Regras para operação de equipamentos a gás em edifícios residenciais: medidas e normas para uso seguro
Uma das principais fontes de energia hoje é o gás. Caracteriza-se pela alta temperatura de combustão, prioridades ambientais e baixo custo.No entanto, o combustível azul está repleto de perigos. Quando misturado com o ar torna-se explosivo.
O gás é amplamente utilizado na produção de vários produtos poliméricos e serve como fornecedor de energia para aquecimento de instalações comerciais. Encontramos constantemente a sua utilização no dia a dia, por isso é muito importante seguir as regras de funcionamento de equipamentos a gás em edifícios residenciais.
Você aprenderá como usar aparelhos a gás corretamente e o que é estritamente proibido em nosso artigo. Aqui você encontrará informações sobre como agir em caso de vazamento de gás, com que frequência e quem deve verificar o equipamento de gás, por quais infrações o serviço de gás pode desligar o fornecimento de combustível azul.
O conteúdo do artigo:
Instruções para uso de aparelhos a gás
De acordo com as regras de funcionamento dos equipamentos a gás instalados em edifícios residenciais, todos os consumidores de gás natural devem garantir o bom funcionamento dos aparelhos a gás.
As responsabilidades dos proprietários incluem a necessidade de verificar a ventilação e as chaminés, bem como organizar o acesso às instalações onde estão instalados os equipamentos pertencentes à estrutura local GorGaz.
Requisitos gerais para o funcionamento de aparelhos a gás:
- se sentir cheiro de gás no ambiente, ao utilizar os eletrodomésticos, deve-se fechar imediatamente a torneira, abrir a janela, sair do ambiente poluído com gás e ligar para o serviço de emergência de gás (é proibido fumar, acender as luzes (!) e outros aparelhos elétricos);
- É proibido gaseificar casas ou reparar equipamentos de gás de forma independente e sem autorização;
- É inaceitável vedar dutos de ventilação, bolsas e “escotilhas” para limpeza de chaminés, movimentar ou “bloquear” sistemas de ventilação;
- É proibido operar equipamentos a gás com as janelas fechadas, sem ventilação e sem tiragem na chaminé;
- É terminantemente proibida a utilização do equipamento por menores de 14 anos, pessoas sob efeito de álcool, pessoas incapacitadas ou que não estejam familiarizadas com as regras de funcionamento de aparelhos a gás;
- deixe os dispositivos operacionais sem supervisão;
- É inaceitável carregar o gasoduto (prender cordas para secar roupas).
É estritamente proibido procurar a origem do vazamento por conta própria. Se sentir cheiro de gás na sala, a primeira coisa a fazer é desligar o fornecimento de combustível azul e desligar todos os aparelhos elétricos.
Ligue urgentemente para um serviço de emergência ou resgate de gás. Avise os vizinhos sobre a situação atual e saia do local.
Requisitos para operar um fogão a gás
Antes de utilizar um fogão a gás, você deve se familiarizar com as regras para seu funcionamento seguro.
As principais condições para o bom funcionamento de um fogão a gás:
- o ambiente onde os alimentos são preparados deve ser bem ventilado;
- o funcionamento da estufa deve ser sempre monitorizado (é proibido deixar chama aberta sem vigilância);
- após a conclusão da operação, desligue o fornecimento de gás;
- antes de começar a usar o equipamento, deve-se levar a fonte da chama até o queimador e só então ligar o fornecimento de combustível azul;
- A operação do equipamento deve ser interrompida se: a chama não for visível em todas as aberturas, a cor do fogo for diferente do violeta-azulado e for observado o rompimento das chamas.
O estado do fogão a gás deve ser verificado regularmente (por um especialista em serviço de gás). É proibido consertar você mesmo um fogão a gás.
GOST 33998-2016 afirma que a limpeza de todas as peças do equipamento de cozinha a gás deve ser o mais fácil possível. É proibido o uso de ferramentas para desmontagem. Após a limpeza, todas as peças devem ser instaladas em seus devidos lugares.
Termostatos, torneiras e fusíveis devem ser instalados de forma a garantir facilidade de manutenção e ajuste. Algumas peças não podem ser removidas pelo próprio usuário (bicos). Para este trabalho você precisa chamar um especialista.
Padrões para usar um gêiser
Um pré-requisito para a instalação do equipamento é a presença de um exaustor próximo ao teto, o que garantirá o acesso desimpedido do ar ao ambiente.
Condições para uso adequado:
- Antes de usar o aparelho, é necessário verificar se há tração (verifique com um fósforo aceso);
- Certifique-se de abrir a janela primeiro;
- depois que a coluna for ligada, você precisa novamente ter certeza de que há tração;
- controlar a temperatura da água;
- o sistema não deve ser iniciado desnecessariamente;
- Crianças e pessoas não treinadas estão proibidas de acessar o equipamento.
Se a tração for insuficiente, é proibido o uso da coluna. Você não pode usar o equipamento durante o impulso reverso.
É inaceitável vedar a sala onde o equipamento está instalado. Não deixe a válvula do gás aberta se o queimador piloto não estiver aceso. É necessário monitorar o aquecedor de fluxo com queimador aceso.
Garantindo a operação segura de uma caldeira a gás
O acendedor pode ser aceso se houver tiragem na chaminé. Quando queimar, deve-se abrir a torneira do queimador principal e acendê-lo. Se a chama do queimador se apagar, interrompa o fornecimento de gás. Repita todas as operações novamente. Depois de ligar o queimador, é necessário verificar novamente a tiragem.
É proibido o funcionamento de caldeira a gás com automação defeituosa. Para evitar que o monóxido de carbono entre em sua casa, você precisa verificar regularmente ventilação para caldeira a gás, cujos canais podem ficar obstruídos com fuligem.
Como usar uma caldeira a gás corretamente é descrito em regras de segurança, cujo cumprimento é obrigatório para todos os proprietários de sistemas de aquecimento autónomos.
As seguintes condições devem ser atendidas:
- durante o funcionamento do equipamento, a janela deve estar aberta;
- antes de acender a caldeira é necessário abrir o registo da chaminé;
- antes da ignição, verifique a tiragem;
- verifique regularmente a chaminé (a destruição da alvenaria, o congelamento e a entrada de objetos estranhos podem reduzir a tiragem).
Não se esqueça de preparar com antecedência os equipamentos para trabalhar na estação fria. No inverno, quando são comuns flutuações bruscas de temperatura, é necessário monitorar cuidadosamente os aparelhos a gás que usam uma chaminé para remover os produtos da combustão.
Durante a queda de neve, chuva, neblina ou vento forte, a corrente de ar pode desaparecer ou pode aparecer uma corrente de ar reversa, o que faz com que o monóxido de carbono entre na sala e envenene seus ocupantes.
Novas regras para o uso de gás em instalações residenciais
Todos os residentes de prédios de apartamentos são obrigados a ouvir as instruções sobre medidas de segurança ao operar equipamentos a gás. O evento é realizado após a celebração de convênio com representantes da GorGaz. As instruções também são repetidas após cada inspeção programada.
Os residentes são obrigados a fornecer aos funcionários da GorGaz acesso às instalações onde os equipamentos de gás estão instalados a qualquer hora do dia. Caso contrário, você terá que pagar uma multa considerável. Se não houver moradores na casa ou apartamento por mais de 24 horas, feche a torneira do gás.
Os residentes são obrigados a:
- mantenha a ventilação limpa;
- Antes de iniciar o preparo dos alimentos, ventile o ambiente;
- Não coloque móveis inflamáveis perto do fogão.
Se sentir cheiro de gás no ambiente, feche imediatamente a torneira, abra as janelas e ligue para os serviços de emergência.
As novas regras entram em vigor a partir de 9 de maio de 2018.
Verificando equipamentos de gás
De acordo com as exigências do Código da Habitação, para prevenir emergências, possíveis fugas e avarias nos equipamentos de gás, os serviços técnicos realizam inspeções regulares. O proprietário do imóvel é obrigado a fornecer aos funcionários acesso irrestrito para examinar o estado dos dispositivos.
Para a operação segura de equipamentos de gás em edifícios residenciais, foram estabelecidos padrões de inspeção. Os fogões a gás devem ser verificados a cada três anos, as caldeiras e esquentadores uma vez por ano. Equipamentos defeituosos e desatualizados devem ser substituídos em tempo hábil.
Durante a inspeção, os especialistas devem:
- verifique o aperto das fixações em todas as juntas;
- certificar-se de que não há vazamentos nos locais de ligação do gasoduto ao ponto de corte do gás (se necessário, pode-se utilizar manômetro de líquido);
- realizar inspeção visual da chaminé e coifa em edifícios residenciais;
- verificar a qualidade do fornecimento de gás aos fogões e esquentadores;
- se necessário, ajuste a intensidade do fornecimento de combustível azul;
- verificar o funcionamento da automação e dos dispositivos eletrônicos.
Se forem detectadas violações graves, a organização de serviço repara o equipamento, substituição de torneiras de gás, seções de pipeline. Caso ocorram avarias e emergências por culpa dos proprietários, o fornecimento de gás poderá ser interrompido.
Outras possíveis razões para desligar o fornecimento de gás:
- o usuário instalou de forma independente o equipamento de gás (equipamento adicional);
- quando são detectadas avarias (má ventilação, falta de exaustor, concentração insuficiente de gases);
- ligação ilegal à rede de abastecimento de gás;
- ocorreu uma emergência;
- durante o reparo de comunicações ou equipamentos de gás;
- na falta de acordo com o serviço de gás;
- a dívida pelo combustível azul usado ultrapassa dois períodos de faturamento;
- o consumidor não transmite dados sobre o real volume de gás utilizado e interfere no trabalho das autoridades reguladoras;
- é utilizado equipamento que não está especificado no contrato.
20 dias antes do corte do fornecimento de gás, o consumidor deve ser informado pelo serviço de gás com o qual é celebrado o contrato contrato de serviço. A notificação deve ser feita por escrito com uma explicação detalhada dos motivos.
A falta total de gás por mês para fins de reparos é de 4 horas. Se esta condição for violada, por cada hora extra o valor do pagamento do combustível azul deverá ser reduzido em 0,15%.
Em caso de desligamento de emergência, o gás poderá ser desligado sem aviso prévio por no máximo 24 horas. O gás é fornecido em 48 horas. Se o gás do assinante for desligado por falta de pagamento, a primeira notificação é enviada a ele 40 dias e a segunda 20 dias antes do desligamento.
Onde, para quem e como reclamar dos representantes da GorGaz é descrito em detalhes no próximo artigodedicado a esta importante questão.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Como usar corretamente aparelhos a gás em uma área residencial:
A necessidade de cumprir as regras para o uso seguro de equipamentos a gás:
Devido ao facto de o gás ser uma substância combustível inflamável, são apresentados requisitos acrescidos para o funcionamento de aparelhos a gás. De acordo com as novas regras, a responsabilidade pelo estado dos equipamentos de gás e ventilação é dos proprietários e inquilinos das instalações residenciais.
Os moradores são obrigados a fornecer acesso aos funcionários da GorGaz e aos serviços de emergência às instalações onde o equipamento está instalado a qualquer momento. Se houver vazamento de gás, deve-se desligar imediatamente o abastecimento de combustível, abrir a janela e ligar para o serviço de emergência. É proibido reparar vazamentos ou consertar equipamentos por conta própria.
Se você já fez um treinamento ou teve sua casa inspecionada, compartilhe sua experiência nos comentários. Ou talvez você não esteja satisfeito com o trabalho dos funcionários da GorGaz e tenha sua própria opinião sobre as regras de operação de equipamentos a gás? Compartilhe suas idéias com os leitores no formulário abaixo.