Tipos de bombas fecais: como escolher o equipamento certo para suas necessidades

Mais cedo ou mais tarde, os moradores de casas particulares terão que comprar unidades para bombeamento de águas residuais e outros líquidos com alto índice de poluição, e esses equipamentos serão muito úteis na dacha.

Neste artigo veremos diferentes tipos de bombas fecais, que possuem características, vantagens e desvantagens próprias. Você deve conhecê-los e levá-los em consideração ao escolher o modelo adequado. Seguindo nossos conselhos, você poderá escolher um dispositivo de qualidade que atenda às suas necessidades.

Tipos de bombas fecais

A bomba fecal é um equipamento de maior capacidade, projetado para bombear líquidos viscosos com grandes partículas em suspensão. Este tipo de equipamento apresenta-se em vários tipos, dependendo do design, princípio de funcionamento e método de instalação. O escopo de aplicação de todos os tipos de unidades também difere.

Escopo de aplicação de unidades elevatórias de esgoto

O escopo de aplicação das bombas fecais é bastante amplo. Na agricultura, são amplamente utilizados para bombear estrume em explorações pecuárias. Esse equipamento também é necessário para regular o nível da água nos esgotos pluviais, bombeando instalações inundadas, porões, grandes contêineres e tanques.

Na construção privada, são necessárias bombas para instalar um sistema de esgoto. Para a movimentação normal das águas residuais fecais pela tubulação, é necessário manter uma inclinação de pelo menos 3%. Isto nem sempre é possível.

Você pode fazer um tanque de armazenamento adicional e conectá-lo à fossa séptica principal usando equipamento de bombeamento para esses fins. Isso amplia significativamente as possibilidades de planejamento dos banheiros da casa.

E se o sistema de esgoto do seu local envolver uma fossa normal, muitas vezes você se deparará com a necessidade de limpá-lo. Chamar um caminhão de esgoto, e regularmente, custará um bom dinheiro e, ao comprar uma bomba de esgoto simples para uma fossa, você mesmo pode bombear a matéria fecal.

Bomba no poço
O principal objetivo das poderosas bombas submersíveis é bombear água. Os interruptores flutuantes amarelos brilhantes regulam a operação em diferentes níveis de fluido

Mas não há necessidade de associar a bomba fecal apenas aos resíduos. Com a ajuda desses equipamentos, é possível bombear água diretamente de um reservatório natural, rio ou lago, por exemplo. Algas e detritos não podem danificá-lo.

Os felizes proprietários de um lago artificial perto de sua casa entendem que, para manter o lago limpo, ele precisa ser limpo periodicamente e, portanto, drenado. Ninguém pode garantir a pureza ideal da água do tanque até o final da temporada, por isso uma bomba convencional nem sempre é adequada nesta situação.

Para não danificar o equipamento, é utilizada uma bomba fecal mais confiável e durável.

Características de uso de equipamento de bombeamento

Para lidar com as condições extremas que as bombas de esgoto enfrentam, elas devem ser feitas de materiais duráveis ​​que possam suportar ambientes agressivos.

O corpo de diferentes tipos de bombas fecais pode ser feito dos seguintes materiais duráveis:

  • aço inoxidável;
  • bronze;
  • ferro fundido;
  • aço;
  • termoplástico.

Outro detalhe importante é a temperatura. O fato é que nem todos os tipos de bombas de esgoto fecal são capazes de lidar com líquidos quentes (acima de 40 graus).

Isso se deve ao fato de que em alguns modelos o líquido bombeado também resfria o motor. Claro, se a água estiver muito quente, ela deixa de realizar esta função e o aparelho logo superaquece.

Bomba em caixa de plástico
O corpo desta bomba é feito de plástico durável, mas todas as peças de trabalho e a superfície interna são feitas de aço inoxidável

Além disso, o conteúdo da fossa não pode ser chamado de homogêneo. Inclusões fibrosas orgânicas, itens de higiene, papel, etc. são frequentemente encontrados lá.

Para bombear facilmente esses líquidos, as bombas fecais são equipadas com um dispositivo adicional - um moedor.

Facas de corte
Grandes detritos encontram um obstáculo em seu caminho na forma de facas afiadas e passam adiante na forma de pedaços de solo de tamanho aceitável. De acordo com o princípio de funcionamento, o picador lembra um moedor de carne de cozinha

Uma bomba de esgoto sem triturador é chamada de bomba de drenagem.É semelhante ao fecal em princípio, mas não pode funcionar com líquidos nos quais partículas grandes estão suspensas. Aconselhamos que você se familiarize com os critérios escolhendo uma bomba de drenagem.

Se as partículas forem menores que 30 mm, teoricamente uma unidade de esgoto sem triturador pode dar conta dessa tarefa. Normalmente, em condições domésticas, são instalados para bombear água de banheiras e piscinas.

Para não se preocupar toda vez que algo entre na bomba e quebre, é melhor e mais prático retirar imediatamente modelo com helicóptero - para garantia.

Bomba de drenagem
Alguns tipos de bombas de esgoto têm restrições quanto à densidade do líquido bombeado. Os modelos populares têm limite de 2,5 kg/l

Via de regra, as bombas de esgoto doméstico adquiridas para bombeamento de fossas não exigem maior resistência à temperatura do equipamento. Caso o aparelho bombeie água de banheira, pia ou participe de algum processo tecnológico associado a altas temperaturas, esta característica do equipamento deverá ser levada em consideração.

Variedades por design e marcação

Dependendo do projeto do mecanismo, distinguem-se os seguintes tipos de bombas fecais domésticas e industriais:

  • águas residuais;
  • vórtice livre de massa residual;
  • drenagem-dinâmica;
  • lama fecal;
  • monobloco fecal.

As bombas de esgoto são marcadas como SM. Este é um tipo de equipamento horizontal com eixo montado em cantilever. Via de regra, é utilizada uma roda fechada. A água suja flui através do corpo de ferro fundido e se move na direção desejada sob a influência da força centrífuga.

Bomba de esgoto
Uma unidade fecal marcada como SM pode operar com no máximo 1% de partículas suspensas no líquido. A densidade da substância é limitada, apenas 1050 kg/m3

O tipo de bomba fecal de vórtice livre (SMS) é diferenciado por um tipo de roda aberta. O material da carcaça e o tipo de fixação do eixo são os mesmos do SM. Se necessário, o equipamento pode ser removido sem desmontar a tubulação ou retirar o motor elétrico.

As bombas fecais dinâmicas de esgoto podem ser de dois tipos: horizontais e verticais (SD e SDV, respectivamente). O corpo geralmente é feito de ferro fundido cinzento. Este tipo de equipamento está equipado com uma roda centrífuga fechada.

São as unidades marcadas como SD que são usadas com mais frequência pelas concessionárias para bombeamento de esgoto.

Bomba SD
A marcação SD indica que a unidade pode lidar com líquidos de até 1100 kg/m3 de densidade. Este tipo é usado em altas temperaturas da substância - até 90 graus

As bombas de lama fecal (FGP e FGS - submersíveis e estacionárias, respectivamente) são equipadas com roda centrífuga aberta. Eles podem suportar temperaturas de até 55 graus e possuem amplas aberturas para a livre passagem de corpos estranhos.

Projeto de bomba monobloco
Diagrama de uma bomba monobloco. Uma malha especial atua como filtro. As partículas sólidas são trituradas com facas de aço duráveis. A borda do rebolo também é afiada para retificação

Na indústria agrícola, bombas fecais monobloco com motor assíncrono (CMF) são utilizadas em granjas pecuárias e avícolas. Este tipo de equipamento possui motor elétrico embutido. O motor é totalmente vedado e não tem contato com esterco.

Principais variedades de acordo com o método de instalação

Para escolher o tipo de equipamento que mais lhe convém, não é necessário se aprofundar nos meandros do funcionamento do motor elétrico e calcular a força necessária do impulsor sobre o conteúdo da fossa séptica ou fossa.Ao nível do agregado familiar, basta selecionar o tipo pretendido em função do método de instalação.

Existem bombas submersíveis, semissubmersíveis e de esgoto de superfície. O sistema de esgoto para sanitários se destaca entre esses tipos.

Tipo #1 - bomba submersível para fossa

O tipo submersível de bombas fecais é ótimo para bombear uma fossa em uma casa de campo ou de campo. A unidade é montada no fundo do tanque e fica totalmente submersa na água, por isso tem esse nome. Este é um tipo de equipamento fácil de usar, bastante eficiente e barato para bombear fezes.

Bomba submersível
O tipo de bomba submersível entra em contato com meios agressivos mais do que todos os outros tipos, por isso seu corpo é feito de ferro fundido ou aço inoxidável

Como este tipo envolve o resfriamento do motor diretamente com a massa bombeada, não é adequado para líquidos com temperaturas acima de 40 graus.

Neste caso, a bomba não pode funcionar a seco durante muito tempo. Para evitar tal situação, a unidade está equipada com um disjuntor especial. Funciona com base no princípio float. Quando o nível do líquido se aproxima do nível crítico, um corte de energia de emergência é acionado.

Instalação de bomba submersível
A instalação de uma bomba fecal submersível é difícil de realizar sem experiência e instruções detalhadas. A instalação requer um cabo forte, um par de ganchos e um sistema para baixar e levantar a unidade

A principal desvantagem do tipo submersível de bombas fecais é a complexidade da instalação. Como o fundo da fossa séptica no momento da instalação da unidade está coberto de resíduos sujos, não será possível instalar o equipamento sem sujar as mãos.

O processo de instalação é o seguinte:

  1. No fundo do poço é instalado um tubo, ao qual será posteriormente fixada a unidade.
  2. Guias especiais são fixadas ao tubo e a unidade se moverá ao longo delas até o local de instalação.
  3. O equipamento está conectado a um cabo forte ou corrente de aço.
  4. A tensão do cabo é liberada e o equipamento é imerso no líquido ao longo das guias.
  5. Quando a unidade atinge o fundo, ela é colocada em um tubo pré-montado. A fixação é realizada sob a influência da gravidade.

Após a instalação adequada, se necessário, a remoção da bomba do poço para reparos ou por outros motivos pode ser feita facilmente usando um cabo fixo. É do tipo submersível que vem equipado com trituradores, pois é tecnicamente difícil instalá-lo em outros modelos.

Recomendações para escolher a melhor bomba fecal para fossa nós revisado aqui.

Tipo #2 - dispositivo semissubmersível para bombeamento de águas residuais

Um tipo menos comum de bombas fecais para bombear águas residuais em residências é semissubmersível. Este tipo envolve a imersão do tubo de sucção em líquido, enquanto o motor da unidade fica localizado em uma plataforma especial acima da água.

Bomba semi-submersível
O sistema de refrigeração a ar aumenta a temperatura operacional do mecanismo para 90 graus. Este recurso é utilizado não só para necessidades domésticas, mas também no setor industrial, quando as águas residuais são quentes

A parte motora da unidade está sempre acima da superfície da água graças à base da plataforma estática. Isso facilita muito a manutenção, reparo e manutenção do equipamento.

O sistema automático de acionamento do aparelho inicia a injeção quando o líquido atinge determinado nível. Da mesma forma, quando a altura das águas residuais diminui, o sistema é desligado.

Este tipo de equipamento não está equipado com moedores, portanto água muito contaminada com grandes inclusões maiores que 15 mm é contra-indicada para tal dispositivo.

As bombas semissubmersíveis não são necessariamente feitas de ferro fundido ou aço inoxidável, uma vez que não encontram meios agressivos tão próximos quanto as submersíveis. Habitações feitas com materiais mais baratos permitem que os fabricantes economizem dinheiro significativo. Claro, isso se reflete no preço do produto acabado.

Visualização #3 - visão superficial ou externa das bombas

A visão superficial das bombas fecais é uma unidade que fica localizada próxima ao tanque ou fossa bombeada, e apenas a mangueira de sucção entra em contato com o esgoto.

Este design apresenta uma série de vantagens significativas, que se tornaram a razão da grande popularidade deste tipo de equipamento:

  • mobilidade;
  • compacidade;
  • baixo custo;
  • facilidade de instalação e operação;
  • acesso desobstruído ao mecanismo para manutenção.

As bombas de superfície são feitas de materiais mais simples, pois seu contato com líquidos sujos é de curta duração. Mover, conectar, instalar e reparar equipamentos deste tipo é simples e não requer nenhuma técnica especial.

As desvantagens das unidades externas incluem:

  • baixo consumo de energia;
  • rendimento relativamente baixo;
  • limitação de temperatura do ar;
  • carcaça com vazamento.

Existe uma distância entre o mecanismo de descarga da bomba e o líquido bombeado, por vezes bastante grande. A potência relativamente baixa do equipamento se deve às características de design e princípio de funcionamento deste tipo de unidades. É aconselhável evitar líquidos com inclusões maiores que 5 mm.

Bomba de superfície
A carcaça da bomba deste tipo não é isolada e tem medo de água. Esta é outra razão pela qual tais equipamentos não são mantidos do lado de fora. Chuva ou neve podem danificar o motor elétrico

Como em temperaturas abaixo de zero a água pode congelar diretamente na tubulação ou no corpo da bomba de superfície, não é permitido usá-la em climas frios. Se tal necessidade surgir, o equipamento é colocado em ambientes fechados ou um caixão especial é instalado.

Tipo #4 - sistema de esgoto forçado para encanamento

O sistema de esgoto forçado funciona com o mesmo princípio de outras bombas fecais, mas não é instalado na fossa séptica, mas diretamente atrás do vaso sanitário.

Este equipamento é uma centrífuga bomba com moedor. É usado quando um esquema de tubulação de esgoto por gravidade é impossível ou difícil de implementar.

Esgoto forçado
As dimensões compactas e o aspecto atractivo permitem que o móvel seja instalado directamente na casa de banho sem comprometer a sua estética.

A trituradora transforma os resíduos em uma massa homogênea e a bomba os direciona na direção certa. Para criar a pressão necessária, são utilizados tubos de esgoto com diâmetro de até 40 mm. Uma válvula de retenção e um filtro de carbono protegem o ambiente de possíveis odores desagradáveis.

Existem diferentes tipos de unidades de esgoto para diferentes instalações hidráulicas. A energia é fornecida por uma tomada normal de 220 V.

Como escolher uma unidade para suas necessidades?

Depois de se familiarizar com os tipos existentes de bombas fecais, você se depara com a questão: o que procurar na hora de escolher? Se você levar em consideração vários parâmetros básicos, prestar atenção ao fabricante e ao custo do equipamento, poderá escolher uma unidade adequada para qualquer necessidade - para bombear água de piscina, porão, etc. Felizmente, existe uma grande seleção no mercado.

Se você precisar de uma bomba para bombear água de um lago ou outro corpo d'água, vá para através deste link e veja a classificação dos melhores modelos e conselhos na escolha.

A principal característica que determina a qualidade de funcionamento de uma bomba fecal é a produtividade. Ele exibe quanta água residual o equipamento pode bombear por unidade de tempo. Para selecionar o valor necessário para a manutenção de uma residência particular, você deve calcular a rapidez com que os resíduos se acumulam na fossa e quanto deles precisará ser bombeado de cada vez.

Via de regra, esse indicador é medido em m3/hora e varia de 5 a 48 metros cúbicos por hora para modelos industriais. Os modelos de menor desempenho são adequados para uso doméstico. Em média, 10-12 metros cúbicos por hora serão a melhor opção para o lar.

Se necessita de uma bomba para o seu jardim, recomendamos que se familiarize com os mais tipos e fabricantes adequados equipamento para bombear matéria fecal.

Outro parâmetro de grande importância na escolha é o tamanho das partículas permitidas. Novamente, inicialmente é necessário analisar o material com o qual o equipamento deverá trabalhar. Se você não encontrar o modelo que precisa, procure opções com trituradora. Na maioria das vezes, eles são adequados para uma fossa.

Se o equipamento for submersível, considere a profundidade de imersão permitida.Compare com a profundidade da sua fossa séptica e faça uma escolha com base nesses valores. Preste atenção à potência do motor elétrico. São apresentados modelos de 0,25 kW (para bombas de drenagem) e até 4 kW (para unidades industriais).

Também vale a pena medir em metros a distância do local de instalação até o local de transporte das fezes. O indicador é levado em consideração tanto na horizontal quanto na vertical, pois com uma inclinação a bomba terá que realizar mais trabalho do que em condições normais.

Diagrama de instalação
Muitas vezes o fabricante especifica apenas um valor, por exemplo 100 m, o que significa que a unidade pode mover líquido 100 m horizontalmente. Para saber o valor vertical, divida o valor por 10. Isso significa que tal bomba pode elevar ralos de 10 m de altura

Funcionalidades adicionais na forma de controle remoto ou sistema automático de ligar/desligar do motor elétrico são selecionadas a pedido do cliente. Claro, todos esses “truques” aumentam o custo do aparelho.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

As informações sobre o funcionamento das diferentes bombas fecais, apresentadas nos videoclipes, ajudarão você a fazer sua escolha.

Você pode ver como funciona o triturador de uma unidade de bombeamento submersível neste vídeo:

E este vídeo é sobre como bombear um orifício de drenagem usando um dispositivo submersível:

Como você pode ver, escolher equipamentos como uma bomba de esgoto necessária para uma casa de campo não é uma tarefa tão simples. A variedade de espécies e subespécies pode confundir qualquer pessoa. Depois de se familiarizar com cada um deles e conhecer suas características, você poderá escolher o modelo adequado para uso doméstico.

No processo de escolha do modelo de bomba fecal adequado, você tem alguma dúvida adicional? Pergunte abaixo em nosso artigo - nossos especialistas e proprietários de equipamentos semelhantes tentarão esclarecer a situação.

Ou talvez você use uma bomba fecal em sua casa de campo e queira compartilhar sua experiência com iniciantes? Escreva sua opinião sobre o aparelho, conte-nos os prós e contras do seu modelo.

Comentários dos visitantes
  1. Constantino

    Precisamos de uma bomba fecal a um preço razoável. Dar o preço de alguns Grundfos para baixar merdas é demais para mim. Além disso, eu costumava comprar uma bomba deles, mas ou por causa da queda da taxa de câmbio do rublo, ou a empresa foi promovida e começou a cobrar um prêmio pela marca, mas agora não posso pagar por essa bomba.

    É desejável que a bomba tenha uma roda metálica com pás, pois elas organizam significativamente melhor o fluxo do lodo fecal, que muitas vezes apresenta inclusões fibrosas. Pelo menos foi o que o encanador me explicou.

    Existem bombas normais chinesas ou domésticas que podem funcionar sem reclamações por pelo menos 5 anos?

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Olá! Atualmente, o mercado oferece muitas bombas fecais de 7 a 10 a 50 a 70 mil rublos. É claro que os aparelhos chineses são tradicionalmente os mais baratos. É muito difícil escolher entre toda a variedade de fabricantes. Meu vizinho tem um Yantai há 2 anos e funciona sem interrupção. Comprado no site oficial do fabricante na Rússia.

      Não tome isso como uma propaganda, mas pessoalmente acho que a Unipump é a melhor bomba barata. Tenho 2 bombas desta empresa: uma fecal V1300DF e uma minibomba de aumento de pressão. Ambos funcionam muito bem há mais de 3 anos. A marca Unipump é dinamarquesa, mas as bombas são produzidas na China.O custo de uma bomba fecal é de aproximadamente 13 a 15 mil rublos. Aliás, o alardeado Grundfos também é produzido na China e, sim, ao comprar equipamentos desta marca, você paga muito a mais pelo conhecido nome no adesivo.

  2. As bombas com triturador requerem necessariamente fixação (montagem) na fossa séptica? Existem modelos flutuantes com helicóptero?

Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica