Fossa séptica em anéis de concreto: dispositivo, diagramas + processo de instalação passo a passo
Uma fossa séptica feita de anéis de concreto de boa qualidade permite organizar o tratamento de águas residuais em até 70%, mas o percentual de tratamento nela é menor do que em estações biológicas de alta tecnologia (98%). Embora tal sistema seja várias vezes mais barato e seu design seja mais simples. Por que não usar para instalar rede de esgoto na sua casa de campo, certo?
Você quer construir uma fossa séptica sozinho e não sabe por onde começar? Nós o ajudaremos a entender em detalhes todos os meandros desse problema. O artigo examina detalhadamente a estrutura de um tanque de armazenamento de concreto e diagramas detalhados de sua construção. Bem como um processo de instalação passo a passo, começando com a preparação dos materiais e terminando com a colocação em operação do sistema.
O artigo é complementado com fotos e vídeos visuais, que examinam as nuances do funcionamento de uma fossa séptica e do processo de construção de uma estação de tratamento de duas câmaras.
O conteúdo do artigo:
Como colocar uma fossa séptica no local?
Os anéis de concreto são um bom material para a construção de sistemas de esgoto em residências particulares. Se o território não pertencer a zonas de proteção ambiental, você pode economizar em esgoto, já que o custo dessa fossa séptica é a metade do preço de compra de uma estação de tratamento.
Antes de iniciar os trabalhos, é necessário determinar o tipo de solo do local.A escolha do sistema de filtração depende de suas características, já que o projeto de uma fossa séptica feita de anéis de concreto envolve vários recipientes. De acordo com as normas sanitárias, a água deve repousar por três dias ou mais antes de ser despejada no solo.
O tipo de solo pode ser determinado cavando um buraco, entrevistando vizinhos que possuem um poço ou poço ou solicitando informações a uma organização que realiza construção ou perfuração perto do local.
O coeficiente de filtração é ligeiramente superior para os francos arenosos e ligeiramente superior para os francos arenosos. No entanto, as suas propriedades de filtração ainda não são suficientes para instalar sistemas de tratamento de águas residuais subterrâneas nos solos argilosos listados.
Além disso, quase todos os solos argilosos são caracterizados por elevação - a capacidade de aumentar de tamanho durante o congelamento e diminuir durante o descongelamento. Esses movimentos do solo podem facilmente empurrar os recipientes de concreto para fora, destruí-los completamente ou simplesmente espremê-los até que apareçam rachaduras.
Areia, cascalho, seixo e rochas sedimentares trituradas têm boas propriedades de absorção. Eles permitem que a água passe livremente através de sua espessura e não interferem em seu movimento para as camadas subjacentes.
É verdade que sedimentos grossos, como cascalho e seixos, ocorrem principalmente nas várzeas dos rios, e a pedra britada está no sopé das formações montanhosas.
Nas encostas de rios e montanhas, as estruturas de filtro não são adequadas, porque Parte do líquido drenado não poderá passar por um ciclo de pós-tratamento suficiente para ser descartado no solo.
Portanto, solos arenosos de todos os graus de rugosidade e densidade, exceto os pulverulentos, são considerados condições normais para construção de campos de filtração, poços de absorção e instalação de infiltradores.
Além das condições geológicas, é necessário observar as normas para sua localização em edifícios residenciais e fontes de água.
Se os padrões sanitários forem negligenciados, poderá ocorrer contaminação biológica da água. Patógenos perigosos de doenças infecciosas se desenvolvem no esgoto. Estes incluem E. coli, que causa intoxicações graves. Atinge facilmente a fonte de água potável através das águas subterrâneas.
Nuances de cálculo do volume de capacidade necessário
Para organizar uma fossa séptica de anéis de concreto é necessário calcular o volume com base no consumo diário de água. Pelas normas, um residente permanente recebe 200 litros cúbicos de água por dia.
O primeiro recipiente para decantação de esgoto deve ter volume no mínimo três vezes maior que o consumo (200 l) de cada pessoa. O segundo recipiente com fundo para decantação deve ter volume igual a 1/3 do primeiro.
As regras para a construção de uma estação de tratamento de duas câmaras podem ser encontradas em nosso outro artigo.
O número de anéis pode ser determinado dividindo o volume do recipiente pelo volume do anel. Seus tamanhos vêm em pequeno, médio e grande porte.
Para uma família de dois:
Volume do primeiro recipiente = (200*2)*3= 1.200 litros.
Volume do segundo e terceiro recipientes = 1.200/3 = 400 litros.
Número de anéis para dois recipientes = (1200+400)/700= 4
Número de anéis para três recipientes = (1200+400+400)/700= 5
Resumindo: 2 anéis para o reservatório, 2 para o tanque de sedimentação e um para o poço de drenagem.
Para uma família de três pessoas:
Volume do primeiro recipiente = (200*3)*3= 1.800 litros.
Volume do segundo e terceiro recipientes = 1.800/3 = 600 litros.
Número de anéis para dois recipientes =(1.800+600)/700=4
Número de anéis para três recipientes =(1 800+1200)/700= 6
Resultado: 2 anéis para o reservatório, 2 para o tanque de sedimentação e dois para o poço de drenagem.
Diagramas do sistema séptico
Os projetos de fossas sépticas feitas de anéis de concreto pressupõem a presença de uma, duas ou três câmaras onde as águas residuais se depositam e são processadas biologicamente.
Na verdade, uma fossa séptica de câmara única é um tanque de armazenamento normal, cujas águas residuais são bombeadas por caminhões de esgoto.
O primeiro e o segundo recipientes devem ter fundo. Segue-se o terceiro compartimento, onde também é realizada a limpeza do solo. A próxima etapa da purificação é a remoção das águas residuais clarificadas depositadas nas câmaras para o solo através do fundo filtrar bem.
Todas as câmaras são dispostas com fundo monolítico, a limpeza é feita por decantação. O líquido sedimentado é descarregado em um infiltrador ou campo de filtração para posterior descarte no solo.
Dependendo da capacidade de absorção do solo, você pode escolher várias opções de filtração para a construção de uma fossa séptica feita de anéis de concreto:
- Sistema séptico com campo de filtro.
- Sistema séptico com boa absorção.
- Sistema séptico com cassete filtrante (infiltrador).
A opção de filtração mais comum é um poço de drenagem. É utilizado quando o solo apresenta boas propriedades de absorção.
Entre o nível do fundo convencional do poço de absorção e o nível mais alto do lençol freático no período chuvoso de outono/primavera não há medidor exigido pelas normas, é estabelecido um campo de filtração. Deve haver espaço suficiente no local para sua construção.
Esta é a solução ideal para áreas onde o nível do lençol freático não ultrapassa 2,5 metros. Deve-se lembrar que entre a borda inferior dos drenos do campo de filtração e o teto da camada saturada de água também deve haver uma espessura de solo de pelo menos um metro de espessura.
Este desenho não é muito difundido nos países da CEI.
Você precisa decidir sobre um sistema de filtragem antes instalação de fossa séptica feita de anéis de concreto, pois isso permitirá que você prepare com antecedência uma cova com o tamanho e a profundidade necessários.
A instalação de sistemas de filtragem após a instalação pode danificar tubulações e tanques.Portanto, o espaço que margeia a parede do segundo tanque de sedimentação deverá ser escavado manualmente, sem a utilização de equipamentos especiais.
Instalação de fossa séptica com duas fossas de sedimentação
Antes de iniciar os trabalhos, é necessário verificar o nível do lençol freático. Isso pode ser feito se a casa tiver adega ou porão sem fundo de concreto. É necessário medir a altura do teto até a camada superficial do solo. Esta é a profundidade que você pode cavar.
Para descobrir a profundidade das águas subterrâneas, você pode cavar um buraco de pequeno diâmetro, mas profundo. A água subterrânea começa quando aparece solo claramente úmido. Este é um sinal claro; não há necessidade de cavar mais.
Assim que o nível aproximado da água for conhecido, você poderá iniciar os trabalhos de escavação. É necessário delimitar o local onde ficará a fossa séptica. Para fazer isso, você precisa delinear os poços. Para isso, é necessário pegar um fio de construção ou qualquer fio forte, medir 80 cm, amarrar dois pinos nas duas pontas.
Insira uma extremidade no meio do local onde pretende colocar o primeiro tanque de decantação. Desenhar um círculo. Este é o diâmetro aproximado do furo desejado. Em seguida, você precisa recuar um metro e traçar os limites do segundo contêiner. Em seguida, você precisa delinear os limites da estrutura de filtração.
Passo #1 – seleção de consumíveis e ferramentas
Antes de começar, você precisa coletar todos os materiais e ferramentas necessários.
Para trabalhar você precisará de:
- furadeira de impacto e furadeira de concreto grande;
- acessório misturador para perfurador;
- pás e pás de baioneta;
- escada;
- nível:
- baldes;
- recipiente para misturar a solução;
- corda de náilon durável;
- mangueira;
Materiais para instalação de fossa séptica em anéis de concreto:
- cimento;
- areia;
- cascalho;
- betume ou vidro líquido;
- grampos metálicos;
- lã mineral ou espuma de poliestireno;
Depois de selecionados e preparados os equipamentos para todas as etapas do trabalho, você pode começar a cavar um buraco.
Etapa # 2 - cavar uma fossa para uma fossa séptica
Se você acha que é difícil escavar manualmente tais volumes de solo, pode recorrer aos serviços de organizações com equipamentos especiais.
É necessário colocar areia no fundo da cava, onde serão instalados os anéis inferiores dos recipientes. A espessura da almofada de areia é de 20-25 cm e a base deve ser nivelada. Em seguida, a areia precisa ser eliminada com água para que ocorra o encolhimento. Após compactar a base de areia, pode-se proceder à instalação dos anéis.
Passo #3 – instalação de tanques de sedimentação
Para instalar anéis de concreto pré-entregues para a fossa séptica, é necessário construir uma fundação. Para isso, são instaladas fôrmas de madeira em todo o perímetro do fundo da cava. A altura das paredes da cofragem deve ser de 30-40 cm.
Após a construção da fôrma, é necessário colocar a malha de reforço e diluir a argamassa de cimento. Para fazer isso, você precisa dividir 1 parte de cimento em três partes de ASG (uma mistura de areia e cascalho).
Você pode misturar a solução usando um misturador de construção. Você pode adicionar duas colheres de sopa de sabonete líquido à solução como plastificante.Isso tornará o concreto mais resistente à pressão e à umidade.
Após o vazamento da base, é necessário aguardar de 10 a 14 dias até que a solução endureça e adquira a resistência necessária. A cofragem não necessita de ser removida. Se for utilizado equipamento alugado, é mais aconselhável adquirir lajes de concreto prontas como base.
Assim que a base estiver pronta, você poderá montar os anéis. O peso das estruturas de concreto impressiona, por isso é necessário o uso de guindaste. A instalação dos contêineres ocorre em etapas.
O primeiro anel está imerso na base de concreto. Em seguida, o segundo é baixado e instalado. O anel deve ser movimentado suavemente, evitando choques ou escorregões. Após a instalação, o bracketing é feito.
Na próxima etapa, enquanto a tampa não está abaixada, é necessário selar as costuras entre os anéis. Após a instalação do teto, o recipiente ficará escuro e existe o risco de deixar juntas sem tratamento. Para isso, utiliza-se argamassa de cimento.
Você também pode encontrar informações úteis sobre a impermeabilização de uma fossa séptica feita de anéis de concreto, em detalhes desmontado aqui.
Para facilitar o movimento, suportes de corrida são montados dentro do contêiner. São necessários para a manutenção da fossa séptica em caso de bloqueios ou despressurização.
O tanque de sedimentação adjacente é instalado da mesma maneira. Em ambos os recipientes é necessário fazer furos para canos de esgoto e instalá-los. A entrada de esgoto deve estar localizada acima do tubo de transbordamento entre os contêineres.
Em seguida, você precisa instalar tetos com aberturas suficientes para uma pessoa descer por eles.
Isso completa a instalação de uma fossa séptica feita de anéis de concreto e segue a instalação de um sistema de ventilação.
Passo #4 - instalação do sistema de ventilação
A ventilação é necessária para permitir a entrada de ar no sistema, o que garante o funcionamento normal dos microrganismos. Eles processam águas residuais domésticas e removem o componente orgânico. Para garantir a circulação constante do ar, são necessários dois tubos de ventilação.
Neste caso, será necessário instalar um cabo elétrico para aquecer o tubo, pois quando o ar quente e o frio colidem nele, forma-se condensação que bloqueia o acesso do oxigênio.
Deve ser fixado com fechos ou grampos. O comprimento do espelho vertical de fundo não deve ser inferior à altura da parede da casa.
A ventilação também elimina odores desagradáveis que aparecem periodicamente nos recipientes e podem se espalhar por toda a casa. Isso geralmente acontece quando há uma longa ausência de moradores e o líquido do sifão seca.
O segundo tubo é instalado no teto do tanque de sedimentação. Para isso, com a ajuda de um perfurador, é feito um furo no teto que corresponde ao diâmetro do tubo de ventilação.
O duto de ar deve subir 70-100 cm acima da superfície do solo.A posição deste tubo será fixada pelo peso do solo e não necessita de fixação adicional.
Outra opção para solucionar o problema do odor desagradável é instalar válvula de retenção para esgoto, que é instalado no ponto de saída da rede de esgoto da casa.
Passo #5 – instalação do sistema de filtragem
A seguir, consideraremos instruções passo a passo para organizar um campo de aeração e um poço de filtro.
Opção nº 1 - arranjo de um campo de filtração
Um tubo emerge do segundo tanque de concreto para um poço de distribuição. Para o poço, pode-se usar um barril de polietileno, no qual podem ser feitos furos adequados para tubos de aeração.
Você também pode comprar uma distribuição pronta.
Para fazer isso, você precisa comprar tubos com base no tamanho do campo. Para uma família de quatro pessoas, uma área de 20 metros quadrados (10×2) é suficiente. Para isso, serão necessários três tubos de 10 m de comprimento, além de três tubos de canto onde serão montados os tubos de ventilação.
O campo é pré-preenchido com areia e cascalho para melhorar a capacidade de absorção do solo.
Tubos perfurados conectados ao poço de distribuição são colocados na drenagem preparada. Tubos de canto são instalados nas extremidades dos tubos de aeração, nos quais é instalado um riser de fundo, um para cada tubo.
Em seguida, os tubos são revestidos com geotêxteis e preenchidos com uma mistura de brita e areia e depois nivelados. À medida que ocorre assoreamento, o campo de filtração deve ser movimentado ou limpo, alterando a drenagem.
Opção nº 2 - instalação de um filtro bem
Um filtro bem tem uma série de vantagens sobre um campo de aeração. Ocupa menos espaço utilizável no site.
Mas a qualidade da água purificada será maior próximo ao campo de aeração, pois antes de entrar no lençol freático, o efluente será filtrado pelo solo, e sua camada sob o campo de aeração é muito maior que a de um poço com drenagem. A área do poço não consegue lidar com a quantidade de águas residuais que a seção de aeração recebe.
O poço deverá ser instalado seguindo os mesmos princípios dos tanques de sedimentação, excluindo a concretagem do fundo do tanque. Além da almofada de areia, é necessário colocar brita, cascalho ou outro composto filtrante no fundo do poço. A capacidade padrão de um filtro de solo em um poço de absorção é de 1 m ou mais.
Para aumentar seu rendimento, você pode complementar bem a filtração com drenagem lateral. Para instalá-lo, o anel inferior de concreto da fossa séptica deve ser perfurado.
Este processo é melhor realizado na superfície, antes que o anel seja baixado no poço. Também é necessário fazer um furo para o transbordamento da água do tanque de sedimentação, que deve ficar um pouco abaixo do transbordamento anterior.
As paredes e juntas do filtro devem ser fixadas com grampos, mas não há necessidade de selá-las.Ao conectar os transbordamentos, você pode enterrar a estrutura. O primeiro anel deve ser polvilhado externamente com brita, até a junção com o segundo segmento. O restante do volume pode ser preenchido com terra da parcela.
Passo #6 – processo de preparação pré-lançamento
Se a temperatura no inverno cair abaixo de 30 graus, é necessário preparar isolamento para o interior tampas de esgoto. Como o próprio recipiente está localizado abaixo do nível de congelamento, não requer isolamento adicional.
Para isolar a tampa, você precisa pegar uma espuma de plástico e cortar um círculo que caiba no diâmetro do pequeno anel interno de concreto.
Em seguida, você precisa cortar a própria tampa. Para este propósito, é adequado compensado comum com resistência suficiente. Você pode aparafusar uma maçaneta de porta para facilitar a abertura. Da mesma forma, vale isolar as tampas internas do segundo tanque de sedimentação e do poço de drenagem.
Antes de utilizar a fossa séptica, a primeira fossa de sedimentação deve ser enchida com água até 1/4 do seu volume. Em um recipiente cheio adicione um produto biológico, o que ajudará a fossa séptica a atingir a capacidade total mais rapidamente.
Após essas etapas, é necessário fechar as escotilhas.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
O vídeo mostra passo a passo o processo de instalação de uma fossa séptica de duas câmaras:
Como funciona um sistema séptico:
Se a construção de uma fossa séptica a partir de anéis de concreto for feita de acordo com as normas, ela terá duração de 20 anos.
Não devemos esquecer as regras de funcionamento e realizar a manutenção em tempo hábil. Os tubos são feitos de plástico, por isso são fáceis de danificar. É terminantemente proibido colocar equipamentos ou automóveis no local onde estão os tanques.
Você está construindo uma fossa séptica em sua propriedade? Você teve alguma dúvida durante o processo de trabalho? Pergunte nos comentários deste artigo - tentaremos ajudá-lo a encontrar a solução certa na situação atual.
Infelizmente, ninguém faz uma fossa séptica a partir de anéis de concreto usando as tecnologias descritas aqui. Geralmente eles cavam um buraco, o fundo não é concretado, coloca um anel de concreto, depois coloca o próximo e assim sucessivamente até o fim. É feito para o escoamento natural do esgoto líquido e sua absorção pelo solo; à medida que o poço assore, o sedimento sólido é bombeado para fora.
A vida útil também é de pelo menos 20 anos, mas isso causa assentamento do solo, erosão da fundação e contaminação das camadas do solo e da água. Quando esse esgoto fica assoreado, quando nem mesmo a água consegue escoar, o poço terá que ser movido e todo o sistema de esgoto reconstruído.
Obrigado pelo artigo, coisa boa. Tenho uma dúvida: há cheiro forte nos (primeiros) recipientes de decantação no verão, quando a temperatura chega a 40*? E numa casa de veraneio, desde que os tanques de sedimentação encham lentamente?