Esgoto em uma casa particular: visão geral das opções de arranjo + guia passo a passo

É difícil imaginar uma casa de campo sem um banheiro civilizado e um banheiro aconchegante.Mas nem todas as aldeias estão equipadas com um sistema de recolha de resíduos. É por isso, esgoto em uma casa particular realizado separadamente. Não sabe qual sistema escolher? Este artigo falará sobre todas as características do esgoto em uma residência particular.

Descrevemos possíveis formas de organizar a coleta de resíduos, delineamos seus recursos de design e aplicação. Eles também forneceram instruções passo a passo sobre elaboração de projeto, instalação de rede de esgoto, instalação de fossa séptica e poço de drenagem.

Tipos de sistemas de esgoto

Existem vários tipos de sistemas de recolha de resíduos: central, armazenamento, drenagem, filtração.

Central. A rede de esgoto da casa está ligada à rede geral de esgoto, por onde os resíduos orgânicos são coletados na rede municipal de esgoto.

Em seguida, o efluente é filtrado, passando por diversas etapas de purificação, e a água já segura vai para o reservatório local. O proprietário paga dinheiro mensalmente pelo uso.

Sistema de esgoto central
Dependendo da distância da tubulação central até a casa, decide-se sobre a conveniência de utilizar rede de esgoto autônoma ou central

Sistema de acumulação – protótipo moderno fossa. O principal diferencial é a vedação completa do ponto de coleta de resíduos. Pode ser: concreto, tijolo, metal, plástico. Para isso, é cavada uma vala para o contêiner em um terreno distante do prédio residencial.

O princípio de funcionamento do sistema de armazenamento se resume à descarga de compostos orgânicos em um recipiente lacrado. Quando está cheio, o conteúdo é bombeado estação de tratamento de esgoto de carro.

Este esquema de instalação de sistema de esgoto individual em uma residência particular ganhou grande popularidade devido ao seu baixo custo.

Fossa séptica com poço de drenagem
O esquema de instalação mais simples é uma fossa séptica com poço de drenagem. Representa uma espécie de meio-termo entre custos de construção e frequência de limpeza (+)

Drenagem de fossa séptica O processo de coleta de resíduos é semelhante a um tanque de armazenamento. A única diferença é a ausência do fundo do container. Isso permite que a água sedimentada penetre no solo através da plataforma de drenagem. O poço de drenagem é feito de concreto ou tijolo vermelho.

Unidades de filtragem instalados em áreas com alto consumo de água. Todo o sistema possui de 1 a 4 tanques localizados no subsolo. Os três primeiros tanques são usados ​​para coletar e limpar sequencialmente a matéria orgânica. O último recipiente faz a limpeza final.

Na verdade, a instalação de filtração combina elementos dos três tipos anteriores de esgoto. Dependendo do fabricante, os elementos de instalação estão equipados com diferentes sistemas de limpeza para ter em conta as condições locais.

Tanque séptico
Fossa séptica de filtração. Esta instalação ocupa uma grande área do local. Uma elevada percentagem de limpeza não exigirá a chamada de camiões de esgoto nos próximos 10 anos (+)

Se você está construindo uma casa de campo e não sabe como instalar uma rede de esgoto, sugerimos que se familiarize com as etapas de instalação do sistema mais eficaz e acessível - uma fossa séptica com poço de drenagem.

Estágios de organização de um sistema de águas residuais

Antes de instalar o esgoto em uma casa particularvocê precisa fazer um projeto. Inclui um desenho de trabalho, que indica as dimensões do terreno e marca os limites do edifício residencial e dos edifícios adjacentes. Depois disso, é localizada uma fossa séptica, atendendo às normas do bairro.

As obras de instalação de esgoto compreendem as seguintes etapas:

  1. Planejando o sistema de esgoto.
  2. Instalação de conduta nas dependências da casa com saída para ralo único.
  3. Construção de tanque coletor de resíduos orgânicos com poço de drenagem.
  4. Colocar um tubo central da casa ao tanque.

Se você planeja instalar um tanque selado, a última etapa será eliminada.

Etapa nº 1 - elaboração

São vários os fatores determinantes, cuja análise permite selecionar um sistema de esgoto adequado: tipo de solo, topografia da área suburbana, volume de consumo de água, nível do lençol freático, vizinhança, localização de edifícios residenciais e comerciais, disponibilidade de poço com água limpa.

Vejamos cada ponto com mais detalhes.

Levamos em consideração o tipo de solo e relevo

Cada tipo de solo possui características individuais.

O que prestar atenção:

  • arfante;
  • profundidade de congelamento;
  • umidade;
  • grau de absorção de umidade.

O tipo de solo é importante para o sistema de drenagem. Por exemplo, a argila não permite a passagem muito boa da umidade. Mas o solo negro, pelo contrário, é bom. Este parâmetro é levado em consideração na determinação da área de superfície do filtro.

Profundidade de colocação de tubos
A profundidade do congelamento desempenha um papel importante ao instalar um cano de esgoto de uma casa de campo. Para evitar o bloqueio de gelo, a tubulação é isolada

Se a casa estiver localizada em um terreno com perfil quebrado, ou seja, Existem grandes diferenças no nível da superfície do solo, a fossa séptica está localizada em uma várzea.O não cumprimento desta regra resultará no vazamento de água parcialmente contaminada para a superfície. O resultado é uma grave poluição de águas residuais no local.

Calculamos o volume de consumo de água

O volume de consumo de água é importante na hora de organizar um sistema de esgoto individual.

O volume de consumo de água é afetado por:

  • tempo de permanência na casa - residência principal ou casa de veraneio;
  • número de pessoas na família;
  • número de andares da casa;
  • número de eletrodomésticos.

Para calcular o valor exato, você pode consultar livros de referência e RECORTE. Ali estão indicados os padrões de consumo, são fornecidas fórmulas de cálculo e coeficientes.

Para não se lembrar do curso de matemática, utilize a calculadora online apresentada em nosso site. Seu algoritmo de cálculo atende a todas as normas dos documentos normativos vigentes.

Para uma família de 4 pessoas que viva em regime permanente, utilizando latrina, casa de banho, bem como máquina de lavar roupa e loiça, o volume diário de águas residuais é de 1 m33.

Levamos em consideração as águas subterrâneas e os vizinhos

A instalação de uma fossa séptica de drenagem só é possível se houver mais de 1 m da almofada filtrante a granel até o leito d'água.Se essa distância for menor, os resíduos orgânicos certamente cairão no aquífero.

A solução para este problema está na organização de uma fossa séptica selada. Você terá que gastar dinheiro bombeando esgoto, mas não há outra saída.

Uma alternativa ao tanque de retenção é instalar um sistema de filtragem forçada. Este complexo está equipado com vários níveis de limpeza. Após um ciclo completo de filtração, a água está adequada para necessidades técnicas - irrigação, etc.

Além disso, antes de cavar um buraco para os contêineres, você precisa decidir sobre sua localização. Requisitos SanPiN determinar rigorosamente as distâncias a que a fossa séptica é retirada de casas, estruturas de utilidades, árvores, fontes de água potável, bem como reservatórios.

Localização da fossa séptica no local
O diagrama não indica o terreno do vizinho, mas de acordo com os documentos regulamentares deve haver pelo menos 3 m da borda do tanque até a cerca do vizinho

O cumprimento desses padrões é responsabilidade de cada proprietário. Se você violar as regras do bairro, além das multas que com certeza receberá, poderá prejudicar a própria saúde.

Etapa nº 2 - instalação de pipeline interno

Uma boa drenagem da água depende, em primeiro lugar, do desenho da tubulação interna da casa. Após a instalação das conexões hidráulicas, será necessário conectá-lo a uma única tubulação de esgoto, por onde o esgoto irá para as bacias de tratamento.

Instalação de tubulação

Primeiro de tudo, você precisa decidir tipo de tubo. É melhor adquirir produtos feitos de cloreto de polivinila (PVC), pois as opções de ferro fundido e metal requerem soldagem.

Para uma pessoa inexperiente, o processo de soldagem elétrica de tubos de ferro fundido pode se tornar um “obstáculo” no caminho para um resultado positivo. O ferro fundido é um metal frágil e o resfriamento repentino da solda de topo inevitavelmente levará ao aparecimento de microfissuras.

Os tubos de plástico têm muitas vantagens, incluindo:

  • peso pequeno;
  • facilidade de instalação;
  • preço acessível;
  • grande variedade de adaptadores e curvas;
  • inércia a ambientes agressivos;
  • durabilidade.

A instalação começa na cozinha. O ponto mais distante, geralmente o local onde está instalada a pia da cozinha, fica acima de todos os subsequentes.

O último a ser conectado é o vaso sanitário (sanitário), cujo cano de esgoto está localizado mais próximo do ralo central.

Tubos de PVC
Graças à grande variedade de produtos em formato de PVC, a instalação é muito rápida. A presença do selo deverá ser verificada no armazém antes da liberação da mercadoria.

É aconselhável combinar a cozinha e o banheiro em um só espelho. Para conectar todos os pontos de descarga de água, exceto o vaso sanitário, é utilizado um tubo com seção transversal de 50 mm. Para banheiro - 110 mm.

O ângulo de inclinação depende do diâmetro do tubo. Para 50 mm, a diferença de altura de dois pontos separados por 1 metro é de 30 mm. Este valor está rigorosamente registrado na documentação regulatória.

Com uma diferença menor, a água ficará estagnada. Com um valor mais alto, as frações sólidas irão aderir às paredes do tubo e, devido ao aumento da taxa de descarga, há uma grande probabilidade de falha do mais próximo selo d'água.

Selo d'água
O selo d'água é uma barreira natural que impede a entrada de ar do esgoto na sala. Um sifão de pia pode funcionar como um sifão.

Informações detalhadas sobre a instalação de esgoto em uma residência particular são apresentadas em Este artigo.

Arranjo de ventilação de tubo

O sistema de exaustão do esgoto é projetado para equilibrar a pressão negativa dentro da tubulação. Devido à conexão das tubulações de esgoto com a atmosfera, o sistema fica nivelado.

O sistema de ventilação é usado:

Capô do ventilador é uma continuação do riser central. É instalado acima da cumeeira a uma distância de 30-50 cm.Para proteção contra precipitações, um defletor é acoplado à saída, o que aumenta ainda mais a tração.

Instalar um exaustor em uma casa particular é extremamente impraticável. Tal sistema exigirá o isolamento da tubulação, bem como a alocação de um duto de ventilação separado nas divisórias.

Válvula de ar - opção perfeita. É fácil de instalar no pipeline. O dispositivo é instalado diretamente em ambientes internos. A válvula está equipada com uma membrana de borracha macia que permite apenas a passagem de ar para dentro.

Para uma casa de dois andares, um aparelho é suficiente. A válvula está instalada no segundo andar.

Diagrama de conexão de encanamento
Diagrama de conexão dos pontos de descarga de águas residuais à tubulação central. A diferença de altura entre as conexões de drenagem da máquina de lavar louça e do vaso sanitário determina o ângulo geral de inclinação da tubulação

Etapa nº 3 - instalação de fossa séptica

Se você decidir fazer com as próprias mãos uma rede de esgoto em uma casa particular, então é melhor instalar uma fossa séptica feita de anéis de concreto ou uma fossa de plástico pronta.

O volume do recipiente para coleta e decantação de resíduos orgânicos é determinado por cálculo. Certifique-se de adicionar um cubo extra. O ponto de inserção do tubo está localizado a uma distância de 2/3 da borda superior da fossa séptica, portanto não fica cheio até o topo.

Construção de fossa séptica

O primeiro passo é cavar três buracos para instalação dos contêineres. Para economizar tempo e custos financeiros, é aconselhável combinar dois tanques de decantação em um.

O fundo do buraco cavado deve ser reforçado com uma base de concreto. O concreto não pode ser colocado no solo, então adicione uma camada de brita com 20 cm de espessura.

Para a construção da base são instaladas cofragens a partir de placas de construção. Deve ser fixado com reforço ao longo do perímetro externo e interno.

Use a mesma composição de mistura usada para despejar a base. Neste caso, certifique-se de colocar uma malha de malha como elemento de reforço. É melhor usar cimento grau M500, pois o peso do recipiente cheio será grande.

Depois que a base estiver endurecida, e isso não acontecerá antes de 3 semanas, prossiga com a instalação das unidades.

Usando um guindaste, eles instalam o anéis de concreto. No momento da colocação do primeiro elo, a junta com a base deve ser revestida com argamassa de cimento ou adesivo para azulejos. Desta forma você conseguirá firmeza.

Instalação de anéis de concreto
Ao instalar uma fossa séptica feita de anéis de concreto, é necessário aplicar a solução em excesso para que seja espremida na colocação do próximo anel

Faça o mesmo com os anéis subsequentes. Antes de instalar o segundo e o terceiro, aplique primeiro uma camada de argamassa nas juntas. Depois de instalar todos os links, processe novamente as juntas dentro do contêiner. Quando o tanque é instalado, é feita uma divisória de tijolos em seu interior.

Montado para limpeza escotilhas de inspeção. A divisória horizontal é constituída por uma laje de concreto com furos para tampas plásticas.

O último passo é tratamento com composto impermeabilizante todas as superfícies internas de dois recipientes.

Vale lembrar que a saída do primeiro contêiner deve ser 10 cm mais baixa que a do primeiro - a entrada da casa.

O ângulo de inclinação é determinado pelos mesmos parâmetros da fiação doméstica: com um diâmetro de tubo de 110 mm, a diferença de altura por 1 m é de 20 mm.

Drenagem de fossa séptica
Esquema de instalação de fossa séptica de drenagem com duas fossas herméticas. A presença de um segundo recipiente permite filtrar a água de lodo e outros contaminantes

Para garantir que a inclinação da tubulação esteja de acordo com as normas, a entrada do segundo decantador é rebaixada 10 cm em relação ao primeiro.

O isolamento é fixado na parte superior dos tanques, bem como na parte interna das escotilhas de limpeza. Escotilhas de limpeza ou inspeção são instaladas diretamente acima dos tubos de transbordamento para que possam ser limpos.

Para instalação de poço de drenagem nenhuma fundação de concreto é necessária.Aqui, o solo sob os anéis deve permitir a passagem da água e reter o esgoto.

Portanto, uma almofada de areia e brita é colocada no fundo do poço. Quanto mais espessa a camada de brita, mais tempo o poço desempenhará suas funções. Após 5 anos, será necessário substituir a camada superior de brita por uma nova, pois a antiga irá assorear.

Fique de olho no nível. Ao instalar o primeiro anel em pedra britada, uma das bordas pode ficar empenada. Se isso acontecer, basta levantar o elo com uma grua e nivelar o nível com brita.

As juntas dos anéis devem ser tratadas com uma solução para obter uma vedação hermética. A construção da impermeabilização e da escotilha de inspeção é semelhante a um reservatório.

Drenagem bem
É assim que um poço de drenagem é construído. Quanto mais espessa for a almofada do filtro a granel feita de pedra britada, menos frequentemente ela terá que ser trocada

Organização da ventilação da fossa séptica

A instalação de tubos de ventilação para fossas sépticas só se justifica se forem utilizadas bactérias aeróbias. Eles absorvem intensamente o ar fornecido pelo capô.

Outro tipo de bactéria biológica são os anaeróbios. Seus processos vitais ocorrem sem oxigênio.

É importante não confundir esses dois conceitos, pois alguns anaeróbios morrem se houver ar no ambiente.

Adicionado aos tanques de decantação aeróbios e anaeróbios. As bactérias convertem completamente a matéria orgânica em água. Na prática, esse efeito só pode ser alcançado com a instalação de sistemas de filtragem complexos, mas eles ainda precisam ser utilizados. Portanto, instale um tubo de ventilação em ambos os reservatórios.

O tubo de esgoto em PVC para uso externo é descarregado de cada recipiente através de uma tampa. Um defletor é instalado no final.

Etapa nº 4 - colocação do tubo central

A tubulação de esgoto, que retira o esgoto da casa, é desviada da base a uma distância de 5 m.A tubulação para uso externo é laranja. Este produto difere dos tubos “domésticos” por possuir paredes mais espessas. A profundidade de assentamento permitida é de 3 m.

Profundidade de congelamento do solo
A profundidade da vala é determinada de acordo com a tabela de indicadores de congelamento do solo, acrescida de 10%. O valor médio para a Rússia é 1,8 m

Uma camada de areia de 8 a 10 cm é colocada no fundo do buraco cavado, bem como no topo da tubulação colocada. Para garantir a melhor remoção dos resíduos orgânicos da casa para as fossas sépticas, a tubulação deve passar em uma linha. As voltas do dreno central são estritamente proibidas.

Alternativas para uma fossa séptica de drenagem

Um dispositivo moderno que permite purificar águas residuais em 90% ou mais é uma estação de limpeza profunda.

Os dispositivos de filtração biológica estão equipados com três graus de purificação$

  • tratamento biológico com bactérias;
  • filtração mecânica com malhas;
  • limpeza final com compostos químicos.

Não será possível instalar esse sistema de esgoto por conta própria. As estações são produzidas em um único container, dividido internamente em diversos compartimentos. O dispositivo é volátil.

A unidade do compressor bombeia ar para o compartimento aeróbico para aumentar a atividade bacteriana. Porcentagem de purificação de água, dependendo modelos de fossa séptica, chega a mais de 90%.

Estação de tratamento biológico
Quando a energia é desligada, as bactérias continuarão a viver por até dois dias. Após este período, a instalação perde a eficácia. Levará vários dias para cultivar uma nova safra

A purificação profunda da matéria orgânica permite usar águas residuais para regar as plantas. Para isso, é instalado um tanque de armazenamento com bomba.

É aconselhável utilizar estações de tratamento profundas quando as águas subterrâneas estão localizadas muito próximas da superfície da terra. Além disso, se o local tiver solo argiloso, a drenagem natural será difícil.

Além de uma fossa séptica biológica, uma fossa selada pode servir como saída para a situação. Terá que ser bombeado com frequência, mas você não terá outros problemas.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Os meandros da instalação de esgoto são descritos pelo autor do vídeo, que está ocupado instalando canos de esgoto:

A construção de uma fossa séptica feita de anéis de concreto será discutida no vídeo a seguir:

A instalação de rede de esgoto em uma residência particular é uma etapa importante da construção. Ainda na fase de projeto, o proprietário deve pensar no projeto futuro das fossas sépticas, na sua localização, bem como no sistema de filtração.

O conforto de todos que moram na casa vai depender da correta disposição da rede de esgoto, portanto, se você tiver dúvidas sobre suas habilidades, é melhor confiar sua disposição a especialistas.

Você tem experiência pessoal em projetar e instalar sistemas de esgoto em uma casa de campo? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Nikolai

    Por alguma razão, na nossa região existem muitas opções de esgoto de aldeia (como fossas, etc.), as casas são todas privadas. Sim, é barato e não requer conhecimentos especiais, mas ainda é muito mais seguro construir um sistema de esgoto normal com uma estação de tratamento biológico, em vez de chamar sempre caminhões de esgoto. Claro, se algo acontecer, você pode cavar outro “lugar devastado”, mas isso nem sempre é conveniente.

  2. Elena

    Informações educativas e interessantes. Eu nem sabia que depois de um tratamento biológico profundo em fossa séptica, você pode regar suas plantas com água já aproveitada e livre de matéria orgânica. E para isso tudo que você precisa é de uma bomba com recipiente para águas residuais. Além disso, pode ser limpo em até 90%. Embora você provavelmente não possa regar plantas cultivadas, ervas, pepinos, etc.

  3. Dmitry Lokanov

    Na hora de organizar uma rede de esgoto, recomendo que, além do projeto competente, você escolha com cuidado o fabricante dos tubos e conexões. Por exemplo, Hemkor. O preço não difere muito do mesmo Ostendorf, mas a qualidade vale a pena.

  4. Nikolai Gogolev

    Esgoto é coisa séria. Vai inundar, não vai parecer tão pequeno. Existem 4 a 5 fabricantes recomendados aqui. Recusei-me imediatamente a aceitar opções baratas. Restam apenas alguns para escolher: Ostendorf e Hemkor. Em geral, peguei Hemkor. Os encanadores disseram - muito bem.

  5. Piotr Leonidovich

    A propósito, nos perguntamos a mesma coisa - o que escolher? Ostendorf ou Hemkor. Novamente eles decidiram a favor de Hemkor. Eles superaram os argumentos dos construtores, não me lembro exatamente quais, mas pareciam muito impressionantes. Embora a escolha de tubos hoje seja simplesmente enorme.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica