Como construir uma fossa em uma casa particular: visão geral das estruturas + regras para sua disposição
Se uma pessoa mora em uma casa, ela deve ter rede de esgoto, pois os resíduos ainda precisam ser retirados de alguma forma.E é difícil discordar disso, não é? A indústria moderna oferece muitas soluções: desde fossas sépticas com várias seções até armários secos e organizados. Mas uma fossa comum em uma casa particular ainda é relevante e procurada.
Mas, antes de começar a construir uma fossa em seu site, você terá que pesar os prós e os contras. Afinal, um local escolhido incorretamente e o próprio design da fossa ameaçam posteriormente resultar em muitos problemas. O mais comum deles é o aparecimento de um odor desagradável. Diremos a você como evitar esse problema.
No artigo coletamos e resumimos informações sobre os tipos e características de design das fossas. Além disso, aqui você encontrará dicas e recomendações úteis sobre como escolher e construir um sistema de esgoto em seu local. O material é acompanhado de fotos e vídeos temáticos.
O conteúdo do artigo:
Tipos de design e design
Uma fossa é talvez o tipo de sistema de esgoto mais antigo e simples. É uma depressão no solo onde as águas residuais são acumuladas e parcialmente processadas.
Qualquer água residual contém uma certa quantidade de bactérias que absorvem e transformam essas acumulações. Parte das águas residuais filtradas passa para os solos subjacentes.
Tudo o que não foi processado e não foi para as camadas subjacentes deve ser retirado periodicamente da fossa para que o recipiente não encha demais.
Nas casas de verão, muitas vezes é instalada uma fossa separada para o banheiro. Parece uma depressão relativamente pequena no solo, sobre a qual está instalada uma leve estrutura de madeira.
Quando o buraco está cheio, o vaso sanitário é removido e o buraco é preenchido com terra. Os resíduos apodrecem no solo e se transformam em composto, um fertilizante útil.
Futuramente será plantada neste local uma árvore frutífera, que dará uma excelente colheita em um local tão bem fertilizado. E para o banheiro eles cavam um novo buraco, que posteriormente é descartado de forma semelhante.
Mas para as necessidades de uma casa grande, especialmente para viver o ano todo, tal solução, claro, não é suficiente.
As fossas modernas têm um volume bastante grande e suas paredes são construídas com uma variedade de materiais.
Poderia ser:
- tijolo;
- blocos de concreto aerado;
- madeira;
- anéis de concreto;
- pneus velhos, etc.
Para construir uma fossa simples, agora você pode adquirir uma fossa pronta recipiente de plástico com escotilha e paredes fortes.
Com sua ajuda, o processo de construção de uma mini rede de esgoto em uma área suburbana é significativamente simplificado e significativamente acelerado.
Na escolha do material para fossa, deve-se levar em consideração que o contato prolongado com um ambiente agressivo destruirá gradativamente suas paredes.Para prolongar a vida útil da estrutura, é necessário escolher materiais resistentes a tais impactos.
Existem dois tipos de fossas: selado E filtragem. No primeiro, as águas residuais são acumuladas e armazenadas até serem bombeadas. Em segundo lugar, não existe fundo no sentido tradicional do termo e pode haver buracos nas paredes para que alguns dos resíduos entrem no solo.
Se for esperada a filtração de águas residuais através das paredes da estrutura, um filtro de cascalho e areia com espessura de pelo menos 15 cm é instalado ao redor delas.
Paredes estrutura de filtro Eles são monolíticos ou perfurados, dependendo das qualidades de filtração do solo circundante e das tarefas de tratamento de águas residuais.
As estruturas com possibilidade de infiltração nos solos circundantes são instaladas principalmente para águas residuais captadas por drenagem e galerias pluviais. Entre o fundo condicional de tal estrutura e a superfície das águas subterrâneas deve haver uma espessura de solo de pelo menos 1 m.
É instalada uma fossa com fundo vedado e paredes monolíticas para coleta e posterior retirada de resíduos domésticos e utilitários.
Também é necessário quando o nível das águas subterrâneas é elevado, pois nessas situações é necessário excluir a comunicação direta das águas residuais com o meio ambiente.
As fossas de grande volume, nas quais se espera que grandes quantidades de resíduos se acumulem num curto espaço de tempo, também devem ser vedadas. Uma quantidade significativa de resíduos levará muito tempo para ser processada, aumentando o risco de contaminação do solo.
Princípios de Design e Preparação
Mesmo uma estrutura tão simples como uma fossa requer preparação e planejamento adequados. É necessário determinar um local adequado para sua disposição, selecionar o tipo de estrutura, suas dimensões, tecnologia de trabalho, materiais, etc.
A localização da fossa é o ponto mais importante. De acordo com os códigos de construção, deve estar localizado longe de cercas, edifícios residenciais, etc.
Por exemplo, esta estrutura de esgoto deve estar localizada a pelo menos 25 metros de um poço com água potável e a pelo menos cinco metros de um edifício residencial.
Se o terreno do local for irregular, não se deve instalar fossa em área baixa. Durante as cheias da primavera, é muito provável que seja inundado, o que levará à contaminação das águas subterrâneas da área.
O volume da estrutura depende do número de moradores da casa e do tempo de permanência. Para uma pessoa costumam levar de 0,5 a 2,0 metros cúbicos. m.
É melhor que o volume da estrutura seja um múltiplo da capacidade do caminhão de esgoto, já que a taxa de utilização do equipamento geralmente não depende da quantidade de resíduos, o custo de cada viagem é pago.
Ao pensar em um local para colocar uma fossa, você deve tomar cuidado imediatamente o problema de limpá-lo. A maneira mais fácil e rápida de realizar esse procedimento desagradável é usar um aspirador de pó. Portanto, deve ser fornecido espaço suficiente para a passagem de tais equipamentos.
Acontece também que a área destinada a fossa que atende às normas não permite a utilização de caminhão de esgoto. Nesse caso, o efluente acumulado é retirado por meio de uma bomba especial ou balde comum.
A fossa é hermética ou com furos para filtragem. A escolha é influenciada pelo nível do lençol freático no local. Se for inferior a um metro, o poço deve ser totalmente vedado.
Caso contrário, o escoamento poderá penetrar no aquífero e afetar negativamente a qualidade da água.Não será fácil restaurar a sua composição normal em tal situação.
Para criar uma fossa vedada, o fundo é concretado e as paredes da estrutura são feitas sem vãos. Uma opção alternativa é um recipiente de plástico instalado dentro da fossa.
Também fornecerá a estanqueidade necessária, mas deve-se lembrar que a resistência do plástico é significativamente inferior à do concreto ou do tijolo.
Se o primeiro aquífero da superfície estiver 1 metro ou mais abaixo do fundo do poço que está sendo construído, então ele poderá ser construído de acordo com o princípio de um filtro ou poço de absorção.
O fundo da cava é formado por materiais com altas propriedades de filtração: areia, brita ou cascalho com enchimento de areia. A espessura do leito filtrante é de pelo menos 1 m.
Não faz sentido instalar uma estrutura filtrante em rochas rochosas e semi-rochosas, margas e argilas, porque as águas residuais processadas simplesmente não serão capazes de migrar ainda mais para o solo.
Também não é feito se houver possibilidade de descarregamento em corpos d'água abertos próximos a áreas de banho ou pontos de captação de água para fins técnicos.
Para uma pequena família de três pessoas, existem padrões populares para a construção de fossas. Organize-os na proporção de 0,5 m3 por pessoa, com profundidade média de 1,0 - 1,5 m, largura de 0,8 - 1,0 m.
Se um armário de pequeno porte se elevar acima da fossa para residentes de verão que não moram permanentemente em uma área suburbana, as dimensões padrão e o volume estimado podem ser ligeiramente reduzidos.
Características de instalação de fossas
Então, escolhido o local, é hora de começar a construir a cava. Normalmente, são utilizados equipamentos especiais para isso, pois a remoção manual de grandes volumes de solo é muito demorada e difícil. A configuração do poço pode ser quadrado, retangular, redondo - tudo depende do material escolhido.
Sob pneus velhos, anéis de concreto e assim por diante. você precisará de um poço redondo.
É mais conveniente colocar concreto ou erguer paredes de madeira em um buraco quadrado ou retangular. E aqui alvenaria pode ser feito em círculo ou em linha reta.
Depois que o poço estiver pronto, você precisa começar a organizar um filtro inferior a partir de uma mistura compactada de brita e areia. Com o tempo, a pedra britada é adicionada ao poço se parte do material do filtro for espremido sob o peso das águas residuais na camada subjacente.
Se for necessária uma fossa vedada, o fundo é feito em forma de betonilha, tal como numa fundação. Então as paredes são construídas. Você pode continuar trabalhando com concreto, fazendo cofragens e concretando paredes.
É mais fácil e rápido fazer um sistema de esgoto com anéis de concreto.Eles são instalados na cava e depois as costuras são seladas e seladas.
O recipiente de plástico é colocado sobre uma almofada de areia compactada. Neste caso, o preenchimento da fossa deve ser feito com muito cuidado para não danificar o plástico. Recomenda-se despejar água simultaneamente no recipiente para equilibrar a pressão externa e interna.
Não existem requisitos particularmente rigorosos para a qualidade da alvenaria numa estrutura de esgoto, o resultado ficará escondido no subsolo. Este trabalho pode ser facilmente confiado a um pedreiro novato.
Mas você ainda deve lembrar que mesmo em um esgoto não são necessárias paredes muito tortas. Isso aumenta a probabilidade de sua destruição sob a influência de fatores externos.
A alvenaria comum proporcionará estanqueidade suficiente à estrutura. Se estiver prevista a criação de uma fossa com filtração natural, fica um vão de aproximadamente meio tijolo nas juntas.
De acordo com as estruturas de fiscalização locais, em casos raros é permitida a construção de fossa em madeira. Recomenda-se pré-tratar a madeira com materiais especiais para aumentar sua vida útil.
Como mostra a prática, as fossas de madeira não duram muito e podem precisar de reparos após alguns anos.
Para impermeabilizar as fissuras entre as toras, elas são calafetadas e alcatrão, e no fundo e nas paredes é aplicada uma camada impermeabilizante de argila com 45 cm de espessura.A fossa é coberta com toras bem compactadas no topo, e uma escotilha de aproximadamente 80x70 cm é instalado para permitir que a drenagem seja bombeada.
E outra opção para o acabamento das paredes de uma fossa são os pneus velhos. Eles são empilhados em uma cova para proteger as paredes da cova da destruição.É claro que não estamos falando de nenhum aperto especial neste caso.
Esta é uma opção temporária que não prevê um grande volume para o acúmulo de águas residuais. Mas fazer um furo no pneu é relativamente fácil e desempenha suas funções de maneira bastante satisfatória.
As nuances da operação de fossas
Se a fossa for construída corretamente, não haverá grandes problemas com o seu funcionamento. O principal problema é limpar regularmente o recipiente dos resíduos acumulados. Você não deve esperar até que o recipiente esteja cheio; você deve começar a remover as águas residuais mais cedo.
No entanto, simplesmente bombear o esgoto não torna a estrutura automaticamente limpa. Nas fossas, ao longo do tempo, são observados fenômenos como assoreamento do fundo e contaminação das paredes com depósitos de gordura.
Tudo isso leva à redução do volume da estrutura, ela enche mais rápido e os caminhões de esgoto têm que ser chamados com mais frequência.
Além disso, a poluição intensifica os já pouco apetitosos aromas característicos dos esgotos. Uma maneira de resolver o problema é usar bactérias para fossas. Esses microrganismos são simplesmente colocados em um recipiente de acordo com as instruções do fabricante.
A presença de bactérias ajuda a acelerar o processamento das águas residuais e evita a possibilidade de contaminação do solo circundante. Além disso, os microorganismos podem enfraquecer significativamente e até eliminar completamente os odores desagradáveis do esgoto.
Antes de usar bactérias, você deve estudar cuidadosamente as instruções. Essas preparações nem sempre são compatíveis com alguns tipos de produtos químicos domésticos. É necessário escolher uma composição diferente ou trocar produtos de limpeza, lavagem e outras necessidades por outros mais adequados.
Às vezes, as bactérias também não ajudam e as paredes e o fundo do recipiente ficam cobertos de depósitos. Nesse caso, a limpeza mecânica do recipiente ajudará. Depois de bombear as águas residuais, um trabalhador desce ao poço para limpar a sujeira das paredes.
Em seguida, uma camada de lodo é removida do fundo. O fundo limpo deve ser coberto com uma nova camada de brita ou cascalho.
O trabalho de limpeza de fossas não é apenas trabalhoso, mas também perigoso. Devem ser realizados com roupas de proteção especiais e respirador. Óculos de segurança e, claro, luvas também ajudam. Não é recomendado realizar esse trabalho sozinho.
Os sedimentos podem liberar gases perigosos para a saúde humana. Um trabalhador dentro da cava pode perder repentinamente a consciência devido à exposição a tais vapores. Mesmo que haja duas ou três pessoas trabalhando abaixo, elas devem ser seguradas por alguém na superfície em caso de tais problemas.
Fossa feita de anéis de concreto
A utilização de estruturas prontas de concreto armado, neste caso anéis de concreto, agiliza significativamente a construção, por isso são utilizadas com bastante frequência. Esses elementos podem ser usados para criar uma fossa selada e absorvente.
No primeiro caso são utilizados anéis monolíticos e, no segundo, são utilizados anéis especiais com furos.
É claro que devem ser utilizados elementos intactos e sem fissuras para que a estrutura não se quebre durante a operação.
Para fazer uma fossa com anéis de concreto, siga estas etapas:
- Escolha um local para a construção.
- Faça marcações.
- Cave um buraco.
- Nivele o fundo.
- Preencha o fundo do buraco com betonilha.
- Instale anéis de concreto.
- Coloque os canos de esgoto necessários.
- Sele as costuras.
- Realizar trabalhos de impermeabilização e vedação.
- Preencha o poço.
- Instale uma laje de concreto com furo e tampa.
- Instale estruturas de ventilação.
É claro que para uma fossa de absorção não há necessidade de concretar o fundo. Em vez de uma betonilha, deve-se colocar no fundo uma camada de brita ou brita para melhorar a drenagem da estrutura. E para uma estrutura vedada, você encontra um anel de concreto pronto que já possui fundo. Mas tais opções não são comuns.
O fundo é concretado com uma betonilha com cerca de 10 cm de espessura e, para dar resistência adicional à camada, adiciona-se brita à composição. a solução deve ser o mais homogênea possível para obter uma secagem uniforme.
Até que a betonilha seque, é impossível continuar os trabalhos de arrumação da fossa. Você terá que esperar pelo menos uma semana. Após a secagem, podem aparecer falhas na betonilha - fissuras, irregularidades, etc. Eles devem ser removidos com uma solução de reparo especial.
Os anéis de concreto devem ser instalados com muito cuidado. Isso pode ser feito com um guindaste ou manualmente. As conexões são vedadas com juntas de borracha; você pode usar câmaras de ar de carros antigos. Nas juntas, os anéis são isolados com uma solução.
De dentro impermeabilização de fossa Recomenda-se o uso de vidro líquido.
Para colocação de canos de esgoto cave uma trincheira com uma ligeira inclinação - cerca de 3 graus. A profundidade recomendada dessa vala é de pelo menos um metro, para que os tubos não congelem no inverno. Para o mesmo efeito, os tubos são revestidos com uma camada de materiais isolantes de calor.
Um furo em um anel de concreto para conectar um cano de esgoto pode ser feito com um martelo perfurador.
Depois de instaladas as tubulações, a qualidade do trabalho é verificada despejando um pouco de água no ralo. Depois de ter certeza de que não há vazamentos, você pode começar a preencher a vala. Uma laje de concreto armado é normalmente usada como piso superior.
O melhor é escolher um desenho que já possua furo redondo ou quadrado para manutenção. Este buraco é fechado com uma tampa padrão.
Uma boa ventilação da fossa ajuda a melhorar o processamento de resíduos e a remover odores desagradáveis. Para ventilação, é necessário fazer um furo especial no teto superior e levantar o tubo.
Um tubo de plástico com diâmetro de pelo menos 100 mm é adequado. Deve ser coberto na parte superior com um defletor especial para evitar que a precipitação penetre nas águas residuais.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Aqui está uma visão geral detalhada do projeto de fossas feitas de vários materiais:
Uma versão interessante de uma fossa forrada com tijolo é apresentada neste vídeo:
Neste vídeo você pode ver um exemplo claro de instalação de uma fossa feita de anéis de concreto:
Uma fossa é uma estrutura antiga, mas útil. Esta é a maneira mais simples e relativamente barata de fornecer à sua casa um sistema de esgoto independente e confiável..
Basta escolher o local certo, decidir o volume e seguir à risca a tecnologia de trabalho.
Você conhece os segredos de organizar um sistema de esgoto autônomo com fossa? Talvez você tenha construído recentemente um tanque de armazenamento de esgoto com suas próprias mãos a partir de materiais improvisados? Conte-nos sobre isso - sua experiência pode ser útil para outros proprietários de casas de campo.
Não me preocupei nem um pouco na dacha: cavei um buraco, construí uma cabana de madeira e pronto - o banheiro está pronto. Mas quando meus pais compraram uma casa, levei essa questão mais a sério. Eles cavaram um buraco largo e encomendaram anéis de concreto. Instalamos tudo e construímos um banheiro. Algumas vezes por mês chega um carro e suga tudo. É barato e alegre, e não vejo razão para complicar desnecessariamente este sistema.
Cavei um buraco não para um banheiro de rua, mas como um filtro para esgoto cinza. Na casa havia um banheiro com fossa, era necessário descartar a água suja da cozinha, pias e chuveiro. Simplesmente coloquei um largo cano de plástico da casa até o poço, com uma ligeira inclinação em direção ao ralo. Tive a sorte de cavar até a areia, que começou a absorver todos os resíduos, por isso tenho que limpar o buraco com muito menos frequência.
O poço de absorção em si tem cerca de cinco metros de profundidade e 1,5 por 1,5 metros de largura. E por cima derrubei uma moldura de madeira e cobri todo o sistema com ardósia ondulada comum.É uma opção bastante prática, de vez em quando olho lá para ver quando é a hora de retirar o sedimento que se acumulou no filtro de solo.
Seu buraco não é muito profundo? Cinco metros apenas para resíduos cinzentos, para quantas pessoas isto foi concebido? Também preciso cavar um buraco na dacha para escoar o lixo doméstico, mas planejei um metro e meio no máximo.
Olá. Em geral, a maioria das máquinas de eliminação de esgoto não atinge as águas residuais a uma profundidade superior a 3 metros.
Daniil teve sorte com a areia e, além disso, não escoa resíduos sólidos, que assoreiam o fundo e não deixam passar água. Em fossas mais rasas, o lodo pode ser limpo, mas será necessário varrer os ralos com uma máquina e depois adicionar produtos químicos para decomposição; microorganismos naturais não crescem em fossas com alto teor de agentes de limpeza. Novamente, em termos de profundidade, se a máquina irá bombear esse lodo (é necessário verificar o equipamento com especialistas locais em esgoto).
Em geral, existem muitos cálculos e padrões sobre este tema. Por exemplo, recomenda-se fazer fossas com volume de 2 metros cúbicos por pessoa, enquanto se forem preenchidas mais de um metro cúbico por dia, segundo SNIPs, é necessário equipar fossas de duas câmaras.
Além disso, a distância do fundo do poço às águas subterrâneas deve ser de pelo menos um metro.
Meus amigos têm um furo de drenagem de 3 metros, um e meio por um e meio. Há 5 pessoas na família, três das quais são crianças. Fossa complexa para resíduos líquidos e sólidos. O lodo foi bombeado 4 anos após a construção por meio de um caminhão de esgoto. Isso levando em consideração que o solo nesta profundidade é rico em argila. É difícil dizer qual fossa é a certa para você, aqui é preciso levar em consideração a quantidade de drenagem por dia, o tipo de solo e assim por diante.
Normas SanPiN 42-128-4690-8
O tanque de armazenamento de águas residuais deve estar localizado na área imediatamente adjacente a uma residência particular
a distância da fossa ao abastecimento de água deve ser de pelo menos 10 metros
coloque uma instalação de armazenamento ou tratamento a menos de 10 metros do seu edifício residencial e de edifícios residenciais localizados no território vizinho
a distância do sistema à cerca que delimita dois terrenos não deve ser inferior a 2 metros
A profundidade da fossa de acordo com SNiP não pode exceder 3 metros
É possível cavar 2 buracos para uma casa?