Impermeabilização de fossa séptica em anéis de concreto: revisão de materiais + regras de implantação

As estruturas subterrâneas de concreto necessitam de proteção contra o ambiente agressivo em que irão operar.As estações locais de tratamento de águas residuais não fogem à regra, o que também é agravado pela possibilidade de prejudicar o meio ambiente em caso de vazamento. Concordo, tal catástrofe, embora de importância local, deve ser evitada.

A impermeabilização adequadamente executada de uma fossa séptica feita de anéis de concreto evitará a ocorrência de corrosão da estrutura. Elimina a possibilidade de comunicação direta do conteúdo com o solo circundante. O material repelente à água protegerá o concreto e os compostos usados ​​para tratar as juntas da erosão.

O artigo apresenta os tipos de impermeabilizações utilizadas para aumentar a estabilidade do concreto. Descrevemos detalhadamente a tecnologia de proteção e avaliamos a eficácia das opções. Coleções de fotos e instruções em vídeo ajudarão você a se familiarizar com o assunto mais rapidamente.

Finalidade e tipos de impermeabilização de fossa séptica

No concreto, sob a influência da umidade, observa-se a lixiviação da cal, que se manifesta pelo aparecimento de anéis de estalactites e protuberâncias na superfície. O material é destruído pelos sais de magnésio contidos nas águas subterrâneas.

Ao reagir com a cal, eles criam um composto altamente solúvel em água - o sulfoaluminato de cálcio, que a água lava do corpo do concreto, destruindo-o.

O dióxido de carbono, também presente nas águas subterrâneas, desencadeia processos destrutivos no concreto ao reagir com o hidrato de óxido de cálcio.

A água que entra nas microfissuras e nos poros se transforma em gelo quando a temperatura cai.Um aumento no seu volume leva a fraturas e grandes fissuras na estrutura já porosa do material. A corrosão biológica do concreto é causada por microrganismos que vivem na água.

Soluções salinas, em contato com armaduras metálicas localizadas no corpo de concreto, causam corrosão eletroquímica do aço. Devido à sua destruição gradual, as características de resistência do produto são reduzidas e a estrutura torna-se completamente inutilizável. A substituição de anéis de concreto envolve muitas dificuldades e às vezes é simplesmente impossível.

Por que impermeabilizar uma fossa séptica feita de anéis de concreto?
O impacto das águas subterrâneas e do componente líquido das águas residuais nas paredes de um poço de concreto leva gradualmente à ruptura das ligações estruturais na espessura da pedra artificial. O resultado das violações são rachaduras e cavidades através das quais águas residuais não tratadas podem penetrar no solo

Se você não proteger a fossa séptica dos efeitos de fatores destrutivos, a água suja entrará no solo e o infectará com microorganismos. Um odor desagradável aparecerá no site e representantes das autoridades reguladoras se tornarão seus convidados frequentes.

Todos esses motivos são suficientes para alocar recursos e tempo para realizar a impermeabilização de alta qualidade da fossa séptica, evitando assim problemas com reparos frequentes e trabalhosos.

Impermeabilização de fossa séptica
Sem uma impermeabilização confiável, o degelo e a água da chuva entrarão no primeiro poço da fossa séptica, transbordando-o e interrompendo o ciclo normal de operação do sistema.

Atenção especial deve ser dada à impermeabilização do fundo do primeiro poço na sua junção com o anel inferior. A base é concretada com malha como reforço.

Lixiviação de concreto
Quando expostos a fatores agressivos, os anéis de concreto armado começarão a desmoronar e a armadura começará a enferrujar. Portanto, já na fase de construção da fossa séptica, é necessária a realização de impermeabilizações

Existem muitos materiais disponíveis para aumentar a resistência dos anéis de concreto por fora e por dentro.

Os mais comumente usados ​​incluem:

  1. Compostos pulverizáveis. Os anéis são tratados externamente com equipamentos especiais.
  2. Proteção de injeção. Pode ser à base de epóxi, mineral ou poliuretano. Para fossas sépticas é utilizado em casos extremos, por ser caro.
  3. Compostos de revestimento. Betume e contendo betume. São misturas filmogênicas que, quando aplicadas em diversas camadas, criam uma fina camada impermeável à água.
  4. Materiais laminados. Utilizado para impermeabilização adesiva. São betume estabilizado ou mastique betume-polímero aplicado sobre uma base de tecido geotêxtil ou fibra de vidro.
  5. Compostos penetrantes. Hidratos cristalinos insolúveis são formados na espessura do concreto, criando uma barreira confiável à água no lado da aplicação até a profundidade de penetração indicada pelo fabricante do produto.

Existem muitos materiais impermeabilizantes diferentes entrando no mercado de construção, entendê-los e escolher o certo não é tão fácil.

Materiais impermeabilizantes
Dos tipos de impermeabilização existentes, é necessário escolher o mais acessível, tanto tecnológica quanto financeiramente.

De acordo com os critérios de durabilidade e confiabilidade, cada tipo de impermeabilização difere entre si. Assim, a proteção do betume começa a rachar após alguns anos e o mastique tem uma vida útil mais longa.

Para obter informações adicionais sobre opções de proteção à prova d'água para poços de esgoto, por favor encontre aqui.

Barreira de água pulverizável

Este tipo de isolamento permite criar uma camada monolítica e contínua. Emulsões hidrorrepelentes são pulverizadas na superfície dos anéis de concreto sob alta pressão. A composição penetra em fissuras, fissuras, poros e os preenche completamente, bloqueando ralos em um espaço confinado.

A composição para pulverização contém um compósito polimérico, água e cargas como talco, carbonato de cálcio, dióxido de titânio, sulfato de bário.

A utilização de impermeabilizantes aplicados por pulverização oferece inúmeras vantagens:

  1. Velocidade de execução.
  2. Excelente adesão a superfícies de concreto.
  3. Endurecimento rápido.
  4. Durabilidade. Pode ser usado por até 20 anos sem perda de eficiência inicial.
  5. Resistente a mudanças rápidas de temperatura.

A impermeabilização pulverizada melhora significativamente as características de desempenho da fossa séptica, evitando assim a penetração de águas residuais no solo que circunda a estrutura.

Isolamento em spray
Para pulverizar impermeabilização você precisará de equipamento especial. Este é um método caro, mas muito eficaz.

Este tipo de impermeabilização proporciona adesão à superfície dos anéis de concreto em nível molecular.Pode ser aplicado sobre a camada antiga por pulverização. O principal é retirar o excesso de umidade da superfície antes de fazer isso.

Composições de revestimento para proteção de fossas sépticas

Em comparação com outras tecnologias de impermeabilização, a vantagem da utilização de materiais de revestimento é que podem ser aplicados em superfícies de qualquer geometria. Não são necessários dispositivos ou mecanismos especiais.

Classificação de materiais hidrorrepelentes

Existem 4 grupos de composições de revestimento, diferindo na base para a qual são utilizadas:

  • betume;
  • cimento;
  • polímeros.

O 4º grupo inclui mastiques contendo selantes. Independentemente da base, o revestimento impermeabilizante preenche as menores fissuras, elimina defeitos e torna a superfície monolítica.

Algumas marcas de mastiques de polímero de betume contêm compostos tóxicos voláteis. Às vezes provocam distúrbios do sistema nervoso e levam a intoxicações, portanto, é necessário trabalhar apenas com equipamentos de proteção - respirador, luvas, macacões especiais.

Tipo de revestimento de impermeabilização
A impermeabilização de revestimentos à base de betume é muito popular, mas não é muito durável

Se a água subterrânea estiver em grande profundidade, o isolamento do anel inferior da fossa séptica é reforçado. Se estiverem altos, a vedação do topo da estrutura deve ser reforçada.

O mastique betume-polímero contém aditivos poliméricos e látex, cuja presença muda para melhor as características do material. Quando aplicado na superfície, cria-se uma camada elástica e muito durável que mantém suas qualidades em baixas temperaturas. Mas para que a composição betume-polímero funcione, ela deve ser aplicada em várias camadas.

A mástique é relativamente barata, você mesmo pode aplicá-la e, se aparecerem vazamentos em algum lugar, a camada pode ser facilmente restaurada.

Mástique betume-polímero
A presença de polímeros no mastique torna-o muito eficaz. A baixa popularidade dos mastiques deste tipo é explicada pelo alto custo

Além disso, em comparação com outras tecnologias de impermeabilização, a vantagem da utilização de materiais de revestimento é que podem ser aplicados em superfícies de qualquer geometria.

Não são necessários dispositivos ou mecanismos especiais. Existem mastiques à base de betume e com aditivos em forma de polímeros para aplicação a frio e a quente.

A mástique para aplicação pelo método a quente é primeiro aquecida a 160 graus C para que o betume passe ao estado plástico. Depois cobrem a superfície dos anéis de concreto. As composições frias são diluídas com um solvente, que evapora após o endurecimento da camada isolante.

Existem mastiques de um e dois componentes. Betume e polímero estão necessariamente presentes em sua composição, e os aditivos que conferem propriedades individuais variam. Dependendo do segundo componente, as composições são denominadas: betume-látex, betume-borracha, betume-óleo, betume-poliuretano.

O poliuretano e a borracha tornam o material particularmente elástico. O revestimento estica bem sem formar fissuras. A mistura com borracha é aplicada a frio. Possui propriedades anti-sépticas e alta resistência ao calor.

Mastique de borracha
O mastique de borracha resiste bem à influência de ambientes agressivos e suporta a pressão hidráulica

A superfície revestida com uma mistura de ingredientes oleosos não endurece.É pegajoso, resiste bem à influência agressiva das águas subterrâneas e do solo, não racha e resiste tanto a geadas até -50 graus C como a altas temperaturas.

Regras para aplicação de proteção de revestimento

A impermeabilização é aplicada após a vedação das costuras entre anéis e locais de entrada das tubulações na fossa séptica.

O processo em si consiste em 5 etapas sucessivas:

  1. Limpar a superfície de sujeira, identificando defeitos, fissuras e eliminando-os com selantes ou massa.
  2. Aplicação de primer betuminoso como primer. É primeiro preparado seguindo as instruções do fabricante e depois a superfície é coberta com uma escova de construção. Você pode fazer um primer de betume com suas próprias mãos, para o qual você pega gasolina ou óleo de máquina usado, aquece e adiciona betume de construção puro triturado. Enquanto mexe, a mistura continua a ser aquecida a 200 graus C, após o que o primer está pronto para uso. Aplique a primeira camada e, após secar, aplique a segunda.
  3. Deixe tudo por 24 horas, durante esse tempo o primer secará completamente e suas partículas finas penetrarão profundamente no concreto.
  4. Aplicar a mástique com pincel de construção, após misturar bem a composição. Se a mistura for muito espessa, pode ser diluída com qualquer solvente orgânico. Após completar a primeira camada, espere secar e repita o procedimento.
  5. Verifique a qualidade da camada aplicada após a secagem. Se forem encontradas falhas, trate a superfície novamente e deixe secar por 2 a 3 dias.

O mastique betuminoso é muito mais barato que os materiais betuminosos com aditivos poliméricos. Adere bem a paredes de concreto da fossa séptica, possui boas características repelentes à água e é resistente a produtos químicos.

O mastique betuminoso não tolera bem temperaturas abaixo de zero, o revestimento torna-se quebradiço e coberto de microfissuras. Essa impermeabilização será suficiente para 5 anos, no máximo 7.

Betume líquido
O betume líquido possui elasticidade e boa adesão à superfície do concreto. Isso evita que a camada rasgue e rache. Há apenas uma desvantagem - vida útil curta

Algumas marcas de mastiques de polímero de betume contêm compostos tóxicos voláteis. Às vezes provocam distúrbios do sistema nervoso e levam a intoxicações, portanto, é necessário trabalhar apenas com equipamentos de proteção - respirador, luvas, macacões especiais.

Construção de um castelo de barro

Um bom resultado é obtido tratando os anéis com mástique betuminoso e posteriormente instalando um castelo de barro. Isso significa que o espaço entre os anéis de concreto e o solo é preenchido com argila sem impurezas. É necessário para que, após o derretimento da neve ou chuvas fortes, a água não entre na fossa séptica.

Castelo de barro
O castelo de barro evita que as paredes de concreto da estrutura séptica fiquem expostas às enchentes, neve derretida e chuvas.

Recomenda-se não fazer isso imediatamente, mas depois que o solo estiver assentado e compactado. Um castelo feito anteriormente será destruído quando o solo diminuir. A argila é derramada em pequenas camadas e sempre compactada completamente. O material deve aderir a toda a superfície. Não são permitidos os menores vazios, caso contrário o trabalho realizado não dará resultado.

Rolo de impermeabilização da superfície da fossa séptica

Este tipo de material é utilizado para impermeabilizar a superfície externa dos anéis de concreto armado. Primeiro, para melhorar a adesão, a superfície dos anéis é preparada com compostos como “Betokontakt”.

Quando a camada seca, os defeitos visíveis nas paredes da fossa séptica são eliminados preenchendo as depressões e cavidades com uma solução que inclui cimento, areia e cola PVA. As costuras são seladas entre os anéis. Quando os remendos de reparo secam, eles são preparados.

Material em rolo
A impermeabilização laminada deve ser instalada após a eliminação de todos os defeitos na superfície dos anéis de concreto

Para fixar o material laminado à superfície dos anéis, as paredes são revestidas com alcatrão ou mástique betuminoso e, em seguida, é colada a impermeabilização. Uma camada não é suficiente, pratica-se fazer 3-4 camadas. No final, pegue a mástique e aplique nas costuras entre as tiras.

Gesso sob pressão

O gesso pressurizado também é utilizado para impermeabilizações internas e externas. O cimento impermeável que não encolhe é fornecido sob alta pressão criada por ar comprimido. A camada de vedação é uniforme e densa.

A utilização deste método nem sempre se justifica devido aos custos financeiros consideráveis. Para implementá-lo, é necessário ter um dispositivo especial, a chamada “pistola de cimento”.O trabalho é realizado a uma temperatura de pelo menos +5 graus C, são colocadas 2 camadas, a espessura de cada uma é de 5 a 10 mm.

Para aplicar a próxima camada, é necessário esperar até que a anterior esteja completamente endurecida, o que às vezes leva até 2 semanas. Para evitar rachaduras no cimento em dias quentes, ele é umedecido a cada 3,5 horas. Em clima frio, o intervalo aumenta para 12 horas.

Aplicação de gesso sob pressão
Aplicar gesso sob pressão nas paredes de uma fossa séptica não é prático do ponto de vista econômico. Alugar equipamentos para execução da obra aumentará significativamente o custo da estrutura

Impermeabilização penetrante ou capilar

Este tipo de impermeabilização é o mais confiável. Os materiais, após serem aplicados na superfície do concreto, penetram nos poros, cristalizam e preenchem todos os vazios. Cristais semelhantes a fios penetram na estrutura do concreto, preenchem microfissuras e se tornam um com seu corpo. Não prejudicam a respirabilidade da superfície, mas, ao compactar sua estrutura, não permitem a passagem de água.

Isolamento penetrante
O isolamento penetrante melhora a qualidade do concreto, tornando-o forte e resistente à umidade

Os hidratos cristalinos não se decompõem e não são removidos do concreto, portanto esse tipo de proteção para fossa séptica dura muito tempo. A camada na superfície dos anéis apenas fixa e retém por algum tempo os componentes químicos ativos que desempenham um papel importante na criação de uma impermeabilização de alta qualidade da estrutura.

Alguns fabricantes afirmam que, uma vez concluídos todos os processos químicos, a camada pode ser removida.

A duração da cristalização e a profundidade de penetração do material isolante na espessura do concreto são influenciadas pelo grau de porosidade e umidade dos anéis da fossa séptica.Em parâmetros de alta umidade, os cristais se formam mais rapidamente e, quando esse indicador diminui, o processo fica mais lento. Em superfícies de concreto tratadas desta forma, as microfissuras cicatrizam sozinhas.

Usando impermeabilização penetrante
O uso de impermeabilização penetrante para aumentar a resistência dos anéis de concreto e a resistência a ambientes agressivos é o método mais acessível, confiável e de fácil implementação

A aplicação de impermeabilizantes penetrantes é precedida de cuidadoso tratamento superficial. É completamente limpo com soluções químicas especiais ou método mecânico.

Quando você fica com uma superfície plana, ela fica saturada de umidade despejando água de uma mangueira sob alta pressão. Os componentes ativos da composição impermeabilizante penetrarão na mesma profundidade que a água.

O processamento começa com as costuras. É melhor fazer isso durante a instalação dos anéis. São assentados sobre uma camada de argamassa de cimento e posteriormente tratados com uma mistura penetrante. A seguir, aplicar a mistura em toda a superfície, seguindo rigorosamente as instruções do fabricante, caso contrário a camada impermeabilizante não atenderá aos requisitos indicados.

A mistura é preparada em pequenas porções. Para misturá-lo com água, utilize uma furadeira elétrica operando em baixa velocidade e equipada com bico espiral. A composição é aplicada na superfície dos anéis com pulverizador, rolo ou pincel. Você precisa de pelo menos 2 camadas com intervalo de aplicação de 1,5 a 3,5 horas.

O segundo tratamento começa quando a primeira camada ainda não está completamente seca. O resultado deve ser um revestimento com espessura total de 1,5-2 mm. É usado muito material - cerca de 1 kg por 1 metro quadrado. m.

Para impermeabilização penetrante, são utilizadas as seguintes composições:

  1. "Lakhta". Mistura seca barata feita à base de cimento.
  2. "Salmatron". A composição inclui cimento Portland, areia e reagentes ativos patenteados.
  3. "Hidro S". Revestimento impermeabilizante à base de matérias-primas minerais.
  4. "Penetron". Uma mistura penetrante que cria uma barreira que impede a sucção capilar do líquido.

Se você tratar a fossa séptica por fora e por dentro, terá uma estrutura durável, selada e com estrutura uniforme.

Materiais para vedação de costuras entre anéis

As costuras entre os anéis de concreto armado são o elo mais fraco da fossa séptica. Na maioria das vezes, os primeiros vazamentos aparecem aqui. Por esta razão, eles precisam ser selados. Tecido de reforço, vedações de fita de borracha, juntas de borracha com grânulos de bentonita, cimento polimérico em combinação com juta ou corda de cânhamo são usados ​​​​como isolantes.

Vedação de costuras
A água começa a vazar primeiro pelas costuras entre os anéis, então a impermeabilização deve começar selando-os

No primeiro e no segundo casos, o isolamento é eficaz, mas é caro, e o tecido de reforço também deve ser irradiado com luz ultravioleta. As juntas de borracha são mais baratas, pois preenchem as fissuras, criando uma camada plástica. Eles são selecionados com base na espessura da parede dos anéis de concreto.

Os fabricantes que produzem impermeabilizantes penetrantes produzem misturas auxiliares. Eles não apenas vedam as costuras entre os anéis, mas também vedam as entradas dos tubos, reparar rachaduras largas. Eles também contêm cimento de alta qualidade, areia de quartzo da fração mais fina e aditivos quimicamente ativos. Possuem excelente aderência ao concreto.

Para selar uma costura ou rachadura, use uma esmerilhadeira e um martelo para fazer uma ranhura ao longo dela até uma profundidade de 2,5-3 cm e a mesma largura.Limpe-o de poeira e pequenas partículas, umedeça-o com água e aplique um primer. Quando a composição do primer secar, preencha a ranhura com uma composição auxiliar. Em seguida, a costura e parte da superfície ao seu redor são tratadas com a mistura impermeabilizante principal.

Os materiais adicionais incluem um grupo projetado para eliminar vazamentos de pressão. Eles são caracterizados por uma presa rápida com expansão simultânea. A superfície ao redor do vazamento é simplesmente limpa e, em seguida, um furo é feito com uma broca de martelo, em formato de “cauda de andorinha”.

Um tampão é formado a partir da mistura, com dimensões ligeiramente maiores que as dimensões da amostra, pressionado com força no local do vazamento e mantido até endurecer completamente.

Reparando vazamentos
Vazamentos são uma ocorrência comum em uma fossa séptica, então você deve sempre ter um remédio à mão para consertá-lo.

Quando a água para de fluir, a cavidade é preparada com a composição principal, completamente preenchida com solução adicional, deixada secar e umedecida. A seguir, aplique um revestimento de 2 camadas utilizando a mistura impermeabilizante básica. Se a tecnologia for seguida, a probabilidade de um vazamento reaparecer é 0.

As composições auxiliares populares incluem:

  1. "Tampão de água". Uma vedação hidráulica é usada para eliminar vazamentos fracos. Define em 3 minutos.
  2. "Peneplug". A mistura de presa rápida interrompe os vazamentos mais intensos em 40 segundos.
  3. AQUAFIX. Um tampão hidráulico que endurece sob a influência da umidade em pouco tempo, portanto é adequado quando é necessário eliminar um vazamento.
  4. "Penécrito". Utilizado para vedação de juntas e locais de entrada de tubos na fossa séptica.
  5. MEGACRET-40 — composição reparadora à base de cimento com inclusão de polímeros. Adequado para vedação de costuras entre anéis e vedação de fissuras.Possui excelente aderência à superfície do concreto, é fácil de aplicar e não encolhe.

Todos os fabricantes afirmam que suas misturas possuem uma composição única e patenteada. Na verdade, suas características, assim como os métodos de criação de uma camada protetora, são aproximadamente os mesmos. O resultado final é influenciado pela qualidade do preparo da superfície e da composição impermeabilizante.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Aqui você verá como os vazamentos ativos são reparados:

Ao utilizar qualquer opção de impermeabilização de fossa séptica, lembre-se que a garantia de obtenção de um revestimento durável e de alta qualidade é o cumprimento estrito da tecnologia. Não negligencie as recomendações dos fabricantes tanto no preparo das misturas quanto na sua aplicação.

Você gostaria de compartilhar um novo produto ou método eficaz para vedar uma fossa séptica? Ficou com alguma dúvida sobre o tema ou encontrou alguma lacuna no material apresentado? Por favor, escreva comentários no bloco abaixo.

Comentários dos visitantes
  1. Irina

    Na nossa casa de campo existe um tanque de esgoto simples feito de três anéis empilhados uns sobre os outros. Antes de instalar os anéis, meu marido preparou as bases para eles e depois cobriu cada anel por dentro e por fora com mástique de látex. Depois, após a instalação, envolvi-o com feltro e betume. Depois de cerca de meio metro de diâmetro dos anéis, ele encheu todo o poço com argila azul e disse que assim seria mais confiável.
    Não sei se é “mais confiável”, mas a caixa de esgoto está instalada há 12 anos e não causou problemas.

  2. Nicolau

    Vede um poço de concreto (2 metros de profundidade) com um tubo HDPE de 32 mm inserido. e fundo de concreto

  3. Não fiz nada e vale a pena e não causa problemas

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica