Tubos de esgoto em PVC e HDPE para esgoto externo: tipos, características, vantagens e desvantagens

Na instalação de um sistema de drenagem, são utilizados tubos de PVC para esgoto externo, bem como tubos de PEAD. Embora sejam muito semelhantes em suas características técnicas e tecnológicas, esses produtos ainda apresentam uma série de diferenças significativas que afetam a facilidade de instalação e posterior operação do sistema de esgoto.

Falaremos sobre as propriedades dos materiais poliméricos para a produção de tubos. Diremos como escolher o tipo de tubulação para que a instalação seja menos trabalhosa e mais rápida. Levando em consideração nossos conselhos, você selecionará facilmente produtos para instalação de redes externas de esgoto.

Requisitos gerais para tubos para esgoto externo

Como a construção de esgoto externo exige muito esforço e sua vida útil depende diretamente da resistência dos elementos da rede às condições desfavoráveis, uma margem de segurança adequada é incluída na produção de tubulações de esgoto: maior resistência às oscilações de temperatura e pressão do solo.

Quais parâmetros caracterizam os tubos de esgoto de PVC e HDPE usados ​​​​para esgoto externo:

  • Material. Para o esgoto externo, são utilizados tubos feitos de materiais duráveis, capazes de suportar não apenas o ambiente agressivo das águas residuais, mas também as mudanças de temperatura e as cargas mecânicas. As propriedades desses materiais são o critério mais importante na escolha do tipo de tubo.
  • Espessura da parede. Levando em consideração a pressão exercida pela bola de solo, bem como a tendência de alguns tipos de solo se levantarem no inverno, a espessura da parede do tubo da tubulação externa deve ser de 1,5 vezes maisdo que para interno.
  • Projeto. A resistência do tubo, a resistência à deformação e o método de instalação do sistema dependem deste parâmetro.
  • Dimensões. O diâmetro dos tubos e seu comprimento são calculados na fase de projeto do sistema de esgoto
  • Cor. Os tubos para uso externo são pintados de laranja. Isto torna-os mais fáceis de localizar durante reparações de drenagem ou outros trabalhos de escavação e ajuda a evitar danos.

Escolher tubos para uma rede de esgoto externa é uma tarefa responsável, porque o trabalho de instalação é caro e trabalhoso, e quanto mais durarem os tubos, melhor.

Tubos de PVC
Ao projetar um sistema de esgoto, você precisa levar em consideração muitos fatores - condições do local, características do sistema de esgoto, diferentes tipos de tubos e as propriedades dos materiais dos quais são feitos.

Ao escolher e comprar canos de esgoto É melhor não economizar na qualidade, estudar as características do produto e os parâmetros operacionais.

Uso de tubos de polímero

Os tubos de polímero incluem produtos feitos de compostos sintéticos, feitos de PVC e HDPE. Todos os tubos de polímero possuem propriedades e características semelhantes que atraem construtores e consumidores.

Vantagens significativas são leveza, resistência e baixo custo. Estas e muitas outras qualidades tornaram os tubos de polímero populares na construção de redes de eliminação de águas residuais.

Tubos feitos de materiais poliméricos
SNiP 2.04.03-85, que descreve as normas construtivas para a construção de redes de esgoto e, em particular, suas redes e estruturas externas, indica diretamente a preferência pelo uso de produtos poliméricos

O uso de tubos de polímero é especialmente importante na instalação de tubulações externas.

O que torna os polímeros um material tão conveniente:

  • Facilidade. Colocando a uma profundidade de 1,5 m, o grande comprimento e diâmetro dos tubos para a instalação de uma rede de esgoto externa significa que o trabalho de instalação é bastante trabalhoso. A utilização de elementos poliméricos facilita muito a instalação, reduz o custo de instalação e permite abandonar o uso de equipamentos e ferramentas especiais.
  • Força. O material pode suportar cargas pesadas, adequado para colocando canos no chão. É resistente a danos mecânicos e possui grande resistência à compressão.
  • Suavidade superficial. Uma propriedade importante para tubulações que descarregam águas residuais é uma superfície interna lisa na qual os sedimentos não permanecem.
  • Propriedades anticorrosivas. Os materiais poliméricos não interagem de forma alguma com a umidade, assim como com a maioria dos produtos químicos.

Além disso, os tubos de plástico normalmente suportam flutuações de temperatura e mudanças climáticas sazonais. Mas não vale a pena colocar dutos de PVC ao ar livre - os raios ultravioleta têm um efeito destrutivo sobre eles. Ao ar livre, os tubos feitos de materiais poliméricos só podem durar muito tempo se forem protegidos por um invólucro protetor.

Tubos de PVC para rede de esgoto externa

Os tubos de esgoto de PVC são feitos de cloreto de polivinila, um plástico popular e acessível que é amplamente utilizado na produção de muitos produtos plásticos.

Os produtos podem ser de camada única (monolítica) ou de três camadas, em que a camada intermediária é feita de uPVC poroso e as duas restantes são feitas de uPVC primário. Eles são populares na instalação de linhas de esgoto externas. tubos de PVC corrugados, bem resistente à pressão do solo.

Tubos de PVC
Os tubos de PVC destinados ao esgoto externo são sempre pintados de laranja - ao reparar a rede de esgoto ou escavação, isso facilita sua detecção no subsolo

Os tubos de PVC são utilizados principalmente para a construção e reparação de esgotos sem pressão com pressão no sistema não superior a 0,16 MPa, para drenagem de águas pluviais. São utilizados para a remoção de águas residuais agressivas, meios líquidos e gasosos com resistência química na faixa de 2-12 pH, temperatura de 0 a +60 °C.

Ao instalar esgoto externo Tubos de PVC eles são baixados a uma profundidade abaixo do congelamento do solo ou são usados ​​​​materiais de isolamento térmico para proteção contra o congelamento.

As seções cobertas do sistema protegem da luz solar. A exposição prolongada à radiação ultravioleta em tubos de cloreto de polivinila leva à fotodestruição - perda de elasticidade e resistência.

De acordo com a classe de rigidez do anel, os produtos são marcados como:

  • SN2 - 2kN/m2 — a profundidade de colocação desses tubos no subsolo é de até 1 m;
  • SN4 – 4kN/m2 — profundidade de assentamento até 6 m;
  • SN8 - 8kN/m2 — profundidade de assentamento até 8 m.

Com base na espessura da parede, existem tubos leves, médios e pesados ​​​​com valores de 2,2 a 12,3 mm. Para esgoto externo são utilizados tubos de PVC com espessura de parede de 2,7 mm, cujo diâmetro varia de 110 a 630 mm.

Os tamanhos padrão dos tubos de esgoto são comprimentos de 0,5 m, 1 m, 2 m, 3 m, 6 m, às vezes até 12 m - as dimensões são indicadas pelo fabricante sem tomada.

Instalação de tubos de PVC
Os tubos de PVC, para ligação de elementos individuais, possuem um encaixe com vedação de borracha em uma das extremidades. Isto garante uma instalação rápida e fácil, estanqueidade da junta

Os tamanhos mais populares de tubos de cloreto de polivinila são produtos com diâmetro de 110-200 mm e classe de dureza SN2. Em termos de preço e indicadores técnicos, são uma opção ideal para construção esgoto autônomo em uma área suburbana.

Tubo PEAD para instalação de rede de esgoto externa>

Os tubos HDPE são feitos de polietileno de baixa densidade pelo método de extrusão contínua. O material não interage com ácidos, álcalis, ácidos orgânicos e água - quanto maior sua densidade, mais resistente é aos solventes orgânicos.

Tubos de polietileno
Os tubos de polietileno praticamente não estão sujeitos à corrosão, e um projeto de esgoto bem projetado e instalação do sistema garantem um serviço duradouro - até 50 anos

A superfície interna lisa dos tubos não interfere na livre circulação de águas residuais contendo partículas mecânicas e não é suscetível a depósitos de lodo e calcário.

A faixa de temperatura operacional dos tubos de polietileno para esgoto é de -20 a 60. Os tubos HDPE são utilizados para a instalação de esgoto sob pressão e livre pressão, drenagem e sistemas de tempestade.

Conexão de tubo HDPE
Ao instalar tubos HDPE, é usada soldagem de topo ou eletrofusão para conectá-los. Este é um processo mais trabalhoso do que o método de conexão de soquete, que é usado ao conectar elementos de sistema de esgoto de PVC

Por um curto período de tempo, uma tubulação de polímero pode suportar um aumento de temperatura de até 100. Os tubos são instalados no subsolo ou protegidos com materiais isolantes da exposição à luz solar - o material é sensível à radiação UV e se desintegra rapidamente sob sua influência.

Tubos corrugados de dupla camada

Tubos corrugados feitos de polímeros são amplamente utilizados na construção e reparo de instalações municipais e industriais. As primeiras opções eram feitas de PVC, mas agora o polietileno é utilizado como material que resiste melhor aos efeitos de águas residuais agressivas e compostos orgânicos.

Como para tubos de construção em grande escala com diâmetro superior a 315 mm com classes de rigidez SN16, SN8 são mais procurados, os produtos corrugados são a opção mais aceitável na avaliação da relação preço-resistência.

Tubos perfilados
Os tubos perfilados possuem rigidez de anel suficiente e são capazes de suportar tensões mecânicas e pressão do solo, ao mesmo tempo que apresentam menor consumo de material

As características vantajosas dos tubos corrugados são alcançadas através de um método de fabricação especial em que ambas as paredes do tubo são produzidas simultaneamente, conectadas entre si e formando uma estrutura monolítica.

As cavidades são formadas entre a superfície ondulada externa e a lisa interna, o que torna o produto mais leve. A parede externa ondulada fornece rigidez anular suficiente e resistência à deformação.

Instalação de tubos perfilados
Para conectar dois tubos corrugados, é fornecido um soquete de um lado. Ao passar de um tubo liso para um perfilado, use um adaptador ou adaptador especial

A camada interna do tubo possui superfície perfeitamente lisa e não contribui para a formação de depósitos e acúmulo de lodo e partículas mecânicas.

O tubo de esgoto de polietileno foi projetado para operar em temperaturas não superiores a +40°C e um aumento de curto prazo até +60°C. Para redes externas nas quais a temperatura do líquido drenado não ultrapassa os +35°C, isto é suficiente.

Comparação de tubos de PVC e HDPE para esgoto externo

Resumindo, as vantagens dos tubos de PVC incluem:

  • resistência ao desgaste;
  • peso leve;
  • ampla aplicação;
  • propriedades anticorrosivas;
  • facilidade de instalação sistema de esgoto;
  • baixo custo.

Desvantagens dos tubos de cloreto de polivinila:

  • não tolera temperaturas abaixo de zero;
  • sensível a choques em temperaturas abaixo de zero;
  • Substâncias com temperaturas acima de 45 °C não podem ser transportadas através da tubulação.

Os tubos de PVC são utilizados tanto na colocação das linhas externas do sistema quanto na organização da parte interna sistema de esgoto de uma casa particular.

Tubos PEAD tem as seguintes vantagens:

  • resistência dos materiais;
  • não suscetível à corrosão;
  • resistência ao desgaste, durabilidade;

Vantagens técnicas e tecnológicas bem fundamentadas incluem facilidade e versatilidade de uso. A faixa mais ampla de temperaturas operacionais é muito atraente.

As desvantagens dos tubos de polietileno incluem:

  • alto custo em comparação com outros tipos de tubos plásticos;
  • um processo mais trabalhoso de instalação de elementos do sistema.

Os principais parâmetros que as pessoas prestam atenção na hora de comprar canos de esgoto são o material de fabricação, o design e as dimensões.

Além de tubulações para instalação da parte externa de uma rede de esgoto autônoma, você precisará poços de plástico, utilizado para organização de pontos de viragem, coletores e pontos de inspeção. Nosso artigo recomendado fornecerá orientações para sua escolha.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Tipos de tubos para esgoto externo e interno:

Instalação de tubos de PVC na instalação de esgoto externo:

A gama de tubos utilizados para a construção de esgotos externos é bastante ampla, mas os tubos de esgoto em PVC e PEAD são os mais procurados pelas suas características de qualidade e custo.

É impossível afirmar e aconselhar de forma inequívoca que tipo de tubulação escolher na instalação de uma rede de esgoto - de policloreto de vinila ou polietileno - pois na hora de escolher é preciso levar em consideração as condições em que o sistema será utilizado e a capacidade financeira de o dono.

Gostaria de falar sobre que tipo de tubulação você escolheu para organizar o esgoto externo em uma área suburbana? Compartilhe os motivos pelos quais você preferiu sua opção. Deixe comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica