Chave flutuante: para que serve e o que considerar na hora de escolher e instalar
Um boiador confiável, prático e conveniente garante o correto ajuste automático do funcionamento das bombas elétricas em sistemas de esgoto, drenagem, drenagem e abastecimento de água, atua como sensor de nível de água e protege os equipamentos do “funcionamento a seco”.
Um dispositivo conectado corretamente monitora o funcionamento dos elementos de comunicação e liga ou desliga a bomba quando o nível permitido de água ou outro líquido no sistema muda. Colocado em vários tanques de armazenamento, recipientes, reservatórios, poços, etc.
O conteúdo do artigo:
Dispositivo estrutural e capacidades da unidade
A chave flutuante tem um design simples. Dentro do gabinete, feito de plástico durável e resistente ao calor, há um interruptor elétrico em funcionamento. Há também uma alavanca para transferência de contatos na chave e uma esfera de aço que muda a posição do elemento da alavanca quando a posição da própria bóia muda.
Dispositivos deste tipo são opções universais para equipamentos domésticos, pois funcionam de forma igualmente correta tanto em caso de transbordamento quanto quando o tanque de armazenamento está vazio.
Um cabo composto por três fios se ramifica da unidade de comutação - azul, marrom e preto. Um deles (preto) é comum, o marrom vem dos contatos normalmente fechados e o azul vem dos contatos normalmente abertos da chave.
O cabo de alimentação e a caixa de alojamento também possuem requisitos especiais. O primeiro elemento deve simplesmente ter o mais alto nível possível de resistência à umidade, e o segundo elemento deve ser completamente vedado e impermeável à água.
A saída do dispositivo é reforçada com uma vedação adicional de alta resistência e está equipada com um prático dispositivo que neutraliza os esforços mecânicos no cabo.
A parte oca isolada da entrada do cabo é preenchida com resina polimérica. Isso evita a entrada de umidade ou qualquer outro líquido no qual o equipamento opera.
A carcaça e a bainha do cabo são altamente duráveis e resistentes ao calor.Graças a isso, são praticamente invulneráveis aos efeitos de elementos de um ambiente agressivo como óleos líquidos, água fecal, ácido úrico e de frutas, gasolina, etc.
O espaço interno da caixa do interruptor está cheio de ar. Portanto, o dispositivo tende a flutuar até a superfície e ocupar a posição mais alta possível. Quando o nível do líquido no reservatório cai, a bóia desce naturalmente.
O comprimento do fio fornecido para mover o mecanismo regula a dispersão entre as posições superior e inferior da bóia. O ponto de partida básico em relação ao qual o movimento é realizado é definido pela carga que se move ao longo do cabo da chave.
O corpo de plástico possui uma superfície lisa e não porosa. A poluição não adere e fragmentos de dejetos humanos encontrados em resíduos ou águas de esgoto não aderem.
Areia, papel e quaisquer outras peças e elementos duros ou densos deslizam da unidade sem afetar o seu desempenho, flutuabilidade ou funcionalidade.
Os interruptores flutuantes são multifuncionais e são capazes de resolver uma ampla gama de tarefas de vários níveis de complexidade.
Apenas alguns módulos montados em um tanque fornecem:
- funcionamento eficiente da bomba principal do sistema de comunicação;
- pleno funcionamento da bomba auxiliar.
Além disso, eles podem desempenhar o papel de controlador de emergência, registrando claramente uma queda acentuada no nível do líquido no tanque e atuar como sensor de alarme de transbordamento.
Isso permitirá reduzir a carga do equipamento e proteger sistema de bombeamento desde desgaste excessivo, transição para “funcionamento a seco” e outros incidentes desagradáveis, mas potencialmente possíveis.
Classificação geral de dispositivos
Os interruptores flutuantes modernos são divididos em dois tipos. Os módulos leves destinam-se a sistemas de bombeamento que drenam ou abastecem consumidores com água corrente para fins domésticos. Equipamentos pesados são usados em drenagem e equipamento de bombeamento fecal.
Ao comprar uma chave flutuante para uma bomba, você precisa ter uma compreensão clara dos problemas que precisam ser resolvidos. Os elementos leves atraem clientes com um preço baixo, mas só funcionam em água limpa destinada ao consumo e às necessidades domésticas.
Unidades pesadas operam com eficácia em ambientes de qualquer nível de agressividade, porém utilizá-las para água comum é considerada inadequada devido ao seu alto custo.
Condições para fazer a compra certa
Antes de adquirir uma chave boia, é necessário identificar a área e método de aplicação do equipamento, as características elétricas necessárias, as dimensões do módulo e o comprimento do cabo.
Para evitar problemas, você deve adquirir um elemento flutuante separadamente e conectá-lo ao sistema você mesmo ou ligando para um profissional em sua casa.
Se você planeja equipar uma drenagem ou sistema de entrada de água, bastará adquirir um módulo leve e barato. Possui boa capacidade de natação, reage claramente ao nível da água no tanque e envia imediatamente um sinal para outros elementos do sistema caso ocorra alguma alteração repentina.
Para sistemas de drenagem e esgoto, são adequados flutuadores pesados sem chumbada, projetados para funcionar em um ambiente agressivo de alta densidade.
Nuances de características elétricas
A intensidade da corrente e a tensão do boiador devem corresponder claramente aos parâmetros da bomba elétrica. O nível de tensão, via de regra, é de 220 V. Flutuações deste indicador na faixa de 5 a 10% são aceitáveis, tanto para cima quanto para baixo.
Quanto à intensidade da corrente, este valor na chave deve ultrapassar os parâmetros prescritos para a bomba. A documentação flutuante geralmente indica o valor máximo permitido para cargas reativas e ativas. Ao conectar equipamentos de bombeamento, geralmente é levado em consideração o número correspondente à posição reativa.
Critérios de seleção adicionais
A faixa de temperatura dos interruptores flutuantes é bastante ampla. Graças a isto, para tirar água de um poço ou furo estação de bombeamento você pode escolher qualquer unidade que seja mais adequada para as tarefas atribuídas em todos os outros aspectos.
Mas você terá que prestar atenção especial ao tamanho do cabo de conexão de saída. Normalmente o comprimento deste elemento varia de 2 a 10 metros. Dispositivos com cabo curto são mais adequados para tanques rasos, e peças equipadas com cabo longo funcionarão com sucesso em poços e modernos tanques de armazenamento grande profundidade.
Recursos de instalação flutuante
Existem várias maneiras de instalar a chave flutuante corretamente. Antes de iniciar o trabalho, em primeiro lugar, deve-se certificar-se de que a corrente consumida pela bomba é inferior à corrente máxima permitida especificada nos documentos de operação do equipamento.
Fácil instalação para um módulo
O método de instalação mais simples, rápido e pouco trabalhoso envolve a instalação da bóia em um recipiente por meio de um cabo à prova d'água e uma chumbada especial, que geralmente vem incluída no kit básico da unidade.
O trabalho de instalação é realizado na seguinte ordem:
- A chumbada é enfiada em um cabo. Então, através de experimento, o comprimento do braço de folga do dispositivo flutuante é determinado.
- A posição da chumbada é então fixada ao cabo por meio de uma trava especial e prática.
- O cabo é fixado na parte externa do tanque por meio de elementos de conexão.
- Terminado o trabalho preparatório, a bóia é conectada ao sistema de bombeamento. A instalação e configuração do equipamento são realizadas de acordo com os diagramas contidos na documentação fornecida com o dispositivo.
Após a conclusão de todas as ações necessárias, o desempenho do equipamento deve ser testado.Para isso, a bomba, sob o controle dos proprietários, é iniciada normalmente por 2 a 3 horas.
Se o bombeamento da água decorrer normalmente e não falhar, significa que a instalação e posterior ligação foram feitas respeitando todas as normas.
Regras para instalação de dois ou mais produtos
Se, de acordo com a documentação do projeto, for necessária a instalação de vários dispositivos flutuantes, faz sentido utilizar o método de instalação com haste. Um fragmento de um tubo de plástico durável é adequado para o papel de elemento de fixação (haste). Está fixado de forma clara e segura no interior do recipiente destinado ao enchimento.
Em seguida, os flutuadores são montados na base da haste. Eles são distribuídos uniformemente ao longo de todo o comprimento do tubo para que após a fixação e ajuste haja espaço livre ao redor de cada módulo, permitindo que os dispositivos desempenhem suas funções com clareza e sem interferir uns nos outros.
Os cabos que saem das chaves são fixados à haste por meio de braçadeiras. Este método permite instalar quase qualquer número de interruptores, assumindo assim o controle de um complexo completo composto por várias bombas.
Se necessário, é permitido utilizar duas ou mais hastes e montar nelas o número necessário de flutuadores correspondente ao número de bombas ou painéis de controle utilizados.
O princípio de funcionamento do flutuador em diferentes sistemas
O escopo de aplicação das chaves flutuantes é muito amplo. O elemento funciona corretamente no padrão sistemas de abastecimento de água, controla eficazmente o enchimento e o esvaziamento do tanque de armazenamento, protege o equipamento contra o funcionamento a seco e prolonga a sua vida útil.
O papel do switch nos sistemas de abastecimento de água
Um dispositivo colocado em um recipiente flutua até a superfície quando o tanque é enchido com água e desliga prontamente a bomba em funcionamento, evitando que ela transborde. Quando o nível da água desce, a bóia desce com ele e aciona imediatamente a bomba para posteriormente encher o recipiente com água.
Estando na superfície do tanque (quando o recipiente estiver cheio), o dispositivo dará um sinal para funcionar estação automática de abastecimento de água e desliga quando afunda (quando o recipiente está vazio).
A bóia comandará para fechar a válvula ou abaixar a válvula com servo acionamento quando ela aparecer na superfície do recipiente cheio de líquido. Ao descer até o fundo (quando o tanque está vazio), o dispositivo abrirá novamente a válvula ou comporta, reativando o enchimento do tanque com água.
O flutuador enviará um sinal ao centro de controle ou diretamente ao operador quando atingir a superfície do recipiente cheio. O dispositivo reportará a ausência de água no tanque quando ele afundar no fundo do recipiente de trabalho.
Contato com drenagem ou sistema de esgoto
Para drenagem, fecal e bombas de esgoto Recomenda-se usar uma chave flutuante pesada.Está adaptado para trabalhar em líquidos de alta densidade e cumpre facilmente as tarefas atribuídas.
O dispositivo monitora claramente o funcionamento do complexo de bombeamento e, tendo flutuado até a superfície quando o recipiente está cheio, aciona imediatamente o equipamento. O desligamento ocorre no momento em que o aparelho afunda em decorrência do esvaziamento do tanque.
A funcionalidade permite conectar duas bombas a um boiador. Neste caso, as unidades de bombeamento funcionarão alternadamente. Um começará a encher o recipiente quando a bóia estiver na posição inferior e o segundo começará a funcionar quando a chave estiver na parte superior.
No entanto, os especialistas apontam para a baixa eficiência do sistema e chamam a atenção para potenciais diferenças no abastecimento de água doméstica durante o enchimento da cisterna.
Manutenção e reparo de equipamentos
Uma chave flutuante é um dispositivo estruturalmente simples e acessível. Funciona de forma confiável e eficiente mesmo em ambientes agressivos e não tem medo de cargas intensas. Sujeito ao cumprimento das regras de funcionamento indicadas pelo fabricante, cumpre todo o período de garantia e depois continua a cumprir as suas funções com elevada qualidade.
Se o módulo for utilizado apenas em um complexo de estruturas envolvidas em drenagem ou abastecimento de água, não necessita de manutenção regular. O ambiente aquático é considerado o menos problemático e não tem impacto negativo no equipamento.
Se o campo de atuação do flutuador estiver localizado em condições mais agressivas e difíceis, por exemplo, em esgotos ou fossas fecais, o dispositivo requer atenção mais séria.
Os encanadores recomendam enxaguar completamente a bóia com uma mangueira pelo menos uma vez por mês para evitar que ela grude no tubo de pressão ou nas paredes da bomba durante a operação diária. Se o equipamento for enxaguado regularmente com água corrente, ele durará muito mais tempo e não perderá sua funcionalidade mesmo com o tempo.
As avarias mais comuns da unidade incluem queima de contatos no cabo elétrico, danos à camada isolante, violação da vedação da caixa e penetração de umidade nela. Se ocorrerem tais problemas, todos os elementos defeituosos devem ser substituídos imediatamente, uma vez que não podem ser reparados.
Se o próprio módulo eletrônico falhar, os proprietários terão que jogá-lo fora e instalar um novo no tanque o mais rápido possível. Não vale a pena comprar o primeiro elemento flutuante que encontrar, mesmo que seu preço seja atraente.
É preferível entrar em contato com um centro de atendimento especializado e adquirir uma peça de marca certificada e com documentos que atenda integralmente a todos os requisitos para equipamentos deste tipo.
Conclusões e vídeo útil sobre o tema
Regras para instalação de uma válvula flutuante mecânica para proteger o tanque de armazenamento contra enchimento excessivo. Aspectos interessantes do trabalho que definitivamente devem ser levados em consideração.
Como instalar uma chave flutuante com opção de controle de nível de água em um tanque e conectá-la a um circuito de alarme. Todas as sutilezas de instalar e conectar equipamentos com as próprias mãos em casa.
O chefe de um dos maiores centros de serviços fala sobre as características e nuances do funcionamento das chaves flutuantes e seu escopo de aplicação.
Para que o equipamento de bombeamento funcione por muito tempo, de forma eficiente e completa, é necessário equipá-lo com uma ou mais boiadoras. Estas unidades pequenas e estruturalmente simples assumirão os parâmetros básicos de controle do sistema de comunicação e protegerão o equipamento contra cargas excessivas e “funcionamento a seco”.
Instalar os flutuadores não é muito difícil, e mesmo um artesão doméstico inexperiente, com instruções de instalação passo a passo em mãos, pode realizar o trabalho sem problemas. Se você não está 100% confiante em suas habilidades, é bastante apropriado recorrer a encanadores. Eles equiparão o complexo de comunicação com o número necessário de peças de controle.
Por favor, escreva comentários no bloco abaixo, tire dúvidas, poste fotos sobre o tema do artigo. Conte-nos como você escolheu a chave flutuante, como conectou o dispositivo e como ele funciona agora. Compartilhe informações úteis que podem ser úteis para os visitantes do site.
Uma coisa simples e confiável. Nunca encontrei uma falha na chave flutuante antes. Embora esteja claro que o microfone interno pode falhar, é claro que os produtos são de alta qualidade.
Preciso de uma chave flutuante que ligue e desligue com uma diferença de profundidade de 30 cm. Eles estão disponíveis com tanta precisão?
Boa tarde Roman, agora tudo pode ser adquirido.
Por exemplo, o sensor de flutuação PDU-P501, a julgar pelo diagrama do passaporte, permite a regulação de menos de 30 centímetros (anexo uma captura de tela de parte do passaporte). Se você não estiver satisfeito com os produtos plásticos, poderá dar uma olhada na chave sensora de dois níveis PDS-03 (captura de tela em anexo).