Descarte de lâmpadas fluorescentes: onde descartar os aparelhos usados

O descarte de lâmpadas fluorescentes deve se tornar um procedimento obrigatório para todas as pessoas e organizações.Pois só estarão seguros enquanto a estrutura mantiver sua integridade.

A razão para isso é a presença de vapor de mercúrio em seus frascos, que, mesmo com contato de curto prazo, pode causar danos graves, e às vezes irreparáveis, à saúde humana, à água e ao solo.

Neste material explicaremos por que é necessária a reciclagem de lâmpadas fluorescentes, onde descartar os aparelhos usados ​​​​e como descartá-los.

Por que a reciclagem é necessária?

Cada luminária fluorescente contém até 7 miligramas de mercúrio em seu design. À primeira vista, isso não é suficiente. Por exemplo, em qualquer termômetro há dez vezes mais dessa substância.

Mas a peculiaridade é que apenas alguns gramas de vapor de mercúrio têm uma área de contato com o ar circundante 16 vezes maior do que vários quilogramas do mesmo metal no estado líquido.

Como resultado, o conteúdo do frasco saturará até 50 metros cúbicos de espaço com veneno e a norma permitida será ultrapassada em 160 vezes.

Lâmpadas fluorescentes
Todas as lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio, que quando exposto à eletricidade proporciona uma iluminação eficaz. Mas quando esgotam os seus recursos, as pessoas enfrentam o problema da eliminação. O que é agravado pelo fato de que até recentemente esses produtos eram vendidos às centenas de milhões

Portanto, em caso de despressurização de uma lâmpada fluorescente de qualquer fabricante na sala, cria-se uma situação que pertence ao primeiro grupo de perigo.

Ou seja, o mais alto, pois mesmo uma curta exposição pode causar sérios danos aos sistemas cardiovascular, imunológico, nervoso, ao trato gastrointestinal, aos órgãos visuais e à pele.

Além disso, o mercúrio pode acumular-se rapidamente no corpo humano, resultando em exposição prolongada. Não menos perigosas são as lâmpadas fluorescentes jogadas em lixeiras comuns em prédios de apartamentos ou no setor privado.

Nesse caso, os microrganismos influenciam ativamente o vapor de mercúrio, transformando-se em um composto facilmente solúvel e muito estável (metilmercúrio), capaz de envenenar hectares de água e solo por décadas.

Termômetro quebrado
A maioria das pessoas entende os problemas causados ​​por danos a um termômetro contendo mercúrio. E a despressurização de uma lâmpada pode causar danos à saúde em escala muito maior, o que exige descarte

O problema é complicado pelo facto de, até recentemente, centenas de milhões de lâmpadas fluorescentes serem vendidas anualmente no território pós-soviético. Que agora estão começando a desenvolver seus recursos.

Contribuição do usuário no processo de reciclagem

Teoricamente, esta operação não apresenta dificuldades. Então, tudo que uma pessoa precisa é realizar algumas ações simples em uma determinada ordem.

Quais são os seguintes:

  1. Uma lâmpada fluorescente queimada deve ser acondicionada em um saco plástico completo. O que evitará o envenenamento por mercúrio em caso de despressurização inesperada durante o procedimento de descarte.
  2. Leve o dispositivo a um ponto de coleta.

Deve-se lembrar que a desmontagem, transporte e armazenamento de um dispositivo de iluminação usado não pode ser tratado de forma negligente.Por exemplo, colocá-lo em um saco de lixo comum ou deixá-lo em outro local onde possam ocorrer danos acidentais.

Após completar todos os itens acima, a missão do proprietário será considerada concluída. Mas na prática tudo é mais complicado, a razão para isso é o número insuficiente de locais destinados à coleta de lâmpadas fluorescentes.

Recipiente para lâmpadas contendo mercúrio
O procedimento de descarte é demorado e trabalhoso. Mas a principal e única tarefa do proprietário de lâmpadas fluorescentes usadas é entregá-las em um ponto de coleta. Por que você precisa encontrar um container semelhante ao mostrado na foto?

De acordo com os documentos que regem quase todos os países do espaço pós-soviético, a recolha de luminárias inutilizáveis ​​​​contendo mercúrio deveria ser feita pela gestão dos edifícios de apartamentos. Estes incluem associações de residentes, organizações de gestão e também tais responsabilidades são atribuídas a departamentos de habitação e habitação e REUs.

Por exemplo, em Moscou, absolutamente todos os escritórios de manutenção habitacional estão equipados com o equipamento necessário para coleta e são atendidos por especialistas treinados.

Mas a maioria dos gestores de habitação e serviços comunitários do país, por várias razões, ignora tais requisitos, pelo que estes itens são bastante raros em várias regiões. Mas eles existem, pelo menos em todas as grandes cidades.

E para encontrar o mais próximo, basta:

  • use a internet;
  • ligue de volta para a organização gestora, escritório de habitação, Ministério de Situações de Emergência.

Freqüentemente, os funcionários são ajudados por organizações comerciais e pontos de coleta para todos os tipos de lâmpadas que contêm mercúrio são criados em redes de lojas de varejo e, muitas vezes, até mesmo em pontos de coleta de baterias. Por exemplo, na Rússia estão disponíveis em muitos supermercados IKEA.

Além disso, os cidadãos preocupados podem solicitar por escrito à gestão da habitação e dos serviços comunitários o cumprimento das suas funções. Além disso, equipar o ponto é um procedimento simples. Porque tudo que você precisa fazer é instalar um contêiner pequeno e durável.

Recipiente para lâmpadas
Se não houver um contentor especialmente equipado nas proximidades, os cidadãos têm o direito de solicitar por escrito ao gabinete de habitação ou à sociedade gestora um pedido de aquisição. Além disso, é permitido o uso de todos os tipos de recipientes como coleção que possam evitar a despressurização de frascos contendo mercúrio

E a recepção pode ser feita por eletricistas em tempo integral de secretarias de habitação e administradoras, que posteriormente transferem os aparelhos usados ​​para reciclagem, o que é conveniente para os moradores.

Além disso, tal ordem não é difícil de organizar, uma vez que não são necessárias habilidades especiais ou quaisquer ferramentas especiais para isso.

Vale lembrar que nos pontos de coleta de lâmpadas os responsáveis ​​só aceitarão produtos lacrados, ou seja, intactos e sem sinais de danos.

Se estiverem em condições inutilizáveis, não devem ser transportados nem tentados descartá-los. Porque pode ser perigoso para a saúde. Diante dessa característica, quando a lâmpada da sala estiver despressurizada, é melhor ligar para representantes do Ministério de Situações de Emergência.

Você também precisa saber que todos os produtos que não atingiram o período de garantia podem ser devolvidos à organização vendedora. Nesses casos, existe até a possibilidade de reembolso ou substituição.

A duração do período de garantia pode ser de até 2 anos, às vezes você pode saber a informação exata estudando os dados indicados na embalagem.

E se o ponto de coleta estiver longe?

Muitas vezes acontece que uma lâmpada fluorescente esgotou a vida útil pretendida, por isso precisa ser descartada, mas o ponto de coleta não está próximo e não é lucrativo ir até lá, e não há vontade de simplesmente jogá-la fora.

Coleção de lâmpadas
Em muitos casos, a recolha de dispositivos que contêm mercúrio é efectuada por electricistas a tempo inteiro de sociedades gestoras e de habitação e serviços comunitários. E o transporte até os locais de processamento é feito por empresas especializadas que prestam serviços em regime contratual.

Na situação descrita, uma pessoa pode simplesmente embalar o frasco em um saco plástico inteiro e colocá-lo em algum tipo de recipiente durável.

Que pode ser qualquer recipiente rígido que possa impedir a despressurização do dispositivo de iluminação devido ao manuseio descuidado. A seguir, deve ser colocado em um local onde crianças e animais não possam alcançar.

A lâmpada pode ser armazenada desta forma por um longo período, mas ainda assim não deve ultrapassar seis meses. E o tempo especificado é suficiente para encontrar uma maneira conveniente de entregar a lâmpada ao ponto de coleta.

Descarte inadequado
Os proprietários de lâmpadas com mercúrio queimadas devem lembrar que desta forma, como mostra a foto, não vale a pena resolver o problema. E a questão não está nem em possíveis sanções, mas no fato de que o mercúrio que entra no solo pode afetar sua condição e a água por décadas.

Além disso, muitas grandes cidades possuem organizações comerciais que descartam produtos que contêm mercúrio. Os especialistas realizam a coleta e chegam ao local certo quando chamados. Mas na maioria dos casos você terá que pagar por esse serviço.

Como resultado, só pode ser benéfico para grandes empresas que têm de resolver o problema de dezenas ou centenas de lâmpadas queimadas.

Eliminação de uma lâmpada danificada

Ninguém pode estar imune a acidentes desagradáveis. Portanto, é sempre necessário lembrar que às vezes é necessário se livrar de um aparelho queimado com urgência e é preciso estar preparado para isso. Afinal, a eficiência determina se serão causados ​​danos à saúde ou ao meio ambiente.

Precauções de segurança para danos ao produto

Então, se iluminar qualquer sala Lâmpada fluorescente foi quebrado ou danificado, então a pessoa, para evitar envenenamento, precisa tomar medidas imediatas.

Que incluem:

  • evacuação de pessoas e animais;
  • ventilação da sala;
  • limpar os restos do frasco;
  • ligando para representantes do Ministério de Situações de Emergência.

Deve-se lembrar que a evacuação deve ser realizada imediatamente após a detecção de danos na lâmpada fluorescente. Ao mesmo tempo, não há necessidade de correr precipitadamente para algum lugar, basta ir para a próxima sala.

Descarte proibido
Caso representantes de alguma empresa decidam fazer o “descarte” conforme mostrado na foto, será aberto um processo criminal. A razão é que pode causar danos mais do que significativos às pessoas que vivem nas proximidades

O próprio ambiente onde está localizada a lâmpada despressurizada deve ser isolado, ou seja, as portas devem estar bem fechadas. Se não estiverem, deve-se usar tecido ou outro material disponível. E só depois abra as janelas para ventilação.

O procedimento deve ser exatamente na ordem descrita devido ao fato de que quando uma corrente de ar ventila todo o apartamento, existe uma grande probabilidade de que acúmulos significativos de vapor de mercúrio se espalhem por toda a sua área, e alguns deles se acumulem em “zonas mortas ”E pode afetar residentes de saúde.

Isolar o ambiente também ajudará a evitar que vidros quebrados e substâncias acumuladas se espalhem para outros ambientes.

Reciclagem de lâmpadas
O procedimento de descarte, ou em outras palavras, reciclagem, de lâmpadas contendo mercúrio só pode ser realizado por organizações licenciadas com equipamentos especiais e especialistas treinados

A duração da ventilação deve ser de pelo menos 20 a 30 minutos. Durante esse período, a maior parte do vapor de mercúrio irá evaporar e as pessoas poderão fazer a limpeza. Por que você precisa proteger o trato respiratório com uma atadura de gaze de algodão ou apenas um pano úmido?

Para o trabalho, você pode usar dois pedaços de papelão grosso. Uma delas servirá de pá de lixo para uma pessoa, e a segunda deverá servir de vassoura, varrendo os restos de elementos estruturais quebrados.

Você não deve se servir com as mãos desprotegidas, pois as partículas de mercúrio penetram facilmente pelos poros da pele. O que pode levar a intoxicações graves em questão de minutos.

Se partes de uma luminária quebrada caírem no carpete ou em brinquedos macios de crianças, elas devem ser penduradas do lado de fora para ventilação completa. A duração deve ser de várias horas.

Depois disso, todas as coisas listadas podem ser usadas na vida cotidiana sem qualquer processamento adicional. Visto que após a evaporação do vapor de mercúrio, ele se tornará absolutamente seguro.

Instalação de reciclagem
A reciclagem de dispositivos de iluminação que contêm mercúrio é realizada por meio de instalações especiais - desmercurizadores ou coletores de vácuo. Em qualquer um dos casos, todo o mercúrio é coletado e enviado à produção no estado líquido para novo uso.

O casco de vidro coletado não deve ser jogado fora em lugar nenhum, é melhor embalá-lo em celofane, recipiente bem fechado ou qualquer outro recipiente.Em seguida, os restos da lâmpada fluorescente deverão ser entregues ao Ministério de Situações de Emergência, que deverá ser acionado.

Mesmo que os proprietários das instalações enfrentem com sucesso a liquidação das consequências por conta própria, é necessária a presença de socorristas para que verifiquem a adequação do alojamento ou de qualquer outro local à presença de pessoas.

E se necessário, as superfícies em contato com o mercúrio podem ser tratadas com soluções especiais, o que eliminará finalmente o perigo para a saúde humana.

Todas as ações listadas após a despressurização de qualquer lâmpada fluorescente devem ser realizadas sem falhas, e os moradores não devem ficar tranquilos com a ausência de quaisquer sinais de perigo.

Como o vapor de mercúrio não tem cor nem odor, o que significa que sem equipamento especial a sua presença não pode ser detectada. Embora por um curto período de tempo a concentração da substância na sala onde a lâmpada está quebrada exceda o limite permitido em dezenas, ou mesmo uma centena e meia de vezes.

Como é feita a reciclagem por especialistas?

Entregar lâmpadas fluorescentes em pontos de coleta é apenas a primeira etapa da reciclagem. Por se tratar de uma operação bastante demorada e complexa que só pode ser realizada com o auxílio de equipamentos especiais.

Kit de desmercurização
Se os cidadãos que utilizam lâmpadas contendo mercúrio adquirirem kits para desmercurização doméstica, então esta será a decisão acertada. Pois não causam danos à saúde e ajudam rapidamente a eliminar as consequências da despressurização do frasco no ambiente. Além disso, seu custo é moderado

A próxima etapa da reciclagem é o corte das luminárias, que é feito por meio de um aparelho chamado desmercurizador.Onde são esmagados em pequenos elementos para liberar todas as partículas de mercúrio.

Que são então ligados por um sorvente e entram no condensador, onde precipitam e se transformam em metal líquido. A etapa final é enviá-lo às empresas para posterior utilização.

Outro tipo de processamento utilizado permite que os vapores sejam congelados em uma câmara de vácuo. Isso também possibilita a obtenção de metal líquido, exatamente igual ao utilizado nos termômetros. Além disso, também pode ser usado na indústria.

Além disso, uma tarefa importante durante a reciclagem é a separação de vários gramas de fósforo - essa quantidade está contida em cada lâmpada fluorescente. Embora seja menos prejudicial que o mercúrio, ainda representa um perigo. Portanto, está sujeito a sepultamento obrigatório.

Luvas para coletar casco
Se acontecer de uma lâmpada contendo mercúrio quebrar, primeiro é necessário evacuar as pessoas da sala e depois ventilá-la. A última etapa será a limpeza do casco, que deve ser feita com luvas de borracha, atadura de gaze de algodão e respirador.

Mas mesmo as lâmpadas usadas representam algum perigo para as pessoas. E para nivelar esse fator, o fósforo e outras peças, durante o transporte até os locais de processamento, são acondicionados em recipientes lacrados e borrifados com cimento, que é capaz de ligar o vapor de mercúrio remanescente.

Nosso site contém material sobre o tema: por que e como substituir as lâmpadas fluorescentes por LED. Recomendamos a leitura também. Leia mais - leia Avançar.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Um vídeo sobre os perigos das lâmpadas que contêm mercúrio e como eliminá-las adequadamente quando o recurso se esgotar:

O vídeo a seguir mostra como os frascos selados contendo vapores nocivos são reciclados:

O procedimento de reciclagem para cidadãos e organizações comuns consiste na transferência de lâmpadas fluorescentes queimadas para pontos de coleta equipados. Isto nem sempre é conveniente e as empresas geralmente têm de pagar, mas é necessário fazê-lo. Uma vez que o não cumprimento dos requisitos acarreta um impacto negativo significativo no meio ambiente e, portanto, na saúde humana.

Se você tiver alguma dúvida sobre o tema do artigo, deixe comentários no bloco abaixo. Lá você poderá compartilhar sua experiência e dar conselhos práticos aos visitantes do nosso site.

Comentários dos visitantes
  1. Vladimir

    O problema do descarte de lâmpadas fluorescentes sempre existiu e continuará existindo até que todas as pessoas compreendam o perigo que esta lâmpada representa. Todos os dias tiro o lixo do meu apartamento e tem lâmpadas fluorescentes descartadas nas lixeiras, algumas já quebradas e fica tudo no pátio dos prédios residenciais, em geral é meio horrível. Multas graves precisam ser introduzidas para isso, como para o terrorismo, então talvez eles comecem a pensar com a cabeça e não com a bunda.

    • Rinat

      Ou talvez, antes de mais nada, precisemos EXPLICAR claramente às pessoas por que é perigoso jogar fora lâmpadas fluorescentes e como descartá-las adequadamente? Punir, multar, proibir, manter-se afastado! Talvez isso já seja suficiente? Além disso, as lâmpadas fluorescentes são utilizadas em maior medida pela geração mais jovem, que deveria estar interessada em preservar a sua saúde.

  2. Sergei

    Muitas vezes simplesmente não há onde descartar as lâmpadas fluorescentes usadas.Nas grandes cidades existem tanto serviços especiais quanto aqueles que possuem contêineres para coleta de aparelhos mágicos usados. IKEA. Nas cidades pequenas, as pessoas, mesmo sabendo dos perigos desses resíduos, simplesmente não têm oportunidade de descartá-los adequadamente.

    Outro aspecto são os empreendimentos, que possuem um número muito maior de lâmpadas. O descarte não é apenas problemático, mas também caro, por isso apenas uma pequena parte é oficialmente entregue. A maior parte é simplesmente jogada no lixo comum. É aqui que está o verdadeiro dano.

  3. Nem uma única loja que vende lâmpadas fluorescentes publicou avisos sobre onde descartar as lâmpadas usadas. Pessoalmente, tenho várias dessas lâmpadas por aí. E não sei onde colocá-los sem problemas. Cada lixeira de quintal deve ter um recipiente para coleta de lâmpadas usadas. Caso contrário, aconselham-no a contactar o Ministério de Situações de Emergência!!! Sim, se eu soubesse disso antes, nunca teria comprado essas lâmpadas “economizadoras de energia”! Em geral, um país de tolos.

  4. Ter esperança

    todos entendem o perigo perfeitamente. escreva o endereço e as empresas que trabalham no processamento e descarte dessas lâmpadas. Tenho pesquisado periodicamente há 3 anos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica