Como conectar um banheiro a uma rede de esgoto: uma visão geral das tecnologias de instalação para todos os tipos de banheiros

O processo de instalação do encanamento é o mesmo em uma casa, apartamento ou balneário. Depois de descobrir como conectar o banheiro ao esgoto, você poderá fazê-lo em qualquer local necessário.Concordo, no final você poderá economizar muito dinheiro, principalmente se tiver que instalar mais de um encanamento.

Nós o ajudaremos a entender o problema. Abaixo estão diagramas básicos e instruções passo a passo para conectar um banheiro a uma rede de esgoto, que é aconselhável estudar antes de comprar encanamentos.

Instruções fotográficas visuais e vídeos explicativos ajudarão você a entender melhor as complexidades do processo e determinar a sequência de ações em uma determinada situação.

Kit de ferramentas de instalação

O processo de ligação de um banheiro a um esgoto requer uma avaliação preliminar dos materiais necessários. A escolha do encanamento e dos acessórios de conexão depende do tipo de abastecimento de esgoto, do local de instalação pretendido do vaso sanitário e do seu tipo.

Além do próprio equipamento, quando instalação de banheiro faça você mesmo, você pode precisar de:

  1. Corrugação de esgoto.
  2. Cantos e adaptadores de plástico.
  3. Manguito excêntrico.
  4. Silicone.
  5. Selos e adaptadores de borracha.
  6. Uma serra para tubos de plástico ou uma serra comum para metal.
  7. Fita métrica, lápis, martelo.
  8. Ferramentas para desmontar elementos antigos de esgoto e fixar o vaso sanitário ao chão.

Para remover tubos antigos de ferro fundido, você pode precisar de um martelo perfurador e retificadora profissional, mas em casos tão avançados é melhor convidar especialistas com suas próprias ferramentas para desmontagem.

Opções para conexões de banheiro e esgoto

O tamanho da saída do vaso sanitário é padronizado, mas pode não coincidir com o diâmetro da tubulação de esgoto. Além disso, os tubos de conexão podem incluir linhas de esgoto de outras partes da casa de vários tamanhos. Portanto, é importante saber com antecedência quais adaptadores, manguitos e acessórios serão necessários.

Tipos de liberações de banheiro

A gama de produtos sanitários nas lojas é representada por centenas de modelos diferentes, mas só podem ter três tipos de design de saída:

  1. Vertical.
  2. Horizontal.
  3. Oblíquo.

Dependendo das características do projeto, o tubo de saída é conectado ao vaso sanitário perpendicularmente, paralelo ou em ângulo com o chão.

Tipos de banheiros
Um vaso sanitário com descarga vertical economiza melhor espaço no vaso sanitário, confere beleza estética ao ambiente e é fácil de limpar (+)

O tipo vertical de banheiro é comum na UE e nos EUA. No entanto, nos nossos novos edifícios utilizamos cada vez mais um esquema de ligação vertical, por ser menos problemático.

Tipos de tubos de conexão

Se o projeto do sistema de esgoto ou a localização do banheiro não prevê a conexão direta de tubos, é necessário considerar a compra de peças de conexão como punhos corrugados, conexões excêntricas, cantos e curvas de plástico e tubos de ventilação.

Tubos corrugados. Eles são convenientes para uso quando o alinhamento dos tubos de conexão não é mantido, pois a ondulação pode ser dobrada em qualquer direção e em qualquer ângulo.

Tubo de esgoto corrugado
A desvantagem deste tipo de conexão é o grande comprimento mínimo, portanto quando a distância entre os tubos for de 10-15 cm é mais aconselhável utilizar outras peças

Punhos excêntricos. Transitório excêntricos de borracha têm a forma de dois ramos, cujos eixos são deslocados um em relação ao outro por uma certa distância.

Antes de ir à loja, é necessário medir o deslocamento entre os eixos da saída do vaso sanitário e o furo do esgoto para selecionar o modelo excêntrico adequado.

Tubo de conexão excêntrico
A desvantagem do manguito excêntrico é o seu pequeno comprimento, devido ao qual a distância máxima entre os tubos conectados é de cerca de 10-12 cm

Cantos e curvas de plástico. Essas peças são utilizadas em locais onde a instalação de corrugado é impossível ou indesejável. A desvantagem é a rigidez, que muitas vezes leva a vazamentos na presença de pequenas distorções.

Ao contrário dos tubos de drenagem, os tubos de esgoto de plástico podem ser cortados para se ajustarem ao comprimento.

Acessórios de esgoto de plástico
Os tubos e cantos de plástico, ao contrário dos tubos corrugados, possuem paredes internas lisas, portanto a possibilidade de entupimento é muito menor

Tubos de ventilador. Indispensável em locais onde existe risco de falha do selo hidráulico. Se a capacidade do riser de esgoto for insuficiente, a água pode ser aspirada do sifão. Como resultado, o selo d'água desaparece e um cheiro desagradável e pútrido sai do vaso sanitário.

Nesses casos, ao próprio espelho ou ao tubo que o conecta ao vaso sanitário conecte o tubo de drenagem com válvula que se abre no escoamento da água e aspira o ar da sala ou da rua, evitando o rompimento do selo d'água.

Cotovelo de esgoto com válvula
São excêntricos, cotovelos e adaptadores de esgoto com válvula de retenção de ar embutida, o que confere ao produto as propriedades de uma tubulação de esgoto

Para aumentar a confiabilidade das conexões de esgoto, é aconselhável aplicar em todos os lugares uma camada de selante impermeável, que evitará vazamentos em caso de enfraquecimento da vedação de borracha.

Desmontagem de elementos de ferro fundido

Para desmontar elementos de ferro fundido e cimento que sobraram de encanamentos antigos, você precisará de um martelo, um pé de cabra e uma chave de fenda. A saída de vasos sanitários mais antigos costuma ser cimentada em um cotovelo de ferro fundido.

Freqüentemente, a única maneira de desmontar é quebrar o tubo de cerâmica com um martelo.

Removendo um banheiro antigo
Ao quebrar um vaso sanitário cimentado em um cotovelo de ferro fundido, você deve usar óculos especiais para proteção contra lascas.

Depois de retirar o vaso sanitário, é necessário bater no tubo de ferro fundido por todos os lados e começar a remover cimento e depósitos de sua superfície interna. Para fazer isso, use um martelo e uma chave de fenda, e pedaços grandes são removidos com uma alavanca.

Removendo sedimentos de um cano de esgoto antigo
Canos antigos de ferro fundido não podem ser batidos com muita força com um martelo, pois podem rachar e você terá que quebrar o chão até o tubo de esgoto e inserir uma nova saída nele

Para limpar completamente a ferrugem e os depósitos dos canos, você pode umedecê-los com limpador de banheiro e depois raspá-los com uma escova de aço.

Complete a limpeza com um pano. Essas manipulações devem ser feitas com luvas de proteção especiais. É importante que os primeiros 5 cm do espaço interno do tubo de ferro fundido sejam lisos, pois garantirão a estanqueidade da futura conexão.

Instruções para conectar um banheiro com papelão ondulado

As etapas básicas para conectar um banheiro a um esgoto serão discutidas usando uma versão comum com usando tubo corrugado. A instalação de papelão ondulado é o tipo básico e mais comum de conexão entre um vaso sanitário e uma rede de esgoto.

Ao decidir escolher um tubo corrugado, você precisa estar ciente das características positivas e negativas desse projeto.As demais opções de instalação seguem o mesmo esquema, mas com algumas diferenças.

As propriedades positivas da ondulação incluem:

  1. Baixo custo.
  2. Capacidade de alongar e dobrar.
  3. Sem problemas com o alinhamento dos furos.
  4. Pode ser usado como uma conexão temporária.

Entre as desvantagens dos tubos corrugados estão as seguintes:

  1. As paredes são facilmente danificadas durante a instalação.
  2. A limpeza periódica é necessária em encostas baixas.
  3. Flacidez durante o uso a longo prazo.
  4. Dificuldade em limpar a superfície externa do pó.

A decisão final sobre a instalação da corrugação é tomada levando em consideração todas as características acima descritas.

Conexões corrugadas são instaladas em vasos sanitários com descarga oblíqua e horizontal. Antes de adquirir um produto, é necessário medir a distância aproximada entre o vaso sanitário e o furo de esgoto. O comprimento da ondulação deve ser pelo menos 1/3 maior que este valor.

Primeiro passo: montagem

No início do procedimento de ligação do vaso sanitário ao esgoto, é necessário testar a compatibilidade do projeto. Para isso, pegue um selo de borracha e insira-o no furo do esgoto, previamente lubrificado a junta com uma espessa camada de silicone. Em seguida, empurre a ponta de borracha da corrugação no ralo de esgoto.

Conectando a corrugação ao riser de esgoto
É necessário inserir a ponta da corrugação na vedação até que o último anel de borracha fique nivelado com o tubo de ferro fundido

Após a inserção do tubo corrugado, nas etapas subsequentes da instalação, não é aconselhável torcê-lo até que o silicone esteja completamente seco.

O próximo passo é pegar o vaso sanitário e instalá-lo no local permanente planejado. Sente-se sobre ele, verificando se está estável e não balança.Se o vaso sanitário estiver instável, será necessário nivelar o piso ou instalar suportes de expansão para corrigir os desníveis dos ladrilhos.

Se o vaso sanitário estiver estável, é necessário conectar um tubo corrugado ao tubo sem lubrificá-lo com silicone. Depois disso, você precisa colocar três baldes de água no vaso sanitário e, depois de esperar um minuto, verificar se há vazamentos em ambos os furos da corrugação.

Conectando a corrugação ao tubo de saída do vaso sanitário
Os canos sanitários horizontais podem vazar algumas gotas na junção com a ondulação. O vazamento é posteriormente reparado com selante

Se houver vazamentos, é necessário retirar a ondulação, verificar a correta localização das vedações de borracha e conectar novamente as peças ao longo de seus eixos.

Se não houver vazamentos, será necessário marcar com um marcador onde o vaso sanitário está fixado ao chão.

Marcando os locais onde o banheiro é fixado
Antes de determinar a localização do banheiro, é recomendável deixar todos os moradores sentarem nele para determinar a localização ideal do equipamento

Após as medições, é necessário desconectar a corrugação do vaso sanitário e fixá-la para que não haja distorções na junção com o furo de esgoto. Afaste o banheiro.

Etapa dois: consertar o banheiro

Nos locais designados, fazemos furos no chão com uma broca, inserimos buchas e colocamos o vaso sanitário em local permanente.

Broca correta para ladrilhos
Recomenda-se fazer furos nos ladrilhos com uma broca especial em forma de lança, que reduz a probabilidade de lascamento e acelera o processo de perfuração

Depois de instalar o banheiro fixe-o no chão. Então você precisa sentar no vaso sanitário e mover seu centro de gravidade em diferentes direções por um minuto. Depois disso, aperte novamente os parafusos de fixação e coloque tampas decorativas neles.

Antes da instalação, a maioria dos instaladores aconselha tratar a junta entre o vaso sanitário e os ladrilhos com silicone à prova d'água. Mas não levam em consideração a complexidade da limpeza posterior das instalações. Após alguns meses de limpeza do piso, o selante de silicone se soltará da junta e se formará uma lacuna.

Portanto, antes de instalar o vaso sanitário no lugar, é necessário virá-lo e lubrificar com silicone o perímetro que entrará em contato com os ladrilhos. Depois disso, deve-se colocar o vaso sanitário e parafusá-lo, e selar o vão entre ele e o chão com um selante sobre base de cimento impermeável, que não será destruído quando o banheiro for limpo com água.

As características de instalação de um banheiro em piso de madeira estão descritas em Este artigo.

Etapa três: conexão de esgoto

Após a instalação do vaso sanitário, é necessário lubrificar a superfície interna da ondulação elástica com silicone e puxá-la sobre o cano do vaso sanitário.

Tubo corrugado com vaso sanitário conectado
É necessário esticar a ondulação uniformemente em todo o seu comprimento para que a inclinação seja máxima e não haja flacidez em nenhum lugar

Após a instalação da corrugação, deve-se aguardar 2 horas até que o silicone endureça e só então passar para a próxima etapa.

Etapa quatro: teste

Depois que o selante secar, você pode testar o vaso sanitário sentando-se nele e realizando 2 a 3 descargas completas. Se depois de 5 minutos nada vazar, você pode parafusar o tanque e o assento do vaso sanitário e usar o encanamento.

No caso de um pequeno vazamento em forma de gota, deve-se retirar completamente a água do vaso sanitário e retirar a ondulação dele. Depois disso, lubrifique novamente o elástico do tubo corrugado com silicone e puxe-o para dentro do tubo do vaso sanitário. Você também pode lubrificar adicionalmente a junta com selante externamente.

Neste ponto, a conexão do vaso sanitário ao esgoto por meio de um tubo corrugado pode ser considerada completa.

Conectando o banheiro com cotovelos de plástico

Ao contrário do tubo corrugado, os cotovelos de plástico não possuem flexibilidade. Mas se a linha de esgoto foi originalmente planejada para um modelo específico de banheiro, então as saídas rígidas são mais preferíveis devido à sua durabilidade e natureza livre de problemas.

Conectando o banheiro usando cotovelos de plástico
Ao conectar o vaso sanitário ao esgoto com cotovelos de plástico, eles ditam a localização das instalações hidráulicas, pois o menor deslocamento ameaça vazamento

As principais etapas para conectar um vaso sanitário a um esgoto com cotovelos de plástico são semelhantes às da instalação com papelão ondulado.

Regras básicas para usar elementos de conexão rígidos:

  1. Todos os tubos de conexão são lubrificados com silicone antes da instalação nos furos.
  2. Tubos excessivamente longos podem ser cortados com uma serra.
  3. É necessário excluir quaisquer distorções.
  4. Curvas horizontais de 90 graus devem ser evitadas devido à possibilidade de entupimento.

A desvantagem das tomadas de plástico econômicas é sua cor cinza, que não combina em nada com o banheiro branco como a neve. Os modelos brancos são bem mais caros, mas sua aparência vale a pena.

Conexão direta do banheiro ao esgoto

Se os canos do vaso sanitário se encaixam perfeitamente no cano de esgoto ou se foram instalados do zero especificamente para o encanamento existente, não há opção melhor do que inserir o cano de saída diretamente no tubo de esgoto.

Nº 1: Banheiros verticais

Os vasos sanitários com tubulação vertical podem ser instalados em sua própria casa ou em prédios novos onde a linha de esgoto passa por baixo do piso, e não em nichos de parede.Este design elimina entupimentos e minimiza a probabilidade de vazamento de água durante a drenagem.

Vaso sanitário com montagem de tubo vertical
A vantagem da descarga vertical é que economiza espaço, pois devido à falta de elementos de ligação, o vaso sanitário pode ser colocado próximo à parede

A instalação de um vaso sanitário com saída vertical começa com a fixação de um flange especial na tubulação de esgoto. Para fazer isso, primeiro é medido contra o chão, os furos para as buchas são marcados e perfurados. Depois disso, o flange é montado e aparafusado.

Flange para saída vertical de vaso sanitário
Ao fixar o flange, lembre-se que o eixo dos parafusos de fixação deve ser estritamente perpendicular ao eixo do vaso sanitário

O anel de vedação pode ser lubrificado com silicone para evitar que odores desagradáveis ​​​​do esgoto entrem no banheiro. Em seguida, o vaso sanitário é colocado em cima do flange e preso com porcas, sobre as quais são colocadas tampas decorativas. A instalação está concluída.

Visualize o processo conectando um vaso sanitário com descarga vertical demonstrado no vídeo:

#2: Conectando um banheiro com um tubo horizontal

A instalação de um vaso sanitário com tubo horizontal é semelhante à de papelão ondulado, podendo ser instalada quase rente à parede.

A diferença é que inicialmente é instalado um sistema rígido que conectará o vaso sanitário à coluna de esgoto. Os elementos estruturais não devem se mover quando o tubo do vaso sanitário é inserido neles.

Diagrama de um banheiro com tubo horizontal
A maneira mais fácil de conectar um banheiro é com um tubo horizontal. A conexão utiliza tubos rígidos sem juntas de canto e todos os tipos de corrugações

Antes da instalação, é necessário experimentar o vaso sanitário e marcar os locais para fazer furos para fixação.Em seguida, retire o encanamento, faça furos, insira buchas e recoloque o vaso sanitário no lugar, colocando o cano no furo de esgoto untado com silicone.

Antes de aparafusar o encanamento, você deve realizar um teste de drenagem e verificar se há vazamentos.

Montando um banheiro com tubo horizontal
Ao inserir o tubo, é aconselhável segurar com a mão a entrada do furo do esgoto para evitar o deslocamento dos elementos do esgoto. Portanto, é aconselhável realizar este procedimento em conjunto

Se no último momento for tomada a decisão de mover o vaso sanitário ligeiramente para o lado, você poderá usar um adaptador excêntrico adicional, mas seu comprimento moverá a localização do vaso sanitário para frente. Isto pode exigir a nova perfuração dos furos de montagem.

Nos apartamentos domésticos, os vasos sanitários com saída horizontal são mais frequentemente conectados à rede de esgoto por meio de um adaptador corrugado, sem a utilização de estruturas rígidas.

Um guia em vídeo sobre como conectar um vaso sanitário com descarga horizontal a uma rede de esgoto ajudará os artesãos domésticos em seu trabalho:

#3: Instalação de vaso sanitário com tubo oblíquo

A conexão direta de um vaso sanitário com um tubo reto não é muito diferente daquela com um tubo horizontal e corrugado. As etapas básicas são descritas com mais detalhes nos capítulos correspondentes acima.

Esquema de um banheiro com tubo oblíquo
O projeto de encanamento com tubo oblíquo atrai a descarga mais descomplicada, mas na hora de conectá-la é necessário atender aos requisitos tecnológicos que garantem a perfeita estanqueidade (+)

Uma saída de vaso sanitário inclinada garante menor probabilidade de vazamento da junta durante a descarga de água, portanto, é mais preferível do que uma saída horizontal.Uma estrutura de encanamento com saída oblíqua é bastante difícil de conectar ao esgoto por meio de corrugações devido à pequena distância entre o piso e a saída da tubulação.

Instruções para instalação de vaso sanitário com descarga oblíqua usar a corrugação apresentará a sequência de ações:

Antes de instalar a rede de esgoto, é necessário experimentar o vaso sanitário, marcar os locais das buchas para aparafusar o aparelho e verificar se os eixos dos furos conectados não estão distorcidos.

Vaso sanitário com montagem de tubo oblíquo
É melhor conectar um vaso sanitário com saída oblíqua a um esgoto de plástico: uma pessoa segura a fiação e a segunda insere o cano do vaso sanitário elevado no buraco

Após a instalação das buchas no chão, o cano do vaso sanitário é colocado sobre um cano de esgoto pré-lubrificado com silicone e fixado ao chão com parafusos.

Em caso de vazamento leve, pode-se lubrificar a junta externa com silicone e deixar secar por várias horas. Depois disso você pode usar o banheiro.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Para entender melhor as instruções descritas acima, é recomendável assistir à seguinte análise em vídeo:

Não é difícil conectar você mesmo o banheiro ao sistema de esgoto. Para tal, é aconselhável adquirir antecipadamente um modelo de equipamento que se adapte da forma mais estética ao interior da casa de banho.

Com um mínimo de ferramentas, selante e peças de conexão corretamente selecionadas, você pode instalar o vaso sanitário seguindo as instruções acima em poucos minutos.

Você tem habilidades práticas para instalar e conectar um banheiro a um esgoto? Por favor, compartilhe seu conhecimento, experiência com nossos leitores ou faça perguntas. O formulário de comentários está localizado abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Hermann

    Todo mundo recomenda selante onde quer que você cuspa! É isso que causa vazamentos no selante: ele descasca com o tempo e começa a vazar. O elástico fixa-o com segurança em um estado comprimido em todos os momentos.

    • Andrei

      Você se certificou de que o elástico segura bem? Ele encolhe gradualmente até o diâmetro do tubo e racha após alguns anos. No meu banheiro e na cozinha os degraus são puramente elásticos, 4 anos se passaram e eles estão vazando um pouco, saiu sujeira úmida e fedorenta.

      • Sanya

        É necessário lubrificar todos os elásticos dentro dos tubos com graxa amortecedora, como PMS-60000. E como selante, use selantes de poliuretano, que, diferentemente dos silicones, não se decompõem.

      • Nikolai

        Em 25 anos, minhas vedações de borracha não vazaram.

    • Anton

      Agora tudo está sendo simplificado, mas com o selante tudo é feito de forma fácil e simples. Ninguém realmente pensa em como isso afetará a qualidade. No entanto, desde que as pessoas não reclamem muito, elas farão assim.

  2. Sergei Nikolaevich

    Sem saber, tive uma experiência amarga com a instalação incorreta do vaso sanitário. Instalei-o com uma ligeira inclinação para a frente e depois coloquei os ladrilhos. O que aconteceu a seguir foi muito engraçado. Você entende, nada ia desaparecer, a encosta estava atrapalhando. Sofremos alguns meses, depois tivemos que bater com cuidado os ladrilhos ao longo do contorno... Cheguei à conclusão que primeiro precisamos medir 7 vezes, até com o vaso sanitário, e talvez principalmente com ele. Seu artigo é útil: contém muitas informações necessárias para o proprietário. Não há necessidade de entrar em contato com alguém quando você pode ler e fazer isso sozinho. O principal é não ter pressa!

  3. Wadia

    Olá. Como conectar um banheiro com saída oblíqua de 30 graus e ralo de esgoto de 45 graus?

    • Um ângulo (ou uma curva de 15 graus irá ajudá-lo

  4. Andrei

    O que fazer se o vaso sanitário foi adquirido com saída oblíqua e a tubulação de esgoto for mais alta que a saída do vaso sanitário

    • Nikolai

      Levante o vaso sanitário sobre um pedestal. Uma tábua de carvalho servirá.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica