Bomba fecal com moedor: dicas de seleção e avaliação das melhores marcas
Os equipamentos para sistemas autônomos de esgoto devem servir por muito tempo, funcionar sem falhas e não causar problemas de quebra.Como decidir o modelo e comprar a bomba fecal com moedor mais adequada? Afinal, a lista de responsabilidades deste equipamento inclui não apenas o bombeamento de líquidos agressivos, mas também o processamento de grandes partículas orgânicas.
Para os fãs da vida no campo, contaremos detalhadamente tudo sobre as características de design e orientações para escolher a bomba fecal certa. Com a nossa ajuda, você poderá encontrar e adquirir facilmente o modelo ideal com o desempenho exigido e excelentes características técnicas.
O artigo apresentado à sua atenção descreve detalhadamente os tipos de bombas fecais e descreve suas diferenças em design e operação. Para potenciais compradores, é dada uma classificação dos modelos mais procurados no mercado. As informações são apoiadas por fotografias e instruções em vídeo.
O conteúdo do artigo:
Informações sobre bombas fecais
Diversos tipos de equipamentos tecnológicos semelhantes foram desenvolvidos pela produção industrial e são produzidos no mercado consumidor.
Em particular, aos futuros usuários é oferecido:
- dispositivos submersíveis;
- dispositivos semissubmersíveis;
- dispositivos externos.
Cada um dos modelos fecais difere em capacidades técnicas e é projetado para condições específicas de bombeamento.Para selecionar o equipamento de acordo com seus méritos, recomenda-se obter informações sobre o grau de contaminação do ambiente de trabalho, bem como informações sobre as condições em que a bomba será operada.
O equipamento submersível está disposto em forma de estrutura hermeticamente fechada, que, juntamente com o motor elétrico, pode ser imersa na espessura do meio líquido. Unidades fecais semissubmersíveis são produtos em que apenas a parte bombeadora é colocada no líquido.
Finalmente, as bombas fecais externas equipadas com um triturador não entram em contato direto com o meio líquido. O contato é feito através de uma mangueira macia ou de uma tubulação rígida.
Modelos submersíveis com flutuador
Os dispositivos submersíveis são projetados para operação em ambientes líquidos com vários graus de contaminação. O projeto de tais dispositivos é feito de forma que o equipamento possa ser baixado até uma determinada profundidade (geralmente não mais que 10 m) e o meio líquido possa ser bombeado diretamente da profundidade.
A bomba fecal submersível funciona com meio líquido em uma determinada faixa de temperatura (de + 1 a + 40 ° C).Este tipo de equipamento é projetado para transportar meios líquidos de diversos tipos. Mas é sempre necessário cumprir as condições técnicas e os parâmetros de funcionamento da bomba.
Por exemplo, modificações submersíveis com trituradores bombeiam com sucesso:
- meio líquido com alto grau de viscosidade;
- líquidos com alto teor de partículas grandes e sólidas;
- drenos de esgoto e conteúdo de fossas;
- conteúdo de fossas sépticas e produtos de limpeza domésticos,
- água de porões, bueiros e vários reservatórios.
Cada modelo de bomba fecal submersível está equipado com um controle mecanismo de flutuação. O objetivo deste mecanismo é proteger o equipamento contra funcionamento a seco não intencional.
Ou seja, o equipamento não começará a funcionar se a área de trabalho não estiver preenchida com o meio bombeado. À medida que a câmara de trabalho se enche de líquido, a bóia de controle se move para a posição que permite a ligação e o dispositivo é iniciado.
Além do controle liga/desliga automático dependendo da presença/ausência do meio bombeado modelos submersíveis possuem proteção adicional, portanto não há dúvidas sobre a confiabilidade das bombas fecais. Este é o equipamento ideal recomendado para uso em residências particulares.
Dispositivos fecais externos
Equipamentos para instalação externa (bombas de superfície para bombeamento de fezes) são mais frequentemente utilizados em fazendas de produção industrial. Para a propriedade privada, este tipo de equipamento fecal com moedor não parece ser uma escolha muito adequada. Entretanto, existem desenvolvimentos específicos para as famílias.
Dispositivos operados externamente bombeiam águas residuais das profundezas de um poço ou poço de esgoto, estando acima do nível da fossa séptica.
Para levantar um líquido viscoso de uma profundidade de vários metros, o dispositivo deve ter um motor elétrico potente e um design eficiente como um todo. Portanto, os sistemas externos são geralmente volumosos e equipados com um grande motor elétrico.
As bombas de esgoto operadas externamente são tradicionalmente caracterizadas por uma instalação estacionária. Ao mesmo tempo, é necessário colocar o equipamento em condições que durante a operação seja garantida uma temperatura ambiente normal e proteção contra precipitação.
Equipamentos neste projeto produzem um nível aumentado de ruído durante a operação. Antes de começar a bombear esgoto ou fezes, a voluta da bomba deverá ser preenchida com líquido “inicial”. Sem primeiro encher o caracol com água, modelos raros de bombas fecais externas com moedor são capazes de capturar de forma independente o líquido do nível inferior.
Sistemas de esgoto interno de uma residência particular
Eles têm alguma relação com equipamento fecal externo estações de bombeamento domésticas para moer e bombear fezes. Principalmente aqueles que são instalados diretamente dentro de uma residência particular. Esse tipo de equipamento é utilizado para organizar o esgoto forçado, quando as fezes são processadas (trituradas) por meio de uma bomba e lançadas em uma fossa séptica.
O projeto desse equipamento é projetado para instalação na linha por onde as fezes saem diretamente do vaso sanitário. O dispositivo é um produto retangular com tubos de entrada e saída. No interior existe uma bomba miniatura alimentada por rede de 220 volts. O dispositivo também é equipado com um elemento filtrante e uma mecânica picadora.
Existem diferentes modelos bombas fecais caseiras. A diferença entre os modelos está no desempenho, na quantidade de pressão, bem como nas condições de temperatura para as quais o dispositivo foi projetado (até + 40 ºС ou até + 90 ºС). Como exemplo desse equipamento, podemos citar o modelo Sanitop Silence da conhecida empresa SFA.
Equipamento de bombeamento semissubmersível
Junto com o primeiro e o segundo tipos de bombas fecais, existe uma versão intermediária - dispositivos semissubmersíveis. Este tipo de equipamento também se aplica a dispositivos montados permanentemente, e a instalação de sistemas semissubmersíveis requer uma abordagem especial.
Tais projetos consistem convencionalmente em dois módulos – um acionador e uma bomba. O driver (motor elétrico) normalmente é instalado como módulo externo, em nível acima do esgoto bombeado. O módulo da bomba é abaixado para o nível inferior e imerso no meio líquido. O motor elétrico é conectado à bomba através de um eixo flexível.
Os sistemas estacionários semissubmersíveis têm sido utilizados com sucesso em fazendas e em estações de esgoto centralizadas, onde é necessário o bombeamento constante de resíduos e águas residuais. Contudo, é pouco provável que tal equipamento seja adequado para utilização no sector privado.
Recomendamos que os veranistas e proprietários de pequenas casas de campo com pequeno número de moradores se familiarizem com as regras de seleção bombas fecais para chalés de verão. No artigo que propomos, as capacidades técnicas dos modelos populares são analisadas minuciosamente.
Trituradores de bomba de esgoto
Elementos mecânicos de trabalho - moedores - são um atributo integrante da bomba fecal. A finalidade desses elementos é óbvia: cortar, esfarelar, dividir conteúdos grandes e densos em pequenas partes, que entram na bomba junto com o meio líquido bombeado.
Diferentes modelos de bombas estão equipados com diferentes formatos de trituradores. Cada fabricante tenta alcançar o efeito máximo. No entanto, a prática mostra que alterar a configuração do chopper não tem um impacto significativo no processo. Todos os trituradores lidam com a tarefa com bastante sucesso - eles fornecem passagem livre do meio bombeado.
Normalmente, as bombas contêm trituradores feitos como:
- impulsores com lâminas-facas;
- tesouras cilíndricas;
- cutelo em forma de cruz;
- cortador tipo “moedor de carne”;
- cortadores de placas.
Cada tipo de cortador praticamente não difere de todos os outros em termos de eficiência. Outra coisa é a durabilidade do elemento. Existe uma dependência direta do tipo de aço.
Entre os desenvolvimentos mais recentes, chama a atenção o design alemão da bomba fecal submersível HOMA série A, que utiliza uma solução trituradora inovadora.
Parâmetros operacionais do equipamento
A fonte de energia para equipamentos de bombeamento geralmente é uma rede elétrica estacionária. No nível doméstico, a tensão é tradicionalmente de 220 V, mas na indústria e na agricultura podem ser utilizados equipamentos com tensão de 380 V.
Os seguintes parâmetros também são importantes para o futuro proprietário:
- potência (para uso doméstico 0,5 - 1,5 kW);
- produtividade (150 – 600 l/min);
- altura da coluna líquida – pressão (10-20 m);
- temperatura do fluido operacional (+1… +40 ºС);
- temperatura ambiente de trabalho (+1…+40 ºС);
- grau de densidade do meio bombeado (até 1200 kg/m3);
- nível de acidez do ambiente de trabalho (Ph - não superior a 10).
O trabalho com equipamentos de bombeamento deve levar em consideração os parâmetros especificados, além disso, para cada modelo individual, os indicadores indicados podem ser expressos em valores específicos que não podem ser ultrapassados.
Revisão das melhores marcas
O mercado moderno abre amplos horizontes para a seleção de bombas fecais equipadas com trituradores. Equipamentos italianos, alemães, espanhóis e outros são oferecidos aos compradores, e cada fabricante oferece uma gama impressionante de modelos à venda.
Grundfos. Entre os melhores fabricantes, a empresa ocupa o primeiro lugar no ranking. Os alemães conseguiram desenvolver e produzir bombas para diversos fins. Também surgiram ideias alemãs na produção de equipamentos fecais com moedor.
O seu modelo Grundfos Seg, feito para uso profissional, é adequado para residências particulares comuns. Apesar do corpo em ferro fundido do aparelho, ele é fácil de transportar de um local para outro.
O motor elétrico do aparelho está equipado com um sistema de proteção sensível contra superaquecimento e curto-circuitos. Existe um regulador de velocidade do rotor para o motor elétrico. Com uma potência operacional máxima de 0,9 kW, proporciona uma altura manométrica de pelo menos 15 metros. Mergulha a uma profundidade de 10 metros.
Gilex. Os equipamentos alemães atraem compradores pela sua tecnologia, mas os alienam pelo alto preço. Foi o preço acessível aliado à boa qualidade que levou “Dzhileks Fekalnik” ao segundo lugar.
O desenvolvimento dos engenheiros russos também se enquadra na categoria de equipamentos profissionais. A eficiência de operação e os indicadores de qualidade no trabalho foram apreciados por muitos usuários deste equipamento.
"Dzhileks Fekalnik" é feito de aço inoxidável. Pode ser submerso a uma profundidade de até 8 metros. A potência do dispositivo é de 0,4 kW e a produtividade é de 160 l/min. A confiável caixa hermeticamente selada, equipada com um sistema de proteção térmica, também facilita a manutenção.
Hertz. O próximo melhor representante dos dispositivos de bombeamento de líquidos é outra invenção alemã, desta vez da empresa Herz. O modelo WRS25/11 é muito procurado devido à sua confiabilidade, durabilidade e resistência ao desgaste. Uma característica especial do modelo é o seu design para uso em condições extremas.
O desenvolvimento da Herz oferece capacidade de até 260 l/min, cria pressão de até 14 metros e pode mergulhar até 8 metros de profundidade. O peso da bomba é de 31 kg devido ao corpo em ferro fundido e peças de aço. O enrolamento do motor elétrico possui classe de isolamento “B”.
Vórtice. A merecida quarta posição no ranking dos melhores é ocupada pela bomba fecal “Vikhr”.O modelo FN-1500L apresentou bons resultados de operação. Bombeamento eficiente e trituração eficiente de detritos grandes. Controle totalmente automático do nível de água na câmara de trabalho - ligando e desligando quando os parâmetros especificados forem atingidos.
A bomba é capaz de elevar uma coluna de líquido de até 18 metros. A produtividade do aparelho chega a 24 metros cúbicos por hora. A capacidade de produção de partículas trituradas é de 15 mm. Potência máxima – 1,5 kW. O material é a lâmina de aço da faca picadora e o corpo de ferro fundido da própria bomba.
Calpeda. O quinto lugar no ranking ficou com o produto italiano Calpeda GMG, que superou até os alemães em preço. Porém, o alto custo deste equipamento é compensado pela sua alta confiabilidade e durabilidade. Este modelo tem um detalhe importante - a presença de facas picadoras autoafiáveis.
Uma bomba fecal com moedor autoafiável de fabricantes italianos foi projetada para operação em condições extremas. O design permite a imersão a uma profundidade de até 20 metros. Durante a operação, é criada uma pressão de até 40 metros. Indicador de produtividade – 16 metros cúbicos/hora.
É assim que se parece a classificação dos melhores equipamentos de bombeamento do grupo de sistemas fecais. Claro, esta lista deve ser tomada de forma puramente condicional.A gama de equipamentos de bombeamento é muito grande e apenas cinco modelos não conseguem mostrar a situação por completo. Mas ao escolher uma bomba para uso diário, é bastante lógico focar na lista designada.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Visão geral das características técnicas da bomba do fabricante polaco:
As bombas fecais contendo um triturador em seus projetos devem ser consideradas equipamentos técnicos projetados para servir não apenas em benefício das fazendas de produção industrial. Este equipamento é necessário para qualquer domicílio particular, pois possui ampla funcionalidade para bombeamento de líquidos contaminados.
Você pode falar sobre como selecionou e usou uma bomba fecal no bloco abaixo. Por favor, escreva comentários, tire dúvidas sobre pontos polêmicos e pouco claros, divisórias de fotos e informações úteis sobre o tema do artigo.
Morando em uma casa de campo particular, muitas vezes todos os proprietários enfrentam o problema de encher fossas. Eu mesmo encontrei isso, então comprei uma bomba fecal submersível com um moedor. É claro que essas bombas também podem ser usadas para drenar porões após inundações causadas por chuvas. Minha bomba está equipada com uma bóia, o que é muito conveniente, porque você não precisa monitorá-la constantemente e desligá-la. A bomba desligará automaticamente à medida que a bóia desce e o picador ajudará a bombear meios líquidos com alto grau de viscosidade.
A linha Whirlwind é uma bomba muito boa. Julgo pelo modelo FN-1500, que usei na dacha, e pelo FN-250, que meus parentes têm. Muito produtivo, com boa pressão. Um furo de drenagem de 4 metros cúbicos é bombeado em cerca de 10 minutos usando uma mangueira de vinte metros.A única coisa que a faca nem sempre aguenta é que se você encontrar algum tipo de trapo, ele ficar enrolado na lâmina e a bomba emperrar, você terá que levantá-lo e desenrolá-lo. Mas no geral é bom.
Se você tem uma lâmina, é fn-1500L? Também ouvi dizer que a lâmina está localizada a apenas alguns milímetros da superfície, então vários trapos e guardanapos são frequentemente jogados em volta dela. Não quero retirar 22 kg todas as vezes. Por outro lado, pelo menos ele não se esgota com isso. Também tive a mesma experiência com uma bomba ESPA Vigicor geralmente boa.
Existem bombas com picador e existem bombas com tecnologia de ponta. Se as inclusões forem grandes e fibrosas (por exemplo, toalhas), será necessário instalar uma série profissional. E se for lixo doméstico ou esgoto com matéria orgânica, então uma tecnologia de ponta será suficiente.
Recomendo a bomba Tritus da Pedrollo (Itália). Barato, mas a qualidade é super!