Inserir em fossa séptica de concreto: como impermeabilizar com inserto de plástico
A solidez e a confiabilidade externa dos anéis de concreto atraem os proprietários.Estruturas de concreto imersas no solo resistem facilmente à pressão do solo e não são ameaçadas pela corrosão. A pedra de concreto é forte, à prova d'água e durável.
Fossas sépticas feitas de anéis de concreto armado são construídas rapidamente, mas após 10-20 anos elas começam a vazar... Este problema pode ser corrigido inserindo-se em uma fossa séptica de concreto ou vedando externamente as paredes do poço. Qual solução é melhor? Vamos tentar entender este material.
O conteúdo do artigo:
Causas de vazamentos de fossa séptica de concreto
Para a construção de um poço são utilizadas estruturas monobloco e pré-fabricadas, feitas estritamente de concreto de alta qualidade - não inferior a B-15. Além disso, o grau de impermeabilidade deve ser pelo menos W8. Caso contrário, as paredes da fossa séptica permitirão a passagem de água nos dois sentidos, independentemente da qualidade da vedação das juntas.
Erros no alinhamento dos anéis baixados nas eslingas de um caminhão guindaste causam não apenas a curvatura da linha de costura entre os elementos pré-fabricados. Ao montar um tanque subterrâneo de anéis de concreto armado existe um alto risco de eles se baterem.
É quase impossível colocar os anéis na primeira vez, é preciso levantá-los e abaixá-los duas ou três vezes. Cada anel de concreto armado pesa cerca de meia tonelada. Os impactos do elemento pré-fabricado superior no segmento inferior não passam despercebidos - formam-se fissuras e lascas.
A elevação do solo é frequentemente subestimada pelos proprietários. Como resultado do levantamento, os anéis do tanque de concreto pré-moldado se deslocam. As águas subterrâneas e as águas das cheias entram na fossa séptica através das fissuras, aumentando significativamente o nível de águas residuais na estação de tratamento.
Quando uma estrutura de esgoto é inundada, há uma grande probabilidade de o esgoto não tratado escapar através de seções com vazamentos do tronco. Como resultado, ocorrerá a contaminação dos solos circundantes e das águas que eles contêm.
Os altos níveis de água subterrânea são característicos dos territórios da zona central da Federação Russa durante as inundações. É especialmente elevado (menos de 500 mm) em áreas removidas do estado pantanoso por medidas de recuperação. É quase impossível conseguir a impermeabilização do corpo de uma fossa séptica de concreto pré-moldado em condições de proximidade de lençóis freáticos.
Se a parte superior de um tanque subterrâneo de concreto for isolada de forma insuficiente ou ineficaz, sua parte saliente será destruída em cerca de 10 anos. Defeitos críticos serão causados por ciclos alternados de congelamento e descongelamento. A umidade que penetra nos poros do concreto congela e se expande, formando microfissuras abundantes. O resultado é o mesmo - a água da chuva e das enchentes fluirá para a fossa séptica.
Para eliminar vazamentos, é necessário impermeabilizar a fossa séptica de concreto por fora ou por dentro.O uso de compostos impermeabilizantes para reparar um tanque em funcionamento só é permitido pelo lado de fora, uma vez que a maioria dos compostos impermeabilizantes são destruídos pelo contato com o esgoto.
A única solução para impermeabilização interna é a inserção em fossa séptica de concreto, o que permite minimizar o trabalho no interior do poço. Para se ter uma ideia da natureza do trabalho, consideraremos agora os dois tipos.
Alternativa à inserção de plástico
A área a ser reparada deve ser esvaziada primeiro. tanque de armazenamento ou fossa séptica, bombeando o conteúdo com o envolvimento de uma equipe de aspiradores. O serviço de bombeamento de fossa séptica e retirada de seu conteúdo é prestado por concessionárias e empresas privadas. É mais barato negociar diretamente com o esgoto dos serviços municipais.
O transporte de esgoto necessitará de uma área de acesso ao canteiro de obras. Além disso, quanto mais curto for o braço de transporte do veículo, menor será a distância de acesso. Seu comprimento permitido é de até 180 metros e ainda mais - até 500 m, se for uma mangueira de polietileno de alta pressão.
O bombeamento de uma fossa séptica deve ser feito por especialistas treinados, pois amadores não poderão fazê-lo. Os trabalhos de limpeza da fossa séptica são realizados com uma bomba especial - esgoto (fecal).
Impermeabilização de juntas de fossa séptica de concreto
Para vedar as lacunas entre os anéis de concreto do poço, é necessário alcançá-los de fora da estrutura. É necessário cavar uma vala ao redor da fossa séptica até uma profundidade que permita trabalhar as juntas entre as seções de concreto armado.
Assim, quanto mais anéis houver na estrutura do tanque, mais profunda será a vala que deverá ser cavada. A largura da vala é de pelo menos um metro. Será difícil trabalhar em uma vala estreita.
Depois de desenterrar as paredes da fossa séptica, é necessário secá-las. De volta ao topo obras de impermeabilização Não deve haver manchas escuras nas paredes de concreto. As costuras devem ser limpas de detritos acumulados e terra, expondo uma cavidade com pelo menos 70 mm de profundidade.
Se houver previsão de chuva, o poço e a vala cavada ao seu redor devem ser cobertos com material à prova de umidade (filme plástico, lona, etc.).
Para preencher as costuras, é necessária argila bem perfurada e uma talocha de gesso. A argila deve ser amassada com os pés em uma bacia ou outro recipiente semelhante. Preencher juntas entre anéis de concreto com argila não prensada é ineficaz - sua estrutura será irregular e incluirá vazios que permitem a passagem da água.
As costuras externas entre as seções de concreto da fossa séptica podem ser seladas com argamassa de cimento-areia misturada com vidro líquido. Composição da mistura: vidro líquido, cimento e areia fina peneirada na proporção de 1:1:3.
A mistura deve ser preparada em pequenas porções - quando se adiciona vidro líquido, a solução endurece rapidamente. As costuras são preenchidas com esta solução por meio de uma espátula.
A argamassa de junta também é preparada a partir de uma mistura de cimento e adesivo de construção PVA. Proporção: 5 partes de cimento para 1 parte de PVA. Após o preenchimento das juntas com argamassa, podem ser aplicadas duas ou três camadas de vidro líquido por cima. Isto irá melhorar a impermeabilização.
Antes de preencher as juntas com argamassa de cimento, é necessário tratá-las com primer. Materiais de preparação técnica são usados para fossas sépticas. Por exemplo, isto é uma parte de betume para três partes de gasolina.
Existem poros na estrutura da pedra de concreto, por isso as fossas sépticas montadas a partir de anéis de concreto armado permitem a passagem da água, ainda que em pequenas quantidades. Ao congelar, a água nos poros cristalizará, aumentará de volume e, por fim, destruirá o composto monolítico.
Instalação de impermeabilização de rolo
Terminados os trabalhos nas costuras dos anéis de concreto, iniciamos a formação da camada superficial para proteger o tanque da umidade. Se argila foi usada para as juntas, então os materiais em rolo não podem ser aplicados sobre elas - o gesso de argila quebrará quando a mástique adesiva endurecer.
A superfície externa do poço de concreto deve ser totalmente recoberta com um primer, por exemplo, betume-gasolina. Isso melhorará a ligação da impermeabilização laminada com anéis de concreto. Em seguida, as paredes são revestidas com mástique de alcatrão aquecido e o material betuminoso laminado é colado em duas ou três camadas.
Observe que o mastique betuminoso não é adequado para impermeabilizar as paredes de uma fossa séptica com materiais laminados - ele racha quando esfria.
Para reduzir ou eliminar a probabilidade de o solo se levantar ao redor de um poço de concreto, é usado aterro de areia e brita (40% de areia, 60% de brita). Preenche uma vala previamente cavada ao redor de um reservatório subterrâneo para reparar as costuras entre os anéis do poço.
Se houver areia sem inclusões de argila, cascalho ou cascalho sob a camada de solo do local, o aterro pode ser feito com solo de um lixão formado durante o desenvolvimento de uma fossa ao redor da fossa séptica.
Inserto de plástico para impermeabilização de fossa séptica
Independentemente da profundidade do poço e das zonas de vazamento conhecidas ou desconhecidas, um cilindro plástico inserido na fossa séptica pode fechá-los imediatamente. Para iniciar a instalação do inserto é necessário esvaziar a caixa de esgoto chamando um aspirador.Em seguida, é necessário enxaguar as paredes e o fundo do poço com um jato de água de uma mangueira fornecida sob pressão.
Os fabricantes de anéis modulares e tanques cheios de plástico os produzem prontos, em diversos diâmetros e alturas de parede. É possível encomendar recipientes e anéis não padronizados se o diâmetro da fossa séptica que está sendo reparada não corresponder aos parâmetros dos anéis plásticos seriados (muito grandes ou pequenos). É ideal se houver um espaço de 50-100 mm, não mais, entre as paredes do inserto e a fossa séptica.
Para restaurar a estanqueidade de uma fossa séptica de concreto, são necessários anéis de plástico com espessura de parede de 5 mm. Não há necessidade de paredes mais espessas - as paredes principais de concreto do antigo poço fornecerão proteção ideal. Nervuras de reforço feitas ao longo do perímetro dos anéis de plástico manterão a rigidez da inserção do poço quando o esgoto fluir.
Os anéis modulares são conectados entre si por inserção de ranhura, soldagem ou aparafusamento. O peso de uma seção da inserção de plástico (altura 1.500 mm, diâmetro externo 950 mm) é de cerca de 25-30 kg. Para montar corretamente o inserto, seus módulos devem ser montados fora do poço. O inserto totalmente montado é inserido na fossa séptica manualmente (se o comprimento não for superior a três metros) ou com caminhão guindaste.
Instalação de inserto pré-fabricado
Ao montar seções de anel composto de plástico, uma vedação de borracha padrão é colocada na bandeja do anel inferior e a seção superior fica exposta. Para alinhar os anéis inferior e superior da inserção, é necessário colocar a placa transversalmente e no centro e, em seguida, pressioná-la em ambos os lados.
Um detalhe importante: os segmentos de inserção a serem conectados devem ser colocados estritamente na horizontal antes de pressionar com a placa. Caso contrário, não será possível conseguir a inserção completa dos fixadores da secção superior no tabuleiro da secção inferior.
Os módulos de anel, que são montados por aparafusamento, são combinados em um inserto com a altura necessária dentro ou fora do poço. A primeira opção é adequada se a fossa séptica for rasa. Embora seja mais conveniente aparafusar as seções no local e depois baixar o inserto montado na caixa de esgoto.
Independentemente do método de combinação dos anéis plásticos, a ranhura entre eles é tratada adicionalmente com mastique de silicone. É aplicado em ambos os lados - externo e interno. É claro que, ao longo dos anos de operação da fossa séptica, as ranhuras na inserção serão preenchidas com lodo por conta própria e apenas aumentarão suas propriedades de impermeabilização.
Porém, nos primeiros meses e anos de operação da fossa séptica reparada, o assoreamento ocorrerá lentamente. Portanto, o uso de silicone para costuras entre seções é uma solução necessária.
O módulo inferior é a base de todo o inserto; é absolutamente necessário vedar a fossa séptica. Antes de instalá-lo em um poço de concreto (ou colocar uma fossa totalmente montada), certifique-se de que o fundo da fossa séptica seja resistente. A espessura necessária do concreto no fundo do poço de esgoto é de 150 mm.
Ao abaixar a inserção de plástico montada em um tanque de concreto, ela não deve dobrar significativamente - as fixações dos módulos podem ser danificadas. A melhor maneira de instalar um inserto com mais de três módulos em um poço é pendurá-lo nas eslingas de um caminhão guindaste.
Julgue por si mesmo: o comprimento aproximado de uma inserção de poço de três seções é de 4,5 m; peso – cerca de 100 kg. Será difícil baixar manualmente uma estrutura de plástico de tal comprimento e peso em uma fossa séptica.
A etapa final da montagem de uma estrutura modular
Se as saliências dos tubos da fossa séptica em reparo forem muito longas e interferirem na instalação do inserto plástico, elas deverão ser cortadas. Os tubos de drenagem são inseridos na cavidade do inserto através de suas paredes através de colares e anéis de vedação, sendo as juntas tratadas com silicone.
Nos módulos de anéis plásticos de alguns fabricantes são indicados setores (bandejas) para entrada canos de esgoto. Independentemente de existirem tais designações ou não, para inserir um tubo é necessário fazer um furo em uma determinada seção usando um quebra-cabeças.
Resta uma lacuna entre as paredes da fossa de plástico e a antiga fossa séptica de concreto - ela precisa ser preenchida. Uma mistura de cimento e areia é preparada na proporção de 1:5. É derramado na parede na forma seca.
Aproximadamente a partir do meio da profundidade do tanque, é necessário começar a compactar levemente o enchimento de cimento-areia, usando um longo poste de madeira. O mastro deve ser mantido estritamente horizontal para não tocar bem nas paredes do plástico.
Para ter certeza absoluta de que o canal de inserção não se moverá durante o processo de enchimento e compactação, você pode colocar água nele - a princípio não mais que um terço do recipiente. À medida que a abertura entre as paredes da fossa séptica vai enchendo, deve-se adicionar água ao poço. Deve ser vazado de forma que o nível fique 200 mm acima do nível de enchimento atual.
Instalando uma faixa de plástico
A seção superior da inserção de plástico da fossa séptica é chamada de gargalo. Em princípio, não é necessária a sua instalação num poço de esgoto restaurado num pátio privado. Mas somente se o anel plano da cabeça de concreto da antiga fossa séptica não estiver danificado - não há rachaduras ou áreas em ruínas expondo o reforço.
Se não houver necessidade de instalar um gargalo, a borda superior da inserção de plástico do poço deverá ser destacada 120 mm acima do nível do solo, não mais. A altura da laje de concreto armado feita para a cabeceira do poço de acordo com GOST é de 200 mm.
A borda superior da inserção de plástico não deve se projetar além dela.É necessário colocar um selante - um talão (corda alcatroada) - no vão entre as bordas externas do inserto e a laje de concreto superior.
A instalação do módulo de pescoço permitirá que você faça isso sem colocar uma faixa de concreto. No local de uma casa privada, isto é permitido se a fossa séptica não estiver localizada sob uma via pedonal ou zona automóvel. Será o suficiente para fechar o pescoço escotilha de plástico o fabricante que produziu este conjunto de módulos para reparo de poço.
Impermeabilização plástica clássica
Se for possível instalar um inserto cilíndrico monolítico de polietileno no tronco de um poço de esgoto, então é melhor usar este método. As obras de instalação de impermeabilizações serão realizadas com muito mais rapidez e com custos mínimos de mão de obra.
Na fabricação de pastilhas desse tipo é utilizado o polietileno - material absolutamente impermeável aos efeitos diretos de um ambiente agressivo. A espessura das paredes da caixa é de 8 mm, o que elimina danos acidentais à estrutura durante o transporte e instalação.
Antes de mergulhar o inserto no tronco de uma fossa séptica de concreto, são feitos furos nas paredes da caixa para a entrada e saída das tubulações de esgoto exatamente ao longo do contorno dos ramais de comunicação conectados. As passagens são seladas ou escaldadas em todo o perímetro. O vão entre o inserto e as paredes de concreto da fossa séptica é preenchido com argamassa de concreto.
Escolhendo um método de impermeabilização
As soluções clássicas para isolar de vazamentos um esgoto bem construído a partir de anéis de concreto são bastante eficazes. No entanto, a vedação de juntas, o tratamento das paredes dos tanques com mástique betuminoso e medidas semelhantes só são adequados para fossas sépticas em construção. Aqueles. para novos tanques subterrâneos ainda não colocados em operação.
A impermeabilização unilateral de paredes externas, aceitável para fossas sépticas com muitos anos de operação, reduzirá o grau de infiltração de esgoto no solo. A resistência dos revestimentos impermeabilizantes nas paredes externas de um poço de concreto permanecerá por mais de 10 anos, mas somente se os trabalhos de reparo forem realizados com profissionalismo e forem utilizados materiais de alta qualidade.
Módulos de anéis plásticos são produzidos na empresa, ou seja, em um ambiente de oficina. Destinam-se especificamente à reparação de poços e à construção de novos tanques enterrados. O inserto plástico colocado no poço de concreto não está conectado à sua estrutura.
Portanto, sua estanqueidade não depende do grau de desgaste da fossa séptica que está sendo reparada, será apenas uma caixa protetora da fossa plástica.
As qualidades de desempenho inerentes de um recipiente de plástico projetado para impermeabilizar uma fossa séptica são bastante altas:
- peso leve (em comparação com concreto armado);
- estanqueidade completa;
- baixa condutividade térmica;
- resistência à abrasão e ambientes agressivos;
- tempo de serviço (mais de 40 anos);
- alta resistência ao impacto, resistência a cargas mecânicas;
- imunidade à radiação ultravioleta;
- resistência ao gelo;
- instalação simples (exceto para o princípio soldado de montagem de seções).
Portanto, a escolha por um inserto de polietileno é mais justificada.Livrar-se de problemas com vazamento de esgoto em uma área suburbana há décadas é uma excelente opção! Também recomendamos a leitura de nosso outro artigo sobre métodos de impermeabilização fossas sépticas de concreto.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Neste vídeo você pode examinar os módulos plásticos por todos os lados e até tocá-los:
Vídeo sobre a montagem de um poço a partir de elementos plásticos no local de instalação:
Uma inserção de poço de plástico resolverá completamente três problemas: vazamentos nas juntas, nas fissuras e nas paredes dos anéis de concreto. No entanto, o preço de tais reparos não será barato. O custo de um segmento de pastilha de um metro e meio, com diâmetro de 950 mm e espessura de parede de 5 mm, é de aproximadamente 15.000 rublos. No entanto, décadas sem “surpresas” no esgoto valem a pena.
Você está planejando instalar uma inserção de plástico em uma fossa séptica de concreto, mas não sabe por onde começar? Ou você tem experiência na realização desse tipo de trabalho? Compartilhe seu conhecimento acumulado com nossos leitores - deixe comentários no bloco abaixo.
Olá, diga-me se você sabe que preciso de 2 insertos de plástico com fundo para anéis de concreto armado 950* 1500 preço
Boa noite.
O preço depende da altura da pastilha, diâmetro e espessura da parede. Ou seja, quanto mais plástico for utilizado, maior será o custo do produto. Alguns modelos possuem peças adicionais, o que também aumenta o preço.
Aqui estão os preços médios dependendo dos parâmetros geométricos.
Altura da pastilha (mm) Diâmetro da pastilha, mm Espessura da parede, mm Preço, esfregue
1500 950 5 17300
2000 950 5 24500
2500 950 5 26600
3000 950 5 252800
3500 950 5 36000
4000 950 5 38000
4500 950 5 40000
5000 950 5 47000
5500 950 5 49600
6000 950 5 51800
1500 1450 6 33000
2000 1450 6 45000
2500 1450 6 49700
3500 1450 6 66300
4000 1450 6 70500
4500 1450 6 74700
5000 1450 6 87000
5500 1450 6 91000
6000 1450 6 95500
1500 1950 8 56000