada selecionada correspondem às dimensões do corpo da lâmpada. As bordas da fonte de luz que se estendem além do teto podem causar ofuscamento.

Não há necessidade de mudar todas as fontes de luz da casa para dispositivos fluorescentes ao mesmo tempo. O primeiro passo é pegar 2 a 3 lâmpadas com temperaturas de cor diferentes e verificar se causam desconforto aos olhos.

Lâmpadas compactas no interior
O nível de qualidade de construção da lâmpada afeta muito a sua vida útil. Quase sempre, dispositivos baratos falham rapidamente e seus parâmetros técnicos reais muitas vezes não correspondem aos declarados

É importante lembrar que as lâmpadas fluorescentes compactas são adequadas para luminárias que funcionam pelo menos algumas horas por dia. Em ambientes onde a iluminação é necessária apenas de 5 a 10 minutos por dia, não é aconselhável utilizá-los.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Comparação de teste de lâmpadas fluorescentes compactas com lâmpadas incandescentes convencionais e LEDs:

Em que princípios funcionam as lâmpadas fluorescentes?

Visão geral das características técnicas de um dos modelos OSRAM:

Dispositivos fluorescentes compactos podem servir como fonte adicional e principal de iluminação interna ou externa. Devido à sua compactação, eficiência e baixa temperatura de aquecimento, servirão como uma excelente alternativa aos dispositivos halógenos e às lâmpadas incandescentes.

Você tem experiência no uso de lâmpadas fluorescentes compactas? Ou quer tirar dúvidas sobre o tema? Comente a postagem e participe das discussões. O bloco de feedback está localizado abaixo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica