Como fazer uma fossa séptica de duas câmaras a partir de anéis de concreto: instruções de construção
As questões de eliminação de resíduos em áreas suburbanas preocupam tanto os residentes de verão como os proprietários de casas particulares.A maioria das áreas de dacha e muitos pequenos assentamentos no país não têm a capacidade de se conectar a redes centralizadas. É difícil aceitar essa situação, não é?
Uma fossa séptica de duas câmaras feita de anéis de concreto, cuja construção exigirá um mínimo de dinheiro e esforço, permitirá que você se livre dos problemas. Você pode construir esse sistema com suas próprias mãos sem problemas. Porém, mesmo que você pretenda atrair trabalhadores, basta conhecer as regras e características do aparelho. Afinal, a estrutura deve funcionar sem falhas.
Sugerimos que você se familiarize com informações confiáveis sobre a construção de fossas sépticas de concreto, os fundamentos do projeto de uma estação de tratamento autônoma e sua organização. Além de informações valiosas, selecionamos fotos, diagramas e tutoriais em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo de design de duas câmaras
Uma fossa séptica, composta por duas câmaras, é uma prática estação de tratamento capaz de processar resíduos orgânicos.
O mecanismo de limpeza baseia-se no funcionamento de dois compartimentos comunicantes, dentro dos quais o componente líquido e o componente sólido insolúvel são separados por sedimentação.
Cada compartimento da estrutura de duas câmaras é responsável por tarefas específicas:
- Primeira câmera. Recebe resíduos da tubulação de entrada de esgoto vindo da casa. No interior da câmara, as águas residuais depositam-se, fazendo com que as frações sólidas desçam para o fundo e os resíduos clarificados fluam através do tubo de transbordamento para o segundo compartimento. O lodo que se acumula no fundo deve ser bombeado periodicamente.
- Segunda câmera. Responsável pela disposição final de águas residuais clarificadas e sedimentadas. Passando por um filtro de solo com espessura de 1 m, o efluente é purificado a um grau que lhe permite entrar livremente no meio ambiente sem o risco de perturbar o equilíbrio natural.
A limpeza adicional dentro da segunda câmara é realizada usando um filtro de pedra britada ou cascalho. Impede a penetração de inclusões insolúveis nas camadas do solo.
As águas residuais clarificadas que passaram por esse tratamento reduzem significativamente o volume total da massa de esgoto, por isso é possível chamar caminhões de esgoto com muito menos frequência para esvaziar estações autônomas de esgoto.
Muitas vezes, em vez disso poços de filtração lugar campos de filtro. São constituídas por várias valas paralelas, cujo fundo é coberto por brita e areia.
Tubos com paredes perfuradas são colocados no topo do leito filtrante. Toda a estrutura é coberta com brita e areia e coberta com terra.
O uso de anéis de concreto: prós e contras
A principal coisa que “subornos” fossas sépticas feitas de anéis de concreto – custo acessível com parâmetros de alto desempenho. Afinal, o concreto armado é considerado um dos materiais mais duráveis.
Dentre as vantagens inegáveis das fossas sépticas de concreto, compostas por dois compartimentos, vale destacar:
- Resistência aos movimentos do solo, descargas repentinas de esgoto e efeitos agressivos do ambiente de esgoto.
- Capacidade de processar metros cúbicos de águas residuais. Durante o processo de tratamento em vários estágios, a maior parte das águas residuais é descarregada na forma de líquido clarificado fora da estrutura. Apenas uma pequena parte do lodo se deposita no fundo, formado a partir do processamento do componente orgânico por bactérias, sempre presentes nas massas de esgoto.
- Facilidade de operação e manutenção. Só é necessário usar aspiradores de pó para limpar as paredes de uma estrutura espaçosa de depósitos uma vez a cada dois ou três anos.
- Longa vida útil. A vida útil dos anéis de concreto pode chegar a mais de meio século e, com os devidos cuidados, ainda mais.
As instalações de tratamento feitas de anéis de concreto não “flutuam” para a superfície sob a influência da geada do solo, como costuma acontecer com tanques leves.
Mas esse design também tem suas desvantagens:
- A necessidade de atrair equipamentos de construção para instalação. É quase impossível entregar anéis pesados no local e carregá-los na cava sem o uso de equipamentos de construção.
- Alocação de uma grande área para desenvolvimento, o que nem sempre é possível em áreas pequenas.
Tanques feitos de anéis de concreto podem perder a estanqueidade durante a operação. O motivo da despressurização da estrutura pode ser o aparecimento de trincas e vazamentos nas junções dos elementos.
Entre as “desvantagens” da estrutura, alguns usuários destacam o fato de que mesmo com a instalação adequada, um odor desagradável emana do conteúdo da área onde está localizada a fossa séptica.
Mas esse defeito pode ser facilmente eliminado com o uso de produtos biológicos que contenham bactérias que processam matéria orgânica. Eles resolvem facilmente o problema, mas não causam danos à superfície de concreto e à tubulação de esgoto.
Cálculo do volume do tanque
Uma das principais condições para o bom funcionamento de uma estação de tratamento é o cálculo correto do seu volume.
Para calcular corretamente o volume de uma fossa séptica, você precisa se concentrar em três parâmetros:
- O número de pessoas que moram permanentemente na casa.
- Volume diário total de resíduos de esgoto por pessoa.
- O período de tempo durante o qual as substâncias orgânicas têm tempo para serem completamente processadas.
No cálculo, toma-se como base que o volume médio diário de águas residuais por domicílio é de 200 litros.Em média, são necessários até três dias para processar substâncias orgânicas dentro de uma estação de tratamento.
Sabendo que uma pessoa consome em média 200-250 litros de água por dia, é fácil calcular que o volume de resíduos de três dias por membro da família será de cerca de 600 litros. O valor resultante só pode ser multiplicado pelo número de familiares que residem permanentemente na casa.
Ao fazer cálculos, também vale a pena levar uma margem adicional de 15 a 20%. Permitirá evitar o excesso da norma em caso de aumento temporário do número de membros do agregado familiar e hóspedes que permanecem na casa durante vários dias.
Então para uma família de quatro pessoas será necessária uma estrutura com capacidade de 200 litros x 3 dias. x 4 pessoas = 2,4 cu. M. Arredondamos o valor e descobrimos que para uma família de 4 pessoas é necessária uma fossa séptica com capacidade de 2,5 a 3 litros.
Caso a área onde está localizada a miniestação de tratamento de esgoto possua alto nível de lençol freático, o que pode causar lentidão no processo de escoamento da água e até mesmo inundação da estrutura, considere a instalação de uma fossa séptica que descarrega os esgotos nos campos de drenagem.
Escolhendo um local para uma estação de tratamento
Ao projetar uma estação de tratamento, a zona sanitária é colocada distante de objetos importantes do local para que os resíduos orgânicos não entrem acidentalmente na fonte de água potável.
Na escolha do local para uma estrutura, eles se orientam por dois padrões: SNiP 2.-4.03.85 e SanPiN 2.2.1/2.1.1200-03. Eles explicitam as regras para a construção de estruturas externas de esgoto e listam os requisitos para a disposição de áreas que possam representar risco ambiental ao meio ambiente.
Se houver corpos d'água com água corrente nas proximidades, a distância até eles deve ser mantida de pelo menos 20 m. Se houver plantações no local, a distância até as árvores deve ser de cerca de 3 m, e até os arbustos - não mais que 1 m.
Ao planejar a disposição de uma zona sanitária, vale esclarecer a localização do gasoduto subterrâneo para manter uma distância de 5 m dele.
É importante disponibilizar espaço livre para acesso e manobra de equipamentos de construção e esgoto. Ao mesmo tempo, lembre-se que não pode ser colocado diretamente acima do local onde está enterrada a fossa séptica, pois uma máquina pesada pode destruir as paredes da estação de tratamento.
Tecnologia de instalação de fossa séptica
Ao instalar uma fossa séptica de duas câmaras feita de anéis de concreto, esteja preparado para o fato de que este é um trabalho bastante difícil e trabalhoso. Para facilitar sua tarefa, utilize os serviços de equipamentos especiais ou contrate dois ou três auxiliares para realizar o trabalho.
Será difícil, mesmo para vários trabalhadores, levantar um anel pesado. Bem, instalá-lo exatamente no lugar é ainda mais difícil.
Compra de materiais e componentes
Os anéis de concreto estão disponíveis no mercado em diversos tamanhos. A altura dos produtos é sempre a mesma e é de 90 cm, mas o diâmetro pode variar de 70 a 200 cm.
O volume de um anel depende diretamente do seu diâmetro. Assim, um anel de concreto armado com seção transversal de 70 cm tem volume de 0,35 metros cúbicos. M. E a construção de tanques com volume de 2,5 metros cúbicos exigirá de 7 a 8 desses anéis.
Se você usar anéis de 100 cm de tamanho, cada um deles terá um volume de 0,7 metros cúbicos. m, a construção de tanques com a mesma capacidade exigirá apenas 4 desses anéis.
O preço do produto depende do seu tamanho. Portanto, para não cometer erros, antes comprando anéis Calcule sempre o volume total e a quantidade necessária.
Ao calcular a capacidade de uma estação de tratamento e escolher anéis para sua construção, lembre-se que o volume real do tanque deve ser superior ao calculado. Isso se explica pelo fato de que, à medida que o líquido é preenchido, ele não conseguirá subir acima do nível dos orifícios de transbordamento, que estão localizados 20-25 cm abaixo da borda superior da coluna.
Ao escolher anéis com o diâmetro necessário, é necessário levar em consideração o nível do lençol freático. Quanto mais alto estiver o lençol freático, maiores serão os anéis que você deve escolher. Com efeito, à medida que o diâmetro aumenta, o seu número diminui e, consequentemente, diminui a profundidade de instalação de toda a estação de tratamento.
Materiais que você também precisará:
- tubos D110-120 mm;
- camisetas para transbordamentos;
- calcário triturado de três frações diferentes;
- areia do rio.
O filtro de solo da segunda câmara é formado por três camadas de brita ou brita, o tamanho da fração de cada camada subjacente deve ser menor que a fração da anterior.
Além disso, será necessário estocar vidro líquido, cimento para preparar a solução no local e espuma de poliuretano para selar as juntas.
Ferramentas necessárias para o trabalho:
- baioneta e pá;
- nível de construção;
- perfurador;
- escada;
- balde com corda;
- recipiente de mistura;
- espátula estreita;
- pincel largo.
Para colocar esgoto em fossa séptica e criar transbordamentos, é permitido usar diferentes tipos de tubos. Mais frequentemente, uma tubulação de polipropileno ou cimento-amianto é instalada.
Tecnologia construção de uma fossa séptica feito de anéis de concreto inclui uma série de etapas padrão:
Execução de trabalhos de escavação
O período ideal para iniciar os trabalhos de escavação é no clima mais quente ou após as primeiras geadas, quando o nível do lençol freático está mais baixo.
Para instalar um purificador de duas câmaras, é melhor cavar um poço comum para dois poços ao mesmo tempo. Embora alguns especialistas considerem que é melhor criar duas fossas independentes para cada tanque da estrutura.
As dimensões do poço são determinadas pelo diâmetro dos anéis selecionados.
Ao calcular as dimensões da cava, os seguintes pontos devem ser levados em consideração:
- Profundidade do poço deve ser 30-40 cm menor que a altura dos anéis utilizados. Isto é necessário para fazer um preenchimento no fundo ou colocar uma betonilha.
- Comprimento e largura do poço deve ser tal que a distância das paredes da fossa aos anéis seja de pelo menos 50-70 cm.Isto é necessário para simplificar a instalação e poder impermeabilizar as paredes externas da estrutura.
Você também pode cavar um buraco manualmente com uma pá, removendo a terra com um balde. Mas é muito mais fácil usar para isso equipamentos especiais, com os quais não será difícil cavar um buraco em apenas algumas horas.
Em condições de espaço limitado, é mais conveniente usar uma pequena escavadeira. É preferível retirar imediatamente a terra retirada da cova fora do local, utilizando para isso a mesma máquina que trouxe os anéis.
Ao criar uma fossa comum para dois tanques, o resultado deve ser uma fossa de dois níveis, de modo que o primeiro compartimento seja meio metro mais profundo que o primeiro.
No mesmo estágio eles estavam valas para canos de esgoto. Eles são colocados abaixo do nível de congelamento das camadas do solo, que para regiões de latitudes médias é de cerca de 1,2-1,5 m.
O fundo das valas é nivelado, orientado pelo nível do edifício e compactado. A base nivelada é coberta por uma camada de brita ou areia, sobre a qual são posteriormente colocados tubos de abastecimento.
Derramando a fundação e erguendo paredes
O fundo da cova cavada é cuidadosamente nivelado e compactado. A base nivelada é recoberta por uma camada de areia, formando uma “almofada” de 15-20 cm de espessura.O aterro formado fica bem compactado, criando uma superfície lisa e livre de alterações.
Para criar uma base de concreto para o tanque de armazenamento, o fundo do poço é preenchido com argamassa de cimento.
O tamanho da mesa de concreto deve ser 20-30 cm maior que o diâmetro dos anéis utilizados. Pode levar quatro ou mais semanas para a argamassa de cimento endurecer, dependendo da temperatura e das condições climáticas. Só depois disso começam a instalar o primeiro anel.
Para contornar a etapa de concretagem da base de concreto e facilitar o trabalho, é melhor utilizar fundos de poços de esgoto já prontos. Eles, assim como os anéis, são produzidos por fábricas de concreto.
Usando um guindaste, instale o primeiro anel de forma que suas paredes fiquem posicionadas estritamente na vertical. Isto é necessário para garantir a estabilidade e resistência da estrutura. Um segundo é colocado em cima dele. E assim por diante.
Para aumentar a resistência de fixação nos pontos de união, são montados suportes metálicos na parte externa dos anéis. Os pontos de “entrada” são cobertos com uma camada de concreto e vedados.
Medidas para garantir a impermeabilização
Para reduzir os efeitos nocivos das águas subterrâneas sobre o concreto, ao mesmo tempo que protege a estrutura contra vazamentos, todas as juntas entre o fundo e as paredes internas devem ser seladas com argamassa de cimento. Ambas as paredes internas e externas do tanque estão sujeitas a tratamento.
Para melhorar a resistência à água da composição e acelerar o seu endurecimento, adiciona-se vidro líquido à solução.O principal é manter uma proporção de 25% na adição de vidro líquido ao cimento.
Se este indicador for ultrapassado, a cola pode piorar as propriedades do cimento, aumentando o risco de a solução endurecer diretamente no recipiente a ser misturado.
Para aumentar as propriedades de impermeabilização da estrutura, os artesãos recomendam o uso de 2 a 3 tipos de materiais impermeabilizantes.
Para processar paredes de elementos de concreto, é utilizado o seguinte:
- impregnação de penetração profunda;
- mastique impermeabilizante betuminoso.
A única condição é não utilizar compostos tóxicos que possam destruir as bactérias benéficas do reservatório. Para isolar do exterior, a superfície é recoberta com mástique betuminoso ou material em rolo com composição semelhante de derivados.
Uma opção alternativa e bastante confiável é inserção de plástico em fossa séptica de anéis.
No topo do poço é instalada uma tampa de concreto com furo, dentro da qual é montada uma escotilha de ferro fundido com tampa removível. Para evitar o congelamento do sistema, a parte superior dos tanques é isolada com pedaços de poliestireno expandido.
Características de criação de um compartimento de filtração
O segundo poço da estrutura é construído seguindo o mesmo esquema. A única diferença é a criação de uma camada de filtro. É colocado no fundo e ao longo das paredes do tanque.
Para fazer isso, o fundo da cova cavada é coberto com:
- a primeira camada de areia tem 10-15 cm de espessura;
- a segunda camada de brita de grão fino tem 15-20 cm de espessura.
Ao formar o preenchimento, ele deve ser bem compactado. Para isso, socar o “travesseiro” alterna com enchê-lo com água.
Caso se preveja descarga lateral de águas residuais tratadas, as paredes do poço de absorção são feitas de anéis perfurados especiais, cujo tamanho do furo é de 30-50 cm.
Na parte superior do tanque é instalado um gargalo com furos para escotilha de esgoto e riser de ventilação. O tubo de ventilação deve estar 70-80 cm acima do nível do solo.
Para instalar o tubo de transbordamento, é cavada uma vala entre os tanques. O transbordamento é construído de forma que a diferença de altura entre a entrada do primeiro compartimento e a saída do segundo tanque seja de 15-20 cm.
Os tubos de entrada e transbordamento entre as câmaras devem ser equipados com tês.
A maneira mais fácil de fazer um furo na parede do tanque para transbordar é usar um martelo perfurador. Trazendo a borda do tubo para dentro da parede do tanque de armazenamento, fixe-o soprando com espuma. A espuma curada terá uma função dupla: atuar como amortecedor e reter a umidade.
Certificando-se de que a estrutura está estanque, eles começam a preenchê-la. Para isso, os vazios entre a superfície externa do poço e a cava são preenchidos com terra, previamente misturada com areia. Para criar impermeabilização adicional, argila é usada no aterro.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Revisão de uma das opções de instalação de fossa séptica de duas câmaras:
Segredos da instalação adequada:
Como construir uma fossa séptica com custo mínimo:
Em geral, a instalação de uma fossa séptica de duas câmaras feita de anéis de concreto, embora problemática, é uma tarefa totalmente viável.
O principal é ter uma abordagem responsável na escolha do local para sua disposição e aderir rigorosamente à tecnologia de instalação. E então, a estação de tratamento funcionará regularmente durante décadas, tornando a vida no campo mais confortável.
Você tem experiência na construção de uma fossa séptica a partir de anéis de concreto? Por favor, compartilhe informações com nossos leitores, conte-nos sobre as características da disposição e operação de um sistema de esgoto autônomo. Você pode deixar comentários no formulário abaixo.
De acordo com o seu esquema, nenhum tratamento de águas residuais ocorre na segunda câmara e, com o tempo, substâncias nocivas se acumularão ao redor da câmara, o que envenenará tudo ao redor do perímetro de filtração do segundo poço. Afinal, os chamados “resíduos clarificados” contêm muitas substâncias orgânicas e inorgânicas nocivas.E nenhum campo de filtração removerá essas substâncias das águas residuais! Esta opção é indicada para quem economiza com o meio ambiente.
Uma opção interessante para organizar uma estrutura de tratamento de esgoto, mas não é nova. Existem muitos artigos sobre este método. Afinal, sistemas autônomos com biotratamento são bastante caros e, para mantê-los em perfeitas condições de funcionamento, é necessário morar constantemente em uma casa que é atendida por fossa séptica volátil. Nem todos podem pagar esta opção. O principal na hora de determinar o que você precisa é levar em consideração não só a sua comodidade, mas também as especificidades da região.
Quais anéis escolher - com ou sem fechadura? Com cadeado, claro! Os prós superam os contras. Fácil de instalar e vaza menos água. Um bom anel de bloqueio não deixará você passar! Depende do fabricante! A desvantagem é o preço, são um pouco mais caros. Eu sei o que estou dizendo, sou o diretor da empresa Septiconos!!!
Na tabela de características dos anéis de concreto, o volume está indicado incorretamente. Lembre-se da matemática da escola e recalcule!