Instalação de esgoto em casa de campo: diagramas de disposição + instruções de instalação
Já se foi o tempo em que uma casa particular não tinha comodidades básicas.Uma casa de veraneio e uma casa de campo devem deliciar os seus proprietários com conforto. Um sistema de esgoto bem pensado em uma casa de campo é uma tarefa que, com a abordagem certa, pode ser realizada por qualquer pessoa, até mesmo por um mestre novato.
Antes de iniciar o desenvolvimento de um projeto, é necessário familiarizar-se com as possíveis opções de organização de um sistema autônomo, selecionar o tipo de estação de tratamento e estudar os meandros da instalação de redes de esgoto internas e externas. As respostas a todas as perguntas acima são descritas em detalhes no artigo.
O conteúdo do artigo:
Princípios gerais de design
Idealmente, o sistema de drenagem deve ser definido na fase de projeto do edifício. Mas a disposição de uma casa de banho capaz de proporcionar um nível de conforto urbano pode ser totalmente organizada num edifício antigo.
É ótimo se for possível conectar as comunicações a uma vila centralizada ou a uma rodovia urbana. Na falta dele, o problema terá que ser resolvido com a criação de um sistema de esgoto autônomo.
Um sistema de esgoto autônomo inclui duas partes interdependentes do sistema:
- Sistema interno. Seus componentes constituintes são entradas de água e tubulações. Se for uma casa de dois ou três andares, o sistema inclui um riser vertical com tubos colocados horizontalmente conectados a ele por meio de acessórios, que são conectados a acessórios de encanamento.
- Sistema externo. É representado por uma tubulação colocada horizontalmente em uma determinada inclinação. Recebe águas residuais de tubulações internas e as desvia para uma estação de tratamento autônoma ou para uma rede centralizada.
Na instalação de esgoto em uma casa em construção, a instalação de banheiros e cozinhas deve ser projetada em uma parte da edificação, posicionando-os mais próximos da parede por onde o esgoto sai para a rua.
Existem duas maneiras de remover águas residuais do sistema: gravidade e pressão. A primeira opção é mais fácil de implementar. Mas neste caso é necessário calcular corretamente o ângulo de criação do plano inclinado dos tubos.
Se estiver prevista a colocação de vários banheiros na casa, tendo instalado um complexo sistema de esgoto, para garantir o funcionamento ininterrupto será necessário utilizar um potente Bomba de esgoto. A instalação desta unidade também será relevante caso o local não possua declive.
Pontos-chave a serem considerados ao planejar o esgoto externo:
- Paisagem do site. Para garantir a drenagem desimpedida do líquido residual, a fossa ou fossa séptica deve estar localizada no ponto mais baixo do local.
- Tipo de solo e nível de água subterrânea. A escolha do tipo de estrutura de tratamento e a profundidade da tubulação externa dependem deste parâmetro.
- Área e localização do site. É necessário fornecer acesso para a realização de reparos e acesso para equipamentos de descarte de esgoto.
Ao projetar o esgoto interno, deve-se levar em consideração que os tubos horizontais dos dispositivos ao riser devem correr em declive.
Em média, o comprimento da tubulação do dreno ao riser vertical é de cerca de 3 m. De acordo com os padrões, o encanamento mais distante pode estar a 5 m do riser. A distância do ponto de conexão do vaso sanitário ao riser é 1m.
Você pode cuidar da construção de esgoto interno com suas próprias mãos:
Opções para projeto de instalações de tratamento
Ao instalar um sistema de esgoto autônomo, quando não for possível conectar-se a uma tubulação centralizada, um dos três tipos de estruturas pode ser utilizado:
- fossa - a opção mais econômica e fácil de executar. Pode ser realizado criando um poço, cujo fundo e paredes são revestidos com anéis de concreto, pedra ou tijolos de construção. O único “ponto negativo” do projeto é a necessidade de bombear regularmente o conteúdo usando equipamento de esgoto.
- Tanque séptico - uma estrutura mais eficiente com a qual é possível não só coletar, mas também purificar as águas residuais mecanicamente e biologicamente, tornando-as adequadas para fins técnicos.
- Estação autônoma - a melhor opção, proporcionando o mais alto grau de purificação através de um método biológico, graças ao qual a água pode ser reutilizada para necessidades técnicas.Devido ao fornecimento de ar forçado, as bactérias aeróbicas que vivem dentro do tanque decompõem a matéria orgânica de forma rápida e eficaz.
Uma fossa convencional não atende aos requisitos ambientais, pois cria o risco de entrada de águas residuais no solo. Portanto, esta opção é escolhida apenas para pequenas casas de campo destinadas à habitação sazonal.
Para residências durante todo o ano, é melhor instalar uma fossa séptica multicâmara ou uma estação de tratamento biológico local.
Pode pegar uma fossa séptica, ou construa você mesmo. Ele vem em versões de uma, duas e três câmaras.
Inicialmente, a purificação do líquido no interior das paredes ocorre por separação e sedimentação. Em seguida, é realizada a destruição das impurezas sólidas nele presentes devido à atividade de bactérias aeróbicas.
A tarefa do proprietário é remover o lodo que se acumulou nas paredes do poço.
A opção mais fácil é comprar um produto acabado feito de polímero resistente.Você mesmo pode fazer uma fossa séptica despejando cofragens de concreto ou erguendo tijolos ou alvenaria de pedra.
Quer tornar as coisas mais fáceis para você? Usar 3-4 anéis de concreto, cujo custo não é alto no mercado.
O volume da fossa séptica é calculado com base no fato de serem produzidos 200 litros de esgoto por domicílio por dia. A capacidade da estação de tratamento não deve ser inferior ao volume total de águas residuais de três dias.
Ponto importante! A utilização de poço de filtração só é possível se o nível do lençol freático na área for baixo.
Em solos argilosos e em níveis elevados de água subterrânea, é melhor colocar um biofiltro ou instalar um cassete de filtro acima do solo.
Principais etapas da instalação de esgoto interno
Para calcular corretamente a quantidade necessária de materiais e evitar erros de instalação, você deve solicitar um projeto.
Tem certeza de que pode realizar os cálculos sozinho, levando em consideração os requisitos dos códigos de construção e ao mesmo tempo deseja economizar em despesas? Em seguida, limite-se a traçar um diagrama da rede de esgoto.
Você pode projetar o sistema em um programa de computador ou realizando todos os cálculos e desenhos manualmente.
Seleção de materiais necessários
Ao organizar sistemas de esgoto externos e internos, os tubos de cloreto de polivinila ou polipropileno são os mais usados.
Diâmetro de resíduos canos de esgoto internos deve ser maior que o tamanho dos tubos de drenagem instalados.
A seção transversal dos tubos utilizados para a construção do riser, desde que o vaso sanitário esteja conectado a ele, deve ser de 100 mm. O tamanho do tubo do ventilador é semelhante ao diâmetro do riser. A ligação ao riser é feita com tubos D 50 mm.
É conveniente usar papelão ondulado para instalar comunicações externas. Garante a confiabilidade do sistema durante movimentos sazonais da terra, mas devido à presença de nervuras de reforço, a ondulação não está sujeita a deformações.
Além de tubos para instalação de esgoto, você também precisará de:
- cotovelos de diversas configurações para formação de cantos;
- acessórios triplos e quádruplos para ramificação do sistema;
- acoplamentos de transição para união de elementos de diferentes diâmetros;
- escotilhas de inspeção para limpeza do sistema em diferentes áreas;
- conjuntos de vedações de borracha.
Para cortar tubos no tamanho certo e criar chanfros em suas extremidades, você precisará de uma serra de plástico e uma faca afiada. Para tratar juntas, prepare o selante com antecedência.
Instalação de risers verticais
A instalação do esgoto interno começa com a instalação de risers verticais. São colocados desde a base até à cobertura, passando pelos tectos intermédios. Os tubos subaquáticos são conectados ao riser instalado por meio de tees oblíquos.
O riser com tubos horizontais conectados a ele é abaixado até o nível do pedestal ou do porão. Lá, tubos externos são conectados a ele, conduzindo ao prédio através de um furo na fundação.
Para minimizar os danos ao tubo sob a influência da pressão das paredes do edifício, é instalada uma manga de metal ou concreto no local onde é colocada.
Deve passar pela base da edificação, projetando-se 15 cm em ambos os lados. O diâmetro da manga deve ultrapassar o tamanho da tubulação externa de esgoto.
O isolamento também é colocado na cavidade do liner, preenchendo os vazios formados após a colocação do tubo de saída.Isso reduzirá a probabilidade de congelamento e evitará o afrouxamento do tubo dentro da luva.
Na fase final, após a ligação das tubulações piso a piso para criação de uma camada acústica e impermeabilizante, os tirantes são revestidos com uma tela de gesso cartonado resistente à umidade e envoltos com pedaços de material laminado.
Instalação e conexão de encanamento
Primeira coisa conectar banheiros, após o qual - todos os outros dispositivos. Para eliminar a possibilidade de o líquido residual entrar nos ralos dos encanamentos, é melhor conectá-los acima da ponta do vaso sanitário. Vários acessórios de encanamento são permitidos por tomada.
Ao instalar uma tubulação, caso seja necessário girar a tubulação 90° para reduzir a pressão no sistema e evitar bloqueios, a conexão deve ser feita o mais suave possível. Para isso são instalados 3 cotovelos, cada um com ângulo de 30°, ou 2 cotovelos com ângulo de 45°.
Caso não seja possível criar “cantos suaves”, após uma curva acentuada recomenda-se colocar um tee equipado com tampa. Através dele você pode eliminar possíveis bloqueios.
Tubos de menor diâmetro são conectados a elementos maiores por meio de adaptadores.
Cada encanamento é conectado à tubulação de esgoto por meio de um sifão em forma de U, cujo objetivo principal é formar uma vedação d'água.Ele atuará como uma barreira que evita a propagação de odores desagradáveis do esgoto para o ambiente.
Instalação de ventilação de esgoto
As massas de água, drenadas abruptamente da mesma cisterna do vaso sanitário, formam uma área de espaço rarefeito atrás delas à medida que se movem pela tubulação.
Se não for garantida a entrada forçada de ar no sistema, a água dos sifões começa a “sair” após os fluxos. Como resultado, aparecem odores desagradáveis. O problema só pode ser resolvido com a construção de ventilação.
Para arranjo de ventilação Você também pode montar uma válvula de aeração no ponto superior do riser. Ele fornecerá acesso aos fluxos de ar, evitando assim o vácuo do ar no tubo.
Colocação de esgoto externo
A disposição do esgoto externo também se divide em duas etapas principais: construção de uma estrutura de tratamento e colocação de uma tubulação. Ao realizar cada um deles, há vários pontos a serem considerados.
Exemplo fotográfico da construção de uma rede de esgoto
Para ter uma ideia clara do processo de construção da parte externa de uma rede autônoma de esgoto, convidamos você a se familiarizar com as etapas da obra mostradas na foto:
Os trabalhos preparatórios foram concluídos com sucesso, procedemos agora à própria montagem do sistema, à instalação e ligação da estação de tratamento, bem como à disposição do local:
Construção de uma estrutura de tratamento
O primeiro passo é cavar uma fossa para instalação de fossa séptica. A distância mínima entre um edifício residencial e a estrutura de tratamento é de 5 m, a máxima é de 20 m, sendo a opção mais adequada 10 m.
Decidida a localização da fossa séptica, cavam uma fossa com 2,5-3 m de profundidade, cujas dimensões dependem das dimensões da estrutura.
O tamanho da fossa séptica depende de quantas famílias moram na casa de campo e da frequência com que usam o encanamento. Assim, ao construir uma fossa séptica a partir de anéis de concreto para uma empresa de 4 pessoas, basta instalar uma estrutura de três anéis medindo 1 * 1,5 m.
Se o esgoto for feito em uma casa de campo onde a família se reúne de vez em quando, serão suficientes 2 anéis D 1000 mm.
O fundo da cava é nivelado e forrado com uma “almofada” de areia, com 150-200 mm de espessura.
Após 4 a 5 dias, quando o concreto adquire a resistência desejada, são erguidas as paredes da fossa séptica, instalando anéis de concreto uns sobre os outros ou colocando tijolos em fileiras. Ao instalar um contêiner acabado, é importante garantir sua fixação confiável fixando-o ao piso de concreto por meio de cabos.
Ponto importante! Deve haver uma distância de 100-150 mm das bordas do poço às paredes do tanque. Após a construção da estrutura, os vazios deverão ser preenchidos com argila misturada com tijolos quebrados.
Um tubo de ventilação é removido da fossa séptica. De acordo com as normas, sua extremidade superior deve elevar-se acima do solo a uma altura de 80-100 cm.Para proteger contra precipitação e pequenos detritos que entram na ventilação, a extremidade superior da saída vertical é equipada com um “cogumelo”.
Uma cobertura de concreto equipada com um orifício para escotilha é colocada no topo da fossa séptica.
Tecnologia instalação de um filtro bem não muito diferente do projeto de uma fossa séptica. Para que os resíduos tratados sejam naturalmente absorvidos pelo solo, as paredes do poço podem ser constituídas por anéis de concreto perfurados ou ser construídas em alvenaria.
Para criar uma “almofada” de drenagem, o fundo é coberto com uma camada de cascalho ou brita de um metro de comprimento.
Colocando uma tubulação em uma fossa séptica
É cavada uma vala no local da estrutura de tratamento para colocação da tubulação de abastecimento. Isso pode ser feito manualmente ou alugando equipamentos especiais.
Os trabalhos de assentamento da tubulação externa são realizados na seguinte sequência:
- Cave uma trincheira. Sua profundidade deve estar abaixo do nível de congelamento do solo. Ao determinar a largura da vala, é importante considerar que o tubo de saída deverá ser isolado adicionalmente.
- Configurando um “travesseiro”. O fundo da vala é compactado e forrado com uma camada de areia, fazendo uma inclinação de 2 a 3% em direção à estação de tratamento. Portanto, para um tubo de 10 metros de comprimento, a inclinação entre os pontos superior e inferior será de 20 a 30 cm.
- Colocação de tubos, colocando os sinos no chão. Quando montados em uma única estrutura, os elementos são conectados com cola especial.Para maior confiabilidade, a composição é aplicada nas extremidades de ambos os elementos unidos.
- Instalação de escotilhas de inspeção no ponto de ligação à casa e nas curvas do gasoduto.
- Elementos de esgoto são unidos. O tubo é conduzido até um furo feito na parede da fossa séptica. A área da junta é revestida externamente com argamassa de cimento.
Se na sua região o nível de congelamento do solo atingir cerca de 2 metros e não parecer adequado aprofundar a tubulação externa a tal nível, ela deverá ser cuidadosamente isolada.
Uma excelente solução neste caso seria a opção quando um tubo de plástico fosse colocado dentro de um tubo de ferro fundido e o isolamento atuasse como uma camada entre eles. Alguns proprietários usam para esse fim cabo elétrico de aquecimento.
Para proteger o sistema de esgoto interno do esgoto da rua, bem como da entrada de roedores na casa pelas tubulações, é recomendável colocar uma válvula de retenção na saída da tubulação da casa.
Ao instalar uma tubulação externa, devem ser evitadas curvas complexas e ângulos retos. É melhor equipar tubos em pontos de viragem escotilhas de inspeção.
Quando todas as tubulações estiverem instaladas e conectadas, para verificar o correto funcionamento do sistema e a estanqueidade da estrutura, resta realizar o primeiro abastecimento de água.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Vídeos úteis ajudarão você a lidar rapidamente com a instalação de uma fossa séptica, tubulação e encanamentos.
Como estabelecer um pipeline corretamente:
Opção para organizar fossa séptica:
Ao concluir o projeto com competência, você garantirá o funcionamento ininterrupto do sistema autônomo e criará conforto em sua casa de campo. E ao realizar a instalação corretamente, você se protegerá de complicações adicionais de manutenção do sistema e realização de trabalhos de reparo.
Você tem experiência pessoal em projetar e instalar sistemas de esgoto em uma casa de campo? Quer compartilhar seu conhecimento acumulado ou tirar dúvidas sobre o tema? Deixe comentários e participe das discussões - o formulário de feedback está localizado abaixo.
No século XXI, é quase impossível surpreender alguém com comunicações no seu site. O ritmo acelerado a que a tecnologia se desenvolve indica um futuro turbulento. Somos uma geração que sabe o que é ir ao único poço ou bomba de água de toda a aldeia. Agora, se as mãos crescerem no lugar certo, você pode levar o fluxo de água diretamente para dentro de casa.
O ângulo de inclinação das tubulações horizontais de esgoto é muito importante. É por isso que existem SNiPs. Muitas pessoas negligenciam esse parâmetro, fazendo um viés a olho nu, e depois pagam o preço. Se o ângulo for menor, a água fluirá lentamente e, com o tempo, começará o processo de encharcamento das tubulações, principalmente nas curvas. Se a inclinação for maior, a água escoará rapidamente e todos os detritos permanecerão na tubulação.
De acordo com o SNiP, preciso fazer com que a inclinação do cano de esgoto seja de 0,02. Mas o fato é que a inclinação natural do local ultrapassa esse valor. O que fazer neste caso? Ou o cálculo é relativo à horizontal e não à inclinação do local?
Olá.A passagem das tubulações de esgoto não é calculada ao longo do horizonte, mas sim em ângulo a partir dele, calculado de acordo com as normas. Se o ângulo for muito grande, pode entupir o sistema de esgoto.
Neste caso, a inclinação máxima das tubulações não deve ultrapassar 0,15 (com exceção de ramais de dispositivos de até 1,5 m de comprimento).