Como escolher uma bomba fecal para residência de verão: uma visão geral dos tipos e regras de seleção de equipamentos
A grande maioria das casas de veraneio domésticas não está conectada a um sistema de esgoto centralizado.Em muitas aldeias e associações de jardinagem simplesmente não é fornecido. Mas o esgoto e as águas das enchentes ainda precisam ser bombeados para algum lugar.
Portanto, sua própria bomba de esgoto para sua dacha definitivamente não fará mal. Vamos descobrir qual modelo é melhor escolher, pois a gama de bombas para esgoto é extensa.
Para não se enganar na compra, é necessário comparar as características das diferentes bombas com as próximas condições de operação, bem como avaliar a viabilidade de aquisição de uma rede de esgoto interna. Uma breve revisão dos melhores fabricantes irá ajudá-lo a escolher uma unidade confiável para o seu jardim.
O conteúdo do artigo:
Por que você precisa de uma bomba fecal na sua dacha?
Você deve escolher um modelo de bomba elétrica fecal com base em suas necessidades específicas. Não há grande volume de esgoto na dacha. Os proprietários saem da cidade apenas no verão e muitas vezes apenas nos finais de semana.
A maioria das pessoas instala um banheiro externo ou fossa em sua casa de verão, o que é suficiente para descartar o esgoto resultante.
As bombas fecais (esgoto) no país são usadas para bombear e bombear meios líquidos:
- resíduos de drenagem contaminados com inclusões orgânicas e fibrosas;
- águas de inundação do porão;
- esgoto de fossas e fossas sépticas;
- depósitos de lodo provenientes de sistemas de esgoto e drenagem;
- água limpa para regar o jardim;
- esvaziar o poço durante a limpeza.
A abrangência de utilização de equipamentos de bombeamento no país é enorme. Com a escolha certa do modelo, será possível resolver grande parte dos problemas que surgem ao bombear (bombear) massas de água em uma fazenda.
Se você escolher uma bomba com erros, só poderá usá-la para resolver um problema. E o resto do tempo ficará na garagem, ocupando espaço e atrapalhando constantemente.
Muitas vezes, uma bomba fecal também é usada para organizar sistema de esgoto forçado. O esgoto padrão é geralmente projetado levando em consideração o fluxo gravitacional das águas residuais de uma casa de campo para uma fossa séptica.
No entanto, nem sempre é possível organizar tal esquema. Devido à topografia do local, o VOC ou a entrada no sistema centralizado de águas residuais existente na aldeia pode ser superior à saída da casa.
Uma opção também é possível com a requalificação e reconstrução de uma casa de campo, quando muda a configuração das tubulações no interior de um edifício residencial. Mas na maioria dos casos, uma bomba fecal é usada na dacha para bombear fossas, fossas sépticas e água derretida do porão.
Tipos de bombas elétricas de esgoto
As bombas de esgoto são divididas em instalações internas e externas. Os primeiros modelos são escolhidos para instalação próximo a vasos sanitários e pias.Eles são projetados para bombeamento forçado de águas residuais através de canos de esgoto até uma fossa séptica.
Essas unidades podem ser projetadas para conectar um ou vários equipamentos hidráulicos ao mesmo tempo. A segunda categoria de bombas de esgoto é mais familiar e são as mais compradas para casas de veraneio.
Deve haver uma separação clara entre água fecal, potável e bombas de drenagem. Os primeiros são inicialmente projetados para triturar fezes sólidas e pequenos detritos.
O segundo e o terceiro destinam-se ao bombeamento de água apenas limpa ou com matéria fina em suspensão. Se um pano ou restos de comida entrarem neles, essas bombas elétricas simplesmente quebrarão.
Grupo #1: agregados superficiais
As bombas de superfície para fezes fornecem um método de instalação a seco. Para operar em modo automático, são montados próximos ao coletor de armazenamento ou em bueiro. Na verdade, é uma pequena estação elevatória composta por várias partes separadas.
Este tipo de bomba hidráulica para esgoto é o mais fácil de manter e operar. Na própria dacha, ele é instalado próximo a uma fossa ou fossa de drenagem, e uma mangueira conectada a ela é imersa na matéria fecal.
Ao escolher esta bomba, atenção especial deve ser dada à profundidade máxima de sucção possível. O passaporte geralmente indica de 8 a 10 metros. Se o buraco for mais profundo, esta bomba não será capaz de retirar as águas residuais dele.
Mas aqui é preciso levar em consideração não só o tamanho do reservatório de onde a água é bombeada, mas também a distância dele até o equipamento de bombeamento. Cada metro horizontal de mangueira reduz a capacidade de profundidade da unidade em 10 cm.
Instalações mais poderosas requerem uma plataforma estável. Eles são instalados principalmente em ambientes internos, onde tal plataforma pode ser fixada de maneira fácil e segura ao chão.
A principal desvantagem de uma bomba de esgoto superficial é que ela não pode operar em um ambiente úmido. Somente a mangueira de sucção pode estar na água; o corpo da unidade deve estar no chão e em local seco.
É permitido operar tal bomba apenas em tempo chuvoso, e é melhor construir uma pequena cobertura para ela, caso contrário a umidade entrará na caixa, o que inevitavelmente levará a um curto-circuito.
Os modelos de superfície são baratos e fáceis de manter, mas são bastante barulhentos. Se a bomba for selecionada para instalação em uma despensa ou porão, esta é a melhor opção. Mas para trabalhar ao ar livre e bombear fezes de uma fossa séptica localizada longe de casas de campo e edifícios, é melhor adquirir um análogo submersível.
Grupo #2: Kits semissubmersíveis
O equipamento de bombeamento semissubmersível é composto por um motor elétrico instalado em local seco e uma câmara de trabalho imersa em ralos. Eles são conectados em um único todo por um eixo de torque.
Se uma bomba hidráulica semissubmersível for adquirida para uma residência de verão, ela poderá ser montada por:
- fixações na parede da fossa de drenagem;
- instalação em plataforma flutuante sobre ralos;
- instalação em prolongamento junto ao tanque de armazenamento.
Outro problema potencial do modelo semissubmersível é a falta de um moedor incluído como padrão. E sem ela, a bomba irá falhar rapidamente ao bombear lixo e fezes do sistema de esgoto.
O helicóptero é instalado adicionalmente nessa instalação, na forma de um acessório. E isso aumenta o custo do equipamento e dificulta sua manutenção.
Grupo #3: bombas hidráulicas submersíveis
Esta modificação das bombas de esgoto suburbanas envolve a imersão direta de toda a unidade em um poço com águas residuais. E para que a instalação não quebre em ambiente de esgoto agressivo e ativo, seu corpo vedado e todas as peças de trabalho são em ferro fundido ou aço inoxidável.
Existem modelos à venda com invólucro de plástico, mas não dura muito no esgoto. Equipamentos submersíveis para bombeamento de fezes podem ser utilizados tanto para trabalho único quanto em modo automático.
No segundo caso, a bomba de esgoto para a dacha deve ser selecionada com bóia e automação. Quando o nível especificado de líquido no tanque de resíduos é atingido, o equipamento de bombeamento é primeiro ligado e, em seguida, à medida que o esgoto é bombeado, é desligado por um dispositivo flutuante.
A presença de uma bóia evita que o equipamento de bombeamento fique seco, o que prolonga significativamente sua vida útil. As bombas submersíveis são escolhidas por quem necessita de equipamentos produtivos e confiáveis.
Muitos modelos semelhantes estão equipados com um helicóptero embutido. Ele fica na entrada e tritura todos os resíduos recebidos até um estado em que simplesmente não pode levar ao colapso dos mecanismos internos.
Em comparação com um concorrente montado na superfície, a bomba submersível é menos ruidosa e consome menos eletricidade. Toda a sua energia é gasta na manutenção da pressão no tubo de saída de pressão. Ele também não precisa desperdiçar energia sugando águas residuais do fundo para a câmara de trabalho por meio de uma mangueira.
Quando uma unidade submersível funciona, a água absorve a maior parte do ruído gerado pelo motor elétrico. Mas a unidade é mais difícil de operar e custa mais do que um modelo de superfície de potência semelhante. Os equipamentos imersos em esgotos são inicialmente mais avançados e complexos tecnologicamente do que os equipamentos deixados no ar.
Instalações internas de esgoto
As bombas de esgoto também são chamadas de estações de bombeamento de pequeno porte, projetadas para serem instaladas diretamente no sistema de esgoto de uma casa de campo. Estruturalmente e em termos de princípio de funcionamento, essas bombas se assemelham às análogas das máquinas de lavar.
Esses modelos de bombas fecais pertencem ao segmento premium de encanamentos e custam muito. No entanto, graças a eles, vasos sanitários, chuveiros e lavatórios podem ser instalados em quase qualquer lugar de um edifício residencial. Eles bombeiam águas residuais com calma, mesmo através de tubulações inclinadas para cima.
O projeto desta estação de bombeamento foi originalmente baseado no princípio da autolimpeza.É pouco exigente em termos de manutenção, basta enxaguar ocasionalmente o tanque dos depósitos de lodo.
Possui também filtro de carbono e válvula de retenção. O primeiro elimina o aparecimento de mau cheiro de esgoto no ambiente e o segundo evita o retorno dos resíduos do esgoto de volta ao tanque de armazenamento. fecal bombas de banheiro evitar bloqueios e garantir a drenagem forçada de águas residuais.
Como você deve escolher uma bomba fecal?
O passaporte de uma bomba de esgoto para residência de verão contém muitas características técnicas. E todos eles devem ser levados em consideração na hora de escolher esta técnica. O primeiro indicador é a temperatura operacional da bomba, ou seja, temperatura das águas residuais.
O equipamento de bombeamento para esgoto pode ser:
- Projetado para funcionar somente com água fria e morna até +45°C.
- Projetado para bombear águas residuais com temperaturas de até +90°C.
Para bombear água da adega e esgoto fecal da fossa séptica da rua, basta uma bomba de primeira categoria. Mas para uma operação ininterrupta como parte de um sistema de esgoto forçado com muitos encanamentos em uma casa de campo, você terá que selecionar um modelo do segundo grupo.
Automação, picador e material de carcaça
Monitorar constantemente o estado da bomba fecal e controlar seu funcionamento manualmente significa perder tempo. A dacha está sempre cheia de atividades. Portanto, equipamentos com flutuador e relé térmico devem ser selecionados imediatamente.
O primeiro controlará o nível de resíduos na fossa bombeada, ligando/desligando a bomba conforme necessário, e o segundo evitará o superaquecimento do motor elétrico.
Estruturalmente, o helicóptero é projetado como:
- faca de duas lâminas;
- impulsores com tecnologia de ponta;
- mecanismo combinado com várias lâminas.
Um impulsor é a opção mais barata para um picador, mas as bombas com ele têm o desempenho mais baixo. Uma faca com um par de lâminas perpendiculares entre si é mais confiável e produtiva.
Porém, o mais avançado é a combinação de três lâminas de corte e um disco perfurado. Ao passar por esse moedor, as frações fecais sólidas são transformadas em uma massa moída homogênea.
Dicas adicionais de seleção e as melhores opções para bombas fecais com moedor são apresentadas em Este artigo.
Com base no material do corpo, é melhor escolher uma bomba de metal para bombear esgoto em uma dacha. O aço inoxidável e o ferro fundido duram muito mais que o plástico. Essa nuance é especialmente importante para equipamentos submersíveis que estão constantemente localizados em águas sujas e agressivas.
Altura de elevação, potência e fonte de alimentação
Quanto maior o desempenho indicado no passaporte, mais rápido a bomba bombeará as águas residuais. No entanto, mais eletricidade consumirá. Uma fossa em uma dacha raramente é grande, então uma unidade de baixo consumo de energia geralmente é suficiente para trabalhar em uma dacha. O esgoto não será bombeado em 5 minutos, mas em 20, mas não há necessidade de pressa para fora da cidade.
A opção ideal de potência da bomba para uma dacha é de 400–500 W. Esta é uma produtividade na região de 140–160 l/min. Essas características de desempenho facilitarão o bombeamento de esgoto de um ralo ou fossa e a eliminação do excesso de água em um porão rural.
Os números de pressão mostram a altura máxima que o equipamento de bombeamento através do tubo de pressão é capaz de elevar o líquido com as fezes.Mas no cálculo desse indicador é preciso levar em consideração não só o trecho vertical da rodovia, mas também o horizontal.
Além disso, devem ser levados em consideração a pressão atmosférica, o material de fabricação e a seção transversal das tubulações, bem como a temperatura das águas residuais e o tamanho das impurezas nela contidas.
Alguns modelos de bombas de esgoto são projetados para serem alimentados por uma rede monofásica, enquanto outros são projetados para serem alimentados por uma rede trifásica. O primeiro grupo é mais barato. Como regra, é recomendável escolher exatamente essa bomba fecal para uma residência de verão. Isso causará menos problemas de conexão à rede elétrica. E se necessário, pode ser alimentado por um gerador portátil.
Breve visão geral dos fabricantes
No escolhendo uma bomba fecal É melhor dar preferência a modelos de fabricantes conhecidos. Eles são especializados neste tipo de equipamento, por isso sua tecnologia está sempre no topo. E mesmo em caso de avaria, as peças para reparar essas bombas são sempre muito mais fáceis de encontrar.
Entre a variedade de marcas aptas para uso no país:
- Vórtice Pedrollo – Série “VXm” com baixa potência (Itália).
- Gilex – série “Fekalnik” (Rússia).
- SFA – bombas trituradoras compactas para uso doméstico (França).
- Grundfos (Dinamarca).
- Marina-Speroni (Itália).
- Calpeda (Itália).
- Vórtice (Rússia).
- Belamos (Rússia).
Vale dizer que as bombas russas não são de forma alguma inferiores às importadas. Foram inicialmente desenvolvidos para realidades domésticas com quedas de tensão, etc.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
A seleção dos vídeos a seguir irá ajudá-lo a navegar pela variedade de tipos de bombas fecais para que você faça a escolha mais correta do equipamento para sua dacha.
O princípio de funcionamento do moedor no Grundfos SEG:
Como escolher uma bomba de esgoto:
Revisão da bomba submersível com helicóptero:
Morando em uma casa de campo fora da cidade, a maioria de nós não quer abrir mão dos benefícios da civilização na forma de chuveiro, vaso sanitário e outros encanamentos. Mas tudo isso só pode ser aproveitado se houver fossa séptica ou fossa na dacha.
Porém, se a fazenda não tiver bomba fecal elétrica para limpá-los, as constantes chamadas de caminhão de esgoto custarão uma quantia considerável. Ao mesmo tempo, sua própria bomba pode ser usada não apenas para bombear esgoto, mas também para regar e eliminar a água do degelo no porão na primavera.
Você está procurando uma bomba de esgoto eficaz para o seu jardim? Ou você tem experiência no uso de tais instalações? Deixe comentários sobre o artigo e compartilhe suas impressões sobre o uso de bombas de esgoto.
Faz um ano que usamos isso, compramos uma bomba fecal pequena, porque é bem mais barato do que chamar um caminhão de esgoto. Bombeamos os sedimentos da fossa séptica apenas na estação quente. Mas eles bombearam uma vez no inverno, quando estava mais quente, depois foi lavado e colocado em local seco. De acordo com as normas técnicas, os sedimentos devem ser removidos pelo menos duas vezes por ano. Aconselho você a usar definitivamente uma chave flutuante para que a bomba não funcione a seco e seu motor não queime.
Temos uma bomba submersível da Grundfos na nossa dacha. Parece que está funcionando há cinco anos e estou bastante satisfeito com isso.É instalado sem dançar com pandeiro, não requer nenhuma manutenção especial. Não era tão barato, mas era uma coisa necessária, então compramos. A bomba funciona silenciosamente, se você não ouvir especificamente, nem notará. Funciona de forma estável, sem falhas. Coisa útil.
Minha situação é a seguinte - meus pais têm fossa séptica em uma casa particular. A fossa séptica é adquirida, possui três compartimentos e acesso ao campo de filtração. Uma vez por ano, de acordo com as normas, precisa ser bombeado e limpo. O problema é que dirigir um caminhão de esgoto até uma fossa séptica é problemático - eles não pensaram nisso durante a instalação. Surgiu a ideia de bombear você mesmo usando uma bomba fecal. Submersível não é adequado para mim, pois os tubos da fossa séptica têm 160 mm. Portanto, você precisa de uma bomba de superfície capaz de bombear fezes a uma profundidade de 2,5 metros. Qual deles é adequado? E nessa situação é possível nos limitarmos a uma bomba de drenagem?
Você pode usar uma bomba fecal de superfície ou uma bomba de drenagem. Aqui depende das suas preferências, o que será mais prático e rentável especificamente para o seu caso.
Por exemplo, ao instalar uma bomba de superfície, devem ser observadas restrições estritas quanto à altura do líquido transferido. Isso significa que você mesmo terá que determinar o nível de instalação do sistema. Para instalar uma bomba de drenagem, não é necessário observar essas sutilezas.
Mas em qualquer caso, você deve escolher bombas com ponta (chopper) de alta qualidade; em termos de relação preço/qualidade, aconselho você a escolher entre os modelos Pedrollo.
Para entender completamente o funcionamento dessas bombas, recomendo assistir a este vídeo https://www.youtube.com/watch?v=v2ERNsHjq-A Se você tiver mais dúvidas, pergunte aqui.
Temos uma casa de campo com residência permanente. A casa tem chuveiro, vaso sanitário, pia na cozinha e outra no banheiro. Inicialmente, o proprietário anterior retirou as fezes e todo o esgoto para uma fossa, que fica a um metro e meio da casa.
Estes são três anéis de concreto comuns. Profundidade aproximadamente 2,5-3,0 metros. Você pode me dizer qual é a melhor bomba a ser instalada para bombear fezes? E que marca você recomendaria (em termos de opção de orçamento)? Queremos bombear a área, o comprimento da mangueira de drenagem é de aproximadamente 60-70 metros.
E isso criará algum inconveniente em termos de cheiro? Usaremos principalmente no inverno. Os caminhões a vácuo nos aconselharam a fazer isso no inverno. Agradecemos antecipadamente a sua resposta.
Temos uma casa de campo com residência permanente. A casa tem chuveiro, vaso sanitário, pia na cozinha e outra no banheiro. Inicialmente, o proprietário anterior retirou as fezes e todo o esgoto para uma fossa, que fica a um metro e meio da casa.
Estes são três anéis de concreto comuns. Profundidade aproximadamente 2,5-3,0 metros. Você pode me dizer qual é a melhor bomba a ser instalada para bombear fezes? E que marca você recomendaria (em termos de opção de orçamento)? Queremos bombear a área, o comprimento da mangueira de drenagem é de aproximadamente 60-70 metros.
E isso criará algum inconveniente em termos de cheiro? Usaremos principalmente no inverno. Os caminhões a vácuo nos aconselharam a fazer isso no inverno. Agradecemos antecipadamente a sua resposta.