Como fixar um vaso sanitário no chão: uma revisão dos detalhes técnicos e os melhores métodos de instalação

Equipar uma casa moderna com banheiro é um toque tradicional de qualquer projeto.Por sua vez, instalar um vaso sanitário em um vaso sanitário também é um procedimento estabelecido há muito tempo. A instalação geralmente é realizada por padrão durante a construção residencial.

Diremos como fixar o vaso sanitário no chão. Junto com você, analisaremos qual método de fixação de acessórios de encanamento é melhor usar se você precisar trocar repentinamente o dispositivo durante a operação. Levando em consideração nossos conselhos, você pode concluir o trabalho de forma rápida e fácil, sem envolver um encanador.

Nuances técnicas da instalação de encanamento

Um vaso sanitário de qualquer configuração, assim como um encanamento em geral, é instalado de acordo com as instruções de instalação. A instalação inicial destas instalações hidráulicas (durante a fase de construção da habitação) é normalmente realizada por empreiteiros profissionais.

Mas, no futuro, os proprietários já estabelecidos muitas vezes reconstroem o banheiro, em particular, trocam o banheiro. E eles mesmos fazem isso para economizar nos serviços de instalação.

Os usuários frequentemente trocam de equipamento para atender às preferências pessoais. Alguns deles não conhecem todas as nuances dos métodos de instalação e fixação.

Instalando um banheiro no chão do banheiro
Instalação de sanita com posterior fixação ao chão da sanita. A instalação inicial de tais acessórios de encanamento geralmente é realizada por encanadores profissionais

A auto-reinstalação não é proibida e é incentivada. No entanto, tais intenções do proprietário devem, pelo menos, ser acompanhadas do conhecimento dos métodos de fixação da sanita ao chão.Pareceria um detalhe trivial do procedimento de instalação, mas quando eles desejam ver como resultado uma instalação confiável e de alta qualidade, até os menores detalhes são importantes.

As nuances da instalação de vasos sanitários estão diretamente relacionadas à escolha da instalação tipo de encanamento. Na vida cotidiana, os vasos sanitários montados no chão são os mais usados. Ao mesmo tempo, a maioria dos dispositivos montados possui uma configuração de produto compacta.

Como fixar um vaso sanitário compacto e qualquer outro no chão do banheiro, fazendo você mesmo a instalação?

Banheiro compacto no banheiro
Modelo de sanita compacta, montada de acordo com o esquema de fixação ao chão. Neste caso, a instalação foi feita profissionalmente. A alta qualidade de instalação e fixação de instalações hidráulicas ao chão é claramente demonstrada

Os artesãos autodidatas devem se esforçar para obter aproximadamente esse resultado.

Análise de métodos de fixação

A prática de construção indica pelo menos três métodos de fixação de vasos sanitários à superfície do piso:

  • kit de instalação padrão;
  • usando adesivos especiais;
  • por instalação sobre argamassa de cimento.

O kit de instalação padrão (parafuso-cavilha) geralmente é recomendado para uso, desde que seja instalado em uma superfície de piso extremamente plana.

O método, do ponto de vista da confiabilidade e estabilidade da estrutura, é considerado aceitável, mas não satisfaz totalmente em todos os casos. Geralmente aplicamos o “padrão” a modelos compactos, leves e de dimensões modestas.

Outro método de fixação do vaso sanitário ao chão é a montagem com cola, que proporciona um alto nível de resistência às juntas. Mas, neste caso, está excluída a desmontagem rápida do produto, se necessário.Portanto, o método de instalação adesiva é usado quando a instalação envolve o uso prolongado de acessórios de encanamento sem perspectiva de substituição.

Instalando um banheiro com cola
O procedimento de instalação e fixação do vaso sanitário ao chão colocando a sola do aparelho sobre cola. Para a colagem, via de regra, são utilizadas pastas e soluções adesivas especiais

A resina epóxi é frequentemente usada como adesivo. Esta cola distingue-se por características elevadas em termos de fiabilidade e resistência de fixação.

A argamassa de cimento é frequentemente considerada uma alternativa aos métodos padrão e adesivo. Na verdade, esse método não difere muito de “plantar com cola”, pois o cimento contém um componente adesivo. Entretanto, ligar a sanita ao chão com argamassa de cimento apresenta um grau de resistência inferior em comparação com adesivos para fins especiais.

A escolha do método de fixação depende em grande parte do tipo de base sobre a qual é feita a instalação. Sobre como colocar banheiro com piso de madeira, aprenda com o artigo, que aborda esse assunto em detalhes.

Tecnologia para fixar o vaso sanitário ao chão

Ao recorrer a um ou outro método de fixação de um eletrodoméstico ao chão, o mestre precisará de um determinado conjunto de ferramentas.

Normalmente o trabalho é realizado sem muita dificuldade quando você tem em mãos:

  • perfurador de construção (mais um conjunto de brocas de diferentes diâmetros);
  • furadeira manual (além de brocas de diversos diâmetros para cerâmica);
  • prensa mecânica manual (pistola);
  • chaves de fenda, chaves de bancada, alicates, martelo;
  • fita métrica, lápis, miolo, espátulas de borracha (largas, estreitas);
  • lixa (grossa, fina).

Possíveis materiais para instalação de encanamento:

  • cavilhas de plástico (d=8-12 mm, 2-4 peças);
  • parafusos metálicos (d=6-8 mm, 2-4 unid.);
  • juntas para a cabeça do parafuso (2-4 peças);
  • cola (unhas líquidas, silicone, epóxi);
  • cimento, areia de pedreira (na proporção de 1:2);
  • tábua de madeira (espessura 20-25 mm);
  • borracha em folha (espessura 10-15 mm).

Instalar um vaso sanitário e fixar esse tipo de encanamento ao chão com fixadores padrão envolve fazer furos para cavilhas. Se a configuração do encanamento for feita para fixação com dois parafusos (parafusos), será necessário fazer dois furos. Em outro caso, respectivamente, quatro.

Instalação de encanamento e aparafusamento
Um dos métodos de fixação do vaso sanitário ao chão é fixar o dispositivo com parafusos (parafusos, parafusos). Esta opção de montagem é usada na prática com mais frequência do que outras. Normalmente, a maior parte de todos os banheiros fabricados é equipada exatamente com esses fechos

Algumas dificuldades acompanham o processo de perfuração quando coloque o banheiro nos azulejos. Ação descuidada, falta de experiência, desconhecimento da tecnologia de furação em revestimentos cerâmicos são os principais motivos de falhas na instalação. É necessário perfurar a cerâmica com uma broca especial, observando a regra de pressão suave e baixa velocidade de perfuração.

A instalação seguida de fixação com argamassa de cimento também possui características próprias. Aqui, um fator importante que determina a qualidade da conexão é a composição da solução. Portanto, recomenda-se respeitar o mais próximo possível a proporção estabelecida de 1:2 (M200), onde o primeiro número é a quantidade de cimento, o segundo é a quantidade de areia da pedreira.

Com esta relação, o grau de argamassa de cimento obtido é M200, ideal para uso em ambiente doméstico.

Consertando o banheiro em cimento
Técnica de instalação de encanamentos sanitários, onde a argamassa de cimento é utilizada como elo de ligação. O método é quase semelhante a “aterrissar” na cola

A fixação com argamassa de cimento raramente é praticada nas condições de construção modernas.

Processo passo a passo de fixação de parafusos

Se você escolher a primeira opção de fixação do vaso sanitário no chão do banheiro (padrão com parafusos), serão executados os seguintes passos:

  1. É determinada a localização exata no chão da sola do encanamento.
  2. As marcas são feitas nos centros dos furos de montagem na superfície do revestimento.
  3. Com uma broca para revestimento cerâmico, são feitos furos nos centros marcados com profundidade igual à espessura do ladrilho.
  4. Usando uma broca de concreto, os furos são feitos na profundidade necessária (geralmente 60-70 mm).
  5. As cavilhas do kit de fixação são inseridas nos orifícios resultantes.
  6. As instalações hidráulicas são colocadas no local de instalação e os furos de instalação do aparelho são alinhados com os furos feitos no chão.
  7. O tubo de saída do vaso sanitário é conectado à rede de esgoto por meio de uma mangueira corrugada.
  8. O dispositivo é fixado ao chão com parafusos do kit de montagem.

Após a conclusão deste trabalho, os pontos de conexão são vedados adicionalmente tubo corrugado ao banheiro e ao sistema de esgoto. Para esses fins, são utilizados selantes ou produtos similares. Também é realizada a vedação cosmética de fissuras ao longo do eixo de ligação entre a sola do dispositivo e a superfície do piso, se houver.

Corrugação para ligação do vaso sanitário ao esgoto
Instalação de tubo corrugado - elemento que conecta a linha de descarga do vaso sanitário a uma rede de esgoto centralizada. A ligação corrugada e posterior vedação das juntas são realizadas após a fixação das instalações hidráulicas ao piso. Esta sequência é lógica. Elimina o risco de destruição da camada selante como resultado de vibrações

Instalar o vaso sanitário e fixá-lo ao chão usando o segundo método é considerado o mais simplificado possível. Aqui, o mestre do “faça você mesmo” nem precisa de habilidades ou conhecimentos em furar diversos tipos de materiais de construção.

Tudo o que pode ser necessário são instruções para trabalhar com uma prensa mecânica manual (pistola). E quando a resina epóxi é usada como cola, os instaladores podem dispensar uma “pistola”.

O processo de instalação e fixação de um vaso sanitário com parafusos inclui uma série de etapas tradicionais:

Concluído com sucesso o trabalho preparatório, procedemos diretamente à instalação e fixação de um importante eletrodoméstico:

Colando o banheiro no chão

O trabalho de fixação da sola do aparelho ao chão com cola especial é realizado na seguinte sequência:

  1. Marcação precisa do assento do vaso sanitário.
  2. Preparação da base do aparelho (limpeza, nivelamento, desengorduramento).
  3. Aplicação de massa adesiva na superfície da sola.
  4. Instalação do dispositivo exatamente de acordo com os limites previamente designados.

Sob o peso do encanamento, o excesso de cola aparecerá inevitavelmente nas bordas externas da sola. Esse excesso é retirado com uma espátula de borracha, após o que a área por onde sai o resíduo de cola é adicionalmente limpa com um pano embebido em água e sabão.

Concluído o procedimento, deixe o encanamento por um dia até que esteja totalmente fixado devido ao ressecamento da massa adesiva.

O trabalho é realizado usando aproximadamente o mesmo algoritmo quando o método de fixação à argamassa de cimento é escolhido:

  1. Prepare uma pequena quantidade de argamassa de cimento.
  2. As marcações são feitas para instalação no piso do banheiro.
  3. O local de instalação está completamente limpo de detritos e poeira.
  4. Uma camada uniforme de argamassa é aplicada no local de instalação.
  5. A sola do vaso sanitário é umedecida com água e o aparelho é colocado sobre cimento.
  6. O excesso de argamassa de cimento é removido com uma espátula.

Para esta opção também é recomendado aguardar no mínimo 24 horas para fixação completa. Então você pode realizar ações adicionais - conectar o dreno ao esgoto, instalação e fixação do tanque, instalação de assento sanitário.

Marcando o local de instalação sob o vaso sanitário
Antes de iniciar a instalação do vaso sanitário, a localização do aparelho é marcada no chão. O marcador também marca os centros dos furos na base do vaso sanitário e destina-se à fixação de encanamentos. Todas as medições e marcas de instalação são feitas com a maior precisão possível, após a primeira colocação do vaso sanitário no local da futura instalação

Seleção de esquema conectando o banheiro ao esgoto determinado pelo tipo de liberação do dispositivo. As opções de conexão são descritas detalhadamente em nosso artigo recomendado.

Outros métodos de montagem

Existe outra maneira de fixar vasos sanitários no chão dos banheiros. A tecnologia é chamada de “montagem em tafetá”.

Devido à sua antiguidade, esta técnica vem perdendo rapidamente relevância, mas às vezes ainda é utilizada, mas, via de regra, em pisos de madeira.O princípio é fixar um encanamento em uma tábua de madeira - tafetá, cortado no formato da sola.

Instalação de banheiro pelo método tafetá
Método de instalação de vaso sanitário “em tafetá”. Aqui, o suporte para a sola do encanamento é uma tábua de madeira, cortada exatamente no formato da sola do vaso sanitário. Em primeiro lugar, o próprio tafetá é preso e depois o vaso sanitário é preso a ele com parafusos

Um recesso raso (até 50-70 mm de profundidade) é feito no chão da sala, onde são instaladas as instalações hidráulicas. Esta reentrância é preenchida com argamassa de cimento. Eles pegam o tafetá e furam aleatoriamente toda a área com pregos. Na lateral (inferior) por onde saíram os pregos, o tafetá é colocado sobre uma almofada de cimento.

Do lado de fora do tafetá, o vaso sanitário está instalado e protegido. Claro, isso é feito depois que a argamassa de cimento estiver completamente endurecida. A fixação é feita de acordo com a norma - com parafusos.

Uma espécie de contrapeso à ultrapassada tecnologia de fixação de “tafetá” é, talvez, a técnica mais moderna - fixar acessórios de encanamento em estrutura de suporte - instalação.

Montando o banheiro na instalação
Tecnologia moderna para fixação de vasos sanitários em casa. Todos os elementos do vaso sanitário são fixados a uma estrutura metálica especial - uma instalação disfarçada na parede

É verdade que a “instalação” é uma estrutura metálica e prevê uma forma de instalação ligeiramente diferente – suspensa. Ou seja, as instalações hidráulicas não são instaladas com destaque para o piso do banheiro, mas permanecem suspensas após a instalação.

Nota para instaladores: dicas úteis

Os acessórios de encanamento são feitos de materiais fortes, mas frágeis. Portanto, ao fixar um aparelho de porcelana ou faiança com parafusos (pernos), não é recomendado utilizar força máxima para apertá-lo.Certifique-se de usar juntas macias (silicone, borracha, plástico), colocando-as sob as cabeças dos parafusos.

É necessária uma junta sob o parafuso de montagem do vaso sanitário
Prenda o vaso sanitário aos parafusos de metal com cuidado, usando força moderada. É altamente recomendável usar espaçadores de material macio sob as cabeças dos parafusos.

Se for utilizada cola para fixação, a qualidade da limpeza e desengorduramento das superfícies coladas é de grande importância para alcançar a resistência da junta.

Ao utilizar resina epóxi, é necessário observar rigorosamente a proporção de resina e solvente durante o preparo da massa adesiva. A cola deve ser aplicada uniformemente na superfície, evitando a formação de almofadas de ar.

Ao instalar o dispositivo “em tafetá”, é aconselhável escolher como material madeira resistente. Você pode usar compensado multicamadas, mas em qualquer caso, deve-se fornecer impermeabilização de alta qualidade para o tafetá. Um ambiente úmido reduz drasticamente a durabilidade de qualquer madeira.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Uma das opções para fixar um encanamento ao chão é discutida no vídeo a seguir:

Qual método de instalação de vasos sanitários é o melhor, cabe ao proprietário do imóvel decidir onde o encanamento será instalado e protegido.

Porém, na hora de escolher uma técnica, é recomendável levar em consideração as possíveis cargas no vaso sanitário, o material do aparelho (faiança, porcelana), bem como as características de design do banheiro. Uma abordagem cuidadosa aos negócios certamente o ajudará a alcançar o resultado desejado.

Gostaria de nos contar como você mesmo instalou o banheiro? Você tem informações e fotografias úteis sobre o tema do artigo? Por favor, escreva comentários, compartilhe suas impressões e faça perguntas no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Dmitry

    Para não gastar uma quantia significativa de dinheiro com os serviços de artesãos, eu mesmo fiz a maior parte das reformas do banheiro. Posso dizer por experiência própria que você mesmo pode trocar facilmente o banheiro. Conheço fixação com cola, mas prefiro usar buchas. Este método é mais prático. A única condição obrigatória é uma base plana, caso contrário a descarga da água não será feita corretamente e o próprio vaso sanitário “andará”.

  2. Anatólia

    Sempre cuidei da instalação de encanamento sozinho, então descobri que já tenho muita experiência. Eu nem sabia que se chamava “tafetá”, minha sogra usava esse método para fixar o vaso sanitário, ela tinha uma espécie de painel de madeira no chão do vaso sanitário. Na nossa casa era fixada de forma padronizada, com buchas. Aí, depois do reparo, instalei a instalação, mas tive que lutar, é difícil alinhar tudo sozinho, um amigo ajudou.

  3. Vou te contar uma história mais legal. Comprei um apartamento e decidi prender um vaso sanitário instável em cavilhas. Quando fizeram o primeiro furo, percebi que havia piso aquecido no banheiro.
    Então meça sete vezes. Boa sorte para você.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica