Ventilação na cobertura de uma casa particular: construção de duto de ar que passa pela cobertura
A ventilação eficaz é um dos principais sistemas em todas as casas.É responsável pela troca de ar, secagem de acabamentos, estruturas prediais e móveis. A ventilação devidamente equipada no telhado de uma casa particular garantirá a remoção de odores desagradáveis, condensação e fumos domésticos.
As casas novas, ainda em fase de planejamento, são necessariamente equipadas com um sistema de ventilação mais complexo, significativamente diferente das opções tradicionais. Esta rede de comunicação, como outras estruturas de engenharia, deve cumprir os requisitos e regulamentos de construção.
Você aprenderá tudo sobre as regras para organizar a passagem dos tubos de ventilação por uma torta no artigo que propomos. Diremos como instalar um duto de ar no telhado. Diremos a você o que precisa ser feito para garantir sua estanqueidade.
O conteúdo do artigo:
- Características gerais das unidades de ventilação de telhado
- Por que é necessário um sistema de troca de ar?
- Qual é o princípio da estrutura da passagem de ventilação?
- Tipos de montagens: qual passagem de duto escolher?
- Como fazer ventilação no telhado de uma casa?
- Como fazer e organizar a passagem do duto de ar no telhado?
- Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Características gerais das unidades de ventilação de telhado
Ao instalar diversas comunicações técnicas, os tubos de ventilação são tradicionalmente instalados no telhado. Esta abordagem possui características específicas e requer adesão escrupulosa à tecnologia de instalação.
Em muitos casos, as unidades de ventilação de passagem têm um design semelhante para diferentes modelos. Eles são usados para o processo forçado e natural de remoção de ar de exaustão, condensado e vapores externos ao edifício.
O tubo de ventilação da unidade no telhado está localizado de forma que o ar de exaustão possa escapar sem impedimentos.
Para telhados inclinados, uma solução conveniente seria instalar um tubo de ventilação próximo à cumeeira. Este projeto não requer reforço adicional ou instalação de sistema de remoção de neve.
A fabricação de sistemas de passagem está em conformidade com GOST 15150, a saber:
- A espessura do material ultrapassa 1,9 mm.
- O diâmetro do círculo é de 10 a 12,7 cm. Para nós com seção quadrada, as dimensões podem variar.
- Tratado com misturas anticorrosivas.
- O tamanho do anel de suporte deve exceder o diâmetro dos tubos.
- O comprimento da estrutura deve ser de no máximo 1 m.
A própria unidade pode ser colocada sobre um vidro de concreto armado ou diretamente sobre uma seção do telhado.
O tamanho e a forma da saída são influenciados pelo tipo de revestimento, sua espessura e pelas características especiais do material, bem como pelas características de todo o sistema de ventilação. A sua escolha depende das condições criadas no interior do edifício: grau de humidade; quartos empoeirados; poluição por gases, etc.
Por que é necessário um sistema de troca de ar?
A troca de ar não é apenas uma questão de conforto, mas também de saúde. O ar nas salas onde estão presentes pessoas pode conter substâncias que têm um efeito negativo no corpo. Um deles é o dióxido de carbono, que é produzido durante a inspiração/expiração.
Este produto químico volátil é perigoso em altas concentrações. O dióxido de carbono também ocorre como resultado do funcionamento de fogões, lareiras, caldeiras e outros sistemas de aquecimento. Se a quantidade necessária de ar fresco não for fornecida ao ambiente, a combustão nesses dispositivos pode produzir monóxido de carbono extremamente tóxico.
Outra substância desagradável é o vapor que produzimos ao respirar, cozinhar, passar ou secar roupas. Seu excesso leva à constante umidificação do ambiente da casa, das estruturas de fechamento e dos materiais de acabamento, o que prejudica o desenvolvimento de mofo. Além disso, superfícies úmidas são criadouros de ácaros.
A ventilação no telhado de uma casa particular deve fornecer, no mínimo, condições para reposição de ar:
- cozinha com fogão a gás – 65 m³/hora;
- cozinha com fogão elétrico – 55 m³/hora;
- WC separado – 25 m³/hora;
- despensas - 14 m³/hora;
- salas separadas - 25 m³/hora.
O ar fresco deve ser fornecido a outros interiores (quarto, sala, etc.). Numa típica casa privada isto dá cerca de 200 m³/h.
As regras permitem reduzir a intensidade da ventilação à noite, mas não mais de 40%. Recomenda-se também a instalação de dispositivos adicionais nas cozinhas que permitam aumentar periodicamente o fluxo de ar de exaustão para pelo menos 120 m³/hora.
Qual é o princípio da estrutura da passagem de ventilação?
As características de projeto da passagem de ventilação, além da retirada do ar sujo, permitem garantir uma forte vedação da cobertura e proteger contra a penetração de precipitações no sótão. Cada unidade consiste em um adaptador de determinado diâmetro que é inserido em um tubo montado sobre um vidro de concreto.
O anel de suporte, que faz parte da estrutura do móvel, garante uma ligação perfeita entre a estrutura e a superfície do telhado. Os flanges da embreagem garantem uma fixação confiável - o inferior está conectado ao duto de ar, o superior suporta a coifa, que protege o tubo da precipitação. Um anel é colocado dentro do tubo para garantir a drenagem do condensado.
Tipos de montagens: qual passagem de duto escolher?
Os fabricantes recomendam o uso de soluções de cobertura individuais para diferentes tipos de cobertura. nós de passagem através do telhado. Após consultar os vendedores de lojas especializadas, você poderá adquirir a estrutura de passagem necessária junto com o material de cobertura.
As modernas unidades de passagem especializadas estão equipadas com sistemas avançados de controle de fluxo de ar.Esses equipamentos atendem melhor aos requisitos atuais de conforto. A instalação de tais sistemas requer mais habilidades do que os dispositivos convencionais.
Antes de adquirir uma unidade de passagem de alta tecnologia, avalie a viabilidade de sua compra. Se as instalações forem pequenas, é melhor optar pelos modelos mecânicos convencionais.
A unidade de passagem é um tubo com tampão. Mas diferentes modelos podem diferir em seus parâmetros e aparência.
Tabela de tipos de duto de ar no telhado de uma casa:
Diferenças de design | Pequena descrição |
Sem válvula modelos / com válvulas | O preço dos projetos sem válvulas é mais barato, mas não há previsão de ajuste da saída de ar para bloquear o fluxo. É instalado com mais frequência em edifícios privados. As amostras de válvula possuem um amortecedor para regular a passagem de ar. Instalado em instalações administrativas e industriais, onde não existam obrigatório operação regular de ventilação. |
Isolado / sem isolamento | As opções isoladas podem ser equipadas com uma camada de basalto ou lã de vidro. Conveniente se o tubo de ventilação para o telhado da casa estiver localizado principalmente na rua ou longe da cumeeira. Não isolado os modelos são adequados para climas amenos. Uma camada de isolamento ajuda a eliminar a condensação excessiva que aparece devido às mudanças de temperatura e ao escape de gases. |
Mecânico / Automatizado | As unidades mecânicas estão equipadas com um cabo especial que permite controlar manualmente o fluxo de ar.Os automáticos são equipados com um controlador que controla totalmente o sistema de ventilação. |
Todos os modelos possuem marcações individuais, o que facilita o entendimento dos tipos de equipamentos. Esta é uma combinação de letras e números correspondentes a uma instância específica, por exemplo UP1-03.
Os dois números no final indicam o tamanho da estrutura. Eles variam de 01 a 10. O primeiro dígito indica as características de design do produto.
Neste caso, a unidade demonstra que a unidade está sem válvula e sem anel de condensado. Os dois indicam que condensado não há anel, mas há uma válvula mecânica. A presença do três indica modelo com anel + válvula mecânica.
Como fazer ventilação no telhado de uma casa?
Antes de um carpinteiro iniciar o trabalho de instalação de aberturas de ventilação no telhado, ele deve determinar que tipo de aberturas de ventilação a casa precisa. Sugerimos seguir as recomendações do fabricante, pois a ventilação no telhado de uma casa pode ser feita de maneira correta, levando em consideração todos os fatores.
Consideremos as características da saída do duto de ar para o telhado da casa:
- A instalação da unidade na cobertura é realizada ao final de todas as obras.
- É necessário calcular com precisão a localização da saída do duto de ar. Na maioria das vezes está localizado na área do cume entre as vigas.
- O tamanho do padrão deve ser um pouco maior que o próprio nó. Isso ajudará a reduzir o risco de erros ao aplicar marcações.
- A instalação é feita com cuidado, principalmente para telhados de materiais duros.
- As juntas entre a unidade e o telhado são vedadas com selante.
Alguns materiais (ardósia ou ladrilho) apresentam estrutura ondulada e densa, o que não permite uma fixação firme do equipamento. Portanto, é necessária a instalação de buchas especiais.
Para isso, também é feito um furo e colocado impermeabilizante sob o suporte, após o qual unidade de passagem está instalada. A vedação de borracha é colocada sob a cobertura e fixada com selante.
Instalar uma unidade de ventilação em uma cobertura de concreto praticamente não difere da instalação de equipamentos em outros tipos de cobertura. O furo, neste caso, é planejado na fase de projeto do edifício ou é perfurado após a construção da fundação com broca diamantada.
Durante a instalação, é utilizada uma luva que é inserida no furo existente. A vedação é um pouco mais complicada, é necessário colocar uma tampa no topo da montagem que possa proteger as juntas existentes da precipitação.
Ao criar o equilíbrio certo entre ventilação interna e externa, você pode ajudar a otimizar a vida útil do seu sistema de cobertura e eficiência energética Casas.
Como fazer e organizar a passagem do duto de ar no telhado?
A conduta de ar através do telhado inicia-se após a conclusão da instalação do sistema de ventilação na divisão.
A instalação de uma unidade de passagem de duto de ar padrão é realizada na seguinte sequência:
- É determinado o local onde o tubo de ventilação sai para o telhado da casa.Recomenda-se colocar a saída de todos os sistemas de ventilação mais próxima da cumeeira. Deve ser 30 mm mais largo que o tubo. Os iniciantes podem primeiro recortar um padrão de papelão e fazer marcações nele.
- Comece pelo sótão e faça um furo no telhado no local desejado para a ventilação. Tente ficar perto do local do sistema de troca de ar. Deixe a broca enfiada no telhado para que você possa encontrar o buraco quando estiver no topo.
- Depois de encontrar uma furadeira no telhado, puxe-a e marque o buraco no telhado. É necessário fazer um furo redondo com cuidado com um quebra-cabeças ou serra de acordo com as marcações. Se o telhado for de material macio, fazer o corte é fácil, mas materiais mais duros exigirão mais destreza e paciência. Primeiro, esse telhado precisa ser perfurado ao longo do contorno em vários lugares para inserir uma serra e cortar um círculo.
- Retire com cuidado partes da cobertura e através do furo resultante retire os materiais que são colocados sob a cobertura (isolamento, impermeabilização, revestimento). Se possível, algumas partes do telhado podem ser removidas. Isso ajudará a simplificar o processo de instalação.
- Topo tubo de duto de ar amarre a penetração com um selo. Use fita adesiva para prendê-lo perto do tubo. repelente à água e camadas de barreira de vapor. Trate as juntas com selante. Em um telhado macio, a vedação de borracha é fixada com selante. Em superfícies duras - parafusos auto-roscantes.
- Quando o tubo está bem fixado, a cabeça é colocada em cima, protetor duto de ventilação contra precipitação, pássaros e detritos.
A passagem pelo telhado não deve ter circunvoluções ou depressões, pois no inverno pode formar-se uma bolsa de neve e a água derretida irá parar sob o telhado.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo demonstra claramente a instalação de um duto de ar que passa pela cobertura, permitindo ter uma visão mais completa dessa obra:
Sugerimos que você se familiarize visualmente com a instalação da ventilação assistindo a este vídeo:
Instruções em vídeo sobre a construção de uma caixa para um grupo de tubos de ventilação:
A familiaridade com a tecnologia, opções e detalhes para organizar as passagens de ventilação através do telhado é necessária tanto para artesãos independentes quanto para clientes de serviços de trabalhadores convidados, em cujas qualificações e experiência não se deve confiar incondicionalmente.
Você gostaria de compartilhar sua experiência pessoal na organização de passagens pela torta de telhado? Você tem informações que não estão mencionadas no artigo, mas que merecem a atenção dos visitantes do site? Deixe comentários no bloco abaixo, poste fotos relacionadas ao tema do artigo e tire dúvidas.