Como construir uma fossa a partir de anéis de concreto: diagramas + guia passo a passo
Você está procurando a maneira mais simples de coletar e reciclar parcialmente o esgoto de sua dacha ou casa sazonal? Concorde que a instalação de um sistema de esgoto melhorará significativamente a área e tornará a sua estadia fora da cidade o mais confortável possível. Uma fossa comum feita de anéis de concreto servirá, mas você não sabe como construí-la corretamente?
Nós o ajudaremos a entender esse tipo de fossa séptica - o artigo discute o projeto da fossa e esquemas de construção populares. O processo de projeto de uma fossa a partir de anéis com cálculo do volume necessário é analisado detalhadamente e descrita sua construção faseada.
O material é fornecido com fotografias visuais e diagramas, e são fornecidas recomendações em vídeo para construção de artesãos experientes. Também são considerados métodos para decorar um furo técnico.
O conteúdo do artigo:
Projeto e finalidade da fossa
As fossas, assim como as fossas sépticas, servem para coletar esgoto. Mas estas são estruturas primitivas que não são capazes de purificar líquidos.
Nos tanques de armazenamento, os resíduos são apenas parcialmente decompostos, ao contrário dos COV, onde o efluente é dividido em resíduos sólidos e líquidos, que são posteriormente clarificados e atingem uma pureza de 60-98%.
Todas as variedades poços de drenagem podem ser divididos em duas categorias:
- recipientes de armazenamento selados;
- poços de drenagem com fundo de filtro.
Para os usuários, duas diferenças são importantes - o design do fundo do tanque e a frequência de remoção dos resíduos. O primeiro tipo retém todo o volume de esgoto, por isso é esvaziado com bastante frequência, uma vez a cada 1-2 semanas.
Para o segundo tipo de fossa, os caminhões de esgoto são chamados com menos frequência, pois o contêiner enche um pouco mais devagar. Parte do líquido escoa por uma espécie de filtro que substitui o fundo e entra no solo.
À primeira vista, a segunda opção é mais aceitável, mas só pode ser utilizada para o processamento de resíduos cinzentos.
No fazendo um buraco sem fundo uma série de fatores devem ser levados em consideração:
- requisitos sanitários;
- tipo de solo;
- presença e localização de aquíferos.
Se o solo da área selecionada for argiloso e não conseguir absorver água rapidamente, não adianta fazer fundo filtrante. O mesmo acontece com os aquíferos – existe risco de contaminação e danos ambientais.
Existem muitas soluções para fossas: construir estruturas de tijolo, concreto ou pneus de carro. Estruturas de concreto e recipientes plásticos prontos são considerados os mais confiáveis.
Os tanques de concreto criados pela montagem de fôrmas e vazamento são mais difíceis de construir do que os análogos feitos de anéis prontos, sobre os quais nos deteremos com mais detalhes.
Uma fossa feita de blocos cilíndricos de concreto em sua forma acabada é um poço de 2 m a 4 m de profundidade. Anéis no valor de 2 a 4 peças são colocados um em cima do outro, as costuras são seladas.
O elemento inferior, dependendo do tipo de fossa, pode estar fechado ou totalmente ausente. Às vezes, em vez de uma peça bruta de fábrica pronta, uma laje de concreto é colocada no fundo.
A parte superior tem a forma de um gargalo com portinhola técnica e tampa bem fechada.
A parte principal de armazenamento do tanque é enterrada aproximadamente 1 m, pois a tubulação de abastecimento de esgoto deve estar abaixo do nível de congelamento do solo. O volume do container é selecionado levando-se em consideração a quantidade de resíduos diários.
Por que os poços de drenagem são atraentes?
A principal vantagem dos drives é seu custo acessível. É por esta razão que muitas pessoas param no dispositivo mais simples em vez de comprar uma fossa séptica mais cara e funcional.
A fossa também é conveniente para quem raramente vem à dacha - apenas na estação quente ou exclusivamente nos finais de semana.
Se houver relativamente poucos drenos de esgoto e for estabelecido um bombeamento regular de resíduos, uma fossa é realmente uma opção adequada.
Mas para grandes volumes de resíduos é melhor pegar uma fossa séptica - um dispositivo mais caro que purifica parcialmente os resíduos e reduz ao mínimo a contaminação do solo do jardim.
Este último é possível se um modelo com filtrar bem ou um infiltrado.
Desvantagens de uma fossa que podem causar recusa em construí-la:
- volume limitado;
- a necessidade de bombeamento frequente;
- baixo (ou zero) grau de tratamento de resíduos;
- um cheiro específico do qual é difícil se livrar.
Quem deseja instalar uma estrutura filtrante de esgoto deve saber que de vez em quando, junto com o bombeamento, terá que limpar e até substituir o filtro - a camada de brita ou brita do fundo da cava.
Revisão de esquemas de construção populares
Até a construção dos dois principais tipos de fossas pode ter nuances. Vejamos as características dos esquemas mais populares de anéis de concreto.
O primeiro esquema é um poço de armazenamento selado feito de dois anéis padrão e um anel mais estreito para o gargalo.
O diagrama a seguir mostra claramente a diferença entre um tanque de armazenamento e um tanque com fundo filtrante.
A terceira opção é um tanque de armazenamento modernizado, uma fossa séptica primitiva.
Usando duas peças tanque de armazenamento com transbordamento mais apropriado, pois aumenta o grau de respeito ao meio ambiente. Às vezes são utilizados modelos com três compartimentos - quanto mais houver, mais eficaz será o tratamento de águas residuais.
Breve manual fotográfico sobre construção de poço
A construção de uma fossa com anéis de concreto inclui uma série de etapas tradicionais.
Para que o leitor possa visualizar o processo, sugerimos que você se familiarize com a reportagem fotográfica das construtoras:
Preparação e cálculos do projeto
Ao iniciar a construção sem preparação, você corre o risco de violar as normas sanitárias e criar um dispositivo com funções limitadas. Para que a fossa funcione 100%, é necessário prever todas as nuances e complexidades da construção.
Passo #1 – determinar a localização do furo de drenagem
Na hora de escolher o local para a fossa, é importante levar em consideração dois pontos: facilidade de manutenção e atendimento às normas sanitárias.
Dessa forma, para facilitar o processo de instalação e melhor funcionamento de todo o sistema de esgoto, o tanque deve ser instalado o mais próximo possível da casa.
Muitos fazem exatamente isso - enterram o contêiner a 2 a 3 m do prédio, sem prestar atenção ao cheiro e esquecendo-se das normas e regras para utilização de fossas de drenagem e diversos tipos de fossas sépticas. Aliás, a distância mínima recomendada da fossa até a casa é de 5 m.
O diagrama pode ser complementado com as seguintes informações:
- recipiente selado instalado em qualquer tipo de solo;
- tanque com filtro - somente em líquidos arenosos, bem absorventes e permeáveis.
A base da estrutura do filtro deve estar pelo menos 1 m acima do aquífero.
Para determinar a profundidade dos aquíferos, é melhor buscar informações junto a uma organização de projeto ou perfuração que tenha realizado levantamentos geotécnicos ou perfurado um poço de água na área de construção.
Passo #2 – calculando o volume do contêiner
Para determinar o tamanho e o volume do poço, você precisa fazer cálculos matemáticos simples. Se uma casa permanente tiver chuveiro, vaso sanitário e máquina de lavar, então 1 pessoa recebe aproximadamente 150-200 litros de esgoto todos os dias.
Suponhamos que você queira instalar uma fossa lacrada no pátio de uma casa onde moram 3 pessoas - isso resulta em 450-600 litros por dia.
Não esqueça que no cálculo levamos em consideração pelo menos 3 vezes o valor, ou seja, multiplicamos novamente por 3, obtemos 1,35-1,8 m³. Este é o volume mínimo.
As dimensões do gargalo e partes do poço localizadas acima da entrada da tubulação de esgoto não precisam ser levadas em consideração. Ou seja, o volume resultante são os parâmetros da peça localizada abaixo do pipeline.
Às vezes, eles se baseiam no momento em que os aspiradores são chamados. Se a mesma família de 3 pessoas for atendida todas as semanas, resulta: 150 l (200 l) x 3 x 7 = 3,15 m³ (4,2 m³). Uma vez a cada duas semanas – 6,3 m³ (8,4 m³).
Se um serviço público ou empresa privada que atende seu local possui em sua frota um veículo com tanque de 6 a 8 m³, faz sentido instalar o tanque de volume máximo.
Passo #3 – escolhendo anéis de concreto
O volume da fossa é calculado com base no tamanho dos anéis, por isso é mais fácil adquirir modelos da linha de uma empresa localizada nas proximidades, pois será necessária entrega.
Tamanhos típicos de anéis:
- altura - 0,89m;
- diâmetro - 1m.
Anéis com esses tamanhos são produzidos por quase todas as fábricas de concreto armado. Para uma família pequena, bastam três espaços em branco, além de pescoço e fundo.
A construção de fossas é tão popular que as fábricas começaram a produzir kits completos para sua construção.
O conjunto inclui:
- elemento inferior com fundo;
- anéis padrão de 1 a 5 peças. — uma quantidade maior causará dificuldades de limpeza e bombeamento;
- pescoço estreito;
- laje de último andar com furo para portinhola.
Os anéis podem ser regulares ou perfurados para poços de absorção. A escotilha e a tampa são adquiridas separadamente.
Além do padrão anéis de concreto metro de diâmetro, você pode encontrar espaços em branco maiores.
Deve-se dar preferência aos anéis com conexão de travamento macho e fêmea, o que garante maior grau de estanqueidade e resistência da estrutura acabada.
Passo #4 – preparação de materiais e aluguel de equipamentos
Além de um conjunto de peças de concreto, podem ser necessários os seguintes materiais de construção:
- grampos para conectar peças;
- selante para vedação de costuras;
- mastique betuminoso ou outro material para vedar o tanque por dentro e por fora;
- cimento para fortalecer o aterro;
- brita, cascalho e areia para preparar uma mesa de nivelamento ou camada filtrante.
Não se esqueça dos baldes, pás e guinchos para cavar.
Não é possível entregar anéis de concreto sozinho - para peças grandes e pesadas é necessário alugar um caminhão.
Caso o canteiro de obras não possua guincho, é melhor solicitar equipamentos especiais com manipulador. Uma pessoa não pode fazer isso. A única coisa que você pode fazer sozinho é cavar um buraco.
Para instalar as peças de trabalho, são necessários pelo menos 2 a 3 pares de trabalhadores mais um motorista de caminhão.
A opção ideal é a ajuda de amigos com quem você possa negociar um pagamento baixo. Se você não tem motoristas ou instaladores de equipamentos especiais entre seus amigos, pode alugar um carro e pagar pelos serviços de uma equipe de trabalhadores.
Muitas vezes, a ajuda de instaladores profissionais é oferecida por uma empresa que vende anéis para poços e fossas de drenagem.
Instruções para construir uma fossa
A instalação de cada tanque específico possui nuances próprias relacionadas às características da paisagem, solo, localização da rede de esgoto, etc. Veremos um diagrama típico para a construção de uma fossa.
Etapa #1 – desenvolvimento da escavação
A primeira etapa é a terraplenagem. Podem ser realizados sozinhos (longos, difíceis e gratuitos) ou com a ajuda de uma equipe (rápidos e divertidos, mas por dinheiro).
Se possível, você pode usar uma miniescavadeira, então os trabalhadores só serão necessários para “esmerilhar” as paredes e nivelar o fundo do poço.
A forma e as dimensões da fossa devem corresponder à configuração e às dimensões do tanque. Assim, o resultado deve ser um poço redondo, cuja largura exceda os anéis de concreto em 0,3-0,5 m de cada lado ao longo da circunferência.
Esta folga será necessária para a vedação/isolamento externo da estrutura e posterior preenchimento com compactação.
Há uma nuance que não deve ser esquecida - este é o nível de congelamento do solo (a informação é relevante para os residentes do centro e norte da Rússia).
A tubulação de esgoto para resíduos e a parte principal do tanque devem estar abaixo deste nível para que o sistema funcione no inverno. Se você colocar a rede perto da superfície, quando o gelo começar, o líquido simplesmente congelará.
Neste sentido, às dimensões do recipiente de trabalho é necessário adicionar a altura do gargalo, que serve essencialmente como furo técnico. O pescoço deve sobressair 15-20 cm acima do nível do solo.
Assim, o tanque será enterrado, assim como o cano de esgoto cortado abaixo do nível de congelamento.
Antes do início das obras, é necessário nivelar a base com as paredes e cavar uma vala que vai da casa (balneário, cozinha de verão, garagem) até à fossa de drenagem.
Na hora de construir uma vala, não se esqueça que para evitar bloqueios, a tubulação deve ter uma inclinação em direção à fossa - aproximadamente 2 cm por metro.
Etapa #2 - arranjo do fundo
Se você estiver instalando um recipiente de armazenamento comum, o fundo, assim como as paredes, devem ser vedados. Para uma estrutura feita de anéis de concreto, a melhor opção é fazer um blank do mesmo material.
A peça é especialmente desenhada para decorar o fundo do poço e possui uma ranhura em sua circunferência. A única coisa necessária para a sua instalação é uma base plana e densa.
O possível afundamento da base é eliminado com a aplicação de uma betonilha de cimento. É preparado segundo um esquema simples: para cada parte de cimento - 4 partes de areia. Para maior resistência, você pode adicionar brita fina na proporção de 1:6.
A massa é preparada em um recipiente, depois despejada em toda a área do fundo da cova e nivelada.Dentro de uma semana, a betonilha é levemente irrigada com água para que não fique coberta de fissuras. O elemento inferior da estrutura é instalado no máximo uma semana depois.
Para quem valoriza o tempo, existe uma solução mais prática - uma laje pré-fabricada de concreto. Ele é colocado sobre um fundo plano e sobre ele é colocado o primeiro anel de concreto.
Colônias de anaeróbios, bactérias envolvidas no processo de decomposição e purificação de resíduos, depositam-se no aterro de brita ou cascalho.
A espessura do aterro subjacente varia:
- buracos rasos – a partir de 0,3m;
- tanques de 3-4 anéis - até 0,6-0,7 m.
A espessura do leito filtrante colocado no poço deve ser de pelo menos 1,0 m.
A disposição das camadas é a seguinte:
- camada inferior - areia;
- camada média — brita fina;
- camada superior – pedra britada grossa.
Ao contrário de um tanque de concreto, a “almofada” e o filtro são elementos substituíveis. Quando ficam entupidos com resíduos sólidos e param de permitir a passagem de líquidos, o aterro antigo é retirado e um novo é colocado no fundo do buraco.
Etapa #3 - instalação de anéis de concreto
O primeiro anel, equipado com fundo, é instalado diretamente sobre a laje de concreto (ou betonilha). A instalação suave da peça garante uma posição estritamente vertical de toda a estrutura, sem inclinações ou distorções. Coloque um segundo no elemento inferior e sele imediatamente a costura.
Para selar e impermeabilizar costuras, são utilizadas diversas soluções, revestimentos e materiais em rolo. Com feltro colado sobre argamassa betuminosa, fecham-se juntas e fissuras pelo exterior, não sendo adequado para trabalhos interiores.
A argamassa de cimento comum também é considerada fraca: quando o solo se move, torna-se quebradiço, causando rachaduras e desmoronamentos.
Existem muitos mastiques e soluções modificadas modernas que possuem resistência e elasticidade suficientes. Alguns deles podem ser aplicados em juntas molhadas ou costuras que já estejam sob pressão de água.
Envolver várias habilidades impermeabilização de fossa séptica de concreto para proteger as paredes dos efeitos destrutivos de ambientes químicos agressivos, que muitas vezes estão contidos no esgoto.
Aqui estão alguns dos meios eficazes para vedar juntas e vedação interna:
- Selos hidro, que se expandem ao endurecer, fechando hermeticamente quaisquer fissuras. Exemplos: Waterplug, Peneplug, Hydrostop. Sua única desvantagem é o alto custo.
- Soluções para aplicação em toda a superfície: Antihidron, Hydrotex, Bastião.
- Materiais para calafetagem costuras profundas, impregnado com fibra de borracha Kiilto FIBERPOOL - cordões e cordas de juta, linho, cânhamo.
- Tiras de vedação de borracha, por exemplo BorrachaElast.
- Vidro líquidoadicionado à argamassa de cimento
- Selantes à base de água: Peneplug, Penetron, Penecrit.
A impermeabilização de alta qualidade garante integridade estrutural por até 35 anos.
Depois de certificar-se de que a conexão entre os anéis não permite a passagem de água, você pode instalar a próxima peça.
Aproximadamente 20 a 30 cm abaixo da profundidade de congelamento sazonal do solo, é necessário fazer uma entrada para a linha de esgoto.Na mesma fase, um tubo é colocado e conectado ao tanque. O ponto de conexão é cuidadosamente selado.
Nas regiões norte, os tubos que passam acima da profundidade de congelamento são isolados adicionalmente, assim como a parte superior do tanque de armazenamento.
O pescoço é montado no 3º ou 4º anel e depois na laje. A placa de fábrica possui um orifício redondo para escotilha. É necessário outro furo, de menor diâmetro, para o tubo de ventilação.
O toque final é o preenchimento. Se você adicionar cimento seco ao solo, a confiabilidade da estrutura aumentará e o risco de destruição por movimentos do solo diminuirá.
Etapa #4 - desenho do furo técnico
A melhor opção para design exterior é escotilha de esgoto com uma tampa bem ajustada. Sua contraparte barata é simplesmente uma tampa de madeira presa a dobradiças.
A escotilha é necessária para fazer a manutenção da fossa - bombeando resíduos ou substituindo a camada do filtro.
Recentemente, tornou-se comum camuflar estruturas de esgoto, principalmente se elas não parecerem esteticamente agradáveis. Para o efeito, são adquiridos produtos decorativos que imitam espaços verdes ou grandes pedras.
Mas você não precisa usar decoração comprada: você pode montar um elegante suporte de flores com ripas de madeira e decorá-lo com plantas floridas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Algumas dicas de profissionais irão ajudá-lo a decidir o tipo de fossa e construir um tanque a partir de anéis de concreto de acordo com todas as normas.
Etapas da construção de uma fossa com comentários detalhados:
Instalação de anéis de concreto:
Informações úteis sobre hachuras:
Como você pode ver, construir uma fossa a partir de blocos de concreto é acessível até mesmo para um construtor inexperiente. Mas lembre-se que para construir uma estrutura funcional é necessário cumprir normas, um projeto verificado, cálculos precisos e, muito provavelmente, será necessária a ajuda de instaladores..
Se você não está confiante em suas habilidades, considere instalar recipiente de armazenamento feito de plástico ou mesmo uma fossa séptica de fábrica.
Você tem experiência pessoal na construção de uma fossa com anéis de concreto armado? Gostaria de compartilhar informações úteis ou fazer perguntas sobre um tópico? Por favor, deixe comentários - o formulário de feedback está localizado abaixo.
Coisas interessantes. Não é sempre que você encontra instruções de alta qualidade com vídeos, diagramas e ilustrações. Uma pergunta rápida ao autor: a instalação de anéis de concreto é adequada para qualquer tipo de solo? Em meu nome, gostaria de acrescentar que você pode indicar os custos aproximados de aluguel de equipamentos e materiais. E seria bom se houvesse informações sobre o desgaste dos anéis de concreto, sua resistência e o impacto de terceiros sobre eles. Foi útil)
Bom dia, Sérgio. Sim, uma fossa feita de anéis de concreto pode ser construída em todos os tipos de solo. Somente em casos de lençóis freáticos elevados deve-se prestar atenção à impermeabilização.
É incorreto indicar custos aproximados. Pela diferença de preços dependendo da região, que às vezes pode ser de três ou até cinco vezes.
Devido à resistência e resistência à umidade dos produtos de concreto, a vida útil é, sem exagero, de cerca de cem anos.
Eu tenho essa situação. Comecei a fazer minha própria fossa com anéis de concreto na minha dacha. Mas tive que sair e meu poço ficou inacabado por 2 anos. O problema é que consegui cavar dois anéis e sobraram dois. Assim, ao redor dos anéis escavados, o solo já foi comprimido e compactado por conta própria. Agora é impossível escavá-los mais fundo e retirá-los. Você consegue pensar em algo sobre como posso completar o poço?
Compre mais dois anéis de diâmetro menor e cave-os dentro desses dois anéis.
Olá. Por favor, confira https://engineering-pt.techinfus.com/vodosnab/kolod-skvazh/uglublenie-kolodcev.html, seção - “Aprofundamento com anéis de menor diâmetro”. Trata-se de abastecimento de água, mas não há muita diferença em tecnologia.
Olá! Nikolay, comprei um jardim no inverno, não olhei para o buraco embaixo da neve, a água escoava normalmente. Na primavera começaram os problemas - água subterrânea e bombeamento frequente (uma vez por mês 10m3 da cava) Os anéis estão na laje, quero fazer 5-6 furos ao longo da encosta na parede do anel inferior para drenar as águas residuais. A que distância da borda inferior do anel devem ser feitos os furos? Ou tente na parte inferior? Receio que seja só uma base e uma betonilha (não sei a espessura), o que você recomenda?
Acrescento: tem um declive, os anéis em volta da circunferência são cobertos com brita, entendo que se você fizer furos no fundo (qual diâmetro, aliás, e quanto tempo é necessária a broca?), eles vai assorear (de preferência na lateral). Já estou cansado de pagar por um carro (1 mil rublos por mês, às vezes com mais frequência).