Poço de drenagem de pneus faça você mesmo: instruções passo a passo para arranjo

O desejo de agregar conforto urbano à vida no campo incentiva muitos veranistas, e até mesmo proprietários de imóveis no campo, a instalar sistema de abastecimento de água em suas próprias propriedades. Mas o pleno funcionamento do sistema de abastecimento de água é impossível sem esgoto, não é?

Acontece que você mesmo pode fazer um sistema de esgoto autônomo com materiais improvisados. Uma das estruturas caseiras populares é um poço de drenagem feito de pneus, usado para coletar e filtrar águas residuais. A estrutura e instalação da estrutura são muito simples, mas a eficiência e segurança de operação do sistema só são alcançadas com estrita adesão aos padrões tecnológicos.

Neste material falaremos sobre como escolher um local para fossa e o que deve ser levado em consideração. Além disso, aqui você encontrará instruções passo a passo para construir uma fossa com pneus de carro. O material vem acompanhado de diagramas de arranjos e vídeos com consultoria especializada na construção de fossas de drenagem.

Projeto e princípio de funcionamento do tanque de decantação

Cesspool - a opção de arranjo mais simples esgoto autônomo. Com o advento de fossas sépticas altamente eficientes e de sistemas de tratamento local, o uso de coletores de drenagem em residências particulares e comunidades caseiras diminuiu. No entanto, este método de eliminação de águas residuais continua a ser procurado pelos residentes de verão.

O sistema de esgoto local mais econômico e fácil de implementar é baseado no uso de pneus velhos. Neste caso, as paredes do recipiente de drenagem são reforçadas com pneus de borracha e falta o fundo do tanque.

Tipos de poços de drenagem
Existem duas opções para a organização de uma fossa de drenagem: 1 - poço de absorção sem fundo, destinado ao processamento e destinação de resíduos cinzentos e água clarificada que foi tratada em fossa séptica, 2 - tanque de armazenamento vedado, disposto para coleta águas residuais mistas ou marrons. Ambos os métodos são simples e fáceis de implementar

A base da opção absorvente ou filtrante é uma camada de drenagem de brita e areia. A estabilidade da estrutura é alcançada devido ao peso dos próprios pneus, preenchimento do solo e águas residuais acumuladas.

Diagrama do poço do pneu
No topo da “torre” feita de pneus, é fornecida uma tubulação de esgoto. Toda a estrutura é coberta por uma tampa, que evita a propagação de odores desagradáveis ​​​​e o entupimento da fossa.

Princípio de funcionamento do poço de absorção:

  1. O líquido residual flui através do tubo para o recipiente.
  2. Suspensões pesadas e sólidas assentam na superfície da “almofada” de brita.
  3. A água semipurificada penetra através da camada de drenagem e penetra profundamente no solo.
  4. O lodo acumulado é periodicamente bombeado para fora do tanque.

Para melhorar a qualidade da filtração e acelerar o escoamento das águas residuais, um tubo oco perfurado é instalado dentro do tanque do pneu.

Poço de drenagem com drenagem
Parte do efluente é submetida a dupla purificação - o material em suspensão que não se deposita no fundo é filtrado por uma tubulação de drenagem e submetido a tratamento posterior em aterro de areia e brita

A viabilidade de uma coleta de drenagem feita de pneus

Ao planejar a construção de uma fossa a partir de pneus, é necessário comparar as características do arranjo, a eficiência da coleta de drenagem com as condições de operação e “cargas” esperadas na rede de esgoto.

Os principais argumentos a favor de produtos de borracha bem feitos:

  1. Baixo custo. Você pode obter pneus usados ​​​​de graça - um centro de serviço de automóveis ou uma empresa de transporte ainda tem muitos pneus velhos para reciclagem. Em casos extremos, você pode comprar pneus de carro gastos por quase alguns centavos em um mercado de pulgas. O principal item de despesa é a organização do gasoduto de abastecimento.
  2. Fácil de instalar. Preparar o material, instalar e conectar o tanque de drenagem é uma tarefa viável para uma pessoa. O trabalho não envolve o uso de ferramentas e equipamentos caros.

A borracha não corrói, então o poço durará mais do que uma estrutura feita de barris de metal. A vida útil média é de 10 a 12 anos.

Seleção de pneus
Quaisquer pneus de carro com diâmetro superior a 1 metro são adequados para a construção de um poço de absorção. Todo o processo de construção de um poço de drenagem com pneus levará de 1 a 2 dias

Uma estação de tratamento de esgoto “improvisada” possui uma série de fatores negativos que limitam seu uso:

  1. Desempenho ruim. Mesmo pneus muito grandes não são capazes de fornecer volume suficiente para o acúmulo e remoção de águas residuais. O poço de absorção de pneus é adequado para uma família de duas ou três pessoas.
  2. Congelamento do sistema. Apesar da utilização de materiais isolantes térmicos, em geadas severas a borracha congela, o que pode levar ao congelamento dos ralos e à interrupção do funcionamento da rede de esgoto.
  3. Cheiro desagradável. De vez em quando, podem ser ouvidos “aromas” de esgoto vindos da direção da fossa. Para eliminar o problema, instale um tubo de ventilação e cubra a escotilha com uma tampa bem fechada.
  4. Uso limitado. O grau de purificação de águas residuais por fossa de absorção chega a 40% - o que não é suficiente para um descarte seguro no solo. Para não perturbar o equilíbrio ecológico, líquidos altamente contaminados e matéria fecal não devem ser despejados no poço de drenagem dos pneus.
  5. Aperto insuficiente. É bastante difícil garantir a total impermeabilidade das juntas entre os pneus. Quando o solo se move e após a limpeza, existe uma grande probabilidade de despressurização da estrutura - o esgoto começa a infiltrar-se no solo.

A perda de estanqueidade é a causa mais comum de falha no sistema de esgoto.

Possíveis soluções para o problema: reforma da estrutura após limpeza ou desmontagem completa do poço de borracha e posterior construção de vala com pneus novos.

Paredes internas do poço
As lamas acumuladas impedem o escoamento normal das águas residuais, pelo que o tanque de recolha deve ser limpo regularmente. O processo de limpeza é muito trabalhoso devido ao desnível das paredes do tanque

É aconselhável construir um poço de absorção feito de pneus se as seguintes condições forem atendidas:

  • o volume de líquido residual não excede 1 metro cúbico/dia;
  • o nível do lençol freático na área está a uma profundidade de 2 m;
  • É preferível instalar uma fossa sem fundo em solos leves e bem drenados (areia, franco-arenosa), em substratos pesados ​​​​(argila) a água tende a estagnar.

A construção de uma fossa é aconselhável para casa de veraneio, sauna ou balneário de uso sazonal.

Escolhendo um local para um furo de drenagem

Ao construir uma fossa de drenagem, deve-se guiar-se pelas normas estabelecidas em SanPiN 42-128-4690-88. O documento define claramente os limites permitidos para a colocação da rede de esgoto no local.

Layout do site
A regra básica na escolha do local é: a distância de um prédio residencial até uma fossa de esgoto deve ser de no mínimo 15 m. Desvios da norma são possíveis mediante acordo com a SES local

Restrições adicionais, mas não menos significativas, à retirada de reservatório com esgoto:

  1. A distância até as tubulações de água depende da direção do movimento das águas subterrâneas. A direção pode ser determinada aproximadamente pela inclinação do terreno. Quando a água flui do poço de drenagem, a distância mínima entre os objetos designados é de 40 m, caso contrário - não inferior a 25 m.
  2. O poço mais próximo ou poço profundo com água potável deve estar a 50 m ou mais. Na prática, é muito difícil cumprir esta norma. Com autorização da SES, essa distância é reduzida para 30 m.
  3. A distância até o mar aberto é de pelo menos 30 m.
  4. A distância entre árvores, arbustos e fossa é de 4 m, o mesmo parâmetro é determinado para a estrada.
  5. A distância da estação de tratamento ao local vizinho é de cerca de 3 metros.

A localização ideal da cava é na planície do local, na direção das águas subterrâneas. Para reduzir a probabilidade de um odor desagradável entrar na casa, um contêiner com esgoto é construído a sotavento, longe da casa.

No planejamento, é necessário garantir o acesso desimpedido dos equipamentos de limpeza à fossa.

Caminhão a vácuo
O comprimento padrão da mangueira para um caminhão de esgoto é de 6 m, com 1,5-2 m entrando na profundidade da vala.Equipamentos especiais modernos são equipados com mangueiras de 10 m de comprimento, mas sua chamada e operação custarão uma ordem de grandeza mais cara.

Tecnologia para construção de fossa de pneus

Abaixo está uma instrução passo a passo sobre como criar um poço de drenagem com poço de drenagem. O material utilizado para construir o poço de absorção são pneus velhos.

O processo de construção de uma estrutura de drenagem a partir de borracha de automóvel velha inclui uma série de etapas tradicionais:

Estágio 1. Cálculo do volume do tanque de drenagem

A principal tarefa da construção de um sistema autônomo de tratamento de pneus é calcular o volume do tanque de drenagem para determinar o número e as dimensões dos pneus utilizados. O volume da câmara depende do número de pessoas que moram na casa.

Segundo dados regulatórios, um adulto gasta cerca de 170-200 litros de água por dia (para tomar banho, lavar, cozinhar, etc.). Se tomarmos como condição que uma família seja composta por três pessoas, então o volume diário de águas residuais será de cerca de 600 litros (0,6 metros cúbicos).

Cálculo do volume do poço
De acordo com as regras tecnológicas, os esgotos deste tipo devem acomodar três vezes o volume diário de águas residuais. A norma se deve ao fato de que o período de decomposição primária da matéria orgânica, decomposição do esgoto em suspensão de diferentes frações, é de três dias

Isso significa que o valor resultante (0,6 metros cúbicos) é multiplicado por três. No total, a capacidade do tanque deverá ser de 1,8 metros cúbicos. Porém, para a precisão dos cálculos, o tipo de solo deve ser levado em consideração. Ao organizar uma fossa sobre um substrato poroso, o volume do tanque de “borracha” pode ser reduzido em 20%. No caso de solo denso, aumentar em 10%.

Para calcular o número de pneus, você precisa determinar o volume de um pneu. Isso é fácil de fazer se você souber o diâmetro e a altura do pneu.

Volume do pneu
O volume de um pneu é calculado como a área de sua base vezes sua altura.Neste caso, a área da base é o produto do quadrado do raio pela constante π (3,14)

Etapa #2. Preparação de materiais e ferramentas

Para construir de forma independente um poço de absorção e fornecer comunicações a ele, você deve estocar ferramentas e materiais. As obras de terraplenagem são realizadas com diferentes tipos de pás.

. O design curvo da concha facilita a escavação e remoção do solo da vala. Se a lâmina de metal da pá dobrar, ela poderá ser reforçada com lados adicionais.

Pá de baioneta. É utilizado no início da escavação, portanto uma ferramenta com cabo de comprimento padrão (1,5 m) é adequada.

"Escavador". Uma pá estripadora com suporte longo, semelhante em design aos garfos duplos. A ferramenta foi projetada para soltar camadas duras de solo.

Estripador de pá
Para facilidade de uso em profundidade, a pá é equipada com cabo longo (2,5-3 m). É aconselhável fazer um aperto em forma de cruz na borda do cabo - isso facilitará o giro da baioneta

Lista indicativa de materiais:

  1. Pneus. Pneus de tratores, caminhões ou automóveis são adequados. No caso de lençóis freáticos elevados, é preferível utilizar produtos de grande diâmetro - será possível obter o volume necessário sem penetrar profundamente no lençol freático.
  2. Pedra britada, cascalho e areia. Os materiais são necessários para construir o fundo do filtro da torre do pneu.
  3. Canos de esgoto. Para a montagem de tubulações, são adequados tubos de polietileno ou propileno de duas camadas com diâmetro de 110 mm. Além disso, você precisa comprar corrugações, camisetas, plugues e acessórios.
  4. Tampa. Um modelo com isolamento de plástico é adequado escotilha de esgoto. O diâmetro é selecionado de acordo com as dimensões da fossa de drenagem.
  5. Filme impermeabilizante e argamassa de concreto. Os materiais são necessários para garantir a estanqueidade do tanque - as fissuras externas da “pirâmide” são revestidas com a solução e a superfície interna das paredes é forrada com filme.
  6. Tubo de plástico ou concreto. Ele penetra profundamente na camada de drenagem e atua como elemento filtrante.

Para o trabalho de instalação você precisará de: um cortador ou quebra-cabeças, uma fita métrica, um nível de edifício, uma broca de jardim, uma escada, um balde e uma corda.

Etapa #3. Saída de cano de esgoto

A organização de um sistema de tratamento local começa com a disposição de uma saída. Posteriormente, o riser da casa é montado, os tês e os tubos de saída são conectados. Em um prédio antigo, a tubulação de esgoto é descarregada por um subsolo ou porão.

Se a nova casa não tiver duto de exaustão fornecido com antecedência, será necessário desmontar o piso e fazer um furo na fundação.

Abastecimento de esgoto
Em seguida, é preparada uma vala que vai da casa até a fossa. É necessário garantir uma inclinação suficiente para drenagem - pelo menos 1,5-2 cm por metro linear

A profundidade da tubulação na saída da casa deve ser de pelo menos 60 cm, idealmente 1 m. Se em algumas áreas a profundidade da vala for inferior a 90 cm, a tubulação deverá ser isolada. Leia mais sobre a profundidade dos canos de esgoto Avançar.

Etapa #4. Obras de terra

Um dos pneus é usado como padrão para marcar os limites do pit. O pneu deve ser colocado no local escolhido e as estacas devem ser colocadas em todo o perímetro do círculo. Para que os pneus caibam livremente no poço no futuro, o diâmetro do anel deve ser ampliado em 20-40 cm.

A princípio é conveniente cavar o solo com uma pá de baioneta.A camada fértil de solo (os primeiros 50 cm) pode ser distribuída uniformemente por todo o jardim; camadas mais profundas de solo podem ser usadas para aterro.

É mais fácil continuar cavando um buraco profundo com uma pá de cabo longo - o solo compactado é solto por uma “escavadeira”, depois coletado com uma pá e carregado em baldes. Para descer na vala e levantar os recipientes cheios até a superfície, uma escada é baixada até a escavação.

Trabalhando juntos, vocês podem acelerar o processo de escavação e construir um mecanismo de elevação primitivo - amarrar uma corda aos baldes.

Cavando um buraco
A fossa é ainda mais aprofundada até a espessura da almofada de drenagem (20-30 cm). As paredes da cava são livres de raízes de árvores para que, à medida que crescem, não danifiquem ou movam os pneus

Por razões de segurança, os trabalhos de escavação em profundidade devem ser realizados com um parceiro. Uma pessoa está empenhada em cavar e a segunda ajuda na superfície e evita o colapso das paredes da cova. Este requisito é especialmente relevante na construção de uma cava em solos instáveis.

Etapa #5. Preparação de pneus de carro

Quanto à tecnologia de preparação de pneus para instalação de fossa, as opiniões dos executores ficaram divididas. O primeiro grupo acredita que não há necessidade de fazer nenhuma manipulação nos pneus, pois a retirada total ou parcial da banda de rodagem afetará negativamente a estabilidade dos segmentos e a estanqueidade da estrutura como um todo.

Porém, manter os talões do pneu piora o desempenho do poço de absorção - o volume útil do tanque é significativamente reduzido e os resíduos se acumulam muito rapidamente nos “bolsões” formados. Ao mesmo tempo, é quase impossível limpar eficientemente o lodo das paredes em relevo - o tanque enche rapidamente com esgoto e o sistema de esgoto falha.

Colheita de pneus
A solução ideal é um corte parcial do aro. Nas rodas é necessário deixar 5 a 7 cm nas extremidades laterais para fixação com segmentos adjacentes

Em um pneu você precisa fazer um furo para conectar o cano de esgoto.

Etapa #6. Formação de um poço de drenagem

Em profundidade, o solo é frequentemente pesado, argiloso, pouco absorvente e permeável à humidade. Para aumentar a área de sucção do líquido residual e melhorar a eficiência da vala de absorção, são instalados um ou mais canais de drenagem.

Progresso de trabalho:

  1. Use uma furadeira de jardim para fazer o buraco mais profundo possível - o canal deve passar por rochas densas que retardam o escoamento da água filtrada. A profundidade da vala desde o fundo do poço é de 3-5 m.
  2. Prepare um tubo que corresponda ao comprimento e diâmetro do canal de drenagem. Para evitar o assoreamento do tubo de filtração, a sua borda superior deve ser 1 m mais alta que a base do poço de drenagem.
  3. As paredes laterais do tubo, começando pelo topo e não atingindo 50 cm até o fundo, são perfuradas. A parte superior do canal é coberta por uma malha de polipropileno de malha fina.

Depois de revestir bem a drenagem, ou seja, instalação de um tubo perfurado no tronco perfurado, uma camada de brita e cascalho é despejada no fundo do poço - a espessura da almofada do filtro é de cerca de 20-30 cm.

Drenagem bem
Um tubo de plástico para esgoto com diâmetro de 110 mm pode ser usado como canal de saída. Uma alternativa mais acessível é o tubo de cimento-amianto

Etapa #7. Colocação de pneus e vedação de paredes

O primeiro pneu é colocado no fundo de uma espécie de eixo, passando por ele tubo de drenagem. De maneira semelhante, o segundo pneu é abaixado no buraco e os talões das rodas adjacentes são conectados de maneira conveniente.

Depois de comparar e alinhar os dois pneus, é necessário fazer furos nas bandas de rodagem.Passe um fio de metal ou uma braçadeira de plástico por eles e torça bem.

Durante a construção da torre, as juntas externas são vedadas - as juntas dos pneus são tratadas com argamassa de concreto ou mástique betuminoso. Depois que a mistura endurecer, você pode começar a preencher o poço.

Fortalecendo as paredes da trincheira
A fixação e o reforço das paredes de um tanque de pneus no solo são feitos de diferentes maneiras: preenchendo-o com uma mistura de areia e terra, despejando concreto ou preenchendo o espaço com pneus restantes. Pneus colocados verticalmente irão imobilizar a estrutura

A extremidade do último pneu deve subir ligeiramente acima do solo. Ao final do assentamento de todos os pneus, as paredes internas do contêiner são revestidas com impermeabilizante. A opção mais acessível para uma hidrobarreira é um selante de composição adequada.

Etapa #8. Arranjo final

Um pequeno aterro é feito ao longo do perímetro dos talões do pneu de acabamento e compactado - obtém-se uma espécie de área cega que impede a penetração da água da chuva no interior da vala. O contêiner é fechado por cima com uma escotilha isolada.

O tubo de ventilação pode ser removido através da tampa plástica. O comprimento da parte externa do duto de ventilação deve ser de pelo menos 60 cm para garantir a tiragem normal.

Saída de ventilação
O sistema de ventilação de fossa resolve vários problemas: acesso de oxigênio para ativar bactérias aeróbicas e remoção de resíduos gasosos

Para não deteriorar as propriedades térmicas e impermeabilizantes da escotilha, a coifa do esgoto pode ser feita de outra forma. É necessário fazer um furo no pneu de fechamento e instalar uma manga de ventilação em forma de “L” com saída para o exterior. Estas obras são realizadas antes do aterro da cava.

Capa protetora
Para evitar entupimento do duto de ventilação, inundações ou queda de pequenos animais na fossa, é instalado um guarda-chuva protetor na tubulação

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Tecnologia para fabricação de fossa a partir de pneus com drenagem principal e lateral nas paredes:

Construção de fossa de drenagem caseira para residência de verão:

A versão “improvisada” da fossa é simples e fácil de construir. Porém, ao utilizá-lo, existe o risco de parte do esgoto ir para o solo sem filtração, pois a construção do pneu não garante a estanqueidade total. A construção de vala de absorção feita de pneus só se justifica em casos raros.

Você está tentando criar um poço de drenagem com pneus de carro, mas surge alguma dúvida durante o trabalho? Ou talvez você tenha encontrado falhas no material ou tenha informações valiosas que pode compartilhar com os visitantes do nosso site? Por favor, deixe seus comentários no final do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Petrovich

    Na minha opinião, esta opção de fossa para dacha é quase ideal, tanto em termos de custo como de mão-de-obra. Foi isso que fiz, construindo uma instalação para coleta de águas residuais na fazenda. O custo foi de cerca de três mil, tendo em conta que eu tinha as arraias em stock. Eu me cavei e passei três dias fazendo tudo. A única coisa que tenho medo é de congelar no inverno, embora não vá lá com tanta frequência no inverno. Então, espero que tudo fique bem e que nossos invernos não sejam tão rigorosos.

    • Krovelshik

      Eu discordo categoricamente de você. Sim, é barato e requer pouco esforço, mas é muito difícil conseguir estanqueidade em tal projeto. Pense na ecologia da sua região; você está criando uma fonte de infecção com suas próprias mãos. E se você decidir eventualmente instalar um poço ou poço em sua propriedade? E se os seus vizinhos já tiverem um poço e as pessoas beberem a água que vai parar nas suas águas residuais? E tudo isso porque você lamentou o dinheiro ou o tempo para fazer o que era certo.

      Por isso, apelo a você e a outras pessoas que desejam fazer esse poço de drenagem - recuperem o juízo, nossa ecologia é razoável, pelo menos não agravemos a situação nós mesmos!

  2. Alexandre

    Algo ainda não está claro, os pneus colocados uns sobre os outros são o reservatório (este mesmo poço de drenagem) por onde irá escoar o esgoto. As impurezas não se acumulam nos próprios pneus, mesmo quando preenchidos com cascalho, emitindo odores desagradáveis, principalmente quando são constantemente umedecidos com líquidos drenados? Gostaria de saber como é isso na prática.

    • Vencedor

      Alexander, você está fazendo as perguntas certas. O design está longe do ideal.Fiz um buraco desses com pneus, sua única vantagem: simplicidade e baixo custo. Embora tivéssemos que mexer nas juntas, não foi tão fácil. Mas depois de apenas seis meses senti todas as delícias: o caroço enche rapidamente, os aromas da borracha se intensificam e no inverno, com um leve sinal negativo, já congela. No final desmontei tudo e fiz um furo de drenagem normal com anéis de concreto.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá. Via de regra, os sedimentos permanecem nos próprios pneus ao encher a fossa, o esgoto sólido desce para o fundo, criando um efeito de assoreamento ao longo do tempo. Se você jogar papel e lenços umedecidos no esgoto, eles grudam nas bordas, embora em geral isso seja absolutamente impossível e impraticável devido à dificuldade de limpeza posterior e preenchimento rápido de uma fossa compacta.

      Minha conclusão pessoal é que esse método de arranjo é ideal para uma família pequena, quando o solo tem tempo de secar. Não é adequado para uma família de 5 pessoas - o fundo está assoreado, o solo está saturado e a água transborda. Você pode limpar o fundo com reagentes biológicos e químicos, mas esses métodos também têm suas desvantagens. Não eliminou o assoreamento - primeiro lave e a fossa será preenchida novamente.

  3. Tatiana

    Tenho esse tipo de sistema de esgoto há mais de 20 anos. A primeira vez que tive que limpá-lo foi há apenas 2 anos e só porque o fundo estava assoreado. Não é aconselhável jogar papel no ralo. Caso contrário, não há problemas. Barato e animador.

  4. Andrei

    Cavei este com 4 metros de profundidade e diâmetro de 1,5. Estará apenas debaixo d'água.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica