Tomadas e interruptores montados na superfície: regras para instalação e conexão seguras

A eletricidade é usada em todos os lugares.Dispositivos que proporcionam acesso a esse recurso essencial para todos são muito importantes para o consumidor. Estes incluem tomadas e interruptores montados na superfície - equipamentos extremamente simples de instalar e operar.

Qualquer artesão doméstico pode instalar facilmente tal dispositivo, se desejar. Diremos a você como protegê-lo adequadamente e conectá-lo à linha de energia. Levando em consideração nossas recomendações, você será capaz de construir uma rede sem problemas e segura para outras pessoas.

O artigo proposto para consideração fornece instruções de instalação passo a passo. Descrevemos em detalhes as características de design dos produtos de instalação elétrica aérea. Para otimizar a percepção de informações extensas, diagramas úteis, coleções e guias de fotos e vídeos são anexados ao texto.

Como as tomadas suspensas são organizadas

Na fabricação de tomadas modernas, é utilizado um método modular. Ou seja, o mecanismo de soquete é executado como uma unidade separada ou módulo funcional. Ele pode ser instalado em quase todos os dispositivos padrão.O módulo decorativo ou tampa pode ser facilmente removido e recolocado a pedido do proprietário, o que é muito cómodo.

A substituição da tampa é muito simples, visto que durante a instalação apenas o mecanismo é fixado à parede.

Ambos os módulos, decorativos e funcionais, são feitos de materiais dielétricos que não são sensíveis às mudanças de temperatura, não entram em colapso nem mudam de cor sob a influência de um campo eletromagnético ou da radiação UV.

Para garantir que não haja conexões adicionais indesejadas no caminho do fluxo de corrente, os terminais e os soquetes receptores do soquete são uma única unidade na forma de um ramal da placa a partir da qual o soquete receptor é feito.

Instalando um soquete de superfície
O soquete do tipo suspenso não fica mascarado de forma alguma na superfície. Isso prejudica um pouco sua aparência, mas simplifica significativamente o processo de instalação do dispositivo.

A confiabilidade do contato depende da qualidade da conexão mecânica dos fios aos terminais. Este último pode ser de dois tipos:

Terminais tipo parafuso

Os fios são conectados a elementos condutores de corrente por meio de parafusos. A principal diferença entre esses terminais é a força significativa com que o fio é fixado, o que garante um contato confiável e uma boa retenção do cabo.

Para evitar o desaparafusamento espontâneo dos fixadores devido ao aquecimento ou vibração, é aconselhável utilizar parafusos nesses terminais juntamente com arruelas de pressão.

Características dos grampos de mola

Dentro do terminal há uma placa com mola que fixa a ponta do fio e o pressiona com força contra as partes energizadas. A vantagem desse sistema é a facilidade de conectar os fios.

Contudo, é praticamente impossível controlar a força de fixação do cabo. Se for insuficiente, não será possível perceber na fase de instalação. Posteriormente, porém, um soquete com contato fraco irá falhar rapidamente.

Instalando um soquete de superfície
Os terminais de parafuso fornecem uma boa conexão entre o fio e as partes energizadas do dispositivo.Eles são um pouco mais difíceis de instalar do que os de mola, mas permitem obter um contato consistentemente confiável

Muitas vezes, não um fio, mas dois, são conectados aos terminais de saída. Portanto, tanto os terminais de mola quanto os de parafuso possuem dois orifícios para fios e dois assentos.

Todos os receptáculos possuem pelo menos dois receptáculos e dois terminais isolados. Para a fiação com fio de três fios, são utilizados dispositivos especiais com um terceiro terminal - o chamado “aterramento”.

A principal diferença entre uma tomada montada na superfície e sua contraparte embutida é que ela é instalada na superfície da parede, em vez de embutida nela. Isso simplifica muito a instalação do dispositivo, mas prejudica um pouco a imagem interna. Os soquetes montados na superfície são usados ​​​​com mais frequência para conectar a fiação aberta, mas, se necessário, também podem funcionar com fiação oculta.

Onde as tomadas suspensas são instaladas?

O uso de produtos de instalação elétrica aérea está mais frequentemente associado ao dispositivo fiação em casas de campo, cujas paredes são de madeira, toras regulares ou arredondadas. É verdade que a colocação oculta de cabos em canais escavados em madeira é permitida se a fiação do cabo for puxada através de mangas não inflamáveis.

Quando usar tomadas e interruptores suspensos
A instalação de tomadas salientes emparelhadas com interruptores é agora realizada principalmente em casas rurais de madeira ao instalar fiação de tipo aberto

Contudo, o processo da sua instalação é desnecessariamente caro em termos de custo e esforço de mão-de-obra. Além disso, a seleção de canais pode reduzir a capacidade de carga das divisórias e afetar as características de isolamento térmico do edifício como um todo.

A construção de cablagem aberta em paredes de madeira justifica-se pela redução de custos e pela garantia de fácil monitorização do seu estado. Esta opção permite-lhe identificar e reparar facilmente danos, mudar você mesmo as tomadas com interruptores, não só se falharem, mas também, se desejar, transformar o design da divisão.

Os dispositivos de instalação elétrica de última geração - as chamadas tomadas e interruptores retrô - são visivelmente diferentes de seus antecessores históricos. São produzidos em uma ampla gama, as opções diferem no grau de proteção e no desenho decorativo.

Instalação de tomada saliente: diagramas
A instalação de uma tomada montada na superfície começa com a fixação de uma caixa de tomadas feita de material dielétrico ou metal em forma de placa na parede. Em seguida, o mecanismo de soquete é conectado à caixa de soquete e os fios são conectados a ela. O mecanismo conectado é fechado com uma tampa isolante

Instruções para instalar uma tomada montada em superfície

Antes de iniciar o trabalho, devemos preparar todas as ferramentas necessárias. Precisaremos de: um alicate, uma chave de fenda reta ou Phillips, um lápis, uma faca afiada ou, melhor ainda, um cortador de papelaria.

Dependendo do material de que são feitas as paredes, você também pode precisar de uma ferramenta de perfuração: uma furadeira ou um martelo perfurador. O cabo para conectar uma tomada montada na superfície pode ser colocado escondido, por exemplo, em uma cavidade ou ranhura na parede.

Instalando um soquete de superfície
Todo trabalho elétrico deve começar desligando a fonte de alimentação. Para isso, é necessário mover as alças das máquinas do quadro elétrico para a posição “para baixo”.

Mas na maioria das vezes o fio é colocado de forma aberta: em um canal a cabo, tubo corrugado ou apenas em cima da parede. Independentemente disso, o procedimento de conexão é aproximadamente o mesmo.Vejamos todas as etapas desse processo em detalhes.

Falta de energia

A primeira coisa que você deve sempre fazer ao trabalhar com dispositivos elétricos é desligar a fonte de alimentação. Para fazer isso, abrimos painel elétrico e desligue as máquinas. Na maioria das vezes, isso requer mover a posição da alça da máquina correspondente para a posição “para baixo”.

Você precisa saber que normalmente uma máquina não é “responsável” por todos os soquetes, mas apenas por parte deles. Para facilidade de uso, os dispositivos geralmente são assinados.

Se este não for o caso, podemos determinar experimentalmente a máquina que precisamos. Para isso, desligue cada disjuntor um por um e use uma chave de fenda indicadora para verificar a presença de tensão na fiação. Assim que não estiver lá, significa que a máquina necessária foi encontrada.

Aqueles que não desejam tais experimentos podem ser aconselhados a desativar tudo disjuntores no escudo. Depois de certificar-se de que não há tensão no fio, você pode prosseguir para a próxima etapa.

Instalando uma tomada
O método de desmontagem do soquete depende do modelo. Neste caso, bastará desapertar o parafuso de fixação no centro do produto

Como já sabemos, a tomada é composta por dois elementos principais: um módulo ou mecanismo funcional e um painel decorativo - o corpo. Para instalar o dispositivo, primeiro você deve remover a caixa. Para isso, pegue uma chave de fenda Phillips ou reta, depende do modelo do soquete, e desparafuse o parafuso de fixação central do painel decorativo. Depois disso, remova cuidadosamente a carcaça.

Marcando a parede e preparando a saída

Podem surgir algumas dificuldades com a desmontagem da tomada se for necessário instalar o dispositivo em uma caixa resistente à umidade. Eles se diferenciam pela presença de uma tampa que fecha o aparelho.

Neste caso, abra primeiro a tampa, tendo assim acesso às travas que prendem o painel decorativo da tomada. Em seguida, pressione-os cuidadosamente com uma chave de fenda e desconecte o painel frontal do dispositivo.

Instalando um soquete de superfície
A fixação da placa de encaixe em uma parede de concreto ou tijolo é feita com pregos, ou em uma superfície de madeira ou plástico com parafusos auto-roscantes

Agora precisamos escolher local para instalar uma tomada e monte o mecanismo na parede. Para isso, pegue-o e aplique no local onde ficará.

Alinhamos a posição da peça estritamente horizontalmente, após o que pegamos um lápis e, inserindo-o em cada furo de montagem, marcamos no plano os pontos onde ficarão os fixadores. Realizamos todas as operações com cuidado, pois um erro na marcação fará com que a tomada seja instalada torta.

Fixando o mecanismo do dispositivo

Dependendo do material de que são feitas as paredes, o procedimento de fixação pode variar ligeiramente. Consideremos a opção mais comum com superfície de concreto.

Primeiro, usando um perfurador ou furadeira, fazemos furos nos pontos designados. A profundidade e o diâmetro devem corresponder às dimensões das buchas preparadas para a fixação.

Instalando um soquete de superfície
Colocamos buchas nos furos feitos nos pontos marcados, o que melhorará a aderência entre a base e o fixador.

Nos orifícios resultantes inserimos buchas, os chamados tampões de plástico, que proporcionam aos parafusos uma boa aderência à parede. Em seguida, fixamos o mecanismo de soquete à base e o fixamos firmemente com parafusos ou parafusos autoatarraxantes. Verificamos a qualidade da fixação resultante. A durabilidade e confiabilidade da nova tomada dependem de sua resistência.

Preparando o fio para conexão

Dependendo do modelo de tomada que possuímos, as etapas podem ser um pouco diferentes. Pode ser necessário primeiro passar o cabo dentro da caixa.

Na maioria das vezes, as tomadas deste tipo possuem um plugue em um lado do corpo, no qual são identificados vários furos possíveis de diferentes diâmetros. Nesse caso, resta apenas retirar o plugue necessário com uma faca afiada ou cortador e fazer um furo para o fio.

Se não houver plugue, é menos conveniente, mas não desesperador. Você mesmo deve fazer o furo necessário. Depois disso, o fio é inserido na caixa e cortado para que o comprimento do segmento restante seja suficiente para a conexão.

Do cabo conectado ao mecanismo que você precisa cortar o isolamento. Em seguida, separamos cada um dos núcleos e os transformamos em metal. O comprimento do núcleo exposto deve ser de 0,8 a 1 cm.

Instalando um soquete de superfície
O cabo é cortado no comprimento necessário. O isolamento é removido e os fios são separados, cujas extremidades são transformadas em metal até uma altura de cerca de 1 cm

Conectando o mecanismo ao cabo

Ao instalar tomadas suspensas, é importante não cometer erros na conexão dos fios. Se for utilizado um cabo de dois fios na fiação, um dos fios será zero, o segundo será fase. Eles estão conectados a terminais diferentes.

Um pouco mais complicado com um cabo de três núcleos. Neste caso, a fase e o zero são fixados nos terminais externos e o aterramento no central. Não surgem problemas se quem faz a conexão souber exatamente a designação dos fios, mas nem sempre é o caso.

A maneira mais fácil de determinar zero, fase e terra é se a fiação for codificada por cores. De acordo com isso, o zero ou neutro de trabalho estará sempre em isolamento azul-branco ou azul, o zero ou terra de proteção estará sempre em trança amarelo-verde.

Um fio de qualquer outra cor, geralmente vermelho, branco, preto ou marrom, será uma fase. Infelizmente, casas com fiação antiga não possuem nenhum código de cores.

Instalando um soquete de superfície
A foto mostra um diagrama de conexão do mecanismo de soquete a um cabo de três núcleos

Nesse caso, você precisa determinar qual fio é qual. Isso é mais fácil de fazer com fiação de dois fios. Precisaremos de uma chave de fenda indicadora. Quando toca um fio energizado e fecha simultaneamente o contato, uma luz indicadora na parte traseira do corpo do instrumento acende.

Se isso acontecer, a fase foi encontrada. O segundo fio, respectivamente, será o zero ou neutro de trabalho.

Para lidar com um cabo de três núcleos você precisará de um cabo especial dispositivo multímetro. Primeiro, é necessário desconectar o aterramento do quadro elétrico. Em seguida, determine a fase e, em seguida, “toque” sequencialmente usando um dispositivo de um par de fios.

Ao tocar simultaneamente na fase e no zero de trabalho, um determinado valor aparecerá no monitor do dispositivo, ao tocar no zero de trabalho e de proteção nenhum valor aparecerá.

Instalando um soquete de superfície
Será muito mais fácil fazer um furo para o cabo no corpo da tomada se tal plugue estiver em uma das paredes. A divisão em seções com diâmetros diferentes torna fácil e rápido fazer um furo do tamanho desejado

Instalando uma capa isolante decorativa

O procedimento pode variar um pouco dependendo do modelo do soquete de superfície. Se se trata de um gabinete instalado separadamente, inserimos nele um mecanismo com fios fixos, cobrimos com o painel frontal e fixamos.

Se o mecanismo e o corpo forem uma unidade única, substitua o painel decorativo. Se necessário, apare a borda da caixa para que o cabo se encaixe livremente.Consertamos o painel frontal. Nossa instalação está concluída, você pode verificar o funcionamento do dispositivo.

Você pode aprender como planejar adequadamente a localização das tomadas na cozinha em artigo popular nosso site.

Recursos de interruptores montados em superfície

O interruptor de chave única mais comum é um dispositivo de comutação de duas posições com contatos normalmente abertos. O princípio de seu funcionamento é extremamente simples.

Dentro do dispositivo existe um mecanismo com contato móvel. Este último, ao pressionar uma tecla, assume uma das duas posições possíveis: ligado ou desligado. No primeiro caso o circuito elétrico é fechado, no segundo é aberto.

Instalação de interruptor montado em superfície
Um interruptor montado na superfície, como um soquete, é instalado no topo da base. Mais frequentemente usado com fiação aberta

Nota importante: apenas a fase deve ser conectada aos contatos da chave. O design do dispositivo é extremamente simples e inclui dois elementos principais: um mecanismo de trabalho e peças de proteção. Este último inclui uma chave projetada para alternar modos e uma carcaça. O grupo de contatos de uma chave única consiste em dois contatos. Um deles é considerado extrovertido, o outro é considerado adequado.

O primeiro está conectado à fase que vai para a lâmpada, ao segundo está a fase que vai para o interruptor. O fabricante geralmente rotula os contatos do mecanismo operacional para indicar os contatos apropriados e de saída.

Porém, se não houver tal marcação, não haverá problemas, pois em qualquer variação o dispositivo deverá funcionar igualmente bem. Assim como os interruptores, os terminais de contato podem ser do tipo parafuso ou prensa.

Como instalar corretamente um switch montado em superfície
As etapas para instalar um switch montado em superfície são semelhantes à sequência de trabalho para instalar um soquete montado em superfície. Primeiro, uma caixa de tomadas semelhante é fixada na parede e, em seguida, um mecanismo ao qual os fios estão conectados

Os primeiros são considerados mais confiáveis ​​​​na operação, os últimos são mais fáceis de instalar. A principal diferença entre os interruptores montados em superfície é que eles são instalados diretamente na superfície da parede.

A aparência de tais dispositivos é inferior aos seus equivalentes integrados, mas são mais fáceis de instalar. São usados ​​interruptores montados em superfície com fiação aberta, mas também podem operar com um sistema oculto.

Quando instalar interruptores suspensos
Interruptores montados em superfície são usados ​​para fiação aberta. Modelos de estilo retrô combinam bem com interiores de casas de campo

Processo de instalação de um switch montado em superfície de chave única

Primeiro você precisa preparar todas as ferramentas necessárias para o trabalho. Precisaremos de um alicate ou alicate, uma faca afiada ou um cortador de papelaria, fita isolante, um lápis e um nível.

Além disso, você deve preparar os fechos. Para paredes de madeira ou gesso cartonado, parafusos auto-roscantes serão suficientes, para concreto e tijolo serão necessários buchas e um martelo perfurador ou furadeira para fazer furos. Ainda necessário desmontar o interruptor e lembre-se de como eles o desmontaram para montá-lo novamente. Vamos ao trabalho.

Para garantir a segurança pessoal, iniciamos a instalação desligando a alimentação. Para isso, basta girar a alavanca do disjuntor correspondente do quadro elétrico para a posição “para baixo”.

Caso não se saiba qual dos disjuntores é “responsável” pelo grupo de chaves desejado, a maneira mais fácil seria desligá-los todos. Então você precisa ter certeza de que não há tensão no fio de trabalho, o que pode ser feito com uma chave de fenda indicadora.

#1. Preparando o dispositivo para instalação

Vamos começar com a chave. Isso precisa ser removido. Para fazer isso, pegue as partes laterais salientes da chave, aperte-as com cuidado e puxe-as em sua direção. As chavetas guia axiais sairão das ranhuras e serão facilmente removidas.

Se você não conseguir segurar a peça pelas laterais, tente puxar qualquer parte saliente da chave. Se isso não funcionar, basta pegar uma chave de fenda, forçar com muito cuidado a chave e removê-la.

Agora vemos o painel frontal do switch, atrás do qual o mecanismo de trabalho está escondido. Ele também precisa ser removido. Pode ser fixado de forma diferente em diferentes modelos. O tipo mais comum é aquele com travas que podem ser facilmente pressionadas com uma chave de fenda. Depois disso, o painel pode ser facilmente removido. Em alguns casos, você terá que desapertar os parafusos de montagem. Resta apenas remover o mecanismo de trabalho do corpo da chave.

Instalação de interruptor montado em superfície
O corpo da chave possui furos para fixação. Sua localização deve ser marcada na base. Você pode usar um lápis para isso

#2. Fixando a caixa na base

Para instalar corretamente um switch montado em superfície, você deve primeiro montá-lo na parede. Para isso, pegue o corpo e aplique-o no local de fixação. Pegue um nível e coloque a peça estritamente horizontalmente.

Depois de certificar-se de que a caixa está exatamente nivelada, pegue um lápis, insira-o um a um nos orifícios de montagem da caixa e faça marcas. Usamos as marcações resultantes para preparar a parede para instalação.

Na verdade, o método de fixação da caixa do interruptor na parede depende do material de que ela é feita. Consideraremos a opção mais difícil - concreta. Usando um perfurador ou furadeira, fazemos furos estritamente nos pontos designados.

Selecione o diâmetro da broca para que corresponda ao tamanho do pino. Também determinamos a profundidade dos furos futuros. Depois de prontos, martelamos os tarugos.

Instalação de interruptor montado em superfície
Perfuramos a parede para as buchas exatamente nos locais designados.O diâmetro e o comprimento do furo devem corresponder ao fixador selecionado

Colocamos o corpo da chave no lugar e fixamos com pregos. Realizamos o trabalho com cuidado para não danificar a parte plástica. O corpo deve estar bem fixado à base para que não haja folga ou movimento. Pegue um nível e verifique mais uma vez a posição da peça. Se for detectado um desalinhamento, corrigimos removendo a carcaça e fazendo um novo furo.

#3. Conectando o dispositivo à fiação

Primeiro precisamos passar o cabo dentro da caixa do switch. A maneira mais fácil de fazer isso é com dispositivos que possuem plugues especiais em uma das paredes. É ainda melhor se o tampão for dividido em várias partes de diâmetros diferentes.

Neste caso, resta cortar o elemento com o diâmetro desejado com uma faca afiada e o furo para o cabo está pronto. Se não houver furo para o cabo no gabinete, você mesmo terá que fazer.

Se necessário, corte o cabo adequado ao switch e insira-o dentro da caixa. Se o fio for colocado dentro de uma corrugação de plástico, também o colocamos na caixa. Desta forma a conexão ficará esteticamente mais agradável. Usando um cortador ou faca afiada, remova o isolamento do cabo e divida-o em fios separados. Limpamos cuidadosamente cada um deles até uma altura de cerca de 0,7-1 cm.

Instalação de interruptor montado em superfície
A figura mostra o diagrama de conexão para um interruptor de chave única

Para fazer a conexão corretamente, você precisa saber exatamente a finalidade dos fios. Como fazer isso foi descrito no caso de instalação de uma tomada de superfície. Pegamos o fio da fase, se devidamente marcado terá isolamento branco, e inserimos no terminal marcado como L.Inserimos outro fio de controle trançado azul no terminal marcado com 1. Se necessário, aperte os parafusos de fixação.

#3. Montagem - a etapa final

Basta montar o dispositivo. Primeiramente inserimos o mecanismo de trabalho na caixa da caixa e fixamos em seu interior conforme previsto no modelo do aparelho. Em seguida, colocamos o painel frontal no lugar.

Garantimos que os grampos se encaixem corretamente. Depois disso, você pode colocar a chave na moldura. Fazemos isso com cuidado para não quebrar o elemento bastante frágil com força excessiva.

Instalação de interruptor montado em superfície
Após o mecanismo de funcionamento da chave estar conectado aos fios, resta apenas montar o dispositivo, realizando todos os passos para desmontá-lo na ordem inversa

O switch está instalado e pronto para uso. Resta realizar testes operacionais do dispositivo. Examinamos o procedimento para instalar e conectar o switch de chave única mais simples.

Para dispositivos de duas e três teclas, a tecnologia de execução do trabalho será aproximadamente a mesma. A principal diferença estará no diagrama de ligação do aparelho, onde cada chave terá seu próprio dispositivo de iluminação conectado.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Determinação do fio de fase antes de instalar produtos de instalação elétrica:

Vídeo nº 2. O processo de instalação e conexão de uma tomada aberta:

Vídeo nº 3. Como instalar um switch montado em superfície:

Os interruptores e tomadas montados na superfície não requerem instalação em reentrâncias especialmente preparadas na base, pelo que a sua instalação é bastante simples. E ainda assim não devemos esquecer que você terá que trabalhar com aparelhos elétricos que requerem cuidados especiais.

Se você não tem experiência em trabalhos de instalação elétrica e a fiação da casa é antiga e não há marcações, é melhor pedir ajuda a um eletricista.

Gostaria de nos contar como instalou e conectou um modelo de tomada de superfície com suas próprias mãos? Você gostaria de compartilhar sutilezas específicas de instalação que não foram mencionadas no artigo? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Eduardo

    Só fiz algo assim uma vez, quando a única saída da sala ficava atrás dos móveis. Tirei o fio dele, coloquei-o ao longo do rodapé e coloquei-o no lugar que precisava na outra parede. Lá eu já instalei uma tomada suspensa. O processo em si é simples, o mais difícil e que exigiu engenhosidade foi esconder o fio para que não chamasse a atenção e não prejudicasse a aparência do ambiente.

  2. Ivan Antonovich

    Interruptores e tomadas de superfície são indispensáveis ​​​​para casas de campo e apartamentos, quando não são necessárias reparações dispendiosas que envolvam a instalação de cablagem eléctrica interna. Além disso, alguns modelos de tomadas e interruptores de superfície possuem design moderno e cabem até nos interiores mais modernos. O problema de mascarar a fiação é facilmente resolvido com a ajuda de caixas decorativas onde o cabo fica escondido. Você pode construir soquetes diretamente no rodapé; existem adaptadores especiais para isso. Neste caso, a fiação é colocada diretamente no rodapé.

  3. Mesmo assim, sou mais fã dos clássicos. Sim, o soquete externo é mais confiável e a fixação é muito melhor e mais forte, mas ainda assim o interno está de alguma forma mais próximo do coração. Portanto, a aparência do apartamento também deve agradar aos olhos.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica