Elétrica em casa de madeira: diagramas + instruções de instalação
A madeira é considerada um material ecologicamente correto para a construção de edifícios residenciais, por isso não é de surpreender que a demanda por casas bonitas e confortáveis feitas de madeira ou toras arredondadas não esteja diminuindo. Em primeiro lugar, um edifício residencial deve ser seguro do ponto de vista da instalação elétrica.
É importante entender como deve ser feita a fiação elétrica em uma casa de madeira. É preciso saber instalar e organizar o sistema elétrico para não prejudicar a saúde dos moradores e garantir a segurança do patrimônio. Apresentamos em detalhes todos os aspectos desta questão.
Nosso artigo proposto apresentará os requisitos gerais para fiação. Falaremos sobre métodos de instalação de rede elétrica em uma casa, regras para disposição de painel elétrico e métodos de instalação de cabos. Todos os trabalhos de instalação elétrica devem ser realizados em estrita conformidade com as normas de segurança contra incêndio que fornecemos.
O conteúdo do artigo:
Requisitos gerais de fiação
A principal diferença entre casas de madeira e estruturas de concreto armado e tijolo é o alto grau de risco de incêndio. Isto significa que se aplicam requisitos acrescidos à seleção de dispositivos elétricos, cabos e às condições para a sua instalação.
Segundo as estatísticas, cerca de metade dos incêndios ou ignições em casas de madeira ou em casas com acabamentos de madeira ocorrem devido a erros grosseiros cometidos por eletricistas.
Se você instalar o soquete incorretamente, não conectar os fios na caixa de junção com cuidado suficiente ou ignorar as regras de aterramento, poderá ocorrer um incêndio, seguido de um incêndio.
É necessário conhecer as regras básicas da instalação elétrica por dois motivos: para poder realizar você mesmo alguns dos trabalhos de instalação ou reparação e para controlar a atuação de “especialistas” inescrupulosos.
Os seguintes requisitos devem ser lembrados:
- As características técnicas dos cabos e equipamentos elétricos devem corresponder o mais próximo possível ao consumo de energia dos dispositivos de cada grupo individual.
- O funcionamento das tomadas, interruptores e dispositivos de desligamento de emergência deve ser realizado levando-se em consideração a carga sobre eles colocada.
- É proibido usar cabos, fios e conexões terminais quando estes são aquecidos regularmente.
- É necessário evitar completamente a transferência do fogo do cabo para estruturas de madeira ou outros materiais inflamáveis utilizando proteção à prova de fogo.
A fiação elétrica deve ser totalmente segura para os proprietários, suas famílias (especialmente crianças pequenas) e animais de estimação.
O material das análises e instruções em vídeo postadas na Internet é muito contraditório, portanto você não deve confiar inteiramente na opinião de pessoas em macacões de trabalho. Você deve se concentrar em trechos da documentação regulatória - seções de PUE, SNiPs, GOSTs.
Entrando na linha de energia para dentro de casa
Na Rússia e em alguns outros países (ao contrário, por exemplo, da Europa, onde os fios ficam escondidos no solo), a eletricidade chega aos consumidores através de linhas aéreas - até o suporte final.
Em seguida, é transmitido aos usuários de três maneiras:
- via fio isolado autossustentável (SIP);
- subterrâneo;
- por cabo (usado extremamente raramente).
A primeira opção é a mais popular.
Dispositivos de medição de eletricidade também são instalados junto com a máquina. Escudos especiais (SHUE) são projetados especificamente para isso. De acordo com as normas, o painel de controle pode ser instalado caixa na frente da casa, e dentro do edifício, o diagrama de fiação mudará ligeiramente.
Para isolar os fios que passam ao longo de uma superfície de madeira, use caixas à prova de fogo ou corrugado para fiação elétrica. A transição através de paredes e tetos é realizada em mangas protetoras de metal, análogos de plástico são inaceitáveis.
Mas é recomendado usar uma junta de polímero nas curvas para proteger o cabo do desgaste.Os materiais plásticos são tratados com soluções de combate a incêndio contendo retardadores de fogo (por exemplo, tinta especial).
Os SIPs não são instalados dentro de casa. De acordo com as normas, apenas fios de cobre podem ser colocados no interior e no topo de estruturas combustíveis, portanto, os análogos de alumínio também deverão ser excluídos.
Para selecione o cabo para fiação em uma casa de madeira, é preciso prestar atenção ao tipo de isolamento. VVGng e NYM são reconhecidos como as melhores opções para uma casa de madeira.
Se o quadro de medição for fixado na fachada, por exemplo, a pedido da prestadora de serviços, o SIP é conectado automaticamente dentro dele e, em seguida, ao quadro principal - o quadro de distribuição interno - o VVGng é puxado.
O que considerar ao colocar cabos no subsolo:
Vale ressaltar que o método subterrâneo de introdução de um cabo elétrico em um edifício é mais caro e complexo do que o SIP.
Características do painel elétrico
Externamente, o quadro de distribuição é uma caixa de plástico ou metal (o que é preferível) com porta com fechos para máquinas automáticas e medidor de energia elétrica.
Não tem restrições de tamanho e quando uma nova caixa é instalada sempre sobra um pouco de espaço livre para futuras conexões.
Os disjuntores são montados nos trilhos DIN fornecidos para esta finalidade. Nominal significado de autômato depende diretamente dos parâmetros da linha conectada: se o limite permitido do grupo de tomadas for 16 A, então a máquina deve corresponder a este valor.
Se houver máquinas, a instalação RCD opcional, mas a instalação não deve ser negligenciada. A proteção adicional é acionada quando aparece uma corrente de fuga. O RCD é desligado manualmente quando é necessário interromper o fluxo de energia elétrica para a casa.
Apesar do alto custo do equipamento, os eletricistas responsáveis insistem na instalação de proteção zonal, o que aumenta o uso seguro da rede elétrica em uma casa de madeira.
As nuances da conexão de RCDs e disjuntores no painel são descritas em Este artigo.
Regras para fiação aberta
Os métodos de colocação aberta de fios não devem contradizer os requisitos da PUE.
Portanto, os seguintes produtos podem ser usados para fixar cabos à superfície de madeira de paredes, divisórias ou tetos:
- isoladores de cerâmica ou porcelana;
- rodapés com canaleta embutida;
- tubos de PVC corrugado e rígido;
- Caixas em PVC;
- caixas e tubos metálicos.
Os nomes específicos dos produtos estão indicados na documentação de projeto e, em relação às estruturas de madeira, devem ser acompanhados de certificado de segurança contra incêndio e marcados com “NG” como não inflamáveis.
COM escolha de canais a cabo não há dúvidas, pois nas lojas de ferragens você pode selecionar produtos tanto por cor quanto por largura, e com um conjunto de acessórios que os acompanham - plugues, elementos giratórios, adaptadores.
É melhor escolher produtos de paredes grossas, bastante largos e com fechadura única, pois as caixas com fechadura dupla são mais difíceis de manter.
Requisitos e recomendações para instalação:
- O cabo, assim como os acessórios de proteção, não deve suportar combustão, ou seja, ser marcado com “ng”. A melhor opção para casas de madeira é o VVGng-ls (com emissão reduzida de fumaça).
- A presença de uma plataforma metálica para instalação é uma base à prova de fogo que aumenta a segurança no uso de aparelhos elétricos.
- Interruptores e tomadas são apenas suspensos, externos.
- Utilização de mangas metálicas para organizar a passagem de cabos através de paredes, tetos e divisórias de madeira.
As mangas de passagem são seções de tubo metálico de paredes grossas, que devem sobressair 1 cm de cada lado da estrutura combustível.Para evitar a deformação do cabo, as bordas das mangas são protegidas com tampas plásticas.
Ao escolher a seção transversal de um cabo elétrico para instalação em uma casa de madeira, eles são guiados pelos padrões geralmente aceitos:
- 3*2,5mm - para tomadas;
- a partir de 6 mm² — para equipamentos elétricos potentes, por exemplo, fogões elétricos;
- 3*1,5mm - para grupo de iluminação, etc.
A formação dos grupos é feita de acordo com o princípio “o mínimo possível”, ou seja, um bloco de 4 a 5 tomadas é isolado como uma linha separada e equipado com uma máquina separada.
Quem quer se livrar dos cabos usa fiação aberta com isoladores. De acordo com as normas PUE, é permitido colocar fios isolados abertamente a uma distância de 10 mm ou mais da superfície de madeira.
O método, que foi usado ativamente em meados do século 20, está voltando à moda, por isso também prestaremos atenção à fiação retrô.
Vários anos após a construção de uma casa de madeira, ela encolhe, de modo que a flacidez dos fios é inevitável. Para manter uma aparência agradável das linhas sem apertar, os fios são presos com amarras acima e abaixo dos isoladores.
Para obter mais informações sobre a instalação de fiação aberta, consulte o artigo - Instalação de fiação elétrica aberta: revisão da tecnologia de trabalho + análise dos principais erros
Métodos de fiação fechada
A principal diferença entre a fiação oculta é a limitação do uso de métodos de instalação. De acordo com as normas PUE, mais precisamente, de acordo com o parágrafo 7.1.38, todos os componentes de cablagem colocados atrás de sistemas de tectos falsos, em paredes falsas de gesso cartonado e caixas são equiparados a uma opção oculta de colocação de redes eléctricas.
As regras de segurança elétrica e contra incêndio estabelecem que apenas dois tipos de produtos podem ser usados para fiação oculta - corrugação elétrica de polímero e um tubo ou caixa de metal feito de material semelhante, projetado especificamente para esses fins.
Considere um exemplo de fiação elétrica em uma casa de campo:
Para instalar interruptores e tomadas, é aconselhável escolher uma parede fixa ou baixa independente da casa de toras, por exemplo, construída em blocos de espuma de concreto ou gesso cartonado:
No interior, os elementos metálicos devem ser galvanizados ou pintados para não sofrerem corrosão durante o funcionamento.
Para uma conexão forte, um soquete ou método semelhante não é suficiente, portanto, utiliza-se soldagem, soldagem elétrica, acoplamento e conexões roscadas.
Também é permitida a utilização de mangueiras metálicas, corrugados e caixas de PVC, mas sujeitas à instalação de forro de material incombustível: concreto, alabastro, gesso.
As principais etapas da instalação da fiação elétrica fechada:
- Marcações de rota. É necessário calcular o trecho das linhas para que o número de curvas e interseções seja mínimo.
- Preparação de paredes e tetos. Inclui escavar ranhuras e fazer furos.
- Colocação de tubos metálicos. O tamanho do produto é selecionado de forma que o cabo não ocupe mais da metade do espaço interno.
- Instalação de caixas metálicas para interruptores e tomadas. Tubos de cobre são fixados às caixas com alargamento e tubos de aço com porcas.
- Instalação de caixas de junção. O ideal é que sejam conectados às tubulações por soldagem ou soldagem para garantir 100% de aterramento.
- Medições elétricas. Todos os elementos metálicos das instalações devem ser conectados ao barramento PE (todas as linhas, sem exceção, devem possuir condutor de aterramento).
- Puxando cabos em tubos. Para colocar os fios dentro de tubos de metal, são utilizados cabos de tração especiais.
- Instalação de tomadas e interruptores. Ao cortar o cabo, é necessário fazer um pequeno fornecimento de fios em caso de reparo ou substituição do equipamento.
Após a conclusão da instalação da fiação oculta, é necessário entrar em contato com representantes do laboratório elétrico. Muita gente esquece que o relatório técnico sobre o estado da fiação e a qualidade da instalação é um documento obrigatório.
Vale a pena entender que instalar fiação oculta em aço, e mais ainda em tubos de cobre, não é um empreendimento lucrativo do ponto de vista financeiro.
Além de materiais caros, é preciso gastar parte do dinheiro com bons especialistas, pois quem está longe de instalações elétricas não consegue dar conta do projeto de fiação oculta e a instalação requer um especialista qualificado.
Por que é necessário um loop de aterramento?
O projeto de redes elétricas para uma casa de madeira inclui necessariamente uma seção sobre a instalação de um circuito de aterramento, sem o qual todo o sistema de fornecimento de energia ao edifício é considerado inseguro. Existem vários métodos de aterramento e, apesar das proibições, todos eles ainda são utilizados.
Você deve evitar montar o circuito a partir de materiais improvisados - isso é perigoso.O método tradicional de construção de um “triângulo” a partir de cantos metálicos e pneu requer espaço livre no local, além disso, desde 2013 está proibido por não atender aos padrões modernos (GOST R 50571.5.54-2011).
É razoável usar um método de aterramento de pino modular em uma área suburbana, segundo o qual eletrodos de aterramento são instalados em linha ou ao longo do perímetro da casa.
Não requer a alocação de uma quantidade impressionante de espaço livre no site, porque... todos os elementos estão localizados ao longo dos objetos existentes. Tudo que você precisa é de um martelo perfurador para colocar o pino no chão.
Etapas para instalar um circuito de aterramento para uma residência particular:
Para aumentar a capacidade de condução de corrente, os eletrodos produzidos na fábrica são revestidos com cobre e todas as conexões, roscas e acoplamentos são lubrificados com pasta condutora durante o processo de montagem.
Via de regra, a pasta também contém aditivos anticorrosivos. Como proteção contra ambientes externos agressivos, todas as conexões também são revestidas com material impermeabilizante.
As vantagens dos sistemas de aterramento tipo pino prontos são eficiência, baixo custo de mão de obra, economia de espaço, a principal desvantagem é o alto custo.
É justamente pelo alto custo que muitos proprietários de chalés de madeira e casas de campo ainda utilizam peças de cantos ou ferragens de metal para dispositivos de loop de terra em vez de produtos de fábrica.
Medidas de proteção contra incêndio
Se analisarmos todo o processo de instalação elétrica em uma casa de madeira do ponto de vista da segurança, podemos destacar as principais regras:
- seleção e instalação correta do RCD;
- instalação de circuito de aterramento pelo método de pinos modulares (com resistência de 4 Ohms);
- instalação de sistema de equalização de potencial;
- garantir a continuidade do aterramento em toda a rede;
- instalação apenas de tomadas suspensas;
- instalação oculta - em caixas e tubos metálicos.
Após a conclusão dos trabalhos de instalação elétrica, o risco de incêndio acidental ou choque elétrico, bem como de quebra de eletrodomésticos devido a condições de fiação insatisfatórias, deve ser completamente eliminado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Existem muitas nuances no processo de traçado de rotas e instalação de instalações elétricas, nas quais somente engenheiros e eletricistas profissionais podem ajudar.
Como instalar uma tomada com acabamento em madeira:
Regras para fiação oculta:
Informações gerais sobre instalação elétrica em casa de madeira:
A instalação de energia elétrica em estruturas de madeira consideradas combustíveis requer atenção especial, experiência, conhecimento das nuances técnicas e cumprimento dos requisitos regulamentares.
Para elaborar e aprovar a documentação do projeto, inserir cabos elétricos na casa, bem como instalar fiação oculta, recomendamos entrar em contato com especialistas. Isso não impede que você trabalhe por conta própria - por exemplo, instalando uma tomada.
Se você tiver alguma dúvida ou quiser compartilhar sua experiência pessoal na eletrificação de uma casa de madeira, deixe comentários no artigo. O bloco de feedback está localizado abaixo.
A nossa casa é de madeira, toda a cablagem é feita por cima, não existe uma única zona recuada ou escondida, com excepção das transições entre divisões. Se você usar canais a cabo e tomadas que combinem com a cor do revestimento, eles não serão perceptíveis e às vezes até parecerão interessantes.
A fiação foi feita em cobre PUNGP 2,5x3, sendo obrigatória a instalação de circuito de aterramento.
A eletricidade nunca perdoa erros, principalmente em uma casa de madeira, então se você não sabe trabalhar com equipamentos elétricos, contrate um especialista para evitar consequências terríveis.
Então por que você não contratou um especialista? Ele poderia me dizer que este cabo não é adequado para fiação elétrica fixa.
É muito difícil esconder a fiação elétrica em uma casa de madeira, a menos que você instale painéis de parede. Portanto, a fiação geralmente é externa. Devido ao fato do sortimento em nossas lojas ser bastante grande, isso não é problema. Você pode escolher qualquer caixa decorativa para o seu interior. Um pré-requisito é a presença de um circuito de aterramento. Não deve haver aterramento em casas de madeira.
Boa tarde, Herman.
A sua afirmação de que “Não deve haver aterramento em casas de madeira” contradiz claramente as “Regras para Instalações Elétricas” - comece a ler a seção “Requisitos Gerais” (anexei uma captura de tela para referência). Qualquer máquina de lavar, lava-louças ou outras instalações elétricas de cozinha devem ser zeradas - caso contrário (se houver curto-circuito no corpo) o choque elétrico é garantido.
Você pode argumentar que a madeira é um bom isolante. No entanto, muitos choques elétricos foram preparados através da criação de um circuito “uma mão na geladeira, a outra em uma pia de metal devidamente aterrada”.
Não demonstrei qualquer entusiasmo em substituir a fiação elétrica da minha casa de madeira no campo, até que um incêndio destruiu completamente uma casa semelhante na minha rua, após um curto-circuito. Ele presumiu que mesmo uma vida útil de trinta anos dos fios não era o limite para eles e para a casa. Por precaução, tentei avaliar a qualidade da minha fiação elétrica: cheguei à conclusão de que minha casa poderia pegar fogo a qualquer momento pelo mesmo motivo. Para o nível atual de consumo de eletricidade, a fiação elétrica antiga pode ficar inutilizável. Na hora da substituição aumentei os SIPs para poder usar máquina de solda e máquina de lavar, e ao mesmo tempo ter reserva para consumo adicional de energia. Durante ausências prolongadas, os interruptores do painel de distribuição permitem desligar de forma confiável a energia de toda a casa, o que reduz a possibilidade de incêndio devido a falhas na fiação ao nível mais baixo possível.Para os fios internos utilizei tubo corrugado de PEAD com diâmetro de 16 e 20 mm, o que também deve eliminar a possibilidade de incêndio.
Boa tarde, Alex.
As redes elétricas de prédios de apartamentos, casas de campo e outras residências devem ser operadas de acordo com as “Regras de Operação Técnica de Consumidores”. Você não precisa ler tudo, basta abrir a seção “28. Instalações elétricas, dispositivos...fiação elétrica até 1000 V" (em anexo uma captura de tela de parte da tabela) para ver diversos testes periódicos que permitem avaliar o desempenho e o envelhecimento dos elementos da rede e dos próprios fios.
A tabela foi desenvolvida com base em dados estatísticos resumidos em outro documento: Normas para avaliação do desgaste físico de edifícios residenciais - VSN 53-86(r). Nas “Disposições Gerais” você verá gráficos de desgaste das comunicações - há também eletricista. Aqui está um fato interessante para você: as redes intra-apartamentos se desgastam completamente em 40 anos, a vida útil dos aparelhos elétricos é de 15 anos.