Como e com que é feita a impermeabilização de poços de esgoto

Um dos métodos mais comuns de instalação de sistema de esgoto em uma residência particular é a construção de uma fossa séptica de concreto.Ao mesmo tempo, nem todo mundo se pergunta sobre sua estanqueidade.

Mas em vão, porque a impermeabilização adequada dos poços de esgoto não só prolongará sua vida útil, mas também protegerá o solo da contaminação. Vamos descobrir por que você precisa impermeabilizar os ralos de esgoto e como fazê-lo corretamente.

Por que impermeabilizar bem um esgoto?

Um erro grave é cometido por quem acredita que pode negligenciar os trabalhos associados à boa vedação do esgoto.

Na melhor das hipóteses, haverá grave contaminação das águas subterrâneas e, na pior, fossa séptica feita de anéis de concreto entrará em colapso em alguns anos.

Existem vários motivos pelos quais a impermeabilização de um poço não deve ser negligenciada, são eles:

  1. Corrosão do componente de reforço dos anéis de concreto armado. Como resultado da formação de manchas de ferrugem nos elementos de reforço, a capacidade de carga do poço, que está constantemente sujeito à pressão do solo circundante, é significativamente reduzida.
  2. Enfraquecimento das paredes de concreto do poço. O esgoto e as águas subterrâneas contêm substâncias quimicamente agressivas que afetam negativamente a estrutura do concreto. Com o tempo, sob sua influência, formam-se cavidades e fissuras, levando à destruição do concreto.
  3. Potencial de infiltração de escoamento. As paredes de um poço de concreto com cavernas e fissuras não serão capazes de impedir a infiltração de águas residuais no solo circundante.O que acabará por levar a uma mudança crítica no equilíbrio ecológico.
  4. Despressurização das articulações. O concreto que absorveu água aumentará ligeiramente de tamanho durante o período de geada. “Movimentos” visualmente imperceptíveis de anéis de concreto se tornarão uma séria ameaça às juntas do eixo montado a partir deles.
  5. Destruição de concreto. O congelamento do componente ligante da pedra de concreto em temperaturas abaixo de zero, especialmente na zona de congelamento sazonal do solo, leva à rápida quebra das ligações na massa monolítica. Por isso, o poço durará duas a três vezes menos que o esperado.

Se tudo estiver claro sobre as propriedades protetoras da impermeabilização, então há outra razão importante para vedar bem um esgoto. Estamos a falar de inundações e de águas subterrâneas, cujo nível aumenta visivelmente durante os períodos de degelo ativo e chuvas fortes.

As inundações e as águas subterrâneas podem fazer com que o poço encha prematuramente, porque... O concreto sem impermeabilização pode permitir a passagem de água. Como resultado, o bombeamento deverá ser realizado com equipamentos especiais.

Impermeabilização externa de poço de esgoto
A impermeabilização externa realizada corretamente protegerá o poço de esgoto da ação agressiva das águas subterrâneas e protegerá o concreto da erosão

Os trabalhos de isolamento de poços de esgoto podem ser divididos em dois tipos principais:

  • Impermeabilização interna;
  • Impermeabilização externa.

Recomenda-se a realização simultânea de impermeabilizações internas e externas, o que maximizará a proteção das paredes do poço contra a erosão e do solo e águas subterrâneas contra a poluição.

Trabalho de isolamento externo

A principal tarefa dessa impermeabilização é minimizar ou eliminar completamente o contato das paredes externas da fossa séptica com as águas subterrâneas.

O melhor é realizar a obra na fase de construção do poço. Se isso não for feito a tempo, uma quantidade significativa de trabalhos de escavação terá que ser realizada posteriormente.

Poço para instalação de poço de concreto
As dimensões da vala ao redor do poço de esgoto devem permitir livre acesso para impermeabilização externa, tanto com argamassa de cimento quanto com materiais em rolo

Impermeabilização com materiais betuminosos

Para impermeabilização externa, são utilizados mastiques betuminosos e materiais em rolo betuminoso:

  1. Uma composição de 3 partes de gasolina e 1 parte de betume deve ser aplicada na superfície limpa e preparada. A mistura deve ser aplicada com compressor por pulverização, mas também pode-se usar pincel comum.
  2. Para garantir a máxima vedação das costuras, elas devem ser seladas com fita de borracha bentonita.
  3. Após a secagem da primeira camada de primer, é necessário preparar os anéis de concreto - reparar lascas e buracos até obter uma superfície lisa. Para preencher pias, é melhor usar uma mistura de cola PVA com argamassa de cimento e areia na proporção de 1 para 5, mas você também pode usar argamassa de cimento comum.
  4. Após a secagem do cimento, é necessário aplicar outra camada de primer a partir de uma mistura de betume-gasolina, mas na proporção de 1 para 1.
  5. O próximo passo é aplicar a mástique, é preferível usar mástique de alcatrão, pois a mástique betuminosa descasca facilmente. Você também pode usar mastiques de betume com aditivos poliméricos.
  6. Resta aplicar 3-4 camadas de materiais laminados (material de cobertura), colando cuidadosamente as juntas.
  7. Após a conclusão da obra, é necessário preencher o solo e, se necessário, instalar um castelo de barro e uma zona cega de concreto.

A principal vantagem de impermeabilizar um poço com materiais betuminosos é a facilidade de trabalho e o baixo custo do material.Neste caso, deve-se seguir rigorosamente a tecnologia de execução da obra, pois a violação da proporção da mistura betume-gasolina pode causar destruição prematura da camada protetora.

Aplicação de mastique betuminoso
Ao aplicar a composição betume-gasolina e mástique betuminoso, é necessário esfregar bem a mistura na superfície do concreto com um pincel ou kvach

Aplicação de impregnação penetrante

A impermeabilização penetrante é uma boa alternativa aos materiais betuminosos. Porém, seu uso requer um preparo mais minucioso da superfície do concreto, removendo todas as irregularidades e esmerilhamentos.

Neste caso, o lixamento é melhor feito com jato de areia, o que permitirá que os poros do concreto se abram tanto quanto possível.

Jateando o anel
Ao jatear a superfície de um anel de concreto, os poros do concreto são abertos ao máximo, o que promove melhor penetração da impregnação

Após a moagem do concreto, nenhum primer é aplicado. Antes de aplicar a impermeabilização de penetração profunda é necessário umedecer bem a superfície a ser tratada.

É melhor dar preferência ao comprovado primer “Penetron”, “Kalmatron”, “KtTron”, mas você também pode limitar-se a análogos mais baratos, como “Elakor-PU”.

A impermeabilização deve ser aplicada com esponja ou pincel duro. O tempo de secagem da composição é de três dias. Ao mesmo tempo, durante a secagem é necessário umedecer a superfície para evitar rachaduras, e em climas quentes é necessário umedecer a cada 3-4 horas.

Após a secagem da primeira camada, deve-se aplicar outra camada de impermeabilizante. As pinceladas podem ser feitas com pincel ou espátula, devendo ser direcionadas perpendicularmente às pinceladas anteriores.É importante garantir que durante o período de endurecimento a superfície não sofra danos mecânicos e ressecamento.

Efeito do isolamento penetrante
Ao aplicar a impregnação sobre uma superfície bem umedecida, sua penetração máxima nos poros do concreto é alcançada em quase toda a espessura do anel

Gesso sob pressão

Na concretagem com cimento, a superfície dos anéis de concreto não requer preparação prévia. Utilizando uma pistola de cimento, que fornece uma pressão mínima de 4 atmosferas, é aplicada uma camada de cimento com espessura de 5 a 10 mm. A alta pressão garante máxima compactação do cimento e redução da porosidade.

O revestimento de cimento requer umedecimento periódico (3-4 horas em clima quente e 10-12 horas em condições normais). Após 10-12 dias, é necessário repetir o concreto projetado e aplicar outra camada de cimento.

Construção de um castelo de barro

Se não for possível isolar bem os anéis superiores do esgoto com meios caros, a argila comum amassada servirá. O princípio de proteção das paredes de concreto é semelhante ao arranjo de poços de água potável com fechaduras de barro.

Apenas uma camada de argila é colocada em uma vala mais estreita ao redor do poço, pois não há necessidade de proteger os ralos de precipitações e enchentes.

É melhor fazer um castelo de barro na primavera, em clima quente e seco. Você pode usar argila que foi extraída na construção do poço. Neste caso, é necessário retirar impurezas de areia e pedras remanescentes.

Numa primeira fase, é necessário limpar o espaço ao redor dos anéis com espessura de 20-25 cm até uma profundidade de cerca de 2 m. Inicialmente, a lacuna resultante deve ser preenchida com argila úmida e gordurosa, compactando-a bem.

Em seguida, você precisa remover uma camada de terra com 30 cm de espessura em um raio de 1-2 m da parede do anel.O espaço resultante deve ser preenchido camada por camada com argila, colocando-o em camadas de 8 a 10 cm, cada uma das camadas colocadas deve estar bem compactada. O castelo de argila resultante minimizará o contato das paredes externas do poço com as águas das enchentes e precipitações.

Construção de um castelo de barro
Um castelo de barro devidamente construído protegerá de forma confiável as paredes externas do esgoto dos efeitos negativos da precipitação e das enchentes.

Depois de alguns anos, quando o solo estiver compactado e cedido o máximo possível, você poderá começar a construir uma área cega de concreto. Para tal, será necessária a instalação de fôrmas e aterro com mistura de cimento e brita na proporção de 1 para 10.

A espessura do aterro deve ser de 0,1-0,15 m, deve estar bem compactado. Resta preparar o concreto e despejá-lo.

Impermeabilização interna de poço

Os seguintes materiais podem ser utilizados para impermeabilização interna:

  • massa de cimento;
  • mástique betume-gasolina ou betume fundido;
  • composição cimento-polímero;
  • mistura betume-polímero;
  • impermeabilização de polímero.

A impermeabilização interna de um poço de esgoto pode ser feita pouco antes de sua operação.

Antes de realizar os trabalhos de impermeabilização, o poço deve ser seco. A superfície de concreto deve ser limpa de sujeira e poeira e, se necessário, lixada.

Fissuras, juntas e fendas devem ser alargadas para 20-30 mm, limpas com escova de metal e seladas com mistura cimento-polímero.

Impermeabilização com mistura de cimento

Para impermeabilizar uma fossa séptica, é melhor usar uma mistura pronta, que só precisa ser diluída em água de acordo com as instruções. A composição resultante deve ser aplicada com espátula 2 a 3 vezes para formar uma camada de 6 a 8 mm de espessura.

Após a aplicação da última camada, a superfície deve ser umedecida e o poço fechado com tampa. Dependendo da temperatura, o tempo de secagem da camada impermeabilizante pode ser de 4 a 5 dias.

Durante esse tempo, é necessário abrir o poço 3-4 vezes ao dia e molhar a superfície interna. A vida útil do isolamento de cimento é de até 15 anos.

Na maioria das vezes, uma mistura de cimento é usada para isolar as juntas antes de aplicar a impermeabilização final.

Tratamento de juntas com mistura de cimento
O tratamento de juntas pré-ampliadas e preparadas com mistura de cimento melhora sua estanqueidade e minimiza a probabilidade de vazamentos

Aplicação de pintura betume-gasolina

O trabalho é executado da mesma forma que na instalação de impermeabilizações externas semelhantes. A mistura é aplicada em três camadas, o tempo de endurecimento de cada camada é de cerca de 12 horas. Este tipo de impermeabilização não é durável, sua vida útil não ultrapassa 10 anos.

Se, em vez da pintura betume-gasolina, forem aplicadas duas camadas de mástique betuminoso e o isolamento do rolo for fundido, a vida útil pode ser triplicada. Deve-se trabalhar com o máximo cuidado possível e garantir a ventilação do poço, pois o revestimento interno está associado a um certo risco.

Impermeabilização com composição cimento-polímero

As misturas penetrantes de cimento-polímero são um dos métodos mais modernos e eficazes de impermeabilização. As misturas da empresa grega ISOMAT provaram ser as melhores. Eles são ecologicamente corretos e duráveis.

Como a limpeza ambiental em uma fossa séptica não é tão importante quanto em um poço, a impermeabilização interna pode ser feita com revestimentos penetrantes mais baratos “Penetron Admix” ou “Penecrete”. A mistura deve ser aplicada em 3 camadas com espátula.A impermeabilização de cimento-polímero durará pelo menos 40 anos.

Impermeabilização interna de poço de esgoto
Para realizar a impermeabilização interna de um poço de esgoto, não é necessário o uso de compostos caros. É importante aplicar o produto conforme orientação do fabricante

Se você usar uma mistura de dois componentes de CeresitCR 166 como isolamento, poderá aumentar a vida útil da camada impermeabilizante para 60 anos. A mistura preparada deve ser aplicada sobre superfície de concreto umedecida e sem eflorescências com pincel.

Na primeira camada, ainda não endurecida, é necessário colocar uma malha de reforço e aplicar uma segunda camada da mistura. A composição bicomponente do CeresitCR 166 é altamente elástica, o que reduz o risco de falhas na impermeabilização por ligeiro deslocamento dos anéis ou pela sua deformação.

Uso de misturas de polímeros

Este material é o mais caro, mas ao mesmo tempo o mais eficaz. O uso de misturas poliméricas será justificado em fossas sépticas instáveis, onde se observa deformação dos anéis. A máxima eficiência é garantida pela alta elasticidade, obtida com a instalação da membrana sobre mástiques especiais.

A membrana de polímero de filme provou ser a melhor. Primeiramente, os anéis de concreto devem ser tratados com uma mástique especial e deixados por 24 horas. O filme possui base adesiva; basta desenrolar o rolo, pressionar o filme contra a superfície e alisá-lo para remover bolhas de ar. A vida útil do isolamento de membrana polimérica chega a 50 anos.

Aplicação de inserções plásticas

Uma das maneiras mais confiáveis ​​​​e simples de impermeabilizar um poço de esgoto é usar um polímero multicamadas ou um inserto de plástico.Tem a forma de um cilindro, equipado com fundo, tampa e gargalo. A altura do inserto chega a 4,5 m, e o diâmetro pode ser de 90 cm, 140 cm, 190 cm.

A espessura da parede da pastilha varia de 8 a 25 mm dependendo do fabricante. Para evitar deformações, as pastilhas são reforçadas com reforços. A instalação é muito simples, basta baixar inserção de plástico no poço e preencha o espaço entre as paredes do inserto e o anel de concreto com uma mistura seca de cimento e areia.

Inserção de plástico para poço de esgoto
Um copo plástico corretamente selecionado e instalado garante total estanqueidade da fossa séptica mesmo em caso de destruição da camada isolante externa e deslocamento dos anéis de concreto

Vedação de juntas entre anéis de concreto

Por mais que a fossa séptica seja impermeabilizada a partir dos anéis de concreto, ela não conseguirá garantir a estanqueidade total sem o tratamento obrigatório das juntas entre os anéis. Ainda na fase de instalação, deve ser colocada uma junta impermeabilizante e amortecedora entre os anéis.

É melhor usar uma junta de borracha bentonita. Os grânulos de argila bentonita presentes em sua composição podem aumentar de 3 a 4 vezes seu volume ao entrar em contato com a água. Esta reação da argila permite preencher ao máximo as fissuras e vazios presentes entre os anéis de concreto do poço de esgoto.

Junta de concreto-borracha
A junta concreto-borracha aumenta de tamanho em até 400% sob a influência da umidade, preenchendo todos os vazios e garantindo a máxima vedação da costura entre anéis

A junta concreto-borracha possui alto nível de ductilidade. Esta qualidade permite manter a estanqueidade da fossa séptica mesmo que os anéis de concreto estejam ligeiramente deslocados. Conduta vedação de costura deve ser feito não apenas entre os anéis, mas também na instalação do primeiro anel em uma base de concreto.

Você pode fazer isso mais facilmente e, em vez de uma junta cara de concreto e borracha, usar cordas comuns de cânhamo, juta ou linho. As próprias cordas não garantem a estanqueidade da costura, por isso devem ser impregnadas com fibra de borracha. As cordas devem ser colocadas sobre uma mistura de polímero-cimento, que pode ser substituída por uma mistura de cimento e cola PVA.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Instalação do anel inferior em laje tratada com composição monocomponente RABERIT:

Construção de um castelo de barro em torno de um tronco de concreto:

Instalação de inserto plástico em poço de esgoto:

Qualquer que seja o método escolhido para impermeabilização de poço de esgoto, todo trabalho deve ser executado com a máxima qualidade. O menor defeito pode causar a destruição da camada isolante e levará inevitavelmente à necessidade de repetidas impermeabilizações.

Se você já teve que realizar trabalhos de impermeabilização de poço de esgoto em seu próprio local, diga-nos qual método você escolheu e o que resultou dele. Talvez você conheça algumas nuances que precisam ser levadas em consideração na hora de realizar trabalhos de impermeabilização? Deixe seus comentários, compartilhe dicas e tire dúvidas no bloco abaixo do artigo.

Comentários dos visitantes
  1. Fizemos impermeabilizações (internas e externas) para aumentar a vida útil do poço de esgoto e selá-lo. Acho que você não deve negligenciar e economizar nisso - pode ficar mais caro para você mais tarde. Todo o trabalho foi feito para nós por uma equipe que também instalou o poço de esgoto. Basicamente nos aconselharam a fazer impermeabilizações.Nunca nos arrependemos.

  2. Alice

    Comprei uma casa particular que já tinha poço de esgoto. Aparentemente, ou há algo errado com a vedação, ou outro problema, mas a questão é que com o uso moderado o esgoto enche rapidamente, principalmente no outono e na primavera. Então geralmente você precisa bombeá-lo quase todo mês. Diga-me, é possível resolver de alguma forma os problemas sem mudar todo o poço do zero?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Você deixou alguns dados de entrada para tirar conclusões claras. Gostaria de mais detalhes - como está organizado o seu sistema de esgoto: um cilindro de concreto selado ou uma fossa séptica com dreno.

      A julgar pelo fato de que a situação é mais ativa na primavera e no outono, a questão pode muito bem ser uma violação do selo. Nesse caso, é preciso procurar o vazamento e consertá-lo. Na maioria das vezes é uma questão de vedação inadequada das costuras.

      No entanto, o problema pode ser outro - existe a possibilidade de o esgoto ficar assoreado ou gorduroso e encher as paredes e o fundo com gorduras orgânicas. Nesse caso, a limpeza e o uso de produtos biológicos especiais ajudarão.

    • Maria

      Olá. Tivemos o mesmo problema e a essência dele é que o nível das águas subterrâneas é mais elevado na primavera e no outono. Devido a problemas de vedação com este problema, ele enche rapidamente. Como solução, instale um segundo poço próximo para transbordamento. Se for apenas uma questão de selar, então não será possível resolver algo “pacificamente”.

  3. Zhenya

    Um poço de plástico “eterno” é bom, mas nada dura para sempre. Quantos anos isso realmente durará? E quais são as condições de operação?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Agora se sabe com segurança que os anéis de plástico para poços não perdem suas propriedades após 50 anos de operação. É cedo para anunciar um prazo maior, pois pelo fato do material ser novo não há evidências práticas.

      Ao mesmo tempo, os anéis de concreto funcionam com sucesso há mais de 70 anos; os poços construídos nos anos do pós-guerra servem como exemplo disso. Mas os anéis de concreto são bastante pesados, o peso de um com um metro de diâmetro e a mesma altura é de 600 kg. O que torna a instalação muito difícil.

      Mas os anéis de plástico ainda são instalados dentro dos anéis de concreto, embora agora tenham surgido opções mais duráveis ​​​​que não requerem proteção de concreto. Os fabricantes afirmam ter uma vida útil mais longa do que o concreto, mas o tempo dirá, como dizem.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica