Projeto, tipos e regras para instalação de chaminés coaxiais

Um sistema de aquecimento autônomo, se não funcionar com eletricidade, não pode prescindir de um dispositivo que remova os produtos da combustão.Se antes só podia ser uma chaminé tradicional, agora existem outras opções mais eficazes e práticas.

A instalação de uma chaminé coaxial oferece muitas vantagens, além de poder ser instalada em um edifício já construído. O que há de tão bom em uma chaminé do tipo coaxial? Nós vamos descobrir.

Chaminé coaxial: o que é?

Em tecnologia, o conceito de “coaxial” significa a presença de dois objetos localizados de forma que um fique dentro do outro. Assim, uma chaminé do tipo coaxial é uma estrutura de circuito duplo composta por tubos de diferentes diâmetros.

Dentro do elemento maior há uma parte menor. A distância entre eles é estritamente a mesma em todo o comprimento da estrutura, incluindo todas as curvas e cotovelos.

Para isso, jumpers especiais são colocados entre os tubos. Em seção transversal, tal sistema se parece com um par de anéis concêntricos. O canal de retirada da fumaça é um tubo interno de menor diâmetro.

Através do espaço entre as duas partes, o oxigênio necessário para manter a combustão entra no dispositivo de aquecimento vindo de fora. Assim, os gases dentro do sistema movem-se em direções opostas.

As características de design de uma chaminé do tipo coaxial conferem-lhe a capacidade de executar funções ao mesmo tempo. O dispositivo garante um fornecimento ininterrupto de ar, necessário para manter o processo de combustão.

Além disso, remove com sucesso os produtos da combustão da caldeira. O comprimento da estrutura geralmente não ultrapassa dois metros. Na maioria das vezes, os sistemas são instalados horizontalmente, mas também existem variações verticais.

Chaminé coaxial
Uma chaminé coaxial é chamada de sistema “pipe-in-pipe”. Os produtos da combustão são retirados da caldeira através do elemento interno, o ar é fornecido através do elemento externo

Uma chaminé do tipo coaxial é um sistema de módulos que permite o fabrico de chaminés de diversas configurações, tendo em conta as características arquitetónicas do edifício. Todos os elementos incluídos no sistema são padronizados, o que simplifica muito a sua instalação.

Chaminé coaxial
Uma chaminé do tipo coaxial pode ser orientada horizontalmente ou verticalmente. Na prática, as estruturas mistas com secções verticais e horizontais são mais comuns.

O kit padrão consiste em vários módulos:

  • Tubos retos. A própria chaminé é formada por seções retas de tubo.
  • Camiseta. Instalado no sistema somente se forem utilizadas duas ou mais caldeiras.
  • Elementos de conexão. São curvas e acoplamentos de 90° e 45°.
  • Dispositivo de descarga de condensado. Tal kit é necessariamente fornecido para cada área orientada verticalmente. Está equipado com selo d'água, que evita que a pressão da mistura gás-ar na chaminé diminua.
  • Elementos com furo de inspeção. Destinam-se à inspeção e limpeza do sistema.
  • Bicos de saída e entrada. Fornecidos completos com extremidades, servem para remover produtos de combustão e aspirar ar limpo. O bocal de saída é sempre montado distante do ponto de entrada de ar para que não se misture com os gases de exaustão.
  • Adaptador. Utilizado para conectar o sistema à caldeira.
  • Acessórios para fixação. Isso inclui suportes, braçadeiras e flanges.
  • Selos. Dispositivos necessários para garantir a estanqueidade da passagem de um tubo através de uma parede ou telhado.
  • Sobreposições decorativas. Flanges que cobrem a passagem do tronco da chaminé pelas estruturas do edifício.

Para a fabricação de peças para chaminés coaxiais utiliza-se aço galvanizado ou inoxidável. É resistente a altas temperaturas, durável e leve.

Alguns modelos são feitos de ligas de alumínio ou plástico resistente ao calor. Para juntas, são utilizadas vedações feitas de polímeros resistentes ao calor que podem suportar temperaturas de cerca de 230-250°.

Chaminé coaxial
As chaminés do tipo coaxial são módulos padronizados a partir dos quais uma estrutura com o tamanho e configuração necessários pode ser facilmente montada

Tipos de chaminés coaxiais

Existem vários tipos de construção “pipe-in-pipe”. Vejamos cada um deles em detalhes.

Sistemas externos e internos

Todas as chaminés coaxiais, dependendo da sua localização, são divididas em externas e internas. Os primeiros estão localizados na parte externa do edifício e são fixados diretamente na fachada.

Considerando que tais estruturas prejudicam um pouco a aparência do edifício, procuram colocá-las nas laterais internas do edifício. Uma característica distintiva de uma chaminé externa é a facilidade de manutenção e instalação.

As estruturas internas são montadas em poços especialmente colocados que correm dentro do edifício e são separados dos alojamentos. Em alguns casos, chaminés tradicionais podem ser utilizadas como poços.

É importante que o seu design e dimensões cumpram integralmente os requisitos modernos de segurança contra incêndios. Os sistemas internos são bastante complexos de manter e instalar.

Dispositivos não isolados e isolados

Em climas frios, especialmente em geadas severas, o canal que fornece ar ao sistema pode congelar. Neste caso, a quantidade de oxigênio que entra na câmara de combustão diminui drasticamente, o que leva à deterioração do funcionamento do dispositivo de aquecimento.

Em alguns casos, até a sua parada. Portanto, onde as baixas temperaturas duram um período de tempo bastante longo, bem como onde são comuns geadas severas no inverno, recomenda-se a instalação de sistemas isolados.

Chaminé coaxial isolada
As chaminés coaxiais isoladas distinguem-se pela presença de outro tubo. Entre ela e a parte externa é colocada uma camada de isolante térmico não inflamável, que evita o congelamento da estrutura

A chaminé coaxial isolada difere da padrão pela presença de mais um tubo. O sistema parece três partes aninhadas uma dentro da outra.

O espaço livre entre os dois elementos extremos é isolado. Para este efeito, é preenchido com qualquer isolamento adequado. Isso protege de forma confiável o canal de ar contra formação de gelo e congelamento.

Saída horizontal ou vertical

Inicialmente, as chaminés coaxiais foram desenvolvidas como sistemas orientados horizontalmente, mas na prática tal arranjo nem sempre é possível. A maioria das chaminés deste tipo são estruturas mistas.

Eles podem conter seções orientadas verticalmente e horizontais. Isto se deve à localização do dispositivo de aquecimento no edifício. Em alguns casos é possível utilizar chaminés verticais, mas apenas para caldeiras sem tiragem forçada.

Projetos coletivos e individuais

Para atender um dispositivo de aquecimento, são utilizadas chaminés coaxiais individuais. São sistemas simples, sem ramificações, que podem ter configurações diferentes.

Para trabalhar com diversas caldeiras, é instalada uma chaminé coletiva. Este é um sistema de minas com várias filiais. Neste caso, cada um dos ramais vai para um dos geradores de calor. Este desenho só pode ser vertical.

Chaminé coaxial coletiva
Uma chaminé coletiva do tipo coaxial é caracterizada pela presença de vários geradores de calor conectados a um único eixo. Pode ser externo e interno

Por que escolher sistemas coaxiais?

As características de design de uma chaminé do tipo coaxial permitem-lhe trabalhar segundo um princípio diferente de uma chaminé tradicional. Para garantir a combustão, deve-se fornecer oxigênio ao forno da caldeira e remover os produtos da combustão.

As caldeiras equipadas com chaminés separadas retiram o ar do ambiente onde estão instaladas. Isto é bastante perigoso para os humanos e requer ventilação constante do ambiente.

Os gases de escape são descarregados para o exterior através de tiragem natural. Aparelhos com chaminés coaxiais funcionam de forma diferente. Essas chaminés são um sistema combinado de fornecimento de ar e remoção de fumaça.

A tiragem necessária ao funcionamento do aparelho é criada naturalmente ou com o auxílio de um ventilador, o que permite a utilização de pequenas estruturas.

Vantagens de instalar uma chaminé coaxial
Uma vantagem significativa das chaminés de design coaxial é a facilidade de instalação e a capacidade de remover os produtos da combustão pela rota mais próxima, por exemplo, através de uma parede.

Assim, o isolamento completo da exaustão dos produtos da combustão e do fornecimento de oxigénio permite eliminar completamente o seu impacto na composição do ar da divisão onde está instalada a caldeira.

Não há “queima” de oxigênio, pelo que não há necessidade de ventilar o ambiente.A quantidade de ar na câmara de combustão é ótima, o que aumenta a percentagem de combustão do combustível e, como resultado, a caldeira funciona de forma mais eficiente e amiga do ambiente.

A fumaça quente do dispositivo de aquecimento é descarregada através do tubo interno. Passa dentro de outro, por onde passa o ar frio. Assim, não há efeito térmico nas paredes e tetos onde a chaminé é colocada.

Isto aumenta significativamente a sua segurança contra incêndios, o que é muito importante para edifícios feitos de madeira e outros materiais bastante inflamáveis.

A diferença entre uma chaminé coaxial e uma convencional
A figura mostra esquematicamente a principal diferença entre as chaminés coaxiais e as tradicionais. O primeiro leva ar para fora, o segundo leva ar para dentro, o que é perigoso para quem está dentro dele

O sistema coaxial aumenta a eficiência do dispositivo de aquecimento. Isso ocorre porque o ar fornecido à fornalha, passando pela cavidade interna da estrutura, é aquecido pela tubulação que retira a fumaça quente.

Outra vantagem significativa das chaminés deste tipo é a sua compactação e tamanho relativamente pequeno, especialmente em comparação com chaminés tradicionais.

Seria um erro pensar que o sistema não tem falhas. Eles são. Em primeiro lugar, este é o custo bastante elevado de tal projeto. Em média, é 40% mais caro que o tradicional. Outra se deve ao desenho de uma chaminé do tipo coaxial.

Tubos com fumaça quente e ar frio entram em contato, o que leva inevitavelmente à formação de condensação, principalmente em climas frios. Assim, o sistema necessita de dreno especial para condensado e isolamento adicional, o que aumenta ainda mais seu custo.

Recursos de escolha do tamanho do dispositivo

A documentação técnica que acompanha a chaminé deve indicar o seu diâmetro. A designação consiste em dois números escritos como uma fração.

O primeiro deles mostra o diâmetro do tubo interno, o segundo – o externo. Encontrar o tamanho certo é bastante simples. Deve ser indicado no passaporte da caldeira que será ligada a tal chaminé.

Chaminé coaxial
As dimensões da chaminé do tipo coaxial são selecionadas estritamente de acordo com o tipo de caldeira e as dimensões do tubo de saída da caldeira. Todas as informações necessárias devem estar na documentação técnica do dispositivo de aquecimento

O indicador determinante neste caso não será apenas o diâmetro do sistema, mas também o seu comprimento. Este último é definido como a soma dos comprimentos de todas as seções da chaminé.

Possui limitações indicadas nas instruções de instalação e é medido em metros equivalentes. Além disso, todas essas nuances estão indicadas na tabela de seleção, que deverá acompanhar a documentação técnica do equipamento de aquecimento.

Instalação de chaminé à luz da regulamentação

Um sistema de exaustão de fumaça coaxial pode ser instalado em um prédio particular ou de apartamentos. Este último também é bastante comum, especialmente devido à instalação generalizada de sistemas de aquecimento individuais em apartamentos.

Até 2012, o projeto e instalação de chaminés do tipo coaxial em prédios de apartamentos e edifícios privados eram regulamentados por um SNiP e não diferiam.

Um conjunto de regras foi adotado em 2012 SP 60.13330.2012, que é uma edição atualizada SNiP 41-01-2003. O documento dividiu as condições para instalação de chaminé coaxial em prédio individual e prédio de apartamentos.Neste último caso, é proibida a instalação de chaminés individuais nos apartamentos, como era anteriormente permitido, sendo prescrita a instalação de chaminé colectiva.

Portanto, é preciso ter muito cuidado e saber que se os projetistas propõem a instalação de uma saída individual de gases de exaustão de um gerador de calor localizado em um dos apartamentos de um prédio de apartamentos, isso é contrário aos padrões atuais.

A distância da cumeeira do edifício ao troço da conduta de exaustão de fumos deve ser de pelo menos 1,5 m, sendo o mesmo valor para uma habitação privada de 0,5 m.

Chaminé coaxial
As saídas das chaminés coaxiais devem estar localizadas a uma distância suficiente das janelas, caso contrário a fumaça entrará na sala

Não foram adotados atos especiais relativos a edifícios individuais, pelo que se considera que a sua disposição não deve contrariar os requisitos aplicados na instalação de chaminés em edifícios de apartamentos. Com base na nova edição do SNiP, sistemas coaxiais de qualquer tipo podem ser instalados em residências particulares. Em prédios de apartamentos - apenas verticais.

Uma nuance importante. Se foram instaladas saídas de fumaça em um edifício antes de 2012 que contrariem a edição atual, elas podem permanecer inalteradas se não causarem transtornos aos vizinhos. Leia mais sobre as normas para instalação de chaminé coaxial Avançar.

Alguns recursos de instalação

Para cada caldeira, a direção do canal de descarga dos produtos da combustão é determinada individualmente. Os sistemas horizontais só podem ser utilizados para dispositivos com ventilação forçada.

Chaminé coaxial
Erros de cálculo e instalação podem levar ao congelamento do sistema e ao congelamento do condensado na saída. Nestas condições a caldeira não poderá funcionar.

Mas mesmo neste caso, o comprimento máximo de tal seção não deve ser superior a 3 m.Acontece que o fabricante estabelece outros padrões para suas caldeiras, portanto você deve ler a documentação técnica do aparelho.

Estruturas verticais para residências particulares são utilizadas somente se houver motivos que impeçam a saída do duto de exaustão de fumos pela parede.

Podem ser janelas localizadas perto do tubo de saída, uma rua estreita onde o edifício está localizado e assim por diante. Em alguns casos, se for muito necessário, é permitida a instalação inclinada de um tubo de chaminé coaxial.

Distâncias ideais de instalação para uma chaminé coaxial
As opções para a passagem de uma chaminé coaxial pelas estruturas do edifício e a distância entre a chaminé e os elementos da casa são fornecidas com base em muitos anos de prática operacional

O sistema é conectado ao dispositivo de aquecimento por meio de um T, cotovelo ou tubo. Neste caso, os diâmetros do canal de saída e da saída da caldeira devem ser iguais.

Durante o processo de instalação, todas as peças subsequentes são fixadas nas anteriores para que não se formem obstáculos que possam atrapalhar a movimentação dos produtos da combustão. A quantidade e tipo de elementos a serem montados dependem diretamente da localização do tubo de saída.

Se estiver localizado na lateral, assume-se um sistema horizontal, se estiver no topo - vertical. A última opção é mais fácil de instalar.

No processo de disposição de uma chaminé coaxial, são necessariamente utilizadas unidades de transição com fixação rígida das áreas de junção de dois elementos por meio de pinças. Alguns “artesãos” preferem usar opções caseiras.

Diagrama de arranjo de chaminé coaxial
A figura mostra um diagrama da disposição da passagem de uma chaminé coaxial horizontal através de uma parede

Podem ser adaptadores feitos por você, enrolamentos de fita ou vedações de selante.O uso de tais coisas é inaceitável porque são extremamente não confiáveis. Um sistema montado com tais elementos é considerado inseguro para operação.

Além disso, as seguintes regras são observadas durante o processo de instalação:

  • A secção da chaminé horizontal que sai para o exterior deve ser inclinada 3° para baixo. A secção horizontal da chaminé que entra na secção comum é inclinada no sentido oposto, ou seja, diminui em direcção à caldeira. Isso é necessário para a drenagem desimpedida do condensado.
  • Não deve haver mais do que duas curvas ao longo de todo o comprimento da conduta da chaminé.
  • Escotilhas de inspeção, adaptadores e dispositivo para descarga de condensado devem ser facilmente acessíveis para inspeção periódica.
  • A chaminé não pode ser instalada abaixo do nível do solo. Neste caso, a distância da saída da chaminé coaxial ao edifício vizinho deve ser superior a 8 m. Se for instalado um defletor no tubo, esta distância é reduzida para 2 m para uma parede cega e 5 m para uma parede com aberturas de janela.
  • Se for instalada uma chaminé horizontal em local onde predominam ventos cujo sentido seja oposto ao sentido de evacuação dos fumos, deve ser instalada uma barreira de chapa metálica na saída da tubagem. A distância entre ele e a saída deve ser de no mínimo 0,4 m.
  • Nas chaminés coaxiais com altura inferior a 1,8 m acima do nível do solo, é necessária a instalação de uma grelha deflectora. Funcionará como proteção contra fumaça quente.

Todos os elementos estruturais devem se ajustar perfeitamente uns aos outros. Cada parte subsequente deve caber na anterior a uma distância igual a pelo menos metade do diâmetro da seção transversal do canal.

Para guiar a estrutura em torno de qualquer obstáculo, são utilizadas curvas especialmente desenhadas para esse fim. Seu ângulo de inclinação pode ser diferente.Se o sistema for ventilado através do telhado, todos os requisitos de segurança contra incêndio deverão ser atendidos.

Chaminé coaxial
A disposição da passagem de uma chaminé coaxial através do telhado ou através de uma parede deve ser efectuada no estrito cumprimento de todos os requisitos de segurança contra incêndios

Para tanto, são utilizados tubos isolantes especiais e materiais isolantes não inflamáveis. Deve haver um espaço de ar entre o tubo e o teto.

Para evitar o contato entre o duto de exaustão de fumaça e fragmentos da torta, é utilizada uma caixa protetora. A saída da estrutura pela cobertura é cuidadosamente vedada. As áreas articuladas são cobertas com um avental especial.

Tecnologia de instalação de chaminé coaxial

O processo de instalação de chaminés coaxiais externas e internas é diferente. Vamos considerar as duas opções.

Instalação do sistema interno

Em primeiro lugar verificamos se os diâmetros do tubo de saída da caldeira e da chaminé coincidem. Em seguida, começamos a preparar um buraco na parede por onde sairá o duto de exaustão de fumaça.

Seu diâmetro deve corresponder exatamente às dimensões do tubo coaxial. Depois de fazer o furo, você pode começar a instalar a estrutura. Começa pelo tubo de saída da caldeira, ao qual está fixado o elemento de chaminé correspondente.

A conexão resultante é fixada com uma braçadeira e fixada em ambos os lados com parafusos. A seguir, toda a estrutura é montada sequencialmente. Cada elemento é inserido no lugar e fixado com grampos especiais para dar confiabilidade adicional ao sistema. Sobreposições decorativas são instaladas no topo das fixações, mantendo assim o aspecto atraente da estrutura.

A chaminé atravessa a parede até a rua. Se necessário, instale no tubo de saída defletor ou proteção adicional contra o vento.A seção de passagem na parede é vedada. Ao mesmo tempo, os requisitos de segurança contra incêndio são observados. Um invólucro protetor especial é colocado no tubo. As juntas da passagem são seladas e cobertas com avental.

Chaminé coaxial
Chaminé externa de tipo coaxial, orientação vertical. Esses sistemas são bastante fáceis de instalar

Instalação de estrutura externa

Antes de começar, determine o ponto de saída da chaminé coaxial e marque a sua localização na parede do edifício. Em seguida, é feito um furo na parede com diâmetro correspondente à seção transversal do duto de exaustão de fumos.

Em seguida, todo o trabalho interno é realizado. Eles começam conectando o tubo ao dispositivo de aquecimento. Para isso, são utilizados um cotovelo de circuito único e um T de circuito duplo.

Este último é necessário para fixar a estrutura na posição vertical. A estrutura resultante é fixada à superfície da parede com suportes especiais.

Além disso, todo o trabalho é realizado de forma semelhante ao método descrito acima. A secção de saída da chaminé é selada e a montagem do tubo continua até à altura desejada. A estrutura é fixada na parede com grampos. Unidades adaptadoras são usadas para conectar tubos de circuito duplo.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Construção e instalação de chaminé coaxial:

Instalação de chaminé tipo coaxial em casa de madeira:

Como instalar você mesmo uma chaminé coaxial:

Uma chaminé do tipo coaxial é um dispositivo eficaz e prático que aumenta significativamente a eficiência de um dispositivo de aquecimento. Além disso, é absolutamente seguro de usar, compacto e bastante fácil de instalar.

Sua única desvantagem significativa pode ser considerada o custo bastante alto de organizar tal sistema, que, no entanto, compensa com sua operação eficaz a longo prazo.

Deixe seus comentários sobre o artigo, compartilhe sua experiência de uso e as características que você conhece sobre a instalação de chaminés coaxiais e tire dúvidas. Estamos sempre prontos para esclarecer pontos pouco claros.

Comentários dos visitantes
  1. Pavel Perepelkin

    A pergunta é simples, mas ainda exige resposta dos profissionais.

    Os pais de um amigo construíram uma casa de madeira e os construtores instalaram um tubo semelhante com isolamento para eles. Está tudo bem, mudaram-se para casa, chegou o inverno e, naturalmente, nos dias especialmente gelados o fogão esquentava um pouco mais. A propósito, o tubo era estritamente vertical. Como resultado, o isolamento entre as paredes do tubo derreteu, escorreu e ocorreu um incêndio.

    Graças a Deus todos permaneceram vivos e bem, mas os danos foram enormes, os bombeiros inundaram toda a casa, todos os equipamentos e móveis ficaram inutilizáveis, assim como a fiação e a decoração interior, apenas as paredes e a vida dos moradores foram salvas.

    A questão é por que o isolamento deles derreteu, talvez os construtores tenham feito algo errado com eles? Quão perigosas são essas estruturas?

    • Especialista
      Alexei Dedyulin
      Especialista

      Neste caso, existe um trabalho inescrupuloso dos especialistas que estiveram envolvidos na instalação da chaminé. Você tem um relatório de inspeção de incêndio sobre a causa do incêndio? Eles geralmente emitem esses documentos após um exame. Você pode tentar resolver esse problema com representantes da empresa que fez a instalação extrajudicialmente. Se não conseguir chegar a acordo sobre a indemnização, terá de recorrer ao tribunal.

      A questão mais importante é o que está listado como causa do incêndio no relatório do inspetor de incêndio?

    • Maria

      Acrescentarei à pergunta de Alexey.Além do laudo do Corpo de Bombeiros, havia contrato formal com as construtoras? Mas nesta história toda fiquei muito mais alarmado com a combinação de fogão e chaminé coaxial... Que tipo de fogão existe? É realmente um fogão a combustível sólido ou a gás?

      Para ser honesto, estou confuso. Esta é a primeira vez que ouço falar de cabo coaxial em um fogão...

  2. Alexei

    É estranho, a situação é um tanto irreal. O ponto de fusão da lã mineral é 1500 - 1700º, a temperatura dos gases de combustão durante a combustão do combustível sólido é 500 - 700º (este é o limite). O isolamento simplesmente não poderia derreter em tal ambiente.

    Muito provavelmente, eles não tinham uma chaminé coaxial, mas sim um análogo do tipo sanduíche. Na montagem é necessário observar o sentido de ligação dos módulos para que a condensação não escorra pela superfície interna e corroa as paredes. A corrosão da chaminé devido à agressão dos condensados ​​poderá muito bem ter sido a causa do incêndio subsequente. Se assim for, então os construtores são realmente os culpados.

    • Máximo

      “O ponto de fusão da lã mineral é 1500 - 1700º.”
      De onde vem esta informação? A lã mineral pode ser muito diferente. Tudo depende da densidade e composição. Tem o algodão hidrófilo, por exemplo, da Technonikol, que aguenta até 400ºC. E aqui a grande questão é que tipo de algodão o fabricante da chaminé utilizou. Levando em consideração que todo mundo está tentando baratear, pode muito bem ser algum tipo de lixo que serve para isolar canos de abastecimento de água quente e fria como camada de isolamento térmico.

  3. Oksana

    Muito obrigado ao autor do artigo pela descrição tão detalhada e profissional das chaminés, em particular da coaxial!! Informações muito úteis e claras, respostas a todas as perguntas.Atenciosamente, pessoal - MUITO OBRIGADO!!

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica