Sistema split de teto: tipos de equipamentos e características de sua instalação + classificação dos 10 melhores modelos
Os modernos sistemas de ar condicionado de teto se distinguem por uma ampla variedade de designs, aparência e recursos de instalação.Você está pensando em adquirir um aparelho desse tipo, mas não sabe qual é o melhor para equipar seu ambiente? Ajudaremos você a fazer a escolha certa para que possa escolher a opção de equipamento adequada para seu apartamento, casa ou escritório.
Vamos descobrir juntos o que é um sistema de teto dividido e quais são as especificidades de seu funcionamento. Também consideraremos tipos populares de equipamentos, suas características de design e as nuances da escolha e instalação de equipamentos de controle climático.
Além disso, o artigo contém fotos, diagramas e instruções em vídeo que o ajudarão a entender completamente a questão da escolha de sistemas split do tipo teto.
O conteúdo do artigo:
Tipos e design de sistemas de teto
Os aparelhos de teto são um dos tipos de aparelhos de ar condicionado para uso doméstico e semi-industrial. Consiste em dois blocos: compressor-condensador - para instalação externa e um dispositivo evaporativo destinado a instalação interna.
Alguns modelos se diferenciam pela presença de recursos opcionais adicionais, por exemplo, aquecem o ar e o filtram cuidadosamente.
Vejamos os tipos mais populares de aparelhos de ar condicionado montados no teto.
Tipo #1 - sistema de ar condicionado cassete
Este tipo de dispositivo é considerado a solução ideal para instalações onde a distribuição uniforme dos fluxos de ar resfriado é importante. Os dispositivos são instalados no espaço entre tetos, portanto são adequados para qualquer interior e não prejudicam sua aparência, como os sistemas de parede.
Na maioria das vezes, os produtos são utilizados para equipar apartamentos, casas, chalés com pé direito alto - mais de 3 metros, escritórios, salões, salas de cinema, shopping centers, restaurantes e outras grandes instalações.
Além disso, os dispositivos cassete podem ser usados como um ou mais elementos de um sistema multi-split: eles são projetados para manter o microclima necessário em vários escritórios, lojas, armazéns, etc.
A concepção do equipamento inclui 2 blocos autónomos para colocação interna e externa, ligados por um percurso.
Principalmente no mercado existem modelos quadrados de tamanhos padrão - cerca de 600 mm de cada lado. Eles diferem em diferentes potências de resfriamento e aquecimento, funcionalidade e nível de economia de energia.
Uma das vantagens dos sistemas de cassetes é a ocultação das comunicações do dispositivo na parte suspensa do teto.
No centro da estrutura da unidade interior existe uma grelha decorativa, nas laterais da qual existem 4 aberturas de saída com persianas giratórias. A grade desempenha a função de aspirar ar quente, o que ocorre devido ao funcionamento de um ventilador axial.
Em seguida, as massas de ar passam pelo trocador de calor do evaporador, onde ocorre o processo de resfriamento. A substância de trabalho para movimentar a energia térmica dos fluxos de ar é o freon.
As massas já resfriadas são devolvidas ao ambiente e distribuídas uniformemente devido às persianas ajustáveis. O seu nível de inclinação pode ser alterado através do painel de controle.
A unidade externa do dispositivo técnico é instalada na fachada do edifício e conectada à estrutura interna por meio de uma linha de tubos de cobre para circulação do refrigerante.
As principais vantagens do sistema tipo cassete:
- distribuição do fluxo de ar em 4 direções;
- resfriamento/aquecimento rápido do ar;
- design elegante do painel decorativo;
- baixo nível de ruído.
Alguns modelos se diferenciam pela presença de funções como ventilação de ar, manutenção automática de temperatura, modo de uso noturno, autodiagnóstico de erros e mau funcionamento do sistema, lembrança de configurações selecionadas, prevenção de formação de gelo, entre outras.
Além disso, o sistema também apresenta algumas desvantagens - alto custo, em comparação aos dispositivos de parede, e possibilidade de instalação apenas no espaço entre as partes principal e suspensa da estrutura do teto. Este tipo de dispositivo não é adequado para apartamentos com tetos de 250 a 270 cm de altura.
Discutimos a questão da instalação de um sistema de divisão de cassete com mais detalhes em outro nosso artigo.
Tipo #2 – sistema de divisão de duto
Os dispositivos possuem design semelhante ao tipo anterior. O principal diferencial da tecnologia é a implantação de ventilação de insuflação e exaustão por meio do canal de ar.
Esses sistemas são instalados em apartamentos com vários cômodos, escritórios, lojas e outras instalações grandes.
A parte externa é uma estrutura composta pelo bloco principal, dutos de entrada e saída de ar. O número de condutas de ar pode ser ajustado de forma independente dependendo da área que necessita de ser condicionada.
A unidade interna é colocada dentro da estrutura do teto, de modo que o sistema de comunicação e a caixa do dispositivo ficam ocultos acima do teto suspenso. O local de instalação da unidade deve ser escolhido no meio da casa ou outro cômodo para distribuir uniformemente os dutos de ar.
Na parte oculta do teto dos quartos é instalada a quantidade necessária dutos de ar para garantir o ar condicionado de todos os quartos. Cada uma de suas saídas é coberta por um painel decorativo com grade.
Na parte interna da estrutura existe um trocador de calor evaporador e um ventilador. A unidade também é equipada com filtro de ar, sensores de temperatura e unidade receptora de sinal de controle remoto.
A unidade de duto foi projetada para condicionar o ar recirculado. No entanto, o seu design especial permite arrefecer/aquecer massas com até 30% de ar fresco.
Muitas vezes este tipo de ar condicionado de teto é utilizado em supermercados ou grandes escritórios, onde os tetos são bastante altos e não há necessidade de selecionar a temperatura para cada ambiente individualmente.
Para a entrada de massas de ar fresco, é fornecido um canal especial através do qual são fornecidas à unidade interna para processamento.
O projeto externo do sistema está equipado com os elementos necessários como um trocador de calor condensador com ventilador, um compressor, um dispositivo de proteção, uma unidade de controle e uma parte externa - a carcaça. O bloco deve ser colocado na parede externa do edifício com acesso mínimo à luz solar.
As vantagens da unidade incluem os seguintes aspectos:
- intervenção mínima no design da sala;
- você pode climatizar vários ou um cômodo grande ao mesmo tempo;
- O resfriamento e o aquecimento dos fluxos de ar são possíveis mesmo com a adição constante de ar fresco.
Além das vantagens, os usuários também destacam alguns aspectos negativos da utilização de um dispositivo do tipo canal.
Por exemplo, as principais desvantagens são:
- manter um regime de temperatura uniforme sem possibilidade de regulação em ambientes diferentes;
- Pode ser instalado apenas em ambientes com pé direito alto;
- para a instalação será necessário recorrer aos serviços de especialistas para posicionar corretamente os dutos de ar e todo o sistema como um todo;
- alto custo do sistema.
Os condicionadores de ar de teto do tipo duto se diferenciam pela capacidade de manter uma temperatura constante, sendo que alguns modelos são equipados com função de desumidificação do ar e podem operar no modo noturno.
O preço médio desses dispositivos é de 60 a 80 mil rublos, e os premium são oferecidos a partir de 120 mil rublos.
Tipo #3 – dispositivos piso-teto
Os dispositivos distinguem-se pela possibilidade de instalação sob o teto e, se necessário, no chão.
O corpo interno do aparelho possui um design plano, por isso não sobrecarrega visualmente o espaço. Pode ser instalado na posição vertical ou horizontal: a parte mais larga pode ser fixada na parede ou no teto.
As unidades de teto destinam-se à utilização em instalações domésticas e comerciais - salas de estar, armazéns e despensas, cafés, complexos de cinema, etc.
Funcionalmente, este tipo realiza as seguintes ações: resfriamento, aquecimento, limpeza dos fluxos de ar.
A função de aquecimento de massas de ar só é possível por dispositivos equipados com bomba de calor.
A estrutura interna do dispositivo consiste nos seguintes elementos:
- quadro – parte externa do dispositivo;
- trocador de calor do evaporador – desempenha a função de remover calor dos fluxos de ar no modo de resfriamento;
- interno ventiladores centrífugos – capturar massas de ar do ambiente, movimentando-as através do trocador de calor e elementos filtrantes;
- unidade de controle – projetado para ativar as funções necessárias.
A filtragem do ar condicionado ocorre devido ao elemento filtrante de ar, que também está localizado na unidade interna.
A estrutura externa do sistema é instalada na parede do edifício e conectada à interna por meio de uma rota interbloco de freon.
O design do dispositivo é semelhante aos tipos anteriores de unidades de teto. Seus principais elementos funcionais são um trocador de calor e um ventilador do condensador, um compressor, uma placa de controle e um dispositivo de proteção.
O elemento funcional é combinado com o circuito interno através de comunicações Freon, que formam um único sistema fechado.
As vantagens deste tipo de ar condicionado incluem distribuição uniforme dos fluxos de ar do ar condicionado por toda a sala, possibilidade de instalação em qualquer tipo de teto, baixo nível de ruído e baixo custo de instalação.
Os aspectos negativos dos aparelhos são o alto custo e a impossibilidade de instalação no teto.
Classificação de sistemas de divisão de teto
Hyundai H-ALC3-18H
Unidade de resfriamento e aquecimento imaculadamente montada
O sistema climático tipo teto resfria e aquece ambientes cuja área não exceda 54 metros quadrados. m. Reduz a umidade do ar a uma taxa de 1,8 l/h, realiza ventilação em três modos de velocidade. O modelo é procurado principalmente na disposição de instalações comerciais, industriais e de escritórios.
A temperatura mínima suportada pelo equipamento é de +17ºС. O sistema split está equipado com um temporizador para reprogramar a partida e um display para monitorar as características de desempenho. Um controle remoto infravermelho está incluído para facilitar o controle.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 5300 W/5900 W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 1712 W/1793 W;
- volume máximo de suprimento de ar - 21,67 m3 m/min;
- comprimento das comunicações – até 25 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 15ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 20/42 kg;
- classe de eficiência energética – B;
- funcionalidade adicional - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, display, ajuste de direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mín/máx) - 34/41 dB
A unidade funciona perfeitamente em todos os modos disponíveis. Funciona de forma bastante silenciosa e não interfere no descanso dos proprietários. O aquecimento é realizado em dias frios e gelados, durante os quais a temperatura não desce abaixo de -15ºС.
A lista de desvantagens é encabeçada pela baixa eficiência energética. Os proprietários não estão satisfeitos com a falta de um dispositivo para filtragem fina, ionização e desodorização da massa de ar. O preço não é muito tentador para comprar.
- Operação estável em todos os modos
- Controles simples e intuitivos
- Refrigerante ecológico
- Construção de alta qualidade
- Unidade interna leve
- Baixa eficiência energética
- Grau insuficiente de purificação do ar
Timberk AC TIM 36LC CF5
Equipamentos de refrigeração e aquecimento potentes e eficientes
A versão piso-teto do sistema split aquece e resfria qualitativamente o ar em ambientes cuja área não exceda 100 metros quadrados. m. Elimina o excesso de umidade e ventila em três modos de velocidade diferentes. Ideal para organização de shoppings, restaurantes e complexos esportivos.
O design está equipado com um cronômetro que permite reprogramar o lançamento para o horário ideal para os proprietários. O controle usa um controle remoto infravermelho. O aquecimento split será realizado a uma temperatura fora da janela não inferior a -15ºС.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 10600W/11700W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 3772W/3500W;
- volume máximo de suprimento de ar - 25,0 cu. m/min;
- comprimento das comunicações – até 50 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 15ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 33/71 kg;
- classe de eficiência energética – C;
- funcionalidades adicionais - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 41/50 dB.
O sistema climático é preenchido com refrigerante ecológico. A sua utilização provoca uma eficiência energética bastante baixa da instalação.
A desvantagem é a falta de um sistema de limpeza multinível, bem como de dispositivos para ionização e desodorização do ar processado. Nem todo mundo está satisfeito com o nível de ruído em configurações normais. Mas ao mudar para o modo noturno, a interferência sonora diminui.
- Alta velocidade de processamento de ar
- Construção de alta qualidade
- Refrigerante ecológico
- Autodiagnóstico para detecção oportuna de problemas
- Operação perfeita em todos os modos
- Baixa eficiência energética
- Ruído em configurações normais
- Grau insuficiente de purificação do ar
Shivaki SFH-184BE/SUH-184BE
Modelo universal de piso-teto
O sistema split desenvolvido pelos japoneses lida perfeitamente com ambientes de refrigeração e aquecimento cuja área não exceda 50 metros quadrados. m. A unidade universal desumidifica o ar a uma velocidade de 1,9 l/hora. Se necessário, o modelo desempenha o papel de ventilador.
O sistema de controle climático é extremamente fácil de controlar. O conforto de controle é garantido pela presença de um controle remoto infravermelho. Existe um cronômetro para adiar o início dos trabalhos.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 5300 W/5900 W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 1900 W/1690 W;
- volume máximo de suprimento de ar - sem dados;
- temperatura mínima durante o aquecimento - 7ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 28/41 kg;
- classe de eficiência energética - A;
- funcionalidade adicional - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 43/53 dB.
O sistema é equipado com compressor convencional, mas possui consumo de energia relativamente baixo. Preenchido com freon ecológico. Vantagens significativas incluem preço acessível. Nem todos os proprietários de ar condicionado ficam satisfeitos com o ruído durante o funcionamento do ventilador.
- Qualidade de construção impecável
- Consumo econômico de energia
- Autodiagnóstico para detecção oportuna de problemas
- Controle simples e conveniente
- Refrigerante ecológico
- Ruído do ventilador
- Aquecimento apenas até -7ºС
- Grau insuficiente de purificação do ar
Toshiba RAS-B10UFV-E/RAS-10SAV2-E
Excelente modelo com purificação de ar em vários estágios
A unidade interna do sistema climático tailandês pode ser montada no chão e no teto. A unidade produz refrigeração, aquecimento, reduz os níveis de umidade e ventila o ar em ambientes domésticos. O equipamento é equipado com compressor tipo inverter, que garante partida suave e operação estável.
O modelo é simples e extremamente fácil de usar. Pode ser utilizado em aquecimento de piso. Um controle remoto infravermelho está incluído para facilitar o controle. Um cronômetro permite selecionar o momento ideal para iniciar os processos.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 2500 W/3200 W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 600 W/750W;
- volume máximo de fornecimento de ar - 7,78 metros cúbicos. m/min;
- comprimento das comunicações – até 15 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 15ºС;
- dispositivos de limpeza – filtros grossos e finos, filtro desodorizante;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 14/35 kg;
- classe de eficiência energética - A;
- funcionalidades adicionais - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 23/39 dB.
Os proprietários deste equipamento de controle climático observam que não há correntes de ar durante sua operação. Consequentemente, é ideal para organizar quartos de crianças e, na verdade, todos os quartos frequentemente visitados em geral. As únicas desvantagens incluem o preço muito alto.
- Alta velocidade de processamento de ar
- Sistema de limpeza multinível
- Autodiagnóstico para detecção oportuna de problemas
- Refrigerante ecológico
- Possibilidade de aquecer o chão
- Preço desnecessariamente alto
Mitsubishi Electric MFZ-KJ25VE / MUFZ-KJ25VE
Sistema split funcionando perfeitamente com ampla funcionalidade
A unidade interna do sistema split é universal - pode ser instalada no chão ou montada no teto. Este modelo foi projetado para criar um microclima ideal em salas de até 20 metros quadrados. m. Aquece, esfria, reduz os níveis de umidade, ventila em cinco modos de velocidade.
O controle confortável do sistema é fornecido por um controle remoto infravermelho. Um cronômetro permite reprogramar o início do tratamento do ar para um horário conveniente para os proprietários.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 2500W/3400W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 540 W/770 W;
- volume máximo de fornecimento de ar - 8,20 metros cúbicos. m/min;
- comprimento das comunicações – até 20 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 15ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso, filtro desodorizante;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 15/37 kg;
- classe de eficiência energética - A;
- funcionalidades adicionais - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 20/39 dB.
A presença de filtro desodorizante garante rápida remoção e neutralização de odores desagradáveis.Porém, o split não vem equipado com filtro fino que coleta a poeira suspensa no ar - isso é uma desvantagem para equipamentos dessa categoria de preço.
- Alta velocidade de processamento de ar
- Refrigerante ecológico
- Autodiagnóstico para detecção oportuna de problemas
- Baixo nível de ruído
- Consumo econômico de energia
- Preço desnecessariamente alto
LG UV36/UU37
Poderosa unidade de controle climático que funciona perfeitamente
Este modelo foi projetado para resfriar e aquecer ambientes de até 108 metros quadrados. M. A unidade interior pode ser instalada no chão ou fixada no teto sob um sistema de teto suspenso ou em gesso cartonado. Se necessário, a unidade reduz o nível de umidade e ventila em três modos de velocidade.
O controle é realizado por meio de um controle remoto infravermelho. Um temporizador permite atrasar o início do sistema dividido pelo período necessário.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 10.000 W/11.000 W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 3720 W/3780 W ;
- volume máximo de suprimento de ar - 29,0 cu. m/min;
- duração das comunicações - sem dados;
- a temperatura mínima de aquecimento é de 20ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso, filtro antibacteriano;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 35/85 kg;
- classe de eficiência energética - A;
- funcionalidades adicionais - suporte automático da temperatura definida, memória de configurações, temporizador, modo noturno, sistema anti-gelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 40/44 dB.
Uma vantagem justificada do modelo é a presença de filtro antibacteriano.Funcionará em modo de aquecimento até -20ºС no exterior - também uma vantagem significativa. Mas o custo do equipamento não incentiva todos a comprá-lo e instalá-lo.
- Alta velocidade de processamento de ar
- Consumo econômico de energia
- Disponibilidade de filtro antibacteriano
- Refrigerante ecológico
- Operação perfeita em todos os modos
- Preço excessivamente alto
IGC IFM-18H/U
Sistema eficiente a um preço acessível
O sistema split resfria e aquece rapidamente instalações residenciais, de escritórios e comerciais de até 50 metros quadrados. m. Seca o ar e realiza ventilação, se necessário. É popular entre proprietários de apartamentos e casas particulares, pequenos estabelecimentos comerciais, oficinas de produção e oficinas.
A unidade interior pode ser colocada no chão ou fixada no tecto, revestida com sistema de tecto tenso ou em gesso cartonado. Para maior comodidade, o modelo vem com controle remoto infravermelho.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 5100 W/5500 W;
- consumo de energia durante o resfriamento -2.950 watts;
- volume máximo de fornecimento de ar - 21,67 metros cúbicos. m/min;
- comprimento das comunicações – até 25 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 15ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 24/36,5 kg;
- classe de eficiência energética – sem dados;
- funcionalidades adicionais - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 43/58 dB.
O limite mínimo de temperatura no modo de resfriamento é -17ºС. Os consumidores consideram o preço razoável uma vantagem inegável. Eles consideram a desvantagem um grau insuficiente de filtração, ou seja, falta de um filtro fino.
- Construção de alta qualidade
- Autodiagnóstico para identificar falhas
- Preço acessível
- Grau insuficiente de purificação do ar
GERAL AGHG09LVCB
Sistema split que melhora a composição do ar
GERAL AGHG09LVCB resfriará ou aquecerá o ar de maneira rápida e eficiente em uma sala de até 25 metros quadrados. m. O equipamento reduz o nível de umidade a uma taxa de 1,3 l/h e realiza ventilação. O modelo é adquirido por proprietários de apartamentos e casas particulares.
O cronômetro permite adiar o início do tratamento do ar para um horário conveniente para os proprietários. A facilidade de controle é aprimorada pela presença de um controle remoto infravermelho, o esquema de seleção de modo é extremamente simples e direto. É fornecida integração com o sistema Smart Home.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 2600 W/3500 W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) - 530 W/790W;
- volume máximo de fornecimento de ar - 9,50 metros cúbicos. m/min;
- comprimento das comunicações – até 20 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 25ºС;
- dispositivos de limpeza - filtros grossos e finos, filtro desodorizante;
- peso da unidade externa - 54 kg;
- classe de eficiência energética – A++;
- funcionalidade adicional - gerador de ânions, suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste de direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 22/40 dB.
A lista de vantagens justificadas é encabeçada pela utilização de um compressor inversor. Os proprietários desta técnica gostam muito do sistema de limpeza multinível, complementado por um filtro desodorizante e um gerador de ânions.
O sistema aquece até que a temperatura fora da janela caia mais de -25ºС. A única desvantagem é o preço alto.
- Sistema de purificação de ar multiestágio
- Ampla faixa de temperatura
- Refrigerante ecológico
- Preço Alto
Electrolux EACU-18H/UP2/N3
Equipamentos com características e preço “médios”
O sistema split Electrolux EACU-18H/UP2/N3 lida perfeitamente com o tratamento de ar em salas de até 50 metros quadrados. m. Seu módulo interno pode ser colocado ao nível do chão ou no teto. Equipamentos multifuncionais reduzem os níveis de umidade e proporcionam ventilação. É adquirido principalmente por proprietários de pequenas empresas comerciais, e menos frequentemente por proprietários de casas particulares.
O sistema split é simples e fácil de operar, existe um controle remoto para controle remoto. Pode ser integrado no complexo de equipamentos Smart Home, ligado a sensores de alarme de incêndio ou a dispositivos que respondam a uma porta aberta. Existe um cronômetro para reprogramar o início do tratamento do ar.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 5000W/5500W;
- consumo de energia (resfriamento e aquecimento) - 1600W;
- volume máximo de fornecimento de ar - 13,33 metros cúbicos. m/min;
- comprimento das comunicações – até 20 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 10ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso;
- peso dos blocos (interno/externo) - 27/37 kg;
- classe de eficiência energética - A;
- funcionalidade adicional - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema anti-gelo, partida a quente;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 34/43 dB.
A unidade funcionará para aquecimento apenas até -15ºС, o que não é ruim, mas existem splits com uma faixa de temperatura mais ampla. A unidade possui uma classe bastante elevada em termos de consumo econômico de energia, mas também não é o modelo mais econômico.
O sistema não realiza limpeza fina, não ioniza nem desodoriza a massa de ar processada, o que pode ser considerado uma desvantagem. Fora isso, o modelo é um “intermediário” simples e não muito caro.
- Alta velocidade de processamento de ar
- Preço aceitável
- Autodiagnóstico para identificar problemas
- Possibilidade de integração no sistema Smart Home
- Refrigerante ecológico
- Baixo grau de purificação do ar
Royal Clima CO-F36HN
Poderoso sistema split para escritórios e produção
O sistema climático Royal Clima CO-F36HN resfriará e aquecerá perfeitamente ambientes de até 100 metros quadrados. m. Se necessário, reduza o nível de umidade do ar e faça ventilação. O modelo é popular entre proprietários de estabelecimentos comerciais, pequenos negócios e academias. Menos comumente adquirido por proprietários de casas de campo e apartamentos na cidade.
Mesmo usuários completamente inexperientes não terão problemas para gerenciar o sistema. Para a conveniência de selecionar um modo e enviar comandos, um controle remoto infravermelho está incluído na unidade. O cronômetro permite reagendar o lançamento para o horário desejado.
Especificações:
- modos - resfriamento, aquecimento, desumidificação, ventilação;
- potência (resfriamento/aquecimento) - 10600W/11700 W;
- consumo de energia (resfriamento/aquecimento) -3770W/3500W;
- volume máximo de fornecimento de ar - 25,0 metros cúbicos. m/min;
- comprimento das comunicações – até 30 m;
- temperatura mínima de aquecimento - 15ºС;
- dispositivos de limpeza – filtro grosso;
- peso dos blocos (interior/exterior) - 34/89 kg;
- classe de eficiência energética – sem dados;
- funcionalidades adicionais - suporte automático da temperatura definida, memorização de configurações, autodiagnóstico, temporizador, ajuste da direção do fluxo de ar, modo noturno, sistema antigelo;
- nível de ruído (mínimo/máximo) - 41/50 dB.
O sistema é alimentado por uma rede trifásica, o que por defeito limita o seu âmbito de aplicação. Não realiza purificação fina do ar e ozonização. Porém, para equipamentos tão potentes tem um preço acessível.
- Alta velocidade de processamento de ar
- Autodiagnóstico para identificar problemas
- Refrigerante ecológico
- Grau insuficiente de filtragem de ar
- Operação ruidosa durante a ventilação
Recomendações para escolha de dispositivos
Ao adquirir equipamentos de climatização, deve-se prestar atenção à configuração, aparência e também levar em consideração os indicadores técnicos que afetam o desempenho do sistema. Consideremos mais detalhadamente os principais critérios para a correta seleção dos equipamentos.
Nível de marca e classe
Como todos os dispositivos, os sistemas split são produzidos nas versões econômica, média e premium, que diferem em custo e funcionalidade.É melhor comprar uma unidade de um fabricante popular e de boa reputação.
As marcas mais populares de dispositivos cassete são Shivaki, Eletrolux E Hisense. No entanto, o custo desses dispositivos varia entre 70 e 100 mil rublos. Marcas procuradas entre equipamentos para dutos Mitsubishi Elétrica, Haier, Clima Geral. A faixa de preço para eles é de 40 a 120 mil rublos. Os usuários nomearam as seguintes melhores marcas de unidades de piso-teto: Panasonic, Shivaki, Daikin E LG. Essas marcas produzem equipamentos de classe média e premium.
Determinação da potência do equipamento
Outro critério importante é a potência no modo de resfriamento por massa de ar. Este indicador é expresso em unidades térmicas britânicas, a abreviatura inglesa é BTU. 1 BTU equivale a 0,3 watts.
As especificações de um dispositivo podem indicar a capacidade de resfriamento em BTUs ou watts elétricos, o que pode ajudar a determinar o tamanho da sala para a qual a unidade é adequada.
Como os fluxos de ar resfriado descem e se concentram próximo ao piso, ao selecionar uma unidade não é o volume do espaço que é levado em consideração, mas sua área.
Com base em dados tabulares, para salas pequenas de até 25 m2 sistemas split com capacidade de 7 ou 9 BTU são adequados e para salas espaçosas de 50 a 60 m2 é melhor comprar com valor de 18,24 BTU.Discutimos a questão do cálculo da potência do sistema com mais detalhes em Este artigo.
Nível de ruído do equipamento de controle climático
Este indicador é muito importante para quem planeja instalar sistema de ar condicionado em um quarto ou biblioteca. Nessas salas, o usuário geralmente descansa e o excesso de ruído irá distraí-lo.
Portanto, para equipar um apartamento, casa ou outro edifício residencial, recomenda-se a utilização de dispositivos com baixo nível de ruído - 26-36 dB para unidade interna e até 54 dB para estrutura externa.
Regras para instalação de sistemas divididos
O conforto na sala onde se pretende instalar um sistema de ar condicionado depende não só dos parâmetros técnicos do aparelho, mas também da correcção da sua instalação.
Portanto, é melhor realizar inicialmente todas as etapas corretamente para economizar em reparos ou na compra de novos equipamentos de climatização.
Vamos dar uma olhada passo a passo em como instalar corretamente o sistema de teto.
Etapa #1 - instalação de unidades de equipamentos
Dependendo do tipo de ar condicionado de teto, você deve decidir sobre a futura localização da estrutura interna. As unidades de cassetes e dutos são instaladas na área livre entre os tetos principal e suspenso.
A parte interna da unidade cassete é instalada em ganchos especiais, que são fixados por meio de chumbadores em uma ou mais células do teto falso.
O equipamento do tipo conduta pode ter várias condutas de ar em cada divisão, as quais são ligadas à unidade interior e ligadas às grelhas de distribuição. A instalação é feita sobre uma estrutura suspensa, por isso é melhor fazê-la antes de instalar o teto.
O número e o comprimento dos dutos de ar são determinados com base nos parâmetros e na área da sala. Recomendamos que você leia regras de cálculo dutos de ar
Após a instalação da estrutura, os dutos de ar são isolados e insonorizados para evitar a formação de condensação e aumento de ruído durante o funcionamento.
As unidades piso-teto são fixadas ao teto por meio de parafusos de fixação com rosca M10 com estrita observância da horizontalidade. Se necessário, a estrutura do teto é reforçada e nivelada.
Etapas de instalação:
- Fazer furo na parede de acesso à rua com diâmetro de 55 mm.
- Colocar um duto de cabos do orifício até a unidade interna.
- Selecionar o local ideal e marcar furos futuros para suportes para fixar com segurança a unidade externa.
- Fazer furos, fixar suportes, instalar uma unidade externa.
- Instalação da estrutura interna dependendo do tipo de sistema split.
- Ligação do sistema de drenagem à estrutura interna.
- Conexão elétrica ao sistema.
- Traçado do percurso: é colocado isolamento térmico na tubulação de cobre, os tubos são alargados e conectados a dois blocos.
A estanqueidade da estrutura depende da confiabilidade da conexão dos tubos com as unidades externas e externas, o que afeta diretamente o desempenho do dispositivo.
Etapa #2 – teste de pressão e evacuação do sistema
Depois de estabelecer comunicações entre blocos, a linha principal é verificada quanto à integridade e estanqueidade.
Quando é determinado que o sistema está estanque, a linha é preenchida com refrigerante.
A maioria dos modelos de unidades usa Freon R 410A de dois componentes sem cloro, o que é seguro para a camada de ozônio.
Se o percurso for longo o suficiente, será necessário reabastecer adicionalmente o sistema de ar condicionado com refrigerante. Características do sistema de auto-abastecimento que revisado aqui.
Etapa #3 – comissionamento
Após montar o sistema, evacuá-lo e enchê-lo com freon, será necessário verificar o funcionamento do dispositivo e certificar-se de que não há vazamentos. Para fazer isso, ligue o dispositivo e execute-o em todos os modos de operação.
Verificada a funcionalidade do dispositivo, é necessário realizar as etapas finais: selar a ranhura com espuma de poliuretano, selante de silicone, argamassa de cimento, além de remover detritos, poeira e restos de materiais do ambiente.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Um exemplo de instalação de uma unidade cassete em uma loja:
Recomendações para colocar dispositivos de duto na sala:
Instalação de sistema piso-teto em restaurante:
Os tipos de sistemas split do tipo teto considerados distinguem-se por princípios de instalação e operação semelhantes, mas apresentam vários aspectos positivos e negativos.
Na escolha de um aparelho deve-se levar em consideração um conjunto de parâmetros, características técnicas e características funcionais para organizar o ar condicionado da sala da forma mais correta possível..
Você gostaria de complementar o material acima com comentários úteis? Ou você ainda tem dúvidas sobre o princípio de funcionamento ou características de escolha de um sistema split tipo teto? Deixe seus comentários e tire suas dúvidas no bloco abaixo.
Escolhemos um sistema de divisão piso-teto para nossa casa. Já vimos isso antes em um hotel e gostamos dessa opção. Com esse sistema dividido, o interior parece simples. O sistema split é quase invisível, mas funciona tão bem quanto os aparelhos de ar condicionado de parede. O modelo também é adequado para tetos baixos, porque de qualquer maneira não há muito espaço, e se um ar condicionado enorme estiver pendurado na parede, o design do ambiente ficará arruinado.
Na minha opinião pessoal, o ar condicionado deve ser do tipo “piso-teto”, que geralmente fica fixado no teto do apartamento. Tenho um quarto de 30 metros, onde trabalho e durmo.
E há uma enorme caixa da Mitsubishi pendurada. Excelente fluxo de ar, persianas inteligentes, resfria instantaneamente o ar 1 hora antes de dormir.
E à noite eu sempre desligo: à noite não pode ficar com o ar condicionado ligado, é uma coisa muito perigosa, da pneumonia até a morte em meio passo.
Mas não reconheço esses brinquedos, em forma de mochila idiota na parede.Eles têm baixo consumo de energia, não resfriam a casa, e quando o concreto é calcinado antes do ferro, eles apenas sopram estupidamente e só tiram eletricidade, sem falar que duram pouco tempo ao longo dos anos, aí há uma alta porcentagem de avarias e devido à alta carga sobre elas, o dinheiro vai pelo ralo. Um bom ar condicionado deve custar pelo menos 100 mil ou mais.