Bombas de esgoto: tipos, como escolher corretamente + características operacionais

Nem sempre é possível instalar rede de esgoto por gravidade em uma residência particular.Em seguida, para retirar os resíduos fecais da casa, é necessária a instalação de bombas de esgoto, criando um sistema de bombeamento forçado.

O mercado de equipamentos de bombeamento oferece uma ampla gama de unidades. Mas, é preciso admitir, a variedade de modelos pode gerar confusão e dificultar a escolha.

Nós o ajudaremos a resolver o problema. O artigo identifica os principais tipos de bombas de esgoto e descreve seus pontos fortes e fracos. Para não se enganar na compra, sugerimos seguir um algoritmo especial de avaliação das características e fatores decisivos da escolha.

Bomba hidráulica em sistema de esgoto forçado

Para escolher a bomba certa, você precisa entender todas as suas modificações e levar em consideração vários fatores.

Na maioria das vezes, os esgotos são projetados de forma que os resíduos fluam por gravidade. Mas não sempre fossa séptica local ou a entrada do sistema de esgoto centralizado está localizada abaixo da tubulação de esgoto e de todos os encanamentos da casa.

As águas residuais não podem subir sozinhas; têm de ser “forçadas” com uma bomba.

O equipamento de bombeamento é instalado quando, devido à topografia ou outras características da área local, canos de esgoto externos Não é possível colocá-lo na inclinação desejada.

Também é possível concluir a construção ou remodelar o edifício. A configuração das tubulações internas e o volume das águas residuais mudam, estas últimas não podem mais ser retiradas do edifício residencial por conta própria.

A versão mais popular de um sistema de esgoto com bombeamento forçado de águas residuais envolve a instalação de um tanque de armazenamento intermediário no porão da casa. À medida que enche até a borda, a bomba é ligada, bombeando o líquido para fora para limpeza ou remoção adicional.

Mas você também pode instalar uma unidade de bomba compacta que só liga quando as águas residuais são drenadas. Porém, se quebrar, a casa ficará sem rede de esgoto.

Esquema de esgoto
A função de uma bomba de esgoto forçada é bombear as águas residuais domésticas e estimular seu movimento até o coletor de rua, localizado acima da estação de armazenamento ou tratamento (+)

Comparado a um sistema gravitacional, o uso de bombas de pressão oferece uma série de vantagens:

  1. Facilidade de manutenção. A frequência de limpeza das tubulações é reduzida, pois a intensa movimentação de efluentes contribui para sua autolimpeza.
  2. Variabilidade da localização do equipamento. Os eletrodomésticos sanitários e domésticos com ligação ao esgoto já podem ser instalados em qualquer lugar sem levar em conta a necessidade de formar um declive em direção à saída do esgoto e, posteriormente, ao tanque de armazenamento ou fossa séptica.

De acordo com os regulamentos técnicos (SNiP número 2.04.03-85), o menor diâmetro das tubulações da rede externa da rede de esgoto sob pressão é aceito como 150 mm se for instalado um sistema de drenagem comum.

Estas são redes que transportam águas pluviais juntamente com águas residuais domésticas negras e cinzentas. Os sistemas domésticos de fluxo por gravidade são construídos a partir de tubos de tamanho semelhante.

Se os resíduos fecais forem descarregados separadamente, presume-se que o diâmetro da tubulação seja preenchido até 0,7 de sua altura máxima. Esta distância é necessária para a ventilação e a capacidade de remover gases desagradáveis ​​​​e explosivos.

O tamanho da tubulação de esgoto deve ser levado em consideração ao escolher uma bomba, a fim de selecionar com precisão a unidade para a próxima carga.

Um sistema forçado depende de energia e custa mais dinheiro do que um sistema gravitacional. Se a família for pequena, o tanque de armazenamento não enche imediatamente, bastará ligar a bomba de esgoto de vez em quando.

Contudo, com grandes volumes de águas residuais, o equipamento de bombeamento deve funcionar quase constantemente. Neste caso, podem surgir sérios problemas se houver falta de energia.

A maior parte dos custos de uma bomba de esgoto pode ser recuperada com o uso de tubos mais baratos e mais finos, além de reduzir o custo de sua instalação. Mas após a instalação, este equipamento requer manutenção constante, o que exige algum dinheiro.

Se você adicionar uma fonte de alimentação ininterrupta ao circuito em caso de falha de energia, o benefício será zero.

Bomba de fezes
Para instalar um sistema de esgoto forçado em uma pequena casa particular ou chalé que descarrega uma mistura de águas residuais pretas e cinzas, uma bomba fecal é adequada. Ele irá lidar com o bombeamento de água de um sistema de esgoto combinado

Se for possível conviver com a opção de esgoto por gravidade, vale a pena fazê-lo. Um sistema de pressão com bomba de esgoto para líquidos viscosos e contaminados só deve ser selecionado como último recurso. E atenção especial deve ser dada à escolha competente do equipamento de bombeamento.

Tipos de bombas para esgoto sob pressão

A coisa mais importante na escolha do equipamento de bombeamento para bombeamento de esgoto é separá-lo claramente de unidades de drenagem e equipamento de elevação de água para poços de água potável.

As duas últimas opções destinam-se exclusivamente ao bombeamento de água limpa ou em suspensão fina. Se fezes ou detritos mais duros entrarem, eles simplesmente quebrarão.

Bombas de esgoto
A gama de bombas fecais é bastante extensa, mas toda a variedade deste equipamento pode ser dividida em três classes: submersíveis, semissubmersíveis e externas

Uma bomba de esgoto especial é projetada especificamente para bombear esgoto com todos os resíduos domésticos que vão para o ralo de pias, vasos sanitários, lava-louças e máquinas de lavar.

Neste caso, a melhor opção é escolha equipamento com helicóptero. Essa unidade tritura todos os detritos antes que eles entrem na bomba de esgoto.

Em geral, as bombas fecais são utilizadas para:

  • bombeamento de esgoto em redes de esgoto com corrente forçada;
  • bombear lodo de fossas, fossas sépticas e fossas de banheiros de rua;
  • bombear água de porões e porões;
  • limpeza de canos e poços de esgoto de sedimentos sedimentados.

Uma bomba de drenagem padrão não será capaz de realizar este trabalho. Seus impulsores ficarão obstruídos rapidamente e o motor elétrico superaquecerá devido ao aumento acentuado de cargas.

Tipo #1: Dispositivos Submersíveis

Este tipo de bomba é imersa diretamente no esgoto com todo o corpo. Todos os elementos do seu design são fabricados em aço inoxidável ou ferro fundido, para que em contato com um ambiente ativo e agressivo não falhem imediatamente.

Bomba submersível de esgoto
Uma bomba submersível de esgoto é instalada no fundo do tanque ou suspensa diretamente acima dele por uma corda

Normalmente este equipamento de bombeamento opera automaticamente. Quando o tanque é abastecido com resíduos, sobe junto com ele uma bóia que, em determinado nível de líquido, aciona a unidade de bombeamento. Assim que o recipiente estiver vazio, a bomba é desligada por um interruptor flutuante. O trabalho “seco” está praticamente excluído.

Os modelos submersíveis são escolhidos devido à sua alta produtividade e à inclusão de um picador. O mecanismo de corte deste último tritura qualquer resíduo grande até um tamanho que não represente uma ameaça ao equipamento de bombeamento.

Quase todas as bombas submersíveis para esgoto vêm com um triturador embutido, cujas lâminas rotativas lidam facilmente com papel, objetos fibrosos e sólidos.

Tipo #2: Modelos de Superfície

As bombas de superfície para bombeamento de esgoto são instaladas próximas ao coletor que coleta e redireciona as águas residuais, ou no poço de inspeção mais conveniente para sua colocação.

Esta é a chamada opção de instalação a seco. Muitas vezes também são chamadas de unidades de bombeamento de esgoto forçado devido à presença de várias peças individuais que são montadas juntas.

Nesse caso, o efluente contaminado é aspirado por meio de uma mangueira fixada na unidade bombeadora, que desce até o fundo do tanque de armazenamento. Ao escolher este modelo, atenção especial deve ser dada aos parâmetros de profundidade de sucção especificados pelo fabricante.

Normalmente, isso é de 8 a 10 m; em profundidades maiores, simplesmente não será possível retirar as águas residuais do tanque de armazenamento. Neste caso, deve-se levar em consideração não só a altura do recipiente, mas também a distância dele até a bomba.

Bomba de superfície
O equipamento de bombeamento de superfície é mais fácil de manter, podendo ser rapidamente desmontado e lavado na despensa sem problemas.

Uma bomba de superfície de baixa potência para uso em esgoto forçado é uma unidade compacta que é simplesmente instalada ao lado do tanque de armazenamento de águas residuais. A instalação dos modelos mais potentes é feita em local especialmente preparado e com o aparelho bem fixado ao chão.

Ao instalar uma bomba externa, é extremamente importante garantir que ela esteja protegida da umidade. Ao contrário do seu homólogo submersível, fundamentalmente não foi concebido para funcionar num ambiente húmido.Seu corpo possui proteção mínima contra água, o que pode causar curto-circuito caso entre.

A bomba de superfície é barata e fácil de operar, mas é bastante barulhenta. Para instalação em cave ou despensa aquecida, é melhor levá-lo.

Porém, se for necessário ligar o equipamento apenas de vez em quando para bombear a fossa séptica, então é melhor preferir a opção submersível.

Tipo #3: Unidades semissubmersíveis

Esses modelos são uma espécie de opção intermediária entre os tipos de equipamentos de bombeamento submersíveis e externos. Seu motor elétrico é instalado próximo a um recipiente acima da água, e a câmara de trabalho fica imersa no esgoto. Estas duas partes de uma única instalação estão ligadas entre si por um eixo rotativo.

A instalação de uma bomba semissubmersível pode ser feita em:

  • uma almofada flutuando na superfície do ralo;
  • área próxima ao container;
  • parede do tanque.

Inicialmente, o equipamento semissubmersível padrão vem sem helicóptero. Só pode ser instalado como bico adicional, o que dificulta a manutenção deste equipamento de bombeamento e o encarece.

Bomba semi-submersível
Devido às suas características de design, as bombas semissubmersíveis raramente são utilizadas em ambientes domésticos; são mais uma opção para aplicações industriais e grandes estações de bombeamento

Tipo #4: Unidades pequenas para drenos de encanamento

Uma bomba de esgoto para vaso sanitário ou lavatório significa equipamento de pequeno porte instalado próximo ao encanamento. As águas residuais deste último vão primeiro para um pequeno tanque e dele são bombeadas para a rede geral de esgoto.

Bomba de esgoto doméstico
A bomba de esgoto doméstico é um análogo direto da bomba de uma máquina de lavar, apenas instalada em vasos sanitários, banheiras e pias (+)

Esse equipamento é bastante caro, mas permite instalar encanamentos em qualquer local conveniente. Ao encher um tanque sanitário, a bomba bombeará o esgoto para o riser, mesmo que a saída esteja inclinada para cima.

Geralmente, bombas de banheiro com moedor praticamente não requerem manutenção. Estruturalmente, incluem a autolimpeza do tanque de armazenamento. E para evitar o aparecimento de âmbares desagradáveis, é fornecido um filtro de carbono no interior.

Você não precisa de nenhuma habilidade especial para conectar esta bomba, basta lembrar de lavar o inversor de vez em quando.

Aqui estão os preços aproximados para essas unidades:

O que é melhor - submersível ou de superfície?

Com a mesma pressão de saída, uma bomba submersível para esgoto consome menos energia do que sua contraparte externa autoescorvante. O primeiro simplesmente não precisa desperdiçar energia sugando águas residuais através da saída do fundo do recipiente para a câmara de trabalho. Toda a potência do motor elétrico é gasta na criação de pressão na linha de pressão.

Uma bomba completamente imersa em águas residuais produz uma ordem de grandeza menos ruído do que uma instalada na superfície. A água absorve a maior parte dos sons produzidos pelo motor elétrico e pelos elementos giratórios da bomba.

Bomba de esgoto
Equipamentos de superfície são mais barulhentos do que equipamentos imersos em um tanque de esgoto, que é resfriado pelo líquido ao seu redor

Em termos de facilidade de uso, a palma pode ser atribuída ao modelo de superfície, mas somente se for compacto e portátil. Além disso, a exatidão de seu funcionamento pode ser monitorada simplesmente pelo ruído que emite. Se o motor elétrico não funcionar corretamente, sons estranhos aparecerão, indicando imediatamente problemas.

Com todos os outros parâmetros e equipamentos adicionais iguais, uma estação de bombeamento de superfície quase sempre custará menos do que uma bomba submersível de esgoto.Claro, depende muito do fabricante e da concorrência em uma determinada região.

Contudo, os equipamentos imersos em esgoto são, por definição, mais avançados tecnologicamente e mais complexos, o que determina o seu preço mais elevado.

Como escolher corretamente o equipamento de bombeamento?

Ao escolher uma bomba para bombeamento de esgoto, é preciso estar atento às diversas características técnicas especificadas em seu passaporte.

Por exemplo, os parâmetros de desempenho podem ajudá-lo a estimar o tempo necessário para esvaziar um tanque de águas residuais. Quanto maior este indicador, mais a unidade será capaz de bombear líquidos, mas também mais energia consumirá para isso. Existem muitas outras nuances.

O primeiro fator é a pressão máxima e a altura de elevação

O indicador de pressão determina a altura até a qual a bomba de esgoto pode elevar as águas residuais ao longo da linha de pressão. Mas aqui é importante entender que além da vertical, existe também uma seção horizontal do tubo de saída.

Simplificando, para calcular esse parâmetro, a distância horizontal é dividida por dez e somada à metragem vertical da bomba até a borda do contêiner.

Cálculo da cabeça
O valor calculado para a altura de elevação necessária deve ser inferior à pressão máxima indicada no passaporte da bomba de esgoto em 20–25% (+)

Porém, esse cálculo é muito simplificado, se tudo for feito de acordo com as regras é preciso levar em consideração:

  • composição e temperatura do líquido, bem como o tamanho das impurezas nele contidas;
  • o nível de rugosidade de todos os tubos (material de sua fabricação);
  • perda de pressão ao passar pelas válvulas de corte;
  • diâmetro dos dutos;
  • Pressão atmosférica;
  • velocidade do movimento de águas residuais e muito mais.

Tudo isso deve ser levado em consideração no projeto do sistema de esgoto, o que somente um engenheiro altamente competente pode fazer corretamente.Se você não tiver o conhecimento adequado, não poderá ficar sem consultas.

Ou terá que usar uma bomba para bombear esgoto com grande reserva de potência e pressão, caso contrário não funcionará bem por muito tempo.

O segundo fator é a temperatura operacional

Todos os equipamentos de bombeamento de esgoto doméstico são divididos em duas categorias:

  • para resíduos frios – com temperatura operacional de até 450COM.
  • para resíduos quentes – com temperatura operacional de até 900COM

Se apenas a água fria for drenada para a rede de esgoto, é melhor escolher a primeira opção, que é mais barata. Na maioria dos casos, essas bombas são instaladas em chalés. Na verdade, a água fervente só pode entrar no sistema de esgoto de uma residência particular durante descargas de emergência do sistema de aquecimento.

O terceiro fator é a presença de automação

É problemático controlar manualmente o funcionamento de uma bomba de esgoto, ligando-a e desligando-a constantemente. Será necessário permanecer sempre próximo ao equipamento.

É muito melhor se o kit de equipamento de bombeamento incluir:

  1. Flutuador – determinar o nível de águas residuais no tanque de armazenamento para ligar e desligar o equipamento.
  2. Relé térmico – acionado quando a temperatura do motor elétrico aumenta criticamente para desligá-lo antes do superaquecimento.

Para reduzir a probabilidade de entupimento de uma bomba de esgoto com triturador embutido, alguns fabricantes fornecem um mecanismo de corte autolimpante.

Isso permite aumentar os períodos de operação da unidade sem interrupções e paradas para manutenção. A limpeza automática garante que o risco de superaquecimento do acionamento elétrico seja reduzido.

Dispositivo de bomba
O grau de trituração dos resíduos encontrados nos resíduos depende diretamente da estrutura do impulsor do triturador - para facas é maior do que para o gume (+)

O quarto fator é a fonte de alimentação e o material da caixa

Vários modelos de bombas de esgoto podem ser alimentados por uma rede elétrica monofásica ou trifásica.

A primeira opção é mais barata e preferível nas condições russas, portanto, em caso de problemas de tensão, pode ser conectada através de um estabilizador ou simplesmente conectada a um gerador portátil.

Para equipamentos de bombeamento trifásicos, será necessário adquirir painéis de controle adicionais para protegê-los de desequilíbrio de fase na rede elétrica. E isso significa dinheiro adicional e dificuldades de conexão.

Corpo metálico
As bombas mais confiáveis ​​​​para bombear resíduos de esgoto são aquelas com corpo e parte funcional feitos de metal.

Freqüentemente, a carcaça da bomba é feita de ferro fundido ou aço inoxidável. Os análogos de plástico são mais baratos, mas em ambientes agressivos durarão menos sem reparos.

Um compromisso entre custo e confiabilidade pode ser considerado um equipamento com corpo de plástico, mas com elementos metálicos.

A escolha da bomba também depende das cargas esperadas. No arranjo de sistema de esgoto na dacha Para a vida sazonal, unidades de superfície ou submersíveis de baixo consumo são adequadas.

Para organizar o escoamento de águas residuais de uma casa particular, é melhor usar estação de bombeamento de esgoto.

Conclusões e vídeo útil sobre o tema

Como escolher a bomba de drenagem e fecal certa:

Revisão da bomba fecal submersível com moedor:

Equipamento de bombeamento compacto para inserção em uma tubulação de esgoto em uma casa:

A escolha de bombas para bombear águas residuais do sistema de esgoto é enorme. Sem recomendações competentes, é difícil navegar nesta questão.

Antes de ir à loja, é preciso decidir sobre o desempenho, a altura do ralo e a temperatura de funcionamento do equipamento. Se você levar o equipamento com reserva em todos os aspectos, poderá pagar a mais e, se houver erros nos cálculos, ele falhará rapidamente.

Convidamos todos os visitantes do site interessados ​​em escolher e utilizar uma bomba de esgoto a deixar comentários e tirar dúvidas. O formulário de contato está localizado no bloco inferior.

Comentários dos visitantes
  1. Vyacheslav

    Certa vez, li muitas informações sobre bombas de esgoto. Na dacha também existe um elevado nível de água subterrânea, pelo que foi necessário instalar um sistema de esgotos e transportar as águas residuais para um tanque de armazenamento. Para bombear o tanque de armazenamento, era necessário chamar constantemente serviços especiais. Decidi comprar uma bomba e não preciso me preocupar com isso. Naquela época a loja só tinha modelos de ralos em inox, que eu mesmo instalei. Bem, o que posso dizer, não tenho realmente nada com que comparar, mas faz o seu trabalho completamente. Estou feliz, ainda é melhor do que ligar para as pessoas e pagar uma quantia considerável.

  2. Nikolai

    Estou procurando uma bomba fecal. Gostei da opção do vídeo do Igor Balabay, produzido na Polônia, porque Existem facas de corte! Gostaria de esclarecer o modelo.

    • Especialista
      Nikolai Fedorenko
      Especialista

      Muito provavelmente, estamos falando de um vídeo que você encontrou por conta própria, e não de um dos três anexados a este artigo. Uma pesquisa pelo nome do autor do vídeo não resultou em nada porque retornou muitos resultados irrelevantes.

      Se você estiver interessado em bombas fecais com moedor, posso recomendar vários bons modelos:

      1. WQEURO DELTA 12 SWP 1.1;
      2. EURODELTA WQS 2.5;
      3. POLÓNIA (DELTA 1.1);
      4. EURO ForWateR 2,5kW.

      Todas as bombas são fabricadas na Polónia, as três primeiras são produzidas pela famosa marca Euroaqua. Todas as bombas fecais da lista estão equipadas com moedores. Se você olhar a foto, elas realmente lembram pernas. Forneça um link para o vídeo para que eu possa recomendar exatamente o modelo que lhe interessa. Se não estiver nesta lista.

      Fotos anexadas:
Adicione um comentário

Aquecimento

Ventilação

Elétrica