Como construir uma fossa sem fundo: diagramas e regras de disposição
O primeiro ponto de esgoto autônomo em um local muitas vezes acaba sendo uma fossa sem fundo. Não é difícil de fazer.Como o projeto de tal estrutura de esgoto é extremamente simples, não requer habilidades especiais de construção ou materiais disponíveis no mercado.
Mesmo assim, a negligência na construção de uma instalação tão útil pode se transformar em um grande desastre. O artigo que apresentamos descreve detalhadamente as regras para a construção de um ponto de tratamento para uma rede de esgoto independente. São fornecidas as nuances de sua operação e manutenção.
O conteúdo do artigo:
O princípio de funcionamento de um poço sem fundo
Uma fossa é um reservatório de resíduos cinzentos da atividade humana, ou seja, águas residuais geradas durante atividades domésticas, culinária e procedimentos de higiene.
Está disposto a uma certa distância (definida pelas normas sanitárias) da casa. Para instalar esse sistema de esgoto, é necessário cavar um buraco, fortalecer e proteger suas paredes da umidade, instalar um teto superior e também conectar uma tubulação de esgoto ao tanque.
As águas residuais fluem dentro do tanque e o teto protege outras pessoas de odores desagradáveis. O componente líquido sedimentado das águas residuais penetra nas camadas subjacentes do solo e as inclusões sólidas depositam-se na superfície do filtro de areia e cascalho.
Com o tempo, o tanque fica cheio de sedimentos sólidos insolúveis e seu conteúdo deve ser removido. Para isso, é utilizada uma máquina especial de descarte de esgoto, embora um pequeno buraco possa ser limpo com um balde comum.
O efluente dentro da cava muda ligeiramente de composição ao longo do tempo. São parcialmente processados por microrganismos, as frações sólidas se transformam em sedimentos e a parte líquida é separada. Para reduzir a quantidade de resíduos, para utilizar o mínimo possível os serviços dos caminhões de esgoto, a fossa é feita “sem fundo”.
As paredes do tanque para resíduos cinzentos são cuidadosamente seladas e uma lacuna com terra é deixada no fundo. Um filtro é feito de materiais naturais colocados no solo: areia, brita e cascalho. A parte líquida das águas residuais penetra lentamente no solo e as frações sólidas permanecem dentro do tanque de esgoto.
As águas residuais que passam pelo filtro recebem purificação adicional.Por fim, os resíduos líquidos são processados no solo com a ajuda dos microrganismos que ali vivem.
Para acelerar e aprimorar o processo de processamento, adicione agentes biológicos, que se baseiam na ação de bactérias naturais. Preparações semelhantes também são utilizadas dentro de fossas seladas de armazenamento para realizar o tratamento biológico de águas residuais e reduzir o volume de lodo.
O design do esgoto “sem fundo” é muito conveniente. Permite retirar a parte líquida das águas residuais de forma natural e segura. Como resultado, o tanque enche mais lentamente e você tem que pagar menos pelos serviços de aspiradores de pó.
Uma variação interessante de uma fossa sem fundo é um sistema de pós-tratamento em forma de poço filtrante. É instalado após a fossa séptica, onde é realizado o tratamento primário de águas residuais.
Ambas as seções são conectadas por um tubo de transbordamento. Primeiro, as águas residuais entram na seção de esgoto selada.
Aqui os resíduos assentam, as frações sólidas depositam-se no fundo, a poluição técnica luminosa acumula-se no topo e os chamados “resíduos cinzentos”, ou seja, A água purificada dos contaminantes listados atinge o nível de transbordamento e passa para um recipiente sem fundo. As águas residuais são filtradas e descartadas no solo conforme descrito anteriormente.
O uso de microrganismos especiais transforma a estrutura em uma fossa séptica quase completa, que funciona com base em princípios semelhantes.
Faz sentido fazer tal estrutura de duas ou até três câmaras apenas para uma casa onde viva um número significativo de pessoas e, portanto, está prevista para receber um grande volume de águas residuais. E para uma casa de verão, você pode organizar uma fossa relativamente pequena.
Cálculos e normas técnicas
Para fossa funcionou corretamente, é necessário selecionar corretamente o local e calcular o volume do contêiner. Para começar, é preciso lembrar que, pelas normas sanitárias, tal estrutura não pode ser utilizada em áreas onde o lençol freático é elevado. O fundo do recipiente deve estar pelo menos 1 m acima deste nível.
Um cálculo aproximado dos volumes da cava pode ser feito com base no padrão médio: 0,5 metros cúbicos. m para cada pessoa que mora permanentemente na casa. Profundidade do reservatório geralmente varia entre dois e três metros. Isso é ditado pelas peculiaridades de funcionamento das bombas de sucção, que não atendem estruturas com profundidade superior a três metros.
Também é necessário levar em consideração o seguinte ponto: a limpeza da fossa é feita quando o recipiente está cheio até dois terços do volume total, e não até o topo. É melhor fazer as dimensões desses múltiplos de dois terços das dimensões do tanque de sucção.
Isso é benéfico, pois os aspiradores não cobram pela quantidade de esgoto bombeado, mas por cada viagem específica, ou seja, Você terá que pagar até mesmo pela remoção de uma pequena quantidade de resíduos com custo total.
Em diferentes solos existem diferentes padrões para a colocação de uma fossa.Geralmente é recomendado colocar esta estrutura a uma distância de pelo menos cinco metros de um edifício residencial e pelo menos 25-50 metros de uma fonte de água potável.
Os padrões são ditados pelo perigo de contaminação do solo ou das fontes por águas residuais. Isso pode acontecer durante as enchentes da primavera; a instalação inadequada de esgoto também pode causar problemas semelhantes.
Quanto maiores as qualidades de filtração do solo, mais rapidamente as águas residuais penetram no interior e mais padrões rigorosos devem ser seguidos ao projetar uma fossa.
A melhor opção é instalar uma estrutura com fundo condicional enterrado em solo arenoso.A filtragem de águas residuais em solos argilosos é impossível, portanto, em áreas com base argilosa ou arenosa, não são instaladas covas sem fundo.
Ao instalar uma estrutura sobre areia siltosa ou argilosa, cujas propriedades se aproximam do franco-arenoso, a taxa de penetração das águas residuais no solo é aumentada com o uso de anéis perfurados. O resultado é uma variação de fossa sem fundo com paredes permeáveis.
E um momento. Se for utilizado equipamento especial para limpar a fossa, é necessário fornecer estradas de acesso convenientes. A distância máxima permitida entre a bomba de sucção e o objeto não é superior a quatro metros, mas quanto menor essa distância, mais conveniente será o trabalho dos caminhões de sucção.
Do que pode ser feita uma fossa?
Uma variedade de materiais é usada como material para as paredes desses esgotos:
- tijolo;
- concreto monolítico;
- lajes de concreto prontas;
- anéis de concreto;
- madeira;
- bloco de silicato de gás;
- plástico, etc
A alvenaria para fossa é bastante adequada, mas a sua instalação demorará muito tempo. Em termos de custos não será barato, mas faz sentido considerar esta opção se o proprietário do terreno tiver à sua disposição quantidade suficiente de tijolos não reclamados para outras necessidades.
É claro que aqui não é necessária beleza especial, mas também não se deve pegar tijolos de muito baixa qualidade, no entanto, o impacto constante das águas residuais tem um sério efeito destrutivo nas paredes da cava.
Alguns pedreiros novatos preferem colocar as mãos exatamente nesses objetos, pois todas as falhas ainda ficarão escondidas sob uma camada de impermeabilização e no piso superior. Mas a negligência excessiva pode pregar uma peça cruel a um mestre inexperiente: uma parede de tijolos irregular muitas vezes acaba sendo extremamente frágil.
O bloco de silicato de gás é visivelmente maior que o tijolo. Com este material o trabalho será mais rápido. A madeira não é a melhor escolha devido aos mesmos efeitos prejudiciais do escoamento.
Um poço forrado com tábuas terá que ser consertado quase todos os anos. O enchimento com concreto monolítico é realizado de forma tradicional: por meio de cofragens. É deixada uma lacuna na parte inferior para um filtro de areia e cascalho. A estrutura deve ser reforçada.
Os anéis de concreto são a escolha mais popular e conveniente para estruturas de fossa. Mas deve ser lembrado que designs de baixa qualidade são inaceitáveis. Claro que uma fossa não é um poço, mas deve ser construída corretamente. Não deve haver lascas, rachaduras ou outros danos semelhantes na estrutura.
A desvantagem das estruturas de concreto é o peso impressionante da estrutura, o que dificulta a instalação e dificulta os reparos. O que fazer se os anéis de concreto de um ponto de esgoto cederem, descrito aqui.
Recipientes de plástico são amplamente utilizados para criar fossas herméticas, mas se você fizer um furo para o filtro, poderá usar um recipiente de esgoto sem fundo. O plástico é um material leve.
Por precaução, você pode pesá-lo ou prendê-lo recipiente de plástico. Principalmente se no inverno permanecer vazio, para que a estrutura não seja deslocada pelo solo congelado ou flutue durante uma enchente.
Outra opção que vale a pena mencionar é fossa de pneus usados. Não é difícil de construir: cave um buraco redondo de tamanho adequado e coloque os pneus dentro, um em cima do outro.
Os pneus protegem as paredes do poço contra o colapso e evitam que o escoamento penetre no solo. Os pneus devem ser conectados entre si e as juntas tratadas com selante. Um filtro tradicional de areia e cascalho é colocado na parte inferior da estrutura.
É habitual instalar poços de pneus em solos arenosos, em áreas com baixos níveis de água subterrânea, onde não há risco de fortes inundações primaveris. Caso contrário, durante o período de cheias, o ambiente pode ficar contaminado com águas residuais não tratadas devido à despressurização das juntas.
As vantagens de tal estrutura são o baixo consumo de tempo e o uso de materiais baratos. Mas você deve entender que a vida útil de tal estrutura é curta - apenas alguns anos.
Instalação de objeto feito de anéis de concreto
Como os anéis de concreto são a opção mais comum para a construção de uma fossa, faz sentido considerá-los detalhadamente.
Aqui está o esquema geral para realizar o trabalho de instalação:
- Execute a marcação.
- Cave um buraco.
- Instale os anéis.
- Traga um cano de esgoto para a propriedade.
- Faça um furo para o tubo e insira-o no recipiente.
- Sele todas as conexões.
- Aplicar uma camada de material impermeabilizante.
- Coloque um filtro de areia e cascalho na parte inferior da estrutura.
- Preencha o poço.
- Instale a tampa superior com tampa.
- Cubra o teto com terra ou decore-o.
Você também pode cavar um buraco pequeno com a mão.Você precisará de uma pá de baioneta para cavar, um balde preso a uma corda para remover a terra, uma pá para despejá-la no balde e um parceiro em cima para puxar o balde. O anel de concreto é colocado no chão e cavado em seu interior.
Como resultado, o anel desce gradualmente, evitando o colapso das paredes da fossa. Para uma fossa grande, é ainda melhor gastar dinheiro no aluguel de uma escavadeira. A velocidade do trabalho aumentará significativamente. Aqui você também pode primeiro colocar o anel no chão e depois começar a trabalhar. Você precisará de uma escavadeira com o tamanho de caçamba apropriado e de um operador experiente.
A vala para a tubulação de esgoto deve ter ligeira inclinação, 2 - 3 cm por metro linear. Se o congelamento do solo no inverno for típico desta área, o tubo acima desta marca deverá ser isolado.
Um furo para o tubo é feito em local adequado após sua colocação. Se você fizer esse furo com antecedência, poderá simplesmente não adivinhar a altura da entrada do tubo.
As juntas dos anéis de concreto, assim como a entrada dos tubos, são tratadas com uma solução. Em seguida, deve ser aplicada uma camada de material impermeabilizante. Um isolamento de revestimento barato servirá.
Esta etapa não é considerada necessária se todas as juntas estiverem bem vedadas. No entanto camada impermeabilizante protegerá a estrutura contra danos e aumentará significativamente sua vida útil.
O filtro inferior é formado por areia e cascalho de rio. Você também pode usar brita de frações adequadas. Primeiro, a areia é despejada em uma camada de cerca de 30 a 35 cm, depois duas camadas de cascalho ou brita de aproximadamente a mesma espessura.
As partículas pequenas devem ficar na parte inferior e as grandes na parte superior. Agora você precisa instalar o andar superior. Normalmente, para esse fim, é utilizada uma laje de concreto pronta, de tamanho e configuração adequados.
Deve haver um orifício no teto grande o suficiente para que você possa não apenas abaixar a mangueira de sucção, mas também enviar uma pessoa para inspecionar o estado do recipiente após limpá-lo. Este buraco é coberto com uma tampa para que os odores estranhos não perturbem os outros.
Alguns proprietários preferem fazer tampa dupla. Ele protege de forma confiável contra odores e congelamento de ralos no inverno. Geralmente é aplicada uma camada de terra no topo do teto para não prejudicar a paisagem.
A tampa, claro, deve ficar livre, deve estar 20 a 30 cm acima do nível do solo, agora basta monitorar o nível de resíduos no recipiente e retirá-lo em tempo hábil.
Se tudo for calculado corretamente, a limpeza só será necessária algumas vezes por ano. Após a limpeza da fossa, não permita que uma pessoa de macacão seja abaixada.Sua tarefa é inspecionar as paredes da estrutura e verificar sua integridade.
Lave periodicamente o filtro inferior ou substitua-o completamente. Todos os trabalhos dentro da fossa devem ser feitos somente na presença de um sócio que esteja no topo do seguro.
Construção de fossa com transbordamento
Uma fossa com transbordamento é uma instalação de esgoto mais complexa do ponto de vista técnico e estrutural. A sua instalação exigirá mais esforço e investimento, mas no final poderá recorrer aos aspiradores com muito menos frequência.
Nos pontos de tratamento de esgoto transbordante são instaladas duas ou três câmaras, sendo a primeira dotada de fundo vedado. A câmara de acabamento é sempre construída de acordo com o tipo poços de filtro.
A seleção de fotos a seguir apresentará as principais etapas da construção de tal estação de tratamento:
Produtos biológicos para fossas
A presença de bactérias especiais no recipiente pode aumentar significativamente a eficiência do sistema de esgoto, bem como reduzir a taxa de seu enchimento. Geralmente estes são complexos especialmente selecionados de microrganismos anaeróbicos (isto é, capazes de existir sem oxigênio). Essas bactérias são capazes de processar águas residuais, decompondo-as em água mais ou menos limpa e lodo neutro.
Este tratamento biológico de águas residuais reduz significativamente o risco de contaminação do solo. Se o grau de purificação for suficientemente elevado, a água pode até ser utilizada para irrigação e o lodo resultante pode ser utilizado como fertilizante.
Na prática, após o processamento biológico, a quantidade de líquido no efluente aumenta, ele é rapidamente descartado no solo e o lodo se acumula mais lentamente do que quando se utiliza uma fossa sem bactérias.
Esses medicamentos são vendidos na forma de líquidos concentrados, grânulos, pós, comprimidos, etc.A embalagem contém instruções detalhadas que devem ser seguidas. As preparações em pó e granuladas geralmente precisam ser pré-diluídas em uma pequena quantidade de água e os concentrados são imediatamente enviados para o ralo.
Nesse caso, você deve prestar atenção à lista de produtos químicos que prejudicam esses microrganismos. Tais substâncias, como o cloro, são encontradas em vários produtos químicos domésticos. Os proprietários de máquinas de lavar automáticas devem prestar atenção especial ao que vai pelo ralo.
Se todas as instruções forem seguidas exatamente, não haverá necessidade de reabastecer a colônia de bactérias na fossa. Eles reproduzem e mantêm os números necessários.Se o odor desagradável da fossa se tornou mais forte ou piorou, isso pode indicar que uma parte significativa dos microrganismos morreu e a colônia precisa ser restaurada.
Os métodos de limpeza de fossas são discutidos em detalhes. no próximo artigo, com o qual recomendamos que você se familiarize.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O processo de criação de uma fossa é apresentado claramente neste vídeo:
O procedimento para preencher as paredes de uma fossa com concreto monolítico é mostrado aqui:
Este vídeo mostra como limpar uma fossa usando uma bomba:
Uma fossa deste tipo é uma estrutura conveniente e útil. Ele pode ser usado para descartar resíduos com segurança e eficiência. É importante seguir rigorosamente a tecnologia e aderir aos padrões sanitários estabelecidos.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo. Conte-nos como você construiu uma fossa com fundo filtrante em sua dacha ou área suburbana. Tire dúvidas, compartilhe sua opinião e informações úteis, poste fotos relacionadas ao tema do artigo.
Nossa fossa de dois anéis e dois cubos funcionou muito bem por cerca de 5 a 6 anos. Então começou um horror silencioso, porque nosso dia a dia dependia da plenitude do poço! Ele encheu em 10 a 12 dias e não podemos solicitar bombeamento mais de uma vez por mês! Eles decidiram mover o ralo da máquina de lavar e da torneira da cozinha para o quintal para “regar o caminho” e, de alguma forma, reduzir a carga na estação de esgoto! As bactérias não ajudaram muito; elas funcionam principalmente no verão. Eu não tenho ideia do que fazer! É mesmo necessário cavar uma nova fossa???
Não se preocupe, é quase certo que a funcionalidade da sua fossa poderá ser restaurada. Aparentemente, o solo perdeu sua capacidade de filtragem e não consegue absorver líquidos. Pode haver vários motivos pelos quais isso aconteceu.
O mais comum é a formação de uma película gordurosa no fundo e nas paredes da cova devido à grande quantidade de gorduras e sabões despejados na cova. Isso pode ser corrigido usando produtos especiais (Roetech K-87, Doctor Robik 809 ou similar), após bombear o líquido sujo do poço.
Outro motivo pode ser o assoreamento do fundo. Pode ser resolvido com limpeza mecânica ou uso de agentes biológicos antiassoreamento.
Fazer uma fossa sem fundo não é difícil. Não será tão caro se você usar tijolo ou plástico de segunda mão. Mas, pensando na minha cava, lembrei que essa estrutura não duraria um ano, então murei 2 anéis de concreto armado. As juntas foram seladas com argamassa. Coloquei a tampa por cima. Instalamos um tubo de PVC da casa até a fossa e agora utilizamos a rede de esgoto sem problemas.