Lâmpada ultravioleta para uso doméstico: tipos, como escolher, qual fabricante é melhor

A vida das pessoas, plantas e animais está em estreita ligação com o Sol.Ele emite radiação com propriedades especiais. A luz ultravioleta é considerada insubstituível e vital. Com sua deficiência, iniciam-se processos extremamente indesejáveis ​​​​no organismo, e uma quantidade rigorosamente dosada pode curar doenças graves.

Portanto, uma lâmpada ultravioleta para uso doméstico é necessária para muitos. Neste artigo falaremos sobre como escolhê-lo corretamente. Por que considerar as características dos raios UV e sua necessidade para o corpo humano.

Vamos conhecer os tipos de lâmpadas UV, suas características e dar recomendações para a escolha da opção adequada para uso doméstico.

Por que o ultravioleta é necessário?

A radiação ultravioleta é a radiação invisível para os humanos e ocupa a região entre os raios X e o espectro visível. Os comprimentos de suas ondas constituintes variam de 10 a 400 nanômetros.

Os físicos dividem condicionalmente o espectro ultravioleta em próximo e distante, e também distinguem três tipos de raios que o compõem. A radiação C é classificada como radiação forte; com exposição relativamente longa pode matar células vivas.

Praticamente nunca é encontrado na natureza, exceto no alto das montanhas.Mas pode ser obtido em condições artificiais. A radiação B é considerada de dureza média.

É isso que afeta as pessoas no meio de um dia quente de verão. Se usado excessivamente, pode causar danos. E, finalmente, os mais suaves e úteis são os raios do tipo A. Eles podem até curar uma pessoa de algumas doenças.

O ultravioleta tem amplas aplicações na medicina e em outros campos. Em primeiro lugar, porque na sua presença o organismo produz vitamina D, necessária ao desenvolvimento normal da criança e à saúde dos adultos. Este elemento fortalece os ossos, fortalece o sistema imunológico e permite ao corpo absorver adequadamente uma série de microelementos essenciais.

Além disso, os médicos provaram que sob a influência da radiação ultravioleta, a serotonina, o hormônio da felicidade, é sintetizada no cérebro. É por isso que amamos tanto os dias de sol e caímos numa espécie de depressão quando o céu está nublado. Além disso, a luz ultravioleta é utilizada na medicina como agente bactericida, antimiótico e mutagênico. O efeito terapêutico da radiação também é conhecido.

Radiação ultravioleta
A radiação do espectro ultravioleta é heterogênea. Os físicos distinguem três grupos de seus raios constituintes. Os raios do grupo C mais perigosos para os seres vivos, a radiação mais forte

Os raios estritamente dosados ​​direcionados a uma área específica proporcionam um bom efeito terapêutico para uma série de doenças. Surgiu uma nova indústria - a biomedicina a laser, que utiliza luz ultravioleta. É usado para diagnosticar doenças e monitorar o estado dos órgãos após operações.

A radiação UV também é amplamente utilizada em cosmetologia, onde é mais frequentemente usada para bronzear e combater certos problemas de pele.

Emissor ultravioleta
A irradiação com luz ultravioleta forte para fins de desinfecção de instalações tem sido utilizada com sucesso na medicina há décadas. Atividades semelhantes podem ser realizadas em casa.

Não subestime a deficiência ultravioleta. Quando aparece, a pessoa sofre de deficiência de vitaminas, a imunidade diminui e são diagnosticadas disfunções no funcionamento do sistema nervoso.

Desenvolve-se uma tendência à depressão e instabilidade mental. Levando em consideração todos esses fatores, versões domésticas de lâmpadas ultravioleta para uma ampla variedade de finalidades foram desenvolvidas e estão sendo produzidas para os interessados. Vamos conhecê-los melhor.

Principais tipos de lâmpadas UV

A prática mostra que os emissores ultravioleta são mais frequentemente adquiridos para uso doméstico para fins de desinfecção. Foi comprovado que raios fortes na faixa de 100 a 320 nm matam efetivamente microorganismos.

Eles destroem bactérias e esporos de fungos, mesmo aqueles que estão em estado inativo de dormência. A radiação mata os ovos de exoparasitas, ácaros e insetos.

Lâmpadas ultravioletas para plantas
São produzidas lâmpadas ultravioleta especiais projetadas para o crescimento normal de plantas que sofrem com a falta de luz solar.

Deve-se entender que a destruição ocorre apenas ao alcance dos raios, que, infelizmente, não conseguem penetrar muito profundamente na parede ou no estofamento dos móveis estofados. Para combater microorganismos, são necessárias exposições de duração variável. É mais tolerado por bastões e cocos. Os mais resistentes à radiação ultravioleta são os microrganismos protozoários, esporos de bactérias e fungos.

No entanto, se você escolher o tempo de irradiação com sabedoria, poderá desinfetar completamente o ambiente. Isso levará em média 20 minutos.Durante esse período, você pode se livrar de patógenos, mofo e esporos de fungos, etc.

Lâmpada UV para polimento em gel
Para uma secagem rápida e eficaz de vários tipos de esmaltes em gel de manicure, são utilizadas lâmpadas ultravioleta especiais.

O princípio de funcionamento de uma lâmpada UV padrão é extremamente simples. É um frasco cheio de gás mercúrio. Eletrodos são fixados em suas extremidades.

Quando a tensão é aplicada, um arco elétrico é formado entre eles, que evapora o mercúrio, que se torna uma fonte de poderosa energia luminosa. Mais informações sobre lâmpadas contendo mercúrio citado aqui.

Dependendo do design do dispositivo, suas principais características diferem.

Tipo #1 – dispositivos emissores de quartzo

O bulbo dessas lâmpadas é feito de quartzo, o que tem impacto direto na qualidade de sua radiação. Eles emitem raios na faixa UV “dura” de 205-315 nm. Por esta razão, os dispositivos de quartzo têm um efeito desinfetante eficaz.

Eles lidam muito bem com todas as bactérias, vírus, outros microrganismos, algas unicelulares, esporos de vários tipos de mofo e fungos conhecidos.

Lâmpada germicida
As lâmpadas UV de tipo aberto podem ser compactas. Esses dispositivos desinfetam muito bem roupas, sapatos e outros itens.

Você precisa saber que ondas UV com comprimento inferior a 257 nm ativam a formação de ozônio, considerado o agente oxidante mais forte. Graças a isso, durante o processo de desinfecção, a luz ultravioleta atua em conjunto com o ozônio, o que permite destruir os microrganismos de forma rápida e eficaz.

No entanto, essas lâmpadas apresentam uma desvantagem significativa. Sua exposição é perigosa não apenas para a microflora patogênica, mas também para todas as células vivas.Isso significa que durante o processo de desinfecção animais, pessoas e plantas devem ser afastados da área de efeito da lâmpada. Dado o nome do aparelho, o procedimento de desinfecção é denominado quartzização.

É utilizado para desinfecção de enfermarias hospitalares, salas cirúrgicas, estabelecimentos de restauração, instalações industriais, etc. O uso simultâneo da ozonização permite prevenir o desenvolvimento de microflora patogênica e apodrecimento, além de preservar por mais tempo o frescor dos produtos em armazéns ou lojas. Essas lâmpadas podem ser utilizadas para fins terapêuticos.

Tipo #2 – emissores ultravioleta bactericidas

A principal diferença do dispositivo descrito acima é o material do frasco. Para lâmpadas bactericidas é feito de vidro uviol. Este material bloqueia bem as ondas “duras”, de forma que o ozônio não se forma durante a operação do equipamento. Assim, a desinfecção é realizada apenas devido à influência de uma radiação suave mais segura.

Lâmpadas germicidas
O vidro Uviol, do qual é feito o bulbo das lâmpadas bactericidas, bloqueia completamente a radiação forte. Por esta razão, o dispositivo é menos eficaz

Tais dispositivos não representam uma grande ameaça para pessoas e animais, mas o tempo e a exposição à microflora patogênica devem ser aumentados significativamente. Esses dispositivos são recomendados para uso doméstico.

Em instituições médicas e instituições similares, eles podem funcionar continuamente. Neste caso, é necessário cobrir as lâmpadas com um invólucro especial, que direcionará o brilho para cima.

Isto é necessário para proteger a visão dos visitantes e trabalhadores. As lâmpadas germicidas são absolutamente seguras para o aparelho respiratório, pois não emitem ozônio, mas são potencialmente prejudiciais à córnea do olho.

A exposição prolongada a ele pode causar queimaduras, o que eventualmente levará à deterioração da visão. Por este motivo, é aconselhável utilizar óculos especiais para proteger os olhos durante a operação do aparelho.

Tipo #3 – dispositivos do tipo amálgama

Melhorado e, portanto, mais seguro para usar lâmpadas ultravioleta. Sua peculiaridade é que o mercúrio dentro do frasco não está presente no estado líquido, mas sim ligado. Faz parte do amálgama sólido que cobre a superfície interna da lâmpada.

Amálgama é uma liga de índio e bismuto com adição de mercúrio. Durante o processo de aquecimento, este começa a evaporar e emitir radiação ultravioleta.

Lâmpadas UV de amálgama
Dentro das lâmpadas ultravioleta do tipo amálgama existe uma liga contendo mercúrio. Devido ao fato da substância estar ligada, o dispositivo é totalmente seguro mesmo após danos ao frasco

Durante a operação de dispositivos do tipo amálgama, é excluída a emissão de ozônio, o que os torna seguros. O efeito bactericida é muito alto. As características de design dessas lâmpadas as tornam seguras mesmo em caso de manuseio descuidado.

Se o frasco frio quebrar por qualquer motivo, você pode simplesmente jogá-lo na lixeira mais próxima.

Se a integridade da lâmpada acesa estiver danificada, tudo fica um pouco mais complicado. O vapor de mercúrio sairá porque o amálgama está quente. No entanto, seu número é mínimo e não causarão danos.

Em comparação, se um dispositivo germicida ou de quartzo quebrar, existe uma ameaça real à saúde. Cada um deles contém cerca de 3 g de mercúrio líquido, que pode ser perigoso se derramado. Por esta razão, todas as lâmpadas contendo mercúrio devem ser descartado de uma maneira especial.Se a lâmpada estiver danificada, o local onde o mercúrio foi derramado será tratado por especialistas.

Outra vantagem dos aparelhos de amálgama é a durabilidade. Em comparação com os análogos, sua vida útil é pelo menos duas vezes maior. Isso se deve ao fato de os frascos, revestidos por dentro com amálgama, não perderem a transparência. Já as lâmpadas com mercúrio líquido ficam gradativamente cobertas por um revestimento denso e levemente transparente, o que reduz significativamente sua vida útil.

O que procurar ao escolher um dispositivo?

Antes de decidir comprar um dispositivo, você deve determinar exatamente se ele é realmente necessário. A compra será totalmente justificada se houver alguns indícios. A lâmpada pode ser usada para desinfetar ambientes, água, objetos comuns, etc.

É preciso entender que não se deve deixar levar por isso, pois viver em condições estéreis tem um efeito muito adverso no sistema imunológico, principalmente nas crianças.

lâmpada ultravioleta
Antes de comprar uma lâmpada ultravioleta, você precisa decidir para que finalidade ela será utilizada. Você precisa entender que deve usá-lo com muito cuidado e somente após consultar o seu médico.

Portanto, os médicos recomendam o uso criterioso do dispositivo em famílias com crianças frequentemente doentes durante doenças sazonais. O aparelho será útil no processo de atendimento de pacientes acamados, pois permite não só desinfetar o quarto, mas também auxilia no combate a escaras, elimina odores desagradáveis, etc.

Uma lâmpada UV pode curar algumas doenças, mas neste caso é usada apenas por recomendação de um médico.

O ultravioleta auxilia na inflamação dos órgãos otorrinolaringológicos, dermatites de diversas origens, psoríase, neurites, raquitismo, gripes e resfriados, no tratamento de úlceras e feridas de difícil cicatrização e problemas ginecológicos.

É possível usar emissores UV em casa para fins cosméticos. Desta forma você consegue um lindo bronzeado e se livra de problemas de pele, secando as unhas revestidas com um verniz especial.

Além disso, são produzidas lâmpadas especiais para desinfecção de água e dispositivos que estimulam o crescimento de plantas domésticas. Todos eles possuem características específicas que os impedem de serem utilizados para outros fins. Assim, a gama de lâmpadas UV domésticas é muito grande.

Existem algumas opções universais entre eles, portanto, antes de comprar você precisa saber exatamente para quais finalidades e com que frequência o dispositivo será usado.

lâmpada ultravioleta
Uma lâmpada ultravioleta fechada é a opção mais segura para quem está em ambientes fechados. O diagrama de seu funcionamento é mostrado na figura. O ar é desinfetado dentro da caixa protetora

Além disso, há uma série de fatores que devem ser levados em consideração na hora da escolha.

Tipo de lâmpada UV doméstica

Os fabricantes produzem três tipos de equipamentos para trabalhar em casa:

  • Lâmpadas abertas. A radiação ultravioleta da fonte se espalha sem impedimentos. O uso de tais dispositivos é limitado pelas características da lâmpada. Na maioria das vezes, eles ficam ligados por um tempo estritamente definido, animais e pessoas são retirados das instalações.
  • Dispositivos fechados ou recirculadores. O ar é fornecido para dentro da caixa protegida do aparelho, onde é desinfetado, e depois entra na sala. Essas lâmpadas não são perigosas para outras pessoas, portanto podem funcionar na presença de pessoas.
  • Equipamento especializado, projetado para executar tarefas específicas. Na maioria das vezes, é equipado com um conjunto de acessórios para tubos.

Os especialistas recomendam a escolha de dispositivos especializados ou fechados, por serem os mais seguros. Equipamentos abertos exigem monitoramento constante e estrito cumprimento das regras para seu uso.

Método de montagem do dispositivo

O fabricante sugere escolher um modelo adequado entre duas opções principais: estacionário e móvel. No primeiro caso, o dispositivo é fixado no local escolhido para esse fim. Nenhuma realocação está planejada.

Esses dispositivos podem ser fixados no teto ou na parede. A última opção é mais popular. Uma característica distintiva dos dispositivos estacionários é a sua alta potência, que lhes permite processar uma sala de grande área.

Emissor ultravioleta
Mais potentes, via de regra, são dispositivos com montagem estacionária. São montados na parede ou no teto para que durante o funcionamento cubram toda a área da sala.

Na maioria das vezes, lâmpadas recirculadoras fechadas são produzidas neste design. Os dispositivos móveis são menos potentes, mas podem ser facilmente movidos para outro local.

Estas podem ser lâmpadas fechadas ou abertas. Estes últimos são especialmente convenientes para a desinfecção de pequenos espaços: roupeiros, casas de banho e sanitários, etc. Os dispositivos móveis geralmente são instalados no chão ou em mesas, o que é bastante conveniente.

Além disso, os modelos de chão têm maior potência e são perfeitamente capazes de processar uma sala de tamanho impressionante. A maior parte do equipamento especializado é móvel. Modelos interessantes de emissores de UV surgiram há relativamente pouco tempo.São híbridos únicos de lâmpada e lâmpada bactericida com dois modos de operação. Eles funcionam como dispositivos de iluminação ou desinfetam uma sala.

Potência do emissor UV

Para utilizar corretamente uma lâmpada UV, é importante que sua potência corresponda ao tamanho do ambiente em que será utilizada.

O fabricante costuma indicar a chamada “cobertura ambiente” na ficha técnica do produto. Esta é a área afetada pelo dispositivo. Caso não exista tal informação, será indicada a potência do aparelho.

lâmpada ultravioleta
A área de cobertura do equipamento e o tempo de sua exposição dependem da potência. Ao escolher uma lâmpada UV, isso deve ser levado em consideração

Em média, para salas de até 65 metros cúbicos. m, um dispositivo de 15 W será suficiente. Isso significa que tal lâmpada pode ser adquirida com segurança se a área dos ambientes a serem tratados for de 15 a 35 metros quadrados. m com altura não superior a 3 M. Amostras mais potentes com produção de 36 W devem ser adquiridas para salas com área de 100-125 metros cúbicos. m em alturas de teto padrão.

Os modelos mais populares de lâmpadas UV

A gama de emissores ultravioleta destinados ao uso doméstico é bastante ampla. Os fabricantes nacionais produzem equipamentos de alta qualidade, eficientes e bastante acessíveis. Consideremos vários desses dispositivos.

Nº 1 - várias modificações da marca Solnyshko

Sob esta marca são produzidos emissores de quartzo do tipo aberto de diversas potências. A maioria dos modelos são projetados para desinfecção de superfícies e espaços cuja área não ultrapasse 15 metros quadrados. m.

Além disso, o aparelho pode ser utilizado para irradiação terapêutica de adultos e crianças com mais de três anos de idade.O aparelho é multifuncional, por isso é considerado universal.

Lâmpada Sol
O emissor ultravioleta Sol é especialmente popular. Este dispositivo universal é capaz de desinfetar espaços e realizar procedimentos terapêuticos, para os quais está equipado com um conjunto de acessórios especiais

O case é equipado com uma tela de proteção especial, que é utilizada durante procedimentos médicos e removida na desinfecção da sala. Dependendo do modelo, o equipamento é equipado com um conjunto de acessórios ou tubos especiais para diversos procedimentos terapêuticos.

Como o aparelho pode ser considerado um emissor do tipo aberto, ele é obrigatoriamente equipado com óculos de segurança e biodosímetro, o que ajuda a garantir que a dose de radiação não seja ultrapassada.

Vamos nos familiarizar com as lâmpadas Sun UV:

Nº 2 - emissores compactos Crystal

Outro exemplo de produção nacional. É um pequeno dispositivo móvel. Destinado exclusivamente à desinfeção de espaços cujo volume não exceda os 60 metros cúbicos. m.

Esses parâmetros correspondem a uma sala de altura padrão com área não superior a 20 metros quadrados. m. O dispositivo é uma lâmpada do tipo aberto e, portanto, requer manuseio adequado.

Lâmpada UV Cristal
O compacto emissor UV móvel Crystal é muito conveniente de usar. É importante lembrar de retirar plantas, animais e pessoas de sua área de atuação

Durante o funcionamento do equipamento, plantas, animais e pessoas deverão ser afastados da área de sua operação. Estruturalmente, o dispositivo é muito simples. Não há temporizador ou sistema de desligamento automático. Por este motivo, o usuário deve monitorar de forma independente o tempo de operação do dispositivo.

Se necessário, a lâmpada UV pode ser substituída por uma lâmpada padrão luminescente e então o equipamento funcionará como uma lâmpada normal.

Como funciona a lâmpada bactericida Crystal:

Nº 3 - recirculadores bactericidas das séries RZT e ORBB

Estes são dispositivos poderosos de tipo fechado. Projetado para desinfecção e purificação do ar. Os dispositivos são equipados com uma lâmpada UV, localizada dentro de uma caixa protetora fechada.

Recirculador bactericida série BactoSfera ORBB
Este poderoso dispositivo pode purificar efetivamente o ar interno sem afetar a saúde das pessoas próximas.

O ar é sugado para dentro do dispositivo por um ventilador e, após o processamento, é fornecido para fora. Graças a isso, o dispositivo pode funcionar na presença de pessoas, plantas ou animais sem ser afetado negativamente.

Dependendo do modelo, os dispositivos podem ser equipados adicionalmente com filtros que retêm partículas de sujeira e poeira. Os equipamentos são produzidos principalmente na forma de dispositivos estacionários com montagem na parede, existindo também versões no teto. Em alguns casos, o aparelho pode ser retirado da parede e colocado sobre uma mesa.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Escolhendo o emissor UV certo para sua casa:

A luz ultravioleta é necessária para todos os seres vivos. Infelizmente, nem sempre é possível obtê-lo em quantidades suficientes. Além disso, os raios UV são uma arma poderosa contra uma ampla variedade de microrganismos e microflora patogênica. Portanto, muitas pessoas estão pensando em comprar um emissor ultravioleta doméstico.

Ao fazer uma escolha, não se esqueça que é necessário usar o aparelho com muito cuidado. É necessário seguir rigorosamente as recomendações dos médicos e não exagerar. Grandes doses de radiação ultravioleta são muito perigosas para todos os seres vivos.

Gostaria de compartilhar sua experiência usando uma lâmpada UV em casa? Escreva sua opinião sobre o aparelho - você está satisfeito com este fabricante e com a qualidade da desinfecção?

Ou você está apenas planejando uma compra e tem dúvidas sobre a conveniência de adquirir um desinfetante ultravioleta? Peça conselhos aos nossos especialistas no bloco abaixo deste artigo - tentaremos ajudá-lo.

Comentários dos visitantes
  1. As lâmpadas bactericidas padrão pertencem à categoria de dispositivos de descarga de gás. Eles se diferenciam do quartzo pelo material utilizado na confecção do frasco - em vez do vidro de quartzo, utilizam vidro uviol. Bloqueia a radiação agressiva que forma o ozônio. Distinguem-se das lâmpadas de amálgama pela presença de mercúrio em estado livre. Este tipo de dispositivo é absolutamente seguro para o tratamento de apartamentos, mas é menos eficaz que as lâmpadas de quartzo.

  2. Em doses moderadas, o corpo humano necessita de radiação ultravioleta, que promove a produção de vitamina D. Em condições normais, basta tomar banho de sol para repor a deficiência dessa vitamina no organismo. Mas no inverno não há muito sol. Porém, basta comprar uma lâmpada ultravioleta para uso doméstico para resolver esse problema.

  3. Muita vitamina D é tão prejudicial quanto pouca. Assim que o bronzeado começa a aparecer, significa que o corpo começou a produzir um pigmento que protege contra a radiação UV. Portanto, houve excesso de vitamina D...

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica