Ventilação para caldeira a gás em residência particular: regras de arranjo

A necessidade de instalação de sistema de ventilação aplica-se não só às divisões onde os residentes passam a maior parte do tempo - quartos, salas, cozinhas - mas também às instalações não residenciais. A ventilação é especialmente necessária se o equipamento de aquecimento estiver instalado em salas de serviço e caldeiras.

Tanto para a vida segura das pessoas quanto para a operação sem problemas de uma unidade geradora de calor, é necessário um sistema de troca de ar bem organizado. Você aprenderá tudo sobre como deve ser feita a ventilação de uma caldeira a gás em uma casa particular no artigo que apresentamos.

Diremos a você o que você precisa considerar na fase preliminar. Explicaremos o que deve ser feito antes de instalar os dutos de ventilação, quais regras seguir durante a instalação do sistema. Esta informação pode ser útil se você quiser fazer parte do trabalho sozinho, sem envolver especialistas.

Por que a ventilação é necessária?

Alguns proprietários de chalés e casas de campo duvidam da necessidade de ventilação ou argumentam que uma janela aberta na sala da caldeira é suficiente para garantir a troca de ar.

Porém, é impossível manter a janela aberta o tempo todo. Muitas vezes, para a retirada completa do ar de exaustão, é necessária uma exaustão mecanizada, portanto, além da ventilação natural, é necessária a instalação de ventilação forçada.

Ventilação para caldeira a gás em residência particular: regras de arranjo
Um corredor, corredor, cozinha são adequados para a instalação de caldeira a gás (de acordo com as novas regras, não é permitido entrar no banheiro), mas o melhor e mais seguro local é considerado uma sala de caldeira separada com sistema de ventilação estabelecido

O sistema de exaustão de gases desempenha funções muito importantes:

  • Fornece oxigênio na quantidade necessária para garantir o processo de combustão do combustível. Como é sabido, a deficiência de oxigênio está repleta de consequências como diminuição da transferência de calor, combustão incompleta ou aumento da quantidade de combustível necessário, desgaste prematuro do equipamento e entupimento da chaminé com fumos e fuligem.
  • Remove produtos de combustão. Algum monóxido de carbono pode penetrar na sala mesmo com a instalação e operação adequadas da chaminé, e sua concentração crítica no ar é uma ameaça direta à saúde das pessoas que moram na casa.
  • Remove gases se acidentalmente entrar no ar. A possibilidade de vazamentos na linha de gás também não deve ser esquecida - vazamentos de propano são raros, mas ocorrem. O resultado pode ser o envenenamento dos moradores ou uma explosão poderosa.

Somente um sistema de ventilação bem planejado e projetado de acordo com os requisitos do SNiP ao instalar uma caldeira a gás pode proteger contra consequências negativas. Graças a fornecimento e ventilação de exaustão você protegerá sua família contra explosão, incêndio e envenenamento, reduzirá a carga da caldeira, reduzirá o consumo de combustível e aumentará a transferência de calor dos equipamentos de aquecimento.

Requisitos de instalação: tudo de acordo com a lei

No instalação de caldeiras a gás, que se tornaram populares devido ao combustível barato, os requisitos são impostos tanto à própria sala da caldeira, se a unidade estiver localizada em instalações não residenciais separadas, quanto à seleção de locais para todos os elementos do sistema de ventilação.

Sala de caldeiras para equipamentos de gás
Se uma caldeira doméstica a gás tiver potência superior a 30 kW, deve ser instalada em sala separada. Pode estar localizado tanto em um edifício residencial quanto fora dele

Para unidades cuja potência exceda 150 kW, é erguido um edifício separado ou é feita uma extensão para um edifício residencial. Junto à sala das caldeiras, através da parede adjacente, deverá existir uma instalação não residencial.

As regras para ventilação e ar condicionado estão definidas no SNiP 2.04.05-91. O principal requisito diz respeito à troca de ar, que deve ser realizada integralmente pelo menos 3 vezes em uma hora.

Esteja preparado para a supervisão dos representantes do serviço de gás, que certamente verificarão:

  • a presença de base sólida e piso de concreto;
  • comunicações instaladas - abastecimento de água, esgoto, tubulações de aquecimento;
  • isolamento de paredes e saídas de gás para evitar congelamento nos períodos de frio;
  • área – no mínimo 15 m³;
  • altura do teto – 2,2 me acima;
  • iluminação natural obrigatória - janela de no mínimo 3 cm² para cada metro cúbico de volume da sala das caldeiras.

Para garantir a ventilação natural, a janela é equipada com janela, deixando-se um pequeno vão sob a porta frontal para a livre circulação do ar - aproximadamente 2,5 cm de altura.Em vez de vão, utiliza-se perfuração da porta - na parte inferior adjacente no chão ou na soleira são feitos vários furos com um diâmetro de cerca de 2 cm.

Se a porta de extensão dá acesso à casa, ou mais precisamente, a uma divisão não residencial, então é feita de material resistente ao fogo com elevada classe de segurança contra incêndios.

Cilindros de gás liquefeito
Muitas vezes, não é usado gás natural, mas cilindros de gás liquefeito como combustível. Não devem ser armazenados perto da caldeira.

Outra sala adicional está equipada para os cilindros, que são conectados à caldeira por meio de um tubo de alimentação de combustível.

Requisitos relativos a chaminés e ventilação:

  • Os gases são removidos e o ar fornecido através de canais separados;
  • o tamanho da janela de ventilação para fluxo de ar é de pelo menos 1/30 da área da sala da caldeira;
  • a caldeira é instalada a uma distância mínima da saída da chaminé e do poço de ventilação;
  • se uma chaminé coaxial for passada através de uma parede, são fornecidas duas aberturas: a primeira - diretamente para o tubo, a segunda - para manutenção.

Dutos de ventilação instalados em residência particular para piso ou caldeira a gás de parede deve estar sempre aberto para garantir a circulação constante do ar.

Sobre os tipos de ventilação em uma casa particular

A indução da troca de ar ocorre de duas maneiras: naturalmente ou à força.

O esquema natural é utilizado se for utilizada uma caldeira com potência até 30 kW e forem cumpridos todos os requisitos de instalação definidos pelo fabricante. A ventilação para operação de unidades mais potentes é feita à força, por meio de ventiladores. Consideremos os dois métodos de ventilação.

Opção nº 1 – sistema natural

A ventilação natural menos produtiva, mas mais simples, é apropriada em casas pequenas com equipamento de aquecimento de baixa potência. Muitas vezes é suficiente para processos de troca de ar que ocorrem em porões, sótãos, galpões e garagens.

Diagrama de ventilação de alimentação e exaustão
O fluxo de ar ocorre através de respiros, janelas entreabertas, orifícios sob as portas, e a exaustão ocorre através de dutos de ar instalados na parte superior das paredes ou no teto e descarregados acima do telhado

A ventilação adequadamente organizada “captura” todo o volume de ar da sala da caldeira. Para isso, aberturas para entrada e saída de ar são dispostas em pontos opostos da sala.

Por exemplo, instalam a caldeira diretamente em frente à porta e a saída de exaustão acima do equipamento a gás. O ar se move por baixo, percorre toda a sala e sobe até o capô. Neste caso, a janela pode ficar em qualquer parede.

Para dispositivos de fornecimento e ventilação de exaustão na sala da caldeira de uma casa de campo você precisa realizar uma série de ações:

  1. Faça vários furos na parte inferior da folha da porta com uma furadeira ou uma pequena coroa. Se existir uma folga de 2,5 cm ou mais entre a porta e o chão/soleira, não é necessária perfuração.
  2. Verifique se há luz natural suficiente para fazer a manutenção da caldeira e se a janela abre bem.
  3. Para garantir um fluxo constante de ar da rua, pode-se fazer um furo com diâmetro de 150-200 mm na parede. Para fazer isso, use um martelo perfurador ou uma broca com coroa do tamanho necessário.
  4. Se houver poço de ventilação na parede, instale uma grade decorativa na parede e certifique-se de que o tubo que leva ao telhado esteja protegido da chuva e do vento por uma tampa.

O buraco na parede também não deve ser deixado desprotegido - através dele podem entrar detritos ou roedores na sala.

Grelha na válvula de ventilação
Normalmente, no exterior, um orifício ou manga inserido na parede é equipado com uma grade metálica. As peças de plástico não são consideradas confiáveis ​​e quebram rapidamente

As válvulas de abastecimento disponíveis no mercado são inicialmente equipadas com meios de proteção adicionais - uma grade, malha ou escotilha, que geralmente é mantida aberta.

Não é recomendável instalar a tomada próxima à caldeira.Na estação fria, uma queda brusca de temperatura pode afetar o funcionamento da caldeira, por isso é melhor perfurar a parede a uma distância de pelo menos 1-1,5 m do local de instalação da unidade.

Sala de caldeira a gás com janela
A vantagem da ventilação natural, assim como da iluminação natural, é a total independência da saúde da rede elétrica. Se por algum motivo faltar energia elétrica na casa, a troca de ar na sala da caldeira não será interrompida e haverá luz suficiente para ajustar o equipamento

Se a caldeira for instalada na cozinha, a conduta de exaustão é conduzida para o poço de ventilação da forma tradicional - através de uma abertura situada por baixo do tecto. Às vezes é apenas um cano que vai até o sótão e daí até o telhado.

Sistema dutos de ventilação é um exemplo de sistema de dutos. Os canais podem passar sob teto falso, em nichos e poços.

Tubo de ventilação no telhado
Se não houver poço, o tubo é conduzido ao longo das paredes das instalações e do sótão e depois retirado pelo telhado, fazendo um furo ao longo do diâmetro

Além de tubos, são utilizados amortecedores, amortecedores, elementos de conexão, grades decorativas, entradas de ar e arejadores.

Algumas dicas para instalar um duto de ar:

A vantagem do isolamento pulverizado é que pode ser aplicado em tubos já instalados. O processo é rápido e fácil, sendo possível isolar termicamente dutos de ar curvos e tubulações localizadas em locais de difícil acesso.

No telhado, o tubo é levado a uma altura de 0,5-1 m acima do telhado e coberto com uma tampa - uma tampa protetora especial.

Tabela para seleção do diâmetro do duto
Deve-se lembrar que o diâmetro dos dutos de ventilação de uma caldeira a gás depende da taxa de troca de ar, do volume da sala e de outros fatores. Para evitar cálculos complexos, você pode usar tabelas prontas

Os fabricantes responsáveis ​​de equipamentos de caldeiras fornecem instruções informativas para instalação e operação das unidades. Na documentação técnica você também encontra recomendações sobre a escolha dos sistemas de ventilação, indicando as características técnicas dos dutos de ventilação.

Opção nº 2 – sistema forçado

Se a troca natural de ar não for suficiente para cumprir as recomendações do fabricante para o funcionamento da caldeira, é necessária a instalação de um ventilador de duto. Contudo, a melhor solução é um sistema combinado com filtros, aquecedor de água e fãs.

Como resultado da operação do sistema de ventilação, o ar é bombeado para a câmara de combustão e os produtos da combustão são removidos na taxa necessária para a troca de ar.

Painel de controle de caldeira a gás
As modernas caldeiras a gás para uso doméstico estão equipadas com controles automáticos que regulam o fornecimento de combustível em função da temperatura ambiente e outros indicadores

Uma ventilação bem ajustada, aliada a equipamentos ajustados, cria um microclima que economiza combustível e aumenta a eficiência de todos sistema de aquecimento a gás.

Para escolher o ventilador certo, você precisa considerar seu desempenho. Suponhamos que o volume da sala das caldeiras seja de 10 m³. De acordo com as exigências, em 1 hora o ar da sala deve ser trocado 3 vezes, ou seja, 10 x 3 = 30 m³/h - desempenho mínimo do ventilador.

Ventilador de duto
Recomendamos a instalação de ventiladores confiáveis ​​em caixas de metal ou plástico em dutos de ventilação para caldeiras a gás. Eles se diferenciam pelo fato de não se deformarem com o tempo e resistirem a altas temperaturas.

Você pode usar o controle automático, que liga o equipamento de ventilação quando a caldeira é ligada.

Chaminé coaxial como elemento de ventilação

Graças ao seu design chaminés coaxiais são justificadamente populares. São montados segundo o esquema “pipe in pipe”, que permite realizar ao mesmo tempo duas funções necessárias aos equipamentos a gás: retirar os produtos da combustão para o exterior e fornecer ar para garantir o processo de combustão.

As chaminés coaxiais são divididas em dois tipos: localizadas horizontalmente e verticalmente. Os primeiros são instalados na parede, os segundos saem pelo teto para o sótão e depois para o telhado. O sistema vertical de exaustão de gases é mais longo, mais caro, mais difícil de instalar e requer a instalação de um coletor de condensado.

Gelo em uma chaminé coaxial
A única desvantagem do equipamento é o risco de congelamento da condensação na parte externa ventilada para fora. O problema pode ser resolvido isolando o tubo com lã mineral ou outro material isolante térmico, embora isso não ajude em climas frios

Para combater o gelo, a extremidade do tubo está equipada com uma tampa de treliça.

Algumas regras para corrigir instalação de chaminé coaxial:

  • Recomenda-se instalar a saída do tubo a uma altura de 2 m acima do solo.
  • A distância do tubo à janela localizada no topo é de pelo menos 1 m.
  • Um coletor de condensado não é necessário se o tubo for instalado em um ângulo de 3-12° em relação à rua.
  • É proibido encaminhar a linha principal para uma sala adjacente.

Se houver cano de gás próximo à saída da chaminé, a distância entre eles deve ser de 0,2 m ou mais.

O conjunto padrão de equipamento horizontal consiste em um tubo, um cotovelo para conexão à caldeira, adaptadores, revestimentos decorativos, anéis de crimpagem e parafusos de montagem.

Um exemplo de instalação de uma chaminé coaxial horizontal que sai através de uma parede:

A instalação de uma chaminé coaxial horizontal é considerada a mais fácil de implementar, sendo por isso recomendada para auto-instalação. No final da obra, a caldeira é colocada em funcionamento e é verificada a estanqueidade da tubagem ligada.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Vídeo nº 1. Como levar em conta todas as nuances ao instalar uma sala de caldeira:

Vídeo nº 2. Mais informações sobre a instalação de ventilação natural:

Vídeo nº 3. Revisão da chaminé coaxial:

Os princípios de instalação de ventilação de caldeiras para equipamentos a gás são semelhantes aos de equipar outras salas com dutos de ar, portanto, para artesãos experientes, a maior parte do trabalho é bastante acessível e viável.

A etapa mais difícil diz respeito ao projeto e aos cálculos - para evitar erros, recomendamos entrar em contato com engenheiros de aquecimento ou instaladores de gás qualificados.

Deixe comentários no formulário de bloco abaixo, tire dúvidas sobre pontos de seu interesse e poste fotos relacionadas ao tema do artigo. Conte-nos como você instalou o sistema de ventilação em sua própria sala de caldeiras. Compartilhe informações úteis que serão úteis para os visitantes do site.

Comentários dos visitantes
  1. Irina

    Boa tarde Tenho uma caldeira a gás Navien 24k.Uma chaminé coaxial horizontal foi instalada. Um especialista dos bombeiros, que veio emitir o certificado de adequação das condutas de ventilação de fumos, exigiu a instalação de um sistema de ventilação adicional (grelha de ventilação por cima da caldeira e tubo isolado ao longo da parede até ao telhado).

    Quero perguntar se suas exigências são justificadas. Afinal, você escreve sobre uma chaminé coaxial como método de ventilação suficiente. Ou eu entendi mal alguma coisa?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Boa tarde, Irina.

      Estes são requisitos gerais para instalações com equipamento de gás instalado.
      Uma delas é a presença de ventilação natural, proporcionando três trocas de ar por hora, além da presença de estruturas facilmente reiniciáveis ​​na sala da caldeira (janela).

      As instruções do inspetor de incêndio devem ser seguidas.

      • Dmitry

        Em seguida, corrija o artigo. Você escreve que “Chaminé coaxial como elemento de ventilação”. Com base na sua resposta, fica claro que isso é um absurdo. A chaminé coaxial não é um elemento de ventilação. Divórcio simples?
        Deixe-me acrescentar que hoje os especialistas do corpo de bombeiros não são bombeiros. Ao terminar de ler seu artigo absurdo, fica-se com a impressão de que aquele “especialista” estupidamente não leu até o fim.

    • Dmitry

      Você está sendo enganado e simplesmente enganado. Uma caldeira coaxial tem uma chaminé pronta, um cano dentro de um cano. há um duto de fumaça e um duto de ventilação em um tubo, dois canais. Mas é necessária ventilação de emergência. Pelas normas, trata-se de um furo na parede a uma altura superior a 1,5 metros da rua ou no teto. diâmetro de 100 a 150mm. com um ventilador embutido que funciona constantemente. Para que o inspetor libere gás, tal canal é necessário.E os funcionários do VDPO estão enganando você ao sugerir que seja instalada ventilação de emergência no telhado da casa. Isso é possível, mas não obrigatório. Deixe-os estudar as regras.

  2. Vadim

    Olá! Tenho uma caldeira de 35 kW com ventilação coaxial e há ventilação natural na divisão - um tubo com 15 cm de diâmetro e dois tubos de 10 cm cada.É possível instalar exaustor num tubo de 15 cm? Isso não criaria "descompressão"?

    2

  3. Eugênio

    Boa tarde. Diga-me, é possível instalar ventilação fora da parede onde está instalada a caldeira (a caldeira fica na cozinha)? A que distância da caldeira pode ser feito um orifício de ventilação?
    Outra dúvida sobre os analisadores de gases, a que distância eles devem ficar da caldeira? Não podem ser colocados na parede onde está instalada a caldeira?

    Fotos anexadas:
  4. Dmitry

    Bom dia.
    Por favor, explique-me: substituímos a antiga caldeira de chão por uma do tipo coaxial suspensa, é possível retirar o tubo de escape da caldeira antiga (passando directamente pelo telhado), e para a nova caldeira passar o tubo de ventilação através a parede?

    • Anton

      Dmitry, sim, você pode, algo assim

  5. Vladimir

    Tenho uma casa de blocos de concreto construída em 1963, para ligação de gás, o serviço local de gás precisa de ventilação, o pé-direito é de 2,5 m, posso fazer ventilação no teto com saída ao longo da parede até o telhado?

  6. Alexei

    É possível reduzir a ventilação do fogão a gás para os poços de ventilação natural da sala das caldeiras?

  7. Dmitry

    o custo de instalação de ventilação natural em uma sala de caldeira doméstica é DUAS vezes maior do que o custo de uma caldeira coaxial moderna. ISSO está desacelerando a gaseificação no país. As pessoas reclamam da imposição de ventilação natural na instalação de caldeiras coaxiais.Os funcionários da Mosoblgaz fornecem os números de telefone de seus artesãos “inteligentes” e ficam felizes em esperar propinas deles. Agora esta questão atingiu o nível de gestão da Mosoblgaz. Os funcionários do departamento técnico da Mosoblgaz ficam em silêncio. Aparentemente eles estão esperando por aceleração.

  8. Anônimo

    em sistema coaxial é fornecido ar para o funcionamento do queimador da caldeira, a ventilação do ambiente não ocorre através dele!!! Os produtos da combustão são removidos pela tubulação interna do sistema coaxial. Que tipo de aceleração você espera?

  9. Alexandre

    Boa tarde. Um especialista da Gorgaz que faz manutenção anual disse que é necessário fazer um duto de ventilação que se estenda 0,5 metro acima do nível da cobertura. Na verdade essa é a questão. O duto de ventilação precisa ser isolado? Ou é possível instalar um tubo não isolado de diâmetro 150? Caldeira coaxial, instalada na cozinha

    • Você não precisa isolar, mas aí vai ter condensação na tubulação no inverno e vai haver vazamento na ventilação, fique saudável.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica