Tubulações para esgoto interno da casa: uma visão comparativa dos tipos modernos de tubulações

O bom funcionamento do sistema de esgoto depende da seleção competente dos componentes e da correta instalação da rede.Freqüentemente, os artesãos domésticos instalam sistemas de engenharia por conta própria e se deparam com a questão principal: quais canos de esgoto da casa são melhores técnica e financeiramente.

Nós o ajudaremos a resolver esse problema difícil. O artigo que propomos descreve todos os tipos de tubos utilizados, listando seus lados positivos e negativos. O material é sistematizado para facilitar a comparação das características do produto, vida útil, custo e prática de aplicação.

Requisitos para tubulações de esgoto internas

O sistema de esgoto de uma casa é uma rede de comunicações de engenharia projetada para drenar resíduos domésticos de edifícios particulares e de vários andares. A movimentação dos resíduos ocorre espontaneamente de acordo com as leis gravitacionais. Todo o complexo de comunicação inclui redes de pipeline internas e externas.

O esgoto interno é composto por instalações hidráulicas, unidades de filtragem para limpeza preliminar de ralos, tubulações, risers, coletores e ramais localizados dentro da casa, acessórios sanitários.

Esgoto externo e interno
As tubulações de esgoto possuem cores diferentes, indicando a finalidade do produto. Cor cinza ou branco - instalação de linha principal interna, cor vermelha ou laranja - instalação de rede de esgoto externa

As condições de funcionamento, parâmetros técnicos, preços de tubos para instalação externa e interna diferem entre si. A rede de esgoto da casa não está sob carga pesada e é utilizada em condições suaves - a tubulação é colocada no interior do edifício e coberta com painéis decorativos.

Requisitos básicos para a drenagem interna principal:

  1. Força. Apesar das condições operacionais “mais leves”, os tubos devem suportar cargas mecânicas e pressão dos fluxos de fluidos residuais.
  2. Resistência biológica e ao calor. O material de fabricação deve ser quimicamente inerte aos componentes agressivos (agentes de limpeza, etc.) contidos nas massas descarregadas. Igualmente importante é a resistência a altas temperaturas.
  3. Suavidade. A ausência de lacunas no revestimento interno da tubulação garante a movimentação desimpedida dos resíduos. Mesmo pequenas rugosidades ao longo do tempo causam redução na área de fluxo e entupimento do esgoto.
  4. Facilidade de instalação. O peso leve e a facilidade de conexão de elementos individuais facilitam a montagem da linha de resíduos.

Um requisito adicional é a compatibilidade da tubulação interna com as instalações sanitárias das instalações e elementos da rede externa de esgoto.

Esgoto interno
As regras para organização do esgoto intradomiciliar estão previstas na SP 30.13330.2012 e SNiP 2.04.01. As normas permitem o uso de tubos feitos de materiais que mantêm a resistência hidráulica estável por 25 anos

Ao escolher tubos para esgoto interno Três critérios principais devem ser levados em consideração: material de fabricação, diâmetro da seção transversal e fabricante. Vamos dar uma olhada em cada um dos parâmetros.

Características técnicas e operacionais de diferentes tubos

As mais populares são duas categorias de tubulações: modificações em ferro fundido e plástico. Nos últimos dez anos, os tubos de ferro fundido deram lugar aos seus homólogos de polímero devido à sua resistência anticorrosiva, confiabilidade e leveza.

Ferro fundido – durabilidade e resistência

A base para a fabricação de tubos de ferro fundido é o minério de ferro. Algumas características do material correspondem às propriedades do aço, mas devido ao alto teor de oxigênio, os produtos de ferro fundido são caracterizados por maior resistência ao desgaste.

Na fabricação de tubos de esgoto, são utilizadas técnicas de fundição centrífuga e semicontínua. O primeiro método permite lançar “reforços” de qualquer diâmetro, comprimento e espessura. De acordo com GOST, todos os tubos de saída estão equipados com tomadas.

Tubos de ferro fundido
Segundo as estatísticas, o menor percentual de acidentes ocorre em redes de esgoto em ferro fundido. Muitos fabricantes oferecem garantia de 80 anos, na prática esse número chega a 100 anos.

Vantagens dos sistemas de ferro fundido:

  • alta resistência se as regras de instalação forem seguidas;
  • segurança ambiental;
  • bom isolamento acústico;
  • resistência ao desgaste;
  • manter a forma durante toda a vida útil;
  • resistência ao fogo;
  • resistência a diferentes temperaturas, mudanças atmosféricas, reagentes químicos e fatores mecânicos.

Para evitar o aparecimento de “placas” corrosivas, os tubos e acessórios neles montados são tratados internamente com betume de petróleo ou revestidos com esmalte. Além disso, esta medida suaviza um pouco a rugosidade da superfície do ferro fundido.

Apesar dos fortes argumentos a favor do material tradicional, o alto custo e o trabalho de instalação intensivo em mão-de-obra causaram um declínio na procura de tubos de ferro fundido.

Desvantagens adicionais:

  • a presença de rugosidade que contribui para o aparecimento de depósitos e bloqueios;
  • suscetibilidade para identificar impactos.

Para garantir a vedação completa da linha, é necessário ajustar com precisão as dimensões lineares das peças de conexão.

Tamanhos típicos de tubos
Os produtos de tubos de ferro fundido destinados à instalação de rede de esgoto intradomiciliar são produzidos em três tamanhos padrão: 50, 100, 150 mm

Cloreto de polivinila - praticidade de uso

O cloreto de polivinila é um polímero termoplástico resistente a compostos ácidos, solventes, substâncias alcalinas e óleos minerais. A faixa de temperatura operacional varia de -15°C a +66°C. Pelas suas propriedades técnicas, o material é utilizado na produção de tubos para instalação de esgoto interno sem pressão.

Especialistas consideram o cloreto de polifenila não plastificado (viniplast), tipo de PVC de estrutura mais rígida, a matéria-prima mais promissora para a produção de esgoto e tubulações de água.

Características distintivas dos tubos uPVC:

  1. Duração da operação.Graças à sua resistência aos processos corrosivos e à “indiferença” aos reagentes químicos, a vida útil é de dezenas de anos.
  2. Pipeline leve. Devido à sua baixa densidade específica, o material tem pouco peso, o que facilita e agiliza a montagem da linha de esgoto.
  3. Suavidade do revestimento. Uma superfície interna absolutamente lisa, sem qualquer rugosidade, reduz o risco de entupimento da tubulação.
  4. Arranjo de caminhos complexos. Uma ampla seleção de elementos de montagem simplifica o projeto e a instalação de linhas de drenagem complexas.
  5. Preço acessível em comparação com análogos de metal.

Comparados aos tubos de aço, cobre e polietileno, os produtos de PVC são caracterizados por alta inércia física e biológica.

Canos de esgoto em PVC
Os tubos de PVC têm altas qualidades higiênicas - as bactérias não são retidas em sua superfície e não são criadas colônias de microrganismos patogênicos

É conveniente reconstruir o sistema de PVC caso seja necessário instalar encanamentos adicionais e “amarrar” o tubo de saída ao riser comum.

Ao dar preferência aos tubos de PVC, deve-se levar em consideração as seguintes nuances:

  • com exposição prolongada a altas temperaturas (70° e acima), o plástico torna-se quebradiço;
  • solventes orgânicos concentrados podem “corroer” e alterar a estrutura do PVC.

As conexões de PVC e UPVC contêm cloro. Quando queimado, o plástico fumega e libera substâncias tóxicas cáusticas.

Polipropileno – resistência a influências negativas

Os tubos de polipropileno são superiores aos tubos de cloreto de polivinila em alguns aspectos. Vantagens dos produtos PP:

  1. A elasticidade do material explica a resistência dos tubos aos choques mecânicos - o polipropileno se deforma levemente, mantendo a integridade, e volta ao seu estado original.
  2. O contato com um ambiente ácido é aceitável. Essa qualidade aumenta sua resistência ao desgaste e nos permite falar sobre o descarte seguro de resíduos de PP.
  3. Alta resistência ao calor. A temperatura de exposição permitida é de até +90°C; com um aumento de curto prazo para +100°C, o PP-main mantém as qualidades declaradas.

A resistência ao gelo depende dos aditivos das matérias-primas e da qualidade dos produtos tubulares. A faixa de indicadores está entre 10-50°C abaixo de zero.

Tubos de polipropileno
Os tubos PP, juntamente com os produtos de PVC, são projetados para operação de longo prazo. Engenheiros tecnológicos, citando testes de laboratório, afirmam uma vida útil de até 90-100 anos

As características acima são características de produtos fabricados de acordo com GOST. Aqui a questão da escolha de um fabricante terá um papel primordial.

Informações básicas sobre as características de um tubo PP podem ser encontradas em suas marcações. Todo o comprimento do produto é serrilhado em intervalos de 2 a 4 m.

A marcação mostra:

  • marca;
  • tipo de matéria-prima (B – polímero em bloco, R – copolímero aleatório, PP – polipropileno, H – homopolímero);
  • diâmetro externo (10-1200 mm), espessura da parede;
  • pressão operacional permitida.

Deve-se lembrar que uma parede mais espessa do tubo PP deve corresponder a uma pressão nominal elevada.

Marcação de tubos PP
Para organizar uma linha de esgoto interna, geralmente são utilizados tubos com seção transversal de 40-110 mm e espessura de 1,8-2,7 mm. Isto é suficiente em condições de operação sem pressão.

Polietileno – flexibilidade e disponibilidade do produto

Ao se perguntar qual tubo usar para esgoto interno ou de apartamentos, preste atenção aos produtos feitos de polietileno (PE). O material é formado durante a polimerização do etileno com adição de catalisadores.

As características de desempenho dependem da composição qualitativa e das condições de reação (pressão e temperatura). Tubos HDPE são usados ​​​​para a rede de esgoto.

O polietileno obtido por polimerização de hidrocarbonetos sob baixa pressão possui as seguintes características:

  • temperatura operacional recomendada – não superior a +40°С, saltos de curto prazo até +60°С são aceitáveis;
  • a capacidade de expansão de 5 a 7% do estado original explica a flexibilidade e a resistência ao impacto do material;
  • baixa condutividade térmica – a formação de condensação nas tubulações é mínima;
  • falta de reação ao contato com resíduos transportados de diversas origens (matéria orgânica, reagentes químicos).

Os tubos de polietileno apresentam muitas das vantagens de um “tubo plástico”: baixo custo, resistência à corrosão, leveza do material e facilidade de montagem da rede de drenagem.

Tubos de polietileno
A união dos elementos da linha principal é realizada pelo método de encaixe através de O-ring de borracha ou por soldagem térmica com ferro de solda para tubos de polímero

Os produtos de PE são inferiores aos tubos de PP e PVC em termos de resistência ao desgaste - com os efeitos abrasivos regulares dos resíduos descartados, a superfície do polietileno se desgasta rapidamente.

Aço – “rigidez” da linha de esgoto

Tubos de aço proporcionam resistência e rigidez à rede de serviços públicos. O material mantém os ângulos de inclinação do sistema e suporta cargas de alta temperatura.

No entanto, as desvantagens do esgoto de aço são mais graves:

  • suscetibilidade ao apodrecimento - quando utilizado para drenagem de resíduos cinzentos, é necessária pintura ou tratamento com betume; a aplicação de uma camada impermeabilizante reduz a resistência aos efeitos da temperatura de 700°C a 60°C;
  • A união dos tubos é feita por meio de conexões roscadas ou soldagem - ambos os métodos tornam o aço mais vulnerável à corrosão.

As redes de aço são caracterizadas por uma alta frequência de bloqueios - o diâmetro da tubulação diminui devido ao aparecimento de depósitos enferrujados.

Canos de aço
Os tubos de aço são mais caros que os de plástico, pelo que a sua utilização não se justifica tanto do ponto de vista prático como financeiro.

Materiais alternativos: cimento-amianto e cerâmica

Tubulações de cimento-amianto e cerâmica raramente são instaladas em residências e apartamentos particulares. Porém, vale ressaltar suas nuances técnicas e operacionais.

Os tubos de cimento-amianto são feitos de cimento Portland e fibras de amianto. Devido à complexidade de instalação, tamanhos padrão limitados e baixa resistência, seu uso em sistema de esgoto Não é relevante.

Tubos de cimento-amianto
Características do cimento-amianto: vida útil - 25 anos, diâmetros disponíveis - 10-50 cm, temperatura de operação - 160°C. A frequência de entupimento é a mesma das comunicações de ferro fundido

Os parâmetros técnicos da cerâmica são um pouco superiores à qualidade dos tubos de ferro fundido:

  • resistência à corrosão – 100%;
  • imunidade a compostos alcalinos, ácidos e outros componentes agressivos;
  • resistência à temperatura – a cerâmica pode suportar temperaturas de 1000°C ou mais;
  • Dimensões – 15-60 cm, espessura da parede – 19 mm.

Os tubos cerâmicos são pouco procurados devido ao alto custo e às dificuldades de automontagem de uma rede de utilidades.

Tubos cerâmicos
A probabilidade de entupimento é mínima - isso é consequência de paredes internas lisas e da ausência de acúmulos de corrosão. A vida útil da linha cerâmica é de até 150 anos

Escolhendo um diâmetro de acordo com os códigos de construção

Em contraste com os produtos de ferro fundido, uma série de modificações de formato plástico são muito mais ricas. Fabricantes tubos de polímero Produzem produtos com diâmetro de 16 mm a 6.000 mm.

A necessidade de uma gama diversificada faz sentido:

  • as capacidades dos sistemas de engenharia de dutos estão se expandindo;
  • O tamanho do tubo é selecionado levando em consideração determinadas tarefas;
  • é possível substituir um trecho da linha principal por um tubo de menor diâmetro possível - ao instalar uma rede de esgoto em uma casa particular, isso reduzirá o orçamento para reparos.

Os tamanhos padrão mais populares para rede de drenagem interna: 50/100/150 mm.

Fiação de esgoto interno
O diâmetro do tubo é selecionado de acordo com a área de serviço. Por exemplo, uma tubulação de 100, 110 ou 150 mm é instalada sob um riser vertical e um vaso sanitário

Escopo de aplicação de tubos com base na área de fluxo:

  • 16-25 mm – remoção de líquido não contaminado de unidades de ventilação, condicionadores de ar e desumidificadores;
  • a partir de 32 mm – ligação de lavatório ou pia utilizada para lavagem de louça condicionalmente limpa (copos, taças de vinho, etc.);
  • a partir de 40 mm – ralo para banheira, chuveiro, pia de cozinha, lava-louças ou máquina de lavar;
  • 50 mm ou mais – ligação simultânea de duche e banheira, lavandaria;
  • 60-75 mm – conexão combinada de três e cinco dispositivos, respectivamente, com exceção do vaso sanitário.

As dimensões são medidas de dentro para fora e refletem o diâmetro nominal da linha. Considerando a espessura da parede, o tamanho externo excede o tamanho interno.

Além do diâmetro, ao escolher tubos de polímero deve-se atentar para os seguintes pontos:

Principais fabricantes de tubos internos

Para determinar quais tubos são melhores para uso em esgoto, você deve comparar as características e preços dos produtos das principais empresas de sistemas de dutos. Os líderes de mercado são as seguintes empresas: Rehay, Wavin, Ostendorf, Politek, Polytron e Corsis.

Rehay Raupiano – esgoto silencioso

A empresa alemã Rehay desenvolveu tubos multicamadas - Raupiano Plus.

Rehay Raupiano
A estrutura de três camadas do Rehay Raupiano inclui: um revestimento externo de polipropileno resistente a impactos, uma almofada mineral reforçada no meio e uma camada interna lisa de PP

Histórico de méritos:

  • melhor isolamento acústico – eficiência de absorção sonora aumentada em 30%;
  • estética - tubos brancos são adequados para vários designs de ambientes;
  • confiabilidade - multicamadas oferece proteção contra vazamentos, impactos e odores desagradáveis;
  • Flexibilidade – possibilidade de instalação no chão e na parede.

Raupiano Plus - produtos para esgoto universal, compatíveis com adaptadores e conexões de outros fabricantes. Para aumentar a resistência ao calor do polipropileno, o fabricante sugere a instalação de braçadeiras corta-fogo que bloqueiam a propagação do fogo através do sistema de engenharia (a temperatura de resposta do sensor é de 120°C).

Wavin – sistemas de tubulação de plástico

A Wavin é um líder europeu (Holanda) com quarenta anos de experiência na fabricação de tubos de polímero para abastecimento de água, esgoto, drenagem e drenagem pluvial, colocação de cabos subterrâneos. A empresa ganhou reputação como inovadora e fornecedora de produtos de alta qualidade.

Tubos ondulados
A Wavin oferece soluções completas para a instalação de esgoto interno: tubos de PVC e PP, sistemas de absorção acústica Wavin AS, acessórios, braçadeiras de fixação e acessórios relacionados

Características do produto:

  • tamanhos padrão – 32-110 mm;
  • fabricação de matérias-primas – PP e PVC;
  • espessura – 2,6 mm;
  • os tubos com seção transversal de 50 e 100 mm são produzidos em design de soquete duplo;
  • resistência à temperatura: 75°C – contato constante, 95°C – exposição de curta duração;
  • cor branca e cinza.

Sistemas Wavin Asto – segmento premium esgoto com absorção de som. A espessura da parede é de 5,3 mm com diâmetro de 110 mm. O tubo grosso evita o ruído e suprime as vibrações acústicas. A estabilidade térmica atinge 90-95°C.

Ostendorf HT – polipropileno com absorção de som

Ostendorf (Alemanha) é especializada na produção de tubos e acessórios para instalações de esgotos.

Ostendorf HT
Características dos tubos Ostendorf da série NT: material – PPH, temperatura limite de resíduos – 95°C, meio de trabalho – águas residuais, união de elementos em um soquete

Os produtos com propriedades de redução de ruído são fabricados à base de polímeros e compostos minerais.

Graças às novas tecnologias, foi possível melhorar as qualidades acústicas e a resistência. Gama de produtos - tubos com seção transversal de 50-200 mm, comprimento do produto - até 3 m.

Politek – bens produzidos internamente

A empresa é especializada na produção de componentes para dutos de polímero. Os produtos atendem às normas europeias, cada lote é submetido a testes laboratoriais, cujos resultados são comprovados por um certificado.

Tubos Politek
O material utilizado na confecção dos tubos internos é o polipropileno estabilizado copolimerizado. A composição das matérias-primas contém antipereninas, que impedem a ignição e promovem a atenuação

Características do sistema de esgoto interno Politek:

  • maior resistência do anel devido à estrutura de duas camadas dos tubos;
  • boa resistência à temperatura – 70°C;
  • modelos: tubos com e sem tomada;
  • tamanhos padrão: 32/40/50/110 mm, espessura da parede – 1,8-2,7 mm.

Os produtos Politek são resistentes a produtos químicos, por isso são recomendados para linhas de esgoto internas em instalações industriais, hospitais, laboratórios e edifícios comerciais.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Comparação de tubulações de esgoto destinadas à construção de redes de esgoto externas e internas:

Vídeo nº 2. Avaliação da eficácia dos sistemas de esgoto silenciosos Raupiano e Skolan:

Do ponto de vista do benefício financeiro e da praticidade, os tubos de polipropileno são a melhor escolha para organizar a parte interna da rede de esgoto.O gasoduto PP é acessível, fácil de implementar e garante operação ininterrupta a longo prazo do novo sistema de engenharia.

Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos quais tubos foram usados ​​​​para consertar a rede de esgoto de um apartamento ou para instalar uma rede em uma casa de campo. Tire dúvidas, compartilhe informações úteis, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Alexei

    A casa foi construída há cerca de doze anos e não havia muita variedade naquela época. O sistema de esgoto foi feito com tudo o que encontramos. Temos principalmente tubos de ferro fundido, mas como a construção demorou muito, começaram a aparecer produtos de polipropileno. É por isso que temos um sistema de esgoto híbrido. Mas às vezes você deseja substituir os tubos de ferro fundido por uma versão em polímero. É verdade que nunca houve falhas ou bloqueios. Decidi que o melhor é inimigo do bom.

  2. Andrei

    Há vários anos, substituí o antigo sistema de esgoto Radian da casa por canos novos. Ah, e então eu tive que suar. Havia a opção de conectar canos antigos com novos, para não quebrar tudo e todos, mas recusei. É melhor fazer isso uma vez, mas por muitos anos. Além disso, o apartamento é antigo, ninguém mudou nada nele desde os tempos da URSS. Instalei tubos de polietileno porque são baratos e, na minha opinião, de alta qualidade. Estou mais do que satisfeito com o trabalho realizado - não há bloqueios, a água escoa rapidamente e sem problemas.

    • Tolya

      Para a produção dos tubos PEAD (polietileno de baixa densidade) são utilizados materiais reciclados, portanto a qualidade deixa muito a desejar. Na minha opinião, é melhor escolher outros tipos de polímero. Eles são mais confiáveis.

  3. Nikita

    Olá! Por que uma tubulação de polietileno é mais suscetível a colônias bacterianas do que uma tubulação de PVC?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. É tudo uma questão de estrutura do próprio material. O polietileno comum tem resistência biológica média. Este material em si não é suscetível à influência de microrganismos, mas a exposição à radiação UV ativa a proliferação de microrganismos na tubulação. Portanto, é necessário proteger a tubulação PE da luz solar direta.

      Quanto ao cloreto de polivinila, sua resistência biológica está abaixo da média, isso se deve à estrutura rugosa da tubulação, que contribui para a formação de depósitos. Na verdade, este se torna um ambiente favorável para o desenvolvimento de microrganismos. Ao mesmo tempo, os tubos de PVC apresentam alta resistência à radiação ultravioleta.

      Estou anexando uma tabela com características comparativas de tubos feitos de diferentes materiais. Resistência aos efeitos de organismos biológicos abaixo (B - alta, C - média, H - baixa).

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica