Como fazer uma fossa séptica a partir de anéis com as próprias mãos: diagramas e opções + instruções passo a passo

O melhor é começar a construir uma casa de campo com a instalação de uma rede de esgotos.Concordo, projetar e organizar corretamente a drenagem de águas residuais em um local não é uma tarefa fácil. Teremos que pensar cuidadosamente sobre como resolver este problema. Afinal, a instalação inadequada de esgoto ameaça tornar a vida na casa insuportável.

Diremos a você como criar você mesmo uma fossa séptica funcional em seu local. Assim, entre os materiais acessíveis utilizados na construção de estações de tratamento locais, os mais populares hoje são os anéis de concreto.

Falaremos sobre como construir fossas sépticas a partir de anéis com as próprias mãos e o que considerar durante o processo de instalação. Além disso, no artigo você encontrará vídeos com conselhos de especialistas experientes, instruções detalhadas para a instalação de uma fossa séptica, bem como muitas recomendações úteis sobre a instalação de um sistema de esgoto em uma casa de campo.

Fossa séptica feita de anéis: prós e contras

Os anéis de concreto, que servem de base para a construção das paredes da estrutura, possuem parâmetros de alto desempenho.

Graças às suas vantagens técnicas, os tanques construídos a partir deles são duráveis ​​e possuem excelente resistência a ambientes agressivos.

Processamento de orgânicos em um purificador
As fossas sépticas em anéis de concreto, projetadas para a coleta e posterior tratamento biológico de águas residuais, são uma opção ideal para solos bem drenados e não sujeitos a geadas

Entre as principais vantagens fossas sépticas feitas de anéis de concreto vale destacar:

  • Preço acessível. Devido ao baixo custo de uma fossa séptica feita de anéis, os proprietários podem construir tal estrutura mesmo com recursos financeiros limitados.
  • Resistência e durabilidade. Em termos de características de resistência, o concreto é superior ao tijolo e não inferior à pedra natural. É capaz de suportar fortes pressões e não tem medo de grandes descargas de salva. E a vida útil da estrutura pode chegar a mais de meio século.
  • Estanqueidade dos tanques. A adição de impermeabilizações devidamente instaladas torna a estrutura dos anéis de concreto resistente às águas subterrâneas por fora e totalmente vedada por dentro.

Para construir uma estrutura de esgoto a partir de anéis, você terá que gastar muito menos dinheiro do que comprar o mesmo recipiente de polipropileno.

Construção de fossa séptica em anéis de concreto
Os poços feitos de anéis de concreto são duráveis ​​​​e espaçosos, portanto o procedimento de limpeza pode ser realizado apenas uma vez a cada poucos anos

Uma fossa séptica feita de anéis de concreto tem suas desvantagens.

Esses incluem:

  • Projeto pesado. Portanto, para instalar tal estrutura multicâmara, será necessário utilizar equipamentos especiais ou mecanização em pequena escala.
  • A probabilidade de águas residuais penetrarem nas camadas subjacentes do solo. Ocorre durante o funcionamento da estrutura devido ao aparecimento de fissuras no concreto, bem como à destruição da vedação das costuras, o que leva à perda de suas funções protetoras.

Antes de tomar uma decisão quanto à disposição de uma rede de esgoto local por meio de anéis, analise todos os prós e contras do material. E não se esqueça de avaliar suas capacidades quanto ao uso de equipamentos de construção.

Opções de construção

O projeto de uma fossa séptica feita de anéis de concreto não é complicado. Pode ser uma estrutura de duas ou três câmaras. Drives de câmara única operando com base no princípio fossas, são usados ​​com muito menos frequência.

Opções de limpeza
O número de tanques de armazenamento e filtração em tal instalação de tratamento, dependendo do volume de processamento de líquido, pode ser de dois ou três

Independentemente do tipo de projeto da estrutura, na manutenção será necessário envolver equipamentos de esgoto. Irá remover resíduos sólidos que se acumulam no fundo e nas paredes dos tanques de armazenamento.

As fossas sépticas de câmara única são escolhidas no projeto de um sistema de esgoto para pequenas casas de campo para residência sazonal, desde que o volume de águas residuais seja pequeno. Boas razões para a instalação de um tanque de armazenamento de câmara única incluem também o elevado nível do lençol freático e a predominância de rochas argilosas na secção geológica do local.

Estruturas de duas e três câmaras são instaladas na instalação de esgotos autônomos para casas destinadas à vida durante todo o ano com grandes volumes de águas residuais.

Sistema de dois compartimentos
A opção mais adequada para uma estação de tratamento local é a instalação de uma fossa séptica, que inclui duas fossas

No arranjo de uma estrutura de duas câmaras, complementado por um poço de filtro ou campo de filtração, o primeiro compartimento é um recipiente selado com fornecimento limitado de oxigênio.

É equipado com escotilha em ferro fundido ou concreto, além de entrada e saída de esgoto. O segundo compartimento está equipado com um tubo de ventilação para criar condições de acesso ao oxigênio.

Ao construir um purificador que inclua dois ou três reservatórios, as águas residuais serão submetidas a purificação em vários estágios por sedimentação e filtração:

  • Na primeira viagem – é realizado um processo de purificação primária, no qual se deposita grande matéria em suspensão e, em condições de falta de oxigênio, se decompõe, e a matéria orgânica é processada por bactérias anaeróbias.
  • Na segunda câmara – o processo de purificação e filtração continua, mas com a participação de oxigênio e bactérias aeróbias. Os restos decompostos de matéria orgânica em forma de lodo depositam-se no fundo, e o líquido clarificado entra também na drenagem, também conhecida como absorção ou filtragem.

A água que passou por purificação adicional flui para drenagem bem, de onde vai para o solo através de furos nas paredes e passando por filtração pela camada de areia e brita.

Esquema da estação de tratamento
O esquema de uma fossa séptica feita de anéis inclui duas câmaras de trabalho conectadas entre si por um grosso tubo de transbordamento, e a terceira coluna funciona como um poço de drenagem

Se o terreno estiver localizado em solos com boas propriedades de filtração, que absorvem e passam bem a água, e o nível do lençol freático não for elevado, vale a pena considerar a opção de instalação de fossa séptica, na qual o líquido clarificado é descarregado em um poço de absorção. .

Em áreas com nível freático atingindo apenas 2,5 m, o processo de purificação do solo é na maioria das vezes impossível, pois deve haver pelo menos um metro entre o ponto mais baixo do poço de drenagem e o lençol freático. Neste caso, é preferível descartar o efluente tratado pela fossa séptica para campos de drenagem.

A disposição de tais sistemas requer grandes áreas quadradas. Mas, sob determinadas condições, por vezes este é o único sistema que funciona.

Localização da estrutura

Ao projetar uma fossa séptica, a zona sanitária é colocada de forma que os resíduos orgânicos não possam penetrar na água potável e no solo fértil. Para isso, ao escolher um local, você deve se orientar pelos códigos e regulamentos sanitários e de construção.

A localização correta do sistema de limpeza no local é regulada por:

  • SNiP 2.04.03.85. Estabelece as regras para a construção de estruturas externas de esgoto.
  • SanPiN 2.2.1/2.1.1.1200-03. Ele lista os requisitos para a criação de zonas ambientalmente perigosas.

De acordo com as normas, para evitar que a fundação molhe em caso de vazamentos emergenciais, a fossa séptica deve ser colocada abaixo da localização da casa.

Distância de edifícios e objetos significativos
O não cumprimento destes requisitos pode resultar no risco de águas residuais não tratadas penetrarem nos aquíferos (+)

Na hora de escolher o local, deve-se definitivamente levar em consideração a presença de corpos d'água com água corrente, mantendo uma distância de 5 m entre eles, a distância das árvores deve ser de 3 m, dos arbustos - reduzida para um metro.

Também é necessário saber onde está instalada a tubulação subterrânea de gás. A distância até lá deve ser de pelo menos 5 m.

Uso de meios de mecanização
Como a construção de câmaras purificadoras a partir de anéis envolve a construção de uma fossa e a utilização de equipamentos especiais, na escolha do local vale a pena disponibilizar espaço livre para seu acesso e manobra

Mas tenha em mente que a máquina não pode ser colocada diretamente acima do local de aprofundamento da estação de tratamento. Com o seu peso podem destruir toda a estrutura.

Regras gerais de instalação

Para criar uma estrutura de tratamento forte e durável, você deve seguir uma série de regras básicas:

  1. Distância entre poços do sistema séptico deve ter pelo menos meio metro. A lacuna preenchida com betume atuará como um amortecedor quando ocorrerem movimentos do solo.
  2. A presença de brita ou almofada de cascalho e areia. Tal camada garantirá a imobilidade da estrutura mesmo que o solo sob os tanques “enlouqueça”. Além disso, é necessário drenar a água em caso de vazamento de poços.
  3. Não negligencie a impermeabilização. Para selar as costuras entre anéis adjacentes, recomenda-se a utilização de vários tipos de materiais isolantes, tratando tanto a superfície interna quanto as paredes externas dos tanques.

Quanto melhor for realizado o trabalho preparatório e quanto mais cuidadosamente todas as condições de instalação forem atendidas, menos vezes será necessário chamar especialistas para reparar e limpar o tanque receptor.

Tecnologia de instalação de fossa séptica

Não há nada difícil em fazer uma fossa séptica confiável e durável a partir de anéis. Ao projetar vários compartimentos, é utilizado um princípio de construção linear, no qual todas as colunas de concreto dos anéis são alinhadas ao longo de uma linha.

O compartimento receptor e os tanques seguintes são colocados próximos um do outro, e a coluna do filtro está localizada a uma pequena distância deles.

Passo #1 – medições e design

Um dos pré-requisitos para um tratamento eficaz das águas residuais é criar condições para que estas permaneçam no interior das paredes da fossa séptica durante pelo menos três dias. Portanto, as dimensões das câmaras são determinadas usando como base o volume total de águas residuais de três dias.

Pelas normas, o volume diário de consumo de água por domicílio, sujeito ao uso de eletrodomésticos, é de cerca de 200 litros.

Assim, para uma família de duas ou três pessoas, o volume mínimo de uma estação de tratamento deve ser de cerca de dois metros cúbicos. Uma família de 5 a 6 domicílios exigirá uma estrutura mais espaçosa, com volume de 3 a 4 metros cúbicos.

Cálculo da capacidade do sistema
No cálculo, é levado em consideração apenas o volume dos compartimentos da fossa séptica; como o poço do filtro não é um destes, não é levado em consideração (+)

Mas na hora de determinar o volume da estrutura, vale a pena deixar uma pequena margem. Afinal, se chegarem convidados, existe o risco de “sobrecarregar” a norma. E eliminar as consequências é um procedimento bastante complicado e ao mesmo tempo caro.

A tabela abaixo o ajudará a determinar o tamanho dos anéis necessários e em que quantidade.

Tabela de tamanhos de produtos manufaturados
Marcação e dimensões dos anéis de concreto armado fabricados indicando diâmetro externo/interno, peso e volume

Ao escolher os anéis, lembre-se que o volume real da coluna deve ser claramente superior ao calculado. Isso se deve ao fato de que à medida que os ralos enchem, eles sobem apenas até o nível dos orifícios de transbordamento e nunca atingem a borda superior. Portanto, o volume calculado de líquido deve ser colocado até o nível dessas tubulações.

Passo #2 – preparando os materiais necessários

No escolhendo anéis para uma fossa séptica É aconselhável comprar produtos com fechadura. A presença de travas não só simplifica o processo de instalação, mas também evita seu deslocamento sob a influência do gelo. Na hora de adquirir produtos, é preciso estar atento à regularidade dos assentos e inspecionar cuidadosamente a integridade das travas.

Além dos próprios anéis, também serão necessários materiais e ferramentas de construção:

  • canos de esgoto;
  • brita fina;
  • areia de rio;
  • espuma de poliuretano;
  • argamassa de cimento;
  • compostos impermeabilizantes;
  • materiais laminados de isolamento térmico;
  • nível de construção;
  • escada;
  • perfurador;
  • pincel largo;
  • recipiente para misturar a solução.

Para criar transbordamentos entre poços, você precisará de tubos de cimento-amianto ou polipropileno marcados com “para esgoto externo».

Transbordamento de tubos de plástico
Os tubos de polipropileno são famosos por sua resistência e elasticidade; sua temperatura operacional é de cerca de 65°C

O diâmetro dos tubos de cimento-amianto ou polímero usados ​​​​para transbordamento deve ser de 110-120 mm.

Etapa # 3 - cavar um buraco e organizar o fundo

É preferível realizar os trabalhos de escavação após o início das primeiras geadas ou nos meses mais quentes. Nesse período, observa-se o nível mais baixo do lençol freático.

A cava pode ser escavada manualmente, através da contratação de uma equipa de “escavadores”, ou recorrendo aos serviços de uma escavadora. Se levarmos em conta os custos de execução dos trabalhos de escavação, então os custos de uma equipa de escavadores serão comparáveis ​​​​aos valores que serão gastos na convocação de equipamentos especiais.

As dimensões da cava acabada devem ultrapassar as dimensões dos anéis instalados em 50-80 cm, o que simplificará o processo de instalação e permitirá a impermeabilização externa das juntas da estrutura.

No cálculo da profundidade da cava somam-se três valores: a altura do leito monolítico ou filtrante (20-30 cm) + a altura dos anéis (indicada na tabela) + a altura da laje (15 cm) .

Escavação e disposição de solo
É melhor retirar imediatamente do local uma grande quantidade de terra retirada da cova, utilizando a mesma máquina que entregou os anéis

A fossa para instalação da estação de tratamento deve ter dois níveis: o segundo tanque deve ser enterrado 50 cm abaixo do primeiro. Alternativamente, cave seu próprio buraco para cada tanque.

Para conectar canos de esgoto, são cavadas valas, colocando-as abaixo da profundidade de congelamento do solo. A largura e a profundidade das valas são selecionadas com base nas dimensões dos anéis utilizados para a construção dos tanques. Na maioria das vezes eles são feitos com 50 cm de largura e profundidade de 1,2-1,5 m.

O fundo das trincheiras escavadas deve estar em declive 2-3 cm, distribuídos por metro linear. É melhor calcular antecipadamente a diferença entre os pontos extremos multiplicando a distância entre eles pelo valor da inclinação indicado pelas normas.

O cumprimento desta condição garantirá o fluxo gravitacional do líquido. O fundo nivelado e compactado das valas é coberto com areia, formando uma camada de 10 cm de espessura.

O fundo do poço é cuidadosamente compactado novamente.Para a concretagem utiliza-se argamassa de cimento padrão preparada na proporção de 3:1.

Se você planeja instalar um anel inferior equipado com fundo, não é necessário construir uma mesa de concreto. Neste caso, pode limitar-se ao enchimento de brita, formando uma camada de 20 cm de espessura.

Formação de um aterro uniforme
O leito criado após a compactação deve ter superfície plana e horizontal, livre de desníveis

É necessário conseguir um efeito em que a almofada ceda o máximo possível. Para compactar completamente o aterro e atingir a densidade máxima, a compactação é alternada com o enchimento do aterro com água.

Etapa 4 - instalação de anéis e juntas de vedação

A construção de uma fossa séptica começa com a instalação de sua parte fechada - o anel inferior, dotado de fundo. Ele é definido exatamente de forma que as paredes fiquem posicionadas estritamente verticalmente. O cumprimento desta condição garantirá a resistência e estabilidade da estrutura.

Ao usar um anel sem fundo como base, o fundo da cava deve primeiro ser concretado. Para isso, coloque uma betonilha de 30 cm de espessura, sendo que as dimensões da betonilha criada devem ser 20 cm maiores que o diâmetro do anel imerso.

Opção de purificador compacto de três câmaras
Uma opção de concretagem da base de uma fossa séptica de três câmaras, cujas fossas não estão dispostas em linha reta, mas em forma de triângulo

Pode levar até duas semanas para o concreto endurecer. Assim que adquirir a resistência necessária, instale o primeiro anel. Colocar os anéis sem ajuda externa é quase impossível. Este trabalho é realizado com dois ou três assistentes.

Para proteger a estrutura contra vazamentos e reduzir os efeitos nocivos das águas subterrâneas sobre o concreto, as juntas entre a base e a borda inferior do anel são cuidadosamente revestidas com argamassa de cimento impermeável.

Ideal para impermeabilização de materiais:

  • mastique betuminoso;
  • impregnação de penetração profunda.

Como impregnação para tratamento de anéis de concreto, é aconselhável utilizar composições à base de cimento como “Penetron” ou “Aquacement”.

Selagem de juntas com argamassa
Na vedação de juntas, muitas vezes é adicionado vidro líquido às misturas de cimento, o que aumenta a resistência das juntas ao excesso de umidade.

Compostos tóxicos não devem ser utilizados para processamento interno. Durante a operação, podem destruir bactérias responsáveis ​​pela decomposição de bioinclusões.

Todos os subsequentes são instalados no primeiro anel, um por um. Para criar uma fixação mais durável, suportes metálicos são instalados na parte externa da estrutura. Os pontos de “entrada” dos grampos são concretados e cobertos com uma camada de isolamento.

Mergulhe os anéis no tanque usando uma torneira. As juntas resultantes entre os elementos também são cuidadosamente vedadas. Os vazios entre as paredes externas do tanque e a cova são preenchidos com uma mistura de solo removido durante a escavação da cova e areia.

Os “bolsões” devem ser preenchidos uniformemente, alternando a compactação da composição do solo com o enchimento com água.

Vedação de bolsas em paredes externas
Essa camada desempenhará uma dupla função: drenar a chuva e as águas subterrâneas e também servir como amortecedor

A parte superior da estrutura, localizada acima do nível de congelamento do solo, deve ser isolada. Em geadas severas, há uma grande probabilidade de formação de um tampão de gelo dentro do tanque. E isso reduz significativamente a velocidade e a eficiência da limpeza.

É conveniente usar como isolante térmico:

  • pedaços de poliestireno expandido;
  • produtos de casca acabados.

No topo das colunas são instalados gargalos com furos para escotilhas de esgoto. Estão equipados com tampas de concreto ou ferro fundido.

O segundo compartimento do purificador está equipado com um tubo de ventilação. Deve subir 70-80 cm acima da superfície do solo.

Passo #5 - instalação de tubos de transbordamento

A localização dos tubos de transbordamento é determinada pelo nível do tubo que sai da casa. Como o dispositivo de transbordamento da fossa séptica é projetado para garantir a movimentação do líquido por gravidade, o ponto mais alto da tubulação de esgoto deve estar localizado abaixo do nível de congelamento do solo.

O transbordamento na parede oposta do tanque deve estar aproximadamente 15-20 cm abaixo do ponto de abastecimento.

Altura da estrutura de transbordamento
O transbordamento entre o segundo tanque e a coluna de filtração pode ser feito no mesmo nível, ou podem ser mantidos os mesmos 5 cm

Para conectar a tubulação de esgoto, é feito um furo de tamanho adequado na parede do anel por meio de um perfurador. A maneira mais fácil de fixar o tubo em concreto é com espuma de poliuretano. Ele reterá a umidade e atuará como uma almofada amortecedora.

A entrada do tubo na parede do tanque é cuidadosamente vedada. As tubulações de entrada provenientes da casa, bem como as tubulações de transbordamento entre as câmaras, são equipadas com tês.

Plano de purificador com transbordamento equipado com tee
O principal objetivo do tee é direcionar as águas residuais para baixo, a fim de melhorar seu processamento e prevenir a erosão da crosta

Tees nas extremidades das tubulações de saída e entrada fornecerão acesso desobstruído para eliminação de bloqueios.

Para aumentar a resistência dos tubos às geadas mais severas, é aconselhável aplicar-lhes uma camada de isolamento e cobrir a parte superior com um invólucro protetor.

Criando um poço de filtragem

Um poço filtrante só pode ser instalado em uma base de solo que permita e absorva bem a água. Se areia, brita ou depósitos de cascalho estiverem sob seu fundo condicional, o descarte de águas residuais tratadas nas camadas subjacentes do solo ocorrerá sem o menor obstáculo.

O poço de absorção de 1 m é preenchido com um filtro de solo para que as frações de aterro diminuam com a altura. Primeiro, o fundo é preenchido com areia - a espessura da camada de areia deve ser de 30 a 40 cm, depois forma-se uma camada de cascalho fino - 30 a 40 cm.

A camada superior do filtro de solo é geralmente composta por brita ou cascalho maior, que é coberta com uma camada de 20-30 cm.

Produtos com paredes perfuradas
Para construir as paredes de um poço com filtração inferior e lateral, são utilizados anéis perfurados, o diâmetro dos furos é de cerca de 30-50 mm

Se for necessário escoar águas residuais não apenas pelo fundo, mas também pelas paredes, o anel inferior do poço de drenagem deve ser perfurado. É instalado com a mesma tecnologia dos anéis com paredes sólidas. Os vazios entre as paredes da cava e os anéis de concreto são preenchidos com brita.

Se for necessário construir um campo de filtração, serão utilizados tubos perfurados. São colocados sobre uma “almofada” de cascalho e areia, que garante a infiltração das águas residuais tratadas nas camadas subjacentes do solo, sendo o topo coberto com geotêxteis e coberto com terra.

Como economizar na construção?

Se não for possível utilizar equipamentos especiais durante a instalação e as finanças não permitirem atrair uma equipe de trabalhadores, experimente utilizar estes métodos.

Em vez de cavar um buraco tradicionalmente e depois mergulhar os anéis nele, use uma tecnologia na qual o solo é removido gradualmente à medida que o anel se aprofunda. Baseia-se no fato de que o anel cai sob a influência de seu peso. A tarefa do mestre é cavar o solo dentro do anel e sob sua parede.

Método de escavação de anel
A tecnologia de “minar” anéis colocados no solo é utilizada apenas na instalação de produtos sem fundo

Neste caso, o fundo de concreto deverá ser concretado posteriormente. E ficará localizado exclusivamente dentro do ringue.

Uma desvantagem significativa do método descrito é a impossibilidade de realizar impermeabilização térmica e nas paredes externas da estrutura. Além disso, devido ao fato do fundo estar localizado dentro do anel, a confiabilidade da estrutura é reduzida.

No esforço de reduzir o custo da própria estrutura, os artesãos oferecem a opção de construir uma estrutura que se pareça com um triângulo.

Desenho triangular
Os tanques de armazenamento atuam como base de um triângulo isósceles, e seu pescoço comum é seu vértice

Ao escolher esta opção de arranjo, você economizará espaço para colocação de anéis e poderá reduzir significativamente a quantidade de trabalho no terreno.

Porém, durante a instalação, leve em consideração a peculiaridade de que a entrada de inspeção em tal projeto será de um para três anéis.Portanto, todos os overflows devem ser colocados fora de sua acessibilidade.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Opção de instalação de fossa séptica de duas câmaras:

Como aprofundar anéis sem torneira:

Em geral, a instalação de uma fossa séptica a partir de anéis não é particularmente difícil. Você só precisa aderir estritamente à tecnologia e seguir as regras de segurança. Graças a isso, o risco de desabamento e deslocamento da parede será reduzido a zero e a estrutura durará décadas.

Você tem experiência em organizar uma fossa séptica a partir de anéis? Compartilhe informações com nossos leitores ou sugira seu método de organização de um sistema de esgoto autônomo. Você pode deixar comentários no formulário abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Elena

    Embora se diga que você pode fazer isso sozinho, existem muitas nuances. A colocação é regulamentada, é necessário ter em conta a condução das comunicações e devem ser tidos em conta os requisitos gerais de instalação. Para tanto, é preciso se preparar bem, ler e, melhor ainda, estudar junto com especialistas. Mas a ideia é ótima considerando o orçamento, mas provavelmente não para o meu site, que fica constantemente inundado.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Bom dia, Elena. Em caso de inundações constantes, esta opção de esgoto não será adequada.

      Preste atenção à limpeza profunda de fossas sépticas. Até 98% das águas residuais tratadas podem ser despejadas em uma vala. Na hora de escolher preste atenção aos modelos horizontais. Eles são mais adequados para instalação em áreas com alto nível de água subterrânea.

      Modelos comprovados e baratos incluem a fossa séptica Tver. Uma análise detalhada está disponível em nosso site aqui.

  2. Andrei

    GELO.De onde você conseguiu a tabela com tamanhos de anéis? De acordo com a fórmula V=p*R*R*H, o volume de um anel KS 20-9 medindo 890 mm * 2.000 mm = 3,14 * 1 * 1 * 0,89 = `2,79 metros cúbicos, e você tem apenas 0,59 metros cúbicos

    • Valéry

      Sim, isso mesmo, o volume é calculado usando a fórmula V=p*R*R*H. E a tabela aparentemente leva os dados do fabricante sobre o volume de concreto utilizado para produzir o anel.

  3. Alexandre

    Parte do comentário foi cortada. Espero ter chegado lá. Ficaria muito grato se você pudesse esclarecer esse lado também.

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica